Lol se diz que pode funcionar com 91 meter 98 é mesmo mandar dinheiro ao lixo. Mas cada um sabe de si e da sua carteira.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostLol se diz que pode funcionar com 91 meter 98 é mesmo mandar dinheiro ao lixo. Mas cada um sabe de si e da sua carteira.
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Informação prestada pelo meu mecânico:
Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.
Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostInformação prestada pelo meu mecânico:
Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.
Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.
Existe um (ou mais) sensor de vibração que detecta se o motor está a fazer detonação e, caso se verifique, o ponto da ignição é modificado.
Por isso é que se um motor está homologado para 91 octanas, muito dificilmente produzirá knock/detonação com 95 octanas, pelo que meter 98 é, como disse, mandar dinheiro ao lixo.
Já não é a primeira vez que apresentas as informações prestadas pelo teu mecânico, que normalmente não são as mais correctas.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostInformação prestada pelo meu mecânico:
Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.
Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.
E qual é a "melhor" gasolina?!
Esse sensor (que nem todos os carros tem; o meu, p.e., não tem!), chama-se knock-sensor (sensor de "batida") e, tal como o Movyk referiu, nada tem a ver com a "qualidade" do combustível, mas sim com o "tempo" de detonação!
Diferenças de performance, SÓ se o motor tiver que usar exclusivamente SC98 (normalmente motores com maior taxa de compressão), e meterem outro combustível com índice de octanas inferior (SC95, etc), pois este vai detonar antes do tempo previsto, o que vai afectar negativamente o rendimento do motor!
Tudo o resto (condutores mais "sensíveis", etc), são "filmes"...
Já a gora, se alguém tiver informação sobre isso, sabem se todos os carros actuais tem knock-sensor?!
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostInformação prestada pelo meu mecânico:
Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.
Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.
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Fica o que já foi colocado por cá, em outros tempos.
Mas mais uma vez realço, que o teste a seguir... para existir uma comparação "justa", seria comparar o combustivel dos hiper com o combustivel "normal" das petrolíferas... e não, com o "premium" das mesmas.
Só por aí, já será de esperar diferenças...
Mas aqui fica:
Originalmente Colocado por nto Ver PostHá aqui certas comparações (e que acontece sempre), que acabam por não ser justas.
Se querem comparar os combustíveis de marca branca vs os de marca, há que o fazer mas relativamente aos combustiveis normais das marcas e não relativamente aos BP ULTIMATE, GALD GFORCE e afins...
É o que acontece com o teste já colocado do Fifth Gear.
Isto porque no caso, comparam o combustível normal dos hipers vs o BP e Shell "premium".
in: http://forum.autohoje.com/boxes/8021...post1066064257
ou: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066128806
P.S: Vi agora, que já tinha sido colocado...
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Nos motores mais antigos versões de carburador(sem injecção) diria que todos melhoram com gasolina 98, se forem motores HC, de alta compressão é obrigatório 98, senão os fenómenos de autodetonação vão destruir o motor. Quanto aos de injeccão esses gastam toda a que colocarem no deposito, pois ajusta a ignição em função da gasolina 95 ou 98.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostOs sensores de detonação só servem para alterar o "ponto". Se o carro com 91 já não tem problemas de auto-detonação, também não os vai ter com 95 nem com 98. Por isso no caso desse carro: 95=98. A única diferença que poderá haver é se a 98 tiver aditivos e a 95 não. Nesse caso é natural que o carro consuma ligeiramente mais com 98. Por exemplo: se os aditivos constituirem 2% da mistura, é natural que o consumo aumente em 2%. Poderá ter outros efeitos benéficos (ou não), mas isso já é outra história.
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Originalmente Colocado por manelov Ver PostDeve ser nesta situação: Se meteres 98 no intermarché a 1.53€ é mais económico que meter 95 na BP a 1.6
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostO problema é que nao sei se a gasolina 98 do inter sera mesmo 98 , se as vezes ja ha poucas diferencas entre 95 e 98 entao no inter acho que essa duferenca deve ser praticamente nula
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Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver PostEntão foi isso, quando disse que anteriormente meto 98 é a 98 GForce. Sendo assim já é normal sentir um pequeno ganho de performance, não? É que nunca soube destas diferenças (ou igualdades) da 98 para a 95 e, realmente, quando metia 98 sentia a mota um pouco mais nervosa.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostIsso não é verdade. Não existe nenhum sensor que lê a qualidade do combustível (seja lá o que isso for).
Existe um (ou mais) sensor de vibração que detecta se o motor está a fazer detonação e, caso se verifique, o ponto da ignição é modificado.
Por isso é que se um motor está homologado para 91 octanas, muito dificilmente produzirá knock/detonação com 95 octanas, pelo que meter 98 é, como disse, mandar dinheiro ao lixo.
Já não é a primeira vez que apresentas as informações prestadas pelo teu mecânico, que normalmente não são as mais correctas.
O que eu acho mesmo de mau tom, e muito mau tom, é tu que não o conheces de lado nenhum vires aqui dizer isto. Curioso é "as mais correctas" como se existissem meios factos. Ou é a correcta ou não é.
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Originalmente Colocado por ravager Ver Postgasolina 98, só mesmo para motores com taxas de compressão altas que exijam o uso de uma gasolina com maior octanagem (honda s2000, por exemplo), em motores mais "mundanos" meter 98 é só deitar dinheiro ao lixo.
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostE qual é a "melhor" gasolina?!
Esse sensor (que nem todos os carros tem; o meu, p.e., não tem!), chama-se knock-sensor (sensor de "batida") e, tal como o Movyk referiu, nada tem a ver com a "qualidade" do combustível, mas sim com o "tempo" de detonação!
Diferenças de performance, SÓ se o motor tiver que usar exclusivamente SC98 (normalmente motores com maior taxa de compressão), e meterem outro combustível com índice de octanas inferior (SC95, etc), pois este vai detonar antes do tempo previsto, o que vai afectar negativamente o rendimento do motor!
Tudo o resto (condutores mais "sensíveis", etc), são "filmes"...
Já a gora, se alguém tiver informação sobre isso, sabem se todos os carros actuais tem knock-sensor?!
Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostVocês têm uma forma de colocar as coisas que parece que somos todos parvos que aqui andamos...eu sei lá se o sensor que ele falou é esse que referes, se calhar até é, se calhar quando explicou a um leigo (eu próprio) falou em sensor que lê a qualidade do combustível, mas eventualmente estava a reportar-se a ao que referes.
Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
Outra questão é que nas gasolineiras de marca, normalmente há gasolina 95 base (sem aditivos), mas, se quiseres gasolina 98, só há aditivada. Assim não se pode comparar a 95 com a 98, uma vez que a segunda supostamente tem aditivos para facilitar a digestão.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostDizes tu...voltamos ao mesmo de sempre, cada um acredita no que quer e em quem bem entender. Se o tipo tem 20 anos de carreira, passou pela Renault, Opel, Hyundai, Ford, Isuzu e Land Rover, é formador de mecânicos em todo um conjunto de temáticas, diz-me sinceramente em quem é que achas que eu acredito? Sejas tu ou qualquer outra pessoa neste fórum.
O que eu acho mesmo de mau tom, e muito mau tom, é tu que não o conheces de lado nenhum vires aqui dizer isto. Curioso é "as mais correctas" como se existissem meios factos. Ou é a correcta ou não é.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
Agora, se o motor indica que pode trabalhar com 91 octanas, é porque com essas octanas não entrará em detonação. Logo, não vai entrar em detonação com 95 nem com 98 nem com 101 nem com 200. Logo, o sensor nunca vai actuar, logo, não há nenhuma modificação nos parâmetros da ignição.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostUma boa forma de fazeres um juízo próprio é pesquisares porque se dá auto detonação e a importância que o índice de octana tem nesse efeito.
Outra questão é que nas gasolineiras de marca, normalmente há gasolina 95 base (sem aditivos), mas, se quiseres gasolina 98, só há aditivada. Assim não se pode comparar a 95 com a 98, uma vez que a segunda supostamente tem aditivos para facilitar a digestão.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostUma boa forma de fazeres um juízo próprio é pesquisares porque se dá auto detonação e a importância que o índice de octana tem nesse efeito.
Outra questão é que nas gasolineiras de marca, normalmente há gasolina 95 base (sem aditivos), mas, se quiseres gasolina 98, só há aditivada. Assim não se pode comparar a 95 com a 98, uma vez que a segunda supostamente tem aditivos para facilitar a digestão.
O que basicamente me foi transmitido é que é melhor para o motor queimar 98 (penso que são todas aditivadas), mas que pelo preço não compensa minimamente. Se o sensor é X ou Y, se há alteração da ignição ou não, isso nem sequer esteve presente na conversa. Sinceramente seria interessante ver o meu mecânico registado no fórum para "ouvir" o que tem para dizer em relação a isso, mas creio não ser possível, já que não se presta a estas coisas, infelizmente.
Originalmente Colocado por ravager Ver Posta galp tem geforce 95 acho eu.
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostEntão digo-te já, é incorrecta mesmo. Eu não queria ter sido tão dramático, mas a verdade é que não há nenhum sensor que meça a qualidade do combustível e que modifique parâmetros da centralina com base nesses resultados. Já aqui escrevi, o que pode modificar o ponto de ignição são os sensores de detonação.
Originalmente Colocado por Movyk Ver PostÉ porque o sensor de detonação, se registar vibrações, vai modificar o ponto de ignição e isso resulta numa perda de potência.
Agora, se o motor indica que pode trabalhar com 91 octanas, é porque com essas octanas não entrará em detonação. Logo, não vai entrar em detonação com 95 nem com 98 nem com 101 nem com 200. Logo, o sensor nunca vai actuar, logo, não há nenhuma modificação nos parâmetros da ignição.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostVocês têm uma forma de colocar as coisas que parece que somos todos parvos que aqui andamos...eu sei lá se o sensor que ele falou é esse que referes, se calhar até é, se calhar quando explicou a um leigo (eu próprio) falou em sensor que lê a qualidade do combustível, mas eventualmente estava a reportar-se a ao que referes.
Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
Partindo do principio que a única diferença está no índice de octanas (95 vs 98), sim, é discutível!!
Porque, para os motores que recomendam SC95, não é melhor nem pior; é extremamente igual!
Depois podem entrar os aditivos, mas isso ainda é muito mais discutível...
Como referi antes, não sei que toda a SC98 que se vende por cá é aditivada, mas isso dos aditivos é outra "guerra", pois o seu benefício dificilmente consegue ser mostrado/provado (e eu como não sou "crente")...
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostLeste o que eu disse acerca dos sensores?
Isso para mim é quase chinês. Eu nem falei em detonação ou ignição, disse só que era melhor para o motor. Não esquecer que falamos de 98, que é, supostamente, aditivada.
É que a vantagem desses aditivos ainda é muito mais discutível (muito mais que oíndice de octanas, que é fácil do "controlar, ao contrário dos beneficiários "extraordinários" desses aditivos secretos - que ninguém regula/controla), entrado muitas vezes no markting/publicidade enganosa!
É um pouco como o Calcitrim, baba de caracol, cogumelo do tempo e outras "tretas" que aparecem sistematicamente nas manhãs e tardes da televisão...
Não são medicamentos (não são controlados/regulados) nem tem qualquer efeito secundário; mas também não tem nenhum efeito "primário"...
Embora, não falte gente que jura a "pés juntos" que aquilo funciona...
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Originalmente Colocado por ASAS Ver PostOu seja, pelo que percebi, quando referes que é "melhor para o motor", estás a dizer que será melhor porque uma tem aditivos e a outra não (e não ao facto de terem um índices de octanas diferentes); é isso?
É que a vantagem desses aditivos ainda é muito mais discutível (muito mais que oíndice de octanas, que é fácil do "controlar, ao contrário dos beneficiários "extraordinários" desses aditivos secretos - que ninguém regula/controla), entrado muitas vezes no markting/publicidade enganosa!
É um pouco como o Calcitrim, baba de caracol, cogumelo do tempo e outras "tretas" que aparecem sistematicamente nas manhãs e tardes da televisão...
Não são medicamentos (não são controlados/regulados) nem tem qualquer efeito secundário; mas também não tem nenhum efeito "primário"...
Embora, não falte gente que jura a "pés juntos" que aquilo funciona...
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Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver PostAntes de me registar aqui no fórum não sabia nem estava sequer informado sobre essas tais diferenças (ou semelhanças) que existem da 98 ou 95, e já muito antes metia esporadicamente 98 e, de todas as vezes que coloquei 98 senti uma pequena diferença na performance na mota. Então como é que um leigo nesta matéria (eu), que nunca tinha ouvido falar anteriormente que 98 dava mais rendimento (ou não) que 95, sentiu diferenças? E não, a minha mota não tem como combustível recomendado 98, mas sim qualquer combustível que tenha, no mínimo, octanagem 91.
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