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    #61
    Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
    Não deixa de ser uma questão pertinente para o tópico do user tendo em conta ele equacionar a compra de uma cee, seria algo relevante para ele se precaver no concessionário caso efectua-se a compra da ceed. ;)

    Por isso indiquei atrás que pode e deve consultar o tópico em questão, onde tem toda essa informação.
    Não é preciso duplicar a informação quando ela está acessivel.

    http://forum.autohoje.com/forum-gera...rar-o-fap.html

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
      Por isso indiquei atrás que pode e deve consultar o tópico em questão, onde tem toda essa informação.
      Não é preciso duplicar a informação quando ela está acessivel.

      http://forum.autohoje.com/forum-gera...rar-o-fap.html
      Era mesmo isso, o link , como estou no telemóvel é complicado fazer a pesquisa mais detalhada.
      Abraço.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
        Mais ainda???? Já á quase 3 anos que escrevo sobre FAP´s neste forum rca33...

        Para depois ainda levar com desconfianças?? Já chega...

        Eu aviso, posso até depois ajudar, dou conselhos, depois é com cada um!

        Existem motores/marcas que se notam muito bem as regenerações, noutros é muito dificil (mas nunca impossivel) de perceber!

        O que acontece, é que mesmo sendo utilização "cidade", pode nunca se ter problemas, desde que se tenha a viatura ligada/quente pelo tempo suficiente para ela regenerar!

        Não vale a pena generalizar, pois neste caso, realmente cada caso é um caso. Muito embora, existam padrões de utilização que são propensos a se ter problemas!
        Eu tenho vindo aqui de forma mais ocasional do que frequente, pelo que me terão escapado muitas dessas intervenções.

        Mas entendo o que dizes, e que cada caso seja um caso.

        Aquilo que posso referir com segurança é que os casos que eu conheço não demonstram qualquer stress adicional em torno do FAP, em particular nos casos que nem sabem (ou sabiam) que o tinham.

        Isso condiciona evidentemente a minha visão sobre o assunto, e de certa forma faz-me lembrar o "bicho" dos turbos partidos, injectores estragados, etc.
        Embora tenha conhecido um ou outro caso em pessoal amigo/conhecidos, os exemplos onde nada aconteceu são muitos mais.

        Dos 2 diesel que tenho (e um deles já rodou 172 kkm na minha mão), não posso relatar um único problema mecânico ligado ao motor e acessórios, ou seja, que possa ser remotamente ligado ao ser diesel.

        Claro que estou sempre a tempo de os ter (aliás, aumentando a quilometragem e idade só vai aumentar essa probabilidade), mas o facto é que já tive motores a gasolina que tiveram problemas grandes bem mais cedo.


        Ou seja, não tenho dúvidas de que há modelos (e unidades) que são mais propensos a chatices (sejam elas no FAP, turbo, EGR, etc), mas não creio que isso seja o normal.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Lá está o que mencionava atrás!

          Tenho um colega com um Focus 1.6 com FAP e chego a fazer bastantes km com ele em cidade.
          Nunca percebi qualquer coisa de diferente no funcionamento do motor, excepto quando o FAP "acabou" (e que na realidade foi sentido porque ele tentou levar o FAP para além dos km recomendados pelo fabricante).
          Mas o 1.6 HDI tem manutenção e validade de kms.

          O FAP da Ceed não tem manutenção nem troca obrigatória. Não quer dizer que não dê problemas no futuro.

          Comentário


            #65
            Relativamente à poupança ou não, há que ter em conta 2 aspectos: se é verdade que mais tarde a venda do carro a gasolina trará menos dinheiro, também é verdade que pagaste menos por ele; e depois, será que um Kia com 8 anos trará boa receita numa venda?

            Eu possivelmente escolheria o Kia por ser diesel e sw.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
              O FAP da Ceed não tem manutenção nem troca obrigatória.
              É como o filtro de ar, ou de óleo, não é obrigatório, troca quem quer.
              Tenho ideia que li, no plano de manutenção da kia, que aconselham a troca aos 150.000 kms.
              Mas pode acabar antes, ou dar para mais uns kms... depende.
              Vou tentar confirmar se é mesmo aos 150.000...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Hugo1984 Ver Post
                ... também é verdade que pagaste menos por ele; ...
                ... e pela manutenção...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                  É como o filtro de ar, ou de óleo, não é obrigatório, troca quem quer.
                  Tenho ideia que li, no plano de manutenção da kia, que aconselham a troca aos 150.000 kms.
                  Mas pode acabar antes, ou dar para mais uns kms... depende.
                  Vou tentar confirmar se é mesmo aos 150.000...
                  Filtros nao é bom exemplo, ninguem é obrigado a trocar mas facilmente se sente quando um filtro esta nas lonas e nao é preciso muitos km para isso acontecer.

                  Um FAP é como uma corrente de distribuiçao, nao ha km para trocar, quando se começar a notar problemas troca-se, e isso pode acontecer aos 120 como aos 300.000km.

                  Ha motores com manutençao programada para o FAP (apesar de nao parecer no manual), como os 1.6 da PSA (HDI e TDCI).

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                    Filtros nao é bom exemplo, ninguem é obrigado a trocar mas facilmente se sente quando um filtro esta nas lonas e nao é preciso muitos km para isso acontecer.

                    Um FAP é como uma corrente de distribuiçao, nao ha km para trocar, quando se começar a notar problemas troca-se, e isso pode acontecer aos 120 como aos 300.000km.

                    Ha motores com manutençao programada para o FAP (apesar de nao parecer no manual), como os 1.6 da PSA (HDI e TDCI).
                    No kia ceed o motor tem corrente em vez de correia e também tem lá a indicação de "verificar/trocar corrente de transmissão".
                    Penso que é na manutenção dos 150.00 que é verificada a corrente e o FAP, mas depois confirmo.

                    EDit: Já agora, por coincidência ou não, é logo na quilometragem que a garantia tem como limite... ;)

                    Comentário


                      #70
                      Versão resumida disto tudo: é, quase sempre, melhor comprar um carro a gasolina. Nada de chatices com FAPs e quejandos! É meter gasolina e andar.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por To Ver Post
                        Versão resumida disto tudo: é, quase sempre, melhor comprar um carro a gasolina. Nada de chatices com FAPs e quejandos! É meter gasolina e andar.
                        Isso assim é muito resumido

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                          É como o filtro de ar, ou de óleo, não é obrigatório, troca quem quer.
                          Tenho ideia que li, no plano de manutenção da kia, que aconselham a troca aos 150.000 kms.
                          Mas pode acabar antes, ou dar para mais uns kms... depende.
                          Vou tentar confirmar se é mesmo aos 150.000...
                          Se é para dizeres mal da Kia por dizer ficas a falar sozinho.

                          Essa do troca os filtros quem b quer não tem sentido nenhum. Também só mete gasóleo quem quer.

                          O FAP não tem manutenção programada e como tal o manual não faz referência a isso.

                          É como a corrente de distribuição. Não fala em manutenção programada.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post

                            É como a corrente de distribuição. Não fala em manutenção programada.

                            Olha, tu é que vais ficar a falar sozinho.
                            Não percebi onde disse mal da kia no comentário que citaste.

                            Quanto à corrente, consulta lá o manual do teu carro e verifica se aos 160 mil kms não tem indicação para fazer manutenção à corrente de distribuição.

                            Comentário


                              #74
                              O manual está aqui:

                              https://www.dropbox.com/s/7qkpvh5kml...ORED2010MY.pdf

                              Fala em mudar a corrente de distribuição do 2.0 a gasolina aos 135.000km ou 108 meses.

                              Também diz que o 2.0 CRDI tem que mudar aos 160.000km.

                              Sobre o 1.6 CRDI não tem nada.

                              Mas daqui a bocado vou a carrinha e leio em papel. Pode ser que seja uma versão diferente.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                O manual está aqui:

                                https://www.dropbox.com/s/7qkpvh5kml...ORED2010MY.pdf

                                Fala em mudar a corrente de distribuição do 2.0 a gasolina aos 135.000km ou 108 meses.

                                Também diz que o 2.0 CRDI tem que mudar aos 160.000km.

                                Sobre o 1.6 CRDI não tem nada.

                                Mas daqui a bocado vou a carrinha e leio em papel. Pode ser que seja uma versão diferente.
                                Bem me parecia... o meu manual não é igual a este.
                                O meu manual é anterior.
                                Este manual pertence ao ceed U2, com motores diferentes.
                                O meu tem a manutenção para motores a gasolina e motores a diesel, não especifica se é o 1.6 ou o 2.0.
                                Quanto ao filtro de partículas, neste está bem explicito que precisa de 25 minutos acima dos 60 km/h, entre as 1500 e as 2000 rotações para regenerar. ;)

                                Como podes ver também no manual que tu próprio indicaste, a kia não prevê a utilização de nenhum óleo 10w40.
                                Mas nos concessionários em Portugal é esse que usam.
                                No manual até indica que para melhor consumo devem usar o 5w30, e indicam esse também para intervalos de manutenção de 30.000 kms.
                                Editado pela última vez por MigMondeo; 16 September 2013, 21:41.

                                Comentário


                                  #76
                                  Essa história do óleo é velha e basta ir ai meu diário de bordo para ver a troca de e-mails com a Kia.

                                  O 10w40 está previsto para carros sem FAP.

                                  Com FAP como o meu tem que ser um que cumpra a ACEA C3.

                                  Para fazer intervalos de 30.000km é o 10W30.

                                  Quem manda meter o óleo é o importador o que é triste.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                    Essa história do óleo é velha e basta ir ai meu diário de bordo para ver a troca de e-mails com a Kia.

                                    O 10w40 está previsto para carros sem FAP.

                                    Com FAP como o meu tem que ser um que cumpra a ACEA C3.

                                    Para fazer intervalos de 30.000km é o 10W30.

                                    Quem manda meter o óleo é o importador o que é triste.

                                    RogerAjacto, mesmo no manual que tu indicaste não tem lá nenhum 10w40.
                                    Tem 10w30.
                                    Por debaixo do quadro tem escrito que para intervalos de 30.000 kms deve ser usado 5w30 ou 0w30, não tem lá 10w30.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Queria escrever 5W30 e não 10W30. Foi engano.

                                      Não tem o 10W40 mas cumpre os requisitos de temperatura do nosso clima. Não cumpre é a ACEA C3.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                        Não cumpre é a ACEA C3.
                                        Pois, mas para mim, isso é o mais importante.
                                        Mas isto tem sido só off topic...
                                        Vamos para o tópico dos ceederados e falamos lá do resto?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Viva.
                                          Deves estar a falar do teu 1.6.
                                          O meu 1.6 (com 1 mes e meio e 2300 km) e muito percurso urbano apresenta 5.5 no computador de bordo e nos últimos 1200km fez de media 5.0. E com muita cidade e nacional.
                                          Para já estou contente com a viatura, mas apreensivo com tudo o que se tem falado dos filtros.. Tenho que esperar para ver.
                                          Não conheço o Focus. Adoro a Ceed que comprei, estou satisfeito. Quanto ao futuro não posso adivinhar, apenas rezar
                                          Se recomendo? Sim. Mas como disse, não conheço o outro carro.
                                          Cumprimentos. Pedro

                                          Comentário


                                            #81
                                            Peço desculpa, a mensagem anterior era em resposta ao amigo MigMondeo, acerca dos consumos da Ceed. Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por pedritocool Ver Post
                                              Peço desculpa, a mensagem anterior era em resposta ao amigo MigMondeo, acerca dos consumos da Ceed. Cumprimentos

                                              É bom saber que o nº da fãs tem aumentado.

                                              O teu faz 5.0 com muita cidade?
                                              Aposto que sim, muita cidade e sempre a fundo.
                                              Em EN com velocidades entre 70/90 km/h nasce gasóleo no depósito.

                                              Edit: Pelo que li, o teu faz "reset" aos consumos quando se mete gasóleo.
                                              O depósito leva 53 l, anunciado pela marca.
                                              A gastar 5.o aos 100 o depósito dava para, no máximo 1100 kms, e para isso tinha de ir até à última gota.
                                              Como fizeste a média desses 1200 kms??
                                              Editado pela última vez por MigMondeo; 17 September 2013, 12:22.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Eu não consigo fazer consumos baixos, mas também não ando a pensar nisso.

                                                Tenho 50.823km de registos e 96 abastecimentos.

                                                Melhor média: 5,94 l/100km
                                                Média: 6,7 l/100km
                                                Pior Média: 8,11l/100km

                                                A Ceed não é uma carrinha particularmente económica. Não tem caixa longa, tem pneus 225/45R17, nada de coisas de baixo atrito. A única coisa que tem de poupança é o S&S.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                  Eu não consigo fazer consumos baixos, mas também não ando a pensar nisso.

                                                  Tenho 50.823km de registos e 96 abastecimentos.

                                                  Melhor média: 5,94 l/100km
                                                  Média: 6,7 l/100km
                                                  Pior Média: 8,11l/100km

                                                  A Ceed não é uma carrinha particularmente económica. Não tem caixa longa, tem pneus 225/45R17, nada de coisas de baixo atrito. A única coisa que tem de poupança é o S&S.
                                                  Muita cidade?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Isso das regeneraçoes dos filtros de particulas nos diesel hj em dia ja estao mto mais soft´s do que eram antigamente eu no meu Polo desde a ultima actualizaçao de software ja a mais de ano e meio que nunca mais apareceu sequer a luz da regeneraçao sequer e eu para ir trabalhar faço percursos de 4kms por exemplo

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por GustavoAlmeida Ver Post
                                                      Muita cidade?
                                                      Ou faço percursos de 7 km casa - trabalho ou AE com o CC a 140km/h e a carrinha cheia.

                                                      São os meus percursos típicos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Boas pessoal,

                                                        Depois de umas pequenas ferias, estou de volta.....
                                                        Amanhã vou fazer um teste ao 1.6 e ao 1.4 só para tirar as teimas (pois já estou mais inclinado para o 1.6)

                                                        Em relação ao FAP...... já não sei o que pensar......!!!!!!
                                                        Pessoal a dizer que logo se vê..... outros que pode ser um grande problema..... outros que nem por isso.....

                                                        Penso que dentro de isto tudo, o Diesel será mesmo a melhor escolha.
                                                        Entre ter algum problema nos 150.000km no Kia ou ter problemas mais cedo no Ford por ser um motor pequeno...... penso que...... venha os 150.000km

                                                        Até lá, alguma coisa, carrega com os 7 anos de garantida dada pela marca.....

                                                        Amanhã dou novidades.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Tartolas Ver Post
                                                          Boas pessoal,

                                                          Depois de umas pequenas ferias, estou de volta.....
                                                          Amanhã vou fazer um teste ao 1.6 e ao 1.4 só para tirar as teimas (pois já estou mais inclinado para o 1.6)

                                                          Em relação ao FAP...... já não sei o que pensar......!!!!!!
                                                          Pessoal a dizer que logo se vê..... outros que pode ser um grande problema..... outros que nem por isso.....

                                                          Penso que dentro de isto tudo, o Diesel será mesmo a melhor escolha.
                                                          Entre ter algum problema nos 150.000km no Kia ou ter problemas mais cedo no Ford por ser um motor pequeno...... penso que...... venha os 150.000km

                                                          Até lá, alguma coisa, carrega com os 7 anos de garantida dada pela marca.....

                                                          Amanhã dou novidades.
                                                          Ainda bem que falaste nisso...não fazes ideia como é a garantia para o FAP, já que é uma peça de desgaste?

                                                          Mal seria de um motor se não fizesse 150 mil Kms, seja ele 1.0 de 3 cilindros ou outro qualquer.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Tartolas Ver Post
                                                            Boas pessoal,

                                                            Depois de umas pequenas ferias, estou de volta.....
                                                            Amanhã vou fazer um teste ao 1.6 e ao 1.4 só para tirar as teimas (pois já estou mais inclinado para o 1.6)

                                                            Em relação ao FAP...... já não sei o que pensar......!!!!!!
                                                            Pessoal a dizer que logo se vê..... outros que pode ser um grande problema..... outros que nem por isso.....

                                                            Penso que dentro de isto tudo, o Diesel será mesmo a melhor escolha.
                                                            Entre ter algum problema nos 150.000km no Kia ou ter problemas mais cedo no Ford por ser um motor pequeno...... penso que...... venha os 150.000km

                                                            Até lá, alguma coisa, carrega com os 7 anos de garantida dada pela marca.....

                                                            Amanhã dou novidades.
                                                            Ja vi, num forum britanico, um user que ja tem mais de 130.000km num Focus com o 1.0 EB, e ate agora... nao acho que venhas a ter problemas por ai. Mas se formos por ai... quem te disse que nao tenhas problemas com a Ceed? Olha o caso do MigMondeo que teve varios problemas com a Ceed dele.

                                                            Isto dos problemas hoje em dia é quase subjectivo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Tartolas Ver Post
                                                              Entre ter algum problema nos 150.000km no Kia ou ter problemas mais cedo no Ford por ser um motor pequeno...... penso que...... venha os 150.000km
                                                              Não vamos por aí, tive um comum citroen ax que fez 200.000kms sem problemas.

                                                              Gosto muito do 1.0 Ecoboost do Ford

                                                              Comentário

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