Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Experimentar Gasolina 98?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Nada melhor do que experimentar, foi o que fiz, andei poucos KMs mas parece-me que anda mais. Quanto a consumos não faço ideia.
    Digo isto pq subida que tinha de fazer em 2ª, pq em terceira só mesmo a fundo, fiz-la em 3ª sem muitos problemas. Mas ainda é cedo para conclusões e o efeito psicológico conta muito...
    Meti BP 98 Ultimate

    Comentário


      #92
      Devido a este tópico, meti 98 no boguinhas da minha senhora. Queria uma opinião sem nenhum pensamento formado ou influênciado.
      Ela não gere a quantidade de gasolina só pelo depósito, mas também pela distância percorrida.
      Estes dias quando fomos novamente abastecer perguntei-lhe se tinha notado algo diferente, se tivesse feito mais ou menos quilómetros, etc etc...

      A resposta foi: Anda igual, puxa igual, tem um trabalhar igual embora tenha feito mais meia duzia de quilometros a mais, a diferênça não reside aí, pois trata-se de um valor muito residual que por acaso aconteceu em 98 mas se tivesse acontecido em 95 era irrelevante, bastava ter mais ou menos umas gotas no depósito do anterior abastecimento ou feito mais um troço em auto estrada que o habitual. Ela não gere a quantidade de gasolina só pelo depósito, mas também pela distância percorrida.

      Resumindo: é igual e a diferênca de preço não compensa em nada.

      Comentário


        #93
        Fui meter gasosa (40euros) num posto de marca branca e andei muito menos kms. (- 60kms em condições idênticas) voltei ao posto de abastecimento habitual.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
          Fui meter gasosa (40euros) num posto de marca branca e andei muito menos kms. (- 60kms em condições idênticas) voltei ao posto de abastecimento habitual.
          -60kms com 98?
          -60kms com 95?
          Posto habitual com 95?
          Posto habitual com 98?

          Comentário


            #95
            nao devem ser 3 octanas que vao fazer a diferença...

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
              Devido a este tópico, meti 98 no boguinhas da minha senhora. Queria uma opinião sem nenhum pensamento formado ou influênciado.
              Ela não gere a quantidade de gasolina só pelo depósito, mas também pela distância percorrida.
              Estes dias quando fomos novamente abastecer perguntei-lhe se tinha notado algo diferente, se tivesse feito mais ou menos quilómetros, etc etc...

              A resposta foi: Anda igual, puxa igual, tem um trabalhar igual embora tenha feito mais meia duzia de quilometros a mais, a diferênça não reside aí, pois trata-se de um valor muito residual que por acaso aconteceu em 98 mas se tivesse acontecido em 95 era irrelevante, bastava ter mais ou menos umas gotas no depósito do anterior abastecimento ou feito mais um troço em auto estrada que o habitual. Ela não gere a quantidade de gasolina só pelo depósito, mas também pela distância percorrida.

              Resumindo: é igual e a diferênca de preço não compensa em nada.
              Esse relato é 1 relato, para um tipo de percurso, um tipo de condutora, um tipo de motor, etc...Vale o que vale. E para vocês, vale muito, certamente.

              P.e. fiz o mesmo cá em casa, e o meu relato diz que o carro anda melhor (ainda que não seja muito significativo, como é óbvio), mas em 2 depósitos (até agora) gastou mais. Não só, é mais cara como nem fez mais kms com a mesma. Agora atestei com 95 novamente para ver o que dá. Dito isto, o que eu não vou fazer é nenhum tipo de conclusões precipitadas. Irei fazer vários testes e tirar as minhas conclusões, mas sei que isso é válido para mim e para a utilização que a Maria dá ao carro.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                nao devem ser 3 octanas que vao fazer a diferença...
                Eu posso estar enganado, mas tenho a ideia (também pelo preço) que a gasolina 98 tem mais aditivos que a 95, além das óbvias 3 octanas.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Esse relato é 1 relato, para um tipo de percurso, um tipo de condutora, um tipo de motor, etc...Vale o que vale. E para vocês, vale muito, certamente.

                  P.e. fiz o mesmo cá em casa, e o meu relato diz que o carro anda melhor (ainda que não seja muito significativo, como é óbvio), mas em 2 depósitos (até agora) gastou mais. Não só, é mais cara como nem fez mais kms com a mesma. Agora atestei com 95 novamente para ver o que dá. Dito isto, o que eu não vou fazer é nenhum tipo de conclusões precipitadas. Irei fazer vários testes e tirar as minhas conclusões, mas sei que isso é válido para mim e para a utilização que a Maria dá ao carro.
                  Claro que é só 1 relato... vale o que vale... depende do carro em questão etc etc... Não disse que todos são iguais... Mas sei que o carro tem um percurso bastante rotineiro e todas as semanas anda à volta do mesmo, mais coisa menos coisa... Eu era um daqueles que afirmava que 98 era sem dúvida melhor, mas tenho a noção que podia estar a ser influênciado. Por isso meti gasolina 98 sem avisar e perguntei se tinha notado alguma diferênca nem que fosse minima. Vai na volta andou sempre distraída!!! . Mas sendo ela como é, ela notaria e ligava-me para dizer ou perguntar se o carro estava bom ou algo do género...

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                    Claro que é só 1 relato... vale o que vale... depende do carro em questão etc etc... Não disse que todos são iguais... Mas sei que o carro tem um percurso bastante rotineiro e todas as semanas anda à volta do mesmo, mais coisa menos coisa... Eu era um daqueles que afirmava que 98 era sem dúvida melhor, mas tenho a noção que podia estar a ser influênciado. Por isso meti gasolina 98 sem avisar e perguntei se tinha notado alguma diferênca nem que fosse minima. Vai na volta andou sempre distraída!!! . Mas sendo ela como é, ela notaria e ligava-me para dizer ou perguntar se o carro estava bom ou algo do género...
                    Não foi nada disso que eu quis dizer, acho que não percebeste...a questão fundamental é que cada um terá as nossas experiências e mesmo que sejam de valorizar (a nivel individual), não quer dizer grande coisa para a grande guerra 98 vs 95.

                    Portanto, é aceitável que voltes a usar a 95, no teu caso. P.e. no meu, se após diversos testes me aperceber que não tiro vantagem na 98, obviamente que abastecerei apenas de 95. O que eu não quero fazer, nem posso, é generalizar esta ideia (que foi o que me pareceu no final do teu post).

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                      Claro que é só 1 relato... vale o que vale... depende do carro em questão etc etc... Não disse que todos são iguais... Mas sei que o carro tem um percurso bastante rotineiro e todas as semanas anda à volta do mesmo, mais coisa menos coisa... Eu era um daqueles que afirmava que 98 era sem dúvida melhor, mas tenho a noção que podia estar a ser influênciado. Por isso meti gasolina 98 sem avisar e perguntei se tinha notado alguma diferênca nem que fosse minima. Vai na volta andou sempre distraída!!! . Mas sendo ela como é, ela notaria e ligava-me para dizer ou perguntar se o carro estava bom ou algo do género...
                      A diferença de 95 para 98 é tão pequena que nunca se poderá distinguir numa utilização normal. Apesar do percurso e do condutor serem os mesmos, ainda há muitas variáveis em causa - Humidade do ar, temperatura, pressão atmosférica, tráfego, estado de espírito do condutor etc.
                      Posso dizer que no mesmo tipo de percurso e com o mesmo combustível, já cheguei a ter diferenças enormes de consumo.
                      Para saber se há diferença, só mesmo um estudo com bases cientificas em que se consigam "trancar" todas as variáveis e mudar apenas o combustível e, a única maneira que estou a ver para fazer isso, é fazer um ensaio em condições laboratoriais, o que acaba por não ter grande importância para a nossa utilização diária.

                      Comentário


                        As vezes medo super 100 octanas no trabalho e noto que na auto estrada ele desenvolve melhor acima dos 130/140. Os consumos são ligeiramente mais contidos caso ande nas mesmas velocidades. Se compensa? Epah eu sou da opinião de que se precisa de menos gasolina para o mesmo serviço é porque é melhor e poupa o motor. Não neto sempre mas volta e meia apenas.

                        CA existem 5 super sem chumbo, com 10% bio, a sc95 por mais 4centimos, a sc98, a sc100 e a sc102 ( curiosamente só com a sc98 noto melhorias face á sc95, a bio jamais abasteco e as outras parece que o carro bufa mas não desenvolve.

                        Comentário


                          nas voltinhas, uso sempre 95.
                          em viagem, 98.
                          já usei uma vez shell ainda mais vitaminada.

                          conclusão? mais vitaminada mais velocidade.
                          98 menor consumo.
                          gasto mais e ando com menor velocidade e a subir queixa-se mais quando venho da terrinha, onde só há 95.

                          Comentário


                            E os mitos duram e duram...

                            As octanas não aumentam a potência nem diminuem os consumos!

                            As octanas são uma característica do combustível e a única razão para utilizar 98 é ter um carro que efectivamente pede 98.

                            Se o carro pede por 95 (i.e., o motor está especificado para esta octanagem), meter 98 é mandar o dinheiro ao lixo.

                            Os combustíveis xpto, esses sim podem fazer alguma diferença, mas mesmo aí tenho dúvidas que seja notório ao condutor comum.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                              E os mitos duram e duram...

                              As octanas não aumentam a potência nem diminuem os consumos!

                              As octanas são uma característica do combustível e a única razão para utilizar 98 é ter um carro que efectivamente pede 98.

                              Se o carro pede por 95 (i.e., o motor está especificado para esta octanagem), meter 98 é mandar o dinheiro ao lixo.

                              Os combustíveis xpto, esses sim podem fazer alguma diferença, mas mesmo aí tenho dúvidas que seja notório ao condutor comum.
                              Como as octanas nem sequer existem, não podem provocar aumento ou diminuição do consumo

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                E os mitos duram e duram...

                                As octanas não aumentam a potência nem diminuem os consumos!

                                As octanas são uma característica do combustível e a única razão para utilizar 98 é ter um carro que efectivamente pede 98.

                                Se o carro pede por 95 (i.e., o motor está especificado para esta octanagem), meter 98 é mandar o dinheiro ao lixo.

                                Os combustíveis xpto, esses sim podem fazer alguma diferença, mas mesmo aí tenho dúvidas que seja notório ao condutor comum.
                                O combustivel 98 não é aditivado?

                                P.S. é a ideia que tenho.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por jnsoliver Ver Post
                                  -60kms com 98?
                                  -60kms com 95?
                                  Posto habitual com 95?
                                  Posto habitual com 98?
                                  Costumo meter 95 no posto do costume
                                  e meti 95 no posto que experimentei mas foram menos 60 kms mais coisa menos coisa

                                  menos 10 cts. por litro mas não compensa,nunca mais apanham lá este 106.

                                  É falta de aditivos ,digo eu que sou leigo,mas não encontro outra explicação.
                                  Editado pela última vez por ticantonio; 26 February 2014, 21:17.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                    E os mitos duram e duram...

                                    As octanas não aumentam a potência nem diminuem os consumos!

                                    As octanas são uma característica do combustível e a única razão para utilizar 98 é ter um carro que efectivamente pede 98.

                                    Se o carro pede por 95 (i.e., o motor está especificado para esta octanagem), meter 98 é mandar o dinheiro ao lixo.

                                    Os combustíveis xpto, esses sim podem fazer alguma diferença, mas mesmo aí tenho dúvidas que seja notório ao condutor comum.
                                    Não sei se sejam mitos

                                    A minha mota, utilizando 98, fica um pouco mais nervosa do que quando utilizo 95.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                      Não sei se sejam mitos

                                      A minha mota, utilizando 98, fica um pouco mais nervosa do que quando utilizo 95.
                                      Acredito bem...se calhar até tem o motor especificado para 98!

                                      Comentário


                                        Dependendo da electrónica do motor, esta pode adaptar-se à gasolina e tirar o melhor partido dela.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Acredito bem...se calhar até tem o motor especificado para 98!
                                          É uma DTR 125. Ser 95 ou 98 é irrelevante

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                            É uma DTR 125. Ser 95 ou 98 é irrelevante
                                            Depende da taxa de compressão...

                                            O importante é o knock-sensor e a taxa de compressão; o resto são mitos e falta de informação (ou desinformação)!!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              O combustivel 98 não é aditivado?

                                              P.S. é a ideia que tenho.
                                              Agora, sinceramente, nem sei.... mas antes, havia SC98 sem os aditivos "milagrosos"!


                                              Originalmente Colocado por ticantonio Ver Post
                                              Costumo meter 95 no posto do costume
                                              e meti 95 no posto que experimentei mas foram menos 60 kms mais coisa menos coisa

                                              menos 10 cts. por litro mas não compensa,nunca mais apanham lá este 106.

                                              É falta de aditivos ,digo eu que sou leigo,mas não encontro outra explicação.
                                              Isso é muito interessante...
                                              Havia aqui um artista que "jurava" que também notava diferenças, mas um dia, fomos nós atestar o carro dele (sem ele saber que combustível fomos colocar), e o resultado da "estória" foi bastante engraçado...

                                              Esse "aditivos" que "fazem mais km's" são o maior segredo da industria petrolífera.... ou então, é só markting puro e placebo...
                                              São como as religiões... quem quer acreditar acredita; mesmo sem conseguir provar que existe/funciona...

                                              Eu, como não sou religioso, não tenho sorte nenhuma... só comigo é que não acontecem esses "milagres"...

                                              Comentário


                                                A questão é simples: metam o tipo de combustível recomendado pelo fabricante do motor. Deixem-se de invenções.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  A questão é simples: metam o tipo de combustível recomendado pelo fabricante do motor. Deixem-se de invenções.

                                                  E no meu caso que o fabricante diz que a octanagem minima é de 91? Posso colocar a 95 ou 98. Não existe recomendação para além de >91 octanas...Portanto fico na mesma.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                    Agora, sinceramente, nem sei.... mas antes, havia SC98 sem os aditivos "milagrosos"!


                                                    Isso é algo que eu gostava de saber, até porque o preço é completamente abusado, em comparação à 95. A GALP tem 95, depois a 95GeForce e ainda a 98 GeForce. Penso que estas últimas sejam aditivadas. Como nas outras gasolineiras, o preço da 98 é igual a este da GALP, faz-me querer que é aditivada também.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                      E no meu caso que o fabricante diz que a octanagem minima é de 91? Posso colocar a 95 ou 98. Não existe recomendação para além de >91 octanas...Portanto fico na mesma.
                                                      Como 95 > 91 já estás dentro da recomendação do fabricante, a partir daí mete o que a tua carteira te recomendar. Como sabes, o teu carro a partir de 91 não tem auto detonação, o conteúdo energético da 95 e da 98 é igual, logo, é só escolheres a que achares mais saborosa. Não contes é com diferenças a nível de prestações.

                                                      Comentário


                                                        Há uns anos atrás experimentei gasolina de 100 octanas que a BP vendia. O carro em questão era um Opel Vectra A a gasolina de 90cv.
                                                        As grandes diferenças que notei foram melhores recuperações em 5ª, ou seja, o carro desenvolvia mais rapidamente quando acelerava mais um pouco em 5ª e notei que um depósito deu para mais 30km...
                                                        Mas como já foi dito anteriormente, as diferenças que se notam podem ser somente efeito placebo ou muito marketing. Mas penso que as diferenças entre 95 e 98 sejam residuais e que se notem mais em carros a carburador... Mas penso que não valha a pena a diferença por litro...

                                                        Comentário


                                                          Na minha opinião penso que tudo depende dos motores, se for um motor virado para a economia talvez não traga vantagem nenhuma usar 98, agora se for um motor virado para a performance talvez já se tire algum proveito, há muitas variaveis...

                                                          Fiz essa experiência em quase todos os carros que tive e posso dizer que:
                                                          Peugeot 306 1.4 -> 95 ou 98 era igual
                                                          Fiat stilo 1.6 -> Same story
                                                          DelSol Vti -> Parecia notar uma ligeira diferença, se era efeito placebo ou não, não sei dizer...
                                                          Escort RSTurbo -> O único que realmente senti diferença, motor muito mais suave e relantim muito mais estável.

                                                          Já agora deixo aqui o video do fifth gear, no subaru até são umas diferenças consideraveis, gostava era que tivessem mostrado também os valores do binário para o clio e o golf:
                                                          5th Gear - High Octane Fuels - YouTube

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                            Como 95 > 91 já estás dentro da recomendação do fabricante, a partir daí mete o que a tua carteira te recomendar. Como sabes, o teu carro a partir de 91 não tem auto detonação, o conteúdo energético da 95 e da 98 é igual, logo, é só escolheres a que achares mais saborosa. Não contes é com diferenças a nível de prestações.
                                                            Eu não sei se há alteração a nivel do motor por causa da auto-detonação (não pesco nada destas coisas), mas num relato simples e muito curto (2 depósitos) pareceu-me melhor em baixas, mas mais gastador. Voltei à 95 e vamos ver o que sucede.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                              E no meu caso que o fabricante diz que a octanagem minima é de 91? Posso colocar a 95 ou 98. Não existe recomendação para além de >91 octanas...Portanto fico na mesma.
                                                              Exactamente como no meu caso: no manual da minha mota, na parte do combustível recomendado, a octanagem mínima é de 91, logo deduzi que meter 95 ou 98 fosse a mesma coisa. Mas realmente sinto que com 98 a mota fica um pouco mais solta e disponível...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X