Originalmente Colocado por Drifter
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E para mais agora que existe o CAFE, algo semelhante às nossas normas Euro para emissões, mas neste caso focado nos consumos, que diz que até 2025 a média terá de ser de 4.32 l/100.
Pelo que vê-se todos os construtores a tentar esmifrar toda a eficiência possivel das motorizações.
E lá o downsizing também está presente, juntamente com a sobrealimentação.
Desde as mega pick-ups, onde a Ford F150 (nº1 absoluto no mercado) tem na motorização 3.5 V6 Ecoboost como a mais vendida, em deterimento do clássico V8 (a motorização ainda mais vendida nas concorrentes)
Até aos pequenos carros. Motores 1.4 Turbo e 1.6 Turbo estão a chegar ao mercado nos pequenos sedans, equivalentes ao nosso segmento C, substituindo 1.8 e 2.0 NA's.
Para o ano vão colocar o Fiesta 1.0 de 125cv à venda, substituindo o 1.6 NA.
A VW já anunciou reformar o 2.5 5cil NA que equipa parte da sua gama, como motorização de acesso, por exemplo, no Passat, e vai substitui-lo por um 1.8 4cil sobrealimentado.
Já outros construtores vão no mesmo sentido.
Mesmo os premium. BMW série 3 também já se vende lá com 2.0 4cil Turbo, assim como uma série de modelos da GM, incluindo o ATS, que de momento afirma ter o 2.0 Turbo mais pujante do segmento.
Eles irão continuar a comprar carros grandes, porque o contexto lá o permite. Mas aquilo não é propriamente o paraíso automóvel, com V8's em cada esquina, quando os carros mais vendidos são mesmo os Camry, Accord, Civics e Corollas... Não é propriamente matéria para entusiastas.
Quanto ao exemplo do Astra, acredito que o 1.4 turbo se posicione acima na gama relativamente ao 1.4 NA de 100cv.
Não iriam vender 140cv ao mesmo preço de 100.
A motorização equivalente ao 1.4 Turbo talvez fosse um 1.8 ou 2.0 que o Astra tivesse.
Acho que não devemos comparar as cilindradas, mas sim o posicionamento de determinada motorização na gama, e normalmente, os cavalos são o elemento diferenciador.
Veja-se o pequeno Twinair, posicionado comercialmente acima de um motor com mais 2 cilindros do que aqueles que traz.
Da mesma forma que os 1.0 Ecoboost, os 1.2 TSI, ou os 0.9 TCE vieram na realidade substituir motores NA com 1400-1600cc
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