Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal quem tem prioridade?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
    Atenção que Portugal não é Lisboa, Porto e arredores... há outros sítios onde há pessoas (mais) civilizadas...
    Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
    Por aqui não falta sinalização; praticamente, todas a urbanizações, etc, tem sinalização, e até nas saídas de caminhos agrícolas tem sinais STOP!!
    Até há sítios onde há sinalização a mais...


    Em relação à questão do tópico, já foi tudo dito: nas vias publicas, à falta de sinalização, quem se apresenta pela direita, tem prioridade!!
    Epá, vindo de quem vive em Barcelos, vou-me ali esconder. Não falo de Barcelos propriamente pois é pacato, mas ali ao lado em Braga é a Selva e é o salve-se quem puder...quando ai vou acima de carro fico sempre a dar-me estalos por pensar que Lisboa conduz-se como se fosse África.

    Quanto a sinalização, não tem em todo o lado, mas tem em maior número onde faz falta.

    Comentário


      Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
      Durante a noite o semáforo funciona normalmente. Tem é muitas alturas em que avaria, e passa a intermitente. By the way, quem vem de Argoncilhe tem luz laranja intermitente e não verde...



      Bem, sinceramente agora já não posso afirmar... mas é certo que já passei de madrugada e o sinal estava intermintente (na N1), mas possivelmente e como referes, por avaria (como também já aconteceu de dia).

      Quanto a quem vem de Argoncilhe, acho que só saí desse lado uma vez na minha vida (e nem vinha a conduzir)... mas tenho ideia de estar ali o semáforo completo, com as três cores...

      Apesar de estar fora, sim sou da zona e durante mais de 10 anos, passava aí diariamente.

      Comentário


        Originalmente Colocado por BackToBlack Ver Post
        Se alguém quiser reparar o carro, é só ir para alguma perpendicular à estrada que liga o Rato ao Principe Real e à rua do Alecrim. (Rua da Escola Politécnica)
        Os taxis (e outros tantos) passam a abrir na "estrada principal", quando quem vem da direita em muitas das ruas, senão todas, tem prioridade.
        Tipo a Rua de São Mamede.

        https://www.google.pt/maps/@38.71853...oXfiaamr-w!2e0

        Ou a Calçada Patriacal

        https://www.google.pt/maps/@38.71683...EoHsaiIXKw!2e0
        Há muitos desse exemplos por lisboa. É interessante constatar que nos anos 80 era raro encontrar sinais de cedência de prioridade, o normal era aplicar-se a regra da prioridade à direita e pronto, já sabíamos com o que contar. Entretanto nos últimos anos têm-se entretido a semear sinais de cedência de prioridade por todo o lado, o que conjugado com essa ideia das "vias principais" depois resulta numa enorme confusão.

        Aqui por Lisboa chega-se ao extremo em que ao longo de uma mesma avenida existem a direita ruas absolutamente idênticas em que numas há sinal de cedência de prioridade e noutras não há. É absurdo, é uma confusão, e o melhor é jogar pelo seguro porque, como dizes, pela direita pode estar alguém que precisa de um novo guarda lamas e não o quer pagar.
        Editado pela última vez por Jbranco; 25 June 2014, 11:53. Razão: ortografia

        Comentário


          Depois há os taxistas que agem da mesma maneira venham de onde vêm.
          E até foi um deles a alertar-me para esse facto, porque até então passava sempre por lá de pé atrás. (ou no travão)

          Comentário


            Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post

            Epá, vindo de quem vive em Barcelos, vou-me ali esconder. Não falo de Barcelos propriamente pois é pacato, mas ali ao lado em Braga é a Selva e é o salve-se quem puder...quando ai vou acima de carro fico sempre a dar-me estalos por pensar que Lisboa conduz-se como se fosse África.

            Quanto a sinalização, não tem em todo o lado, mas tem em maior número onde faz falta.

            Há pessoas que gostam mesmo de exagerar....

            Braga é "a Selva"?!
            Ando lá quase todos os dias e nunca tive problemas com a sinalização... se bem que, sendo a terceira maior cidade do país, não há milagres!!
            Mas, mesmo assim, é diferente (mais "civilizada") de que Lisboa, Porto (e arredores)...

            De qualquer modo, quando escrevi "por aqui", estava a referir-me a Barcelos, Famalicão, Esposende, Viana, etc, e, não propriamente a Braga (que, naturalmente, é "pior" nesse aspecto)!
            Claro que nada é perfeito, mas, continuo a insistir que, por aqui, não há falta de sinalização!
            Principalmente em casos como o que o Vanquish colocou (saída de uma urbanização), todas tem sinalização (e a que o Vanquish colocou, também tem)!!

            Eu faço o país todo (do Minho até ao Algarve), e, no geral, há boa sinalização (quanto maior for a cidade, pior)!
            Depois também há aqueles sítios manhosos (frequentados por "gente de bem"), que até os sinais de transito roubam...
            Editado pela última vez por ASAS; 25 June 2014, 16:42.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              Há muitos desse exemplos por lisboa. É interessante constatar que nos anos 80 era raro encontrar sinais de cedência de prioridade, o normal era aplicar-se a regra da prioridade à direita e pronto, já sabíamos com o que contar. Entretanto nos últimos anos têm-se entretido a semear sinais de cedência de prioridade por todo o lado, o que conjugado com essa ideia das "vias principais" depois resulta numa enorme confusão.

              Aqui por Lisboa chega-se ao extremo em que ao longo de uma mesma avenida existem a direita ruas absolutamente idênticas em que numas há sinal de cedência de prioridade e noutras não há. É absurdo, é uma confusão, e o melhor é jogar pelo seguro porque, como dizes, pela direita pode estar alguém que precisa de um novo guarda lamas e não o quer pagar.
              Isso é que é mesmo o cúmulo!!
              Qual será a justificação para isso?!
              Será que roubaram os sinais, ou se "esqueceram" dos os meter?!

              Se reclamarem com a Câmara, será que eles não colocariam os sinais em falta?

              Comentário


                Depois da guerra do poder, da guerra do factor produtivo, da guerra da verdadeira bifana, da guerra da melhor cerveja, da guerra da simpatia, etc, não me digam que vai haver uma guerra da sinalização Norte vs Sul?

                Comentário


                  O cúmulo é andar pelas estradas pessoal com carta que nem o básico do código sabem, estradas principais?meu deus.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    É verdade que a câmara criou ainda mais confusão ao entreter-se a fazer aqueles tracejados sem sentido, ainda assim é um cruzamento, de formato estranho é certo, mas um cruzamento e quem vem deste lado e segue em frente tem prioridade porque vem da direita.

                    https://www.google.pt/maps/@38.72667...DYzbc2Ss0w!2e0
                    Ma marcação? em principio não existe nenhum cruzamento mas 4 faixas no mesmo sentido entre as quais deves escolher para seguir o teu destino pretendido agora lá que não esta muito claro...
                    Editado pela última vez por paulo3ooo; 25 June 2014, 19:37.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      Bem, sinceramente agora já não posso afirmar... mas é certo que já passei de madrugada e o sinal estava intermintente (na N1), mas possivelmente e como referes, por avaria (como também já aconteceu de dia).

                      Quanto a quem vem de Argoncilhe, acho que só saí desse lado uma vez na minha vida (e nem vinha a conduzir)... mas tenho ideia de estar ali o semáforo completo, com as três cores...

                      Apesar de estar fora, sim sou da zona e durante mais de 10 anos, passava aí diariamente.

                      O semáforo tem as 3 cores, mas dali, só acende o laranja intermitente...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Depois da guerra do poder, da guerra do factor produtivo, da guerra da verdadeira bifana, da guerra da melhor cerveja, da guerra da simpatia, etc, não me digam que vai haver uma guerra da sinalização Norte vs Sul?
                        Não é preciso haver guerra, uma vez que o sul já ganhou!
                        A má sinalização não é uma característica regional, mas sim nacional.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Depois da guerra do poder, da guerra do factor produtivo, da guerra da verdadeira bifana, da guerra da melhor cerveja, da guerra da simpatia, etc, não me digam que vai haver uma guerra da sinalização Norte vs Sul?
                          Mas qual "guerra da sinalização Norte vs Sul"??!
                          Não se pode dizer nada...

                          Não tem nada a ver com o Norte ou Sul, até porque fiz referência a todo o país... além disso, por exemplo, também ando muito pelo Alentejo e, normalmente, vejo tudo bem sinalizado!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                            Há pessoas que gostam mesmo de exagerar....

                            Braga é "a Selva"?!
                            Ando lá quase todos os dias e nunca tive problemas com a sinalização... se bem que, sendo a terceira maior cidade do país, não há milagres!!
                            Mas, mesmo assim, é diferente (mais "civilizada") de que Lisboa, Porto (e arredores)...

                            De qualquer modo, quando escrevi "por aqui", estava a referir-me a Barcelos, Famalicão, Esposende, Viana, etc, e, não propriamente a Braga (que, naturalmente, é "pior" nesse aspecto)!
                            Claro que nada é perfeito, mas, continuo a insistir que, por aqui, não há falta de sinalização!
                            Principalmente em casos como o que o Vanquish colocou (saída de uma urbanização), todas tem sinalização (e a que o Vanquish colocou, também tem)!!

                            Eu faço o país todo (do Minho até ao Algarve), e, no geral, há boa sinalização (quanto maior for a cidade, pior)!
                            Depois também há aqueles sítios manhosos (frequentados por "gente de bem"), que até os sinais de transito roubam...
                            Não referi ser selva pela falta de sinalização, é mais pelo desrespeito da sinalização e regras de trânsito. Basicamente é culpa dos condutores e não da falta de sinais ou regras. Acho-a bem pior que Lisboa sinceramente, apesar de gostar muito dessa zona. Alias, já que falas nisso, no norte às vezes até tem sinalização a mais podiam oferecer aos locais que têm falta dela.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                              Isso é que é mesmo o cúmulo!!
                              Qual será a justificação para isso?!
                              Será que roubaram os sinais, ou se "esqueceram" dos os meter?!

                              Se reclamarem com a Câmara, será que eles não colocariam os sinais em falta?
                              Só sei que em todos os casos que agora me ocorrem roubados não foram, não me lembro de alguma vez lá ter visto o sinal de cedência de prioridade. Não se percebe...

                              Estou-me agora a lembrar de outro exemplo em Alvalade-Lisboa: Uma rua que entronca noutra rua tem sinal de cedência de prioridade, a poucos metros há uma rua que entronca numa avenida de duas faixas e essa rua não tem sinal de cedência de prioridade.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                Isso é que é mesmo o cúmulo!!
                                Qual será a justificação para isso?!
                                Será que roubaram os sinais, ou se "esqueceram" dos os meter?!

                                Se reclamarem com a Câmara, será que eles não colocariam os sinais em falta?
                                Se não trocam os velhos que já não respeitam as normas , vão gastar dinheiro nesses ?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                  Parece-me que uma praceta é uma "zona de estacionamento".

                                  Mas nada que uma barra de ferro não possa resolver! Mais problemático será o camião de 10 toneladas... é deixá-lo passar em paz e nem abrir a boca!
                                  uma barra de ferro começa a ser pouco...
                                  https://www.youtube.com/watch?v=3Ir9AhCRQVk&feature=kp
                                  https://www.youtube.com/watch?v=19YhOIg5zTE
                                  Editado pela última vez por vitorpaulo; 26 June 2014, 18:34.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                    Não referi ser selva pela falta de sinalização, é mais pelo desrespeito da sinalização e regras de trânsito. Basicamente é culpa dos condutores e não da falta de sinais ou regras. Acho-a bem pior que Lisboa sinceramente, apesar de gostar muito dessa zona. Alias, já que falas nisso, no norte às vezes até tem sinalização a mais podiam oferecer aos locais que têm falta dela.
                                    Isso já é outra conversa... mas, pior do que Lisboa?.. não acho nada...
                                    Também exageras pouco... a "selva" é mais lá para a Índia e companhia...

                                    Também já tinha referido que, em certas zonas, há sinalização a mais!!


                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Só sei que em todos os casos que agora me ocorrem roubados não foram, não me lembro de alguma vez lá ter visto o sinal de cedência de prioridade. Não se percebe...

                                    Estou-me agora a lembrar de outro exemplo em Alvalade-Lisboa: Uma rua que entronca noutra rua tem sinal de cedência de prioridade, a poucos metros há uma rua que entronca numa avenida de duas faixas e essa rua não tem sinal de cedência de prioridade.
                                    Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                                    Se não trocam os velhos que já não respeitam as normas , vão gastar dinheiro nesses ?
                                    Realmente, é muito estranho...
                                    Será que alguém já tentou falar com a Câmara?
                                    Gostava de saber o que eles dizem em relação a isso...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                      Mas qual "guerra da sinalização Norte vs Sul"??!
                                      Não se pode dizer nada...

                                      Não tem nada a ver com o Norte ou Sul, até porque fiz referência a todo o país... além disso, por exemplo, também ando muito pelo Alentejo e, normalmente, vejo tudo bem sinalizado!
                                      Não te enerves, era apenas uma brincadeira......

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                        Isso já é outra conversa... mas, pior do que Lisboa?.. não acho nada...
                                        Também exageras pouco... a "selva" é mais lá para a Índia e companhia...

                                        Também já tinha referido que, em certas zonas, há sinalização a mais!!
                                        Então não? E pensava eu que aqui metiam-se à cão nas rotundas....lá em Braga é nas rotundas, é a mudar de via, é a entrar nas IC ou AE, é tudo à grande. Usa-se a velha máxima de..tenho pisca ligado portanto tenho prioridade

                                        Acredita, por vezes chego a ter medo de conduzir por lá

                                        Comentário


                                          Uma pergunta, e já sei que me vão mandar para escola de condução outra vez :

                                          Aqui na zona, abriram um arruamento novo para a construção de moradias, em formato de P (uma entrada e andas lá à volta).
                                          Alcatroaram aquilo, fizeram alguns passeios, colocaram postes de iluminação (não funcionam) e a sinalização nem vê-la.
                                          Neste momento, serve para as escolas de condução irem lá ensinar manobras sem importunar ninguém (só uns aos outros, às vezes).

                                          Automaticamente quem for aí dar a volta e sair tem prioridade sobre a estrada "antiga", certo?

                                          Outra questão, é que a estrada "antiga" é apenas de um sentido. Não deveria ter sinais a indicar a quem vem do novo arruamento de sentido obrigatório/proibido?

                                          Comentário


                                            Se é um arruamento já legalizado/cadastrado e de domínio publico, sim, á falta de sinalização aplica-se a regra geral da prioridade (á direita).

                                            Pode no entanto a urbanização ainda não estar concluída, "entregue" á câmara, e nesse caso ainda é de domínio privado.

                                            Situação complicada que só a câmara da zona pode esclarecer.

                                            Comentário


                                              Normalmente não tenho dúvidas quanto a quem tem prioridade, mas actualmente passo muitas vezes num local que me deixa dúvidas. Fica ali perto da mata de Benfica a seguir à Grão Vasco a caminho da estação de Benfica. Não há sinalização vertical.

                                              Resumidamente: ambos os veículos circulas em faixas distintas. Se ambos decidirem manter-se nessas faixas e seguir em frente não há questão. Agora surgem-me 2 questões:

                                              1 - Se ambos decidirem mudar de faixa (que é o que na figura aparece como as duas setas a cruzarem-se) quem é que tem prioridade? Eu suponho que é o azul, que apesar de se encontrar com o vermelho na diagonal, aparece pela direita

                                              2 - E se o vermelho decidir continuar na sua faixa e o azul virar para a esquerda? O azul vem pela direita, mas está em simultâneo a mudar de faixa. Prevalece a direita que lhe dá prioridade ou a mudança de faixa que faz com que a perca?




                                              O local:

                                              https://www.google.pt/maps/@38.74852...1cA5rv-qcg!2e0

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Se é um arruamento já legalizado/cadastrado e de domínio publico, sim, á falta de sinalização aplica-se a regra geral da prioridade (á direita).

                                                Pode no entanto a urbanização ainda não estar concluída, "entregue" á câmara, e nesse caso ainda é de domínio privado.

                                                Situação complicada que só a câmara da zona pode esclarecer.
                                                Pois... Não faço ideia.

                                                É mais uma direita para ir com atenção. O que vale é que tem bastante visibilidade.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Walkmen Ver Post
                                                  Normalmente não tenho dúvidas quanto a quem tem prioridade, mas actualmente passo muitas vezes num local que me deixa dúvidas. Fica ali perto da mata de Benfica a seguir à Grão Vasco a caminho da estação de Benfica. Não há sinalização vertical.

                                                  Resumidamente: ambos os veículos circulas em faixas distintas. Se ambos decidirem manter-se nessas faixas e seguir em frente não há questão. Agora surgem-me 2 questões:

                                                  1 - Se ambos decidirem mudar de faixa (que é o que na figura aparece como as duas setas a cruzarem-se) quem é que tem prioridade? Eu suponho que é o azul, que apesar de se encontrar com o vermelho na diagonal, aparece pela direita

                                                  2 - E se o vermelho decidir continuar na sua faixa e o azul virar para a esquerda? O azul vem pela direita, mas está em simultâneo a mudar de faixa. Prevalece a direita que lhe dá prioridade ou a mudança de faixa que faz com que a perca?




                                                  O local:

                                                  https://www.google.pt/maps/@38.74852...1cA5rv-qcg!2e0
                                                  No meu ponto de vista em esse caso reina a prioridade pela direita nao existe qualquer marcação .

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X