Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de Prius a 140 km/h

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Aspartame Ver Post
    O que eu tenho medo nos híbridos é de apanhar uma subida lixada e o gajo começar a perder velocidade.

    No meu carrito a Diesel com Turbo isso nunca aconteceu.

    É sempre a rolar.

    Alguém que tenha híbridos pode esclarecer-me se esta situação acontece?
    Depende da velocidade que queres manter!
    A velocidade máxima do prius 3 é de 180km/h.

    Comentário


      Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
      Lá porque a bateria so da autonomia de 2km em modo EV não quer dizer que eu nao faça bem mais que isso em EV, depende da estrada da inclinação etc.. Não preciso de ir a descer penhascos, pode ter subidas e descidas. Mas se calhar gastava melhor o tempo a explicar isto ao meu cão. Porque absorção do que eu digo é zero.
      Companheiro

      Se tentares tentares explicar isto ao teu cão da mesma forma que aqui o escreves, ele vai perceber tanto quanto nós.

      Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
      .... O prius em Autoestrada não usa sequer a bateria. ..
      Do pouco que percebo da "tecnologia" empregue nos híbridos, é que, as baterias carregam durante as desacelerações e travagens.

      Desta forma, se fores a fundo em AE, as baterias "foram" ao fim de alguns kms (não sei quantos).

      Sendo que isto "não é mentira", também, poderá não ser uma "verdade absoluta".

      Desta forma, como é que as baterias carregam sem recurso à travagem/desaceleração? Através do alternador?

      Um abraço

      ny12xx

      Comentário


        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
        Companheiro

        Se tentares tentares explicar isto ao teu cão da mesma forma que aqui o escreves, ele vai perceber tanto quanto nós.



        Do pouco que percebo da "tecnologia" empregue nos híbridos, é que, as baterias carregam durante as desacelerações e travagens.

        Desta forma, se fores a fundo em AE, as baterias "foram" ao fim de alguns kms (não sei quantos).

        Sendo que isto "não é mentira", também, poderá não ser uma "verdade absoluta".

        Desta forma, como é que as baterias carregam sem recurso à travagem/desaceleração? Através do alternador?

        Um abraço

        ny12xx
        Carregam a partir do motor de combustão. Ou seja, se não estiveres a carregar no acelerador a fundo, e as baterias estiverem em baixo, o carro vai colocar o motor de combustão a trabalhar mais do que o necessário para andar, e a parte extra vai para carregar as baterias.

        É claro que se andares sempre com o acelerador a fundo não há hipóteses, as baterias esgotam e a energia tem que vir toda do motor a combustão.

        Comentário


          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Em termos de consumos o caso mais extremo que conheço é o de um vizinho meu que tem um Nissan Leaf, gasto 0 €.

          Zero (0) ? perguntam voçês. Então e os carregamentos ?

          O sacana carrega o carro na garagem do prédio, numa tomada que está como a electricidade das garagens no contador geral, ou seja não os paga

          Claro que isto tem os dias contados, mas para já leva 6 meses disto ....
          chama-lhe parvo.
          conseguem equacionar o valor a mais das recargas ?
          Seria interessante, pois continuo a não perceber quanto me custaria no final do mês andar a carregar um carro desses todos os dias.

          Comentário


            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
            chama-lhe parvo.
            conseguem equacionar o valor a mais das recargas ?
            Seria interessante, pois continuo a não perceber quanto me custaria no final do mês andar a carregar um carro desses todos os dias.
            Conheço um caso semelhante

            Mas quem fez as contas chegou à conclusão que um outro vizinho que tinha uma máquina de secar roupa na garagem ainda gastava mais que o carro....

            Comentário


              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
              Não, porque sempre que é necessário, o motor de combustão é colocado na zona de potência máxima, e parte da energia produzida pelo motor de combustão é direccionada para o motor eléctrico
              Isso não faz sentido nenhum, pois mais vale a energia ir logo diretamente para as rodas (tem menos perdas).

              Se calhar querias dizer que parte da energia produzida pelo motor de combustão vai para as baterias.
              Editado pela última vez por eu; 17 September 2014, 16:52.

              Comentário


                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                É claro que se andares sempre com o acelerador a fundo não há hipóteses, as baterias esgotam e a energia tem que vir toda do motor a combustão.
                Ou seja, a fundo o Prius só tem no máximo 99 cv.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  E estás-te a esquecer de que leva a familia toda, malas para as férias, e ainda o cão, a 200 na A2 a caminho do Algarve sempre a fundo e a gastar no máximo 5 litros.
                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                  ...É claro que se andares sempre com o acelerador a fundo não há hipóteses, as baterias esgotam e a energia tem que vir toda do motor a combustão.
                  Desmente-me se eu estiver errado.

                  A fundo até ao Algarve, não é possível ires a gastar 5,00lts/100kms conforme afirmaste!

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                    conseguem equacionar o valor a mais das recargas ?
                    Uma carga completa do Leaf fica em cerca de 3 euros.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                      chama-lhe parvo.
                      conseguem equacionar o valor a mais das recargas ?
                      Seria interessante, pois continuo a não perceber quanto me custaria no final do mês andar a carregar um carro desses todos os dias.
                      Talvez próximo dos 3 Euros aos 100km com a tua utilização. Fazes muita AE e a ritmos elevados...que é precisamente onde os elétricos são menos eficazes e a carga se vai embora mais depressa.
                      Supondo que carregavas à noite todos os dias em casa (bi-horário) podia ficar um pouco mais barato, mas depois como fazes muitos kms por dia (penso que muitas vezes mais de 100km) e se não tivesses onde carregar(carregamento parcial) durante o dia, não deverias ter carga que chegasse!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                        Desmente-me se eu estiver errado.

                        A fundo até ao Algarve, não é possível ires a gastar 5,00lts/100kms conforme afirmaste!
                        Estava a falar de forma irónica acerca do Clio Dci, e não do Prius. Leste os posts um bocado a correr, foi?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                          Carregam a partir do motor de combustão. Ou seja, se não estiveres a carregar no acelerador a fundo, e as baterias estiverem em baixo, o carro vai colocar o motor de combustão a trabalhar mais do que o necessário para andar, e a parte extra vai para carregar as baterias.

                          É claro que se andares sempre com o acelerador a fundo não há hipóteses, as baterias esgotam e a energia tem que vir toda do motor a combustão.
                          Então o prius não tem sempre 136cv como foi afirmado aqui.
                          E os outros é que são ignorantes em relação ao prius.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                            Isso não faz sentido nenhum, pois mais vale a energia ir logo diretamente para as rodas (tem menos perdas).

                            Se calhar querias dizer que parte da energia produzida pelo motor de combustão vai para as baterias.
                            Não, vai mesmo para o motor eléctrico. É que o motor eléctrico tem um binário bem melhor, e por isso permite acelerações melhores.
                            Deve haver algumas perdas na conversão, mas por outro lado poupa-se porque se consegue pôr o motor a combustão na zona de maior eficiência.

                            Um gráfico sobre os vários modos:

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                              Então o prius não tem sempre 136cv como foi afirmado aqui.
                              E os outros é que são ignorantes em relação ao prius.
                              Acho que o que foi afirmado foi em relação a uma utilização normal, porque numa utilização normal nunca se anda sempre a fundo. Talvez numa pista, e mesmo assim tem curvas, aonde é necessário desacelerar.

                              E sim, a ignorância sobre o Prius é muita, o que se compreende, porque é um sistema complexo e completamente diferente do normal. O que não se compreende é fazerem-se afirmações tão assertivas sem se conhecer. Mas se até os jornalistas as fazem depois de testar o carro...
                              Editado pela última vez por XlPower; 17 September 2014, 17:27.

                              Comentário


                                O Prius pode ter toda a potência do mundo e arredores...

                                Com uma caixa que é das piores no que toca a aproveitar a energia que recebe, bem pode lá ter dois ou três motores ligados para transformar a energia em movimento.

                                E sim, os consumos também se ressentem por ter uma caixa lenta e devoradora de potência.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                  O Prius pode ter toda a potência do mundo e arredores...

                                  Com uma caixa que é das piores no que toca a aproveitar a energia que recebe, bem pode lá ter dois ou três motores ligados para transformar a energia em movimento.

                                  E sim, os consumos também se ressentem por ter uma caixa lenta e devoradora de potência.
                                  Já foi aqui dito que o Prius não tem caixa de velocidades, portanto não pode ser lenta, nem rápida. Há uma velocidade de todo o sistema, que a mim me parece bem mais rápida que a velocidade de todo o sistema de um carro tradicional. Mas gostava que explanasses melhor esse ponto de vista.
                                  Tem uma transmissão de variação continua, mas por favor desenvolve mais, gostava de saber os argumentos e justificações para a parte de ser "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência".

                                  Seja como for, o que interessa para o utilizador é o consumo final, e nesse aspecto o Prius é muito bom, e se é muito bom mesmo tendo uma caixa "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência", nem quero imaginar quando lhe colocarem uma caixa melhor, até vai nascer gasolina no depósito e electrões na bateria.
                                  Editado pela última vez por XlPower; 17 September 2014, 19:02.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                    Já foi aqui dito que o Prius não tem caixa de velocidades, portanto não pode ser lenta, nem rápida. Há uma velocidade de todo o sistema, que a mim me parece bem mais rápida que a velocidade de todo o sistema de um carro tradicional. Mas gostava que explanasses melhor esse ponto de vista.
                                    Tem uma transmissão de variação continua, mas por favor desenvolve mais, gostava de saber os argumentos e justificações para a parte de ser "das piores a aproveitar a energia que recebe" e de ser "devoradora de potência".
                                    Que raio ???

                                    Tem ou não tem caixa de velocidades ?

                                    Se nem vocês que usam o carro sabem, minha nossa...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                      Que raio ???

                                      Tem ou não tem caixa de velocidades ?

                                      Se nem vocês que usam o carro sabem, minha nossa...
                                      Estás-te a rir de que? Para ti caixa de velocidades e transmissão são a mesma coisa?
                                      Para ser mais preciso, o que faz de caixa de velocidades num carro tradicional, chama-se de Power Split Device no Prius, que é uma transmissão de variação continua. Mas podes informar-te aqui:

                                      Toyota Prius - Power Split Device

                                      Mas seja que nome se der, o importante é que não há velocidades, não há engrenagens nenhumas, não há rodas dentadas que se trocam para mudar de velocidades, o sistema está permanentemente engrenado nas mesmas rodas dentadas, sendo tudo gerido de forma electrónica.

                                      Mas quando parares de rir, por favor gostava de ver os teus desenvolvimentos sobre a "caixa devoradora de potência".

                                      Comentário


                                        Tecnicamente não é uma caixa de velocidades.

                                        Tem um sistema diferente de transmissão entre o motor e as rodas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                          Talvez próximo dos 3 Euros aos 100km com a tua utilização. Fazes muita AE e a ritmos elevados...que é precisamente onde os elétricos são menos eficazes e a carga se vai embora mais depressa.
                                          Supondo que carregavas à noite todos os dias em casa (bi-horário) podia ficar um pouco mais barato, mas depois como fazes muitos kms por dia (penso que muitas vezes mais de 100km) e se não tivesses onde carregar(carregamento parcial) durante o dia, não deverias ter carga que chegasse!
                                          É tentador para um utilização "nas voltinhas do dia a dia"

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                            É tentador para um utilização "nas voltinhas do dia a dia"
                                            Lá está. Por isso é que digo que Prius e afins são bons para cidade e voltas pequenas. Nisso estou plenamente de acordo ninguém os bate. Agora quando saem dessa vertente, começam a sair do seu "habitat natural" e, nessas circunstâncias, um carro a gasóleo consegue ser tão ou mais eficiente no que toca a consumos (já para não falar nos novos motores a gasolina, que também surpreendem neste "ramo").

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Que raio ???

                                              Tem ou não tem caixa de velocidades ?

                                              Se nem vocês que usam o carro sabem, minha nossa...
                                              Não existe caixa de velocidades. Existe um Power Split Device.

                                              Mas como isto é muita areia para para os condutores de fumarentos que levam óleo xpto muito barato e que aguenta 30000km e que lhes nasce gasóleo no depósito quando andam a 200, nós dizemos-lhes que temos uma e-CVT

                                              Claro que eles continuam na mesma, mas como CVT já lhes é mais familiar, não ficam com tantas dúvidas

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Um sistema muito engenhoso, sem dúvida.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                  Um gráfico sobre os vários modos:

                                                  [ATTACH=CONFIG]125163[/ATTACH]
                                                  Não se vê nada...

                                                  Comentário


                                                    se essa caixa for como a do jazz hibrido...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Um sistema muito engenhoso, sem dúvida.
                                                      Estes vídeos ajudam também a perceber o funcionamento:

                                                      Para o 2G:

                                                      Comentário


                                                        E para o 3G:


                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                          Um sistema muito engenhoso, sem dúvida.
                                                          E não é só a "caixa". Todo o sistema de gestão das baterias é mais que engenhoso. Por isso é que eu digo que o Prius é uma obra prima de engenharia. É daqueles casos em que acho que tudo foi pensado para ser à prova de "idiotas" (mesmo quando não existe nada à prova de "idiotas")

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            O Prius pode ter toda a potência do mundo e arredores...

                                                            Com uma caixa que é das piores no que toca a aproveitar a energia que recebe, bem pode lá ter dois ou três motores ligados para transformar a energia em movimento.

                                                            E sim, os consumos também se ressentem por ter uma caixa lenta e devoradora de potência.
                                                            Acho que as vezes, com tanta vontade que tens de embirrar com o que nao es a favor, passas por ignorante quando nao o es.

                                                            Onde é que uma caixa CVT, seja ela qual for, é das piores a aproveitar o que quer que seja e devoradora de potencia? As caixas CVT sao das mais eficientes que se pode usar num carro. Pode nao ser a mais entusiasmante, mas é a mais eficiente em termos de andamento e consumo, porque pata a fundo, estas sempre na rotaçao mais optimizada para aproveitar potencia e binario do motor.

                                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                            E não é só a "caixa". Todo o sistema de gestão das baterias é mais que engenhoso. Por isso é que eu digo que o Prius é uma obra prima de engenharia. É daqueles casos em que acho que tudo foi pensado para ser à prova de "idiotas" (mesmo quando não existe nada à prova de "idiotas")
                                                            Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post


                                                            Juntando a isso tudo, das coisinhas mais fiaveis que se pode comprar.

                                                            Ja fu ''hater'' do Prius, mas quanto mais o conheço, mais vejo que é um carro bastante interessante e util para muita gente, que compra Diesel para andar em cidade, desnecessariamente, ja que muitos nem ligam a design ou andamento, vao pela conversa de vendedor ou de amigos.
                                                            Editado pela última vez por Drifter; 17 September 2014, 20:53.

                                                            Comentário


                                                              Bem estava longe de imaginar que a minha dúvida ía acabar com tanta argumentação!

                                                              Admiro o "amor à camisola" de alguns users...

                                                              Quanto a mim, já fiquei com bastante material para assimilar!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X