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    #61
    Por essas tretas todas e por viver no pais que vivo é que tive de tirar todas as porras do carro (e não eram nada de outro mundo)e para homologar jante 14 para 15 em que o carro só ficou a ganhar em segurança paguei uma massa exagerada e perdi imenso tempo com papeladas....
    Já não basta ter um Civic de 94 (carro muito sugeito a paragens stop e inspeçoes a dedo)pois tb não quero ter chatiçes com a autoridade nem passar por guna....

    È de lamentar o exagero automobilistico por parte das autoridades em relação a alterações em que na maioria dos casos só dá a ganhar em segurança.

    Não percebo tb como não se pode ter medidas de pneus acima do livrete (não vejp perigo nisso bem pelo contrario) mas no entanto podes ter displays xpto , gps , pdas , radios "arvore-de-natal-cheios de luzes" , dvd e todas as azeiteirices e ISSO SIM È PERIGOSO PARA A CONDUÇÂO pois é sabido que distrai o condutor...enfim....
    Já agora porque não limitar em PT todos os carros a 60cv......é que muita potencia é perigoso.....só falta ISSO!

    Comentário


      #62
      citação:Originalmente colocada por rubenvalente

      citação:Originalmente colocada por PowerSlide

      Mas só tens um escape e umas jantes? E a medida das jantes não está no livrete?
      Eu tenho um escape supersprint que quero substituir pelo de origem porque faz muito barulho e o carro desenvolve mais em baixas mas perde e muito em altas e tenho uma panela final de rendimento e de resto tenho umas jantes 16 com pneus 205, não tenho mais nada modificado, mas ok, e o carro comporta-se lindamente, mas claro que os teóricos vão dizer tretas tipo: - ai e sabes se não vai partir um amortecedor, ou se os travões travam bem???
      Não sabes pois não???[xx(][xx(][xx(]
      Vai a um engenheiro para ele te ver isso..sim porque ele sim conduz e sabe ver isso, relamente eu com jante 16 em vez de 15 vai fazer uma diferença...[xx(]
      É isto que me irrita em portugal, o pessoal tem a mania que quem estuda é que sabe tudo, e depois o que se vê é pessoal que estudou tanto só para ganhar rios de dinheiro e não porque gostam daquilo, ou isso ou pessoal que estuda para alegrar os pais e alimentar os vizinhos que adoram perguntar o que estamos a estudar e em que ano estamos pra comparar com os filhos deles....
      É triste ver como a sociedade vai nalgumas partes, agora quem quiser ser realista vê, quem não quiser não vê.
      Olha eu ando com a minha filha no carro e se tu mudas as jantes de 15 pra 16 pode ate num fazer diferença, mas a falta ke cometes é a mesma ke o doido ke muda para 20 e de 175/65 15" para 240/40 20"
      e depois anda com a trampa do carro como se fosse um carro de competição revisto no fim da cda prova de meia-duzia de voltas..
      e um belo dia la vai a direção pro galheiro e ke leva com ele é um gajo kk como eu ke ia todo porreiro da vida com a familia no sentido contrario...

      e ja agora tens pneus 205 e ke pneus tem o carro homologado???

      Ja agopra pelos vistes a alteraçãozinha de escape num deu grande resultado afinal o irritante ke estudou o sistema de escape do carro parace ke percebia kk coisita do assunto

      triste, muito triste ... verdadeiramente lamentavel

      Comentário


        #63
        citação:Originalmente colocada por crizl

        Bem, o meu irmao ja foi parado na auto-estrada porque os policias disseram que o Evolution VII dele tinha o escape "tunado" (por ser desportivo)...tipo...o escape dos Evo ja vem desportivo de fabrica! Ele aínda teve que pagar 250€ de multa!
        Não percebo! Eu nao sei, mas nessas paragens da policia, ha algum mecanico/engº?
        Quando tive em Japao havia sempre uma equipa de mecanicos para comprovarem mesmo se o carro sofreu alteraçoes tunning ou se o carro ja vem assim de fábrica...!

        Se o governo quer fazer cumprir essas leis de segurança...que as faça como deve de ser!

        =X
        Mas se ele num mexeu no escape não tem ke pagar a multa
        vai ao concessionario da marca pede uma declaração em como o carro é mesmo assim manda uma carta de reclamação ao comandante geral da brigada de transito

        cpts

        Comentário


          #64
          citação:Não percebo tb como não se pode ter medidas de pneus acima do livrete (não vejp perigo nisso bem pelo contrario)
          pois ai é que está!

          é que razoes nao faltam...

          depende da medida, depende do carro, depende se ha mais alteraçoes, depende de muita coisa.
          sim, é mesmo um FACTO que muitas vezes o aumento de jante ou largura so tras problemas ao comportamento. comportamento não é so velocidade de passagem em curva.

          a ideia de que mais borracha = mais segurança so deve ser valida nos preservativos, e mesmo ai...

          citação:Mas se ele num mexeu no escape não tem ke pagar a multa
          vai ao concessionario da marca pede uma declaração em como o carro é mesmo assim manda uma carta de reclamação ao comandante geral da brigada de transito
          ao pagar, está-se a dar como culpado.
          se nao pagar fica com uma guia de substituiçao dos documentos, que tem uma validade bastante limitada e uma utilizaçao bastante limitada, nao te dando grande margem (de tempo e de manobra) para te defenderes decentemente.

          Comentário


            #65
            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

            :D

            cá está um bom exemplo do "estamos muito bem na m***a, nao mexe"

            temos uma DGV que aprova viaturas conforme um papel passado pelo fabricante. o papel passado pelo fabricante é passado por alguem que nao inspeciona o veiculo, nem tem ponta de noçao de qual a influencia que a peça vai ter no carro. pura burocracia.
            SIM, É POSSIVEL APROVAR JANTES 20 NUM CLIO!!!! basta dirigires-te à Renault e seres simpatico. a DGV nao tem poder para recusar perante a carta, nem uma IPO de chumbar o carro.

            o alemão vai a uma oficina e compra certo material. o alemao sabe à partida que TODO ESSE MATERIAL está homologado para a viatura em questao. o vendedor NAO VENDE nem material nao homologado (ponto final), nem monta material nao homologado para a viatura. porque é que nao vende? sao so uns anos de prisao e o negocio fechado...ameaça essa que eles tendem a levar a serio porque os tribunais funcionam e a policia idem.

            em portugal podes montar quaisquer molas em qualquer carro, SEM RESTRIÇOES. quanto muito basta o tal papel...a tua simpatia chega para to passarem. podes montar quaisquer jantes em qualquer carro. os vendedores vendem o que querem, seja bom, mau, adequado ao carro ou nao. eu nao vejo semelhanças, nem uma.

            o alemao nao tem que ir a qualquer inspecçao ou pedir qualquer tipo de homologaçao ou perder "que tempos" à procura de um amigo na marca que lhe passe a declarçaoa para depois ir à DGV pedir o papelinho da moda. basta o material ser homologado para o carro (percebes a diferença?).

            o alemao nao leva com bitaites como "tem um escape X portanto anda em corridas" ou "tem jantes diferentes, é a causa de todas as mortes nas estradas" ou ainda "tem carro alterado, o mais provavel é ser pedofilo". a tal cidadania...a tal mentalidade..

            lei é lei, é para cumprir, como dizes e bem. não é por isso que deixa de ser uma lei ESTUPIDA, desadequada em todos os aspectos, e nao é por isso que deixo de lutar por uma lei minimamente decente.

            lei é lei, é para cumprir, com a diferença que o alemao ao cumprir a lei está a garantir que o carro não vai ter problemas de segurança (mais que o original). o portugues, ao cumprir a lei, NAO SABE se o seu carro é mais seguro, igual, ou menos que o de origem.

            depois temos a formaçao dos profissionais. um policia portugues nao tem FORMAÇAO para distinguir um escape de origem de um alterado mas adequado de um desadequado, nem tao pouco sabe se o escape que está no livrete (cidadao cumpridor!) corresponde ao que está montado no carro. nunca lhes foi dada formaçao nesse sentido!!! o caso do Evo que apareceu nesta pagina é a PROVA disso. um escape DE ORIGEM pagou multa por nao estar de origem.
            os inspectores nas IPO's tambem nao teem formaçao para estes casos.
            tanto num caso como noutro, descontam-se os policias/inspectores que no seu tempo livre gostam de carros e se dao ao trabalho de investigar. sao raros...

            o policia alemao está treinado para saber distinguir as coisas de modo minimamente fiavel. a ponto de A PROPRIA POLICIA criar uma campanha cujo slogan era +- "tune it safe".
            Por acaso eu não acredito ke se fores simpatico o importador de kk das marcas ke se comercializam ca te passe um papel para homologação de peças ke não possa garantir...

            mas eu disse no inicio do meu 1º post aki ke não ia dissertar sobre a bondade da lei. Se a lei não presta e neste campo concordo contigo muda-se a lei, ninguem diz ke é facil mas é o caminho
            fazer as alterações á toa é ke não...

            e claro ke kem vende num ker saber, mas ke tem carro não pode dizer ke não sabe ke não pode mexer nas especificações do carro...

            Comentário


              #66
              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

              citação:Não percebo tb como não se pode ter medidas de pneus acima do livrete (não vejp perigo nisso bem pelo contrario)
              pois ai é que está!

              é que razoes nao faltam...

              depende da medida, depende do carro, depende se ha mais alteraçoes, depende de muita coisa.
              sim, é mesmo um FACTO que muitas vezes o aumento de jante ou largura so tras problemas ao comportamento. comportamento não é so velocidade de passagem em curva.

              a ideia de que mais borracha = mais segurança so deve ser valida nos preservativos, e mesmo ai...
              Elise não adianta , esta malta não entende , devem trabalhar todos no dpt de engenharia da Michelim , BR e afins... todos os dias levo com estas teorias do "porque raio não podemos ter pneus maiores"

              Comentário


                #67
                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                citação:Não percebo tb como não se pode ter medidas de pneus acima do livrete (não vejp perigo nisso bem pelo contrario)
                pois ai é que está!

                é que razoes nao faltam...

                depende da medida, depende do carro, depende se ha mais alteraçoes, depende de muita coisa.
                sim, é mesmo um FACTO que muitas vezes o aumento de jante ou largura so tras problemas ao comportamento. comportamento não é so velocidade de passagem em curva.

                a ideia de que mais borracha = mais segurança so deve ser valida nos preservativos, e mesmo ai...

                citação:Mas se ele num mexeu no escape não tem ke pagar a multa
                vai ao concessionario da marca pede uma declaração em como o carro é mesmo assim manda uma carta de reclamação ao comandante geral da brigada de transito
                ao pagar, está-se a dar como culpado.
                se nao pagar fica com uma guia de substituiçao dos documentos, que tem uma validade bastante limitada e uma utilizaçao bastante limitada, nao te dando grande margem (de tempo e de manobra) para te defenderes decentemente.
                Mas já me aconteceu, kando comprei o meu 1º carro novo (um clio RT 1.2) foi no ano em ke aboliram as palas e o meu foi dos 1ºs a vir sem elas na via rapida da Costa fui mandado parar pela bT de instrução, o maçarico multou-me por não ter palas e kando reclamei veio de lá com o calhamaço do código a apontar para o artigo xpto etc e tal, e u rtespondi-lhe passe a multa ke eu de certeza ke não pago, fui buscar o carro hoje ao stand eles tem ke entrgar os carros conforme a lei o problema num é meu...
                mas no fim foi o ke tive de fazer reclamar para o cmdte da brigada de transito com uma declaração da renault em como vendeu o carro assim.
                cpts

                Comentário


                  #68
                  citação:Por acaso eu não acredito ke se fores simpatico o importador de kk das marcas ke se comercializam ca te passe um papel para homologação de peças ke não possa garantir...
                  quando quiseres jantes 20" homologadas num clio, ou mesmo 35", para mim está a um telefonema de distancia. não pagas nada à renault (normalmente sao 25 ou 30€), se bem que agradeço que me pagues o telefoneam...

                  preferes o R5? ou o "joaninha"? tambem se arranja.

                  a Renault (como qqr outra) nao tem qualquer obrigaçao legal de garantir a segurança do que quer que seja para estes casos, dai nao ser preciso alguem qualificado para passar o papel, nem tao pouco uma investigaçao leve a cada caso.
                  dai que seja perfeitamente LEGAL esta "oferta" que te estou a fazer.

                  citação:e claro ke kem vende num ker saber, mas ke tem carro não pode dizer ke não sabe ke não pode mexer nas especificações do carro...
                  pois ai é que está um dos grandes "trunfos" da lei alemã! responsabiliza quem vende e quem monta!!

                  quem compra nao tem que saber se o que vai por no carro é bom ou nao. é um cidadao comum, tem os gostos que tem, tem o conhecimento que tem.
                  ja o PROFISSIONAL que [u]vende peças de automovel</u> tem OBRIGAÇAO de saber - ou pelo menos sabe onde obter - a informaçao que precisa ANTES de vender.
                  claro que se lhe perguntares qual o melhor investimento para a tua fortuna, ele nao sabe...mas o PROFISSIONAL no banco tem obrigaçao de saber.
                  como cliente, a tua funçao é PERGUNTAR e ACREDITAR na competencia do PROFISSIONAL, sabendo que a LEI está de ambos os lados a proteger a segurança do TEU veiculo.

                  o problema é: quantos profissionais serios ha a trabalhar no ramo? 1...2...
                  quantos profissionais de vendas ha no ramo? muitos.
                  muitos sabem vender. poucos sabem que o uqe estão a vender é adequado ao que o cliente quer e para o carro em questao.
                  ver tabelas é facil, interpreta-las nao está ao alcance de todos.

                  dai eu achar que é necessario impor responsabilidades a quem vende e monta, mais até que a quem compra.

                  citação:Mas já me aconteceu, kando comprei o meu 1º carro novo (um clio RT 1.2) foi no ano em ke aboliram as palas e o meu foi dos 1ºs a vir sem elas na via rapida da Costa fui mandado parar pela bT de instrução, o maçarico multou-me por não ter palas e kando reclamei veio de lá com o calhamaço do código a apontar para o artigo xpto etc e tal, e u rtespondi-lhe passe a multa ke eu de certeza ke não pago, fui buscar o carro hoje ao stand eles tem ke entrgar os carros conforme a lei o problema num é meu...
                  mas no fim foi o ke tive de fazer reclamar para o cmdte da brigada de transito com uma declaração da renault em como vendeu o carro assim.
                  cpts
                  entretanto a lei mudou, ja nao te dá tantas hipoteses.
                  agora pagas NA HORA. a tua unica opçao para nao pagar, é ficares com uma guia de substituiçao de documentos, que te dá uma liberdade bastante limitada, sendo quase impossivel defenderes-te do que quer que seja, por mais razao que tenhas. ou seja, basicamente és forçado a pagar e nao bufar...

                  Comentário


                    #69
                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                    quando quiseres jantes 20" homologadas num clio, ou mesmo 35", para mim está a um telefonema de distancia. não pagas nada à renault (normalmente sao 25 ou 30€), se bem que agradeço que me pagues o telefoneam...

                    preferes o R5? ou o "joaninha"? tambem se arranja.

                    a Renault (como qqr outra) nao tem qualquer obrigaçao legal de garantir a segurança do que quer que seja para estes casos, dai nao ser preciso alguem qualificado para passar o papel, nem tao pouco uma investigaçao leve a cada caso.
                    dai que seja perfeitamente LEGAL esta "oferta" que te estou a fazer.
                    Eu por acaso o ke keria era por as jantes do civic 4p 1.8 no hybrid mas a Honda não homologa e pronto..

                    mas deu para ver por este topico ke o pessoal faz as alterações nos carros sem fazer a menor ideia das eventuais consequencias...

                    mas como em kase tudo neste pais criam-se milhentas regras complicadissimas e com 950.000 dcumentos e rekesições, ke no fundo não fazem sentido o ke leva as pessoas a desculpabilizarem-se de não cumprirem a lei (pois se´num faz sentido) e kem num cumpre uma habitua-se a num cumprir as outras e assim num vamos a lado nenhum...

                    cpts

                    Comentário


                      #70
                      quanto aos oculos da tua mae...

                      dito pela nha instrutora d carta ha 2 anos:
                      "kd tirares foto pra carta tira sem oculos, s algum dia t eskeçes ou por alguma razao nao os tens e es apanhado a conduzir sem eles es logo multado, como tens graduaçao baixa tira SEM OCULOS, caso isso venha a piorar coloca os oculos pra foto"

                      levantei a questao: "entao e s for apanhado com oculos e na carta nao tenho?"
                      ao qual ela respondeu:
                      "nao interessa, kd tirast a carta nao precisavas, a carta so precisa d ser renovada pla primeira vex em 20 anos, durante esse tempo surgem n situaçoes das quais es alheio mas a carta nc t tiram por isso, e mais, nao podes ser multado por conduzir com oculos e nao os teres na carta, s os tens e pk precisas e tas a contribuir pra segurança rodoviaria"

                      nao s deixem cair como otarios, ha mt gente na estrada a fazer caça a multa, pensem bem e com frieza, um agente da policia e um cidadao como kualker outro, a farda e k o destingue nada mais.

                      posso estar errado agora no k disse mas d kk modo olho bem aberto por ai, ha mt gente k so ker entalar ou passar cash por fora.

                      Comentário


                        #71
                        Quando falei em não compreender o facto de n poder meter pneus maiores tou a falar dentro de limites de racionalidade!
                        No meu caso passei de 185/60 em 14" para 195/50 em 15"! e aí sim só fiquei a ganhar!pois o carro já tem 125cv e fica mehor nesta nova medida!
                        Não pretendo ter liberdade para meter 17 ou 18!pois sei que no meu carro era um erro e exagero!

                        Comentário


                          #72
                          citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                          citação:Até estou admirado com este teu post... Mas o que dizes então que se deve fazer???
                          O que achas que devia ser permitido então??? É que vejo-te sempre a falar por inigmas, e se calhar agora vais falar de novo como sempre em enigma...
                          a soluçao é simples e nada enigmatica!

                          as leis simples, logicas e que funcionam para bem de todos ja existem. a serio, so é preciso um tradutor e alguem para assinar no fim.

                          as leis alemãs, por exemplo, sem referirem casos especificos, conseguem restringir quase tudo apenas a alteraçoes saudaveis para a segurança (ou que nao influenciem), sem burocracias, sem stresses. ao mesmo tempo consegue colocar grandes entraves à utilizaçao E VENDA de material nao homologado, bem como a montagem incorrecta (tipo um aileron homologado para o Clio mas montado num saxo, ou montado num clio mas no sitio errado).
                          tudo isto sem papeis ou burocracias.
                          claro, cada um é LIVRE de fazer o que quer! faz o parachoques ao seu gosto, todo bonito....mas tem que ter certo tipo de material, certo tipo de apoios, rigidez X, não influenciar a aerodinamica (ou entao um estudo que comprove qual a influencia na aerodinamica, feito por uma entidade acreditada, estudo esse que nao inclui passagens por secretarias que nunca viram o carro, como no caso da homologaçao das jantes em portugal)..
                          enfim, sem ser especifica, consegue IMPEDIR que cada um faça o que lhe der na telha e FOMENTA a venda e montagem de material adequado.

                          as leis existem, é so traduzir.

                          mas antes disso...é preciso que "alguem" se lembre de acabar com preconceitos, bodes espiatorios, falsas acusaçoes, etc etc. é aqui que "a porca torce o rabo".
                          Bem, eu concordo com tudo isso, eu até estaria disposto a levar o meu carro a uma inspecção própria para o efeito, aliás, eu não percebo é porque não criam um centro onde o pessoal possa ir e ver se existem as condições ou não para ele circular com segurança.

                          Comentário


                            #73
                            citação:Originalmente colocada por koluirty

                            citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                            citação:Originalmente colocada por PowerSlide

                            Mas só tens um escape e umas jantes? E a medida das jantes não está no livrete?
                            Eu tenho um escape supersprint que quero substituir pelo de origem porque faz muito barulho e o carro desenvolve mais em baixas mas perde e muito em altas e tenho uma panela final de rendimento e de resto tenho umas jantes 16 com pneus 205, não tenho mais nada modificado, mas ok, e o carro comporta-se lindamente, mas claro que os teóricos vão dizer tretas tipo: - ai e sabes se não vai partir um amortecedor, ou se os travões travam bem???
                            Não sabes pois não???[xx(][xx(][xx(]
                            Vai a um engenheiro para ele te ver isso..sim porque ele sim conduz e sabe ver isso, relamente eu com jante 16 em vez de 15 vai fazer uma diferença...[xx(]
                            É isto que me irrita em portugal, o pessoal tem a mania que quem estuda é que sabe tudo, e depois o que se vê é pessoal que estudou tanto só para ganhar rios de dinheiro e não porque gostam daquilo, ou isso ou pessoal que estuda para alegrar os pais e alimentar os vizinhos que adoram perguntar o que estamos a estudar e em que ano estamos pra comparar com os filhos deles....
                            É triste ver como a sociedade vai nalgumas partes, agora quem quiser ser realista vê, quem não quiser não vê.
                            Olha eu ando com a minha filha no carro e se tu mudas as jantes de 15 pra 16 pode ate num fazer diferença, mas a falta ke cometes é a mesma ke o doido ke muda para 20 e de 175/65 15" para 240/40 20"
                            e depois anda com a trampa do carro como se fosse um carro de competição revisto no fim da cda prova de meia-duzia de voltas..
                            e um belo dia la vai a direção pro galheiro e ke leva com ele é um gajo kk como eu ke ia todo porreiro da vida com a familia no sentido contrario...

                            e ja agora tens pneus 205 e ke pneus tem o carro homologado???

                            Ja agopra pelos vistes a alteraçãozinha de escape num deu grande resultado afinal o irritante ke estudou o sistema de escape do carro parace ke percebia kk coisita do assunto

                            triste, muito triste ... verdadeiramente lamentavel
                            Desculpa estás a tentar dizer que posso ser um potencial assasino não é...pois eu também acho isto lamentável, porque falam sem conhecimento...[8)]
                            1º a direcção, suspensão, travões têm sempre que vir preparados para não ceder assim sem mais nem menos, e não é por tu mudares de jante 15 com pneu 195/55 para jante 16 com pneu 205/45 que vais partir seja o que fôr, aliás se comprares um clio igual ao meu novo e pedires eles legalizam-te logo isso á vontade e até pode mesmo ser o 1.2, tem consciencia do que dizes ao falar numa peça da direcção a partir, é que isso é muito grave, eu sei do que falo por experiencia, o meu tio é mecânico e eu vou começar a estudar para tal;

                            2º o escape foi estudado pelos ditos engenheiros para o meu carro, é um escape especifico da supersprint para o meu carro, não era artesanal ou adaptado, no fundo não quero o escape porque faz barulho a mais e eu basta-me o barulho da panela final;

                            3º eu agora estou a tratar da minha inscrição na federação portuguesa de tuning para submeter o meu carro a um projecto e levá-lo á dgv para saber se é aprovado com esta jante ou não, se bem que para ser justo isto não deveria ser necessário, porque um reles 1.2 pode levar jante 16 se comprado novo e o meu que é um 1.6 só permitem 15.

                            4º tem cuidado com a tua filha porque em Portugal qualquer carro inseguro pode passar numa inspecção e acredita que nem é dos carros modificados que tens que ter mais medo, porque muitos de nós temos muito cuidado com os carros uma vez que os adoramos, muitos de nós até temos consciencia e somos uma minoria, agora aqueles que nem sabem mudar um pneu e que vêm no carro um simples meio de transporte que o que interessa é andar, esses sim eu temo e muito...
                            A minha mãe por exemplo ficou toda contente por o carro ter passado na inspecção, eu por outro lado fiquei triste porque assim ela não vai arranjar nada e eu que costumo sair com o carro já sei que vou ter que andar sempre com cuidados redobrados pois este se travares mais a fundo foge-te de traseira, pois este exibe imensos barulhos na suspensão, pois este anda com uma folga na direcção que embora não se note faz um ruido meio esquesito, pois este quando pisas o pedal do travão sentes a conjugação discos e jantes algo empenados/empenadas.
                            Ps: a minha mãe não é inconsciente mas ela nunca passa dos 80 km/h e por isso facilita, eu já lhe disse ela não quer gastar dinheiro ainda para mais sabendo que a inspecção o passou...enfim.

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                              #74
                              citação:Originalmente colocada por rubenvalente
                              Desculpa estás a tentar dizer que posso ser um potencial assasino não é...pois eu também acho isto lamentável, porque falam sem conhecimento...[8)](...)
                              Se reparares bem não é bem isso ke estou a tentar dizer ... mas mais a frente acabas por me dar razão...
                              citação:
                              1º a direcção, suspensão, travões têm sempre que vir preparados para não ceder assim sem mais nem menos,
                              Pois neste pre-suposto é ke está o busilis, é obvio ke num carro de produção em série os limites de esforço deverão permitir sempre alguma margem de manobra, mas ao mudares as medidas dos pneus podes estar (repara bem eu ke digo é ke é uma possibilidade ke tu sozinho não tens como verificar se se concretiza ou não) a sair dos limites de tolerancia.
                              citação:
                              e não é por tu mudares de jante 15 com pneu 195/55 para jante 16 com pneu 205/45 que vais partir seja o que fôr,(...)
                              Não? la vamos nós outra vez, mas é simples, o pneu novo tem um perfil mais baixo logo menos capacidade de obsorção de impactos logo mais esforços exigidos aos apoios da suspensão, tem mais 10mm de largura e eventualmente (neste caso não, mas há muita gente ke nem esse cuidado têm) um perimetro maior, logo muito mais borracha a tocar no chão logo a pressão sobre os tirantes da suspensão aumenta exponencialmete com a velocidade, sem efectuar ensaios e testes como podes garantir ke continuas dentro dos parametros de tolerancia definidos por kem projectou o carro ???

                              citação:
                              aliás se comprares um clio igual ao meu novo e pedires eles legalizam-te logo isso á vontade e até pode mesmo ser o 1.2,
                              Se eles legalizam, para ke andar ilegal???? sabes ke se tiveres um acidente a companhia de seguros pode não se responsabilizar por nada se o veículo não estiver legal ?

                              citação:
                              tem consciencia do que dizes ao falar numa peça da direcção a partir, é que isso é muito grave, (...)
                              Não são poucas as ke já vi... e 1 já era demais...

                              citação:
                              eu sei do que falo por experiencia, o meu tio é mecânico e eu vou começar a estudar para tal;
                              sabes do ke falas por experiencia do teu tio ????

                              por fim, muito sinceramente espero ke venhas a ser um excelente mecanico pelo menos aparentemente é o ke keres ser e por gosto, o ke já é meio caminho...

                              cpts


                              ...

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                                #75
                                citação:Originalmente colocada por koluirty

                                citação:Originalmente colocada por rubenvalente
                                Desculpa estás a tentar dizer que posso ser um potencial assasino não é...pois eu também acho isto lamentável, porque falam sem conhecimento...[8)](...)
                                Se reparares bem não é bem isso ke estou a tentar dizer ... mas mais a frente acabas por me dar razão...
                                citação:
                                1º a direcção, suspensão, travões têm sempre que vir preparados para não ceder assim sem mais nem menos,
                                Pois neste pre-suposto é ke está o busilis, é obvio ke num carro de produção em série os limites de esforço deverão permitir sempre alguma margem de manobra, mas ao mudares as medidas dos pneus podes estar (repara bem eu ke digo é ke é uma possibilidade ke tu sozinho não tens como verificar se se concretiza ou não) a sair dos limites de tolerancia.
                                citação:
                                e não é por tu mudares de jante 15 com pneu 195/55 para jante 16 com pneu 205/45 que vais partir seja o que fôr,(...)
                                Não? la vamos nós outra vez, mas é simples, o pneu novo tem um perfil mais baixo logo menos capacidade de obsorção de impactos logo mais esforços exigidos aos apoios da suspensão, tem mais 10mm de largura e eventualmente (neste caso não, mas há muita gente ke nem esse cuidado têm) um perimetro maior, logo muito mais borracha a tocar no chão logo a pressão sobre os tirantes da suspensão aumenta exponencialmete com a velocidade, sem efectuar ensaios e testes como podes garantir ke continuas dentro dos parametros de tolerancia definidos por kem projectou o carro ???

                                citação:
                                aliás se comprares um clio igual ao meu novo e pedires eles legalizam-te logo isso á vontade e até pode mesmo ser o 1.2,
                                Se eles legalizam, para ke andar ilegal???? sabes ke se tiveres um acidente a companhia de seguros pode não se responsabilizar por nada se o veículo não estiver legal ?

                                citação:
                                tem consciencia do que dizes ao falar numa peça da direcção a partir, é que isso é muito grave, (...)
                                Não são poucas as ke já vi... e 1 já era demais...

                                citação:
                                eu sei do que falo por experiencia, o meu tio é mecânico e eu vou começar a estudar para tal;
                                sabes do ke falas por experiencia do teu tio ????

                                por fim, muito sinceramente espero ke venhas a ser um excelente mecanico pelo menos aparentemente é o ke keres ser e por gosto, o ke já é meio caminho...

                                cpts


                                ...

                                Bem nem sei por onde começar.
                                Mas olha primeiro, quando dizes que um carro que tem um pneu de mais baixo perfil deixa mais trabalho para a suspensão, isso é verdade, mas a suspensão é trabalhada para não ceder assim como tentam fazer crer, porque senão bastava andares em estradas muito acidentadas durante muito tempo e correrias esse risco também, mas eu nunca tive conhecimento de uma situação dessas, e falei no meu tio porque ele já é mecânico há muitos anos e costumo ir lá muitas vezes á oficina dele e tenho aprendido assim algumas coisas.
                                Para teres uma ideia a suspensão é um elemento tão forte que a 100 km/h eu embati num alternador de uma carrinha que se havia despistado e o resultado foi uma jante para a sucata e um ligeiro empeno do apoio do triangulo de suspensão, nem foi o triangulo mas sim o apoio.
                                No entanto claro que maior trabalho para a suspensão quer dizer também maior desgaste e concerteza que vais ter que mudar de amortecedores mais cedo, mas para isso tens que fazer valer o teu bom senso e não as inspecções porque essas são para inglês ver.;)
                                Depois quanto á direcção, bem uma direcção a partir isso ai é algo muito grave, essa marca devias ser processada acredita.
                                Uma direcção tem que levar com esforços, uma direcção é inclusivamente estudada para absorver impactos e eles até os pontos que devem sofrer mais impacto estudam, acredita que não são mais umas gramas de peso que vão fazer com que ela parta, mas se queres continuar a pensar isso ok.
                                Depois eu ando ilegal porque a Renault não homologa as minhas jantes e não tenho cunhas como alguns, a Renault homologa sim se comprares o carro novo com jante 15 e depois pedires 16, ora o meu nem é novo nem vinha com jantes, trazia umas 14 e deixam meter 15, no entanto se fosse um 1.2 com uma suspensão normal e tal eles desde que ele já tivesse 15 já deixavam passar para 16...
                                Por último eu realmente quero ser mecânico porque gosto muito de automoveis e estive 3 anos num curso mas não era o que gostava, fiquei pelo 2 ano, talvez mais tarde ainda concorra para engenharia mecânica mas por agora fico por aqui, cada coisa a seu tempo.;)
                                PS:eu referi a parte do parecer que sou um assasino porque tu falaste logo em virem para cima de ti e tal, e inclusivé falaste em familia e tal e eu não acho isso justo, porque eu sou uma pessoa cuidadosa e existem carros com jantes iguais ás minhas com menor preparação que o meu, exemplo: qualquer clio menos o rs 2000, e depois eu saio á noite e imensos amigos meus falam que quase adormeciam, muitos bebem e depois vão conduzir, conheço mesmo muita gente que faz isso e eu só por ter umas jantes com uma polegada a mais salta logo tudo em cima.[8)]

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                                  #76
                                  bem ... hoje em dia o pessoal so quer é ganhar o seu dinheirinho , e nem sequer se dao ao trabalho de fazer as coisas com qualidade.. acho que deviamos ter um pais melhor
                                  Quanto aos oculos .. nao sei defacto se te deveria dar razao , ou se deveria dar razao aos policias .. no entanto , eles gostam de implicar por tudo ou por nada ;)

                                  Comentário


                                    #77
                                    citação:Originalmente colocada por G40 e SaxoCup

                                    bem ... hoje em dia o pessoal so quer é ganhar o seu dinheirinho , e nem sequer se dao ao trabalho de fazer as coisas com qualidade.. acho que deviamos ter um pais melhor
                                    Quanto aos oculos .. nao sei defacto se te deveria dar razao , ou se deveria dar razao aos policias .. no entanto , eles gostam de implicar por tudo ou por nada ;)
                                    Pois mas eu não disse que tinha razão, e a senhora dos óculos não é minha mãe, é mãe da minha namorada.
                                    O policia estava no direito dele, o problema foi o quão rigido ele foi quando ela lhe explicou o porquê de ter os óculos, se calhar ele não sabe que no país em que vivemos se eu quiser arranjo um atestado médico a dizer seja o que for fácilmente, o que diga-se de passagem é péssimo.
                                    É isso e quando vamos tirar a carta nem somos vistos por nenhum médico nem nada, pagamos o atestado e está feito, siga viagem, depois quem tem culpa de tudo é o tuning e os aceleras e street-racers que metem no mesmo saco.

                                    Comentário


                                      #78
                                      citação:Originalmente colocada por rubenvalente


                                      Bem nem sei por onde começar.
                                      Mas olha primeiro, quando dizes que um carro que tem um pneu de mais baixo perfil deixa mais trabalho para a suspensão, isso é verdade, mas a suspensão é trabalhada para não ceder assim como tentam fazer crer,(...)
                                      Eu nºao tento fazer crer nada apenas te alerto para possibilidades e já vimos ke pelo menos tu compreendes do ke estamos a falar mas já reparas-te nalguns post ke estão para trás ????

                                      citação:
                                      No entanto claro que maior trabalho para a suspensão quer dizer também maior desgaste e concerteza que vais ter que mudar de amortecedores mais cedo, mas para isso tens que fazer valer o teu bom senso e não as inspecções porque essas são para inglês ver.;)
                                      (...)
                                      inclusivamente estudada para absorver impactos e eles até os pontos que devem sofrer mais impacto estudam, acredita que não são mais umas gramas de peso que vão fazer com que ela parta, mas se queres continuar a pensar isso ok.
                                      (...)
                                      o problema é ke algumas jantes/pneus mudam significativamente a geometria da suspensão, ou seja as pressões maiores deixam de ser feitas nos tais pontos estudados e podem passar para outros pontos mais frageis, e não são uns gramas de peso, a 120 Km/h são uns kilos valentes...

                                      citação:
                                      Depois eu ando ilegal porque a Renault não homologa as minhas jantes e não tenho cunhas como alguns, a Renault homologa sim se comprares o carro novo com jante 15 e depois pedires 16, ora o meu nem é novo nem vinha com jantes, trazia umas 14 e deixam meter 15, no entanto se fosse um 1.2 com uma suspensão normal e tal eles desde que ele já tivesse 15 já deixavam passar para 16...
                                      Eu já não sou grande fã da renault mas se eles facilitam como aki tem sido indicado acho ke nunca mais compro nenhum...
                                      e já agora tu tens a certeza ke as especificações dos carros são exatamente iguais ???? é ke o ke me parece é ke eles consideram uma medida acima dentro dos tais parametros de tolerancia previstos pela marca.
                                      pelo ke me apercebo o teu sera um clio II versão 1, e os versão 2 já vinham com jantes de 15", mas eles se calhar mudaram kk coisa na suspensão ke lhes pernmite homologarem até 16" não sei

                                      posso te dizer ke na Honda eles têm o civic novo 4p 1.8 homologado com jantes 17" e o hybrido ke é igual c/ 15" e a Honda japão não deixa homologar nem sequer 16"


                                      citação:
                                      PS:eu referi a parte do parecer que sou um assasino porque tu falaste logo em virem para cima de ti e tal, e inclusivé falaste em familia e tal e eu não acho isso justo, porque eu sou uma pessoa cuidadosa e existem carros com jantes iguais ás minhas com menor preparação que o meu, exemplo: qualquer clio menos o rs 2000, e depois eu saio á noite e imensos amigos meus falam que quase adormeciam, muitos bebem e depois vão conduzir, conheço mesmo muita gente que faz isso e eu só por ter umas jantes com uma polegada a mais salta logo tudo em cima.[8)]
                                      Mais uma vez te digo ke não me estava a referir a ti nem a ninguem em particular ora ve-la bem:
                                      citação:
                                      Olha eu ando com a minha filha no carro e se tu mudas as jantes de 15 pra 16 pode ate num fazer diferença, mas a falta ke cometes é a mesma ke o doido ke muda para 20 e de 175/65 15" para 240/40 20"
                                      e depois anda com a trampa do carro como se fosse um carro de competição revisto no fim da cda prova de meia-duzia de voltas..
                                      e aki kando me refiro a falta é em termos de lei ke era o ke estava em causa na altura, para dar outro ponto de vista sobre a actuação da policia nestes casos.

                                      Pelo ke disses-te sobre o carro da tua mãe até estás em sintonia comigo.

                                      cpts

                                      Comentário


                                        #79
                                        mania de fazer alteraçoes e depois nao se dar ao trabalho de as legalizar.

                                        se estao tao seguros da validade mecanica das tais alteraçoes nao compreendo que depois se "esqueçam" do derradeiro passo.

                                        ah é que as marcas nao dao homologaçoes a torto e a direito....

                                        pois nesse caso, venham as multas! E sao em geral bem aplicadas.

                                        Comentário


                                          #80
                                          citação:Originalmente colocada por rubenvalente
                                          Bem, eu concordo com tudo isso, eu até estaria disposto a levar o meu carro a uma inspecção própria para o efeito, aliás, eu não percebo é porque não criam um centro onde o pessoal possa ir e ver se existem as condições ou não para ele circular com segurança.
                                          E porke é ke a tal federação de tunning não cria ela esse centro???
                                          seria uma boa iniciativa podia funcionar com conselheiros técnicos e depois centralizar as inspecções B...

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                                            #81
                                            citação:Originalmente colocada por koluirty

                                            citação:Originalmente colocada por rubenvalente
                                            Bem, eu concordo com tudo isso, eu até estaria disposto a levar o meu carro a uma inspecção própria para o efeito, aliás, eu não percebo é porque não criam um centro onde o pessoal possa ir e ver se existem as condições ou não para ele circular com segurança.
                                            E porke é ke a tal federação de tunning não cria ela esse centro???
                                            seria uma boa iniciativa podia funcionar com conselheiros técnicos e depois centralizar as inspecções B...
                                            Bem para criar esses centros requere muito dinheiro e depois requer permissão e legitimidade para o fazer, logo estamos a entrar em caminhos do governo... e no governo de Portugal é comlplicado fazer seja o que for pois basta ver o tele-jornal que já se tem uma ideia de como funciona aquilo.
                                            Aliás eu sou membro de uma lista partidária e sinceramente gostava de politica mas quando lá entrei e vi do que se tratava perdi todo o interesse.

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                                              #82
                                              citação:Originalmente colocada por koluirty

                                              citação:Originalmente colocada por rubenvalente


                                              Bem nem sei por onde começar.
                                              Mas olha primeiro, quando dizes que um carro que tem um pneu de mais baixo perfil deixa mais trabalho para a suspensão, isso é verdade, mas a suspensão é trabalhada para não ceder assim como tentam fazer crer,(...)
                                              Eu nºao tento fazer crer nada apenas te alerto para possibilidades e já vimos ke pelo menos tu compreendes do ke estamos a falar mas já reparas-te nalguns post ke estão para trás ????

                                              citação:
                                              No entanto claro que maior trabalho para a suspensão quer dizer também maior desgaste e concerteza que vais ter que mudar de amortecedores mais cedo, mas para isso tens que fazer valer o teu bom senso e não as inspecções porque essas são para inglês ver.;)
                                              (...)
                                              inclusivamente estudada para absorver impactos e eles até os pontos que devem sofrer mais impacto estudam, acredita que não são mais umas gramas de peso que vão fazer com que ela parta, mas se queres continuar a pensar isso ok.
                                              (...)
                                              o problema é ke algumas jantes/pneus mudam significativamente a geometria da suspensão, ou seja as pressões maiores deixam de ser feitas nos tais pontos estudados e podem passar para outros pontos mais frageis, e não são uns gramas de peso, a 120 Km/h são uns kilos valentes...

                                              citação:
                                              Depois eu ando ilegal porque a Renault não homologa as minhas jantes e não tenho cunhas como alguns, a Renault homologa sim se comprares o carro novo com jante 15 e depois pedires 16, ora o meu nem é novo nem vinha com jantes, trazia umas 14 e deixam meter 15, no entanto se fosse um 1.2 com uma suspensão normal e tal eles desde que ele já tivesse 15 já deixavam passar para 16...
                                              Eu já não sou grande fã da renault mas se eles facilitam como aki tem sido indicado acho ke nunca mais compro nenhum...
                                              e já agora tu tens a certeza ke as especificações dos carros são exatamente iguais ???? é ke o ke me parece é ke eles consideram uma medida acima dentro dos tais parametros de tolerancia previstos pela marca.
                                              pelo ke me apercebo o teu sera um clio II versão 1, e os versão 2 já vinham com jantes de 15", mas eles se calhar mudaram kk coisa na suspensão ke lhes pernmite homologarem até 16" não sei

                                              posso te dizer ke na Honda eles têm o civic novo 4p 1.8 homologado com jantes 17" e o hybrido ke é igual c/ 15" e a Honda japão não deixa homologar nem sequer 16"


                                              citação:
                                              PS:eu referi a parte do parecer que sou um assasino porque tu falaste logo em virem para cima de ti e tal, e inclusivé falaste em familia e tal e eu não acho isso justo, porque eu sou uma pessoa cuidadosa e existem carros com jantes iguais ás minhas com menor preparação que o meu, exemplo: qualquer clio menos o rs 2000, e depois eu saio á noite e imensos amigos meus falam que quase adormeciam, muitos bebem e depois vão conduzir, conheço mesmo muita gente que faz isso e eu só por ter umas jantes com uma polegada a mais salta logo tudo em cima.[8)]
                                              Mais uma vez te digo ke não me estava a referir a ti nem a ninguem em particular ora ve-la bem:
                                              citação:
                                              Olha eu ando com a minha filha no carro e se tu mudas as jantes de 15 pra 16 pode ate num fazer diferença, mas a falta ke cometes é a mesma ke o doido ke muda para 20 e de 175/65 15" para 240/40 20"
                                              e depois anda com a trampa do carro como se fosse um carro de competição revisto no fim da cda prova de meia-duzia de voltas..
                                              e aki kando me refiro a falta é em termos de lei ke era o ke estava em causa na altura, para dar outro ponto de vista sobre a actuação da policia nestes casos.

                                              Pelo ke disses-te sobre o carro da tua mãe até estás em sintonia comigo.

                                              cpts
                                              Sim de certa forma estou em sintonia contigo, nalguns pontos.
                                              No entanto eu não concordo com as consequencias que falas, a alteração da geometria da suspensão é minima, até porque tem limites aconselhaveis os quais não podes passar, para saberes isto basta ires a uma boa máquina de alinhamento de direcção e ficas a saber como é que ficou tudo...
                                              Para quem quiser ter uma ideia de como funciona uma suspensão e assim uma bela ideia geral acerca de geometria de suspensão fica aqui um link muito bom e acessivél a todos:
                                              http://www.e-modelismo.com/print.php?story_id=10...
                                              ;)

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                                                #83
                                                citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                citação:Originalmente colocada por koluirty

                                                citação:Originalmente colocada por rubenvalente
                                                Bem, eu concordo com tudo isso, eu até estaria disposto a levar o meu carro a uma inspecção própria para o efeito, aliás, eu não percebo é porque não criam um centro onde o pessoal possa ir e ver se existem as condições ou não para ele circular com segurança.
                                                E porke é ke a tal federação de tunning não cria ela esse centro???
                                                seria uma boa iniciativa podia funcionar com conselheiros técnicos e depois centralizar as inspecções B...
                                                Bem para criar esses centros requere muito dinheiro e depois requer permissão e legitimidade para o fazer, logo estamos a entrar em caminhos do governo... e no governo de Portugal é comlplicado fazer seja o que for pois basta ver o tele-jornal que já se tem uma ideia de como funciona aquilo.
                                                Aliás eu sou membro de uma lista partidária e sinceramente gostava de politica mas quando lá entrei e vi do que se tratava perdi todo o interesse.
                                                Pois mas já ke se organizaram numa federação á partida tem legitimidade para propor ideias/soluções para os problemas especificos, os centros de inspecção são abertos á iniciativa privada, mas eu creio ke num seria preciso tanto, para inicio talvez pessoas devidamente credenciadas para dar orientações de como fazer as alterações em segurança e promover um protocolo com a DGV para as
                                                inpecções ke se poderiam fazer nos centros de inspecção.

                                                cpts

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                                                  #84
                                                  citação:Originalmente colocada por koluirty

                                                  citação:Originalmente colocada por rubenvalente

                                                  citação:Originalmente colocada por koluirty

                                                  citação:Originalmente colocada por rubenvalente
                                                  Bem, eu concordo com tudo isso, eu até estaria disposto a levar o meu carro a uma inspecção própria para o efeito, aliás, eu não percebo é porque não criam um centro onde o pessoal possa ir e ver se existem as condições ou não para ele circular com segurança.
                                                  E porke é ke a tal federação de tunning não cria ela esse centro???
                                                  seria uma boa iniciativa podia funcionar com conselheiros técnicos e depois centralizar as inspecções B...
                                                  Bem para criar esses centros requere muito dinheiro e depois requer permissão e legitimidade para o fazer, logo estamos a entrar em caminhos do governo... e no governo de Portugal é comlplicado fazer seja o que for pois basta ver o tele-jornal que já se tem uma ideia de como funciona aquilo.
                                                  Aliás eu sou membro de uma lista partidária e sinceramente gostava de politica mas quando lá entrei e vi do que se tratava perdi todo o interesse.
                                                  Pois mas já ke se organizaram numa federação á partida tem legitimidade para propor ideias/soluções para os problemas especificos, os centros de inspecção são abertos á iniciativa privada, mas eu creio ke num seria preciso tanto, para inicio talvez pessoas devidamente credenciadas para dar orientações de como fazer as alterações em segurança e promover um protocolo com a DGV para as
                                                  inpecções ke se poderiam fazer nos centros de inspecção.

                                                  cpts
                                                  Pois isto foi o 1º passo, para quem não conheça o modo de actuação da Federação eu vou deixar aqui uma explicação simples:
                                                  a federação após der constituida o que fez foi contratar 3 engenheiros mecânicos para assim desta forma reduzir os custos de um projecto, assim em vez de se pagar 2000€ paga-se 100€... posto isto manda-se o projecto para aprovação na dgv e se não for aprovado o engenheiro mecânico ao serviço da federação avalia as lacunas apresentadas, é desta forma que pretendo homologar as jantes, só qeu como se pode ver ainda fica bastante caro.
                                                  Depois na federação temos ainda apoio juridico tendo apenas que pagar a entrada dos processos no tribunal.
                                                  Isto é uma explicação assim por alto, agora se funciona ainda não sei, mas é o que estou a estudar.;)

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                                                    #85
                                                    citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                                    citação:Originalmente colocada por crizl

                                                    Bem, o meu irmao ja foi parado na auto-estrada porque os policias disseram que o Evolution VII dele tinha o escape "tunado" (por ser desportivo)...tipo...o escape dos Evo ja vem desportivo de fabrica! Ele aínda teve que pagar 250€ de multa!
                                                    Não percebo! Eu nao sei, mas nessas paragens da policia, ha algum mecanico/engº?
                                                    Quando tive em Japao havia sempre uma equipa de mecanicos para comprovarem mesmo se o carro sofreu alteraçoes tunning ou se o carro ja vem assim de fábrica...!

                                                    Se o governo quer fazer cumprir essas leis de segurança...que as faça como deve de ser!

                                                    =X
                                                    alguem permitiu que se aprovasse a lei do "condutor sempre culpado". em qualquer outra parte do mundo, o condutor tem hipotese de defesa.

                                                    nao se pode considerar apreensao de documentos uma hipotese de defesa...
                                                    [)] é que é mesmo! [8][xx(]

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      citação:Originalmente colocada por koluirty

                                                      citação:Originalmente colocada por crizl

                                                      Bem, o meu irmao ja foi parado na auto-estrada porque os policias disseram que o Evolution VII dele tinha o escape "tunado" (por ser desportivo)...tipo...o escape dos Evo ja vem desportivo de fabrica! Ele aínda teve que pagar 250€ de multa!
                                                      Não percebo! Eu nao sei, mas nessas paragens da policia, ha algum mecanico/engº?
                                                      Quando tive em Japao havia sempre uma equipa de mecanicos para comprovarem mesmo se o carro sofreu alteraçoes tunning ou se o carro ja vem assim de fábrica...!

                                                      Se o governo quer fazer cumprir essas leis de segurança...que as faça como deve de ser!

                                                      =X
                                                      Mas se ele num mexeu no escape não tem ke pagar a multa
                                                      vai ao concessionario da marca pede uma declaração em como o carro é mesmo assim manda uma carta de reclamação ao comandante geral da brigada de transito

                                                      cpts
                                                      ele só nao pagou a multa por ser diplomata!
                                                      acho que para quem nao quer receber multas por coisas insignificantes (mas claro...tem que saber se o carro esta seguro ou nao) va ser diplomata! safa-se em tudo! ate no IVA!
                                                      [^]

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        sabem que mais? vamos é todos para Irao onde gasolina é 0.03€ / Litro !! loool
                                                        alem da policia ser calminho e esperto...nas paragens desse tipo ha sempre PELO MENOS um mecanico ou engº! tao a ver...até no Irão pah! xD
                                                        ah e...ha estradas com boas condiçoes e muito vazias para os malukos fazerem street racing!
                                                        kidding!

                                                        anyway...concordo com o post onde tava a dizer sobre o possivel futuro slogan dos 5'0 "tune it safe" =)

                                                        cpts

                                                        Comentário

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