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Originalmente Colocado por - Ver PostE o resto? Aparece por geração espontânea?
Todo o conceito e conversa da tanga de "coupes de 4p" são estratégias de marketing. A palavra coupe tem tendência a ser utilizada em tudo e mais alguma coisa. Até em coisas como o X6.
Sedans rasteirinhos, com formas fortemente inspiradas em coupes não são coisa nova. Já existiram no passado.
O CLS conseguiu recuperar e reposicionar comercialmente o conceito, como algo com mais "nobreza", ou "exclusivo".
Quase que seria a mesma coisa que dizer que quando a Mazda lançou o Mx-5 em 90, foi inovadora. Eles aproveitaram algo do passado e souberam pôr a formula a funcionar no presente, contribuindo para o ressuscitar dos pequenos sports-car, onde os ingleses costumavam ser os experts.
Mas para quem gostas de sedans-pseudo-coupes, ou sedans "rasteirinhos" podemos buscar o DeTomaso Deauville (baseado em Maserati QP), ou até o velhinho XJ series II, que comparando com o que havia na altura, não era assim tão diferente, no que toca a proporções, dum CLS actual.
Nos anos 90, a Chrysler com o que denominou de cab-forward, construiu sedans também com muitos elementos formais inspirados em coupes (sobretudo na definição da linha de tejadilho)
Quem não se lembra do 300M ou do Dodge Intrepid (sobretudo nas 2ª gerações)?
E porque não olhar para o Dodge Charger R/T concept de 1999???
Já tudo foi inventado. O que muitos apelidam de inovação acaba por ser uma reciclagem de velhos conceitos, alguns que nunca passaram da fase de concept, ou então carros que pouco sucesso tiveram na altura, talvez por serem apresentados antes do tempo, ou então carros que apenas prosperaram em mercados especificos, como o sao os EUA ou o Japão.Editado pela última vez por crash; 26 November 2008, 09:05.
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Em relação à estética destes sedans rasteirinhos.
O CLS é sem duuvida a "banana" do segmento, com o seu perfil dominado por linhas em arco.
Goste-se ou não, é um carro que está bastante bem desenhado. Coeso, elegante, dinâmico e com uma optima pose na estrada.
É um bom desenho tendo em conta o carro, mas nunca o considerei um bom desenho para a Mercedes, já que este carro acaba por contrariar o que eram valores visuais bem estabelecidos na Mercedes. O facto de não ter uma recta presente na sua estética, acaba por o pôr fora do universo visual da Mercedes. Mas também tendo em conta as barbaridades que a Mercedes nos últimos 10/15 anos tem feito à sua cultura visual, o CLS não é nenhuma surpresa.
Quiseram tanto dar uma imagem mais dinâmica que acabaram por perder noções visuais básicas que faziam parte de qualquer Mercedes. Desenhos que demonstravam caracteristicas como robusto/sólido, conjugando bem isso com elegância foi tudo às urtigas.
Em alguns casos aproximaram-se bastante das caracteristicas formais de uma.... ameba!
O Panamera por outro lado, mostra o porquê de haver sempre duas abordagens ao desenho de um carro, dependendo da sua tipologia.
As origens da estética da Porsche remontam ao movimento Styling dos anos 30, onde se "aero"-dinamizava tudo. Não existiam garantias de que essas formas aerodinâmicas fossem realmente mais eficientes do ponto de vista da aerodinâmica. Mas, tal como hoje em dia, mais vale parecer do que ser.
Apesar do Styling a um nivel europeu ter tido uma abordagem mais racional e funcional (agradeçam aos zeppelins) que o show-off americano, estamos a falar de noções ultrapassadas ou incompletas de aerodinâmica, já que tinham apenas em conta um aspecto: redução de drag.
Daí nasce o 356 (um dos meus desenhos predilectos de sempre). Desenho depurado, totalmente baseado na gota de água (basta ver o perfil).
Todo o desenho perfeitamente justificado pelo layout mecânico.
A Porsche nunca mais largou esta forma até aos dias de hoje.
Ora bem, o problema é que esta linguagem formal da Porsche resulta bem no formato coupe e em uma carroçaria compacta.
O 356 era bastante pequeno. O 911 também sempre foi bastante compacto.
A linha descendente do tejadilho sempre jogou muito bem com a curta distância entre eixos, e sempre obtivemos proporções muito boas ao longo das várias gerações de 911.
Por exemplo, basta ver que um Cayman, devido a ter motor central, tem uma distância entre-eixos superior à do 911 (+6cm) e é 10 cm mais curto que este. Resultado... sobretudo a nivel de proporções, o Cayman parece ser sempre mais desiquilibrado que o 911, em parte devido ao posicionamento do eixo traseiro, relativamente à linha descendente do tejadilho.
O problema do Panamera ao colar-se à linguagem 911, é que estamos a falar de um carro de 5m, com a área do habitáculo bem maior para encaixar confortavelmente 2 passageiros traseiros.
Resultado, a linha de tejadilho nunca poderia assumir a mesma curvatura da do 911, sendo mais plana sobre a área do habitáculo e descendo de forma mais abrupta para a traseira.
Resultado: Perde-se a elegância de perfil. O volume traseiro do Panamera é excessivo e desnecessário, até porque o motor não está lá atrás.
Em todas as fotos, parece que o carro tem carga a mais na traseira.
Deveriam ter colocado um arco de roda mais generoso na traseira para atenuar essa sensação. Ou até aumentar a distância entre eixos
A meu ver deveriam-se ter colado, ao nivel de proporções aos seus modelos de motor frontal, principalmente o excelente 928. Certamente conseguiriam algo muito mais harmonioso e elegante.
Esse concept de 911 4portas que nunca viu a luz do dia, resulta bem melhor, com todos os elementos bem mais integrados, e com formas mais elegantes e depuradas (como eles deveriam ter feito sempre, e não esta linguagem actual mais suja e cheia de pormenores desnecessários).
Não acredito é que conseguisse enfiar lá atrás 2 passageiros tão confortavelmente como o Panamera parece sugerir. Mais uma vez, esse protótipo era bem mais pequeno que o Panamera, e apesar da versatilidade extra das 4p, seria certamente um 2+2 do género de alguns coupes actuais como o GranTurismo ou outras coisas assim do género.
Felizmente a linguagem desse protótipo sobreviveu na geração 993, que ainda é considerado como o mais belo dos 911 até hoje.
No entanto, nem tudo é mau no Panamera.
O facto de terem feito um 911 4p(na realidade 5) dá origem a alguns pontos curiosos, como a ausência de grelha frontal, o que num carro com esta tipologia é coisa rara. Todas os modelos que serão concorrentes, exibem com orgulho uma grelha, normalmente bem destacada. Livrarmo-nos desse elemento muitas vezes inútil, é algo defendido por muitos designers, mas aparentemente a grelha é algo dificil de largar pelo mercado por razões corporativas e até de status ....
Certamente venderá bem, porque apesar das escolhas estilisticas duvidosas da Porsche, os produtos costumam ser excelentes, e aquele simbolo e nome têm muita força no mercado. basta ver o sucesso do mastodonte que vendem actualmente.Editado pela última vez por crash; 26 November 2008, 10:02.
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Originalmente Colocado por Im4real Ver Post911 esticado, se saísse uma coisa desse tipo então é que me queria rir com os comentários
Prefiro o Panamera.
Eu também prefiro o Panamera, mas as proporções parecem-me melhores no 989.
Mas já estou a gostar mais do Panamera.
Mas só ao vivo é que poderei dizer com 100% de certeza.
Resta saber se algum dia o verei ao vivo...
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Originalmente Colocado por Im4real Ver Post911 esticado, se saísse uma coisa desse tipo então é que me queria rir com os comentários
Prefiro o Panamera.
o Panamera desenhado de raiz para 4 portas não tem,
Um diz que a traseira é longa, outro acha que está curta, etc...
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Originalmente Colocado por - Ver Postcrash - qual é a referencia (minimamente actual) antes do CLS neste tipo de produtos?
É que "followers" ja há muitos e mais viram.
descontando as influências coupe no desenho de um sedan, que são bem recentes em exemplares americanos como o 300M ou o Intrepid, o ultimo sedan rasteirinho que realmente antecipou o CLS e não tinha concorrência directa na altura foi o Aston Martin Lagonda. Produto mauzinho, de qualidade e fiabilidade duvidosa, mas aquelas proporções, muito comprido (5.28m) e baixo (1.30m, a altura de um 911) mostram claramente o template que o CLS seguiu. Dá-se uns toques no desenho para ter aparência de coupe, sobretudo dado pela linha de tejadilho e vende-se este sedan como coupé 4p, pagando-se mais para ter menos espaço, mas por outro lado para se ter um carro com linhas mais "emocionais", não estranguladas pela ditadura da funcionalidade.
Mas inovação? Só mesmo na estratégia e abordagem ao mercado.
Há muitos exemplos assim.
o Mini. o Beetle antecedeu-o como retro-chic. Mas é o Mini de que temos a percepção de produto inovador. E Porquê?
Estratégia de marketing. Põe-se um segmento B com muitos problemas de packaging, comercializa-se como produto premium, e com possibilidades infinitas de personalização, tudo envolvido numa pele nostalgica.
A grande inovação do Mini foi mesmo as possibilidades quase infinitas de personalização.
No entanto, nos anos 60, a Ford tinha feito estratégia similar quando lançou o Mustang, que não passava de um coupe baseado num modesto sedan.
Não significa que os produtos não tenham valor.
Mas há que perceber que verdadeira inovação ao nivel do hardware em si, é coisa rara.
O que se vem alterando é a forma como se ataca o mercado.
Porque acabamos por pagar mais por produtos, que no campo racional/funcional, até oferecem menos.
Mas nós somos uns fracos Gostamos de coisas bonitinhas....
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Prefiro o interior ao exterior. Este é demasiado "balofo", com um ar pesadão.
Já o interior está agradável, pois parece dar origem a 4 lugares com um ar bem desportivo. No entanto a consola parece ter demasiados botões, o que depois acaba por prejudicar a ergonomia e facilidade de utilização.
Mas pronto, é um Porsche, e no que toca às suas qualidades tecnológicas e mecânicas, é uma excelente máquina.
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Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver PostPrefiro o interior ao exterior. Este é demasiado "balofo", com um ar pesadão.
Já o interior está agradável, pois parece dar origem a 4 lugares com um ar bem desportivo. No entanto a consola parece ter demasiados botões, o que depois acaba por prejudicar a ergonomia e facilidade de utilização.
Mas pronto, é um Porsche, e no que toca às suas qualidades tecnológicas e mecânicas, é uma excelente máquina.
Flyingsauce.... por dentro parece um avião!!!
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