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TRAVAR COM O MOTOR poderá danificar o carro?

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    Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
    VitorPatrício, volto a dizer: há situações específicas em que a segurança não é beliscada. Ninguém está a falar de descer ravinas com o carro desligado (e em ponto morto, ligado, é idiota porque vai estar a consumir gasolina - só compensa numa situação específica). Basta ires a fóruns de hypermillers, que usam imenso esta técnica e não andam por aí a espetar-se todos os dias.
    Esses ditos especialistas(hypermillers) devem ter feito um Doutoramento sobre o assunto em alguma Universidade de vão de escada. Não conheço uma única Marca de automóveis no Mundo que defenda ou considere normal um veiculo circular numa estrada com o motor desligado, à excepção de veículos muito especiais como o Eco veiculo que detêm o record Iberico do eco marathon Shell de cerca de 2000kms com 1l de gasolina, os automóveis de produção corrente não foram projetados para esse tipo de utilização.

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      Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
      Não entendo qual o problema de meter a 1ª mudança em andamento. A 1ª do meu Honda chega aos 60 km/h..... É uma mudança como as outras.

      Também não entendo qual o problema de reduzir de uma 5ª para uma 2ª. Se for a 80 km/h na 5ª e reduzir para 2ª não há problema, desde que iguale a rotação do motor á da caixa de velocidades....

      Isso nao tem nada haver se a 1ª dá 60 kms/h ! Experimenta meter a 1ª a 40 a ver se ela aceita isso

      Já no meu civic se for a 10 sente se bem ele a nao querer engrenar . A 1ª deve se meter só para arrancar ou quando estas a 5km/h ou menos

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        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
        Isso nao tem nada haver se a 1ª dá 60 kms/h ! Experimenta meter a 1ª a 40 a ver se ela aceita isso

        Já no meu civic se for a 10 sente se bem ele a nao querer engrenar . A 1ª deve se meter só para arrancar ou quando estas a 5km/h ou menos
        O Peugeot não dá mesmo para engrenar a primeira a mais de 6 ou 7km/h, só mesmo esforçando muito (que não gosto), o que as vezes até é chato no para-arranca, porque as vezes não quero parar por completo, mas sou obrigado a parar para por a 1ª.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Homer Ver Post
          Hã? Agora não percebi. Como é que se fazem reduções então, sem colocar o pé na embraiagem?
          É o famoso "passar a marcha no tempo". Isso é antigo e vem do tempo das caixas secas, sem sincronismo.

          Tinha que passar as marchas em determinada rotação. Também é utilizado quando há problemas de acionamento do pedal de embreagem

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            Há sempre um intervalo entre tais rotações que nos permite engrenar outra mudança, mas mesmo assim danifica o trabalhar.

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              Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver Post
              Não entendo qual o problema de meter a 1ª mudança em andamento. A 1ª do meu Honda chega aos 60 km/h..... É uma mudança como as outras.

              Também não entendo qual o problema de reduzir de uma 5ª para uma 2ª. Se for a 80 km/h na 5ª e reduzir para 2ª não há problema, desde que iguale a rotação do motor á da caixa de velocidades....

              A relação de marchas do seu Honda é beeem longa. No meu, nem chega aos 30 km/h, já pede marcha, pois a relação é curta.

              O problema é a possível quebra das rodas dentadas(engrenagens) da caixa de marcha fazendo uma redução tão grande. O ideal é reduzir da 5ª para a 3ª.

              Uma vez fui inventar de fazer isso. Ouvi um estalo na caixa. Depois nunca mais fiz.
              Editado pela última vez por adenilson707; 06 December 2013, 00:15.

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                Originalmente Colocado por carregalhe Ver Post
                Na verdade, e como deves saber mas não raciocinaste, a direcção fica muito mais fácil de virar em velocidade do que com o carro a andar devagar ou quase parado. Aliás, já conduzi carros com direcções tão leves em velocidade que preferia que não tivessem DA.

                No meu 400, a direcção pouco mais pesada fica. É claro que fica sem DA porque a bomba da DA está acoplada à correia de acessórios (aliás, a correia é que lá está).
                Verdade para carros com DA, neste caso em concreto a coisa nao é bem assim, um carro com DA na situaçao que relatei virava normalmente, com algum peso mas nada haver com o peso que ficou a direcçao do carro em questao, ali mais 5 e nao fazia a curva tal era o esforço que se tinha de fazer na direcçao. E nao falo de um cruzamento tipico onde se faz uma curva com um angulo de 90º, era uma curva bastante aberta.

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                  Acho isso estranho. Nos meus a direcção não fica particularmente pesada mas, claro, depende de carro para carro, o grau de assistência que a bomba dá.

                  Também já andei a experimentar meter mudanças sem embraiagem, à velocidade certa. Tirando a piada e poder deixar a minha namorada a olhar para mim com cara de incrédula, num carro cuja caixa não tem problemas de sincronização é perfeitamente inútil.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Basch Ver Post
                    Há sempre um intervalo entre tais rotações que nos permite engrenar outra mudança, mas mesmo assim danifica o trabalhar.
                    Antigamente em caixas não sincronizadas era obrigatório fazer duplas, todos conduziam assim e ganhavam sensibilidade para equiparar a velocidade do motor à velocidade da caixa, só assim entravam, com as caixas actuais é um desperdício de tempo e combustível, a não ser que exista uma mudança com o sincronizador avariado.

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                      Um amigo meu num Clio I queria meter a 4º, e enganou-se e meteu a 2º na entrada da autoestrada Existem carros que já conduzi que a 1º só entrava com o carro mesmo parado, outros que conduzi entram sem problema... depende dos carros, da caixa etc

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