já agora aquela carrinha tem uns botões perto do travão de mão, que eu desconheço para que servem, se alguém souber apite
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Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver PostPorque é que o termostato pode estragar a sonda lambda ? O catalisador até acredito, visto que aquilo precisa de estar bem quente até funcionar corretamente. Suponho que a sonda O2 seja a sonda lambda...
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Boa sorte com a carrinha...
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostHá dias um user (não me lembro quem) disse que andou uma década (ou mais de uma década) sem termostáto. De facto não percebo o porquê de tal atitude.
Razão para tal? É uma peça problemática nestes motores e não estou para andar sempre com um olho na estrada e outro no ponteiro...
Quanto a danos, 86k km depois, mais de 50% a fundo, foi vendido (aos 183k km) sem consumir óleo ou liquido de refrigeração, sem deitar fumo preto, com o motor a trabalhar certinho e sem misturar óleo e "água". O novo dono foi informado que o termostato se encontrava aberto e as razões para tal.
Aos 170k km o interior da peça cedeu... Foi retirado (sem abrir o corpo) e o corpo recolocado no lugar
Consumos? Entre os 7,5 e os 10L/100, mas o andamento foi sempre a condizer
A malta às vezes faz dramas onde não os há...
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostBoa sorte com a carrinha...
Eu andei meia década num TD 70.
Razão para tal? É uma peça problemática nestes motores e não estou para andar sempre com um olho na estrada e outro no ponteiro...
Quanto a danos, 86k km depois, mais de 50% a fundo, foi vendido (aos 183k km) sem consumir óleo ou liquido de refrigeração, sem deitar fumo preto, com o motor a trabalhar certinho e sem misturar óleo e "água". O novo dono foi informado que o termostato se encontrava aberto e as razões para tal.
Aos 170k km o interior da peça cedeu... Foi retirado (sem abrir o corpo) e o corpo recolocado no lugar
Consumos? Entre os 7,5 e os 10L/100, mas o andamento foi sempre a condizer
A malta às vezes faz dramas onde não os há...
Agora tu tiveste uma razão para tal, muitos também a têm, mas não se pode dizer que é o melhor para o carro.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEu não vejo dramas nenhuns, simplesmente acho que adulterar a temperatura normal de funcionamento não é bom para o carro. Claro que isto é tudo muito relativo, já que o derradeiro teste não é esse nem outros do género, mas sim colocar 2 motores, um com termostáto e outro sem ele, fazer 10 anos e 250 mil Kms, p.e. e vermos as diferenças após este periodo. O resto é "brincar" às experiências.
Agora tu tiveste uma razão para tal, muitos também a têm, mas não se pode dizer que é o melhor para o carro.
Tenho lá outro TD70 que sempre teve termostato, vai agora com 187k km e o comportamento do motor é igual, com um "tratamento" idêntico. Obviamente que não é nem pretende ser nenhum teste cientifico.
Este já levou um termostato (e um radiador), mas se fosse meu tinha feito o que fiz ao meu...
Quem lê certos posts fica com a impressão que andar sem termostato é quase o equivalente a andar sem óleo ou sem liquido de refrigeração. Felizmente as coisas são bem diferentes...
O que faz isto é estarmos (cá em casa) mais que escaldados com termostatos de Fiat's
PS: Lembrei-me agora, o da Strada 1.9 DS também anda colado aberto.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostEu nunca disse que era o melhor para o carro. Tenho a perfeita noção das consequências, mas no meu caso preferi assumir o risco.
Tenho lá outro TD70 que sempre teve termostato, vai agora com 187k km e o comportamento do motor é igual, com um "tratamento" idêntico. Obviamente que não é nem pretende ser nenhum teste cientifico.
Este já levou um termostato (e um radiador), mas se fosse meu tinha feito o que fiz ao meu...
Quem lê certos posts fica com a impressão que andar sem termostato é quase o equivalente a andar sem óleo ou sem liquido de refrigeração. Felizmente as coisas são bem diferentes...
O que faz isto é estarmos (cá em casa) mais que escaldados com termostatos de Fiat's
PS: Lembrei-me agora, o da Strada 1.9 DS também anda colado aberto.
O meu sogro que é mecânico tem os 2 carros dele sem termostáto, por razões muito parecidas às que referes em relação ao Punto. Prefere andar assim do que arriscar males maiores.
P.S. não acho que a falta do termostáto seja terrivel para o carro, mas o ideal é andar com ele. Era esta a mensagem que queria passar.
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Originalmente Colocado por jnsoliver Ver PostTenho ideia de que existem carros sem termostato... Ou.. será só, sem o termometro no quadrante?
Se calhar estou errado nos 2 , mas lembro-me que havia Renault 4 ou 5, sem a informação da temperatura no quadrante...
Alguém que me elucide por favor!
Tens carros, que não tem indicação de facto no quadrante do tablier... apenas tem uma luz.
Mas mesmo em carros recentes, tal acontece.
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Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver PostPara ambos, o causador dos danos é a mistura rica. Não sei se num motor diesel se aplicam os mesmos princípios...
Mais... Nos carros que funcionam segundo o ciclo Otto, o que controla a quantidade de combustível no processo de combustão é a quantidade de ar. Trabalham com uma quantidade de combustível semelhante á quantidade de ar (lambda=1)
Nos Diesel, o que controla o processo de combustão é o acelerador/Quantidade de combustível por isso é que não têm borboleta na admissão... A quantidade de ar não interessa, trabalham sempre com misturas pobres. (lambda >> 1 )
Se alguém me explicasse agradecia.... Estou sempre disponível para aprender.Editado pela última vez por volvoxc60; 18 December 2013, 19:58.
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Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver PostAcho que a maior parte dos carros novos não tem indicador de temperatura.... É a minha impressão.
Depende dos carros/marcas... tem e sempre tiveram... outras, tiveram e deixaram de ter... havendo ainda, outras, que tiveram, deixaram e agora, voltaram a ter.
Por exemplo, a OPEL no ASTRA H não tinha mostrador (só tinha no menu do CB), e agora com o ASTRA J, passou a ter novamente.
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Originalmente Colocado por volvoxc60 Ver PostDesculpa mas não estou a perceber....Se tiveres o termostato estragado, a temperatura do motor nunca chega á ideal. Acho que isso não influencia a entrada de ar no motor
Mais... Nos carros que funcionam segundo o ciclo Otto, o que controla a quantidade de combustível no processo de combustão é a quantidade de ar. Trabalham com uma quantidade de combustível semelhante á quantidade de ar (lambda=1)
Nos Diesel, o que controla o processo de combustão é o acelerador/Quantidade de combustível por isso é que não têm borboleta na admissão... A quantidade de ar não interessa, trabalham sempre com misturas pobres. (lambda >> 1 )
Se alguém me explicasse agradecia.... Estou sempre disponível para aprender.
Nos carros a carburador era igual mas o processo era manual, daí o pessoal dizer que "puxava o ar". Não estavam a fazer nada mais do que diminuir a entrada de ar no motor, que é outra forma de obter uma mistura mais rica. O que importa é a proporção final entre ar e combustível.
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Quem aposta comigo que ele nem 18 anos tem? Ele ainda joga League of Legends.
Olhem ele aqui a jogar : League of Legends Volibear full game - YouTube
Ruben Silva que idade tens já agora?
PS: Não faças como no outro forum pedes opiniões para um portátil e depois não vais lá mais.Editado pela última vez por ruimns95; 19 December 2013, 12:34.
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Originalmente Colocado por ruimns95 Ver PostQuem aposta comigo que ele nem 18 anos tem? Ele ainda joga League of Legends.
Olhem ele aqui a jogar : League of Legends Volibear full game - YouTube
Ruben Silva que idade tens já agora?
PS: Não faças como no outro forum pedes opiniões para um portátil e depois não vais lá mais.
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Vou contar o meu caso.
Tenho um Golf Mk4 VP90 que vinha com o termostato avariado, eu bem achava estranho ele só atingir os 90 após subir o Marão e nos restantes percursos andar sempre a rondar os 70, achava estranho mas quem me vendeu o carro, que por acaso também tem uma oficina e é mecânico, disse que era normal e então eu deixei andar...
Até que li num forum que todos os Vag atingiam os 90 e estabilizavam, ora lá fui eu confrontar o senhor e ele a teimar que estava tudo normal...
Então propus o seguinte, eu comprava o Termostato novo na marca e ele montava, se o carro estabilizasse nos 90 era ele quem pagava os custos mas se ficasse na mesma quem pagava era eu.
Ora atingiu os 90 como é suposto e pagou ele as despesas, mas sorte ou azar 2k KM´s e 1 mês depois o termostato foi à vida (era da Bosh), depois disto tudo mudei de mecânico, aconselhou-me da Valeo porque era melhor e mais barato (12e vs 30e).
Passados 10k KM´s pode-se dizer que está impecável nesse aspecto e os consumos baixaram 0,5L e notei, pode ser impressão minha, o motor mais "vivo".
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