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tonyV
Originalmente Colocado por 33Stradale Ver PostRealmente, falar em motores otto de baixa cilindrada aspirados e genica na mesma frase, sobretudo quando o que está em causa é uma utilização citadina, é um contra-senso. Nesse campo um pequeno turbo diesel proporciona uma condução muito menos stressante.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver Post1.4 hdi x2, 1.3cdti, 1.7cdti (100cv) e não os "1.2" eram mais capazes no para e arranca. Há uma coisa chamada lag e que em ambiente citadino PURO (que se faz entre a 900 e 2000rpm) só quem não conduz pode afirmar conduções sem stress, lol
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Originalmente Colocado por tonyV Ver Post1.4 hdi x2, 1.3cdti, 1.7cdti (100cv) e não os "1.2" eram mais capazes no para e arranca. Há uma coisa chamada lag e que em ambiente citadino PURO (que se faz entre a 900 e 2000rpm) só quem não conduz pode afirmar conduções sem stress, lol
Na cidade acaba por ser um bocado igual ao litro.. tu não andas depressa e não.
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostTu sentes o lag mas em condução de auto-estrada, sobretudo quando é para recuperar.
Na cidade acaba por ser um bocado igual ao litro.. tu não andas depressa e não.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNa minha 1.7 ecoflex, o comportamento é como o Tony refere. Em AE costuma andar acima das 2 mil rpms e o lag é mínimo, não me incomodando nada. Já em cidade, com as trocas constante de mudanças, e as rpms a cairem nas 1500 rpms ou menos, o lag faz-se sentir e aqui, um carro a gasolina com a mesma potência acaba por propiciar uma condução mais agradável.
Onde noto mais o lag é precisamente em condução citadina.
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Originalmente Colocado por peras777 Ver PostMetam uma coisa na cabeça o Diesel compensa para quem tenha de fazer longas distancias todos os dias...
Se faz mais cidade aconcelho um motor otto, alem de ser mais geniquento, é bem mais agradável de se conduzir.
Não precisas de comprar novo, hoje em dia apanhas bons carros de Serviço mais baratos que o novo e com a vantagem de não pagares a porcaria do IA...
http://www.standvirtual.com/carros/a.../500/P8451533/
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Postcom as trocas constante de mudanças, e as rpms a cairem nas 1500 rpms ou menos, o lag faz-se sentir e aqui, um carro a gasolina com a mesma potência acaba por propiciar uma condução mais agradável.
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Originalmente Colocado por 33Stradale Ver PostVai ver as curvas de binário do 1.2 69cv do 500 e do 1.3 Multijet de 95cv e depois diz-me onde é que está o lag.
Outra muita gente compra carro a Gasóleo porque na verdade não sabe fazer o ponto de embraiagem... pensa que aquilo é tirar o pé da embraiagem e depois acelerar, por isso é que em cidade gostam de ter "pilecas" a diesel.
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Diesel cars could be phased out in Britain after the Supreme Court ruled that the Government must take urgent steps to tackle air pollution in cities.
The UK is facing millions of pounds of fines from the European Commission for failing to cut levels of nitrogen dioxide (NO2).
On Wednesday judges in Britain’s highest court ordered the Department for the Environment to submit new air quality plans by the end of the year setting out radical ways of tackling pollution.
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tonyV
Continuam a confundir condução citadina pura (para e arranca) até 50km/h (900/2000rpm) com o resto....desculpem mas aí até o alentejano do 206 1.1 era mais agradável
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Originalmente Colocado por eu Ver PostSe isso vos incomoda, então usem rotações mais elevadas e nunca deixem cair as rotações abaixo das 1800 rpm...
Mas concretizando, num carro como o meu, com caixa longa, fazer o que dizes não faz qualquer sentido a nível de consumos, já que tenho que esticar muito as rpms para não cair nesse fosso. Já nem abordo a questão "ruído", que há uns motores diesel silenciosos (ao contrário do meu). No fim de contas, essa condução só faz sentido em modo "apressado". Sem ser isso, não, que é a maioria das vezes quando conduzo e lá está o lag a fazer-me companhia.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Postfazer o que dizes não faz qualquer sentido a nível de consumos, já que tenho que esticar muito as rpms para não cair nesse fosso.
Nota1: eu não sou fundamentalista, também prefiro a suavidade, o silêncio, a entrega linear de potência e a faixa de utilização de um bom motor a gasolina. Mas estou a falar de um bom motor (pelo menos 2 litros e de preferência 6 cilindros) e não os pequenos motores atmosféricos a gasolina, que são uma angústia...
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Originalmente Colocado por eu Ver PostMas tinhas que esticar até que regimes? Se levares uma segunda até às 2500 rpm, a terceira cai em que rotações?
Nota1: eu não sou fundamentalista, também prefiro a suavidade, o silêncio, a entrega linear de potência e a faixa de utilização de um bom motor a gasolina. Mas estou a falar de um bom motor (pelo menos 2 litros e de preferência 6 cilindros) e não os pequenos motores atmosféricos a gasolina, que são uma angústia...
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostContinuam a confundir condução citadina pura (para e arranca) até 50km/h (900/2000rpm) com o resto....desculpem mas aí até o alentejano do 206 1.1 era mais agradável
cidade 1.0/1.1gasolina vs 1.6d
1.6d, parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelerador e o carro suavemente desliza os 4 metros, faço isto sucessivamente até o transito começar a rolar.
1.0/1.1 gasolina parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelarador e o carro bruscamente e aos soluços vai-se a baixo, ligo o carro, faço ponto de embraiagem, acelero, ando os 4 metros com o motor em aceleração e a embraiagem a meio faço isto sucessivamente (menos a parte dos soluços) até o transito começar a rolar..
Qual é que é mesmo o mais confortável para cidade de para arranca?
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNão sei de cor, mas a 3ª deve cair pouco acima das 1500 rpms. O fosso entre as 4 primeiras mudanças é enorme na 1.7 ecoflex. E pelo que me lembro, o binário máximo (260Nm) anda nas 2300 rpms. O novo 1.6 CDTI no Astra J com os mesmos 110cv já tem 300Nm logo às 2000rpms. Apesar de algumas dezenas de kg a mais, deve ser bem mais agradável de conduzir nos baixos/médios regimes.
Ja andei em varios gasolina, 1.0, 1.2 1.4 1.6 e mesmo dentro das cilindradas equivalentes .
Por exemplo, comparando um Vento 1.6 GT com um Toledo 1.6, que segundo percebo partilham a mesma base do motor, sendo que o toledo é mais recente e ja leva alguma evolução, pareciam carros diferentes, com o Toledo para pior em tudo, cidade autoestrada etc. No caso do 1.6GT sentia o carro quase como um disel, sentia-se a força, mas tinha um bocado de lag como o que referem nos disel.
Por exemplo, o 1.3 do corolla E11 era o oposto (Na minha opinião).
Entao se pegarmos em 1.0 até 1.2 é que as coisas variam muito. por exemplo, o 1.0 do yaris era muito bom para as caracteristicas que tinha (Agora nem sei...) O 1.2 do polo era vergonhoso... etc etc etc...
Nos disel a mesma coisa. Uns muito lag.. grande fosso em algumas rotações outros são melhores nessa faixa, tornado-os mais agradaveis em cidade e piores em altas velocidades.. por isso sinceramente não sei onde querem chegar.
Para mim uma comparação que não faz sentido.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostSó quem já conduziu ambos é que pode compreender o que vou descrever.
cidade 1.0/1.1gasolina vs 1.6d
1.6d, parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelerador e o carro suavemente desliza os 4 metros, faço isto sucessivamente até o transito começar a rolar.
1.0/1.1 gasolina parado no transito, o transito acaba por andar 4 metros numa pequena subida, levanto ligeiramente o pé da embraiagem sem mexer no acelarador e o carro bruscamente e aos soluços vai-se a baixo, ligo o carro, faço ponto de embraiagem, acelero, ando os 4 metros com o motor em aceleração e a embraiagem a meio faço isto sucessivamente (menos a parte dos soluços) até o transito começar a rolar..
Qual é que é mesmo o mais confortável para cidade de para arranca?
Mas tens razão.. o meu antigo 1.5 TD em subida se sem querer tirasse o pe da embraiagem levava uma chicotada e la ia ele... nao morria.. Mas comparando com mais recentes começa a nao ser tanto assim, mas nesse campo ganham aos gasolina novos ou velhos..
Alias, eu no meu 1.4 D4D ja me enganei algumas vezes (meio a dormir) e arranquei em terceira.. carros a gasolina sem grande esforço nao estou a ver... ela logo carro abaixo.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostEntre esses para mim disel.. mas comparando com um hibrido qualquer um dos 2 faz rir..
Mas tens razão.. o meu antigo 1.5 TD em subida se sem querer tirasse o pe da embraiagem levava uma chicotada e la ia ele... nao morria.. Mas comparando com mais recentes começa a nao ser tanto assim, mas nesse campo ganham aos gasolina novos ou velhos..
Alias, eu no meu 1.4 D4D ja me enganei algumas vezes (meio a dormir) e arranquei em terceira.. carros a gasolina sem grande esforço nao estou a ver... ela logo carro abaixo.
Então e se for um diesel automático? será que faz rir na mesma?
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Originalmente Colocado por 33Stradale Ver PostVai ver as curvas de binário do 1.2 69cv do 500 e do 1.3 Multijet de 95cv e depois diz-me onde é que está o lag.
Claro que não tem as baixas do meu TDI 110 onde até podes ir às 1200rpm e se carregares ele desenvolve, mas nunca achei que o multijet fosse comprometedor naquele ambiente.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostUm híbrido automático?
Então e se for um diesel automático? será que faz rir na mesma?
Podes ter em alguns disel (Que tens) acelaração 0-100 mais rapida, mais velocidade de ponta.. Mas nos arranques em cidade, aquela fase inicial que é o que se está a discutir, simplesmente não dá hipotese.
Mas para essas questões existem outros topicos mais especificos.
De qualquer forma para cidade pura, entre Gasolina tradicional ou disel, eu pessoalmente prefiro disel.. Mas é um tipo de utilização que é mais correta para gasolina.
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Originalmente Colocado por ravager Ver PostEu já conduzi o multijet de 75 cavalos e para um uso citadino serve perfeitamente.
Claro que não tem as baixas do meu TDI 110 onde até podes ir às 1200rpm e se carregares ele desenvolve, mas nunca achei que o multijet fosse comprometedor naquele ambiente.
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Originalmente Colocado por marrokino Ver PostEu sinceramente acho isso tudo muito irrelevante..
Ja andei em varios gasolina, 1.0, 1.2 1.4 1.6 e mesmo dentro das cilindradas equivalentes .
Por exemplo, comparando um Vento 1.6 GT com um Toledo 1.6, que segundo percebo partilham a mesma base do motor, sendo que o toledo é mais recente e ja leva alguma evolução, pareciam carros diferentes, com o Toledo para pior em tudo, cidade autoestrada etc. No caso do 1.6GT sentia o carro quase como um disel, sentia-se a força, mas tinha um bocado de lag como o que referem nos disel.
Por exemplo, o 1.3 do corolla E11 era o oposto (Na minha opinião).
Entao se pegarmos em 1.0 até 1.2 é que as coisas variam muito. por exemplo, o 1.0 do yaris era muito bom para as caracteristicas que tinha (Agora nem sei...) O 1.2 do polo era vergonhoso... etc etc etc...
Nos disel a mesma coisa. Uns muito lag.. grande fosso em algumas rotações outros são melhores nessa faixa, tornado-os mais agradaveis em cidade e piores em altas velocidades.. por isso sinceramente não sei onde querem chegar.
Para mim uma comparação que não faz sentido.
Pela parte que me toca, foi comparado um diesel de baixa/média cilindrada com um otto com a mesma potência (foi isso que referi). E a turbo-dependência dos diesel em causa, faz-me preferir um gasosas para cidade. E nada tem a ver com arrancar e andar 4 mts, que é apenas uma situação entre muitas vividas em cidade.
O que tenho que concordar contigo é que, de facto, depende de que carro e motor se esteja a falar. Mas p.e. um A3 1.6 tdi vs um 1.2 tsi deves encontrar o comportamento que falo.
Originalmente Colocado por marrokino Ver PostO problema é que quem esta habituado ao disel não "sabe" andar em carros a gasolina. Digo isto porque querem andar na faixa de rotações normal do disel.. e visse versa.. quem esta muito habituado a gasolina parece que vai rebentar com o disel todo..
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