Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lençol de água: Possível controlar o carro?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Algo que todos os encartados deveriam experimentar enquanto aprendem (novas cartas) ou em reciclagem (cartas já emitidas).

    Aquaplaning em circuito/pista fechado/a.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
      Resumindo: ao contrário do que a esmagadora maioria dos condutores pensa, pode ser vantajoso usar pneus mais estreitos, principalmente com estrada molhada. Como no piso seco as distâncias de travagem são muito mais reduzidas, fico com a impressão que numa utilização normal é preferível ter pneus mais estreitos. Claro que a redução da largura tem limites, uma vez que aumenta o comprimento da área de contacto com o solo, obrigando a uma maior deformação do pneu e consequente aquecimento.
      De acordo, pneus mais estreitos para chuva e neve. Para piso seco é preferível um pneu mais largo.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por M101 Ver Post
        Resumindo: ao contrário do que a esmagadora maioria dos condutores pensa, pode ser vantajoso usar pneus mais estreitos, principalmente com estrada molhada. Como no piso seco as distâncias de travagem são muito mais reduzidas, fico com a impressão que numa utilização normal é preferível ter pneus mais estreitos. Claro que a redução da largura tem limites, uma vez que aumenta o comprimento da área de contacto com o solo, obrigando a uma maior deformação do pneu e consequente aquecimento.
        O que eu queria dizer é exactamente aquilo que tinhas dito antes.
        Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pneus mais largos têm maior aderência não por terem maior área de contacto com o chão mas sim por terem uma borracha mais aderente.

        Originalmente Colocado por nrv Ver Post
        podes ter razão se falares dos primórdios da competição, em que era empírico, hoje em dia com tudo estudado ao milésimo de segundo é tudo sobre física! tanto é assim que em aulas de condução para tirar as licenças de piloto existem aulas de condução em chuva e aulas de aderência dos pneumáticos, entre muitas outras coisas!! hehe
        Eu acho que ter boa capacidade de compreender física é uma grande mais valia na condução. Pelo menos sinto que compreendendo a física tenho maior capacidade de prever o que pode acontecer em muitas situações e como deverei agir sem ter de passar por elas e aprender através da tentativa erro.
        Como devemos travar num carro sem ABS, ou o que fazer quando foge a frente do carro, a estupidez que é acelerar demasiado durante o ponto de embraiagem , saber que normalmente um carro não capota por fazer uma curva apertada...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
          Se alguém ficou ofendido, peço desculpa, usei o vermelho porque acho que é a cor que chama mais a atenção. Nunca pensei que alguém ficasse melindrado. Vou passar a usar o azul.
          na brinca

          Originalmente Colocado por trepkos Ver Post
          O ESP salvou me uma vez na saída da vasco da gama para Alcochete. Aqueles troços em curva apertada. Estupidamente meti o pé no travão quando ia a descer e a curvar e o carro deu de traseira, prontamente o ESP e estabilidade evitaram um choque com o raid e tinha pneus em perfeitas condições.
          raid?!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por rppm Ver Post
            O que eu queria dizer é exactamente aquilo que tinhas dito antes.
            Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os pneus mais largos têm maior aderência não por terem maior área de contacto com o chão mas sim por terem uma borracha mais aderente.

            Mas ainda há mais um fenómeno.
            Se tivermos dois pneus: um estreito e outro largo e fizermos um teste com os pneus a frio, o pneu largo irá travar melhor por usar uma borracha mais macia que tem um coeficiente de atrito maior.
            Agora imaginemos que num belo dia de verão a caminho do algarve, depois de percorridos uns bons kms, resolvemos fazer o mesmo teste.
            O que acontece é que o pneu mais estreito aqueceu mais que o pneu mais largo e, devido a isso, a borracha "amoleceu" e, consequentemente, o coeficiente de atrito subiu.
            Qual irá travar melhor? Não sei. Penso que a resposta não é óbvia.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
              Qual irá travar melhor? Não sei. Penso que a resposta não é óbvia.
              E depende de modelo para modelo. Dentro da mesma medida, há borrachas mais macias e outras mais duras...

              PS: para o aquaplanning, o tipo de borracha é irrelevante: o que interessa é a capacidade de escoamento de água, e aí o pneu mais estreito ganha quase sempre.

              Comentário


                #97
                Que engraçado...o melhor é não comparar o mesmo pneu com medidas diferentes. Sendo a área de contacto igual...o comportamento em seco e molhado é igual...às tantas o maior é mais tenrinho e macio; deve vir de um anho.

                Hiroplanagem previne-se reduzindo para um velocidade adequada e com pneus em bom estado.

                Não se controla mas estando concentrado na condução e na estrada/alcatrão permite prever ou pelo menos não ser apanhado de surpresa, deixando andar, sem travar, acelerar ou mudar de direcção imediatamente antes ou durante a hidroplanagem.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Que engraçado...o melhor é não comparar o mesmo pneu com medidas diferentes. Sendo a área de contacto igual...o comportamento em seco e molhado é igual...às tantas o maior é mais tenrinho e macio; deve vir de um anho.

                  Hiroplanagem previne-se reduzindo para um velocidade adequada e com pneus em bom estado.

                  Não se controla mas estando concentrado na condução e na estrada/alcatrão permite prever ou pelo menos não ser apanhado de surpresa, deixando andar, sem travar, acelerar ou mudar de direcção imediatamente antes ou durante a hidroplanagem.
                  Se fosse igual, não se usava pneus com medidas diferentes.

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                    Se fosse igual, não se usava pneus com medidas diferentes.
                    Se a borracha num mesmo modelo é a mesma e segundo alguns a superfície de contacto de por exemplo um 205 vs 225 é a mesma, a que se deve mesmo essa diferença de comportamento?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Se a borracha num mesmo modelo é a mesma e segundo alguns a superfície de contacto de por exemplo um 205 vs 225 é a mesma, a que se deve mesmo essa diferença de comportamento?
                      No pneu mais largo, pode-se usar borracha mais macia porque aquece menos. A borracha mais macia adere melhor. Isto para pneus à mesma temperatura.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                        Geralmente evito tocar nos pedais, evito mexer muito na direcção e 4-piscas se necessário.
                        Durante?
                        Categoria

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                          No pneu mais largo, pode-se usar borracha mais macia porque aquece menos. A borracha mais macia adere melhor. Isto para pneus à mesma temperatura.
                          Repito » mesmo modelo (mesma borracha) medidas diferentes? Mas não respondas que não vale a pena...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ruijorge1922 Ver Post
                            Durante?
                            Categoria
                            Quando prevejo que poderá haver mostarda.
                            Felizmente nunca tive uma situação dessas. Talvez por ser bastante defensivo, principalmente quando mal vejo o piso a "espelhar" ou lençóis de água.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                              Repito » mesmo modelo (mesma borracha) medidas diferentes? Mas não respondas que não vale a pena...
                              O mesmo modelo com medidas diferentes pode ter borrachas diferentes.
                              Se a borracha for igual teremos de equacionar diversos pormenores, entre os quais a forma da superfície de contacto que será necessariamente diferente e a forma do pneu - para mesma pressão e carga repara que o pneu mais largo fica mais redondo e parece mais cheio.
                              Nesta altura, estamos a entrar em campos muito especializados e as respostas não são óbvias, só um perito te poderá responder qual a influência destes e de outros factores e de que forma influenciam o comportamento em diferentes situações de condução. Isso só se consegue de forma experimental.
                              Eu não sei a resposta.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                O mesmo modelo com medidas diferentes pode ter borrachas diferentes.
                                Se a borracha for igual teremos de equacionar diversos pormenores, entre os quais a forma da superfície de contacto que será necessariamente diferente e a forma do pneu - para mesma pressão e carga repara que o pneu mais largo fica mais redondo e parece mais cheio.
                                Nesta altura, estamos a entrar em campos muito especializados e as respostas não são óbvias, só um perito te poderá responder qual a influência destes e de outros factores e de que forma influenciam o comportamento em diferentes situações de condução. Isso só se consegue de forma experimental.
                                Eu não sei a resposta.
                                Nem resposta, nem física, nem matemática e pelos vistos nem o simples e muito útil senso comum de olhar para dois pneus de tamanhos diferentes e observar/ver/reparar que o mais largo tem mais cm2 em contacto com o chão do que o menor.

                                Ou isto ou és um troll e pêras

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por ruijorge1922 Ver Post
                                  Durante?
                                  Categoria
                                  Eu nunca tive tempo para rezar aos 4 anjos que conheço quanto mais lembrar-me que há piscas...

                                  Mas agora até já há carros que piscam sozinhos quando detectam uma travagem brusca! Foi uma boa invenção! O condutor normalmente tem mais com que se entreter...

                                  Comentário


                                    eliminado

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                      Nem resposta, nem física, nem matemática e pelos vistos nem o simples e muito útil senso comum de olhar para dois pneus de tamanhos diferentes e observar/ver/reparar que o mais largo tem mais cm2 em contacto com o chão do que o menor.

                                      Ou isto ou és um troll e pêras
                                      Talvez seja bom começares por aqui.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        na brinca



                                        raid?!

                                        Raid, rail ou como se escreve é tudo a mesma coisa :D

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                          Eu nunca tive tempo para rezar aos 4 anjos que conheço quanto mais lembrar-me que há piscas...

                                          Mas agora até já há carros que piscam sozinhos quando detectam uma travagem brusca! Foi uma boa invenção! O condutor normalmente tem mais com que se entreter...
                                          Isso já é muito anos 2000!

                                          Mal estaríamos se 14 anos depois não fosse comum!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                            Não preciso, bastou ler a premissa, "se a pressão for idêntica", que não é igual para o mesmo pneu, com o mesmo perfil e largura diferente.

                                            Aliás tal como nas bicicletas a norma é, para o mesmo perfil, quanto menor for a largura do pneu maior a pressão e vice versa. E uma das razões é diminuir a deformação lateral do pneu mais fino.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                              Não preciso, bastou ler a premissa, "se a pressão for idêntica", que não é igual para o mesmo pneu, com o mesmo perfil e largura diferente.

                                              Aliás tal como nas bicicletas a norma é, para o mesmo perfil, quanto menor for a largura do pneu maior a pressão e vice versa. E uma das razões é diminuir a deformação lateral do pneu mais fino.
                                              Então, antes de chamar trolls e ignorantes aos outros, devias ter lido com atenção, porque se estava a falar de pressões idênticas.
                                              Lê o post 104. O mesmo que citaste para me chamar troll.
                                              PS: E já agora: A área de contacto não tem a ver com a aderência. A força de atrito, só depende da força Normal e do coeficiente de atrito. Não sei se entendes.
                                              Editado pela última vez por M101; 03 April 2014, 22:59.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                Então, antes de chamar trolls e ignorantes aos outros, devias ter lido com atenção, porque se estava a falar de pressões idênticas.
                                                Lê o post 104. O mesmo que citaste para me chamar troll.
                                                PS: E já agora: A área de contacto não tem a ver com a aderência. A força de atrito, só depende da força Normal e do coeficiente de atrito. Não sei se entendes.
                                                Estavas a falar de pressões iguais? Não me parece. Falas muito em tipos de borrachas melhores em pneus mais largos para justificar a melhor aderência...quando podes ter pneus 225 com borracha de melhor qualidade face um 285.

                                                Aliás nem me parece que tenhas pensado no comparável » mesma marca, mesma borracha, mesmo perfil, larguras diferentes com pressões recomendadas (DIFERENTES).

                                                Posto isto vê se percebes que para o mesmo carro, a mesma jante e o mesmo pneu com o mesmo perfil e a respectiva pressão recomendada, o mais largo vai ter maior superfície de contacto. Não seu se já conseguiste atingir, senão vai ver na porta do teu carro as medidas vs largura do pneu vs pressão recomendada para uma dada carga.

                                                Comentário


                                                  É pena os alemães falarem alemão e não inglês ou português, mas este artigo parece-me ser muito interessante (e é um teste prático, não é teórico, sem pressões de enchimento incorrectas ou com uns pneus carecas e outros novos), trata-se da ADAC (para mim dispensa outras apresentações):

                                                  http://www.adac.de/_mmm/pdf/Breit_oder_schmal_23603.pdf


                                                  Uma coisa é certa. Todos os pneus vão entrar em aquaplanagem, e a diferença de velocidades pode ser apenas de 10-15 km/h, estando todos novos e com a pressão recomendada! É só tentar que se consegue pôr todos a levitar!

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                    PS: E já agora: A área de contacto não tem a ver com a aderência. A força de atrito, só depende da força Normal e do coeficiente de atrito. Não sei se entendes.
                                                    Não tenho acompanhado a vossa discussão mas isto é falso.

                                                    Apesar de pela teoria newtoniana isso ser verdade (isto é, a área de contacto não afecta a aderência, só a força normal e o atrito), na realidade isso não é verdade e a área de contacto é efectivamente importante, principalmente em borrachas.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                                      O mesmo modelo com medidas diferentes pode ter borrachas diferentes.
                                                      Se a borracha for igual teremos de equacionar diversos pormenores, entre os quais a forma da superfície de contacto que será necessariamente diferente e a forma do pneu - para mesma pressão e carga repara que o pneu mais largo fica mais redondo e parece mais cheio.
                                                      Nesta altura, estamos a entrar em campos muito especializados e as respostas não são óbvias, só um perito te poderá responder qual a influência destes e de outros factores e de que forma influenciam o comportamento em diferentes situações de condução. Isso só se consegue de forma experimental.
                                                      Eu não sei a resposta.
                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Estavas a falar de pressões iguais? Não me parece. Falas muito em tipos de borrachas melhores em pneus mais largos para justificar a melhor aderência...quando podes ter pneus 225 com borracha de melhor qualidade face um 285.

                                                      Aliás nem me parece que tenhas pensado no comparável » mesma marca, mesma borracha, mesmo perfil, larguras diferentes com pressões recomendadas (DIFERENTES).

                                                      Posto isto vê se percebes que para o mesmo carro, a mesma jante e o mesmo pneu com o mesmo perfil e a respectiva pressão recomendada, o mais largo vai ter maior superfície de contacto Tenho aqui dois carros em que o carro com os pneus mais estreitos suporta maior carga e tem uma pressão recomendada inferior. Não seu se já conseguiste atingir, senão vai ver na porta do teu carro as medidas vs largura do pneu vs pressão recomendada para uma dada carga.
                                                      Já conseguiste ler? Ou não consegues entender?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Não tenho acompanhado a vossa discussão mas isto é falso.

                                                        Apesar de pela teoria newtoniana isso ser verdade (isto é, a área de contacto não afecta a aderência, só a força normal e o atrito), na realidade isso não é verdade e a área de contacto é efectivamente importante, principalmente em borrachas.
                                                        Em nenhuma tabela de coeficientes de atrito vejo o coeficiente a depender da área, mas, admito que haja casos em que isso possa acontecer. Se puderes agradecia que me indicasses onde posso encontrar alguma tabela ou fórmula que relacione o coeficiente de atrito com a área de contacto, embora não fosse isso que estivesse em discussão gosto sempre de alargar os meus conhecimentos.

                                                        Comentário


                                                          Este tópico é muito útil, da próxima vez que mudar os pneus vou montar os pneus mais estreitos que puder já que pelo que percebi a largura dos pneus não tem vantagem nenhuma.

                                                          Obrigado FAH.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Two Ver Post
                                                            Este tópico é muito útil, da próxima vez que mudar os pneus vou montar os pneus mais estreitos que puder já que pelo que percebi a largura dos pneus não tem vantagem nenhuma.

                                                            Obrigado FAH.
                                                            Acho que ninguém disse isso. Deves ler melhor desde o inicio

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                              Não tenho acompanhado a vossa discussão mas isto é falso.

                                                              Apesar de pela teoria newtoniana isso ser verdade (isto é, a área de contacto não afecta a aderência, só a força normal e o atrito), na realidade isso não é verdade e a área de contacto é efectivamente importante, principalmente em borrachas.
                                                              Essa questão que levantas é interessante. Se o coeficiente de atrito depender da área, isso teria uma grande importância em pneus slick. Já no caso dos pneus normais isso teria um impacto minimo. Os pneus do dia a dia são recortados, quer longitudinalmente quer transversalmente e o que temos são pequenos elementos de borracha em contacto com o solo. A força total de atrito será o somatório da força de atrito em cada um desses pequenos elementos (segundo o que dizes: menor área menor atrito, ou maior? não esclareceste).
                                                              Temos ainda a questão de um pneu mais largo ser por norma mais recortado para facilitar o escoamento da água e por isso pode ter elementos mais pequenos em contacto com o solo.
                                                              Editado pela última vez por M101; 04 April 2014, 09:39.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X