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Portugal é o país da Europa com maior aumento no registo de novos carros

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    #31
    Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
    continuo sem dados da vossa parte sobre empresas e rent-a-car nos outros países da UE! Ou Portugal é o único país que tem empresas e rent-a-car?

    E mesmo que na UE à exceção de Portugal, seja tudo particulares e que em Portugal seja apenas o tal 1/5, continua a ser maior, pois Portugal teve um crescimento seis vezes superior à média da UE. Sim é um número estrondoso, 15 vezes superior à Alemanha.
    mas a % não te dá indicação nenhuma se a realidade e dimensão dos mercados é totalmente diferente.

    de que serve dizer que Portugal subiu 37,7%? ok, para um total de 75 mil veículos. mas porque, como vários disseram e bem, as vendas eram tão baixas antes que vender mais 37,7% pode não ser assim tão difícil..

    se por exemplo, na Alemanha, as vendas forem 350 mil veículos e no ano anterior foram 343 mil veículos (crescimento negativo de 2%), qual o mercado que achas melhor? o nosso é insignificante.. e de que serve dizer "crescimento de 37,7%" (dando falsa sensação de prosperidade) ou dizer que "foi 6 vezes superior ao da UE" se se calhar, Portugal foi o País onde se venderam menos veículos??

    só se podem fazer comparações em % quando a dimensão do mercado é a mesma ou minimamente comparável. quer dizer, num exemplo abstracto, Portugal podia ter vendido 5 carros em 2012. Em 2013 vendia 505 carros e tinha tido o crescimento fabuloso e astronómico de 10 000 (dez mil) % de vendas, e jornais diriam maravilhas e que Portugal passou a ser o País de maior crescimento de vendas da história do automóvel no Mundo! lol

    ....mas teria apenas e só vendido 505 carros... lol...

    além disso, se só 1/5 das vendas foram de particulares, corresponde a apenas 15 mil carros vendidos, pelo que, provavelmente esses 37,7% de crescimento terá sido muito provavelmente à custa das vendas a rent a car e empresas...
    Editado pela última vez por dtv; 17 July 2014, 17:06.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
      mas a % não te dá indicação nenhuma se a realidade e dimensão dos mercados é totalmente diferente.

      de que serve dizer que Portugal subiu 37,7%? ok, para um total de 75 mil veículos. mas porque, como vários disseram e bem, as vendas eram tão baixas antes que vender mais 37,7% pode não ser assim tão difícil..

      se por exemplo, na Alemanha, as vendas forem 350 mil veículos e no ano anterior foram 343 mil veículos (crescimento negativo de 2%), qual o mercado que achas melhor? o nosso é insignificante.. e de que serve dizer "crescimento de 37,7%" (dando falsa sensação de prosperidade) ou dizer que "foi 6 vezes superior ao da UE" se se calhar, Portugal foi o País onde se venderam menos veículos??

      só se podem fazer comparações em % quando a dimensão do mercado é a mesma ou minimamente comparável. quer dizer, num exemplo abstracto, Portugal podia ter vendido 5 carros em 2012. Em 2013 vendia 505 carros e tinha tido o crescimento fabuloso e astronómico de 10 000 (dez mil) % de vendas, e jornais diriam maravilhas e que Portugal passou a ser o País de maior crescimento de vendas da história do automóvel no Mundo! lol

      ....mas teria apenas e só vendido 505 carros... lol...

      além disso, se só 1/5 das vendas foram de particulares, corresponde a apenas 15 mil carros vendidos, pelo que, provavelmente esses 37,7% de crescimento terá sido muito provavelmente à custa das vendas a rent a car e empresas...
      Concordo plenamente!

      As pessoas continuam a ligar a noticias sensacionalistas, que no fundo acabam por não explicar o que deve ser explicado.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
        Concordo contigo, eu emcaixo-me no 2o parágrafo, tenho um carro de 98 que já passou os 200.000 e enquanto me servir há-de andar comigo.

        É certo que cada um vive a vida à sua maneira e tem as suas prioridades, o problema é quando um dos elementos fica sem emprego....
        e fazes tu senão bem

        já os outros

        ora lê esta notícia:
        Portugueses gastam

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por dtv Ver Post
          mas a % não te dá indicação nenhuma se a realidade e dimensão dos mercados é totalmente diferente.

          de que serve dizer que Portugal subiu 37,7%? ok, para um total de 75 mil veículos. mas porque, como vários disseram e bem, as vendas eram tão baixas antes que vender mais 37,7% pode não ser assim tão difícil..

          se por exemplo, na Alemanha, as vendas forem 350 mil veículos e no ano anterior foram 343 mil veículos (crescimento negativo de 2%), qual o mercado que achas melhor? o nosso é insignificante.. e de que serve dizer "crescimento de 37,7%" (dando falsa sensação de prosperidade) ou dizer que "foi 6 vezes superior ao da UE" se se calhar, Portugal foi o País onde se venderam menos veículos??

          só se podem fazer comparações em % quando a dimensão do mercado é a mesma ou minimamente comparável. quer dizer, num exemplo abstracto, Portugal podia ter vendido 5 carros em 2012. Em 2013 vendia 505 carros e tinha tido o crescimento fabuloso e astronómico de 10 000 (dez mil) % de vendas, e jornais diriam maravilhas e que Portugal passou a ser o País de maior crescimento de vendas da história do automóvel no Mundo! lol

          ....mas teria apenas e só vendido 505 carros... lol...

          além disso, se só 1/5 das vendas foram de particulares, corresponde a apenas 15 mil carros vendidos, pelo que, provavelmente esses 37,7% de crescimento terá sido muito provavelmente à custa das vendas a rent a car e empresas...
          Não me leves a mal a eventual arrogância mas pelo que dizes denotas não perceber nada de estatística!

          Se em tua casa, se se beber dois litros de leite por dia, se houver um crescimento de 50% no consumo, é algo "brutal", pois significa que passaram a beber 3 litros de leite por dia, que para a dimensão da tua família é algo considerável. Ninguém está a comparar valores absolutos com Alemanha, nem é comparável, mas temos que mensurar os crescimentos baseados na dimensão do país. O mesmo para a taxa de motorização, ou seja, número de automóveis por 1000 habitantes, é assim que o Eurostat compara, e nesta tabela Portugal por exemplo está em terceiro lugar.

          Comentário


            #35
            As % de crescimento servem para mensurar por exemplo crescimento económico ou recessão, e ninguém se lembra de comprar o nosso PIB com a Alemanha pois é mesmo muito mais pequeno, aliás o PIB de Portugal é 2% do PIB da UE, salvo erro.

            Mas quando se fala de crescimento da economia falamos sempre em %, pois comparamos com situações anteriores. Haver um crescimento de quase 40% na venda de automóveis, em relação ao primeiro semestre de 2013, num país que saiu há poucas semanas do programa da troika, é algo, muito considerável e assustador, e revela que os problemas estruturais da nossa economia, como por exemplo elevado défice externo e da balança de pagamentos, irão continuar. O INE de certa forma confirma, referindo que a nossa balança comercial já ficou novamente negativa.

            E vamos a algumas contas de merceeiro. Falamos de cerca de 75 mil carros novos. Quanto custa um carro novo? Façamos uma média de 20 mil euros.

            A média de emissões de CO2 dos carros em Portugal ronda os 120g/km, considerando um carro 1400cc a gasolina, falamos de um ISV de cerca de 1500€. 23% é IVA, logo o Estado cobra por um carro de 20 mil euros nas condições acima referidas cerca de 6100€. Façamos 10% do valor do carro para o importador e revendedor, ou seja mais 2000€, perfazendo cerca de 8000€. Significa que por cada carro comprado (com um PVP médio de 20 mil euros), em média coloca-se no estrangeiro, cerca de 12000€.

            12.000*75000=900 milhões de euros!

            900 milhões de euros, foi quanto o país colocou no estrangeiro, apenas nestes seis meses, com a aquisição destes 75 mil carros. E muito mais virá!

            900 milhões de euros, foi exatamente o valor do famoso chumbo recente do tribunal constitucional, que deu tanto que falar, sobre subsídio de doença, de desemprego e salários na função pública! Aquele que o governo, por falta de alternativas, já disse que iria aumentar impostos.

            Comentário


              #36
              Ai os números, os números...

              Se uma marca de automóveis vender 1 carro num ano, e no ano seguinte vender 2 carros, tem um aumento de vendas 100%...

              Não que isso seja mau, mas há que enquadrar os números...

              Comentário


                #37
                O mercado de rent-a-car em Portugal é enorme e tem crescido muito nos ultimos anos,

                Podem ficar surpresos, mas penso que a nível Europeu a cidade do Porto é o 4º maior destino em termos de dias alugados(eu mesmo não acreditei, mas vi dados da Europcar)

                Faro também é muito forte, especialmente source UK

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                  Não me leves a mal a eventual arrogância mas pelo que dizes denotas não perceber nada de estatística!

                  Se em tua casa, se se beber dois litros de leite por dia, se houver um crescimento de 50% no consumo, é algo "brutal", pois significa que passaram a beber 3 litros de leite por dia, que para a dimensão da tua família é algo considerável. Ninguém está a comparar valores absolutos com Alemanha, nem é comparável, mas temos que mensurar os crescimentos baseados na dimensão do país. O mesmo para a taxa de motorização, ou seja, número de automóveis por 1000 habitantes, é assim que o Eurostat compara, e nesta tabela Portugal por exemplo está em terceiro lugar.
                  Eu não disse que a % não podia ser usada. disse que não podia (ou não devia) ser usada para comparar
                  com realidades distintas. para o mercado português, podes perfeitamente utilizar a % para caracterizar a variação face ao período homólogo. agora fazer comparações entre as % de variação em Portugal que tem um mercado automóvel marginal 75 mil carros) com as % de variação dos restantes mercados europeus, em que a maioria vende muito mais carros que nós, não faz qualquer sentido.

                  e a notícia dá uma percepção errada de que o crescimento em Portugal foi muito superior ao crescimento dos outros países. Não. a variação de crescimento em Portugal face ao período homólogo (1 ano) e expresso em %, é que foi 6 vezes superior à média das variações de crescimento homólogo dos países da UE. São coisas totalmente diferentes!

                  dou-te um exemplo. Portugal vende 10 carros em 2012 e em 2013 vende 20. aumentou em 10 carros o número de vendas, o que corresponde a um aumento de 100% nas mesmas. tu pensas "fabuloso", o País está a recuperar e a ganhar dinheiro.

                  Espanha vende 4000 carros em 2012 e em 2013 vende 6000 carros. aumentou em 2000 carros as vendas, mas só teve um crescimento de 50%. neste exemplo hipotético, uma notícia como a referida diria que "Portugal teve o dobro do crescimento nas vendas de automóveis comparados com Espanha". Em variação homóloga de crescimento (tecnicamente) sim, mas como a dimensão do mercado é tão díspar não se pode dizer isso. Espanha vendeu mais 1990 carros a mais do que os que Portugal conseguiu vender a mais face ao mesmo ano de 2012..

                  e neste exemplo e em termos de impostos e deduções, usando as tuas contas, apesar de Espanha ter crescido metade do que Portugal cresceu, Espanha "contabilizou" 23 milhões 880 mil euros em vendas a mais face a 2012 e Portugal apenas 120 mil euros. agora diz-me que mercado está melhor e a crescer melhor? ou se fosses investir em qualquer um dos mercados, qual preferias para apostar?

                  PS: perceber +/- de estatística não é para aqui chamado..
                  Editado pela última vez por dtv; 17 July 2014, 23:10.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                    e fazes tu senão bem

                    já os outros

                    ora lê esta notícia:
                    Portugueses gastam
                    Chiça, 370e/mês com um carro? Já o tinha rifado lol

                    Quer dizer, se um gajo ganha acima da média, até nem é muito...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                      acha mesmo que seis vezes a mais que a média da UE, se deve a rent-a-car e empresas? E nos outros países da UE, não há empresas e rent-a-car?

                      Vá perguntar aos taxistas em Portugal, que por obrigação profisisonal, fazem muito bem as contas ao verdadeiro custo de manter um carro, de quantos em quantos anos compram carro novo!

                      O meu já tem uma dezena de anos, e está bom para mais 10 anos. Manutenção sempre de confiança!
                      Podes ir perguntar à BMW por exemplo para que matriculou carros e os tem no parque do importador ainda de plásticos nos bancos, e não eram 1 nem 2 nem 3 nem 5. Acho que esses números não são bem reais em relação depois efectivamente ao numero de carros vendidos a particulares.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por 3pelos Ver Post
                        Chiça, 370e/mês com um carro? Já o tinha rifado lol

                        Quer dizer, se um gajo ganha acima da média, até nem é muito...
                        não é muito difícil. e estudo não conta só o combustível.

                        quando tinha a minha saudosa carrinha mégane II 1.4 16v em que fazia 3500 a 4000 kms por mês, a 10 litros de média chegava a gastar 500 e 600 euros por mês só em combustível..

                        actualmente tenho carro a gasóleo. mas gasto, pelo menos 300 euros/mês só no combustível. se juntar o seguro, IUC, revisões passo claramente para esses valores. e tamos a falar de 35-40 mil kms/ano.. o normal para quem compra carro a diesel...

                        Comentário


                          #42
                          Médias de 10 litros num Renault 1.4 a gasolina? não tarda muito já aparecem aí parceiros a dizer que com o deles a média era ou é de 6 ou 7

                          Comentário


                            #43
                            mas são só carros novos ou carros vendidos? parece-me que são carros novos. frotas, rent-a-car, empresas que trocam de carro agora para "equilibrarem" as contas da empresa, etc. se forem vendas totais, tenho visto muitos importados recentes, desde séries 1 com 2 anos, 6 anos, A1 com 2 anos, até A4 com 6 anos...

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              Ai os números, os números...

                              Se uma marca de automóveis vender 1 carro num ano, e no ano seguinte vender 2 carros, tem um aumento de vendas 100%...

                              Não que isso seja mau, mas há que enquadrar os números...
                              os números, essa coisa estranha que os portugueses odeiam (basta ver as notas a matemática), e cuja iliteracia nos levou ao poço nas finanças públicas.

                              a sua comparação é ridícula, pois falamos de 75 mil carros, não de um! Portugal está em terceiro lugar na UE em carros por habitante! Em primeiro está o Luxemburgo, que é do tamanho de uma aldeia. Vá dizer ao Eurostat, que as contas deles estão erradas, e que o caro amigo é que é sapiente nos números, para os comparativos.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                Eu não disse que a % não podia ser usada. disse que não podia (ou não devia) ser usada para comparar
                                com realidades distintas. para o mercado português, podes perfeitamente utilizar a % para caracterizar a variação face ao período homólogo. agora fazer comparações entre as % de variação em Portugal que tem um mercado automóvel marginal 75 mil carros) com as % de variação dos restantes mercados europeus, em que a maioria vende muito mais carros que nós, não faz qualquer sentido.

                                e a notícia dá uma percepção errada de que o crescimento em Portugal foi muito superior ao crescimento dos outros países. Não. a variação de crescimento em Portugal face ao período homólogo (1 ano) e expresso em %, é que foi 6 vezes superior à média das variações de crescimento homólogo dos países da UE. São coisas totalmente diferentes!

                                dou-te um exemplo. Portugal vende 10 carros em 2012 e em 2013 vende 20. aumentou em 10 carros o número de vendas, o que corresponde a um aumento de 100% nas mesmas. tu pensas "fabuloso", o País está a recuperar e a ganhar dinheiro.

                                Espanha vende 4000 carros em 2012 e em 2013 vende 6000 carros. aumentou em 2000 carros as vendas, mas só teve um crescimento de 50%. neste exemplo hipotético, uma notícia como a referida diria que "Portugal teve o dobro do crescimento nas vendas de automóveis comparados com Espanha". Em variação homóloga de crescimento (tecnicamente) sim, mas como a dimensão do mercado é tão díspar não se pode dizer isso. Espanha vendeu mais 1990 carros a mais do que os que Portugal conseguiu vender a mais face ao mesmo ano de 2012..

                                e neste exemplo e em termos de impostos e deduções, usando as tuas contas, apesar de Espanha ter crescido metade do que Portugal cresceu, Espanha "contabilizou" 23 milhões 880 mil euros em vendas a mais face a 2012 e Portugal apenas 120 mil euros. agora diz-me que mercado está melhor e a crescer melhor? ou se fosses investir em qualquer um dos mercados, qual preferias para apostar?

                                PS: perceber +/- de estatística não é para aqui chamado..
                                meu caro amigo, estás a ensinar a missa ao padre

                                vai dizer ao governo, ao INE e ao Eurostat, para deixar de usar a % para calcular a recessão e crescimento económico, baseados na percentagem de variação do nosso PIB, quando o nosso PIB representa apenas 2% do PIB da UE.

                                Se em tua casa, houver um carro e comprares mais um (aumento de 100%); sim é só mais um carro, mas para a dimensão da tua família, do ponto de vista financeiro, é algo brutal
                                Se colocares de gasolina 100€ por mês e nos mês seguinte passares a gastar 137€ (aumento dos tais 37,7%) são só 37€, mas para a dimensão da tua família é algo considerável, ainda para mais se todos os teus vizinhos, que vivem e trabalham nos mesmos locais que tu, e que têm salários superiores ao teu, tiverem crescimentos seis vezes menores.

                                Toda a Europa está em crise, e a crise do sector automóvel afeta toda a Europa, por isso faz todo o sentido, compararmos taxas de variação com o resto da Europa. E mais assutador ainda é, o facto de sermos dos países que mais pobreza e dificuldades financeiras tem. E para perceberes que o que dizes, é quase totalmente falso, olha para este artigo!
                                Portugueses são dos europeus que mais sonham com carros novos - PÚBLICO

                                As variações, tal como o cálculo diferencial, não nos dão valores absolutos, mas dão-nos tendências, e vivemos num mundo com fortes mudanças onde as tendências são muito importantes de analisar e comparar.

                                saudações

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Kasinski Ver Post
                                  O mercado de rent-a-car em Portugal é enorme e tem crescido muito nos ultimos anos,

                                  Podem ficar surpresos, mas penso que a nível Europeu a cidade do Porto é o 4º maior destino em termos de dias alugados(eu mesmo não acreditei, mas vi dados da Europcar)

                                  Faro também é muito forte, especialmente source UK
                                  isso justifica parte, mas não justifica tudo!
                                  Portugueses são dos europeus que mais sonham com carros novos - PÚBLICO

                                  Comentário


                                    #47
                                    Esta notícia diz tudo meus caros:

                                    Apesar da crise, 63% dos portugueses pretendem comprar um carro nos próximos dois anos. Mas usado. E só não compram um novo porque não podem, enquanto no resto da Europa, 45% dos cidadãos não o faz porque prefere manter a viatura actual, segundo um estudo da Cetelem.

                                    Enquanto os europeus, nos últimos anos, têm vindo a mudar de comportamento, trocando menos de carro e optando por veículos mais pequenos, mais baratos ou em segunda mão, os portugueses continuam a valorizar a compra de carro novo. Só que nestes tempos que correm, é um esforço a que não se podem dar ao luxo, admitem 44% dos inquiridos. Só 33% - contra 45% no caso dos restantes cidadãos da Europa - se dizem satisfeitos com a actual viatura.
                                    Portugueses são dos europeus que mais sonham com carros novos - PÚBLICO

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      Médias de 10 litros num Renault 1.4 a gasolina? não tarda muito já aparecem aí parceiros a dizer que com o deles a média era ou é de 6 ou 7
                                      não esqueçam a desvalorização, o estudo inclui desvalorização

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                        os números, essa coisa estranha que os portugueses odeiam (basta ver as notas a matemática), e cuja iliteracia nos levou ao poço nas finanças públicas.

                                        a sua comparação é ridícula, pois falamos de 75 mil carros, não de um! Portugal está em terceiro lugar na UE em carros por habitante! Em primeiro está o Luxemburgo, que é do tamanho de uma aldeia. Vá dizer ao Eurostat, que as contas deles estão erradas, e que o caro amigo é que é sapiente nos números, para os comparativos.
                                        Estatísticas da idade média dos carros em Portugal vs. UE e das variações percentuais das vendas no período 2011-2013 em Portugal e UE, tens?

                                        EDIT:

                                        Portugal lidera queda de vendas de carros na Europa - Autoportal
                                        Feb/2012, dados de Janeiro: mercado automóvel em Portugal caiu 47%, na UE 7% (quase 7 vezes mais)

                                        Portugal tem segunda maior queda nas vendas de automóveis ligeiros da UE - Empresas - Jornal de Negócios
                                        Acumulado de Jan-Out/2011: mercado automóvel em Portugal caiu 24.9%, UE 1.2 % (20 vezes mais)

                                        Dá para entender agora porque é que a subida é maior que a da UE?

                                        PS: Já agora, não sei qual a tua fonte para o número de veículos por habitante, mas os dados que encontrei dizem quase o oposto: em 2009 tínhamos a 4ª média mais baixa dos 25.

                                        PPS: Lapso meu, não reparei que referias que eram dados do Eurostat. Mas não devem ser estes, em que não estamos em 3º lugar nem nada que se pareça: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/tgm...pcode=tsdpc340.
                                        Editado pela última vez por RAD; 19 July 2014, 20:43.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                          Estatísticas da idade média dos carros em Portugal vs. UE e das variações percentuais das vendas no período 2011-2013 em Portugal e UE, tens?

                                          EDIT:

                                          Portugal lidera queda de vendas de carros na Europa - Autoportal
                                          Feb/2012, dados de Janeiro: mercado automóvel em Portugal caiu 47%, na UE 7% (quase 7 vezes mais)

                                          Portugal tem segunda maior queda nas vendas de automóveis ligeiros da UE - Empresas - Jornal de Negócios
                                          Acumulado de Jan-Out/2011: mercado automóvel em Portugal caiu 24.9%, UE 1.2 % (20 vezes mais)

                                          Dá para entender agora porque é que a subida é maior que a da UE?

                                          PS: Já agora, não sei qual a tua fonte para o número de veículos por habitante, mas os dados que encontrei dizem quase o oposto: em 2009 tínhamos a 4ª média mais baixa dos 25.

                                          PPS: Lapso meu, não reparei que referias que eram dados do Eurostat. Mas não devem ser estes, em que não estamos em 3º lugar nem nada que se pareça: Eurostat - Tables, Graphs and Maps Interface (TGM) table.
                                          eu sou um cientista, por norma não brinco às estatísticas, nem vou atrás do que diz o primeiro jornaleiro!

                                          A minha fonte é o Eurostat:
                                          Eurostat - Tables, Graphs and Maps Interface (TGM) table
                                          tem dados de Portugal até 2002

                                          A outra fonte é a ACAP, a representante do sector, e tens dados de 1974-2010 (página 206)
                                          http://dl.dropboxusercontent.com/u/6...dicao_2010.pdf

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                                            #51
                                            Vai aqui um gráfico, para que seja mais explícito.
                                            É de 2002 e diz respeito à UE (não Europa)

                                            Penso que desde 2002 as coisas não devem ter mudado muito.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                              Vai aqui um gráfico, para que seja mais explícito.
                                              É de 2002 e diz respeito à UE (não Europa)

                                              Penso que desde 2002 as coisas não devem ter mudado muito.

                                              Dados mais recentes

                                              Eurostat - Data Explorer

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                eu sou um cientista, por norma não brinco às estatísticas, nem vou atrás do que diz o primeiro jornaleiro!

                                                A minha fonte é o Eurostat:
                                                Eurostat - Tables, Graphs and Maps Interface (TGM) table
                                                tem dados de Portugal até 2002

                                                A outra fonte é a ACAP, a representante do sector, e tens dados de 1974-2010 (página 206)
                                                http://dl.dropboxusercontent.com/u/6...dicao_2010.pdf
                                                Na tabela do Eurostat, Portugal em 2012 tinha a 9ª taxa de motorização mais baixa da lista de países, ou seja está na metade inferior do ranking. daí que não percebo como dizes isto: Portugal está em terceiro lugar na UE em carros por habitante.

                                                Quando um cientista manda umas postas que as suas próprias fontes contradizem...
                                                Editado pela última vez por zMax; 21 July 2014, 11:38.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por zMax Ver Post
                                                  Na tabela do Eurostat, Portugal em 2012 tinha a 9ª taxa de motorização mais baixa da lista de países, ou seja está na metade inferior do ranking. daí que não percebo como dizes isto: Portugal está em terceiro lugar na UE em carros por habitante.

                                                  Quando um cientista manda umas postas que as suas próprias fontes contradizem...
                                                  Primeiro, tens que saber distinguir UE, de Europa (o problema já não é só estatística, é mesmo geografia). A Islândia ou Turquia estão na lista mas não fazem parte da UE. Se quiseres uma lista mundial tens esta.
                                                  List of countries by vehicles per capita - Wikipedia, the free encyclopedia
                                                  Portugal em 182 países está no lugar 24!

                                                  ou esta do Banco Mundial, que nos mete lá bem em cima na tabela
                                                  Motor vehicles (per 1,000 people) | Data | Table

                                                  Se considerares apenas a UE, e o ano de 2011, pois há muitos países que ainda não têm dados sobre 2012, Portugal está no meio da tabela (mea culpa pois os dados que tinha do Eurostat iam apenas só até 2002).
                                                  http://dl.dropboxusercontent.com/u/6...te_UE_2011.pdf

                                                  Se considerares ainda aquilo que eu chamo de "tanga dos salários", aquilo que o "tuga" gosta sempre de evocar para querer pagar o mínimo em tudo, que tecnicamente se define como Paridade do Poder de Compra (PPC), devemos estar bem lá em cima na tabela.
                                                  Paridade do poder de compra

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    temos uma taxa/1000 habitantes alta..? hmmm.. talvez tenha a ver com a inexistência de alternativas fora de Lisboa e Porto???

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Mas o mais grave, foi o crescimento louco que fizemos no nosso parque automóvel, desde a revolução de abril.
                                                      Parece que foi um desígnio nacional, que cada português, tivesse carro próprio.

                                                      Gráfico do Eurostat

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                        temos uma taxa/1000 habitantes alta..? hmmm.. talvez tenha a ver com a inexistência de alternativas fora de Lisboa e Porto???
                                                        e a Roménia, que está no fim da lista, achas que tem melhores transportes públicos que nós? O meu pai, ia de casa para a escola e depois para o trabalho a pé, a 5km de distância. Hoje vai ao café a 500 metros de casa de carro! Isso das alternativas tem muito que se lhe diga e é tudo menos linear! É verdade que nos meios rurais o automóvel é fundamental e nós cá em casa usamos muito para longas viagens, mas nas cidades no dia-a-dia nem pensar usá-lo, é apenas um empecilho e perda de tempo.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                          e a Roménia, que está no fim da lista, achas que tem melhores transportes públicos que nós? O meu pai, ia de casa para a escola e depois para o trabalho a pé, a 5km de distância. Hoje vai ao café a 500 metros de casa de carro! Isso das alternativas tem muito que se lhe diga e é tudo menos linear! É verdade que nos meios rurais o automóvel é fundamental e nós cá em casa usamos muito para longas viagens, mas nas cidades no dia-a-dia nem pensar usá-lo, é apenas um empecilho e perda de tempo.
                                                          experimenta ter filhos e depois conta-me como é o impecilho do carro. Não é que não se faça, mas deve ser só mais 1h do dia perdida só em transportes...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                            experimenta ter filhos e depois conta-me como é o impecilho do carro. Não é que não se faça, mas deve ser só mais 1h do dia perdida só em transportes...
                                                            Nem mais.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Esses gráficos têm como amostra a quantidade global de carros e não apenas de carros novos. Portanto, o que disseste vale zero.
                                                              Originalmente Colocado por tiagoraraujo Ver Post
                                                              O meu pai, ia de casa para a escola e depois para o trabalho a pé, a 5km de distância.
                                                              Fala-se tão bem de boca cheia

                                                              Comentário

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