Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Consumo de Prius a 140 km/h

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
    Agora, nas condições que o user expôs, mesmo pensando no pior cenário, ou seja, a gastar 6l, há carros a Diesel que, também no pior cenário, têm essa média (nas mesmas condições).
    Daí dizer que, no caso dele, tem certamente opções tão ou mais rentáveis que o Prius (falando inicialmente só em consumos).
    Concordo plenamente, no limite teremos sempre a diferença de preço do combustivel, que vai sempre favorecer o Disel.

    Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
    Quando chegamos à parte das manutenções, o Prius leva vantagem e, verdade seja dita, um carro a Diesel hoje em dia tem mais componentes que poderão, ou estragar-se, ou serem substituídos.
    De qualquer modo, está tudo na maneira como se tratam as coisas: tendo o devido cuidado com os seus componentes e fazendo sempre revisões (COMPLETAS) a tempo e horas, acredito que um Diesel seja igualmente económico e os componentes que normalmente dão problemas (lá está, por falta de cuidado/informação) aguentem "uma vida".
    A manutenção dos disel, é ligeiramente mais cara, não seria por ai que eu fugia. O grande problema de hoje em dia, que é quase uma roleta russa é o FAP. O utilizador em causa tem uma utilização semanal potencialmente com impactos no FAP.
    Se fizesse diariamente (25+25) Km de autoestrada (ou até menos) e fazendo a utilização de fim de semana prevista, diria que era 100% seguro que não teria problemas no FAP nem a curto nem médio nem longo prazo.
    Fazendo a distancia reduzida em causa, é preciso tambem um pouco de sorte. Não é que o FAP vá dar o berro tão cedo nem nada que se pareça numa fase inicial, pode é começar a haver a velha historia de subidas de nivel de oleo e por ai fora, levando a mudas permaturas de oleo.
    A longo prazo, se a utilização continuar a ser a mesma, como o funcionamento do FAP se vai degradando por muito boa utilização que tenha, as curtas viagens em cidade vão se começar a ressentir mais no FAP.

    Comentário


      Para fazer muitos kms em AE, com os preços atuais dos combustiveis em Portugal, fica mais barato o Diesel, nenhum dono de Prius o nega.
      O consumo à volta de 6 para velocidades de 140 km/h, já foi dito por muitos, enquanto o custo de manutenção esperado é menor, portanto é só fazer as contas, como diria o Guterres.

      Comentário


        Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
        Sim, o Seat é de 2013. Sendo um 1.6 TDI 105cv pago 141,70€ de IUC (mais 10€ que o ano anterior, devido à taxa adicional).

        Depende: um Ibiza igual ao meu, mas com o 2.0 CR 143, paga uns 220€ de IUC.

        Um absurdo estes valores...
        Pois os 2.0 ja tinha essa ideia.. Os de cilindrada mais normal é que já nao sabia.
        Sem duvida valores revoltantes, eu que ainda a pouco tinha um 2.0 que pagava 35 €...

        Comentário


          Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
          A manutenção dos disel, é ligeiramente mais cara, não seria por ai que eu fugia. O grande problema de hoje em dia, que é quase uma roleta russa é o FAP. O utilizador em causa tem uma utilização semanal potencialmente com impactos no FAP.
          Se fizesse diariamente (25+25) Km de autoestrada (ou até menos) e fazendo a utilização de fim de semana prevista, diria que era 100% seguro que não teria problemas no FAP nem a curto nem médio nem longo prazo.
          Fazendo a distancia reduzida em causa, é preciso tambem um pouco de sorte. Não é que o FAP vá dar o berro tão cedo nem nada que se pareça numa fase inicial, pode é começar a haver a velha historia de subidas de nivel de oleo e por ai fora, levando a mudas permaturas de oleo.
          A longo prazo, se a utilização continuar a ser a mesma, como o funcionamento do FAP se vai degradando por muito boa utilização que tenha, as curtas viagens em cidade vão se começar a ressentir mais no FAP.
          Eu não percebi se o user em questão faz 30km's de AE para cada lado ou se faz 15+15km. Mesmo fazendo 15km's para cada lado o FAP tem tempo para regenerar, mas também é um pouco à sorte, pois pode chegar ao destino ainda a regenerar...

          Tem que fazer as contas e ver se lhe compensa, ou um Diesel, ou um Prius.

          Comentário


            Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
            Pois os 2.0 ja tinha essa ideia.. Os de cilindrada mais normal é que já nao sabia.
            Sem duvida valores revoltantes, eu que ainda a pouco tinha um 2.0 que pagava 35 €...
            Depende da cilindrada, mas já tens o meu exemplo.

            Carros a partir de 2007 o IUC é para esquecer...

            Comentário


              Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
              Eu não percebi se o user em questão faz 30km's de AE para cada lado ou se faz 15+15km. Mesmo fazendo 15km's para cada lado o FAP tem tempo para regenerar, mas também é um pouco à sorte, pois pode chegar ao destino ainda a regenerar...

              Tem que fazer as contas e ver se lhe compensa, ou um Diesel, ou um Prius.
              Aqui o factor mais preocupante é os os km diarios são (Pegando ns palavras do utilizador):

              5 Km/dia sem muito para arranca.

              Comentário


                Originalmente Colocado por marrokino Ver Post
                Aqui o factor mais preocupante é os os km diarios são (Pegando ns palavras do utilizador):

                5 Km/dia sem muito para arranca.
                Esses são os quilómetros que ele vai fazer em cidade?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por xLeGaLiiZe Ver Post
                  Esses são os quilómetros que ele vai fazer em cidade?
                  Isso não sei dizer, é a utilização nos dias uteis apenas.

                  Comentário


                    Sim, é a utilização em dias uteis. diria que 5+5 km, eventualmente +10 km nalgum dia. Sem trânsito praticamente.
                    Depois 125+125 km de auto-estrada no fim-de-semana. Claro que poderá haver viagens de 200 km (muito) ocasionais, mas não serão o forte.

                    Comentário


                      Ah, pensava que estávamos a falar do user que criou este tópico.

                      Para o teu caso, na minha opinião, não iria para Diesel.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Terrordrome Ver Post
                        190€ no Auris HSD.

                        O troço seria Lisboa-Tomar na A1, ou então Lisboa-Setúbal
                        Para esse troço, devo já assinalar o seguinte:

                        Dificilmente irás conseguir uma velocidade média final de 140km/h, a não ser que andes muito acima dos limites legais..Nesse caso acho que o consumo será a menor das tuas preocupações

                        Por isso, digo que com um Prius facilmente se conseguirá 5,5l, especialmente para quem já conhece as "manhas" todas do sistema

                        P.S.: Pensei que tomavas a decisão hoje
                        Editado pela última vez por sem2006; 25 September 2014, 14:32.

                        Comentário


                          O plug in permite fazer quantos Km em modo eléctrico? Chegando ao fim dos quilómetros passa a gasolina e aquilo volta a carregar certo?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                            O plug in permite fazer quantos Km em modo eléctrico? Chegando ao fim dos quilómetros passa a gasolina e aquilo volta a carregar certo?
                            Acho que são cerca de 20 kms. Deve haver sempre um minimo de carga que vai mantendo, e se for necessário carregar a partir do motor de combustão é o que faz, mas não vai carregar as baterias completamente em andamento. Isto suponho eu, porque seria o mais lógico, mas confesso que não sei ao certo.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              Acho que são cerca de 20 kms. Deve haver sempre um minimo de carga que vai mantendo, e se for necessário carregar a partir do motor de combustão é o que faz, mas não vai carregar as baterias completamente em andamento. Isto suponho eu, porque seria o mais lógico, mas confesso que não sei ao certo.
                              Após esgotar a carga "principal" das baterias comporta-se como um híbrido normal. Em situações muito particulares em que seja possível regenerar muita energia, por exemplo a descer a serra da Estrela, é possível que recupere alguns km de autonomia eléctrica pura. Não será fácil de "atestar" desta forma e certamente que tal não é feito à custa do motor de combustão (isso é o caso dos PHV com o chamado extensor de autonomia).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Terrordrome Ver Post
                                Sim, é a utilização em dias uteis. diria que 5+5 km, eventualmente +10 km nalgum dia. Sem trânsito praticamente.
                                Depois 125+125 km de auto-estrada no fim-de-semana. Claro que poderá haver viagens de 200 km (muito) ocasionais, mas não serão o forte.
                                Com tanta conta e racionalidade sempre estou para ver o que vais comprar

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Com tanta conta e racionalidade sempre estou para ver o que vais comprar

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                    P.S.: Pensei que tomavas a decisão hoje
                                    Fizeram-me mais um proposta e um vendedor pediu-me para esperar até hoje.
                                    Mais umas horas.
                                    Provavelmente HSD.

                                    Comentário


                                      Convém fazer as contas sempre por cima e não por baixo. Hoje ando isto amanhã aquilo, no fds mais x kms... como é que vocês sabem exatamente o que vão andar durante a semana? Eu nem com coisas programadas me bate certo...faço sempre mais kms.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                        Convém fazer as contas sempre por cima e não por baixo. Hoje ando isto amanhã aquilo, no fds mais x kms... como é que vocês sabem exatamente o que vão andar durante a semana? Eu nem com coisas programadas me bate certo...faço sempre mais kms.
                                        Considerando o consumo médio de um Auris HSD e um Kia Ceed/Hyundai i30 de acordo com o spritmonitor, o que até tem batido certo...
                                        Ao final de 150 000 km, gastarei mais 500€ no Auris. O IUC é maior no HSD (por enquanto), mas a manutenção é maior no Ceed.
                                        FAP vs Bateria (preço idêntico no momento)

                                        Ou seja, anda ela por ela. É escolher o que mais gosto e mais me oferece. São 1400€ a mais no Auris se quiser com GPS, onde ponho 700€ do tecto de abrir e me oferecem manutenção de 5 anos (vale mais que 700€ penso). Além de ter mais pormenores que não uso como bancos aquecidos, botão para iniciar, etc.

                                        No Civic a conversa é outra, mas a questão é que vai sair um novo restyling em 3 meses e o preço oferecido pelas condições é baixo, mas não assim tão bom na realidade.
                                        Editado pela última vez por Terrordrome; 25 September 2014, 16:19.

                                        Comentário


                                          So que as baterias são garantidas que vão morrer, o FAP é incógnita..

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                            So que as baterias são garantidas que vão morrer, o FAP é incógnita..
                                            Qualquer peça vai morrer garantidamente, mais cedo ou mais tarde...

                                            E pelo que se vê parece que é mais provável que o FAP morra antes da bateria do HSD.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por maxpayne Ver Post
                                              So que as baterias são garantidas que vão morrer, o FAP é incógnita..
                                              O fap também tem uma duração, não são vitalícios apesar de algumas marcas darem essa esperança, a incognita é se duram 10 anos! Porque a bateria nova ou trocada em garantia passa os 10 anos

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                Qualquer peça vai morrer garantidamente, mais cedo ou mais tarde...

                                                E pelo que se vê parece que é mais provável que o FAP morra antes da bateria do HSD.
                                                As baterias não morrem, só perdem eficiência e quantos mais ciclos sofrer, pior.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  As baterias não morrem, só perdem eficiência e quantos mais ciclos sofrer, pior.
                                                  Ao menos não é preciso pagar um aluguer de 75€ por mês como na tua adorada marca. E viciam-se muito menos que as baterias da tua adorada marca.
                                                  Só não percebo o porquê de te rires. Mesmo que isso fosse um problema no Prius, estás-te a rir do mal alheio porquê?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Qualquer peça vai morrer garantidamente, mais cedo ou mais tarde...

                                                    E pelo que se vê parece que é mais provável que o FAP morra antes da bateria do HSD.
                                                    Mas se quiseres, num acto pouco ecológico, podes tirar a FAP. Já as baterias...

                                                    Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                    Ao menos não é preciso pagar um aluguer de 75€ por mês como na tua adorada marca. E viciam-se muito menos que as baterias da tua adorada marca.
                                                    Só não percebo o porquê de te rires. Mesmo que isso fosse um problema no Prius, estás-te a rir do mal alheio porquê?
                                                    O que é estranho, porque uma bateria de Ni-mh tem mais efeito de memória do que uma de litio.
                                                    No prius duram mais porque a exigência é muito mais conservadora que um puro eléctrico.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                      Mas se quiseres, num acto pouco ecológico, podes tirar a FAP. Já as baterias...



                                                      O que é estranho, porque uma bateria de Ni-mh tem mais efeito de memória do que uma de litio.
                                                      No prius duram mais porque a exigência é muito mais conservadora que um puro eléctrico.
                                                      Mesmo que tires o FAP, ainda sobra o Turbo, injectores, volante do motor, embraigem, caixa de velocidades, etc... portanto é muita tralha para avariar, que o Prius não tem.

                                                      Quanto à viciação, não sei o que teoricamente é melhor, teria que ir pesquisar e agora não tenho tempo. Mas pela minha experiência pessoal, as de litio nos portáteis e nos telemóveis têm sido uma desgraça. Já as pilhas recarregáveis de Ni-mh, que eu uso já há muitos anos, até hoje só se estragou uma, de marca continente, e tenho umas dezenas delas de várias marcas.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                                        Ao menos não é preciso pagar um aluguer de 75€ por mês como na tua adorada marca. E viciam-se muito menos que as baterias da tua adorada marca.
                                                        Só não percebo o porquê de te rires. Mesmo que isso fosse um problema no Prius, estás-te a rir do mal alheio porquê?
                                                        AS verdades que vocês dizem...

                                                        Ao pagar 75 € de aluguer, pode-se a qualquer altura trocá-las seja porque motivo for.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          As baterias não morrem, só perdem eficiência e quantos mais ciclos sofrer, pior.
                                                          Mas como tu não fazes a mínima ideia como funciona o sistema de gestão da carga/descarga das baterias do Prius, está apenas a fazer figura de tolo, ao afirmares isso

                                                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post


                                                          O que é estranho, porque uma bateria de Ni-mh tem mais efeito de memória do que uma de litio.
                                                          No prius duram mais porque a exigência é muito mais conservadora que um puro eléctrico.
                                                          As baterias de Ni-mh não sofrem de efeito de memória. As únicas baterias que sofriam efeito de memória eram as NiCd

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            AS verdades que vocês dizem...

                                                            Ao pagar 75 € de aluguer, pode-se a qualquer altura trocá-las seja porque motivo for.
                                                            Por essa altura já pagaste uma bateria por completo

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                              Por essa altura já pagaste uma bateria por completo
                                                              Quem dera ao Prius pagar tão pouco por combustível e poluir muito menos...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X