Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ibiza vs C3 vs Clio - Qual escolhiam?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Veyron, McLaren F1 ou MP4-12C, Megane RS? Estamos a falar de Ibiza com 85cv. O pneu de 17 não o vai ajudar sem ser na estética, o de 15 para lá caminha. Por isso, o 185 acaba por ser um bom compromisso e um pneu mais realista para o carro e as suas dimensões e peso.

    Tenho na garagem um Xsara com 195/55R15 e é um carro mais pesado que o Ibiza.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por bals Ver Post
      Para ti desportivos é só de 700cv para cima. Tá certo! O Megane RS é só o melhor "desportivo" de tracção dianteira do mundo.
      Uma foto é de um carro com mais de 20 anos e a outra é de um carro que tem pneus feitos especificamente para esse carro, belos exemplos.
      Já que falas na Mclaren aqui ficam as medidas dos pneus do MP4-12C: Frente 235 35 R19, trás 305 30 R20. Perfis altissimos portanto. Estes gajos que fazem os desportivos andam todos errados e tu certo.
      Sim, os pneus do Bugatti foram feitos de propósito para ele...e mesmo assim não quiseram pneus com baixo perfil, tás a ver?

      O Mclaren MP4-12C é giro. Só falta ser mais rápido que o F1 Talvez um dia.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por bals Ver Post
        Eu percebo isso tudo. Sei muito bem o que são pneus e suspensões.
        O Ibiza tem estas opções: 185/60R15 e 215/40R17. Agora diz-me em termos gerais qual é a medida que te vai dar mais segurança?
        Para mim o mais pequeno, fino e alto é o que me dá mais feedback e portanto acaba por ser para mim o preferido. Os pneus de baixo perfil e largos são piores a transmitir ao condutor que estão a trabalhar no seu limite.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
          Para mim o mais pequeno, fino e alto é o que me dá mais feedback e portanto acaba por ser para mim o preferido. Os pneus de baixo perfil e largos são piores a transmitir ao condutor que estão a trabalhar no seu limite.
          Por norma esses pneus são de gamas mais baixas, logo fraca aderencia. Por sua vez pneus de baixo perfil há sempre a opção de ter um pneu mais desportivo, ou seja, mais aderente.
          Em situações normais e previsiveis consegues fazer quase o mesmo com um e com o outro. Agora em situações de emergencia, sejam mudanças bruscas de direcção, travagens fortes, curvas apertadas, etc, achas que é melhor ter que pneu?

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por bals Ver Post
            Por norma esses pneus são de gamas mais baixas, logo fraca aderencia. Por sua vez pneus de baixo perfil há sempre a opção de ter um pneu mais desportivo, ou seja, mais aderente.
            Em situações normais e previsiveis consegues fazer quase o mesmo com um e com o outro. Agora em situações de emergencia, sejam mudanças bruscas de direcção, travagens fortes, curvas apertadas, etc, achas que é melhor ter que pneu?
            Tu és chato
            I don't care really.
            Para o meu 106Rallye vou ter de optar entre 175/60R14 e 185/55/R14. Apesar de o preço ser o mesmo vou preferir os primeiros.
            Gosto mais de pneus altos e finos. Sim um pneu mais largo pode trazer vantagens por vezes. Mas também pode trazer desvantagens. Para mim o pneu mais alto é melhor a maior parte do tempo.

            Comentário


              #66
              Infelizmente esta tendência das jantes anormalmente grandes em carros de segmento baixo é para continuar sem que nada o justifique ... deve ser a pressão dos fabricantes de pneus para isso acontecer.

              O que depois acontece é que as pessoas na hora de trocar optam por pneus baratos ou usados ...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                Por norma esses pneus são de gamas mais baixas, logo fraca aderencia. Por sua vez pneus de baixo perfil há sempre a opção de ter um pneu mais desportivo, ou seja, mais aderente.
                Tenho um Megane com jante 17 (205/50) e pneus Continental SportContact5. E já andei num Megane com jante 16 (205/55) e Michelin Primacy HP. E o feeling da condução é razoavelmente melhor no de 16. Por isso o teu argumento do "gamas mais baixas, menos aderência", ainda que sendo, geralmente, verdade, não é totalmente correcto. O tamanho do pneu conta bastante para o feedback (e refiro-me, dentro da mesma largura, a 'polegadas' diferentes).

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por JoaoPedroF Ver Post
                  Tenho um Megane com jante 17 (205/50) e pneus Continental SportContact5. E já andei num Megane com jante 16 (205/55) e Michelin Primacy HP. E o feeling da condução é razoavelmente melhor no de 16. Por isso o teu argumento do "gamas mais baixas, menos aderência", ainda que sendo, geralmente, verdade, não é totalmente correcto. O tamanho do pneu conta bastante para o feedback (e refiro-me, dentro da mesma largura, a 'polegadas' diferentes).
                  As suspensões estão iguais nos dois? Os pneus estão novos/a meio uso/gastos nos dois? As pressões estão correctas nos dois?
                  Nessas duas medidas tens praticamente os mesmos pneus à escolha, por isso nem se aplica as gamas baixas.
                  Poe os energy saver no 205/55 e os sportcontact5 no 205/50, vai dar uma volta à chuva e depois diz-me se tens mais feeling.

                  Comentário


                    #69
                    Eu não percebo: ou exageram ou realmente são todos umas florzinhas de estufa (desculpem-me o termo)

                    Tenho um Ibiza com jante 17". Não é confortável, mas ando com ele todo o dia e não chego a casa com as costas doridas ou é o fim do mundo. Mas talvez seja eu, que fui sempre habituado a carros duros...

                    Comentário


                      #70
                      Eu também ando mutas vezes num igual ao teu e não me queixo nada.

                      Comentário


                        #71
                        Se um Ibiza de 80 cv dobrar um pneu, o carro tem um problema grave entre o guiador e a cadeira...

                        Comentário


                          #72
                          Vamos deixar o exagero de lado e ser realistas:

                          Um Ibiza com 85cv nao precisa de pneus de 215/40. O carro nao vai tirar nada disso e vai prejudicar o conforto.

                          Contudo, leio coisas que parece que mal chova o carro despista-se logo, ou que numa estrada esburacada o carro tem de ir a 20 se nao, vai de frente a um poste.

                          O carro ter esse pneu e jante é uma questao de estetica, onde a real desvantagem acaba por ser o preço dos pneus, os pneus 215 ainda mais com um perfil baixo sao bastante caros, acho que preferia ter um 225/45R17 que um 215/40R17, é que estes ultimos sao mais caros.

                          De resto, o Ibiza nao é nem nunca foi o carro mais confortavel do segmento, mesmo com jantes mais pequenas, nem ninguem vai andar sempre a fazer estradas de serra a fundo para se notar alguma desvantagem que o pneu maior possa ter.

                          A questao aqui deve ser: ter uma jante maior e que melhore a estetica e gastar mais a mudar de pneus ou ter uma jante mais pequena que piore a estetica mas que seja mais barato mudar de pneu? O resto é conversa de forum que para quem esta a comprar o carro... dont give a crap.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                            Se um Ibiza de 80 cv dobrar um pneu, o carro tem um problema grave entre o guiador e a cadeira...
                            A partir de quantos cavalos é que se pode dobrar um pneu num Ibiza?

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                              A partir de quantos cavalos é que se pode dobrar um pneu num Ibiza?
                              Só pode ir um a conduzir...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                Só pode ir um a conduzir...
                                Nunca dobraste um pneu?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                  Eu também ando mutas vezes num igual ao teu e não me queixo nada.
                                  Isso é falta de exigencia a nivel de conforto.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                    Vamos deixar o exagero de lado e ser realistas:

                                    Um Ibiza com 85cv nao precisa de pneus de 215/40. O carro nao vai tirar nada disso e vai prejudicar o conforto.

                                    Contudo, leio coisas que parece que mal chova o carro despista-se logo, ou que numa estrada esburacada o carro tem de ir a 20 se nao, vai de frente a um poste.

                                    O carro ter esse pneu e jante é uma questao de estetica, onde a real desvantagem acaba por ser o preço dos pneus, os pneus 215 ainda mais com um perfil baixo sao bastante caros, acho que preferia ter um 225/45R17 que um 215/40R17, é que estes ultimos sao mais caros.

                                    De resto, o Ibiza nao é nem nunca foi o carro mais confortavel do segmento, mesmo com jantes mais pequenas, nem ninguem vai andar sempre a fazer estradas de serra a fundo para se notar alguma desvantagem que o pneu maior possa ter.

                                    A questao aqui deve ser: ter uma jante maior e que melhore a estetica e gastar mais a mudar de pneus ou ter uma jante mais pequena que piore a estetica mas que seja mais barato mudar de pneu? O resto é conversa de forum que para quem esta a comprar o carro... dont give a crap.
                                    Tenho 17 no meu e faço curvas relativamente depressa e é como dizes, não quer dizer que se vire na primeira curva com chuva.

                                    Noto é que com pisos degradados o carro saltita o que piora o comportamento.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                      Isso é falta de exigencia a nivel de conforto.
                                      Ao menos não faz mal às costas. É como os colchões da cama: se são duros (menos confortáveis) são os melhores para as costas. Os mais confortáveis, aqueles extremamente moles, podem transmitir muito conforte mas são os piores para as costas

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                        Tenho 17 no meu e faço curvas relativamente depressa e é como dizes, não quer dizer que se vire na primeira curva com chuva.

                                        Noto é que com pisos degradados o carro saltita o que piora o comportamento.
                                        Isso também pode ter a ver com o tipo de suspensão que o carro tem. Mas claro, quanto maior a jante, menor o 'feeling'​.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                          Ao menos não faz mal às costas. É como os colchões da cama: se são duros (menos confortáveis) são os melhores para as costas. Os mais confortáveis, aqueles extremamente moles, podem transmitir muito conforte mas são os piores para as costas
                                          Se há coisa que uma suspensão dura faz, é mal às costas

                                          A comparação com colchões é absurda, apesar de os colchões duros serem efectivamente mais saudáveis. O que acontece é que se andasses a martelar as tuas costas com um colchão, preferias que ele fosse mole.

                                          E é o mesmo com a suspensão. Uma suspensão dura não absorve os impactos e são as tuas costas que levam com eles.

                                          O extremo disto é andar de kart, são viaturas sem qualquer amortecimento (tirando o dos pneus...) e são muito exigentes para as costas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                            Se há coisa que uma suspensão dura faz, é mal às costas

                                            A comparação com colchões é absurda, apesar de os colchões duros serem efectivamente mais saudáveis. O que acontece é que se andasses a martelar as tuas costas com um colchão, preferias que ele fosse mole.

                                            E é o mesmo com a suspensão. Uma suspensão dura não absorve os impactos e são as tuas costas que levam com eles.

                                            O extremo disto é andar de kart, são viaturas sem qualquer amortecimento (tirando o dos pneus...) e são muito exigentes para as costas.
                                            De certa forma estava a exagerar, e quando comentei isso estava a falar mais do tamanho da jante e dos tipos de bancos, não propriamente da suspensão. Por exemplo, no Ibiza cá de casa, que possui bancos desportivos, conseguem ser mais confortáveis que, por exemplo, os do Passat também cá de casa, que são bastante duros. Chego mais exausto das costas depois de uma viagem feita no Passat do que no Ibiza, e o Ibiza tem suspensão desportiva.
                                            Quanto ao resto, concordo contigo

                                            Comentário


                                              #82
                                              Claramente o Ibiza!

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                Isso é falta de exigencia a nivel de conforto.
                                                So porque não gosto de andar em "barcos" é falta de exigencia?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Já agora, Chambino : eu escolhia o C3. O Clio não é novo e não vou muito à bola com o Ibiza, para além de ser mais caro e não ser provavelmente tão confortável.

                                                  Para além disso acho o C3 um produto muito bem conseguido e com excelente ambiente a bordo. Também é novo, mais barato que o Ibiza e ligeiramente mais caro que o Clio usado.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                                                    De certa forma estava a exagerar, e quando comentei isso estava a falar mais do tamanho da jante e dos tipos de bancos, não propriamente da suspensão. Por exemplo, no Ibiza cá de casa, que possui bancos desportivos, conseguem ser mais confortáveis que, por exemplo, os do Passat também cá de casa, que são bastante duros. Chego mais exausto das costas depois de uma viagem feita no Passat do que no Ibiza, e o Ibiza tem suspensão desportiva.
                                                    Quanto ao resto, concordo contigo

                                                    Vai aqui muita confusão com pneus vs dinamica vs suspensão.
                                                    Começando pelos pneus, há uma elevada componente estética nesse tema. Mas as jantes de 17' não são, de todo, descabidas. É verdade que tornam o feeling um pouco mais seco, mas isto também se traduz em mais segurança e também mais moderação pois sente-se mais a rugosidade do alcatrão.

                                                    A nível do handling o pneu afecta em 3 vertentes: a qualidade da borracha, a factor dobragem (e aqui varia muito das características do pneu mas tipicamente para andar mais rápido um pneu de baixo perfil é melhor pois tem as paredes mais "rijas" para lidar com os movimentos cinéticos) e o factor cagaço (há pneus que vão muito bem até um dado limite, mas quando chegam a esse limite já foste pois passa do 8 para o 80).

                                                    Ao fim e ao cabo isto acaba por ser um pouco ambiguo pelo que escolha de jante/pneu real deve ser baseada nas seguintes premissas: Estética, Qualidade da borracha (mais mole/mais rija), Comportamento em seco/molhado, nível de ruído, tipo de piso que fazemos normalmente e claro, o preço.

                                                    A questão do conforto é um bocado secundária. E porquê? O que difere? A suspensão. A suspensão é algo que vocês não estão a ter em conta, mas é o elemento que faz toda a diferença ! Os carros que vocês estão a comparar são uns cepos em trabalho de suspensão. Um carro pouco falado mas que é confortável com jantes de 17', e sem comprometer a Dinâmica, é por exemplo o Renault Velsatis. A suspensão está muito bem trabalhada atingindo um excelente compromisso entre conforto, dinâmica e estética. Outros carros também o conseguem, mas a questão é sempre os €. Não se pode esperar que carros do dia-a-dia, em particular do segmento B, consigam conjugar conforto+dinâmica+estética porque os € do projecto não chegam para isso e iria encarecer o produto. Portanto neste nível de veículos temos de optar por aquilo que gostamos mais. Queremos estética e andamento vamos para um alemão. Queremos conforto vamos para um Francês. E isto é válido praticamente até ao segmento D (daqui para cima a coisa já pia de forma algo diferente), sendo que já se notam algumas melhorias na conjugação destas 3 componentes logo a partir do segmento C.

                                                    Ou seja, em "projectos" mais "baratos" nota-se mais a mudança de jante e pneu porque não podem ter "tudo". Em projectos mais "caros" e trabalhados é algo muito variável. Num A8 mesmo com jante de 20' consegue-se um conforto que um Ibiza está longe de conseguir (a tal questão dos € e aqui já um mundo de suspensões evoluídas e auto-adaptáveis). A suspensão faz toda a diferença. Até na minha caixa de fósforos se nota, para jantes e pneus iguais, que a suspensão dinâmica vs a sport é uma diferença do dia para a noite. Aliás, o meu A1 com suspensão desportiva e jante 16 é muito menos confortável e muito mais rijo que um A1 com jante 17' e suspensão dinâmica por exemplo.
                                                    Editado pela última vez por TommyPT; 28 February 2014, 12:15.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Bom texto e obrigado pelo esclarecimento mais aprofundado, TommyPT

                                                      De qualquer modo, no post anterior, estava apenas a comparar o conforto que o Ibiza e o Passat transmitem, sendo de segmentos diferentes. Normalmente, quanto maior for o segmento, maior a conjugação desses componentes que referiste. Assim, seria de esperar que o Passat conseguisse um maior conforto a bordo, coisa que não acontece. São os bancos que são duríssimos, é a suspensão que é dura... Coisa que no Ibiza, com o mesmo tamanho de jante e suspensão desportiva (supostamente mais dura e seca que a do Passat), não acontece. Surpreendentemente chego melhor das costas no Ibiza do que no Passat. Apenas quis referir isto.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por tiagoadcosta Ver Post
                                                        Tu és chato
                                                        I don't care really.
                                                        Para o meu 106Rallye vou ter de optar entre 175/60R14 e 185/55/R14. Apesar de o preço ser o mesmo vou preferir os primeiros.
                                                        Gosto mais de pneus altos e finos. Sim um pneu mais largo pode trazer vantagens por vezes. Mas também pode trazer desvantagens. Para mim o pneu mais alto é melhor a maior parte do tempo.
                                                        Nas medidas que referes, se puderes pneus lado a lado e fores medir a altura, vais ter uma surpresa: serao quase quase iguais se nao forem mesmo exactamente iguais. Ao contrario do que a maioria das pessoas pensa enquanto o "175" ou "185" designa literalmente a largura do pneu, o "55" e o "60" nao designa a altura. Ou pelo menos nao literalmente.É um coeficiente em relaCao à largura do pneu. Ou seja, se tiveres 2 pneus um 175/60 R14 e outro 185/60 R14 o 2o tem maior altura do que o primeiro apesar de serem ambos "60". Do mesmo modo um pneu 175/55 tem menor altura de pneu do que um 225/50 apesar do "55" poder fazer "parecer" que é mais alto. A altura do pneu é sempre um indice que depende proporcionalmente da largura do pneu.
                                                        Editado pela última vez por dtv; 28 February 2014, 14:17.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                          Nas medidas que referes, se puderes pneus lado a lado e fores medir a altura, vais ter uma surpresa: serao quase quase iguais se nao forem mesmo exactamente iguais. Ao contrario do que a maioria das pessoas pensa enquanto o "175" ou "185" designa literalmente a largura do pneu, o "55" e o "60" nao designa a altura. Ou pelo menos nao literalmente.É um coeficiente em relaCao à largura do pneu. Ou seja, se tiveres 2 pneus um 175/60 R14 e outro 185/60 R14 o 2o tem maior altura do que o primeiro apesar de serem ambos "60". Do mesmo modo um pneu 175/55 tem menor altura de pneu do que um 225/50 apesar do "55" poder fazer "parecer" que é mais alto. A altura do pneu é sempre um indice que depende proporcionalmente da largura do pneu.
                                                          I don't care.
                                                          Continuo a preferir os mais estreitos.
                                                          EDIT: Mas os 175/60 são mais altos que os 185/55 de qualquer forma.
                                                          Editado pela última vez por tiagoadcosta; 28 February 2014, 14:43.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                                            Nas medidas que referes, se puderes pneus lado a lado e fores medir a altura, vais ter uma surpresa: serao quase quase iguais se nao forem mesmo exactamente iguais. Ao contrario do que a maioria das pessoas pensa enquanto o "175" ou "185" designa literalmente a largura do pneu, o "55" e o "60" nao designa a altura. Ou pelo menos nao literalmente.É um coeficiente em relaCao à largura do pneu. Ou seja, se tiveres 2 pneus um 175/60 R14 e outro 185/60 R14 o 2o tem maior altura do que o primeiro apesar de serem ambos "60". Do mesmo modo um pneu 175/55 tem menor altura de pneu do que um 225/50 apesar do "55" poder fazer "parecer" que é mais alto. A altura do pneu é sempre um indice que depende proporcionalmente da largura do pneu.
                                                            A altura do pneu representa a percentagem da largura. Ou seja 185x0.55=101.75mm, 175x0.60=105. Ou seja, é uma diferença minima. Neste caso ele diz que prefere o mais fino e mais alto... Será que ele vai notar a diferença de 3.25mm extra?

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                              A altura do pneu representa a percentagem da largura. Ou seja 185x0.55=101.75mm, 175x0.60=105. Ou seja, é uma diferença minima. Neste caso ele diz que prefere o mais fino e mais alto... Será que ele vai notar a diferença de 3.25mm extra?
                                                              Eu não sou o dtv. Mas sim 3.25mm na altura do pneu nota-se a olho nú a metros de distância... Mais ainda sentado dentro do carro a circular.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X