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    #61
    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
    Li, e então? Tens noção que isso é em comparação com os sistemas tradicionais de injecção indirecta e não em comparação com sistemas Diesel?

    Tudo aquilo aí apontado como possível fonte de problemas em motores GDI, aplica-se a motores Diesel Common-Rail, mas magnificado umas quantas vezes

    Sabes que por exemplo o circuito de "alta pressão" num motor GDI tem 100~300bar, enquanto num Diesel actual tem cerca de 2000? Sabes o preço de uma bomba de alta pressão para um motor a gasolina e para um a gasóleo?
    Editado pela última vez por SRLA; 31 January 2014, 10:10.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
      Aquilo a que chamas futorologia já é neste momento um problema atual. Pergunta aos primeiros possuidores de GDI's.
      Nao querendo guerras com ninguem, mas deves ter um tipo de leitura muito selectiva Apenas les o que te interessa.

      Estas te a referir as unidades GDI como se fosse um mal geral da nova geraçao Otto.

      Esqueces no entanto, todos os problemas que o Diesel de ultima geraçao tem tido Sera esquecimento ou nao convem lembrar isso?

      A mim podem me dizer que Batatas Fritas sao muito boas e um manjar dos Deuses, no entanto eu sem provar, nao posso dizer que é verdade.

      Como ja tive os 2 mundos ( Otto e Diesel), prefiro de longe um Otto a um Diesel.

      Ahhhhh e se me derem a escolher entre um motor atmosferico e um turbinado, prefiro de longe um atmosferico

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
        Li, e então? Tens noção que isso é em comparação com os sistemas tradicionais de injecção indirecta e não em comparação com sistemas Diesel?

        Tudo aquilo aí apontado como possível fonte de problemas em motores GDI, aplica-se a motores Diesel Common-Rail, mas magnificado umas quantas vezes

        Sabes que por exemplo o circuito de "alta pressão" num motor GDI tem 100~300bar, enquanto num Diesel actual tem cerca de 2000? Sabes o preço de uma bomba de alta pressão para um motor a gasolina e para um a gasóleo?
        Ja nem falando que um motor diesel actual sem turbo é como uma bicicleta sem pedais Mas pronto..... isso nao interessa por agora

        Comentário


          #64
          Faço 30kkm/ano - tenho um Honda Jazz 1.2 I-VTEC de 2011, comprado novo, agora com 93kkm.

          Factos:
          média efectiva de 6l/100 (eu sou bruto a conduzir, há bastante cidade, reduções para ultrapassar, muitos km acima dos 120...)
          Custou 13800€ - novo
          Seguro contra todos os riscos sem franquia 400€ / ano (tenho 30 anos e 12 de carta)
          Gastos: manutenção normal e gasolina, não há registo de avarias ou luzinhas.

          Um carro do mesmo segmento à gasóleo custa sempre mais 3 ou 4 K€.
          Com a minha condução nenhum faz menos de 5,5l/100.
          É muito raro a diferença entre combustíveis ultrapassar os 20cts.
          O seguro de um carro mais caro é sempre superior.

          E o prazer de ouvir as 6000rpm

          Irei trocar um dia destes... por um Civic a gasolina é claro!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
            Li, e então? Tens noção que isso é em comparação com os sistemas tradicionais de injecção indirecta e não em comparação com sistemas Diesel?

            Tudo aquilo aí apontado como possível fonte de problemas em motores GDI, aplica-se a motores Diesel Common-Rail, mas magnificado umas quantas vezes

            Sabes que por exemplo o circuito de "alta pressão" num motor GDI tem 100~300bar, enquanto num Diesel actual tem cerca de 2000? Sabes o preço de uma bomba de alta pressão para um motor a gasolina e para um a gasóleo?
            Eu não digo que os diesel sejam mais fiaveis que os otto. Tenho dos dois e, o diesel só me tem dado chatisses. Por km, contando todos os custos, o otto, até agora, ficou-me mais barato que diesel. Comprados novos, já ultrapassaram (há algum tempo) 150.000 km cada um.

            Deve haver um erro de interpretação. Talvez não me tenha explicado bem. O que eu digo é que a fiabilidade dos otto está a descer, devido à incorporação de turbos e sistemas de injeção direta. O downsizing subsquente, vai agravar mais ainda o problema.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
              Ja nem falando que um motor diesel actual sem turbo é como uma bicicleta sem pedais Mas pronto..... isso nao interessa por agora
              Ver resposta acima

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                Aquilo a que chamas futorologia já é neste momento um problema atual. Pergunta aos primeiros possuidores de GDI's.
                Então agora falamos dos primeiros casos? Podiamos falar de todos os primeiros casos no que respeita aos diesel. Não quero guerras contigo, mas não estamos a discutir a mesma coisa. Falou-se de durabilidade, não fiabilidade, se bem que são pontos que se tocam. Para mim, não há diferenças que justifiquem que o diesel dure mais. Há sim diferenças noutros campos (o custo reparativo dos componentes diesel são um absurdo em comparação com os componentes a gasolina, mas isto é a outra questão, da fiabilidade).

                É como te digo, hoje olhas para o que se fez até então e tiras conclusões. Amanhã fazes o mesmo, com a actualidade da época. Agora não podes concluir (podes supor, claro) que o que se faz hoje em diesel vai ser melhor em durabilidade que a gasolina. Depois vê-se isso

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por madeira Ver Post
                  Faço 30kkm/ano - tenho um Honda Jazz 1.2 I-VTEC de 2011, comprado novo, agora com 93kkm.

                  Factos:
                  média efectiva de 6l/100 (eu sou bruto a conduzir, há bastante cidade, reduções para ultrapassar, muitos km acima dos 120...)
                  Custou 13800€ - novo
                  Seguro contra todos os riscos sem franquia 400€ / ano (tenho 30 anos e 12 de carta)
                  Gastos: manutenção normal e gasolina, não há registo de avarias ou luzinhas.

                  Um carro do mesmo segmento à gasóleo custa sempre mais 3 ou 4 K€.
                  Com a minha condução nenhum faz menos de 5,5l/100.
                  É muito raro a diferença entre combustíveis ultrapassar os 20cts.
                  O seguro de um carro mais caro é sempre superior.

                  E o prazer de ouvir as 6000rpm

                  Irei trocar um dia destes... por um Civic a gasolina é claro!
                  É preciso não esquecer que no diesel o pessoal tem medo (eu tenho) e acaba por meter gasóleo aditivado que... é mais caro que a gasolina "normal".

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                    Ja nem falando que um motor diesel actual sem turbo é como uma bicicleta sem pedais Mas pronto..... isso nao interessa por agora
                    Isso existe? Modelo actual a diesel sem turbo?

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                      Então agora falamos dos primeiros casos? Podiamos falar de todos os primeiros casos no que respeita aos diesel. Não quero guerras contigo, mas não estamos a discutir a mesma coisa. Falou-se de durabilidade, não fiabilidade, se bem que são pontos que se tocam. Para mim, não há diferenças que justifiquem que o diesel dure mais. Há sim diferenças noutros campos (o custo reparativo dos componentes diesel são um absurdo em comparação com os componentes a gasolina, mas isto é a outra questão, da fiabilidade).

                      É como te digo, hoje olhas para o que se fez até então e tiras conclusões. Amanhã fazes o mesmo, com a actualidade da época. Agora não podes concluir (podes supor, claro) que o que se faz hoje em diesel vai ser melhor em durabilidade que a gasolina. Depois vê-se isso
                      Mas que mal entendido que aqui vai. Eu nunca disse que o diesel era mais durável ou fiável que a gasolina. Pelo meu caso acho até o contrário. o diesel tem sido uma fonte de problemas e o otto é meter gasolina e andar.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                        Eu não digo que os diesel sejam mais fiaveis que os otto. Tenho dos dois e, o diesel só me tem dado chatisses. Por km, contando todos os custos, o otto, até agora, ficou-me mais barato que diesel. Comprados novos, já ultrapassaram (há algum tempo) 150.000 km cada um.

                        Deve haver um erro de interpretação. Talvez não me tenha explicado bem. O que eu digo é que a fiabilidade dos otto está a descer, devido à incorporação de turbos e sistemas de injeção direta. O downsizing subsquente, vai agravar mais ainda o problema.
                        Essa é, sem dúvida, uma tendência psicológica. É fácil assumir que sim, mas se virmos, o downsizing já existe desde há muito a esta parte. Será que vai ser assim, como dizes? Espero que não, mas...nunca se sabe.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                          Mas que mal entendido que aqui vai. Eu nunca disse que o diesel era mais durável ou fiável que a gasolina. Pelo meu caso acho até o contrário. o diesel tem sido uma fonte de problemas e o otto é meter gasolina e andar.
                          Ver post 37.

                          Se não o disseste, pareceu-me clara a tua posição.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por madeira Ver Post
                            Faço 30kkm/ano - tenho um Honda Jazz 1.2 I-VTEC de 2011, comprado novo, agora com 93kkm.

                            Factos:
                            média efectiva de 6l/100 (eu sou bruto a conduzir, há bastante cidade, reduções para ultrapassar, muitos km acima dos 120...)
                            Custou 13800€ - novo
                            Seguro contra todos os riscos sem franquia 400€ / ano (tenho 30 anos e 12 de carta)
                            Gastos: manutenção normal e gasolina, não há registo de avarias ou luzinhas.

                            Um carro do mesmo segmento à gasóleo custa sempre mais 3 ou 4 K€.
                            Com a minha condução nenhum faz menos de 5,5l/100.
                            É muito raro a diferença entre combustíveis ultrapassar os 20cts.
                            O seguro de um carro mais caro é sempre superior.

                            E o prazer de ouvir as 6000rpm

                            Irei trocar um dia destes... por um Civic a gasolina é claro!
                            Quem vê o que escreves deve estar confuso como eu. Então pareces um piloto a conduzir, gostas de ouvir as 6000 e tens uma média efectiva de 6l/100? Amigo se assim fosse ninguém ia para os diesel...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                              Isso existe? Modelo actual a diesel sem turbo?
                              Nao, obviamente que a umas decadas que isso deixou de existir.

                              No entanto tira o turbo e um qualquer motor diesel e depois ve o resultado que dai advem Tanto em performances como em consumos

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por madeira Ver Post
                                Faço 30kkm/ano - tenho um Honda Jazz 1.2 I-VTEC de 2011, comprado novo, agora com 93kkm.

                                Factos:
                                média efectiva de 6l/100 (eu sou bruto a conduzir, há bastante cidade, reduções para ultrapassar, muitos km acima dos 120...)
                                Custou 13800€ - novo
                                Seguro contra todos os riscos sem franquia 400€ / ano (tenho 30 anos e 12 de carta)
                                Gastos: manutenção normal e gasolina, não há registo de avarias ou luzinhas.

                                Um carro do mesmo segmento à gasóleo custa sempre mais 3 ou 4 K€.
                                Com a minha condução nenhum faz menos de 5,5l/100.
                                É muito raro a diferença entre combustíveis ultrapassar os 20cts.
                                O seguro de um carro mais caro é sempre superior.

                                E o prazer de ouvir as 6000rpm

                                Irei trocar um dia destes... por um Civic a gasolina é claro!
                                Tudo aqui bate certo, menos nas médias. Duvido seriamente que com a mesma condução, em dois carros do mesmo segmento, com potências semelhantes, só haja 0.5 L/100kms de didferença de consumo.

                                Dito isto, percebo e concordo com o resto, e penso que o teu caso é um sério candidato a GPL.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                  Nao, obviamente que a umas decadas que isso deixou de existir.

                                  No entanto tira o turbo e um qualquer motor diesel e depois ve o resultado que dai advem Tanto em performances como em consumos
                                  Nesses tempos os carros a diesel não foram pensados para performance, mas sim para consumos e disponibilidade (binário) a baixas rotações. Hoje em dia, tal como em tudo, o pessoal quer mais, ou seja, mais performance e de preferência com um consumo menor e por isso a fiabilidade dos carros a diesel têm vindo a decrescer a juntar a facto das normas anti-poluição que estão em forte carga nos diesel...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                                    Nesses tempos os carros a diesel não foram pensados para performance, mas sim para consumos e disponibilidade (binário) a baixas rotações. Hoje em dia, tal como em tudo, o pessoal quer mais, ou seja, mais performance e de preferência com um consumo menor e por isso a fiabilidade dos carros a diesel têm vindo a decrescer a juntar a facto das normas anti-poluição que estão em forte carga nos diesel...
                                    Em tempos, tive um diesel 1.8 de 60 burritos, fazia medias de 6L/100 com uma conduçao por vezes nada calma.

                                    Hoje em dia ando com um 1.5 diesel de 90 cavalos e faz medias de 6.5L/100 com uma conduçao calma.

                                    Ambos andam o mesmo, o motor 1.8 era bem vivo e cheio de genica, o motor 1.5 sem a ajuda do turbo nao anda pura e simplesmente.

                                    Onde esta o ganho nestes anos de evoluçao?

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                      Em tempos, tive um diesel 1.8 de 60 burritos, fazia medias de 6L/100 com uma conduçao por vezes nada calma.

                                      Hoje em dia ando com um 1.5 diesel de 90 cavalos e faz medias de 6.5L/100 com uma conduçao calma.

                                      Ambos andam o mesmo, o motor 1.8 era bem vivo e cheio de genica, o motor 1.5 sem a ajuda do turbo nao anda pura e simplesmente.

                                      Onde esta o ganho nestes anos de evoluçao?
                                      Tens qualquer problema com o teu 1.5 de 90 cv para fazeres médias de 6.5 ou a minha ideia de condução calma não o é para ti

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Ver post 37.

                                        Se não o disseste, pareceu-me clara a tua posição.
                                        O que eu escrevi foi: « irás concordar», usando-te como representante geral dos utilizadores que, ao verem os problemas dos otto a aumentar, irão cada vez mais achar que os diesel são muito superiores aos otto.
                                        Fui infeliz nesta tentativa de "generalizar", daí o mal entendido.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Tudo aqui bate certo, menos nas médias. Duvido seriamente que com a mesma condução, em dois carros do mesmo segmento, com potências semelhantes, só haja 0.5 L/100kms de didferença de consumo.

                                          Dito isto, percebo e concordo com o resto, e penso que o teu caso é um sério candidato a GPL.
                                          Com uma condução destas e a gastar 6, nem precisa de GPL.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                                            Tens qualquer problema com o teu 1.5 de 90 cv para fazeres médias de 6.5 ou a minha ideia de condução calma não o é para ti

                                            A minha conduçao calma, é por norma nao ultrapassar as 3000RPM..... O carro tambem nao é meu, se fosse ja o tinha mandado para o lixo a muito tempo

                                            Agora nao espero, nem consigo acreditar, que uma pessoa com um carro identico ao que ando (1.5 90cv) faca consumos milagrosos de 4.5 como muita gente apregoa aos 7 ventos

                                            Ou entao a tua conduçao calma, é de facto mesmo muito calma e demorar 1 hora para fazer um trajecto que se faz em 10 minutos.

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                                              #82
                                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                              Com uma condução destas e a gastar 6, nem precisa de GPL.
                                              Imagina, se gastar 6 a gasolina, deverá gastar 7 a GPL, para uma média de 30 mil Kms/ano ou mais. Como dizia o Guterres, é só fazer as contas

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                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                A minha conduçao calma, é por norma nao ultrapassar as 3000RPM..... O carro tambem nao é meu, se fosse ja o tinha mandado para o lixo a muito tempo

                                                Agora nao espero, nem consigo acreditar, que uma pessoa com um carro identico ao que ando (1.5 90cv) faca consumos milagrosos de 4.5 como muita gente apregoa aos 7 ventos

                                                Ou entao a tua conduçao calma, é de facto mesmo muito calma e demorar 1 hora para fazer um trajecto que se faz em 10 minutos.
                                                Para mim condução calma é não passar as 2000rpm, claro que depois ás 2000 num carro podes ir a 50 e noutro a 6x. E se tem o nome de condução calma é porque não tenho pressa de chegar ao destino, logo tenho tempo, e estar a gastar mais diesel/gasolina/gpl só porque chego lá mais depressa não é comigo porque me custam a ganhar os €...

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                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                                                  Para mim condução calma é não passar as 2000rpm, claro que depois ás 2000 num carro podes ir a 50 e noutro a 6x. E se tem o nome de condução calma é porque não tenho pressa de chegar ao destino, logo tenho tempo, e estar a gastar mais diesel/gasolina/gpl só porque chego lá mais depressa não é comigo porque me custam a ganhar os €...
                                                  O Ribeiros nunca ouviu falar de hipermilling...nada como aprender a utilizar a caixa convenientemente, aprender o ponto de força do motor, aprender a abrandar e não utilizar o travão desnecessariamente entre outros, fazem baixar consumos em 2 litros muitas vezes

                                                  No meu carro a gasolina foi isso mesmo, 2 litros, de 10 para 8.

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                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                    A minha conduçao calma, é por norma nao ultrapassar as 3000RPM..... O carro tambem nao é meu, se fosse ja o tinha mandado para o lixo a muito tempo

                                                    Agora nao espero, nem consigo acreditar, que uma pessoa com um carro identico ao que ando (1.5 90cv) faca consumos milagrosos de 4.5 como muita gente apregoa aos 7 ventos

                                                    Ou entao a tua conduçao calma, é de facto mesmo muito calma e demorar 1 hora para fazer um trajecto que se faz em 10 minutos.
                                                    Eu com o 1.5 dci de 86cv faço sempre médias de 4.5, e não ando a pisar ovos!
                                                    Num megane, este valor subia quase um litro, mas longe dos 6.5 que falas!
                                                    A andar para os consumos, medias de menos de 4 são fácilmente obtidas!

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                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                                                      Quem vê o que escreves deve estar confuso como eu. Então pareces um piloto a conduzir, gostas de ouvir as 6000 e tens uma média efectiva de 6l/100? Amigo se assim fosse ninguém ia para os diesel...
                                                      Tenho um igual mas de 2010 e sim, as médias que ele reporta são as que se obtem numa condução normal. quando o user refere as 6000, não me parece que seja para anda sempre ou muitas vezes a essas rpms, certo? Ninguém anda constantemente a rotações dessas num carro. O jazz é muito poupado em estrada aberta. Consegues fazer 5 e pouco para velocidades de 120/h, com muita facilidade. Aliás, tenho uma 308 1.6hdi 110cv e a velocidades legais os dois fazem médias similares (5 e pouco). Claro que a 308 é do segmento acima, mais pesada, carrinha etc, mas o jazz é muito poupado. Podes ver mais aqui. Se quiseres consumos mais baixos, consegues fazer 4.5/5, com alguma facilidade. Se as pessoas vão para o diesel quando têm este tipo de consumos num carro de segmento identico, não sei. Mas entrar de pés juntos a duvidar de um user sem se saber do que se fala, não me parece lá muito bem.

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                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                                                        Para mim condução calma é não passar as 2000rpm, claro que depois ás 2000 num carro podes ir a 50 e noutro a 6x. E se tem o nome de condução calma é porque não tenho pressa de chegar ao destino, logo tenho tempo, e estar a gastar mais diesel/gasolina/gpl só porque chego lá mais depressa não é comigo porque me custam a ganhar os €...
                                                        Eu conheço bem essa condução, sem pressa para chegar ao destino... quando vou trabalhar também é essa que uso.

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                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
                                                          Ja nem falando que um motor diesel actual sem turbo é como uma bicicleta sem pedais Mas pronto..... isso nao interessa por agora

                                                          A reputação de que os diesel são motores infaliveis até mesmo indestrutiveis em algumas mentes, vem precisamente desse tempo em que os diesel tinham de ter cilindradas enormes para ter uma fracção de um qualquer motor a gasolina de baixissima cilindrada.

                                                          Os motores industriais trabalham todos com essas permissas cilindradas enormes regimes baixissimos, assim se um diesel não durasse, nada mais duraria, metessem um motor a gás ou a gasolina e obtinham tanta ou mais potência nos mesmos regimes.
                                                          Os diesel apenas começaram a ser mais aceites desde que se começaram a aproximar das potencias desenvolvidas por um qualquer básico motor atmosférico a gasolina.
                                                          Mas para desenvolverem essas potencias têm de passar a turbinados, ou então não se safam.
                                                          Ainda me lembro em tempos idos, ir numa carripana a diesel, peugeot, aquilo não andava nada vazia, quando era carregada borrava-se toda.
                                                          Era ver as carrinhas nissan e datsun com motores a gasolina atmosféricos carregadas de cagulo e a desenvolverem como se nada fosse.
                                                          Editado pela última vez por m4nn1pul0; 31 January 2014, 12:31.

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                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                                                            A reputação de que os diesel são motores infaliveis até mesmo indestrutiveis em algumas mentes, vem precisamente desse tempo em que os diesel tinham de ter cilindradas enormes para ter uma fracção de um qualquer motor a gasolina de baixissima cilindrada.

                                                            Os motores industriais trabalham todos com essas permissas cilindradas enormes regimes baixissimos, assim se um diesel não durasse, nada mais duraria, metessem um motor a gás ou a gasolina e obtinham tanta ou mais potência nos mesmos regimes.
                                                            Os diesel apenas começaram a ser mais aceites desde que se começaram a aproximar das potencias desenvolvidas por um qualquer básico motor atmosférico a gasolina.
                                                            Mas para desenvolverem essas potencias têm de passar a turbinados, ou então não se safam.
                                                            Ainda me lembro em tempos idos, ir numa carripana a diesel, peugeot, aquilo não andava nada vazia, quando era carregada borrava-se toda.
                                                            Era ver as carrinhas nissan e datsun com motores a gasolina atmosféricos carregadas de cagulo e a desenvolverem como se nada fosse.
                                                            Boas m4nn1pul0,

                                                            Realças aí detalhes pertinentes, relativamente ao conceito da durabilidade.

                                                            Mas já agora, o que achas sobre o caso específico do ex. que pergunto no post # 45 (página anterior)?
                                                            (Isto é, a nível de longevidade daqueles componentes.)

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por SalazaR6 Ver Post
                                                              Quem vê o que escreves deve estar confuso como eu. Então pareces um piloto a conduzir, gostas de ouvir as 6000 e tens uma média efectiva de 6l/100? Amigo se assim fosse ninguém ia para os diesel...
                                                              É impossível, isto dos consumos há de ser sempre a mesma coisa, o seu carro ha de beber sempre pouco e os da "concorrencia" hão de beber sempre que nem uns cavalos.

                                                              É impossível com a condução à bardajão que o user aparenta ter fazer uns 6lt.

                                                              Comentário

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