Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasoleo Vs Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Sim, aquele motor 1.2 tem cá uma genica...
    Realmente, falar em motores otto de baixa cilindrada aspirados e genica na mesma frase, sobretudo quando o que está em causa é uma utilização citadina, é um contra-senso. Nesse campo um pequeno turbo diesel proporciona uma condução muito menos stressante.

    Comentário


      Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
      Realmente, falar em motores otto de baixa cilindrada aspirados e genica na mesma frase, sobretudo quando o que está em causa é uma utilização citadina, é um contra-senso. Nesse campo um pequeno turbo diesel proporciona uma condução muito menos stressante.
      1.4 hdi x2, 1.3cdti, 1.7cdti (100cv) e não os "1.2" eram mais capazes no para e arranca. Há uma coisa chamada lag e que em ambiente citadino PURO (que se faz entre a 900 e 2000rpm) só quem não conduz pode afirmar conduções sem stress, lol

      Comentário


        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
        1.4 hdi x2, 1.3cdti, 1.7cdti (100cv) e não os "1.2" eram mais capazes no para e arranca. Há uma coisa chamada lag e que em ambiente citadino PURO (que se faz entre a 900 e 2000rpm) só quem não conduz pode afirmar conduções sem stress, lol
        Não percebi...

        Comentário


          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          1.4 hdi x2, 1.3cdti, 1.7cdti (100cv) e não os "1.2" eram mais capazes no para e arranca. Há uma coisa chamada lag e que em ambiente citadino PURO (que se faz entre a 900 e 2000rpm) só quem não conduz pode afirmar conduções sem stress, lol
          Tu sentes o lag mas em condução de auto-estrada, sobretudo quando é para recuperar.

          Na cidade acaba por ser um bocado igual ao litro.. tu não andas depressa e não.

          Comentário


            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
            Tu sentes o lag mas em condução de auto-estrada, sobretudo quando é para recuperar.

            Na cidade acaba por ser um bocado igual ao litro.. tu não andas depressa e não.
            Na minha 1.7 ecoflex, o comportamento é como o Tony refere. Em AE costuma andar acima das 2 mil rpms e o lag é mínimo, não me incomodando nada. Já em cidade, com as trocas constante de mudanças, e as rpms a cairem nas 1500 rpms ou menos, o lag faz-se sentir e aqui, um carro a gasolina com a mesma potência acaba por propiciar uma condução mais agradável.

            Comentário


              Originalmente Colocado por ravager Ver Post
              Tu sentes o lag mas em condução de auto-estrada, sobretudo quando é para recuperar.

              Na cidade acaba por ser um bocado igual ao litro.. tu não andas depressa e não.
              Em cidade andas sempre em recuperação.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Na minha 1.7 ecoflex, o comportamento é como o Tony refere. Em AE costuma andar acima das 2 mil rpms e o lag é mínimo, não me incomodando nada. Já em cidade, com as trocas constante de mudanças, e as rpms a cairem nas 1500 rpms ou menos, o lag faz-se sentir e aqui, um carro a gasolina com a mesma potência acaba por propiciar uma condução mais agradável.
                Concordo.

                Onde noto mais o lag é precisamente em condução citadina.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                  Não percebi...
                  Onde qualquer pessoa com os dois ciclos para comparação nota o lag dos diesel é mesmo em cidade.....se conduzir claro

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                    Onde qualquer pessoa com os dois ciclos para comparação nota o lag dos diesel é mesmo em cidade.....se conduzir claro
                    Vai ver as curvas de binário do 1.2 69cv do 500 e do 1.3 Multijet de 95cv e depois diz-me onde é que está o lag.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por peras777 Ver Post
                      Metam uma coisa na cabeça o Diesel compensa para quem tenha de fazer longas distancias todos os dias...

                      Se faz mais cidade aconcelho um motor otto, alem de ser mais geniquento, é bem mais agradável de se conduzir.


                      Não precisas de comprar novo, hoje em dia apanhas bons carros de Serviço mais baratos que o novo e com a vantagem de não pagares a porcaria do IA...

                      http://www.standvirtual.com/carros/a.../500/P8451533/
                      O 1.2 69 cv montado num grande punto foi somente o motor (recente) mais molengão que conduzi até hoje, em cidade a arrastadeira 1.4 tdci 68cv cá de casa parecia um foguete, comparando.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                        com as trocas constante de mudanças, e as rpms a cairem nas 1500 rpms ou menos, o lag faz-se sentir e aqui, um carro a gasolina com a mesma potência acaba por propiciar uma condução mais agradável.
                        Se isso vos incomoda, então usem rotações mais elevadas e nunca deixem cair as rotações abaixo das 1800 rpm...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                          O 1.2 69 cv montado num grande punto foi somente o motor (recente) mais molengão que conduzi até hoje
                          Tens a certeza? Não sentiste uma genica fabulosa?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                            Vai ver as curvas de binário do 1.2 69cv do 500 e do 1.3 Multijet de 95cv e depois diz-me onde é que está o lag.
                            -isso ver mapas de binário é muito melhor que ter as experiência como é o caso do tonyV ou do Ecoflex, até porque todos os dias as pessoas querem saber é dos bancos de ensaio...

                            Outra muita gente compra carro a Gasóleo porque na verdade não sabe fazer o ponto de embraiagem... pensa que aquilo é tirar o pé da embraiagem e depois acelerar, por isso é que em cidade gostam de ter "pilecas" a diesel.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                              Vai ver as curvas de binário do 1.2 69cv do 500 e do 1.3 Multijet de 95cv e depois diz-me onde é que está o lag.
                              Vai conduzir os dois

                              Comentário


                                Um carro que faz 16s dos 0-100 não é propriamente rápido. Quando conduzi fiquei escandalizado, nem altas, nem médias, nem baixas... Nada parecido ao punto 75 velho que conduzi, cheio de garra.

                                Comentário


                                  Esse motor 1.2 ainda pertence a uma época dourada onde os motores 1.1 e 1.2 8v e 50/60/70cv faziam os utilitários dos anos 80 e 90 parecerem uns foguetes.

                                  Quem não se lembra do AX 1.1 ? um canhãozinho.

                                  Comentário




                                    Diesel cars could be phased out in Britain after the Supreme Court ruled that the Government must take urgent steps to tackle air pollution in cities.


                                    The UK is facing millions of pounds of fines from the European Commission for failing to cut levels of nitrogen dioxide (NO2).

                                    On Wednesday judges in Britain’s highest court ordered the Department for the Environment to submit new air quality plans by the end of the year setting out radical ways of tackling pollution.

                                    Ler mais

                                    Comentário


                                      Continuam a confundir condução citadina pura (para e arranca) até 50km/h (900/2000rpm) com o resto....desculpem mas aí até o alentejano do 206 1.1 era mais agradável

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Se isso vos incomoda, então usem rotações mais elevadas e nunca deixem cair as rotações abaixo das 1800 rpm...
                                        Eu não disse que me incomodava, disse sim que um otto em cidade é mais agradável. E referi a maior percepção do lag em cidade vs estrada, para o tipo de condução que eu considero normal, num carro a gasóleo turbo-dependente.

                                        Mas concretizando, num carro como o meu, com caixa longa, fazer o que dizes não faz qualquer sentido a nível de consumos, já que tenho que esticar muito as rpms para não cair nesse fosso. Já nem abordo a questão "ruído", que há uns motores diesel silenciosos (ao contrário do meu). No fim de contas, essa condução só faz sentido em modo "apressado". Sem ser isso, não, que é a maioria das vezes quando conduzo e lá está o lag a fazer-me companhia.

                                        Comentário


                                          A proposta já foi tendo em conta o 500 com o facelift

                                          a pessoa em questão liga zero à performances. Acabei por explicar melhor e parece que irá optar pelo motor a gasolina

                                          Ela possui actualmente um Honda Jazz 1.4

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            fazer o que dizes não faz qualquer sentido a nível de consumos, já que tenho que esticar muito as rpms para não cair nesse fosso.
                                            Mas tinhas que esticar até que regimes? Se levares uma segunda até às 2500 rpm, a terceira cai em que rotações?

                                            Nota1: eu não sou fundamentalista, também prefiro a suavidade, o silêncio, a entrega linear de potência e a faixa de utilização de um bom motor a gasolina. Mas estou a falar de um bom motor (pelo menos 2 litros e de preferência 6 cilindros) e não os pequenos motores atmosféricos a gasolina, que são uma angústia...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Mas tinhas que esticar até que regimes? Se levares uma segunda até às 2500 rpm, a terceira cai em que rotações?

                                              Nota1: eu não sou fundamentalista, também prefiro a suavidade, o silêncio, a entrega linear de potência e a faixa de utilização de um bom motor a gasolina. Mas estou a falar de um bom motor (pelo menos 2 litros e de preferência 6 cilindros) e não os pequenos motores atmosféricos a gasolina, que são uma angústia...
                                              Não sei de cor, mas a 3ª deve cair pouco acima das 1500 rpms. O fosso entre as 4 primeiras mudanças é enorme na 1.7 ecoflex. E pelo que me lembro, o binário máximo (260Nm) anda nas 2300 rpms. O novo 1.6 CDTI no Astra J com os mesmos 110cv já tem 300Nm logo às 2000rpms. Apesar de algumas dezenas de kg a mais, deve ser bem mais agradável de conduzir nos baixos/médios regimes.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                Continuam a confundir condução citadina pura (para e arranca) até 50km/h (900/2000rpm) com o resto....desculpem mas aí até o alentejano do 206 1.1 era mais agradável
                                                Só quem já conduziu ambos é que pode compreender o que vou descrever.

                                                cidade 1.0/1.1gasolina vs 1.6d

                                                1.6d, parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelerador e o carro suavemente desliza os 4 metros, faço isto sucessivamente até o transito começar a rolar.

                                                1.0/1.1 gasolina parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelarador e o carro bruscamente e aos soluços vai-se a baixo, ligo o carro, faço ponto de embraiagem, acelero, ando os 4 metros com o motor em aceleração e a embraiagem a meio faço isto sucessivamente (menos a parte dos soluços) até o transito começar a rolar..

                                                Qual é que é mesmo o mais confortável para cidade de para arranca?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                  Não sei de cor, mas a 3ª deve cair pouco acima das 1500 rpms. O fosso entre as 4 primeiras mudanças é enorme na 1.7 ecoflex. E pelo que me lembro, o binário máximo (260Nm) anda nas 2300 rpms. O novo 1.6 CDTI no Astra J com os mesmos 110cv já tem 300Nm logo às 2000rpms. Apesar de algumas dezenas de kg a mais, deve ser bem mais agradável de conduzir nos baixos/médios regimes.
                                                  Eu sinceramente acho isso tudo muito irrelevante..
                                                  Ja andei em varios gasolina, 1.0, 1.2 1.4 1.6 e mesmo dentro das cilindradas equivalentes .

                                                  Por exemplo, comparando um Vento 1.6 GT com um Toledo 1.6, que segundo percebo partilham a mesma base do motor, sendo que o toledo é mais recente e ja leva alguma evolução, pareciam carros diferentes, com o Toledo para pior em tudo, cidade autoestrada etc. No caso do 1.6GT sentia o carro quase como um disel, sentia-se a força, mas tinha um bocado de lag como o que referem nos disel.
                                                  Por exemplo, o 1.3 do corolla E11 era o oposto (Na minha opinião).

                                                  Entao se pegarmos em 1.0 até 1.2 é que as coisas variam muito. por exemplo, o 1.0 do yaris era muito bom para as caracteristicas que tinha (Agora nem sei...) O 1.2 do polo era vergonhoso... etc etc etc...

                                                  Nos disel a mesma coisa. Uns muito lag.. grande fosso em algumas rotações outros são melhores nessa faixa, tornado-os mais agradaveis em cidade e piores em altas velocidades.. por isso sinceramente não sei onde querem chegar.

                                                  Para mim uma comparação que não faz sentido.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                    Só quem já conduziu ambos é que pode compreender o que vou descrever.

                                                    cidade 1.0/1.1gasolina vs 1.6d

                                                    1.6d, parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelerador e o carro suavemente desliza os 4 metros, faço isto sucessivamente até o transito começar a rolar.

                                                    1.0/1.1 gasolina parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelarador e o carro bruscamente e aos soluços vai-se a baixo, ligo o carro, faço ponto de embraiagem, acelero, ando os 4 metros com o motor em aceleração e a embraiagem a meio faço isto sucessivamente (menos a parte dos soluços) até o transito começar a rolar..

                                                    Qual é que é mesmo o mais confortável para cidade de para arranca?
                                                    Entre esses para mim disel.. mas comparando com um hibrido qualquer um dos 2 faz rir..

                                                    Mas tens razão.. o meu antigo 1.5 TD em subida se sem querer tirasse o pe da embraiagem levava uma chicotada e la ia ele... nao morria.. Mas comparando com mais recentes começa a nao ser tanto assim, mas nesse campo ganham aos gasolina novos ou velhos..

                                                    Alias, eu no meu 1.4 D4D ja me enganei algumas vezes (meio a dormir) e arranquei em terceira.. carros a gasolina sem grande esforço nao estou a ver... ela logo carro abaixo.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                      Entre esses para mim disel.. mas comparando com um hibrido qualquer um dos 2 faz rir..

                                                      Mas tens razão.. o meu antigo 1.5 TD em subida se sem querer tirasse o pe da embraiagem levava uma chicotada e la ia ele... nao morria.. Mas comparando com mais recentes começa a nao ser tanto assim, mas nesse campo ganham aos gasolina novos ou velhos..

                                                      Alias, eu no meu 1.4 D4D ja me enganei algumas vezes (meio a dormir) e arranquei em terceira.. carros a gasolina sem grande esforço nao estou a ver... ela logo carro abaixo.
                                                      Um híbrido automático?
                                                      Então e se for um diesel automático? será que faz rir na mesma?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por 33Stradale Ver Post
                                                        Vai ver as curvas de binário do 1.2 69cv do 500 e do 1.3 Multijet de 95cv e depois diz-me onde é que está o lag.
                                                        Eu já conduzi o multijet de 75 cavalos e para um uso citadino serve perfeitamente.

                                                        Claro que não tem as baixas do meu TDI 110 onde até podes ir às 1200rpm e se carregares ele desenvolve, mas nunca achei que o multijet fosse comprometedor naquele ambiente.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                          Um híbrido automático?
                                                          Então e se for um diesel automático? será que faz rir na mesma?
                                                          Seja disel Automatico, manual, cx pilotada, o que quiseres...
                                                          Podes ter em alguns disel (Que tens) acelaração 0-100 mais rapida, mais velocidade de ponta.. Mas nos arranques em cidade, aquela fase inicial que é o que se está a discutir, simplesmente não dá hipotese.

                                                          Mas para essas questões existem outros topicos mais especificos.

                                                          De qualquer forma para cidade pura, entre Gasolina tradicional ou disel, eu pessoalmente prefiro disel.. Mas é um tipo de utilização que é mais correta para gasolina.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por ravager Ver Post
                                                            Eu já conduzi o multijet de 75 cavalos e para um uso citadino serve perfeitamente.

                                                            Claro que não tem as baixas do meu TDI 110 onde até podes ir às 1200rpm e se carregares ele desenvolve, mas nunca achei que o multijet fosse comprometedor naquele ambiente.
                                                            O problema é que quem esta habituado ao disel não "sabe" andar em carros a gasolina. Digo isto porque querem andar na faixa de rotações normal do disel.. e visse versa.. quem esta muito habituado a gasolina parece que vai rebentar com o disel todo..

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                              Eu sinceramente acho isso tudo muito irrelevante..
                                                              Ja andei em varios gasolina, 1.0, 1.2 1.4 1.6 e mesmo dentro das cilindradas equivalentes .

                                                              Por exemplo, comparando um Vento 1.6 GT com um Toledo 1.6, que segundo percebo partilham a mesma base do motor, sendo que o toledo é mais recente e ja leva alguma evolução, pareciam carros diferentes, com o Toledo para pior em tudo, cidade autoestrada etc. No caso do 1.6GT sentia o carro quase como um disel, sentia-se a força, mas tinha um bocado de lag como o que referem nos disel.
                                                              Por exemplo, o 1.3 do corolla E11 era o oposto (Na minha opinião).

                                                              Entao se pegarmos em 1.0 até 1.2 é que as coisas variam muito. por exemplo, o 1.0 do yaris era muito bom para as caracteristicas que tinha (Agora nem sei...) O 1.2 do polo era vergonhoso... etc etc etc...

                                                              Nos disel a mesma coisa. Uns muito lag.. grande fosso em algumas rotações outros são melhores nessa faixa, tornado-os mais agradaveis em cidade e piores em altas velocidades.. por isso sinceramente não sei onde querem chegar.

                                                              Para mim uma comparação que não faz sentido.
                                                              Acho que o que não faz muito sentido é baralhar e complicar as comparações. Quando trazes à discussão carros de gerações diferentes, acontece isto. Claro que tudo pode ser comparado com as devidas cautelas.

                                                              Pela parte que me toca, foi comparado um diesel de baixa/média cilindrada com um otto com a mesma potência (foi isso que referi). E a turbo-dependência dos diesel em causa, faz-me preferir um gasosas para cidade. E nada tem a ver com arrancar e andar 4 mts, que é apenas uma situação entre muitas vividas em cidade.

                                                              O que tenho que concordar contigo é que, de facto, depende de que carro e motor se esteja a falar. Mas p.e. um A3 1.6 tdi vs um 1.2 tsi deves encontrar o comportamento que falo.

                                                              Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                                                              O problema é que quem esta habituado ao disel não "sabe" andar em carros a gasolina. Digo isto porque querem andar na faixa de rotações normal do disel.. e visse versa.. quem esta muito habituado a gasolina parece que vai rebentar com o disel todo..
                                                              Concordo, para alguns condutores. Felizmente eu sei que não é o meu caso, já que tenho dos 2 em casa, e adapto-me a qualquer um sem parecer um maçarico. Já são muitos anos de carta e muitos kms em ambos os combustíveis.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X