Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TRAVAR COM O MOTOR poderá danificar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ruimns95 Ver Post
    Não existe nenhum ponto a favor em ir desengatado.
    Existe sim, numa perspectiva de hypermilling. A descida pode não ser íngreme o suficiente para que o carro mantenha a velocidade se for engatado e pode compensar deixar ganhar alguma velocidade para uma subida que se avizinhe. É preciso é saber quando o fazer porque cada caso é um caso e nem sempre é seguro.

    Voltando ao verdadeiro tema, há várias descidas acentuadas no meu trajecto semanal habitual (na N2 entre Lamego e Viseu) e chego a descer em 3ª a 3000 e poucas rpm, até porque tenho os discos empenados e torna-se desagradável usar muito os travões.

    Comentário


      #32
      Atenção que nem todos os carros cortam o combustível quando estamos com carga = 0.... O meu fiat punto era igual ir em ponto morto ou com uma mudança engrenada, o consumo era sempre 2.0 L/100 km. Ah, e não faz mal nenhum travar com o motor...

      Comentário


        #33
        Pode-se e deve-se usar o motor como auxiliar de travagem!

        E não, não estraga nada no motor. Os veículos pesados então até têm sistemas de retardamento de válvulas ou bloqueiam o escape para ajudar a travar ainda mais com o motor.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
          Atenção que nem todos os carros cortam o combustível quando estamos com carga = 0.... O meu fiat punto era igual ir em ponto morto ou com uma mudança engrenada, o consumo era sempre 2.0 L/100 km. Ah, e não faz mal nenhum travar com o motor...
          Não é bem assim. O CB do teu punto não marcava abaixo de 2.0.

          Os GP também é assim tal como outros modelos do grupo.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
            Não é bem assim. O CB do teu punto não marcava abaixo de 2.0.

            Os GP também é assim tal como outros modelos do grupo.
            Mas não ia a gastar combustível?

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
              Mas não ia a gastar combustível?
              "Nop". Gasta o mesmo que os que marcam 0.0.

              Na verdade era o CB que simplesmente não estava preparado para marcar abaixo dos 2.0, ao contrário de outras marcas.

              Por exemplo na Focus a autonomia não oscila como no GP, vai mudando de marca para marca.
              Editado pela última vez por JoelM; 03 December 2013, 19:14.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                "Nop". Gasta o mesmo que os que marcam 0.0.

                Na verdade era o CB que simplesmente não estava preparado para marcar abaixo dos 2.0, ao contrário de outras marcas.

                Por exemplo na Focus a autonomia não oscila como no GP, vai mudando de marca para marca.
                Não sabia.... Estamos sempre a aprender. Mas isso não implica que todos os automóveis façam corte de combustível ;)

                Comentário


                  #38
                  A única situação em que uso o ponto-morto é quando estou num semáforo vermelho, para não estar com uma mudança engranada e o pé na embraiagem.

                  Claro que não faz mal. Há casos de descidas curtas (recordo-me da que vai para a Fonte da Telha, onde desço em 2ª e por vezes perto das 4000rpm num carro a gasolina. É uma descida acentuada e pouco uso o travão).

                  Há é malta que tem medo da dar rotação ao motor e assusta-se quando o ponteiro passa das 3000rpm, pensando que estão a estimar o motor se andarem sempre nas 1500rpm, isto num carro a gasolina

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                    Oiço muitos carros que vão desengatados nas descidas. Alguns recentes que já devem ter CB. Portanto muitas pessoas ainda fazem isso.
                    O meu colega mete o pé esquerdo a fundo nas descidas. Eu já lhe tenho falado em travar com o motor, mas (maus) hábitos de longa data não mudam da noite para o dia...
                    Editado pela última vez por RAD; 03 December 2013, 19:28.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                      O meu colega mete o pé esquerdo a fundo nas descidas. Eu já lhe tenho falado em travar com o motor, mas (maus) hábitos de longa data não mudam da noite para o dia...
                      Sim sim. Também há o pessoal que reduz...mas com o pé esquerdo na embraiagem.

                      Também conheço pessoas que o fazem.

                      Ainda no outro dia ia a descer e mais à frente teria de travar, mas como o carro ia a fazer alguma rotação, disseram "olha que ele está a pedir uma mudança". Eu nem sequer ia a acelerar, apenas não o queria solto, e não achei que valesse a pena colocar uma mudança porque logo depois ia travar e reduzir de novo.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                        Não sabia.... Estamos sempre a aprender. Mas isso não implica que todos os automóveis façam corte de combustível ;)
                        Penso​ que os carros atuais todos cortam.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
                          Não sabia.... Estamos sempre a aprender. Mas isso não implica que todos os automóveis façam corte de combustível ;)
                          Em qualquer automóvel a gasolina de injecção electrónica minimamente recente, acima de dada rotação (1100-1300 rpm ?), é feito o corte de combustível. Abaixo da tal rotação voltam a injectar o suficiente para evitar que o motor desça demasiado de rpm e vá abaixo.

                          Nos carros a carburador é que não há maneira de fazer esse corte.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                            Em qualquer automóvel a gasolina de injecção electrónica minimamente recente, acima de dada rotação (1100-1300 rpm ?), é feito o corte de combustível. Abaixo da tal rotação voltam a injectar o suficiente para evitar que o motor desça demasiado de rpm e vá abaixo.

                            Nos carros a carburador é que não há maneira de fazer esse corte.
                            Concordo.

                            Comentário


                              #44
                              Não há absolutamente mal nenhum em usar o motor como auxiliar de travagem. Se assim fosse o velhinho 1.0 do meu velhinho Ibiza já tinha rebentado há muito tempo.

                              Já passei por descidas onde comecei em 2ª mas, porque a inclinação era de tal ordem que mesmo em 2ª o motor não conseguia travar, ainda em andamento engrenei a 1ª (sim, é possível fazê-lo e não, a caixa não rebentou). Resultado: o gajo trepou para as 5000 rpm e ainda chegou às 5200, mas foi o resto da descida a aguentar a mula.

                              Comentário


                                #45
                                Não faz mal nenhum travar com o motor a não ser que numa redução se ultrapasse o regime de RPM do motor.

                                No entanto também é preciso ter em consideração que as pastilhas são bastante mais baratas que as embraiagens...

                                Comentário


                                  #46
                                  Se for devagar, é possível meter a 1ª ainda a andar...só não é recomendável pelo esforço para as transmissões e já agora para a distribuição, se for uma redução violenta, mas isso é válido também noutras mudanças.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Mas não era devagar. Já cheguei a reduzir de 2ª para 1ª a uns 20 km/h. Apenas tive de acelerar o motor, enquanto desembraiado, para acertar a rotação dos veios da caixa e, assim, conseguir engrenar a primeira. Depois é largar a embraiagem devagarinho porque sendo a 1ª muito curta, o soluço é grande se largada com menos cuidado.

                                    Não faço sempre, ainda só devo ter feito isto umas 2 vezes, 3 no máximo. Evito, mas se tiver que ser, seja.

                                    Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                    Não faz mal nenhum travar com o motor a não ser que numa redução se ultrapasse o regime de RPM do motor.

                                    No entanto também é preciso ter em consideração que as pastilhas são bastante mais baratas que as embraiagens...
                                    Se a embraiagem estiver gasta, queres ir mais depressa e não consegues; não há acidente.

                                    Se as pastilhas estiverem gastas, precisas de parar o carro imediatamente e ele não pára; pode haver acidente. Custo de pastilhas novas + custo da reparação, vai-se a ver e iguala o custo de uma embraiagem nova.
                                    Editado pela última vez por DiSantos; 03 December 2013, 21:00.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Essa era a minha definição de devagar, não era quase parado.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                                        Acho que fazes bem. Eu faço a mesma coisa. À partida, penso que a única coisa que pode desgastar é a embraiagem, por utilizares mais a caixa.
                                        Se a caixa automática for de conversor de binário, não tem embraiagem para gastar . O combustivel que consome a mais há-de ter alguma paga ...

                                        E também faço o mesmo - em descidas bem acentuadas, o selector "PRND321" vai para 2, e dão-se uns toques de vez em quando no travão. Por vezes confrangido com um carro à frente a fazer a descida toda com as luzes de travão sempre acesas

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DiSantos Ver Post

                                          ...

                                          Se a embraiagem estiver gasta, queres ir mais depressa e não consegues; não há acidente.

                                          Se as pastilhas estiverem gastas, precisas de parar o carro imediatamente e ele não pára; pode haver acidente. Custo de pastilhas novas + custo da reparação, vai-se a ver e iguala o custo de uma embraiagem nova.
                                          Eu não costumo deixar o material de desgaste ir ao casco mas cada um sabe de si...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Consegues prevenir o desgaste excessivo das pastilhas, é só virar as rodas e ali estão elas à vista. Antes de chegarem ao ferro trocam-se.

                                            Já na embraiagem não é bem assim. Como ela está dentro da caixa, escondida, a única forma de saberes que está no limite é quando ela já está mesmo nas últimas, com os típicos sintomas: pedal a pegar em cima, dificuldade no engreno, etc. Não existe maneira de controlar o seu desgaste, ao contrário das pastilhas.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                              Perfeitamente normal e indicado por vezes em muitos placard antes de uma descida (estou a recordar o IP4, troço do Marão, sentido V.Real - Porto).


                                              Já o meu falecido Avô dizia:" utiliza-se na descida a mesma mudança utilizada na subida".
                                              Quando eu estava a tirar a carta, o meu instrutor dizia-me isso: utilizar a mesma mudança que usaríamos a subir É muito inseguro usar o carro desengatado nas descidas, porque o carro vai menos controlado, e pode haver alguma avaria nos travões, enquanto o motor segura o carro

                                              Comentário


                                                #53

                                                (6 caracteres)

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Por aqui mais um que faz reduções ao invés de travar, com conta peso e medida, nada acima das 2800 rpm (diesel) 3500 rpm (gasolina) e enquanto o motor não aquece não há reduções para ninguém que mande as rotações acima das 2000 rpm / 2500 rpm, apenas condução suave.

                                                  Mas imaginemos o seguinte cenário, vou a 80 km /h, 5ª às 2000 rpm e começo a reduzir, se não fizer a "chamada à redução", ou seja se fizer o descrito:

                                                  Carregar na embraiagem, meter a 4ª e só levantar a embraiagem (ao carregar na embraiagem a rotação desce para as 800 rpm, e ao levantar a embraiagem começa a subir devagar (de acordo com o pedal da embraiagem) até às 2700 rpm), desta forma não estou a desgastar a embraiagem?

                                                  Eu normalmente, quando posso, nas travagens faço ponta-tacão, ou em carros em que não dá muito jeito, dou um toque no acelerador de forma a elevar as rotação e não haver aquele "patinanço" ao levantar a embraiagem, mas gostaria de ter a certeza disto

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por FSA Ver Post
                                                    Não! O consumo será sempre inferior com o carro engatado que em ponto morto!

                                                    Antigamente havia esse mito mas atualmente ( com a inclusão de CB em todos os carros) julgo que ninguem acredita nisso!
                                                    Inclusão de CB e da injecção electrónica...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                                                      Nos carros a carburador é que não há maneira de fazer esse corte.

                                                      Há, rodas a chave para ti

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                        Não faz mal nenhum travar com o motor a não ser que numa redução se ultrapasse o regime de RPM do motor.

                                                        No entanto também é preciso ter em consideração que as pastilhas são bastante mais baratas que as embraiagens...
                                                        E a chapa também?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                          Há, rodas a chave para ti
                                                          Era a técnica usada por um amigo meu há uns anos quando tinha um Corsa GT.

                                                          Mas falando mais a sério, alguns carros a carburador já tinham uma válvula de corte de combustível no mesmo. Assim de cabeça lembro-me dos Uno, Tipo, Tempra...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                                                            Eu normalmente, quando posso, nas travagens faço ponta-tacão, ou em carros em que não dá muito jeito, dou um toque no acelerador de forma a elevar as rotação e não haver aquele "patinanço" ao levantar a embraiagem, mas gostaria de ter a certeza disto

                                                            O ponta-tacão era essencialmente útil nas caixas que não tinham sincronizadores, usado para colocar a rotação certa e facilitar a engrenagem das mudanças.

                                                            Em competição era e ainda é usado (cada vez menos devido aos danos que pode causar nas caixas de dupla-embraiagem), como forma de manter a rotação elevada em travagem e conseguir assim uma redução mais suave.

                                                            Em motores turbo também era uma técnica importante porque era desejável evitar o lag, logo acelerava-se quando o motor não estava em carga para manter a turbina a rodar.


                                                            Hoje em dia na condução quotidiana tem poucas vantagens porque os automóveis já são muito "amigos" do condutor, no entanto a questão da ajuda à sincronização ainda é real em caixas com defeitos nessa área. Eu por exemplo, recorro várias vezes a essa técnica para facilitar passagens que já sei que serão complicadas em certas condições.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                              Há, rodas a chave para ti

                                                              Ui,que conselho de amigo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X