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    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

    BRAKING DISTANCE FROM 90 km/hr and 120 km/hr
    Honda Integra GS-R 42 74.4
    Audi A4 43.5 80.7
    BMW Z3 (2.8) 36.9 64.5
    Ferrari 550 Maranello 33.6 59.7
    Lexus ES300 42 73.8
    Lexus LS400 45.3 78
    Mazda MX-5 45.6 76.8
    Mazda Protege 47.4 86.1
    Mercedes C36 36 63
    Mercedes SLK230 Kompressor 36 62.7
    Nissan Maxima 42 72.9
    Nissan 200SX 38.7 68.4
    Saab 9000 Aero 36.6 66.3
    Subaru Liberty RX 40.8 70.8
    Toyota Camry V6 43.5 82.2
    Toyota Corolla 55.8 95.7
    Porsche 911 Carrera 4 37.8 66.9
    Ora aqui está o milagre da travagem :D

    Ora de acordo com os testes do Autohoje
    http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=57437

    um Clio 1.2 precisa de 68 metros para se imobilizar a 120 km/h.
    Ou de facto os pilotos de teste do Autohoje são mesmo uns pilotaços ou então um Clio trava numa dustância idêntica a um Porsche 911 Carrera :D e mais é melhor que um Honda Integra, Audi A4, Mazda Mx-5, etc.
    Essa do Toyota Corolla é enigmática, será um Corolla de 1950 ou um de 88. :D
    Agora a sério donde será que vieram estes valores da travagem ? ;)

    Comentário


      citação:Originalmente colocada por Manuel Barbosa

      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

      BRAKING DISTANCE FROM 90 km/hr and 120 km/hr
      Honda Integra GS-R 42 74.4
      Audi A4 43.5 80.7
      BMW Z3 (2.8) 36.9 64.5
      Ferrari 550 Maranello 33.6 59.7
      Lexus ES300 42 73.8
      Lexus LS400 45.3 78
      Mazda MX-5 45.6 76.8
      Mazda Protege 47.4 86.1
      Mercedes C36 36 63
      Mercedes SLK230 Kompressor 36 62.7
      Nissan Maxima 42 72.9
      Nissan 200SX 38.7 68.4
      Saab 9000 Aero 36.6 66.3
      Subaru Liberty RX 40.8 70.8
      Toyota Camry V6 43.5 82.2
      [u]Toyota Corolla 55.8 95.7</u>
      Porsche 911 Carrera 4 37.8 66.9
      http://forum.autohoje.com/topic.asp?...80&whichpage=4

      O toyota Corolla a 120 precisa de 95.7 metros e o Enzo a 160 para em 88 metros.
      Ora se com uma diferença de 40 kmh o Enzo para mais depressa que o Corolla, com uma diferença de 30 kmh para o Uno também provavelmente vai para mais depressa.

      P.S. - Qual é credibilidade do Publico para falar de automoveis, não é a especialidade deles.
      Será um Corolla de 88 ou uma questão de credibilidade ? ;)

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por CL

        Como as fórmulas usadas em Portugal não têm correspondência com a realidade, aconselho a utilização deste simulador americano que deverá estar correcto, ou também não?

        Não esquecer que lá se usam as milhas (cerca de 1,6 km) e os pés (cerca de 0,305 metros - 30 cm grosso modo).


        Já agora vejam lá se conseguem um tempo de reacção muito inferior a 1 segundo. Vale um doce... :D

        http://www.iwaynet.net/~ggwiz/f/braking.htm
        Batota ! ;)

        Numa situação de emergência o condutor não sabe que entre 3 e 12 segundos algo vai acontecer e ele tem de reagir ;)

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por colin

          No meio disto tudo, em que toda a gente (ou quase) já sabe de que é que depende a distância de travagem, no outro tópico o colega CL postou uns valores NAO TEÓRICOS (testes reais, portanto, não dando azo a discussão que um é mais leve e o outro tem discos e pastilhas com diamantes e pérolas incrustados) para as distâncias de travagem do Uno e do Enzo, a saber:

          Enzo : 160-0 (km/h) : 88 metros
          Uno : 120-0 (km/h) : 71,2 metros

          Ora bem. O sistema do Uno podem dizer que é uma m***a, se calhar ate é, não sei, mas o certo é que alguém testou o carro (e não chovia, os pneus eram os de origem, os travoes tb.........) e aquilo parou em 71.2 metros.

          O sistema do Enzo é do melhor que há, diz-se por aí. Não duvido disso. Mas os mesmos senhores fizeram o teste e travaram-no desde os 160 até ao 0. Também não chovia, os pneus estavam em condições, os travoes não foram mexidos.......

          Por mais teorias que se debitem por aqui, por mais gente que haja que não acredita que o Uno trava em menos espaço (dos 120-0 em comparação com o Enzo dos 160-0), valores experimentais comprovam isso. De que vale discutir se o Newton diz isto e o Hooke aquilo e o Coulomb fez uma lei assado? Se há valores de travagem, qual é a dúvida?

          Se é uma saga para tentar explicar a vitória do Uno, muito bem. Se é para dizer que os testes são uma farsa ("se fosse eu a travar o Enzo, aquilo dos 200-0 era em 30 metros porque os discos são assim e os pneus assado") então pronto. Arranejem-se testes como deve ser.

          Desculpem qq coisinha

          cumps
          [^][^][^]

          Comentário


            citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

            citação:Originalmente colocada por Torres
            Portanto se souber a desaceleração, a velocidade máxima e quiser calcular a distância, a distância de travagem não depende da massa.
            Maior massa, melhor para a travagem mas pior para a energia cinética, anulando-se."
            [}][}][}][}][}][}][}][}]
            duh e a desaceleração é uma constante em que universo? :D
            Querem ver que não se pode usar um valor de desecelaração média.
            Mas se calhar de facto num Corolla não [:0]:D

            Comentário


              Não, não podes...
              simplificando

              F = m.a

              a força de travagem tem um máximo definido. se a massa aumenta, a aceleração (ou seja a travagem) terá de diminuir. por conseguinte a distancia de travagem aumenta. isto analisado de uma forma completamente simplista.


              edit: isto que eu disse é mto treta [}] mas fica aqui pra posteridade [}] hoje estou a dizer muita coisa estupida [}] nem imaginam [8)] :D

              Comentário


                Mas de facto existem coisas que me deixam integrado. Num UNO o facto crítico na sua travagem será o sistema de travagem ou os pneus ?
                Por outro lado aqueles que ainda têm dúvidas da "vitória" do Uno será que não poderiam colocar aqui outros valores com os respectivos links, só por curiosidade :D. É que o Uno é melhor que o Ferrari não pode nenhuma teoria da física, mas porque somente tem melhores distâncias de travagem a 120 do que o Ferrari a 150. Mas já todos perceberam porquê ? ;)
                Por outro lado com certas terorias fico muito preocupado, porque suspeito que existem por aí pessoas que se põem a modificar os sistemas de travagem e os pneus e não sabendo o que ganham e o que perdem, depois "espetam-se", ou será que estou enganado ? ;)

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                  Não, não podes...
                  simplificando

                  F = m.a

                  a força de travagem tem um máximo definido. se a massa aumenta, a aceleração (ou seja a travagem) terá de diminuir. por conseguinte a distancia de travagem aumenta. isto analisado de uma forma completamente simplista.
                  Será ? Se a massa aumenta a Força de atrito aumenta. Para os mesmos pneus, piso, etc. então a distância de travagem diminui. Como diria a Fernando Pessa: "E esta hem !" Ora o que está em causa não é um problema de força, mas de energia ou trabalho. E fazendo um balanço energético será que a distância depende da massa ? Obvimanete dentro dos limites de capacidade do sistema de travagem ;)

                  Comentário


                    citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                    Não, não podes...
                    simplificando

                    F = m.a

                    a força de travagem tem um máximo definido. se a massa aumenta, a aceleração (ou seja a travagem) terá de diminuir. por conseguinte a distancia de travagem aumenta. isto analisado de uma forma completamente simplista.


                    edit: isto que eu disse é mto treta [}] mas fica aqui pra posteridade [}] hoje estou a dizer muita coisa estupida [}] nem imaginam [8)] :D
                    Na prática como é que tu fazes para medir uma aceleração?

                    Comentário


                      O que é o limite do sistema de travagem? [:P]

                      neoxic, a aceleração média mede-se vendo variação de velocidade em determinado tempo... se a travagem for mais longa, aumenta o tempo, o que diminui a aceleração.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                        O que é o limite do sistema de travagem? [:P]

                        neoxic, a aceleração média mede-se vendo variação de velocidade em determinado tempo... se a travagem for mais longa, aumenta o tempo, o que diminui a aceleração.
                        O sistema de travagem de um Uno tem capacidade para bloquear as rodas mesmo com 5 pessoas lá dentro, mas o sistema de travagem de um Uno montado num camião TIR, não tem capacidade para bloquear as rodas [}][}][}]

                        Comentário


                          energeticamente, claro que a distancia de travagem depende da massa. a travagem depende da massa e da velocidade. um aumento de qualquer destes factores vai aumentar a distancia de paragem. é bastante linear.

                          Comentário


                            Sim mas um aumento de massa implica um aumento força de atrito. Neste sentido e a partir do momento em que temos boqueio de rodas a energia cinética apesar de mais eleveda não vai ser equilibrada por um energia contrária tb mais elevada devido à força de atrito? Onde é que está então a linearidade?

                            Comentário


                              a linearidade é tu aumentares o peso e teres como resultado maior distancia de travagem :D

                              Comentário


                                vou ja enxer o meu carro d cimento, pra travar melhor:D
                                realmente ha muita vontade de piorar a situaçao das estradas portuguesas...

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por João Dias

                                  citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                  Não, não podes...
                                  simplificando

                                  F = m.a

                                  a força de travagem tem um máximo definido. se a massa aumenta, a aceleração (ou seja a travagem) terá de diminuir. por conseguinte a distancia de travagem aumenta. isto analisado de uma forma completamente simplista.
                                  Será ? Se a massa aumenta a Força de atrito aumenta. Para os mesmos pneus, piso, etc. então a distância de travagem diminui. Como diria a Fernando Pessa: "E esta hem !" Ora o que está em causa não é um problema de força, mas de energia ou trabalho. E fazendo um balanço energético será que a distância depende da massa ? Obvimanete dentro dos limites de capacidade do sistema de travagem ;)
                                  Obviamente que depende da massa... apesar da depender muito mais da velocidade!


                                  Por alguma razão um sistema de travagem é dimensionado de acordo com a massa do carro e suas performances! Se assim não fosse, teriamos camiões com sistemas de motorizadas, acionados por cabo de aço:D[xx(]

                                  Comentário


                                    o meu saxo com 5 pessoas e mala cheia, pra travar é bonito :D e para acelerar é quase pior :D

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                      o meu saxo com 5 pessoas e mala cheia, pra travar é bonito :D e para acelerar é quase pior :D
                                      Acredita, se colocares uns pneus topo de gama, aumentas o poder de travagem:D[}][}]

                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por 3com

                                        citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

                                        o meu saxo com 5 pessoas e mala cheia, pra travar é bonito :D e para acelerar é quase pior :D
                                        Acredita, se colocares uns pneus topo de gama, aumentas o poder de travagem:D[}][}]
                                        5 pessoas?

                                        isso nao trava porque faltam as malas. mete la as malas pra 2 semanas d ferias e volta a tentar:D

                                        Comentário


                                          Agora já sei porque é que o meu pai colocava uma saca de cimento da bagageira do Datsun 1200:D
                                          Sempre pensei que fosse para colar, aquela traseira diabolica, ao solo... afinal era para melhorar o poder de travagem:D "e esta hein?" :D




                                          KIT Tuning






                                          KIT Track Performance

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                                            vou ja enxer o meu carro d cimento, pra travar melhor:D
                                            realmente ha muita vontade de piorar a situaçao das estradas portuguesas...
                                            Entre um Ibiza normal e um Ibiza comercial qual é que leva mesmo tempo a parar? (exactamente mesmo motor e rodas mas com menos peso no eixo traseiro)A questão é para quem experimentou os dois. Nada de teorias ok?

                                            Nota: este tópico parece que estamos a discutir futbol...:D[}]

                                            Comentário


                                              Muitos de vocês estão a levar o assunto para a brincadeira, mas o João Dias tem razão.

                                              Desde que o sistema de travagem tenha capacidade suficiente para dissipar energia, a massa do veículo pouco influencia a distânca de travagem.

                                              O que se passa no mundo real é que os sistemas de travagem não têm essa capacidade infinita. Por outro lado, quando o carro está mais pesado é necessário exercer mais força no pedal de travão para obter a mesma eficácia de travagem.

                                              O Luis Capelo quando tem o Saxo carregado, ao exercer a mesma força a que está habituado, "sente" que o carro trava menos. Mas isso pode ser uma ilusão, Luis. Experimenta carregar com mais força e vais ver que afinal o Saxo até trava.

                                              Não te preocupes que as rodas não vão bloquear tão facilmente como quando o carro está leve. Porque será?

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por João Dias
                                                o lado com certas terorias fico muito preocupado, porque suspeito que existem por aí pessoas que se põem a modificar os sistemas de travagem e os pneus e não sabendo o que ganham e o que perdem, depois "espetam-se", ou será que estou enganado ? ;)
                                                Para não variar, claro que sim!!! :D:D:D:D:D:D

                                                Comentário


                                                  citação:Não te preocupes que as rodas não vão bloquear tão facilmente como quando o carro está leve. Porque será?
                                                  Porque a massa influência a travagem
                                                  Se o automovel tem mais 400 ou 500kg, a inercia do conjunto é maior, logo é mais dificil de o parar! Apesar da Fa ser ligeiramente superior!
                                                  (curioso, ainda há pouco diziam que a massa cortava)

                                                  Mas como já foi dito, a velocidade influência muito mais!
                                                  Podemos fazer a seguinte relação entre velocidade e massa:
                                                  -Se aumentares a tua velocidade em X%, para teres a mesma Ec à velocidade inicial, terás que aumentar a massa X^2

                                                  Ora, no caso de um Saxo, mais 400Kg significa aumentar 50% a massa.
                                                  Ou seja, é o mesmo que o Luis Capelo circular a ~22,5% mais rápido!
                                                  Com isto quero dizer que, se ele circular a 100km/h com o carro cheio, equivale a circular a 122,5Km/h com o carro vazio[:0]

                                                  Então, a massa influência ou não ?

                                                  Comentário


                                                    3com, a Força de atrito depende do coeficiente de atrito e do peso.

                                                    Quando se duplica o Peso, duplica a força de atrito.

                                                    Então, quando dizes que "Fa é ligeiramente superior", não é bem assim... a força de atrito do pneu (dentro dos seus limites de funcionamento) depende linearmente do peso. Se pões mais 10% de peso, a força de atrito também aumenta 10%.

                                                    Comentário


                                                      é "ligeiramente superior" porque em termos relativos o aumento pouca diferença faz.

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por eu

                                                        3com, a Força de atrito depende do coeficiente de atrito e do peso.

                                                        Quando se duplica o Peso, duplica a força de atrito.

                                                        Então, quando dizes que "Fa é ligeiramente superior", não é bem assim... a força de atrito do pneu (dentro dos seus limites de funcionamento) depende linearmente do peso. Se pões mais 10% de peso, a força de atrito também aumenta 10%.
                                                        Luis Capelo já te rspondeu!


                                                        Mas se já estiveres no limite da "adesão" do pneu, esses 10% a mais não vão fazer qualquer diferença mas ainda assim, vais ter que dissipar a Ec com uma massa 10% maior.

                                                        Comentário


                                                          Claro, 3com... por isso é que o sistema de travagem tem que estar bem dimensionado para o peso do veículo, de modo a poder dissipar a energia extra.

                                                          No entanto, se ele estiver bem dimensionado, o aumento da massa praticamente não altera a distância de travagem. Isto é física pura.

                                                          Acho que vocês não estão a aperceber-se que quanto maior for o peso, maior é a força de travagem que os pneus podem exercer sem bloquear... e essa relação é linear. Massa aumenta 20%, força de travagem aumenta 20%.

                                                          Esse limite de adesão do pneu que falas, depende... do peso;) Quanto maior o peso, maior esse limite. É este pequeno pormenor que vos está a escapar;)

                                                          citação:é "ligeiramente superior" porque em termos relativos o aumento pouca diferença faz.
                                                          Troca lá isto por miúdos, de preferência com valores numéricos.

                                                          Comentário


                                                            citação:Originalmente colocada por eu

                                                            Claro, 3com... por isso é que o sistema de travagem tem que estar bem dimensionado para o peso do veículo, de modo a poder dissipar a energia extra.

                                                            No entanto, se ele estiver bem dimensionado, o aumento da massa praticamente não altera a distância de travagem. Isto é física pura.

                                                            Acho que vocês não estão a aperceber-se que quanto maior for o peso, maior é a força de travagem que os pneus podem exercer sem bloquear... e essa relação é linear. Massa aumenta 20%, força de travagem aumenta 20%.

                                                            Esse limite de adesão do pneu que falas, depende... do peso;) Quanto maior o peso, maior esse limite. É este pequeno pormenor que vos está a escapar;)

                                                            citação:é "ligeiramente superior" porque em termos relativos o aumento pouca diferença faz.
                                                            Troca lá isto por miúdos, de preferência com valores numéricos.
                                                            e vocês a dar-lhem hein?!
                                                            se a massa/peso na influenica-se a travagem era o mesmo que dizer que o carro parava sempre na mesma distancia, quer fosse a 50 ou a 150.

                                                            Comentário


                                                              AF147, tás tonto ou quê? Estamos a discutir a influência da massa e não da velocidade. São grandezas físicas diferentes!

                                                              Aliás, deixo-vos aqui uma questão para pensarem: porque é que as rodas da frente travam mais que as rodas de trás? Afinal a borracha não é a mesma?;)

                                                              Ah... pois é;):D A diferença é que o peso à frente é superior. Ainda por cima, as transferências dinâmicas de massa para a frente ainda aumentam esse peso em travagem.

                                                              E esta hein?[}] Segundo as vossas teorias, as rodas de trás deveriam pelo menos travar o mesmo que as da frente. Afinal a parte de trás do carro é mais leve:D

                                                              Comentário

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