Originalmente Colocado por snitram18
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Veículos anteriores a 2000 proibidos de circular na Baixa de Lisboa a partir de Novem
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostPara ir para o centro de Lisboa, sem duvida, o transito, o quase impossivel estacionamento e quando o ha, o balurdio que é... usar carro para ir para a baixa, so se nao tiver amor ao dinheiro.
Moro em Belas, ora, 5 minutos estou na estaçao da Falagueira do metro (Amadora Este, terminal) de carro. Estacionamento 99% facil. Andar 50m para a estaçao, bilhete de metro que custa abaixo dos 3€, geralmente sao 5 minutos para chegar o metro. Menos de 20 minutos de viagem. Estou no centro da baixa, isto tudo, gastando menos de 3€, ida e volta.
Onde é que gasto 3€ de carro? So a viagem de ida, porque subir o Monsanto mata qualquer economia que possa fazer. E estacionamento na baixa? Nao vale a pena, um autentico roubo.
So vejo necessidade de carro, quem for jantar à baixa e sair de la quando ja nao ha transportes. E mesmo ai, consegue ser economicamente mais viavel, deixar o carro nos arredores da baixa, e apanhar um taxi até à baixa.
Quanto as multas, lembro-me de uma noticia em que, sobre estas medidas, nenhum carro tinha sido multado, portanto... as multas sao relativas.
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Se houvesse uma real preocupação com o ambiente e qualidade do ar em Lisboa (e noutras cidades), fazia-se a restrição de circulação em determinadas zonas de acordo com uma tabela de emissões e não de ano de matrícula.
Porque razão um carro, com uma determinada motorização pode ir à Baixa, enquanto outro igual, mas mais velho por um mês não pode?
Onde está o sentido disto?
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Fui com a minha namorada ao Parque das nações, os dois pagamos 7,5€ ida e volta... Acho MUITO caro para além do facto que ficámos limitados em termos de deslocações, não podemos comprar nada porque não havia onde trazer! Acabamos o passeio ficámos 20min à espera do comboio a olhar para ontem!
Não se esqueçam de uma coisa E ENORME, a comodidade...
De carro até podia gastar 10€ gasolina+parque mas íamos muito mais cómodos dentro do carrito sem termos de fazer as coisas com o tempo contado.
Ir para Lisboa ou arredores pela ic19 e derivados, apanha se fila? apanha se, mas entrar no comboio em hora de ponta é uma valente m**da! Ainda por cima para quem anda 1h 30m ou mais encafuado no metro e no comboio.
Chamem me parvo, idiota o que quiserem mas a comodidade paga se e os gostos não se discutem... Não gosto de andar com o tempo contado à pala da "boleia" para casa.
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Se quissesem mesmo baixar os niveis de poluiçao e congestionamento automovel não tinham tomado estas medidas mas sim por exemplo, baixar para niveis realistas os impostos sobre automoveis novos e em especial, ter incentivos aos menos poluentes e investir na rede publica de transportes. Os anos passam e o serviço de autocarros, metro, etc.. tem vindo a piorar seja em Lisboa ou no Porto. Muitas pessoas só andam de carro por necessidade, senão nunca optariam por sequer comprar um, tal como se ve em muitas cidades Europeias. O que seria optimo para o pessoal que gosta de conduzir
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Atenção que esta medida foi aplicada pela Camara Municipal de Lisboa e não pelo governo...
Mas deixo aqui uma pergunta no ar... Se até o governo cria leis e medidas que são chumbadas pelo Tribunal Constitucional, não me admirava que na CML se fizesse o mesmo. Será que esta medida é constitucional?
Se querem reduzir o trânsito em Lisboa, apliquem uma taxa a TODA a gente que quer entrar em Lisboa, não apenas aos que tem veiculos mais velhos. Nunca li a constituição nem tenho nada a ver com direito, mas penso que ao estarem a diferenciar cidadãos desta maneira (pelas suas posses económicas, porque grande parte das pessoas se tivessem oportunidade compravam um carro mais recente) facilmente se encontra algo que viole a nossa constituição.
Já ai deram exemplos de Corsas não puderem circular, mas BMW's topo de gama podem... Atenção que o CO2 não é um gás poluente. O Corsa pode emitir menos CO2 que o BMW, mas as emissões dos outros gases como os óxidos de azoto podem ser mais elevadas.
Muitas marcas antecipam-se à entrada em vigor das novas normas anti-poluição. De acordo com a Wikipedia as normas Euro VI só entraram em vigor agora (Setembro de 2014) mas já existiam motores à venda no mercado que as cumpriam o ano passado (2013).
Acabo por não perceber se a lei se aplica a veiculos fabricados ou matriculados antes de 1 de Janeiro de 2000.
Muitas vezes o ano de produção de um modelo não corresponde ao ano civil. Um carro fabricado em Outubro/Novembro/Dezembro de 1999 quase de certeza que já é o MY2000 com os motores a obedecer às normas Euro 3.
Mas o contrário também acontece. Tenho um Passat de 1998 com um 1.9 TDI de 110cv a obedecer às normas Euro 2. Em finais de 1999 ainda antes do restyle do modelo apareceram os PD115 a obedecer às normas Euro 3, o que vai de encontro ao que eu disse no parágrafo anterior.
Mas o contrário também aconteceu. Com a chegada do novo motor, era mais dificil despachar o motor de 110cv e há unidades com este motor exactamente igual ao meu matriculadas em 2000. Porque raio estes podem circular e o meu não sendo que obedecem à mesma norma anti-poluição?
Eu pago IUC, tenho a inspecção em dia e com folha verde, o meu carro está de origem e querem restringir os sitios em que posso circular, mas "uma" Ibiza do Açu de 2000 para a frente em que o catalizados e a EGR já foram à vida à muito tempo podem circular . Já para não falar dos carros mais recentes com FAP em que também o retiram e podem circular na mesma
Isto para mim não faz sentido nenhum. Em Londres pelo que percebi nos 2 minutos que li na wikipedia a taxa é paga por TODOS, sendo que os veiculos mais recentes que obedecem às novas normas tem um desconto ou não pagam a taxa.
London congestion charge - Wikipedia, the free encyclopedia
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Câmara discute proibição de carros anteriores a 2000 e 1996 no centro de Lisboa
Finalmente! os cancros dos mercedes com 2 milhões de km's sem catalizador têm os dias contados!!
Não sou contra medidas que melhorem o ambiente, sou contra medidas que não são iguais para todos. E os taxistas andam a escapar com o rabo à seringa há muito tempo, Ainda por cima eram os maiores poluidores.
Só é pena a medida não incidir sobre os taxis imediatamente
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por acaso moro em lisboa e o meu carro é mais recente, mas se nao fosse estava-me a borrifar para isso. nunca vi ninguem ser ficalizado devido a isso na cidade, e em desespero de causa, o que nao falta por lisboa sao ruas com apenas uma faixa de circulaçao onde nao podem mandar parar sem cortar o transito
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Originalmente Colocado por Slowpoke Ver Postpor acaso moro em lisboa e o meu carro é mais recente, mas se nao fosse estava-me a borrifar para isso. nunca vi ninguem ser ficalizado devido a isso na cidade, e em desespero de causa, o que nao falta por lisboa sao ruas com apenas uma faixa de circulaçao onde nao podem mandar parar sem cortar o transito
Depois faz-me rir, porque a diferença de CO2 para carros matriculados em 1999 não é significativa para 2000, até porque o carro pode ser exactamente igual. O mesmo se passa de 95 para 96.
Já agora, eles que me venham explicar onde está os catalizadores nas motos entre 1996 e 2000, principalmente as que já alteraram os escapes
Enfim, continuem a mandar areia para os olhos...
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Originalmente Colocado por MRF Ver PostAinda me criticam por ser contra carros velhos, aí tem a resposta.
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Eu continuo com a minha (claro que se alguém me mostrar o contrário calo-me e aprendo qualquer coisa) que isto não pode ser feito, mas como vivemos num pais em que a maioria come e cala, assim estão mais uns potenciais €'s para se estragar. Ou se aplica um modelo semelhante ao de Londres ou então não se faz nada.
Ainda no outro dia ouvi uma história de um amigo meu. Foi sair à noite e antes de se meter no carro foi a uma coisa qualquer da policia fazer um teste para saber se podia conduzir. O teste deu menos de 0,5 g/L de álcool no sangue, registaram o valor e ele lá se meteu a conduzir. Uns kms mais à frente apanhou uma operação stop, soprou ao balão e já acusou 0,7! Explicou a situação ao policia, mas o policia disse que o tinha de multar à mesma.
Mas com algum trabalho e papelada pelo meio lá conseguiu que lhe tirassem a multa. Infelizmente grande parte da população comia e calava porque "dá muito trabalho". Umas palavras no Facebook e pagavam a multa. E depois quem está no poder aproveita-se disto e lá não vem chupar mais uns tostões à carteira
P.S. Esse sistema de leitura das matriculas também deve ser giro, o que não falta por ai são latas importadas anteriores a 2000 com a data da importação da matricula
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Originalmente Colocado por Alive Ver PostCâmara discute proibição de carros anteriores a 2000 e 1996 no centro de Lisboa
Finalmente! os cancros dos mercedes com 2 milhões de km's sem catalizador têm os dias contados!!
Não sou contra medidas que melhorem o ambiente, sou contra medidas que não são iguais para todos. E os taxistas andam a escapar com o rabo à seringa há muito tempo, Ainda por cima eram os maiores poluidores.
Só é pena a medida não incidir sobre os taxis imediatamente
AGuenta os cavalos...
Também os táxis terão um período de excepção, entre 15 de Janeiro e 30 de Junho de 2015.
Depois disso, e a partir de 1 de Julho de 2015, só os táxis posteriores a 1992 ou com emissões idênticas poderão circular nas ZER.
Após 1 de Julho de 2016, para circularem no eixo Avenida da Liberdade-Baixa, os táxis têm de ter sido fabricados depois de 1996.
Em 1 de Julho de 2017, inicia-se uma nova restrição para estes veículos, que também diz respeito à zona 1, na qual só poderão circular os táxis posteriores a 2000 ou com emissões semelhantes.
No que toca à zona 2, após esta data apenas poderão circular os táxis fabricados depois de 1996.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostAGuenta os cavalos...
Ou seja, em 2017 ainda se irá permitir em boa parte da cidade de Lisboa a circulação de táxis com mais de 20 anos...
Eu sei, mas a partir de 1 de Julho de 2015 começam a limpar a cidade dos 190d's.
Não é perfeita a norma, mas ao menos os taxis já são abrangidos, não têm um periodo de carência indefinido.
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Bem, vi no Telejornal que a guerra vai começar a 15 de Janeiro.
Por mim, continuo na minha: sempre que precisar de ir à Baixa, por minha necessidade ou de outros que precisem do meu carro, vou na mesma. Não admito ser gozado desta maneira, sabendo que outros bem mais fumadores podem continuar, só porque são novos.
Que tenham a decência de nunca me canar nisto, porque neste caso tratarei de ir a uma casa de escapes fazer um relatório de gases, e aí vamos ver quem fuma mais.
Não vale a pena virem com a história dos transportes públicos. A cada dia que passa estão cada vez mais decadentes, inclusivamente o metro deve ter decretado um dia de greve por mês nos seus estatutos (e no resto do mês o serviço não é melhor). A Carris idem aspas.
Isto para não dizer que, se não interpretei mal a Constituição, sou muito bem capaz de invocar o artigo 13º (princípio da igualdade) dizendo que esta aberração viola, pelo menos, este artigo. Não sei se viola outros, mas pelo menos este parece-me que sim. Se se usa o TC para umas coisas, usa-se para outras.
Mal por mal, preferia portagens urbanas. Estas não proíbem ninguém categoricamente. Desincentivam, mas se todos quiserem continuar, podem, porque atingem TODOS por igual, sem discriminações. Pagam, mas continuam a poder ir. Agora desta maneira, tenham santa paciência mas não.
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Originalmente Colocado por DiSantos Ver PostBem, vi no Telejornal que a guerra vai começar a 15 de Janeiro.
Por mim, continuo na minha: sempre que precisar de ir à Baixa, por minha necessidade ou de outros que precisem do meu carro, vou na mesma. Não admito ser gozado desta maneira, sabendo que outros bem mais fumadores podem continuar, só porque são novos.
Que tenham a decência de nunca me canar nisto, porque neste caso tratarei de ir a uma casa de escapes fazer um relatório de gases, e aí vamos ver quem fuma mais.
Não vale a pena virem com a história dos transportes públicos. A cada dia que passa estão cada vez mais decadentes, inclusivamente o metro deve ter decretado um dia de greve por mês nos seus estatutos (e no resto do mês o serviço não é melhor). A Carris idem aspas.
Isto para não dizer que, se não interpretei mal a Constituição, sou muito bem capaz de invocar o artigo 13º (princípio da igualdade) dizendo que esta aberração viola, pelo menos, este artigo. Não sei se viola outros, mas pelo menos este parece-me que sim. Se se usa o TC para umas coisas, usa-se para outras.
Mal por mal, preferia portagens urbanas. Estas não proíbem ninguém categoricamente. Desincentivam, mas se todos quiserem continuar, podem, porque atingem TODOS por igual, sem discriminações. Pagam, mas continuam a poder ir. Agora desta maneira, tenham santa paciência mas não.
Quando é para aplicar novas leis e chupar-nos ainda mais dinheiro dizem sempre que existem mais paises na Europa com a mesma lei e não sei quantos, neste caso ao menos que copiem o modelo de Londres por exemplo. Taxas para todos os que querem entrar há excepções no modelo de Londres mas não é pela idade do carro.
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Originalmente Colocado por Aspartame Ver PostHá PRIUS anteriores a 2000?
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Originalmente Colocado por 3pelos Ver PostClaro que te criticam, achas que isto aqui é o Luxemburgo e o pessoal tem poder de compra pra comprar carros novos? Além do mais, se o meu carro 'velho' de 98 me satisfaz porque raio vou comprar outro? Pra mostrar ao vizinho ou pra me vir gabar aqui pro fórum que tenho um carro novo? P.f....
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Originalmente Colocado por DiSantos Ver PostBem, vi no Telejornal que a guerra vai começar a 15 de Janeiro.
Por mim, continuo na minha: sempre que precisar de ir à Baixa, por minha necessidade ou de outros que precisem do meu carro, vou na mesma. Não admito ser gozado desta maneira, sabendo que outros bem mais fumadores podem continuar, só porque são novos.
Que tenham a decência de nunca me canar nisto, porque neste caso tratarei de ir a uma casa de escapes fazer um relatório de gases, e aí vamos ver quem fuma mais.
Não vale a pena virem com a história dos transportes públicos. A cada dia que passa estão cada vez mais decadentes, inclusivamente o metro deve ter decretado um dia de greve por mês nos seus estatutos (e no resto do mês o serviço não é melhor). A Carris idem aspas.
Isto para não dizer que, se não interpretei mal a Constituição, sou muito bem capaz de invocar o artigo 13º (princípio da igualdade) dizendo que esta aberração viola, pelo menos, este artigo. Não sei se viola outros, mas pelo menos este parece-me que sim. Se se usa o TC para umas coisas, usa-se para outras.
Mal por mal, preferia portagens urbanas. Estas não proíbem ninguém categoricamente. Desincentivam, mas se todos quiserem continuar, podem, porque atingem TODOS por igual, sem discriminações. Pagam, mas continuam a poder ir. Agora desta maneira, tenham santa paciência mas não.
No dia em que houver greve do M supostamente não posso usar a minha viatura, mesmo sendo morador em Lx., e terei que ir a pé, pagar um táxi ou esperar por conseguir entrar num BUS.
E sempre dei e dou primazia ao transporte público, mesmo quando morava fora de Lx, agora não se pode esperar que o TP resolva todas as questões em todos os momentos.
Ainda se a obrigação tivesse alguma lógica mas nem isso, a minha viatura é exatamente igual a uma matrícula passado uns meses...
Para mim o cúmulo é que se tiverem uma hora na Av. da Liberdade contam por uma mão as viaturas anteriores a 2000. A maior parte destas são mesmos os táxis e/ou residentes, que poderão continuar a circular.
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