Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Postexperimenta ter filhos e depois conta-me como é o impecilho do carro. Não é que não se faça, mas deve ser só mais 1h do dia perdida só em transportes...
Comentário
-
Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Postexperimenta ter filhos e depois conta-me como é o empecilho do carro. Não é que não se faça, mas deve ser só mais 1h do dia perdida só em transportes...
Em 1983, cada agregado familiar (termo técnico para família) tinha em Portugal 3,3 pessoas. Na altura Portugal tinha 1/4 dos carros que tem hoje (vejam a tabela da ACAP que já citei, página 206)
Hoje, passados 30 anos, com 4 vezes mais carros que em 1983, cada família tem 2,6 pessoas, menos 20%.
PORDATA - Dimensão média dos agregados domésticos privados em Portugal
Sejamos mais científicos, e menos "quentes" quando expressamos as nossas opiniões enquanto cidadãos e decisores políticos!
Essa ideia generalizada, que uma família numerosa precisa de carro como pão para a boca, não é cientificamente válida! É uma ferramenta que pode dar muito jeito, mas não é essencial. Aliás, o próprio Primeiro-Ministro, nas declarações recentes sobre as propostas para o aumento da natalidade, já veio referir que introduzirá o passe familiar. Eu tive irmãos, e andámos sempre de transportes públicos. E não foi por isso que fomos menos felizes ou menos bem educados.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostUi, tanta azia...
Experimenta Gaviscon.
e desculpa lá, não quis parecer arrogante, mas eu estudo estas coisas, desde a faculdade e depois a nível profissional, desde há alguns anos, e às vezes já perco o meu latim, a repetir-me constantemente, mas as minhas desculpas
saudações
Comentário
-
Tive de andar de transportes públicos até ter carta, e claramente era um desperdício de tempo. Saía de casa as 7.40h, para chegar a cidade uns 10 min depois, (vivia a 5km), depois tinha de esperar até as 8.45h... para ter outro autocarro para ir para o sitio onde queria ir... sim tinha um autocarro as 8.20h que ia para a cidade, mas nunca chegaria a tempo porque chegava sempre atrasado.
Quem tem trabalho definido, horário certo, que se encaixe nos horários dos transportes públicos sim, mas de resto, tem de ser casos específicos, tipo rede de expressos
se puder evitar evito. além disso, é da praxe quando chegamos a tempo o autocarro atrasa-se, quando nos atrasamos 1 min, ele já passou (aconteceu tanta vez)
Comentário
-
Originalmente Colocado por bg2 Ver Postas rent a car têm ajudado, de facto
houve reforços de verão segundo sei.
isto adicionado á renovação de frotas (com descidas de segmentos) + as matriculas de exportação têm ajudado o mercado a mostrar valores melhores do que o esperado.
Não consigo encontrar a informação, mas uma vez vi que 60% dos carros a venda com 2-3 anos são provenientes de rent-a-car. É mesmo um mercado muito grande. Nós somos um destino turístico (ainda bem)
Comentário
-
Originalmente Colocado por Kasinski Ver PostAcreditem que sim, grande parte é de rent-a-car
Não consigo encontrar a informação, mas uma vez vi que 60% dos carros a venda com 2-3 anos são provenientes de rent-a-car. É mesmo um mercado muito grande. Nós somos um destino turístico (ainda bem)
Comentário
-
Originalmente Colocado por Kasinski Ver PostAcreditem que sim, grande parte é de rent-a-car
Não consigo encontrar a informação, mas uma vez vi que 60% dos carros a venda com 2-3 anos são provenientes de rent-a-car. É mesmo um mercado muito grande. Nós somos um destino turístico (ainda bem)
Comentário
-
Originalmente Colocado por DuQ Ver PostTive de andar de transportes públicos até ter carta, e claramente era um desperdício de tempo. Saía de casa as 7.40h, para chegar a cidade uns 10 min depois, (vivia a 5km), depois tinha de esperar até as 8.45h... para ter outro autocarro para ir para o sitio onde queria ir... sim tinha um autocarro as 8.20h que ia para a cidade, mas nunca chegaria a tempo porque chegava sempre atrasado.
Quem tem trabalho definido, horário certo, que se encaixe nos horários dos transportes públicos sim, mas de resto, tem de ser casos específicos, tipo rede de expressos
se puder evitar evito. além disso, é da praxe quando chegamos a tempo o autocarro atrasa-se, quando nos atrasamos 1 min, ele já passou (aconteceu tanta vez)
Mas também concordas comigo, que há muitas pessoas que têm acesso a bons transportes, e mesmo assim não prescindem do automóvel? Dentro do município de Lisboa, os transportes públicos são bons!
Comentário
-
Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Postos Romenos, os Húngaros ou os Polacos não têm filhos?
Em 1983, cada agregado familiar (termo técnico para família) tinha em Portugal 3,3 pessoas. Na altura Portugal tinha 1/4 dos carros que tem hoje (vejam a tabela da ACAP que já citei, página 206)
Hoje, passados 30 anos, com 4 vezes mais carros que em 1983, cada família tem 2,6 pessoas, menos 20%.
PORDATA - Dimensão média dos agregados domésticos privados em Portugal
Sejamos mais científicos, e menos "quentes" quando expressamos as nossas opiniões enquanto cidadãos e decisores políticos!
Essa ideia generalizada, que uma família numerosa precisa de carro como pão para a boca, não é cientificamente válida! É uma ferramenta que pode dar muito jeito, mas não é essencial. Aliás, o próprio Primeiro-Ministro, nas declarações recentes sobre as propostas para o aumento da natalidade, já veio referir que introduzirá o passe familiar. Eu tive irmãos, e andámos sempre de transportes públicos. E não foi por isso que fomos menos felizes ou menos bem educados.
Quanto às estatísticas que apontas, o que queres dizer com os dados de 1983. Sabes muito bem que com a evolução da economia de um país é normal que os indicadores de conforto aumentem, logo é normal que o número de carros por agregado familiar aumente pois este é um dos indicadores de conforto. Se Comparares a China, para o mesmo período, vais ter aumentos muito parecidos ou, se calhar, ainda maiores. Porquê? Porque o desenvolvimento da classe média das últimas décadas permitiu que tivessem acesso a bens, de entre os quais o automóvel, que antes não tinham. Portugal em 1983 era um país atrasado (ainda é), mas foi precisamente após a entrada na CEE que se deu um desenvolvimento económico e social elevado do pais e por isso o aumento do consumo desse tipo de bens. Por isso, já que és cientista, tem lá mais cuidado a analisar os dados. è que estes têm de ser enquadrados...
Comentário
-
Originalmente Colocado por pcg2001 Ver PostAcho piada quando tentas usar termos científicos para justificar juizos de valor... Alguém disse que uma família (seja ela numerosa ou não) precisa de carro como pão para a boca? O que te disseram é que se tiveres filhos pequenos, andar de transporte público implica uma perda de tempo elevada. Só não percebes isso porque certamente não tens filhos. Como já te disseram, o aumento das vendas prende-se com a renovação de frotas.
Quanto às estatísticas que apontas, o que queres dizer com os dados de 1983. Sabes muito bem que com a evolução da economia de um país é normal que os indicadores de conforto aumentem, logo é normal que o número de carros por agregado familiar aumente pois este é um dos indicadores de conforto. Se Comparares a China, para o mesmo período, vais ter aumentos muito parecidos ou, se calhar, ainda maiores. Porquê? Porque o desenvolvimento da classe média das últimas décadas permitiu que tivessem acesso a bens, de entre os quais o automóvel, que antes não tinham. Portugal em 1983 era um país atrasado (ainda é), mas foi precisamente após a entrada na CEE que se deu um desenvolvimento económico e social elevado do pais e por isso o aumento do consumo desse tipo de bens. Por isso, já que és cientista, tem lá mais cuidado a analisar os dados. è que estes têm de ser enquadrados...
Há 20 anos, na China, um pessoa trabalhava um mês para comprar o seu meio de transporte: uma bicicleta! Hoje, ganha muito mais, mas trabalha 10 anos para pagar um carro!
E as consequências estão à vista: metade de todas as mortes no mundo por doenças respiratórias, estão na China (são 20% da população mundial). Atropelamentos mortais estão a atingir níveis assustadores; há dias nas grandes cidades em que tens de sair à rua de máscara, as cidades estão a ser todas demolidas para construir grandes avenidas e autoestradas citadinas; estão a cometer os erros que na Europa fizemos nos anos 1960/70! Em Lisboa tens o caso do eixo Campo Grande-Avenidas novas-Av. da Liberdade, das zonas mais poluídas do país!
Recomendo sobre esta matéria, uma leitura científica, e não meramente opiniativa!
http://jpubhealth.oxfordjournals.org...2/160.abstract
Progresso não significa perda de qualidade de vida! Não há conforto, quando não podes trazer um filho para brincar na rua do teu bairro, sem teres sempre "o coração nas mãos".
O próprio conceito de "parque infantil" é uma invenção da era automóvel, onde se coloca as crianças numa "jaula" para assim ficarem protegidas do tráfego.
O que a entrada na CEE e depois no Euro, nos trouxe sim, foi crédito barato, taxas de juro muito baixas, que em vez de usarmos para investir na indústria ou em empresas, os particulares usaram para comprar carro e casa, e o Estado usou para construir autoestradas sem fim!
O que distingue o "treinador de bancada" do cientista, não é, ter ou não ter opinião; mas apenas no facto que este último apresenta sempre dados e factos para sustentá-las.
Comentário
-
Originalmente Colocado por pcg2001 Ver PostSim porque Lisboa é o espelho de Portugal... E eu até moro no Porto.
O Metro do Porto presta um serviço de excelência, que comprovo sempre que lá vou! Os autocarros dos STCP são bons!
Serviço do Metro do Porto simplificou a vida dos utentes - TSF
não quero tiros para para o ar, quero factos, dados!
Comentário
-
^^ Isto
Eu para ir para faculdade de transportes demoro 2 horas, de carro 25 minutos, tem tudo a ver. xD
Para não falar que fica em sensivelmente metade do preço mensalmente, e é porque vou sosinho. (3 Passes, comboio + metro + autocarro)Editado pela última vez por NothingFace; 22 July 2014, 14:35.
Comentário
-
Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post^^ Isto
Para não falar que fica em sensivelmente metade do preço mensalmente, e é porque vou sosinho. (3 Passes, comboio + metro + autocarro)
Calculadora dos Custos do Automóvel
Comentário
-
Originalmente Colocado por bg2 Ver Posteu tenho carro porque gosto
e gosto de conduzir
é motivo suficiente?
vivemos num país livre!
mas achas que os amantes do hipismo vão de cavalo para o trabalho?Editado pela última vez por tiagoraraujo; 22 July 2014, 15:38.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TugaAzeiteiro Ver PostO Tuga gosta é de BMW's Mercedes e Audis.. mesmo que tenham que comer uma sandes de fome e um copo de sede para os terem!
Infelizmente vejo tanta pessoa com falta de cabeça a comprar carros novos e a ficarem empenhados até ao pescoço.. mas cada um faz o que quer da sua vida! Não é o que se diz? Já deixei de me preocupar..
Pois lá está, cada um faz o que quer com o seu dinheiro.....
É como os ipads, portáteis só porque sim ou telemóveis de ultima geração....e os carros são apenas mais um bem de consumo que claro, sai mais caro que muitas outras coisas.
Eu não critico ninguém, afinal , cada um sabe de si e desde que não faça mal aos outros...
Mas, acho graça quando as pessoas ficam tipo a estranhar o facto de eu ter um C1.....
E eu respondo sempre ( quando vale a pena ) : Eu tenho um C1, porque dentro do que posso pagar e do que preciso e gosto, é o que me é possivel ter.
E tu, tens um Chevrolet Cruze, 318D ou Seat leon novo ? Tens a certeza de que podes mesmo ter esse carro? Ou andas constantemente com alguem a pagar-te as contas?
E por norma "engolem em seco"
Comentário
-
Originalmente Colocado por pgainf Ver PostGreetings!
Lembro-me agora de uma rapariga que comprou um carro quase novo (207), e passado pouco tempo voltou a viver com os pais, porque não tinha dinheiro para a renda e viver.
Os pais dela são super quadrados. Imagine-se o sacrificio.
Cumprimentos
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário