Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
    os números, essa coisa estranha que os portugueses odeiam (basta ver as notas a matemática), e cuja iliteracia nos levou ao poço nas finanças públicas.

    a sua comparação é ridícula, pois falamos de 75 mil carros, não de um! Portugal está em terceiro lugar na UE em carros por habitante! Em primeiro está o Luxemburgo, que é do tamanho de uma aldeia. Vá dizer ao Eurostat, que as contas deles estão erradas, e que o caro amigo é que é sapiente nos números, para os comparativos.
    Ui, tanta azia...

    Experimenta Gaviscon.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
      experimenta ter filhos e depois conta-me como é o impecilho do carro. Não é que não se faça, mas deve ser só mais 1h do dia perdida só em transportes...
      Deve ser daqueles que leva os putos para a escola numa bicicleta com atrelado, isto claro no dia em que a SIC lá vai a casa filmá-lo.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
        experimenta ter filhos e depois conta-me como é o empecilho do carro. Não é que não se faça, mas deve ser só mais 1h do dia perdida só em transportes...
        os Romenos, os Húngaros ou os Polacos não têm filhos?

        Em 1983, cada agregado familiar (termo técnico para família) tinha em Portugal 3,3 pessoas. Na altura Portugal tinha 1/4 dos carros que tem hoje (vejam a tabela da ACAP que já citei, página 206)

        Hoje, passados 30 anos, com 4 vezes mais carros que em 1983, cada família tem 2,6 pessoas, menos 20%.
        PORDATA - Dimensão média dos agregados domésticos privados em Portugal

        Sejamos mais científicos, e menos "quentes" quando expressamos as nossas opiniões enquanto cidadãos e decisores políticos!

        Essa ideia generalizada, que uma família numerosa precisa de carro como pão para a boca, não é cientificamente válida! É uma ferramenta que pode dar muito jeito, mas não é essencial. Aliás, o próprio Primeiro-Ministro, nas declarações recentes sobre as propostas para o aumento da natalidade, já veio referir que introduzirá o passe familiar. Eu tive irmãos, e andámos sempre de transportes públicos. E não foi por isso que fomos menos felizes ou menos bem educados.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Ui, tanta azia...

          Experimenta Gaviscon.
          não conheço, mas obrigado pela dica

          e desculpa lá, não quis parecer arrogante, mas eu estudo estas coisas, desde a faculdade e depois a nível profissional, desde há alguns anos, e às vezes já perco o meu latim, a repetir-me constantemente, mas as minhas desculpas

          saudações

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Deve ser daqueles que leva os putos para a escola numa bicicleta com atrelado, isto claro no dia em que a SIC lá vai a casa filmá-lo.
            transportes públicos meu caro, transportes públicos! Em Lisboa são bons!

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
              transportes públicos meu caro, transportes públicos! Em Lisboa são bons!
              Para quem trabalha de 2a a 6a e tem horário de escritório....

              Comentário


                #67
                Tive de andar de transportes públicos até ter carta, e claramente era um desperdício de tempo. Saía de casa as 7.40h, para chegar a cidade uns 10 min depois, (vivia a 5km), depois tinha de esperar até as 8.45h... para ter outro autocarro para ir para o sitio onde queria ir... sim tinha um autocarro as 8.20h que ia para a cidade, mas nunca chegaria a tempo porque chegava sempre atrasado.

                Quem tem trabalho definido, horário certo, que se encaixe nos horários dos transportes públicos sim, mas de resto, tem de ser casos específicos, tipo rede de expressos
                se puder evitar evito. além disso, é da praxe quando chegamos a tempo o autocarro atrasa-se, quando nos atrasamos 1 min, ele já passou (aconteceu tanta vez)

                Comentário


                  #68
                  as rent a car têm ajudado, de facto

                  houve reforços de verão segundo sei.

                  isto adicionado á renovação de frotas (com descidas de segmentos) + as matriculas de exportação têm ajudado o mercado a mostrar valores melhores do que o esperado.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                    as rent a car têm ajudado, de facto

                    houve reforços de verão segundo sei.

                    isto adicionado á renovação de frotas (com descidas de segmentos) + as matriculas de exportação têm ajudado o mercado a mostrar valores melhores do que o esperado.
                    Acreditem que sim, grande parte é de rent-a-car

                    Não consigo encontrar a informação, mas uma vez vi que 60% dos carros a venda com 2-3 anos são provenientes de rent-a-car. É mesmo um mercado muito grande. Nós somos um destino turístico (ainda bem)

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
                      Acreditem que sim, grande parte é de rent-a-car

                      Não consigo encontrar a informação, mas uma vez vi que 60% dos carros a venda com 2-3 anos são provenientes de rent-a-car. É mesmo um mercado muito grande. Nós somos um destino turístico (ainda bem)
                      As "viaturas de serviço"...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
                        Acreditem que sim, grande parte é de rent-a-car

                        Não consigo encontrar a informação, mas uma vez vi que 60% dos carros a venda com 2-3 anos são provenientes de rent-a-car. É mesmo um mercado muito grande. Nós somos um destino turístico (ainda bem)
                        sim, eu não tenho ilusões, há marcas em que a rent a car faz +50% das vendas do mês.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
                          Tive de andar de transportes públicos até ter carta, e claramente era um desperdício de tempo. Saía de casa as 7.40h, para chegar a cidade uns 10 min depois, (vivia a 5km), depois tinha de esperar até as 8.45h... para ter outro autocarro para ir para o sitio onde queria ir... sim tinha um autocarro as 8.20h que ia para a cidade, mas nunca chegaria a tempo porque chegava sempre atrasado.

                          Quem tem trabalho definido, horário certo, que se encaixe nos horários dos transportes públicos sim, mas de resto, tem de ser casos específicos, tipo rede de expressos
                          se puder evitar evito. além disso, é da praxe quando chegamos a tempo o autocarro atrasa-se, quando nos atrasamos 1 min, ele já passou (aconteceu tanta vez)
                          concordo contigo. Há muitos casos em que não há muitas alternativas ao automóvel, principalmente nos subúrbios, parece-me ser o teu caso.
                          Mas também concordas comigo, que há muitas pessoas que têm acesso a bons transportes, e mesmo assim não prescindem do automóvel? Dentro do município de Lisboa, os transportes públicos são bons!

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                            os Romenos, os Húngaros ou os Polacos não têm filhos?

                            Em 1983, cada agregado familiar (termo técnico para família) tinha em Portugal 3,3 pessoas. Na altura Portugal tinha 1/4 dos carros que tem hoje (vejam a tabela da ACAP que já citei, página 206)

                            Hoje, passados 30 anos, com 4 vezes mais carros que em 1983, cada família tem 2,6 pessoas, menos 20%.
                            PORDATA - Dimensão média dos agregados domésticos privados em Portugal

                            Sejamos mais científicos, e menos "quentes" quando expressamos as nossas opiniões enquanto cidadãos e decisores políticos!

                            Essa ideia generalizada, que uma família numerosa precisa de carro como pão para a boca, não é cientificamente válida! É uma ferramenta que pode dar muito jeito, mas não é essencial. Aliás, o próprio Primeiro-Ministro, nas declarações recentes sobre as propostas para o aumento da natalidade, já veio referir que introduzirá o passe familiar. Eu tive irmãos, e andámos sempre de transportes públicos. E não foi por isso que fomos menos felizes ou menos bem educados.
                            Acho piada quando tentas usar termos científicos para justificar juizos de valor... Alguém disse que uma família (seja ela numerosa ou não) precisa de carro como pão para a boca? O que te disseram é que se tiveres filhos pequenos, andar de transporte público implica uma perda de tempo elevada. Só não percebes isso porque certamente não tens filhos. Como já te disseram, o aumento das vendas prende-se com a renovação de frotas.

                            Quanto às estatísticas que apontas, o que queres dizer com os dados de 1983. Sabes muito bem que com a evolução da economia de um país é normal que os indicadores de conforto aumentem, logo é normal que o número de carros por agregado familiar aumente pois este é um dos indicadores de conforto. Se Comparares a China, para o mesmo período, vais ter aumentos muito parecidos ou, se calhar, ainda maiores. Porquê? Porque o desenvolvimento da classe média das últimas décadas permitiu que tivessem acesso a bens, de entre os quais o automóvel, que antes não tinham. Portugal em 1983 era um país atrasado (ainda é), mas foi precisamente após a entrada na CEE que se deu um desenvolvimento económico e social elevado do pais e por isso o aumento do consumo desse tipo de bens. Por isso, já que és cientista, tem lá mais cuidado a analisar os dados. è que estes têm de ser enquadrados...

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                              transportes públicos meu caro, transportes públicos! Em Lisboa são bons!
                              Sim porque Lisboa é o espelho de Portugal... E eu até moro no Porto.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                Acho piada quando tentas usar termos científicos para justificar juizos de valor... Alguém disse que uma família (seja ela numerosa ou não) precisa de carro como pão para a boca? O que te disseram é que se tiveres filhos pequenos, andar de transporte público implica uma perda de tempo elevada. Só não percebes isso porque certamente não tens filhos. Como já te disseram, o aumento das vendas prende-se com a renovação de frotas.

                                Quanto às estatísticas que apontas, o que queres dizer com os dados de 1983. Sabes muito bem que com a evolução da economia de um país é normal que os indicadores de conforto aumentem, logo é normal que o número de carros por agregado familiar aumente pois este é um dos indicadores de conforto. Se Comparares a China, para o mesmo período, vais ter aumentos muito parecidos ou, se calhar, ainda maiores. Porquê? Porque o desenvolvimento da classe média das últimas décadas permitiu que tivessem acesso a bens, de entre os quais o automóvel, que antes não tinham. Portugal em 1983 era um país atrasado (ainda é), mas foi precisamente após a entrada na CEE que se deu um desenvolvimento económico e social elevado do pais e por isso o aumento do consumo desse tipo de bens. Por isso, já que és cientista, tem lá mais cuidado a analisar os dados. è que estes têm de ser enquadrados...
                                Relacionar conforto e progresso com a posse massiva de automóvel é um erro muito comum, que a pequeno-burguesia urbana pós-moderna comete!

                                Há 20 anos, na China, um pessoa trabalhava um mês para comprar o seu meio de transporte: uma bicicleta! Hoje, ganha muito mais, mas trabalha 10 anos para pagar um carro!
                                E as consequências estão à vista: metade de todas as mortes no mundo por doenças respiratórias, estão na China (são 20% da população mundial). Atropelamentos mortais estão a atingir níveis assustadores; há dias nas grandes cidades em que tens de sair à rua de máscara, as cidades estão a ser todas demolidas para construir grandes avenidas e autoestradas citadinas; estão a cometer os erros que na Europa fizemos nos anos 1960/70! Em Lisboa tens o caso do eixo Campo Grande-Avenidas novas-Av. da Liberdade, das zonas mais poluídas do país!

                                Recomendo sobre esta matéria, uma leitura científica, e não meramente opiniativa!
                                http://jpubhealth.oxfordjournals.org...2/160.abstract

                                Progresso não significa perda de qualidade de vida! Não há conforto, quando não podes trazer um filho para brincar na rua do teu bairro, sem teres sempre "o coração nas mãos".

                                O próprio conceito de "parque infantil" é uma invenção da era automóvel, onde se coloca as crianças numa "jaula" para assim ficarem protegidas do tráfego.

                                O que a entrada na CEE e depois no Euro, nos trouxe sim, foi crédito barato, taxas de juro muito baixas, que em vez de usarmos para investir na indústria ou em empresas, os particulares usaram para comprar carro e casa, e o Estado usou para construir autoestradas sem fim!

                                O que distingue o "treinador de bancada" do cientista, não é, ter ou não ter opinião; mas apenas no facto que este último apresenta sempre dados e factos para sustentá-las.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                  Sim porque Lisboa é o espelho de Portugal... E eu até moro no Porto.
                                  eu falei de Lisboa, como podia ter falado do Porto, Coimbra ou Aveiro! São bons, em comparação com outras urbes europeias onde se usa mais os transportes!

                                  O Metro do Porto presta um serviço de excelência, que comprovo sempre que lá vou! Os autocarros dos STCP são bons!
                                  Serviço do Metro do Porto simplificou a vida dos utentes - TSF

                                  não quero tiros para para o ar, quero factos, dados!

                                  Comentário


                                    #77
                                    eu tenho carro porque gosto

                                    e gosto de conduzir

                                    é motivo suficiente?

                                    Comentário


                                      #78
                                      ^^ Isto

                                      Eu para ir para faculdade de transportes demoro 2 horas, de carro 25 minutos, tem tudo a ver. xD

                                      Para não falar que fica em sensivelmente metade do preço mensalmente, e é porque vou sosinho. (3 Passes, comboio + metro + autocarro)
                                      Editado pela última vez por NothingFace; 22 July 2014, 14:35.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
                                        ^^ Isto

                                        Para não falar que fica em sensivelmente metade do preço mensalmente, e é porque vou sosinho. (3 Passes, comboio + metro + autocarro)
                                        tens mesmo a certeza???
                                        Calculadora dos Custos do Automóvel

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                          eu tenho carro porque gosto

                                          e gosto de conduzir

                                          é motivo suficiente?
                                          claro meu caro, eu também gosto de conduzir
                                          vivemos num país livre!

                                          mas achas que os amantes do hipismo vão de cavalo para o trabalho?
                                          Editado pela última vez por tiagoraraujo; 22 July 2014, 15:38.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver Post
                                            O Tuga gosta é de BMW's Mercedes e Audis.. mesmo que tenham que comer uma sandes de fome e um copo de sede para os terem!
                                            Infelizmente vejo tanta pessoa com falta de cabeça a comprar carros novos e a ficarem empenhados até ao pescoço.. mas cada um faz o que quer da sua vida! Não é o que se diz? Já deixei de me preocupar..

                                            Pois lá está, cada um faz o que quer com o seu dinheiro.....

                                            É como os ipads, portáteis só porque sim ou telemóveis de ultima geração....e os carros são apenas mais um bem de consumo que claro, sai mais caro que muitas outras coisas.

                                            Eu não critico ninguém, afinal , cada um sabe de si e desde que não faça mal aos outros...

                                            Mas, acho graça quando as pessoas ficam tipo a estranhar o facto de eu ter um C1.....

                                            E eu respondo sempre ( quando vale a pena ) : Eu tenho um C1, porque dentro do que posso pagar e do que preciso e gosto, é o que me é possivel ter.

                                            E tu, tens um Chevrolet Cruze, 318D ou Seat leon novo ? Tens a certeza de que podes mesmo ter esse carro? Ou andas constantemente com alguem a pagar-te as contas?

                                            E por norma "engolem em seco"

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por pgainf Ver Post
                                              Greetings!

                                              Lembro-me agora de uma rapariga que comprou um carro quase novo (207), e passado pouco tempo voltou a viver com os pais, porque não tinha dinheiro para a renda e viver.
                                              Os pais dela são super quadrados. Imagine-se o sacrificio.

                                              Cumprimentos
                                              Agora imagina quem não tem para onde voltar.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Alguém sabe onde posso encontrar as taxas de motorização, por concelho? Já tentei no IMTT e no INE, mas não consigo dar com esses dados, que sei que já os vi! Se souberem, seria útil.
                                                Cumps

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X