Bom após algum tempo de reflexão cá fica a minha opinião.
Esteticamente não é das melhores criações da Ferrari. Não é que seja feio, longe disso mas há ali coisas que não me convencem e que me fazem considerar este carro um pouco abaixo do 458 no departamento de design. A frente está na minha opinião ao nível do 458, acho que as linhas do capot estão mais bem resolvidas, mais suavizadas que no 458, mas aquelas entradas de ar laterais parecem-me demasiado pronunciadas para um Ferrari. Na lateral, mais uma vez destaco as linhas bem conseguidas, sobretudo aquela que se estende da porta até à cava das rodas dando uma aparência musculada que resulta muito bem. Agora as grandes entradas de ar estragam um bocado o conjunto apesar de também não achar nada de dramático em termos estéticos e certamente aqui a parte mecânica deve ter exigido esta solução. Quanto à traseira, acho que aquele buraco a meio da traseira acrescenta ruído desnecessário de resto não tenho mais nada a apontar a não ser a já esperada perda dos 3 escapes centrais. O interior está muito bom para desportivo como tem sido a norma nos Ferrari recentes. Ao vivo no entanto tirarei mais ilações.
Já em termos mecânicos acredito que seja um carro fabuloso mas vejo o aumento da potência como algo de desnecessário, sinceramente não sou um grande adepto desta estratégia das marcas de aumentar a potência dos desportivos de uma maneira 'louca'. Penso que com cerca de 630cv e com menos 50kg estaria no ponto de preferência se tivesse mantido o motor naturalmente aspirado que é com tristeza que parte. Agora acredito que esteja no topo da classe, aliás o 458 ainda hoje continua lá o que só mostra o carro fantástico que é e que acredito que este 488 GTB consiga substituir muito bem.
Resumindo, no geral gosto bastante, mas acho que esteticamente lhe falta qualquer coisa.
Para mim, este é um Ferrari, parece-se com um Ferrari, e certamente que se comportará como um Ferrari, para quem não gosta deles, até o podem por banhado a ouro que nunca agradará.
Atenção que este carro não é o substituto do 458, apenas uma actualização. O verdadeiro substituto ainda não estará na calha...
Mais em detalhe, o 488 integra-se perfeitamente no ciclo comercial dos produtos da Ferrari.
Carreiras de 5-6 anos, com uma remodelação profunda para mais 5-6 anos, fazendo com que a mesma base se aguente 10-12 anos.
O 458 foi lançado em 2009, e vê-se substituido pelo 488 quase 6 anos depois. Pelo que para 2020 devemos conhecer o sucessor do 488.
O mesmo exercício pode ser observado nos antecessores:
360-430 e 348-355
Gosto muito de Porsche, mas, de facto, a Ferrari é outra liga...
No imaginário popular a marca do cavalinho é o expoente máximo! Esse mérito ninguém lhe tira.
A Porsche é de outra liga porque tem um carro com uma configuração bizarra que é o maior vencedor de todos os tempos. Poderei dizer.
Posso colocar na liga da Ferrari os Lamborghini e os McLaren, mas pura e simplesmente não há competidores directos para um 911, de relevo. Isto é; motor traseiro boxer e com quatro lugares.
Em termos de qualidade de construcção a Ferrari não está noutra liga, em termos de performance também não.
Aura popular sim.
Consigo pegar num Porsche que de facto concorre numa liga paralela, consigo pegar num Bugatti que concorre numa liga paralela, ou num Morgan. Já não consigo pegar num Ferrari assim tão facilmente. Cada producto da Ferrari tem hoje um equivalente em outra marca qualquer.
Mais em detalhe, o 488 integra-se perfeitamente no ciclo comercial dos produtos da Ferrari.
Carreiras de 5-6 anos, com uma remodelação profunda para mais 5-6 anos, fazendo com que a mesma base se aguente 10-12 anos.
O 458 foi lançado em 2009, e vê-se substituido pelo 488 quase 6 anos depois. Pelo que para 2020 devemos conhecer o sucessor do 488.
O mesmo exercício pode ser observado nos antecessores:
360-430 e 348-355
Para os V12 é que não é algo assim tão linear.
Sim no que respeita aos V12 a Ferrari teve durante cerca de 20 anos o 512 nas suas diferentes evoluções, depois com a mudança para motor frontal fez o 550 e depois evoluiu-o para o 575M, depois modelo novo com o 599 GTB e desta vez em vez de uma evolução mais um modelo inteiramente novo, o F12 Berlinetta.
A Porsche é de outra liga porque tem um carro com uma configuração bizarra que é o maior vencedor de todos os tempos. Poderei dizer.
Posso colocar na liga da Ferrari os Lamborghini e os McLaren, mas pura e simplesmente não há competidores directos para um 911, de relevo. Isto é; motor traseiro boxer e com quatro lugares.
Em termos de qualidade de construcção a Ferrari não está noutra liga, em termos de performance também não.
Aura popular sim.
Consigo pegar num Porsche que de facto concorre numa liga paralela, consigo pegar num Bugatti que concorre numa liga paralela, ou num Morgan. Já não consigo pegar num Ferrari assim tão facilmente. Cada producto da Ferrari tem hoje um equivalente em outra marca qualquer.
E não só.
A Porsche está tão noutra liga que usa motores a gasóleo e fabrica SUV's.
É uma classe á parte!
Editado pela última vez por MadDragon; 28 February 2015, 11:19.
E agora para colmatar o post anterior, refiro que a Porsche é uma das minhas predilectas mas, não assumir que a Ferrari está noutro patamar e não é apenas por populismo, é não se ser minimamente sério no que se afirma.
E agora para colmatar o post anterior, refiro que a Porsche é uma das minhas predilectas mas, não assumir que a Ferrari está noutro patamar e não é apenas por populismo, é não se ser minimamente sério no que se afirma.
E agora para colmatar o post anterior, refiro que a Porsche é uma das minhas predilectas mas, não assumir que a Ferrari está noutro patamar e não é apenas por populismo, é não se ser minimamente sério no que se afirma.
É tão obvio que nem merece considerações...
Depois vem perolas destas:
"Consigo pegar num Porsche que de facto concorre numa liga paralela, consigo pegar num Bugatti que concorre numa liga paralela, ou num Morgan. Já não consigo pegar num Ferrari assim tão facilmente. Cada producto da Ferrari tem hoje um equivalente em outra marca qualquer."
A Porsche tem equivalentes em Audis, VWs, etc... Felizmente a Ferrari não!
Parece estar a ser difícil arranjar qualquer coisa superior ao LAFerrari, pois limpa tudo... E já agora, tantos anos depois, o 458 ainda envergonha a concorrência dentro das pistas!!
Comentário