citação:Originalmente colocada por neoxic
whereagles: já agora com base aí no que escrevi, continuas a achar que a força de atrito depende da área de contacto?
whereagles: já agora com base aí no que escrevi, continuas a achar que a força de atrito depende da área de contacto?
Quanto ao conceito de "tensão de atrito", há que referir 2 coisas:
1. Em Física, uma tensão refere-se a força/comprimento. À quantidade força/área chama-se pressão. Na prática as pessoas por vezes misturam estes conceitos, chamando pressão à tensão e vice-versa. Bom, mas isso não importa. O que importa é o seguinte:
2. São as forças que causam movimento, não as pressões ou tensões. Um carro é travado pela força de atrito pneu-estrada, e essa só depende do coeficiente de atrito e peso do carro. O valor da força NÃO depende da área de contacto (a tal conclusão estranha, mas experimentalmente verdadeira).
Depois, fazendo as contas bem, vê-se que o peso do carro não influi na distância de travagem. Em primeira aproximação só o coeficiente de atrito é que importa. Depois há os factores secundários que o CL mencionou. Se eles são suficientes para mudar a conclusão que o Uno trava mais depressa que o Ferrari, não sei. À primeira vista parece-me que não. Mas só experimentanto.
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