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    #91
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    E como faz para reabrir o capot depois?
    Aquilo não fecha, anda sempre aberto.

    Acho piada que ele chega ao café, sai do carro tranca as portas, abre o capot e mete as chaves lá dentro.

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      #92
      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
      Bons velhos tempos que para destrancar/trancar as portas com um comando desses era preciso encostá-lo ao vidro

      Andei algumas vezes num 21, mas não recordo a motorização. Tive a infelicidade de dar uma volta (a pendura) num clio S e tantas outras num rti. O que mais apreciei foi um 11 turbo, apesar das suas fragilidades, fruto também da idade...

      Tive um super 5 gtr, foi o meu 1º carro. Lá por casa houve uma (aliás 2as...) 4L e um 19 chamade...

      Altura em que os ranhos eram confortáveis. Em compensação agora não adornam

      Bom tópico


      Cump.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ice Ver Post
        Bons velhos tempos que para destrancar/trancar as portas com um comando desses era preciso encostá-lo ao vidro

        Andei algumas vezes num 21, mas não recordo a motorização. Tive a infelicidade de dar uma volta (a pendura) num clio S e tantas outras num rti. O que mais apreciei foi um 11 turbo, apesar das suas fragilidades, fruto também da idade...

        Tive um super 5 gtr, foi o meu 1º carro. Lá por casa houve uma (aliás 2as...) 4L e um 19 chamade...

        Altura em que os ranhos eram confortáveis. Em compensação agora não adornam

        Bom tópico


        Cump.
        Eia pah, o meu ranho é uma ganda máquina!

        Comentário


          #94
          Isto sim é tuning!

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            #95
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Então espalha aí a tua sapiência.

            Mandar bitaites e ir embora é foleiro. Estamos sempre cá para aprender.

            Eu pelo menos tenho um Renault 11 Turbo e a analogia é exactamente igual. Enquanto que este é produzido em França, a grande parte dos outros eram produzidos em Espanha e até mesmo em Portugal. Se desmontares um e outro, as semelhanças são poucas. Aliás, basta olhar de fora
            As diferenças de carroçaria que teimas em dizer, poucas são do que os adornos específicos ao Turbo. A maior diferença reside na frente, que foi sempre a mesma em ambas as fases do R21.

            Depois o chassis, o chassis era o mesmo que o das versões 2.0 gasolina e 21 D e TurboD (motor longitudinal e com distância entre eixos mais curta), com a devida afinação de dureza de suspensão e molas, aumento de vias e dimensionamento das barras estabilizadoras.


            Dizer que é igual, não é correcto. Dizer que é diferente, ou pelo menos tão diferente, também.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
              O belo rádio Philips com 4 x 6 W (potência em RMS) de 1988 ou 1989.

              A captação de sinal por parte deste aparelho é impressionante e excelente.

              Se repararem bem, tem uma entrada auxiliar via uma ficha de 3,5 mm e que tanto jeito me deu para ouvir CD no meu antigo R19 !

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                As diferenças de carroçaria que teimas em dizer, poucas são do que os adornos específicos ao Turbo. A maior diferença reside na frente, que foi sempre a mesma em ambas as fases do R21.

                Depois o chassis, o chassis era o mesmo que o das versões 2.0 gasolina e 21 D e TurboD (motor longitudinal e com distância entre eixos mais curta), com a devida afinação de dureza de suspensão e molas, aumento de vias e dimensionamento das barras estabilizadoras.


                Dizer que é igual, não é correcto. Dizer que é diferente, ou pelo menos tão diferente, também.
                Tens razão, porque eu NÃO tenho um 21 turbo, eu tenho um 21 com turbo.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                  Então ninguém se lembra dos R21 da primeira fase?

                  As primeiras unidades do Renault 21 a serem comercializadas em Portugal (1987), eram equipadas com o motor de 1721cc...o mesmo bloco que equipavam a série 4 da Volvo (440, 460 e 480, incluindo as versões Turbo).
                  A altura, em 1987, o R21 era penalizado no imposto porque entrava no escalão de tributação da cilindrada que iniciava nos 1700cc, tendo passado pouco tempo depois para os 1750cc !
                  As versões disponiveis inicialmente em Portugal, eram a GTS TSE e RS...creio que se vendeu também a versão TXE (aquela versão do quadrante "à lá kitt").
                  Mais tarde, surgiu a versão "2 Litre TURBO"!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por strecht Ver Post
                    As primeiras unidades do Renault 21 a serem comercializadas em Portugal (1987), eram equipadas com o motor de 1721cc...o mesmo bloco que equipavam a série 4 da Volvo (440, 460 e 480, incluindo as versões Turbo).
                    A altura, em 1987, o R21 era penalizado no imposto porque entrava no escalão de tributação da cilindrada que iniciava nos 1700cc, tendo passado pouco tempo depois para os 1750cc !
                    As versões disponiveis inicialmente em Portugal, eram a GTS TSE e RS...creio que se vendeu também a versão TXE (aquela versão do quadrante "à lá kitt").
                    Mais tarde, surgiu a versão "2 Litre TURBO"!
                    O R21 trouxe muitos avanços, como o Fuego!

                    Comentário


                      As motorizaçôes para quem esteja interessado


                      • 1.4 L (1397 cc) petrol SOHC 8-valve I4; 68 PS (50 kW; 67 hp); top speed: 165 km/h (103 mph) (Turkish development from C series block, called C2J, also available in Portugal and Yugoslavia)
                      • 1.4 L (1397 cc) petrol OHV 8-valve I4; 70 PS (51 kW; 69 hp); top speed: 168 km/h (104 mph)
                      • 1.6 L (1565 cc) petrol SOHC 8-valve I4; 73 PS (54 kW; 72 hp); top speed: 165 km/h (103 mph); 0–100 km/h: 12.0 s (Argentinian development from C-series block, called C2L, available in Argentina and Colombia)
                      • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 76 PS (56 kW; 75 hp); top speed: 173 km/h (107 mph); 0–100 km/h: 12.0 s (Available in TL and TLE models)
                      • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 SPI; 75 PS (55 kW; 74 hp); top speed: 172 km/h (107 mph); 0–100 km/h: 12.5 s
                      • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 90 PS (66 kW; 89 hp); top speed: 185 km/h (115 mph); 0–100 km/h: 10.7 s (Available in TS, RS, GTS and TSE models)
                      • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 88 PS (65 kW; 87 hp); top speed: 181 km/h (112 mph)
                      • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 95 PS (70 kW; 94 hp); top speed: 185 km/h (115 mph); 0–100 km/h: 10.7 s
                      • 1.9 L (1870 cc) diesel SOHC 8-valve I4; 65 PS (48 kW; 64 hp); top speed: 160 km/h (99 mph); 0–100 km/h: 16.0 s (available in SD and GSD models)
                      • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 135 PS (99 kW; 133 hp); top speed: 220 km/h (137 mph); 0–100 km/h: 10.9 s (Available in GTX and TXE models)
                      • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 12-valve I4; 136 PS (100 kW; 134 hp); top speed: 230 km/h (143 mph) ; 0–100 km/h: 9.2 s (available in the TXi and TXi Quadra models)
                      • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI turbo; 175 PS (129 kW; 173 hp); top speed: 227 km/h (141 mph); 0–100 km/h: 7.2 s (available in Turbo and Turbo Quadra models).
                      • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI turbo; 175 PS (129 kW; 173 hp); top speed: 217 km/h (135 mph); 0–100 km/h: 8.6 s
                      • 2.1 L (2068 cc) diesel SOHC 8-valve I4; 67 PS (49 kW; 66 hp); top speed: 164 km/h (102 mph) ; 0–100 km/h: 15.6 s (available in TD and GTD models)
                      • 2.1 L (2068 cc) diesel SOHC 8-valve I4; 73 PS (54 kW; 72 hp); top speed: 170 km/h (106 mph) ; 0–100 km/h: 15.1 s
                      • 2.1 L (2068 cc) diesel SOHC 8-valve I4 turbo; 88 PS (65 kW; 87 hp); top speed: 177 km/h (110 mph) ; 0–100 km/h: 11.8 s
                      • 2.2 L (2165 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 110 PS (81 kW; 108 hp); top speed: 192 km/h (119 mph) ; 0–100 km/h: 9.9 s

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                        O R21 trouxe muitos avanços, como o Fuego!
                        Que avanços trouxe o Fuego?

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                          Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                          O R21 trouxe muitos avanços, como o Fuego!
                          Estás completamente a leste no que toca ao programa Renault 21... As muitas milhas, quilómetros...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                            As motorizaçôes para quem esteja interessado


                            • 1.4 L (1397 cc) petrol SOHC 8-valve I4; 68 PS (50 kW; 67 hp); top speed: 165 km/h (103 mph) (Turkish development from C series block, called C2J, also available in Portugal and Yugoslavia)
                            • 1.4 L (1397 cc) petrol OHV 8-valve I4; 70 PS (51 kW; 69 hp); top speed: 168 km/h (104 mph)
                            • 1.6 L (1565 cc) petrol SOHC 8-valve I4; 73 PS (54 kW; 72 hp); top speed: 165 km/h (103 mph); 0–100 km/h: 12.0 s (Argentinian development from C-series block, called C2L, available in Argentina and Colombia)
                            • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 76 PS (56 kW; 75 hp); top speed: 173 km/h (107 mph); 0–100 km/h: 12.0 s (Available in TL and TLE models)
                            • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 SPI; 75 PS (55 kW; 74 hp); top speed: 172 km/h (107 mph); 0–100 km/h: 12.5 s
                            • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 90 PS (66 kW; 89 hp); top speed: 185 km/h (115 mph); 0–100 km/h: 10.7 s (Available in TS, RS, GTS and TSE models)
                            • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 88 PS (65 kW; 87 hp); top speed: 181 km/h (112 mph)
                            • 1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 95 PS (70 kW; 94 hp); top speed: 185 km/h (115 mph); 0–100 km/h: 10.7 s
                            • 1.9 L (1870 cc) diesel SOHC 8-valve I4; 65 PS (48 kW; 64 hp); top speed: 160 km/h (99 mph); 0–100 km/h: 16.0 s (available in SD and GSD models)
                            • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 135 PS (99 kW; 133 hp); top speed: 220 km/h (137 mph); 0–100 km/h: 10.9 s (Available in GTX and TXE models)
                            • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 12-valve I4; 136 PS (100 kW; 134 hp); top speed: 230 km/h (143 mph) ; 0–100 km/h: 9.2 s (available in the TXi and TXi Quadra models)
                            • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI turbo; 175 PS (129 kW; 173 hp); top speed: 227 km/h (141 mph); 0–100 km/h: 7.2 s (available in Turbo and Turbo Quadra models).
                            • 2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI turbo; 175 PS (129 kW; 173 hp); top speed: 217 km/h (135 mph); 0–100 km/h: 8.6 s
                            • 2.1 L (2068 cc) diesel SOHC 8-valve I4; 67 PS (49 kW; 66 hp); top speed: 164 km/h (102 mph) ; 0–100 km/h: 15.6 s (available in TD and GTD models)
                            • 2.1 L (2068 cc) diesel SOHC 8-valve I4; 73 PS (54 kW; 72 hp); top speed: 170 km/h (106 mph) ; 0–100 km/h: 15.1 s
                            • 2.1 L (2068 cc) diesel SOHC 8-valve I4 turbo; 88 PS (65 kW; 87 hp); top speed: 177 km/h (110 mph) ; 0–100 km/h: 11.8 s
                            • 2.2 L (2165 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 110 PS (81 kW; 108 hp); top speed: 192 km/h (119 mph) ; 0–100 km/h: 9.9 s


                            Falta aí o 2.0 (1995cc e 8V) de 120cv.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]1.4 L (1397 cc) petrol SOHC 8-valve I4; 68 PS (50 kW; 67 hp); top speed: 165 km/h (103 mph) (Turkish development from C series block, called C2J, also available in Portugal and Yugoslavia)
                              Esta internet, pá !

                              Então não é que meteram um árvores de cames na cabeça num motor Clèon ???

                              A árvore de cames em qualquer variante do motor Clèon é lateral e é activada por corrente, que por sua vez actuam sobre balanceiros que fazem a abertura e fecho das válvulas à cabeça.



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 SPI; 75 PS (55 kW; 74 hp); top speed: 172 km/h (107 mph); 0–100 km/h: 12.5 s
                              Este motor nunca foi catalizado, logo, nunca existiu.



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 carb.; 88 PS (65 kW; 87 hp); top speed: 181 km/h (112 mph)
                              Mais um motor que nunca existiu...

                              O 1.721 cm3 teve 90 e posteriormente 92 cv nas versões a carburador duplo corpo.



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]1.7 L (1721 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 95 PS (70 kW; 94 hp); top speed: 185 km/h (115 mph); 0–100 km/h: 10.7 s
                              A injecção era monoponto...



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 135 PS (99 kW; 133 hp); top speed: 220 km/h (137 mph); 0–100 km/h: 10.9 s (Available in GTX and TXE models)
                              Mais um que nunca existiu.

                              O 2.0 teve sempre 120 cv. Mais nada.



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 12-valve I4; 136 PS (100 kW; 134 hp); top speed: 230 km/h (143 mph) ; 0–100 km/h: 9.2 s (available in the TXi and TXi Quadra models)
                              São 140 cv e posteriormente 137 cv na versão catalisada.



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]2.0 L (1995 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI turbo; 175 PS (129 kW; 173 hp); top speed: 227 km/h (141 mph); 0–100 km/h: 7.2 s (available in Turbo and Turbo Quadra models).
                              Ou 162 cv na versão com catalisador.



                              Originalmente Colocado por FMVC Ver Post
                              [*]2.2 L (2165 cc) petrol SOHC 8-valve I4 MPI; 110 PS (81 kW; 108 hp); top speed: 192 km/h (119 mph) ; 0–100 km/h: 9.9 s
                              110 ou 120 cv.
                              Editado pela última vez por DeCeIi; 17 April 2014, 14:42.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                Estás completamente a leste no que toca ao programa Renault 21... As muitas milhas, quilómetros...
                                O Fuego foi como o 4L, o 4L, era um veículo que revolucionou o seu mercado, e o Fuego trouxe as melhorias dele, do mercado dele. Não foram muitas, e no 21 foram mais, mas ele também teve alguns avanços, sim. Corrijam-me se tiver erros.

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                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  Esta internet, pá !

                                  Então não é que meteram um árvores de cames na cabeça num motor Clèon ???

                                  A árvore de cames em qualquer variante do motor Clèon é lateral e é activada por corrente, que por sua vez actuam sobre balanceiros que fazem a abertura e fecho das válvulas à cabeça.
                                  -
                                  Este motor nunca foi catalizado, logo, nunca existiu.
                                  -
                                  Mais um motor que nunca existiu...
                                  -
                                  O 1.721 cm3 teve 90 e posteriormente 92 cv nas versões a carburador duplo corpo.
                                  -
                                  A injecção era monoponto...
                                  -
                                  Mais um que nunca existiu.
                                  -
                                  O 2.0 teve sempre 120 cv. Mais nada.
                                  -
                                  São 140 cv e posteriormente 137 cv na versão catalisada.
                                  -
                                  Ou 162 cv na versão com catalisador.
                                  -
                                  110 ou 120 cv.
                                  E muito provavelmente também foste buscar estas informações à Internet.

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                                    "INICIATIVA 21"

                                    Com olho na iniciativa 21, eu, como gestor da iniciativa sem fins lucrativos, criei o Grupo "Renault 21".
                                    Este grupo permite que as pessoas se aproximem do R21, de modo a que este bom & belo carro, mostre o seu poder mais uma vez.

                                    Qualquer um pode entrar no grupo e partilhar imagens do seu carro de sonhos!
                                    http://forum.autohoje.com/groups/renault-21.html

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                                      Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                      O Fuego foi como o 4L, o 4L, era um veículo que revolucionou o seu mercado, e o Fuego trouxe as melhorias dele, do mercado dele. Não foram muitas, e no 21 foram mais, mas ele também teve alguns avanços, sim. Corrijam-me se tiver erros.
                                      O R21, por mais qualidades que tenha, esteve longe de revolucionar o mercado quando saiu em 1986.

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                                        Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                        E muito provavelmente também foste buscar estas informações à Internet.
                                        Ou a documentação da marca. Pois...

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                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Ou a documentação da marca. Pois...
                                          Assino por baixo! Adorava que todas as pessoas que escrevessem esses dados técnicos na net fizessem o que fizeste.

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                                            Bem deixem-me lá deixar aqui o meu contributo. De Junho de 2011 a Setembro de 2012 fui proprietário de um Renault 21 Nevada. Era a versão TSE que para ser full-extras só lhe faltava os estofos em pele.

                                            Equipamento:

                                            - Ar condicionado
                                            - Faróis de nevoeiro
                                            - 4 vidros eléctricos
                                            - direcção assistida
                                            - espelhos eléctricos
                                            - faróis com regulação elétrica
                                            - jantes de liga leve

                                            Tinha o motor 1721cc já injecção multiponto com 90 ou 95cv. Não tenho a certeza, apenas sei que era de injecção multiponto. Foi comprada com 46.000 km, pois era de um emigrante que só a usava no mês de Agosto. Ora foi comprada com o intuito de ser adaptada para GPL e substituir o meu Fiesta mk4 1.25 que já ia na casa dos 210 mil km mas que tinha o interior em mau estado e pior não tinha AC. No entanto foi uma compra que não correu muito bem, pois o vendedor garantiu-me que tinha a manutenção feita e que veio a revelar-se uma grande aldrabice. Tive de mudar correias, valvolina, uma transmissão, amortecedores, e mais umas quantas coisas. Mas o pior e o que me deu realmente uma grande dor de cabeça foi o sistema de ignição. Nem mesmo mandando vir um kit completo (distribuidor, rotor e o acoplador) da Renault de França resolveu o problema das humidades. O que inicialmente tinha sido uma compra para substituir um carro, acabou por ser uma grande dor de cabeça. Acabei por a vender mais barato que a tinha comprado e comprei um carro novo. No entanto deixa algumas saudades até pelo conforto que tinha.

                                            Deixo aqui algumas fotos:












                                            Infelizmente só tenho imagens deste tamanho. E as que tinha no computador já desapareceram.

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                                                  Teste de travões-Renault 21 fase 2
                                                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...tualidade.html

                                                  Comentário


                                                    Fui buscar essas informaçôes á wiki, contei que estivessem correctas.

                                                    Comentário


                                                      Porr@, lembrei-me que tinha deixado aqui o assunto do Fuego pendente e esperava encontrar as razões para o mesmo ter revolucionado o mercado na época, mas afinal 3 dias depois ainda não tenho resposta.

                                                      Comentário


                                                        Hoje é que eu não estou disponível porque se estivesse enchia já um artigo a explicar-te. Mas sexta é feriado e eu escrevo-te.

                                                        Comentário


                                                          Vou ficar à espera.

                                                          Já agora, faz o mesmo com o R21.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                                            Errado, pois o dono anterior também colocou peças do 21 Turbo, não apenas o motor do 19. Tais peças que alteram e muito a estabilidade do carro.
                                                            Mas de qualquer forma, o turbo no carro também faz alterações devido a estar no 21. Sistema de escape, suspenção, entre outros. Aniway, é um desportivo com outro turbo...
                                                            Beri naiçe.

                                                            Como é que deixaram passar isto?

                                                            Comentário


                                                              Este topico esta com um nivel de perolas muito bom, nao deixar morrer

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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