sinceramente.. acho que colocaste o oleo com a especificacao errada. É o que acontece quando o oleo nao é o correcto. Eles comem óleo quando nao tem a aprovação necessária.
Marca e modelo do oleo que meteste, para confirmar se tem as aprovações necessárias ou não.
PS. a malta vai pelo preço e depois..
PS2. é o 1.8 de que ano? Antes ou depois do ano 2000?
Editado pela última vez por maxpayne; 26 January 2014, 18:32.
Quem me dera que o meu carro só gastasse 1L a cada 5000kms
E é muito mais novo que esse e tem 1/3 dos kms. Portanto, como vês, não é por aí.
Nisto do consumo de óleo, e partindo do princípio que o óleo que usas é recomendado, importa verdadeiramente saber é o historial de consumo de óleo. Se consome desde novo de forma linear, tudo bem. Se começa a consumir de um momento para o outro, aí algo se passa.
sinceramente.. acho que colocaste o oleo com a especificacao errada. É o que acontece quando o oleo nao é o correcto. Eles comem óleo quando nao tem a aprovação necessária.
Marca e modelo do oleo que meteste, para confirmar se tem as aprovações necessárias ou não.
PS. a malta vai pelo preço e depois..
PS2. é o 1.8 de que ano? Antes ou depois do ano 2000?
o óleo é 10w40 e é o 1.6 de 99
por usar esse óleo gasta mais ? Se fosse com o 5w40 ja não gastava assim ?
A sério que há quem considere este consumo de óleo normal? Eu não...
Dados os km em causa, e se não há mesmo fugas por outra forma (testa com um cartão debaixo do carro...) eu provavelmente apostaria numa troca de segmentos...
Vê, como disseram anteriormente, se o óleo colocado é o indicado para o motor.
Se é normal ou não, acho que já se disse muita coisa acertada por aqui. Será preciso perceber se este consumo é de agora, ou não, mas isso já não deverás saber (digo eu). Depois falamos num carro com cerca de 15 anos e sabe-se lá quantos kms.
Por experiência própria, passou por casa um toledo com esse motor que sempre foi assistido a tempo e horas e levou um bom tratamento a nivel de percursos e condução. Se vos disser que nunca fiz um atesto de óleo, podem acreditar...e foram 12 anos e 232 mil kms. Foi um dos carros mais fiáveis que passou nas minhas mãos.
Dito isto, e considerando a idade e os possiveis kms, 0.2L óleo por cada 1000kms, não me parece descabido. As marcas defendem-se de uma maneira abusiva e dizer que é normal, um carro consumir 1L de óleo a cada 1000 kms serve apenas para sacudir a água do capote.
o óleo é 10w40 e é o 1.6 de 99
por usar esse óleo gasta mais ? Se fosse com o 5w40 ja não gastava assim ?
Viscosidade correta pelo ano do seu carro, pois cumpre a norma VW 501.01, que usa 10w40. A 5w40 é na norma VW 502/505.00
O motor do seu carro é o 1.6 SR.
Nos carros VAG, os manuais são enfáticos que o consumo de óleo é de um litro a cada 1000 km. No seu carro, o que pode estar acontecendo é que seus retentores de válvulas estão gastos, provavelmente devem ser OEM. O sintoma é que, como os retentores não vedam a contento, o óleo é queimado junto na combustão. Por isso que o escapamento, caso se já verificou, não está melado de óleo e não há vazamento.
O jogo é normalmente barato. Basta encostar o carro na oficina e mandar fazer o serviço.
Editado pela última vez por adenilson707; 26 January 2014, 22:08.
Já tive um carro (também Audi) a gastar mais de 1 litro a cada 1000km e não se notava qualquer falha no motor. Puxava muito bem, o turbo não assobiava, pegava bem em quente.
Para um olhar atento só se notava um fumo azulado quando se carregava a fundo. O motor tinha compressão (fiz o teste) mas o problema estava nos segmentos raspadores/rapadores que estavam gastos e não limpavam bem o óleo do pistão quando ele descia o que fazia com que o óleo fosse queimado na câmara de combustão.
São problemas estranhos e difíceis de identificar porque não há sintomas.
Viscosidade correta pelo ano do seu carro, pois cumpre a norma VW 501.01, que usa 10w40. A 5w40 é na norma VW 502/505.00
O motor do seu carro é o 1.6 SR.
Nos carros VAG, os manuais são enfáticos que o consumo de óleo é de um litro a cada 1000 km. No seu carro, o que pode estar acontecendo é que seus retentores de válvulas estão gastos, provavelmente devem ser OEM. O sintoma é que, como os retentores não vedam a contento, o óleo é queimado junto na combustão. Por isso que o escapamento, caso se já verificou, não está melado de óleo e não há vazamento.
O jogo é normalmente barato. Basta encostar o carro na oficina e mandar fazer o serviço.
a questão do dinheiro não e problema porque esta na garantia mas ja tenho instalação gpl marcada para daqui a duas semanas e queria isto resolvido antes da instalação , por isso gostava de saber mais ou menos o que se trata por alto para o mandar para garantia
A sério que há quem considere este consumo de óleo normal? Eu não...
Dados os km em causa, e se não há mesmo fugas por outra forma (testa com um cartão debaixo do carro...) eu provavelmente apostaria numa troca de segmentos...
Vê, como disseram anteriormente, se o óleo colocado é o indicado para o motor.
1 litro a cada 1000 kms não acho normal.
1 litro a cada 5000 kms não acho que seja a norma, mas conseguia viver bem com isso.
Cada motor tem as suas particularidades, dois motores iguais ou semelhantes podem ter um comportamento diferente.
Cá em casa um dos 1.6l (B6 Mazda) não gasta rigorosamente nada, já fiz 13 mil kms com o mesmo óleo e parece impossivel porque na vareta não se nota nada.
O outro é preciso acrescentar, consumia 1 litro a cada 7000 ou 8000 kms por aí.
Ambos levam exactamente o mesmo óleo e o segundo até tinha menos kms e é uma versão melhorada do primeiro motor.
Mas, não estou seguro em afirmar que o primeiro motor esteja em melhor estado que o segundo...
1 litro a cada 1000 kms não acho normal.
1 litro a cada 5000 kms não acho que seja a norma, mas conseguia viver bem com isso.
Cada motor tem as suas particularidades, dois motores iguais ou semelhantes podem ter um comportamento diferente.
Cá em casa um dos 1.6l (B6 Mazda) não gasta rigorosamente nada, já fiz 13 mil kms com o mesmo óleo e parece impossivel porque na vareta não se nota nada.
O outro é preciso acrescentar, consumia 1 litro a cada 7000 ou 8000 kms por aí.
Ambos levam exactamente o mesmo óleo e o segundo até tinha menos kms e é uma versão melhorada do primeiro motor.
Mas, não estou seguro em afirmar que o primeiro motor esteja em melhor estado que o segundo...
tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
Não vais conseguir ativar a garantia com um consumo de 1 litro a cada 5000 kms, eles vão dizer que é "normal" e até pode bem ser. Os motores não nascem 100% iguais.
tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
Já sabes se vais perder a garantia por colocares GPL?
Viscosidade correta pelo ano do seu carro, pois cumpre a norma VW 501.01, que usa 10w40. A 5w40 é na norma VW 502/505.00
O motor do seu carro é o 1.6 SR.
Nos carros VAG, os manuais são enfáticos que o consumo de óleo é de um litro a cada 1000 km. No seu carro, o que pode estar acontecendo é que seus retentores de válvulas estão gastos, provavelmente devem ser OEM. O sintoma é que, como os retentores não vedam a contento, o óleo é queimado junto na combustão. Por isso que o escapamento, caso se já verificou, não está melado de óleo e não há vazamento.
O jogo é normalmente barato. Basta encostar o carro na oficina e mandar fazer o serviço.
O meu toledo, por volta dos 160 mil kms, precisou de substituir o retentor da árvore de cames e da cambota. É de facto algo barato de trocar e pode ser por aí. Mas se for, também se vê as fugas.
O meu toledo, por volta dos 160 mil kms, precisou de substituir o retentor da árvore de cames e da cambota. É de facto algo barato de trocar e pode ser por aí. Mas se for, também se vê as fugas.
E entre o nível máximo e mínimo da vareta e mesmo so 1 litro ?
Esse consumo não é normal para o motor em questão. Os bêbados em óleo eram os 1.4, e tenho cá em casa um que leva 1L a cada 10.000 kms, desde que saiu do stand.
Ou tem óleo errado (falta dizeres qual puseste, o dizeres 10w40 não quer dizer nada. Pode ser um 10w40 adequado ou não), ou já pode apresentar falha nos componentes acima descritos - segmentos ou retentores.
Tenho um carro com esse motor (1.6 sr) e não gasta ponta de óleo entre as mudas a cada 15.000. Até agora tenho usado bons 5w40 (que têm propriedades muito superiores aos 10w40), e na ultima muda comecei a usar um 5w30, com a norma mais recente da VW, como experiência pessoal a ver se vai gastar óleo.
Até agora, em 3.000 kms, o nível está inalterado, e com uma suavidade superior.
Se tiveres oportunidade, leva-o a alguém de confiança para teres provas de desgaste para activares a garantia. Depois disso resolvido, tens aí um motor para fazer kms sem grandes problemas, e que casa muito bem com GPL!
tbm vivo bem com 1l a cada 5mil mas o problema e que ao meter a gás vai "limpar " o motor e tirar algum carvão e ai o consumo de óleo ainda será maior e ja que esta na garantia ha que aproveitar .
Tbm ja tive um clio que cheguei a fazer 12mil com o mesmo oleo e sem se notar na vareta
Faz um teste de compressão ao motor, se estiver tudo Ok então pode avançar com o GPL.
1 litro a cada 5000 km não é nada de grave, até pode ser simplesmente o tubo que recolhe os vapores de óleo e que vai ao cárter que esteja com fuga na união. Antes de mais é preciso investigar fugas, depois o teste de compressão e está a andar.
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