Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Experimentar Gasolina 98?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lol se diz que pode funcionar com 91 meter 98 é mesmo mandar dinheiro ao lixo. Mas cada um sabe de si e da sua carteira.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Lol se diz que pode funcionar com 91 meter 98 é mesmo mandar dinheiro ao lixo. Mas cada um sabe de si e da sua carteira.
      E quem te disse que meto 98 na minha mota? Apenas estou a comentar as diferenças que sinto de um combustível para o outro

      Comentário


        Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
        E quem te disse que meto 98 na minha mota? Apenas estou a comentar as diferenças que sinto de um combustível para o outro
        Se estás a comentar as diferenças é normal que tenhas metido 98.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
          Se estás a comentar as diferenças é normal que tenhas metido 98.
          Uma coisa é meter sempre, outra é meter esporadicamente ou para fazer comparações Nunca disse que metia sempre.

          Comentário


            Informação prestada pelo meu mecânico:

            Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.

            Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Informação prestada pelo meu mecânico:

              Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.

              Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.
              Isso não é verdade. Não existe nenhum sensor que lê a qualidade do combustível (seja lá o que isso for).

              Existe um (ou mais) sensor de vibração que detecta se o motor está a fazer detonação e, caso se verifique, o ponto da ignição é modificado.

              Por isso é que se um motor está homologado para 91 octanas, muito dificilmente produzirá knock/detonação com 95 octanas, pelo que meter 98 é, como disse, mandar dinheiro ao lixo.

              Já não é a primeira vez que apresentas as informações prestadas pelo teu mecânico, que normalmente não são as mais correctas.

              Comentário


                ouvi dizer que se nota só nos motores de 3 cilindros. A pujança é tal que com 98 ganha outro cilindro e pelo menos 30cv

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Informação prestada pelo meu mecânico:

                  Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.

                  Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.

                  E qual é a "melhor" gasolina?!

                  Esse sensor (que nem todos os carros tem; o meu, p.e., não tem!), chama-se knock-sensor (sensor de "batida") e, tal como o Movyk referiu, nada tem a ver com a "qualidade" do combustível, mas sim com o "tempo" de detonação!

                  Diferenças de performance, se o motor tiver que usar exclusivamente SC98 (normalmente motores com maior taxa de compressão), e meterem outro combustível com índice de octanas inferior (SC95, etc), pois este vai detonar antes do tempo previsto, o que vai afectar negativamente o rendimento do motor!
                  Tudo o resto (condutores mais "sensíveis", etc), são "filmes"...


                  Já a gora, se alguém tiver informação sobre isso, sabem se todos os carros actuais tem knock-sensor?!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                    Informação prestada pelo meu mecânico:

                    Os motores têm sensores que lêem a qualidade do combustível, sendo que faz melhor aos mesmos, colocar a melhor gasolina. As diferenças quer em performance ou consumo é que são mínimas, que se torna difícil de nos apercebermos delas. Mas é possível, em determinados regimes, e para condutores mais "sensíveis", sentirem as diferenças de performance.

                    Toda a questão da 98 vs 95 pode debater-se por vários prismas, e além dos referidos no parágrafo anterior, ainda teremos a questão se compensa ou não. Pela diferença de preço (falamos na ordem dos 15 cts/L), não vejo como posso compensar.
                    Os sensores de detonação só servem para alterar o "ponto". Se o carro com 91 já não tem problemas de auto-detonação, também não os vai ter com 95 nem com 98. Por isso no caso desse carro: 95=98. A única diferença que poderá haver é se a 98 tiver aditivos e a 95 não. Nesse caso é natural que o carro consuma ligeiramente mais com 98. Por exemplo: se os aditivos constituirem 2% da mistura, é natural que o consumo aumente em 2%. Poderá ter outros efeitos benéficos (ou não), mas isso já é outra história.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Bioshock Ver Post
                      ouvi dizer que se nota só nos motores de 3 cilindros. A pujança é tal que com 98 ganha outro cilindro e pelo menos 30cv
                      E fica a beber como um motor de 2 cilindros

                      Comentário


                        Fica o que já foi colocado por cá, em outros tempos.

                        Mas mais uma vez realço, que o teste a seguir... para existir uma comparação "justa", seria comparar o combustivel dos hiper com o combustivel "normal" das petrolíferas... e não, com o "premium" das mesmas.

                        Só por aí, já será de esperar diferenças...

                        Mas aqui fica:



                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                        Há aqui certas comparações (e que acontece sempre), que acabam por não ser justas.

                        Se querem comparar os combustíveis de marca branca vs os de marca, há que o fazer mas relativamente aos combustiveis normais das marcas e não relativamente aos BP ULTIMATE, GALD GFORCE e afins...

                        É o que acontece com o teste já colocado do Fifth Gear.

                        Isto porque no caso, comparam o combustível normal dos hipers vs o BP e Shell "premium".




                        in: http://forum.autohoje.com/boxes/8021...post1066064257

                        ou: http://forum.autohoje.com/forum-gera...post1066128806






                        P.S: Vi agora, que já tinha sido colocado...

                        Comentário


                          Nos motores mais antigos versões de carburador(sem injecção) diria que todos melhoram com gasolina 98, se forem motores HC, de alta compressão é obrigatório 98, senão os fenómenos de autodetonação vão destruir o motor. Quanto aos de injeccão esses gastam toda a que colocarem no deposito, pois ajusta a ignição em função da gasolina 95 ou 98.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                            Os sensores de detonação só servem para alterar o "ponto". Se o carro com 91 já não tem problemas de auto-detonação, também não os vai ter com 95 nem com 98. Por isso no caso desse carro: 95=98. A única diferença que poderá haver é se a 98 tiver aditivos e a 95 não. Nesse caso é natural que o carro consuma ligeiramente mais com 98. Por exemplo: se os aditivos constituirem 2% da mistura, é natural que o consumo aumente em 2%. Poderá ter outros efeitos benéficos (ou não), mas isso já é outra história.
                            Então foi isso, quando disse que anteriormente meto 98 é a 98 GForce. Sendo assim já é normal sentir um pequeno ganho de performance, não? É que nunca soube destas diferenças (ou igualdades) da 98 para a 95 e, realmente, quando metia 98 sentia a mota um pouco mais nervosa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                              Deve ser nesta situação: Se meteres 98 no intermarché a 1.53€ é mais económico que meter 95 na BP a 1.6
                              O problema é que nao sei se a gasolina 98 do inter sera mesmo 98 , se as vezes ja ha poucas diferencas entre 95 e 98 entao no inter acho que essa duferenca deve ser praticamente nula

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ricomini Ver Post
                                O problema é que nao sei se a gasolina 98 do inter sera mesmo 98 , se as vezes ja ha poucas diferencas entre 95 e 98 entao no inter acho que essa duferenca deve ser praticamente nula
                                O produtor da gasolina é todo o mesmo, a GALP. Agora, se leva algum "tratamento" depois ou não, e se esse "tratamento" traz algum beneficio ou maleficio, é coisa que está no segredo dos deuses.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                  Então foi isso, quando disse que anteriormente meto 98 é a 98 GForce. Sendo assim já é normal sentir um pequeno ganho de performance, não? É que nunca soube destas diferenças (ou igualdades) da 98 para a 95 e, realmente, quando metia 98 sentia a mota um pouco mais nervosa.
                                  O motor pode estar preparado para 98 e nesse caso nota-se um ganho de rendimento.

                                  Comentário


                                    gasolina 98, só mesmo para motores com taxas de compressão altas que exijam o uso de uma gasolina com maior octanagem (honda s2000, por exemplo), em motores mais "mundanos" meter 98 é só deitar dinheiro ao lixo.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      Isso não é verdade. Não existe nenhum sensor que lê a qualidade do combustível (seja lá o que isso for).

                                      Existe um (ou mais) sensor de vibração que detecta se o motor está a fazer detonação e, caso se verifique, o ponto da ignição é modificado.

                                      Por isso é que se um motor está homologado para 91 octanas, muito dificilmente produzirá knock/detonação com 95 octanas, pelo que meter 98 é, como disse, mandar dinheiro ao lixo.

                                      Já não é a primeira vez que apresentas as informações prestadas pelo teu mecânico, que normalmente não são as mais correctas.
                                      Dizes tu...voltamos ao mesmo de sempre, cada um acredita no que quer e em quem bem entender. Se o tipo tem 20 anos de carreira, passou pela Renault, Opel, Hyundai, Ford, Isuzu e Land Rover, é formador de mecânicos em todo um conjunto de temáticas, diz-me sinceramente em quem é que achas que eu acredito? Sejas tu ou qualquer outra pessoa neste fórum.

                                      O que eu acho mesmo de mau tom, e muito mau tom, é tu que não o conheces de lado nenhum vires aqui dizer isto. Curioso é "as mais correctas" como se existissem meios factos. Ou é a correcta ou não é.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                        gasolina 98, só mesmo para motores com taxas de compressão altas que exijam o uso de uma gasolina com maior octanagem (honda s2000, por exemplo), em motores mais "mundanos" meter 98 é só deitar dinheiro ao lixo.
                                        Foi o q um familar quando eu em criança fiz a pergunta me respondeu. Posto isso, nunca pus 98 em nenhum carro meu.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                          E qual é a "melhor" gasolina?!

                                          Esse sensor (que nem todos os carros tem; o meu, p.e., não tem!), chama-se knock-sensor (sensor de "batida") e, tal como o Movyk referiu, nada tem a ver com a "qualidade" do combustível, mas sim com o "tempo" de detonação!

                                          Diferenças de performance, se o motor tiver que usar exclusivamente SC98 (normalmente motores com maior taxa de compressão), e meterem outro combustível com índice de octanas inferior (SC95, etc), pois este vai detonar antes do tempo previsto, o que vai afectar negativamente o rendimento do motor!
                                          Tudo o resto (condutores mais "sensíveis", etc), são "filmes"...


                                          Já a gora, se alguém tiver informação sobre isso, sabem se todos os carros actuais tem knock-sensor?!
                                          Vocês têm uma forma de colocar as coisas que parece que somos todos parvos que aqui andamos...eu sei lá se o sensor que ele falou é esse que referes, se calhar até é, se calhar quando explicou a um leigo (eu próprio) falou em sensor que lê a qualidade do combustível, mas eventualmente estava a reportar-se a ao que referes.

                                          Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Vocês têm uma forma de colocar as coisas que parece que somos todos parvos que aqui andamos...eu sei lá se o sensor que ele falou é esse que referes, se calhar até é, se calhar quando explicou a um leigo (eu próprio) falou em sensor que lê a qualidade do combustível, mas eventualmente estava a reportar-se a ao que referes.

                                            Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
                                            Uma boa forma de fazeres um juízo próprio é pesquisares porque se dá auto detonação e a importância que o índice de octana tem nesse efeito.
                                            Outra questão é que nas gasolineiras de marca, normalmente há gasolina 95 base (sem aditivos), mas, se quiseres gasolina 98, só há aditivada. Assim não se pode comparar a 95 com a 98, uma vez que a segunda supostamente tem aditivos para facilitar a digestão.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                              Dizes tu...voltamos ao mesmo de sempre, cada um acredita no que quer e em quem bem entender. Se o tipo tem 20 anos de carreira, passou pela Renault, Opel, Hyundai, Ford, Isuzu e Land Rover, é formador de mecânicos em todo um conjunto de temáticas, diz-me sinceramente em quem é que achas que eu acredito? Sejas tu ou qualquer outra pessoa neste fórum.

                                              O que eu acho mesmo de mau tom, e muito mau tom, é tu que não o conheces de lado nenhum vires aqui dizer isto. Curioso é "as mais correctas" como se existissem meios factos. Ou é a correcta ou não é.
                                              Então digo-te já, é incorrecta mesmo. Eu não queria ter sido tão dramático, mas a verdade é que não há nenhum sensor que meça a qualidade do combustível e que modifique parâmetros da centralina com base nesses resultados. Já aqui escrevi, o que pode modificar o ponto de ignição são os sensores de detonação.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                                                Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
                                                É porque o sensor de detonação, se registar vibrações, vai modificar o ponto de ignição e isso resulta numa perda de potência.

                                                Agora, se o motor indica que pode trabalhar com 91 octanas, é porque com essas octanas não entrará em detonação. Logo, não vai entrar em detonação com 95 nem com 98 nem com 101 nem com 200. Logo, o sensor nunca vai actuar, logo, não há nenhuma modificação nos parâmetros da ignição.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                  Uma boa forma de fazeres um juízo próprio é pesquisares porque se dá auto detonação e a importância que o índice de octana tem nesse efeito.
                                                  Outra questão é que nas gasolineiras de marca, normalmente há gasolina 95 base (sem aditivos), mas, se quiseres gasolina 98, só há aditivada. Assim não se pode comparar a 95 com a 98, uma vez que a segunda supostamente tem aditivos para facilitar a digestão.
                                                  a galp tem geforce 95 acho eu.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                    Uma boa forma de fazeres um juízo próprio é pesquisares porque se dá auto detonação e a importância que o índice de octana tem nesse efeito.
                                                    Outra questão é que nas gasolineiras de marca, normalmente há gasolina 95 base (sem aditivos), mas, se quiseres gasolina 98, só há aditivada. Assim não se pode comparar a 95 com a 98, uma vez que a segunda supostamente tem aditivos para facilitar a digestão.
                                                    Repara, para que é que eu preciso de pesquisar, perder tempo a ler coisas que ao fim ao cabo, nem me interessam grande coisa, ter que diferenciar a desinformação da net (quando eu não sou entendido na matéria, tornando-se virtualmente impossível fazê-lo) quando basta um telefonema a uma pessoa de valor reconhecido na área?

                                                    O que basicamente me foi transmitido é que é melhor para o motor queimar 98 (penso que são todas aditivadas), mas que pelo preço não compensa minimamente. Se o sensor é X ou Y, se há alteração da ignição ou não, isso nem sequer esteve presente na conversa. Sinceramente seria interessante ver o meu mecânico registado no fórum para "ouvir" o que tem para dizer em relação a isso, mas creio não ser possível, já que não se presta a estas coisas, infelizmente.


                                                    Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                    a galp tem geforce 95 acho eu.
                                                    Sim, tem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      Então digo-te já, é incorrecta mesmo. Eu não queria ter sido tão dramático, mas a verdade é que não há nenhum sensor que meça a qualidade do combustível e que modifique parâmetros da centralina com base nesses resultados. Já aqui escrevi, o que pode modificar o ponto de ignição são os sensores de detonação.
                                                      Leste o que eu disse acerca dos sensores?

                                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                      É porque o sensor de detonação, se registar vibrações, vai modificar o ponto de ignição e isso resulta numa perda de potência.

                                                      Agora, se o motor indica que pode trabalhar com 91 octanas, é porque com essas octanas não entrará em detonação. Logo, não vai entrar em detonação com 95 nem com 98 nem com 101 nem com 200. Logo, o sensor nunca vai actuar, logo, não há nenhuma modificação nos parâmetros da ignição.
                                                      Isso para mim é quase chinês. Eu nem falei em detonação ou ignição, disse só que era melhor para o motor. Não esquecer que falamos de 98, que é, supostamente, aditivada.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Vocês têm uma forma de colocar as coisas que parece que somos todos parvos que aqui andamos...eu sei lá se o sensor que ele falou é esse que referes, se calhar até é, se calhar quando explicou a um leigo (eu próprio) falou em sensor que lê a qualidade do combustível, mas eventualmente estava a reportar-se a ao que referes.

                                                        Na opinião dele, que obviamente valorizo muito, colocar 98 é melhor para o motor que colocar 95. Isto é discutível?
                                                        É!!
                                                        Partindo do principio que a única diferença está no índice de octanas (95 vs 98), sim, é discutível!!
                                                        Porque, para os motores que recomendam SC95, não é melhor nem pior; é extremamente igual!

                                                        Depois podem entrar os aditivos, mas isso ainda é muito mais discutível...
                                                        Como referi antes, não sei que toda a SC98 que se vende por cá é aditivada, mas isso dos aditivos é outra "guerra", pois o seu benefício dificilmente consegue ser mostrado/provado (e eu como não sou "crente")...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                          Leste o que eu disse acerca dos sensores?



                                                          Isso para mim é quase chinês. Eu nem falei em detonação ou ignição, disse só que era melhor para o motor. Não esquecer que falamos de 98, que é, supostamente, aditivada.
                                                          Ou seja, pelo que percebi, quando referes que é "melhor para o motor", estás a dizer que será melhor porque uma tem aditivos e a outra não (e não ao facto de terem um índices de octanas diferentes); é isso?

                                                          É que a vantagem desses aditivos ainda é muito mais discutível (muito mais que oíndice de octanas, que é fácil do "controlar, ao contrário dos beneficiários "extraordinários" desses aditivos secretos - que ninguém regula/controla), entrado muitas vezes no markting/publicidade enganosa!


                                                          É um pouco como o Calcitrim, baba de caracol, cogumelo do tempo e outras "tretas" que aparecem sistematicamente nas manhãs e tardes da televisão...
                                                          Não são medicamentos (não são controlados/regulados) nem tem qualquer efeito secundário; mas também não tem nenhum efeito "primário"...
                                                          Embora, não falte gente que jura a "pés juntos" que aquilo funciona...

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                            Ou seja, pelo que percebi, quando referes que é "melhor para o motor", estás a dizer que será melhor porque uma tem aditivos e a outra não (e não ao facto de terem um índices de octanas diferentes); é isso?

                                                            É que a vantagem desses aditivos ainda é muito mais discutível (muito mais que oíndice de octanas, que é fácil do "controlar, ao contrário dos beneficiários "extraordinários" desses aditivos secretos - que ninguém regula/controla), entrado muitas vezes no markting/publicidade enganosa!


                                                            É um pouco como o Calcitrim, baba de caracol, cogumelo do tempo e outras "tretas" que aparecem sistematicamente nas manhãs e tardes da televisão...
                                                            Não são medicamentos (não são controlados/regulados) nem tem qualquer efeito secundário; mas também não tem nenhum efeito "primário"...
                                                            Embora, não falte gente que jura a "pés juntos" que aquilo funciona...
                                                            Antes de me registar aqui no fórum não sabia nem estava sequer informado sobre essas tais diferenças (ou semelhanças) que existem da 98 ou 95, e já muito antes metia esporadicamente 98 e, de todas as vezes que coloquei 98 senti uma pequena diferença na performance na mota. Então como é que um leigo nesta matéria (eu), que nunca tinha ouvido falar anteriormente que 98 dava mais rendimento (ou não) que 95, sentiu diferenças? E não, a minha mota não tem como combustível recomendado 98, mas sim qualquer combustível que tenha, no mínimo, octanagem 91.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                                              Antes de me registar aqui no fórum não sabia nem estava sequer informado sobre essas tais diferenças (ou semelhanças) que existem da 98 ou 95, e já muito antes metia esporadicamente 98 e, de todas as vezes que coloquei 98 senti uma pequena diferença na performance na mota. Então como é que um leigo nesta matéria (eu), que nunca tinha ouvido falar anteriormente que 98 dava mais rendimento (ou não) que 95, sentiu diferenças? E não, a minha mota não tem como combustível recomendado 98, mas sim qualquer combustível que tenha, no mínimo, octanagem 91.
                                                              E nunca te aconteceu, com o mesmo depósito de gasolina, "sentires" que a mota num dia está a puxar melhor que no dia anterior? A mim acontece-me frequentemente.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X