Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porsche Panamera (2009)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    deleted

    Comentário


      Originalmente Colocado por - Ver Post
      E o resto? Aparece por geração espontânea?
      Qual resto? o CLS não passa de um classe E com outra carroçaria. Não tem nenhuma solução xpto que o demarque verdadeiramente.

      Todo o conceito e conversa da tanga de "coupes de 4p" são estratégias de marketing. A palavra coupe tem tendência a ser utilizada em tudo e mais alguma coisa. Até em coisas como o X6.

      Sedans rasteirinhos, com formas fortemente inspiradas em coupes não são coisa nova. Já existiram no passado.

      O CLS conseguiu recuperar e reposicionar comercialmente o conceito, como algo com mais "nobreza", ou "exclusivo".

      Quase que seria a mesma coisa que dizer que quando a Mazda lançou o Mx-5 em 90, foi inovadora. Eles aproveitaram algo do passado e souberam pôr a formula a funcionar no presente, contribuindo para o ressuscitar dos pequenos sports-car, onde os ingleses costumavam ser os experts.

      Mas para quem gostas de sedans-pseudo-coupes, ou sedans "rasteirinhos" podemos buscar o DeTomaso Deauville (baseado em Maserati QP), ou até o velhinho XJ series II, que comparando com o que havia na altura, não era assim tão diferente, no que toca a proporções, dum CLS actual.

      Nos anos 90, a Chrysler com o que denominou de cab-forward, construiu sedans também com muitos elementos formais inspirados em coupes (sobretudo na definição da linha de tejadilho)
      Quem não se lembra do 300M ou do Dodge Intrepid (sobretudo nas 2ª gerações)?

      E porque não olhar para o Dodge Charger R/T concept de 1999???


      Já tudo foi inventado. O que muitos apelidam de inovação acaba por ser uma reciclagem de velhos conceitos, alguns que nunca passaram da fase de concept, ou então carros que pouco sucesso tiveram na altura, talvez por serem apresentados antes do tempo, ou então carros que apenas prosperaram em mercados especificos, como o sao os EUA ou o Japão.
      Editado pela última vez por crash; 26 November 2008, 09:05.

      Comentário


        Em relação à estética destes sedans rasteirinhos.

        O CLS é sem duuvida a "banana" do segmento, com o seu perfil dominado por linhas em arco.
        Goste-se ou não, é um carro que está bastante bem desenhado. Coeso, elegante, dinâmico e com uma optima pose na estrada.

        É um bom desenho tendo em conta o carro, mas nunca o considerei um bom desenho para a Mercedes, já que este carro acaba por contrariar o que eram valores visuais bem estabelecidos na Mercedes. O facto de não ter uma recta presente na sua estética, acaba por o pôr fora do universo visual da Mercedes. Mas também tendo em conta as barbaridades que a Mercedes nos últimos 10/15 anos tem feito à sua cultura visual, o CLS não é nenhuma surpresa.

        Quiseram tanto dar uma imagem mais dinâmica que acabaram por perder noções visuais básicas que faziam parte de qualquer Mercedes. Desenhos que demonstravam caracteristicas como robusto/sólido, conjugando bem isso com elegância foi tudo às urtigas.

        Em alguns casos aproximaram-se bastante das caracteristicas formais de uma.... ameba!

        O Panamera por outro lado, mostra o porquê de haver sempre duas abordagens ao desenho de um carro, dependendo da sua tipologia.
        As origens da estética da Porsche remontam ao movimento Styling dos anos 30, onde se "aero"-dinamizava tudo. Não existiam garantias de que essas formas aerodinâmicas fossem realmente mais eficientes do ponto de vista da aerodinâmica. Mas, tal como hoje em dia, mais vale parecer do que ser.

        Apesar do Styling a um nivel europeu ter tido uma abordagem mais racional e funcional (agradeçam aos zeppelins) que o show-off americano, estamos a falar de noções ultrapassadas ou incompletas de aerodinâmica, já que tinham apenas em conta um aspecto: redução de drag.

        Daí nasce o 356 (um dos meus desenhos predilectos de sempre). Desenho depurado, totalmente baseado na gota de água (basta ver o perfil).
        Todo o desenho perfeitamente justificado pelo layout mecânico.
        A Porsche nunca mais largou esta forma até aos dias de hoje.

        Ora bem, o problema é que esta linguagem formal da Porsche resulta bem no formato coupe e em uma carroçaria compacta.
        O 356 era bastante pequeno. O 911 também sempre foi bastante compacto.
        A linha descendente do tejadilho sempre jogou muito bem com a curta distância entre eixos, e sempre obtivemos proporções muito boas ao longo das várias gerações de 911.

        Por exemplo, basta ver que um Cayman, devido a ter motor central, tem uma distância entre-eixos superior à do 911 (+6cm) e é 10 cm mais curto que este. Resultado... sobretudo a nivel de proporções, o Cayman parece ser sempre mais desiquilibrado que o 911, em parte devido ao posicionamento do eixo traseiro, relativamente à linha descendente do tejadilho.

        O problema do Panamera ao colar-se à linguagem 911, é que estamos a falar de um carro de 5m, com a área do habitáculo bem maior para encaixar confortavelmente 2 passageiros traseiros.
        Resultado, a linha de tejadilho nunca poderia assumir a mesma curvatura da do 911, sendo mais plana sobre a área do habitáculo e descendo de forma mais abrupta para a traseira.
        Resultado: Perde-se a elegância de perfil. O volume traseiro do Panamera é excessivo e desnecessário, até porque o motor não está lá atrás.
        Em todas as fotos, parece que o carro tem carga a mais na traseira.
        Deveriam ter colocado um arco de roda mais generoso na traseira para atenuar essa sensação. Ou até aumentar a distância entre eixos

        A meu ver deveriam-se ter colado, ao nivel de proporções aos seus modelos de motor frontal, principalmente o excelente 928. Certamente conseguiriam algo muito mais harmonioso e elegante.

        Esse concept de 911 4portas que nunca viu a luz do dia, resulta bem melhor, com todos os elementos bem mais integrados, e com formas mais elegantes e depuradas (como eles deveriam ter feito sempre, e não esta linguagem actual mais suja e cheia de pormenores desnecessários).
        Não acredito é que conseguisse enfiar lá atrás 2 passageiros tão confortavelmente como o Panamera parece sugerir. Mais uma vez, esse protótipo era bem mais pequeno que o Panamera, e apesar da versatilidade extra das 4p, seria certamente um 2+2 do género de alguns coupes actuais como o GranTurismo ou outras coisas assim do género.

        Felizmente a linguagem desse protótipo sobreviveu na geração 993, que ainda é considerado como o mais belo dos 911 até hoje.

        No entanto, nem tudo é mau no Panamera.
        O facto de terem feito um 911 4p(na realidade 5) dá origem a alguns pontos curiosos, como a ausência de grelha frontal, o que num carro com esta tipologia é coisa rara. Todas os modelos que serão concorrentes, exibem com orgulho uma grelha, normalmente bem destacada. Livrarmo-nos desse elemento muitas vezes inútil, é algo defendido por muitos designers, mas aparentemente a grelha é algo dificil de largar pelo mercado por razões corporativas e até de status ....

        Certamente venderá bem, porque apesar das escolhas estilisticas duvidosas da Porsche, os produtos costumam ser excelentes, e aquele simbolo e nome têm muita força no mercado. basta ver o sucesso do mastodonte que vendem actualmente.
        Editado pela última vez por crash; 26 November 2008, 10:02.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
          911 esticado, se saísse uma coisa desse tipo então é que me queria rir com os comentários

          Prefiro o Panamera.
          Acho que muitos iriam dizer que não passade um 911 esticado.

          Eu também prefiro o Panamera, mas as proporções parecem-me melhores no 989.
          Mas já estou a gostar mais do Panamera.
          Mas só ao vivo é que poderei dizer com 100% de certeza.
          Resta saber se algum dia o verei ao vivo...

          Comentário


            Arrasaste c_r_a_s_h! Concordo a 200% com tudo o que escreveste nos dois comentários!...

            Comentário


              O crash é mesmo expert destas coisas e ele explicou muito bem o porquê de o carro não nos parecer proporcial.

              Comentário


                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                O crash é mesmo expert destas coisas e ele explicou muito bem o porquê de o carro não nos parecer proporcial.
                E não só!... Conseguiu também exprimir na perfeição onde reside a não-inovação ou falsa sensação de inovação do CLS.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                  911 esticado, se saísse uma coisa desse tipo então é que me queria rir com os comentários

                  Prefiro o Panamera.
                  Agora já acham que um 911 esticado (originalmente desenhado para ser mais curto/2 portas) já tem proporções "perfeitas",
                  o Panamera desenhado de raiz para 4 portas não tem,
                  Um diz que a traseira é longa, outro acha que está curta, etc...

                  Comentário


                    Crash, opinião interessante!


                    PS: Isto dos carros é demasiado emocional para se poder antever sucesso ou não comercial, porém vindo de uma marca como a Porsche (que poderia ser BMW ou Mercedes) venderá bem de certeza

                    Comentário


                      deleted

                      Comentário


                        Não se trata de haver referências nessa franja de mercado. Trata-se do facto desse(s) conceito(s) não ser(em) novo(os), mas ser "marketizado" como tal.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                          crash - qual é a referencia (minimamente actual) antes do CLS neste tipo de produtos?

                          É que "followers" ja há muitos e mais viram.
                          referências recentes em matéria de sedans rasteirinhos ou referências recentes em vendê-los como coupes de 4p?

                          descontando as influências coupe no desenho de um sedan, que são bem recentes em exemplares americanos como o 300M ou o Intrepid, o ultimo sedan rasteirinho que realmente antecipou o CLS e não tinha concorrência directa na altura foi o Aston Martin Lagonda. Produto mauzinho, de qualidade e fiabilidade duvidosa, mas aquelas proporções, muito comprido (5.28m) e baixo (1.30m, a altura de um 911) mostram claramente o template que o CLS seguiu. Dá-se uns toques no desenho para ter aparência de coupe, sobretudo dado pela linha de tejadilho e vende-se este sedan como coupé 4p, pagando-se mais para ter menos espaço, mas por outro lado para se ter um carro com linhas mais "emocionais", não estranguladas pela ditadura da funcionalidade.

                          Mas inovação? Só mesmo na estratégia e abordagem ao mercado.

                          Há muitos exemplos assim.
                          o Mini. o Beetle antecedeu-o como retro-chic. Mas é o Mini de que temos a percepção de produto inovador. E Porquê?
                          Estratégia de marketing. Põe-se um segmento B com muitos problemas de packaging, comercializa-se como produto premium, e com possibilidades infinitas de personalização, tudo envolvido numa pele nostalgica.

                          A grande inovação do Mini foi mesmo as possibilidades quase infinitas de personalização.

                          No entanto, nos anos 60, a Ford tinha feito estratégia similar quando lançou o Mustang, que não passava de um coupe baseado num modesto sedan.

                          Não significa que os produtos não tenham valor.
                          Mas há que perceber que verdadeira inovação ao nivel do hardware em si, é coisa rara.
                          O que se vem alterando é a forma como se ataca o mercado.
                          Porque acabamos por pagar mais por produtos, que no campo racional/funcional, até oferecem menos.

                          Mas nós somos uns fracos Gostamos de coisas bonitinhas....

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por domfillas Ver Post

                            eu aqui vejo um twingo (dos antigos)

                            Comentário






                              Ainda fotos-espia com camuflagem nas óptica traseiras e pára-choque


                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ssmnp Ver Post
                                Esta parece ser a cor que lhe cai melhor

                                Comentário


                                  O carro ainda nem sequer saiu e acho-o já velho, tal o tempo que já vemos desenhos, fotografias... e mesmo o estilo adoptado em si.

                                  Comentário











                                    Comentário





                                      Comentário


                                        Eiiiinah.. tanto botão.. Podiam era ter escolhido um local melhor para os dos vidros. E aquela rede no lado do passageiro...

                                        Pelo menos sempre tem sítio para pôr o copo extra-grande do Starbucks..

                                        Comentário


                                          Eu gosto de muitooo botão.

                                          Os interiores estão espectaculares

                                          Comentário


                                            Não gosto deste tipo de interiores. E no caso do Panamera, mais surrealista não podia ser. Há algo neste tablier (provavelmente no layout) que me faz lembrar logo os SUV americanos da década de 90.

                                            Comentário


                                              tá melhor o interior que o exterior

                                              Comentário


                                                Prefiro o interior ao exterior. Este é demasiado "balofo", com um ar pesadão.

                                                Já o interior está agradável, pois parece dar origem a 4 lugares com um ar bem desportivo. No entanto a consola parece ter demasiados botões, o que depois acaba por prejudicar a ergonomia e facilidade de utilização.

                                                Mas pronto, é um Porsche, e no que toca às suas qualidades tecnológicas e mecânicas, é uma excelente máquina.

                                                Comentário


                                                  O interior está espectacular. Gosto mesmo mto.. Assim fosse o exterior....

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                                    Prefiro o interior ao exterior. Este é demasiado "balofo", com um ar pesadão.

                                                    Já o interior está agradável, pois parece dar origem a 4 lugares com um ar bem desportivo. No entanto a consola parece ter demasiados botões, o que depois acaba por prejudicar a ergonomia e facilidade de utilização.

                                                    Mas pronto, é um Porsche, e no que toca às suas qualidades tecnológicas e mecânicas, é uma excelente máquina.

                                                    Flyingsauce.... por dentro parece um avião!!!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Citation x Ver Post
                                                      Flyingsauce.... por dentro parece um avião!!!
                                                      Foi o que pensei e ainda estive para escrever isso

                                                      Mas pronto, gosto muito de Porsche's...mas de aviões ainda gosto mais (e esses quanto mais botões tiverem nos cockpits...melhor!).

                                                      Comentário


                                                        as televisões atrás é que não me convencem... parecem tijolos ali colados

                                                        Comentário


                                                          Só da para quatro pessoas

                                                          Comentário


                                                            deleted

                                                            Comentário


                                                              O interior aparenta uma qualidade tipicamente Porsche!!
                                                              Pena é a profusão de botões... e aqueles "caixotes" colados nos bancos

                                                              Mas bem pior do estes pequenos "lapsos", é a embalagem exterior...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X