Nao cheguei a compreender, ele meteu 4L a mais que o normal, ou meteu 4L? É que eu percebi a segunda hipotese. Se meteu 4L, dependendo do motor, nao é nada do outro mundo. Se meteu 4L a mais que o normal...
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Óleo a mais no motor?
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO motor não vai desalvorar por um ou dois litros a mais a não ser que já não tenha segmentos.
É ver como está a vareta, se estiver no máximo ou pouco acima, eu deixava andar.
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Originalmente Colocado por Homer Ver Post4 a mais que o normal. Ou melhor, 3. Se o carro estava no mínimo, ele devia ter colocado meio litro, três quartos ou 1L, não 4....
Originalmente Colocado por ruimns95 Ver PostDeixa acabar de rir para responder.
É assim não ligues o motor senão ainda te sai a sorte grande, chama um mecânico.
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Vamos lá encerrar o assunto, já que fui eu que o iniciei. O que se passou foi que eu tinha de acrescentar 1 litro de óleo e acrescentei mais 3. Foi isto. A embalagem era de 4 litros e o nível do óleo estava no mínimo. Depois disso andei com o carro alguns quilómetros (poucos), deixei-o na garagem e hoje fui à oficina retirar o excesso. Estive a falar calmamente com o mecânico que - pasme-se - não se riu da minha cara, nem fez especial alarme. Melhor que isso, nem levou dinheiro por ter aspirado o óleo que estava a mais. Assunto resolvido. Não houve mortos a lamentar.
Mas esta experiência constituiu a minha primeira - e última - participação neste fórum. Vim cá expor a minha dúvida - a minha ignorância, nabice, burrice o que quiserem, se isso vos alimenta o ego ou a masculinidade - e agradeço aos que de boa fé me quiseram elucidar sobre o tema. Todavia, houve quem se risse à gargalhada e quem respondesse na base da troça. Não me chateia, é bom contribuir para a boa disposição. Gente que, como eu, acrescenta mais óleo ao carro do que devia, é gente que não pode nem deve participar neste meio onde prosperam tão altas sumidades mecânicas. Por isso agradeço a quem ajudou de boa fé, e despeço-me deste fórum.
Até mais.Editado pela última vez por irs1983; 26 February 2014, 22:58.
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Originalmente Colocado por irs1983 Ver PostVamos lá encerrar o assunto, já que fui eu que o iniciei. O que se passou foi que eu tinha de acrescentar 1 litro de óleo e acrescentei mais 3. Foi isto. A embalagem era de 4 litros e o nível do óleo estava no mínimo. Depois disso andei com o carro alguns quilómetros (poucos), deixei-o na garagem e hoje fui à oficina retirar o excesso. Estive a falar calmamente com o mecânico que - pasme-se - não se riu da minha cara, nem fez especial alarme. Melhor que isso, nem levou dinheiro por ter aspirado o óleo que estava a mais. Assunto resolvido. Não houve mortos a lamentar.
Mas esta experiência constituiu a minha primeira - e última - participação neste fórum. Vim cá expor a minha dúvida - a minha ignorância, nabice, burrice o que quiserem, se isso vos alimenta o ego ou a masculinidade - e agradeço aos que de boa fé me quiseram elucidar sobre o tema. Todavia, houve quem se risse à gargalhada e quem respondesse na base da troça. Não me chateia, é bom contribuir para a boa disposição. Gente que, como eu, acrescenta mais óleo ao carro do que devia, é gente que não pode nem deve participar neste meio onde prosperam tão altas sumidades mecânicas. Por isso agradeço a quem ajudou de boa fé, e despeço-me deste fórum.
Até mais.
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Originalmente Colocado por irs1983 Ver PostVamos lá encerrar o assunto, já que fui eu que o iniciei. O que se passou foi que eu tinha de acrescentar 1 litro de óleo e acrescentei mais 3. Foi isto. A embalagem era de 4 litros e o nível do óleo estava no mínimo. Depois disso andei com o carro alguns quilómetros (poucos), deixei-o na garagem e hoje fui à oficina retirar o excesso. Estive a falar calmamente com o mecânico que - pasme-se - não se riu da minha cara, nem fez especial alarme. Melhor que isso, nem levou dinheiro por ter aspirado o óleo que estava a mais. Assunto resolvido. Não houve mortos a lamentar.
Mas esta experiência constituiu a minha primeira - e última - participação neste fórum. Vim cá expor a minha dúvida - a minha ignorância, nabice, burrice o que quiserem, se isso vos alimenta o ego ou a masculinidade - e agradeço aos que de boa fé me quiseram elucidar sobre o tema. Todavia, houve quem se risse à gargalhada e quem respondesse na base da troça. Não me chateia, é bom contribuir para a boa disposição. Gente que, como eu, acrescenta mais óleo ao carro do que devia, é gente que não pode nem deve participar neste meio onde prosperam tão altas sumidades mecânicas. Por isso agradeço a quem ajudou de boa fé, e despeço-me deste fórum.
Até mais.
O que foi claramente gozo salutar e quase sempre com a disposição de ajudar foi percebido como uma grave ofensa.
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostNão fiques chateado que muitos dos especialistas por cá que se calhar até se riram de ti só sabem mecânica de teclado e nunca sequer mudaram o óleo ao carro.
«O ignorante, pensa que tudo sabe, enquanto o verdadeiro conhecedor tem consciência daquilo que ignora»
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A brincar a brincar, a última vez em que o carro do meu sogro fez uma revisão no concessionário oficial (Citroen) foi quando, numa mudança de óleo, também lhe colocaram óleo a mais!
O carro ainda fez uns valentes kms assim até o problema se manifestar.
Felizmente o motor sobreviveu, mas foi a última vez que entrou naquela oficina.
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já cheguei a enfiar um tubo no sítio da vareta para retirar cerca de meio litro de óleo que meti a mais no motor, existe um limite de óleo que o motor aceita sem haver problemas, tudo o que for acima do máximo é para no mínimo rebentar com vedantes, juntas e etc. se for mesmo muito acima do maximo o óleo vai chegar à câmara de combustão o que pode mandar um motor para a sucata
tenho ideia de no meu citroen ax a diferença entre o mínimo e máximo da vareta ser de 1.5 litros, presumo que em certos motores possa ser até maior, visto que este motor leva no total pouco menos de 4 litros de óleo
ao autor do tópico que não leve a mal algumas das respostas dadas, mas isso que fizeste é coisa de gaja que não percebe nada de carros
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Na minha modesta opinião acho que quando não se sabe não se mexe, ou se tem uma noção mínima das coisas ou mais vale a pena estar quieto. Se soubeste que o nível estava no mínimo e tinhas que acrescentar também sabias que na vareta também tem o nível máximo e tinhas que acrescentar aos poucos e ir verificando, se não sabias isso agora aguenta-te com as piadas, porque isso faz parte, por norma quem se regista em fóruns deste tipo pelo mínimo tem conhecimentos básicos do funcionamento de um motor e da manutenção do mesmo e quando aparecem assim umas pérolas o pessoal não perdoa
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostNão fiques chateado que muitos dos especialistas por cá que se calhar até se riram de ti só sabem mecânica de teclado e nunca sequer mudaram o óleo ao carro.
Ou que um Fisico Teorico tem um trabalho inutil
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostEssa é a mesma teoria que um bom treinador de futebol tem obrigatoriamente de saber jogar a bola ...
Ou que um Fisico Teorico tem um trabalho inutil
Um bom treinador não tem que ser um grande jogador mas tem que saber jogar minimamente. Um Físico teórico não tem um trabalho de aplicação directa e pode-se dar ao luxo de deixar a adaptação da teoria em coisas palpáveis para outros (é essa a verdadeira função dos engenheiros). Pagavas aulas de condução de alguém que nunca conduziu?
Vejo por exemplo a atirarem para o ar os valores de capacidade de óleo indicados nos manuais como verdade absoluta quando é tudo menos isso. É sempre uma coisa aproximada porque há sempre óleo que fica nos canais, no filtro, na bomba etc. Um motor pode indicar 4.5l e numa revisão levar 5 ou 5.5 sem chegar ao máximo. Tal como pode ficar um ou dois centímetros acima do máximo sem chegar à cambota e andar assim sem problemas. Ou até pode chegar à cambota com o motor frio, mas mal se põe a trabalhar ao encher os canais todos o nível baixa e já não há problema.
Por isso referi que nada como tirar a vareta e ver.Editado pela última vez por SRLA; 27 February 2014, 12:48.
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Originalmente Colocado por nathaniel Ver Postjá cheguei a enfiar um tubo no sítio da vareta para retirar cerca de meio litro de óleo que meti a mais no motor, existe um limite de óleo que o motor aceita sem haver problemas, tudo o que for acima do máximo é para no mínimo rebentar com vedantes, juntas e etc. se for mesmo muito acima do maximo o óleo vai chegar à câmara de combustão o que pode mandar um motor para a sucata
tenho ideia de no meu citroen ax a diferença entre o mínimo e máximo da vareta ser de 1.5 litros, presumo que em certos motores possa ser até maior, visto que este motor leva no total pouco menos de 4 litros de óleo
ao autor do tópico que não leve a mal algumas das respostas dadas, mas isso que fizeste é coisa de gaja que não percebe nada de carros
Ora...um litrinho de azei....óleo para ficar bem temperado
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Acho que não há necessidade de se ficar chateado. Vê as coisas pelo lado positivo: aprendeste a fazer um atesto de óleo, fizeste o pessoal fica bem-disposto por breves momentos e sempre que precisares, este mesmo pessoal retira-te as tuas dúvidas na hora.
Acho que devias ter lido o manual, ou então vires perguntar antes do atesto. Mas ainda bem que tudo correu pelo melhor.
P.S. Acho que ninguém te faltou ao respeito, pelo que leva as coisas na boa
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostAcho que não há necessidade de se ficar chateado. Vê as coisas pelo lado positivo: aprendeste a fazer um atesto de óleo, fizeste o pessoal fica bem-disposto por breves momentos e sempre que precisares, este mesmo pessoal retira-te as tuas dúvidas na hora.
Acho que devias ter lido o manual, ou então vires perguntar antes do atesto. Mas ainda bem que tudo correu pelo melhor.
P.S. Acho que ninguém te faltou ao respeito, pelo que leva as coisas na boa
Já que levou tudo tão a sério,que pague pelas explicações que lhes foram transmitidas seriamente.
Olha que há cada burgesso hein!?
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Originalmente Colocado por irs1983 Ver PostVamos lá encerrar o assunto, já que fui eu que o iniciei. O que se passou foi que eu tinha de acrescentar 1 litro de óleo e acrescentei mais 3. Foi isto. A embalagem era de 4 litros e o nível do óleo estava no mínimo. Depois disso andei com o carro alguns quilómetros (poucos), deixei-o na garagem e hoje fui à oficina retirar o excesso. Estive a falar calmamente com o mecânico que - pasme-se - não se riu da minha cara, nem fez especial alarme. Melhor que isso, nem levou dinheiro por ter aspirado o óleo que estava a mais. Assunto resolvido. Não houve mortos a lamentar.
Mas esta experiência constituiu a minha primeira - e última - participação neste fórum. Vim cá expor a minha dúvida - a minha ignorância, nabice, burrice o que quiserem, se isso vos alimenta o ego ou a masculinidade - e agradeço aos que de boa fé me quiseram elucidar sobre o tema. Todavia, houve quem se risse à gargalhada e quem respondesse na base da troça. Não me chateia, é bom contribuir para a boa disposição. Gente que, como eu, acrescenta mais óleo ao carro do que devia, é gente que não pode nem deve participar neste meio onde prosperam tão altas sumidades mecânicas. Por isso agradeço a quem ajudou de boa fé, e despeço-me deste fórum.
Até mais.
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Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver PostPor acaso os carros já podiam vir com um sistema que caso se metesse mais oleo, este escorresse para um deposito à parte.
Não deve ser muito dificil de fazer. Digo eu...
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Originalmente Colocado por SRLA Ver PostO problema resolve-se com cárter seco, embora não seja esse o objectivo.
Cárter seco[editar | editar código-fonte]
No sistema de cárter seco o óleo é armazenado num reservatório exterior sendo aspirado do cárter (que assim pode ter uma dimensão bem menor pois não tem que armazenar o óleo) para esse depósito. Neste sistema há duas bombas de óleo: uma que aspira o óleo do cárter para o reservatório exterior e outra que o coloca em circulação para as zonas adequadas.
Apesar de mais dispendioso, mais pesado e mais complexo, este sistema apresenta algumas vantagens nomeadamente, face ao menor volume do cárter, permitir colocar o bloco motor numa posição mais próxima do solo diminuindo assim o centro de gravidade da viatura e melhorando a estabilidade aerodinâmica. O depósito exterior pode conter um maior volume de óleo, uma pressão mais estabilizada e sistemas adicionais de arrefecimento do óleo. A ausência de mistura com gases do motor pode ainda signifcar melhorias na disponibilidade de potência do motor. .4
Este tipo de cárter é mais frequente nos motores dos veículos de competição.
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