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    #61
    É preferível vender pouco com elevado retorno do que fazer volume na Europa, muito difícil actualmente daí a exigência de diversificação de mercado.

    Plataforma modular reduz drasticamente custo de produção para construtor, os actuais dois maiores grupos automóveis europeus já dispõem de tal ferramenta em linha de produção.

    Comentário


      #62
      Isto é uma matéria delicada e que dá pano para mangas...

      Em primeiro lugar, vejo o produto "premium" como algo que tem qualidade acima da média e, mais do que isso goza de forte procura pela marca que representa, vende bem, mas não tem necessariamente que ser o melhor, ou digamos de outra maneiro, o topo. O caso mais típico desta rotulagem são os produtos apple.

      Assusta-me um bocado ver as tabelas de vendas e ver que estas marcas são das mais vendidas, mais ainda quando o governo vai "dar" carros de marca audi, que mais não têm que o símbolo, mas nem vou entrar por aqui...O que acontece é que os alemães conseguiram uma imagem de mercado muito forte, e que apanha a grande maioria dos compradores automóveis, onde a maioria desconhece completamente o meio e vai pelo que ouve e pelo que os outros compram, logicamente os compradores são os 1ºs "culpados" por esta situação. Neste aspecto os alemães estão de parabéns, conseguiram tirar partido duma era e vender fortemente o seu produto. A sorte duns, é o azar dos outros...

      Com isto, os alemães evoluíram as gamas, e mais do que isso, dão o que o mercado pede e com jeitinho ainda fazem o mercado querer o que fazem. Prova disso é a forte presença dos diesel e da imagem "TDI" em todos os segmentos, os turbos, os crossover que vendem como paezinhos quentes e em todas as gamas, até já sãos os primeiros a vender "desportivos" TDI...em contrapartida, os outros não conseguem acompanhar, e quando o fazem é só num pequeno nº de veículos e não em toda a gama.
      Outra questão é o real valor e/ou superioridade dos produtos alemães face à concorrência. E infelizmente podemos constatar que na maioria dos casos o trio premium alemão é de facto melhor que a concorrência directa.

      O que vai acontecer no futuro? vamos ver, mas devem acontecer 2 coisas: ou o trio alemão mata de vez as outras marcas; ou a vasta oferta que disponibilizam faz cair na generalização e começam a perder valor. No fim de contas o objecto premium de desejo é cada vez mais fácil de ter, que o faz cair na banalização.

      Pessoalmente acredito que isto é um ciclo, e espero que as outras marcas não desapareçam, até porque regra geral prefiro um alfa ou volvo a muita da concorrência premium alemã. Mas é simples, escolhe-se o que dita o coração...

      Quanto à concorrência, vejo sobretudo má gestão, e o caso Fiat é gritante...a lancia já está morta, a a Alfa corre o risco de ir pelo mesmo caminho. A falta de um segmento D e E é ridículo, mas apesar de tudo continuo a achar que a Alfa deveria continuar a 159, que em desenho ainda envergonha quase toda a concorrência actual, faltam-lhe é os restantes argumentos...

      A Volvo, é curta para os alemães e tem muitas lacunas, mas tem aspectos muito bons, nomeadamente na segurança. A jaguar, bem tenta, mas não chega ainda. Depois há a Lexus, que vive num mundo à parte e acho bem que fique por lá que está muito bem, a visão de mercado é que tem de mudar, e no fim de contas pertence ao grupo que mais vende em todo o mundo!
      Fala-se que vem para a Europa a Cadillac, é uma boa notícia até porque goza de boa imagem. A infiniti e a Acura também são "premiuns" de valor noutros mercados.

      Mas a verdade é que ninguém tem argumentos para as europeias na Europa, onde o diesel é quem manda, o que faz com que as outras percam o interesse, e pior, marcas como por exemplo a Honda cada vez apostam menos por cá. Mas atenção que nos outros mercados é diferente, e por exemplo nos States a Audi praticamente não tem expressão, ao contrário da Acura, por exemplo.

      Comentário


        #63
        Dizer que a Audi não tem expressão nos EUA é exagerado, dos premium é o pior, mas cresce a forte ritmo:
        http://www.motorauthority.com/news/1...ar-sales-crown

        Comentário


          #64
          Vá lá que a citroen tem a serie DS que é muito boa , e o DS5 é suberdo mas o principal problema nao é custos nem se é bom ou nao ! é simplesmente por nao ostentar o simbolo mercedes , bmw ou audi .... simbolos estes que transpiram status e é alvo de inveja por muita gente , só isto faz as pessoas desembolsar bem mais para ter um simbolo do status é normalissimo isso aqui .

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
            Os V40/s40 de 2000 e 2001 eram que segmento? C tambem?
            Sim, segmento C.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
              Isto é uma matéria delicada e que dá pano para mangas...

              Em primeiro lugar, vejo o produto "premium" como algo que tem qualidade acima da média e, mais do que isso goza de forte procura pela marca que representa, vende bem, mas não tem necessariamente que ser o melhor, ou digamos de outra maneiro, o topo. O caso mais típico desta rotulagem são os produtos apple.

              (...)


              O que vai acontecer no futuro? vamos ver, mas devem acontecer 2 coisas: ou o trio alemão mata de vez as outras marcas; ou a vasta oferta que disponibilizam faz cair na generalização e começam a perder valor. No fim de contas o objecto premium de desejo é cada vez mais fácil de ter, que o faz cair na banalização.

              Nota que até no exemplo que dás (Apple), existe uma cada vez maior banalização (no sentido de mais unidades vendidas e mais pessoas a terem produtos da marca), e nem por isso deixa de ser apetecível e a referência pela qual os concorrentes mais directos se guiam e tentam bater!

              Para que um produtos seja premium não basta ter qualidade, mas também não serve de nada um marketing poderoso se o produtos for consistentemente mau/de pouca qualidade.

              Por muito banal que seja um iPhone ou um A4/ Série 3, continuam a ser carros que não são comprados no lugar de um Peugeot 208 ou uma Megane, e que tendencialmente pedem mais dinheiro para manter mesmo comprado usado (basta que algo corra mal).

              Em termos de renting, os premium do costume têm beneficiado de valores de retoma superiores (baixando assim o valor das rendas), e no mercado particular que goste/tencione trocar de carro com alguma regularidade, o valor em usado continua novamente a "premiar os premium".

              Como o v7 bem referiu, existem muitos aspectos para além do produto por si só, e em quase todos os mercados existem marcas que conseguem um posicionamento claramente acima de outros.

              Roupa, calçado, electrónica de consumo ou mesmo simples electrodomésticos têm os seus bons exemplos.
              Falarmos em equipar uma cozinha com Fagor ou Zanussi não tem nada a ver com equipar com Miele, e como só servem para fazer frio, chamas, micro-ondas ou lavagens automáticas , poderíamos até ser tentados a pensar que qualquer coisa serve e que é tudo "igual" para além da marca.

              No entanto, e em analogia com os restantes mercados, as marcas de posicionamento mais generalista são aquelas com maior dificuldade de sobrevivência, fruto que é mais fácil serem atacadas por mercados como o Coreano (por exemplo).

              A dificuldade para marcas novas não está em derrubar as marcas de posicionamento médio, mas sim as de topo.

              É muito mais fácil vender um Kia a quem tem um Renault do que a quem tem um MB, mesmo que a Kia faça um carro onde diga "vamos perder dinheiro e meter tudo melhor do que o MB tem".

              O valor do nome de uma marca custa muito tempo e dinheiro a criar e consolidar.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Vá lá que a citroen tem a serie DS que é muito boa , e o DS5 é suberdo mas o principal problema nao é custos nem se é bom ou nao ! é simplesmente por nao ostentar o simbolo mercedes , bmw ou audi .... simbolos estes que transpiram status e é alvo de inveja por muita gente , só isto faz as pessoas desembolsar bem mais para ter um simbolo do status é normalissimo isso aqui .
                Tendo escolhido até hoje e com o livro de cheques mais Citroen do que alguma vez pensei, diria que a Citroen fez as coisas ao contrário!

                Nos anos 80/90 andaram a vender carros como os AX/BX/CX que tinham uma qualidade de construção claramente abaixo da média (quanto mais do topo).
                A parte mecânica até ia sendo fiável, mas a sensação de carros feitos em plástico perdurou.

                Quando foram melhorando nesse aspecto (em novos modelos), foi uma marca que sempre vendeu o desconto grande, mesmo nas alturas em que outras marcas batiam o pé numa intransigência negocial muito maior.

                Ou seja, depois de andarem duas décadas a desbaratar a imagem da marca, surgem com a ideia de fazerem produtos premium!

                O problema dos DS não é não terem um símbolo Mercedes no capôt, mas sim o de terem o nome Citroen!

                Dificilmente uma marca pode ser (com sucesso) premium e low-cost...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                  O trio Alemão qualquer dia desce a oferta até ao segmento dos carros sem carta. Nos últimos anos houve, e continua a haver uma inversão dos papéis, os premium são generalistas e os generalistas são não sei bem o quê.
                  É bem verdade! Fazes-me lembar o novo Classe A por exemplo, por amor de Deus Mercedes... E a forma como o publicitam nas revistas e jornais? Só aparece a frente nas fotos, até teem vergonha de mostrar o resto do carro!

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Anicio Ver Post
                    É bem verdade! Fazes-me lembar o novo Classe A por exemplo, por amor de Deus Mercedes... E a forma como o publicitam nas revistas e jornais? Só aparece a frente nas fotos, até teem vergonha de mostrar o resto do carro!
                    Confesso que não entendo onde queres chegar.

                    O anterior "A" (que até fazia curvas com o tejadilho no alcatrão) era melhor?

                    Há quantos anos é que a Mercedes tem o classe A, a Audi tem o A3 (e A2), ou mesmo o mais "recente" BMW S1?


                    O único erro de casting que vejo neste novo A é na versão que utiliza motor Renault, pois aí rompe efectivamente com um princípio que considero importante na marca.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                      Julgas mal, entao actualmente, a Audi esta forte nos USA. Nao se pense é que vendem o mesmo que na Europa logicamente, mas esta longe de ser anonima.
                      Engraçado, já andei a minha quota parte pelos E.U.A. e nunca me lembro de ver um Audi, já BMW... E quanto a Europeus a presença que mais se nota é a VW!
                      Editado pela última vez por Speaker; 13 April 2014, 10:26.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Confesso que não entendo onde queres chegar.

                        O anterior "A" (que até fazia curvas com o tejadilho no alcatrão) era melhor?

                        Há quantos anos é que a Mercedes tem o classe A, a Audi tem o A3 (e A2), ou mesmo o mais "recente" BMW S1?


                        O único erro de casting que vejo neste novo A é na versão que utiliza motor Renault, pois aí rompe efectivamente com um princípio que considero importante na marca.
                        Nao digo que o anterior classe A era melhor, pois era muito, mas muito pior. Mas em termos de desenho, foi inovador quando saíu, e por isso nao retirou nada á imagem que a Mercedes tinha até á época. Para mim o novo até pode ter um mau motor como dizes, mas o problema nao está aí. O problema esta na traseira, e até nas laterais, está muito mal concebido para o que estávamos habituados na Mercedes, nao tem carisma, e isso numa marca premium do trio Alemao, é tudo. É generalista demais, nao chega nem perto do carisma de uma A1, e muito menos do série 1, estes podem ser também generalistas, mas continuam com imagem Premium, e isso para mim nao, mas no nosso mercado é tudo.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Anicio Ver Post
                          Engraçado, já andei a minha quota parte pelos E.U.A. e nunca me lembro de ver um Audi, já BMW... E quanto a Europeus a presença que mais se nota é a VW!
                          num post acima coloquei as vendas de 2013 e a Audi está longe de ser residual ou desconhecida

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                            Dizer que a Audi não tem expressão nos EUA é exagerado, dos premium é o pior, mas cresce a forte ritmo:
                            Mercedes Edges Out BMW For 2013 U.S. Luxury Car Sales Crown
                            Perante a BMW, é cilindrada é que a marca bávara detém uma percepção de qualidade e/ou apresentação a roçar o exótico no mercado do EUA há muito.

                            Comentário


                              #74
                              A DS já é praticamente uma marca independente da Citroën onde realmente interessa RPC e América do Sul onde não há cruzamento de representação comercial coisa que começa a ser estendida à Europa.

                              O capital sino agora injectado começa a fazer diferença em unidade industrial na RPC e politica de expansão em outro mercado considerado prioritário para a marca e em projecto.

                              Na actualidade europeia e norte-americana foi a marca Volvo e Jaguar com capital social chinês e indiano que sofreram uma radical reorientação de produto e alvo comercial.

                              A SAAB não o foi porque a GM não quis ceder parte de patente industrial coisa que a Ford cedeu em parte na venda da marca Volvo (exemplo de plataforma automóvel, motorização, entre outro).

                              Comentário


                                #75
                                Até fui ver os v6 da linha DS5...oh wait

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                  Perante a BMW, é cilindrada é que a marca bávara detém uma percepção de qualidade e/ou apresentação a roçar o exótico no mercado do EUA há muito.
                                  curiosamente a Mercedes ultrapassou a BMW em vendas em 2013, mesmo com um Classe C (o modelo mais vendido da MB nos EUA) mesmo em fim de vida

                                  Comentário


                                    #77
                                    A BMW pondera pela primeira vez avançar com unidade industrial no México.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Motorização em V?, F1 com pequeno motor turbo?, Honda no WTCC a obter experiência em tal motorização?, EcoBoost, THP, TSI, TwinAir?, DTM?,

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                        num post acima coloquei as vendas de 2013 e a Audi está longe de ser residual ou desconhecida
                                        150.000 carros/ano num Pais onde se venderam em 2013 16.000.000 de carros representa menos de 1% do mercado, sim é residual então...
                                        Editado pela última vez por JEDI; 13 April 2014, 14:32.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                          150.000 carros/ano num Pais onde se venderam em 2013 16.000.000 de caros representa menos de 1% do mercado, sim é residual então...
                                          Tal como em PT a Porsche tem venda residuais no geral. Nos USA tanto a MB, como a Audi e BMW são marcas de luxo e caros, para além de os americanos não irem à bola com carros Europeus, parece-me que os números de venda mais que normais.

                                          Agora, anónima a Audi nos USA não é, vende pouco como a maioria das. marcas não americanas. A Porsche ainda vende menos, não é por isso que não deixa de ser bastante conhecida.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                            150.000 carros/ano num Pais onde se venderam em 2013 16.000.000 de caros representa menos de 1% do mercado, sim é residual então...

                                            Tens noção que a bmw vende 280,000?

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                              Tens noção que a bmw vende 280,000?
                                              Sim, tenho é o dobro das vendas da Audi...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                Sim, tenho é o dobro das vendas da Audi...

                                                Sim mas 280.000 em 16.000.000 é tão residual como 160.000...
                                                É a maneira como se coloca as coisas, as vendas da Audi nos EUA também são maiores que o mercado total em Portugal, é mais uma perspectiva

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  A 1º geração do Classe A era simplesmente feio até dizer chega, conheço quem tivesse e mudou para Seat Ibiza Mk4.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Até podia ser uma única unidade, depende do valor final em mercado da dita

                                                    E atenção que será um exercício devera interessante de ser observado o volume de venda de uma Alfa-Romeo no EUA em comparação directa com uma VW, Audi ou Chrysler (200), em compacto familiar médio o segmento de maior ferocidade comercial do EUA.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Anicio Ver Post
                                                      Nao digo que o anterior classe A era melhor, pois era muito, mas muito pior. Mas em termos de desenho, foi inovador quando saíu, e por isso nao retirou nada á imagem que a Mercedes tinha até á época. Para mim o novo até pode ter um mau motor como dizes, mas o problema nao está aí. O problema esta na traseira, e até nas laterais, está muito mal concebido para o que estávamos habituados na Mercedes, nao tem carisma, e isso numa marca premium do trio Alemao, é tudo. É generalista demais, nao chega nem perto do carisma de uma A1, e muito menos do série 1, estes podem ser também generalistas, mas continuam com imagem Premium, e isso para mim nao, mas no nosso mercado é tudo.
                                                      Acho curiosa a tua percepçao. Em de gostos nao discuto. Por acaso acho novo classe A muito bonito mas aceito perfeitamente que muitas pesssoas nao gostem. Agora a percepçao que tenho e vou vendo pelas pessoas que o compram ou comentário face ao carro è precisamente o contrário do que dizes, ou seja, elogiam sobretudo a estètica e destacam esse como o maior ponto forte do carro e o primeiro pelo qual adquiriram ou seriam capazes de adquirir. Eu tenho um S1 f20 e acho classe A mais bonito que o meu. Provavelmente poderá nao ser täo bom produto mas hoje em dia anda o aproximado que acho que dos 3 "premium" C acho que só mesmo a audi se destaque com a montagem e qualidade interiores. Os restantes e estendendo a alguns bons generalistas, uns são melhores numas coisas e outros noutras. Mas o o importante é haver muita oferta e o cliente que escolha o que melhor serve os seus interesses/preferencias.

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                                                        #87
                                                        Acabei de dar uma vista de olhos no site Guia do Automóvel

                                                        Um Mercedes Classe A ou um BMW serie 1 (provavelmente com menos equipamento) custam 5 a 10% mais do que um Mégane.

                                                        A Renault tem 14 modelos
                                                        A Fiat tem 6 modelos
                                                        A Ford tem 10 modelos
                                                        A Peugeot tem 15 modelos
                                                        A Mercedes tem 16 modelos
                                                        A BMW tem 16 modelos

                                                        Um Renault Laguna 2.0 dci custa 36.800 €
                                                        Um BMW 318 d custa 40.300 €
                                                        Um Audi A4 tdi (150 cv) custa 39.200 €

                                                        Digam o que disserem, considerando os preços de tabela, as marcas mais apetecíveis custam cerca de 10% mais do que as restantes.

                                                        Podem-se considerar os factores equipamento e condições. Provavelmente os Alemães perdem no equipamento e ganham nas condições.

                                                        O que é um facto é que para além de mais desejadas, as 3 marcas Alemãs estão mais acessíveis do que nunca, com uma oferta superior a outros construtores, ditos generalistas.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                                                          Acabei de dar uma vista de olhos no site Guia do Automóvel

                                                          Um Mercedes Classe A ou um BMW serie 1 (provavelmente com menos equipamento) custam 5 a 10% mais do que um Mégane.

                                                          A Renault tem 14 modelos
                                                          A Fiat tem 6 modelos
                                                          A Ford tem 10 modelos
                                                          A Peugeot tem 15 modelos
                                                          A Mercedes tem 16 modelos
                                                          A BMW tem 16 modelos

                                                          Um Renault Laguna 2.0 dci custa 36.800 €
                                                          Um BMW 318 d custa 40.300 €
                                                          Um Audi A4 tdi (150 cv) custa 39.200 €

                                                          Digam o que disserem, considerando os preços de tabela, as marcas mais apetecíveis custam cerca de 10% mais do que as restantes.

                                                          Podem-se considerar os factores equipamento e condições. Provavelmente os Alemães perdem no equipamento e ganham nas condições.

                                                          O que é um facto é que para além de mais desejadas, as 3 marcas Alemãs estão mais acessíveis do que nunca, com uma oferta superior a outros construtores, ditos generalistas.

                                                          A somar superiores valores de retoma... Mas perdem normalmente no equipamento

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                                                            #89
                                                            Mercado nacional é periférico, talvez em venda de comercial e exportação de produção de VW e Peugeot e Citroën para a Europa e EUA, RPC e Alemanha.

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                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                                              Motorização em V?, F1 com pequeno motor turbo?, Honda no WTCC a obter experiência em tal motorização?, EcoBoost, THP, TSI, TwinAir?, DTM?,
                                                              Engraçado que encontro turbinados nas 3 premium, mais 6, 8 cilindros, etc, etc....continuo sem encontrar nada acima dos 4 cilindros na linha DS e companhia

                                                              Segundo espero que não estejamos novamente a comparar motores com cilindradas diferentes, e com mais ou menos um par de cilindros. Há diferenças que por muito polido que seja o 4 cilindros não desaparecem.

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