Claro que o golf é o carro mais familiar destes todos, pode não ter o desenho mais apelativo ou como dizes "muita presença", mas tem o melhor compromisso entre funcionalidade e familia. Se não vais tirar partido por aí além da mala, qualquer um dos outros, principalmente o BMW e o audi devem ser levados em linha de conta e neste caso o S1 pois tem um design muito engraçado.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
VW Golf variant vs Audi A3 sportback vs Nissan Qashqai vs BMW série 1
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Bem, voltando aos test drive, já fiz referência ao Golf, ensaiei no mesmo dia o Qashqai e ontem foi a vez do A3 e do série 1. Posso já dizer que dos 4, um foi posto de lado…
Mas, começando pelo Qashqai, este não foi colocado de lado, foi talvez a maior surpresa positiva. Em geral fizemos os dois (eu e a mulher) test-drive aos carros e neste a mulher quis experimentar primeiro. Portanto comecei à pendura e a prestar muita atenção aos materiais, construção, ruídos… O carro tinha mais de 6400km e absolutamente zero ruídos. E parece-me de uma construção exemplar: materiais, folgas, detalhes, tudo excelente. Notei em especial ter materiais moles mesmo em zonas médias e inferiores do tablier, estendendo-se também à parte superior e média das portas. Além de uns resguardos de joelho na consola central em material tipo pele com costuras expostas. Mesmo a pega da porta é revestida em material suave ao toque, juntando a isso uns excelentes manípulos de porta grandes, metálicos e de excelente acionamento. Bancos soberbos, umas poltronas à séria. Muita atenção ao detalhe e refinamento neste carro. Quando passei para o condutor reparei também no quadrante, que inicia com uma animação muito cool, tem um grande écran central, tudo com um equilíbrio entre modernidade e legibilidade. Top mesmo!
A condução foi outra surpresa no que diz respeito ao conforto e comportamento. Não é um carro confortável à francesa, é um pouco firme como os outros 3, mas tem sobretudo um pisar e uma sensação de condução um pouco acima dos outros que ensaiei. Não diria que parece do segmento acima mas talvez ½ segmento acima do VW e do Audi. Talvez a sensação resulte também de se ir mais alto relativamente à estrada o que proporciona outra sensação de controlo e segurança. Mas não há dúvida, transmite sensação de carrão. Também é excelente a disfarçar o centro de gravidade mais alto, com muito controlo a curvar, mas em curva e contra curva notei que não é tão interativo como o Golf. Depois tive de relativizar esta percepção quando guiei o série 1…
O motor pareceu-me ligeiramente menos expedito que o 1.6tdi em rotações mais baixas mas anda ela por ela em resposta em aceleração. Não gostei no qashqai (e no Golf) do écran touchscreen, depois de experimentar os sistemas de comando do Audi e do BMW parece-me que os touchscreen são menos ergonómicos. O Qashqai também não tem a mala da Golf variant, nem sequer o espaço interior mas ainda assim é mais do que suficiente. Tem muito que se lhe diga o Qashqai, merece uma reflexão mais aprofundada apesar de já ter escrito muito!
Comentário
-
Aquilo que descreves relativamente ao Qashqai aplica-se à generalidade dos SUV. Transmitem sempre essa sensação de "poder" , pela altura superior e consequente sensação que provoca, e com bons comportamentos. Se tivesses conduzido um Tiguan ou outro, decerto que dirias o mesmo.
Mas pelo que me apercebo o QQ é mesmo o carro que procuras. Pela tua descrição acho que naovale a pena queimares mais os neuronios com o tema ;) .
Embora ache que a Golf seja um excelente produto, e eu até gosto da estética desta VII, que melhorou a olhos vistos relativamente à anterior.
Tenho feito nas últimas semanas algumas viagens num Golf VII Highline comprado no mês passado, e acho que carro está muito bom em termos de qualidade, de materiais, e em comportamento. Mesmo em equipamento o Highline vem muito interessante. Quanto ao ecrã touch da consola é uma questão de hábito, ao fim de uma semana já estás mais do que habituado, e é impressionante a quantidade de configurações que aqueles menus todos têm, desde a intensidade da luz que ilumina os pés e o interior dos puxadores, aos segundos de ligação do follow me home e back, ao nível de sensibilidade dos sensores de luz em modo automático, aos contactos favoritos do telemóvel no écran, etc, etc...
Curiosamente, quem comprou este esteve na dúvida entre este, o A3 Sportback Ultra e um Peugeot 308 Allure, tendo este ganho "a guerra" pelo carro em si e pelo equipamento.Editado pela última vez por MGomes; 07 October 2014, 09:29.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostAquilo que descreves relativamente ao Qashqai aplica-se à generalidade dos SUV. Transmitem sempre essa sensação de "poder" , pela altura superior e consequente sensação que provoca, e com bons comportamentos. Se tivesses conduzido um Tiguan ou outro, decerto que dirias o mesmo.
A sério, prefiro claramente os carros baixos e a consequente posição de condução baixa. Em altura o máximo que aceito sem ter a sensação de que estou sentado a moda de um UMM ou Transit é a altura de um grande familiar (Audi A8, Mercedes S, etc...)
Em resumo, não percebo puto da atração que as pessoas sentem pelos SUV.
Em relação ao tema do tópico fica justificada a minha preferência pala carrinha Golf. O S1 só o acho o melhor se eu estiver ao volante, o A3 já é mais aceitável para os restantes ocupantes, mas a bagageira da carrinha Golf e a funcionalidade do habitáculo é bastante melhor na carrinha Golf.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPercebo a ideia mas eu, talvez por desde novo ter conduzido muitas carrinhas do tipo Transit, a altura penas me dá a sensação de estar a conduzir uma carrinha comercial.
A sério, prefiro claramente os carros baixos e a consequente posição de condução baixa. Em altura o máximo que aceito sem ter a sensação que estou sentado tipo UMM ou Transit é a altura de um grande familiar (Audi A8, Mercedes S, etc...)
Em resumo, não percebo puto da atração que as pessoas sentem pelos SUV.
Em relação ao tema do tópico fica justificada a minha preferência pala carrinha Golf. O S1 só o acho o melhor se eu estiver ao volante, o A3 já é mais aceitável para os restantes ocupantes, mas a bagageira da carrinha Golf e a funcionalidade do habitáculo é bastante melhor na carrinha Golf.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostAquilo que descreves relativamente ao Qashqai aplica-se à generalidade dos SUV. Transmitem sempre essa sensação de "poder" , pela altura superior e consequente sensação que provoca, e com bons comportamentos. Se tivesses conduzido um Tiguan ou outro, decerto que dirias o mesmo.
Pessoalmente desse lote o que mais gosto mais no geral é o Nissan QQ mas o estilo com que me identifico mais é o Golf, só que pessoalmente este ultimo não me diz nada, parece um carro muito sem sal no que diz respeito a design, se houvessem na lista outras carrinhas do segmento já era outra historia.
A minha opinião é contraria ao ultimo post. O design da WV está novamente a piorar nos ultimos modelos depois de um periodo bom.
Prefiro de longe o design do modelo anterior de qualque modelo WV, parecia estarem novamente no bom caminho.
Quando a ecrã touch vs comando rotativo ha vantagens e desvantagens, pessoalmente sempre achei touch mais pratico depois de ter convivido com Audis e Peougeouts com comando e ver visto as dificuldades do condutores e por outro lado ter convivido com outros carros com touch e sentido uma maior facilidade do condutor. Acho que deviam haver as duas possibilidades, mas é o que é.
Os que tenho usado com touchscreen tambem são parcialmente controlaveis atraves do volante.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostA sério, prefiro claramente os carros baixos e a consequente posição de condução baixa. Em altura o máximo que aceito sem ter a sensação de que estou sentado a moda de um UMM ou Transit é a altura de um grande familiar (Audi A8, Mercedes S, etc...)
Em resumo, não percebo puto da atração que as pessoas sentem pelos SUV.
O QQ pessoalmente é o unico SUV que tolero, esteticamente gosto dos QQ do I30 e do ASX mas no global só aceitaria ter o QQ nova geração.
O QQ apesar da altura ao solo ainda ofereçe bastante segurança e ainda se aguenta bem nas curvas. Interiormente acho que melhorou muito face à geração anterior (que me desiludia ao volante).
Os outros modelos referidos (Do golf ja falei) não me dizem nadinha.... Nunca compraria um serie 1, não gosto nem um bocadinho do carro, A3 não aprecio mas se fosse um bom negocio não vejo porque não...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPercebo a ideia mas eu, talvez por desde novo ter conduzido muitas carrinhas do tipo Transit, a altura penas me dá a sensação de estar a conduzir uma carrinha comercial.
A sério, prefiro claramente os carros baixos e a consequente posição de condução baixa. Em altura o máximo que aceito sem ter a sensação de que estou sentado a moda de um UMM ou Transit é a altura de um grande familiar (Audi A8, Mercedes S, etc...)
Em resumo, não percebo puto da atração que as pessoas sentem pelos SUV.
Eu se estivesse actualmente comprador de viatura seria com toda a certeza um SUV.
O Tiguan continua na minha wish list...Editado pela última vez por MGomes; 07 October 2014, 11:42.
Comentário
-
Originalmente Colocado por marrokino Ver PostNunca compraria um serie 1, não gosto nem um bocadinho do carro,
Para o meu gosto e altura (1,86m) o S1 é o que tem a melhor posição, por ser baixa sinto-me mais envolvido. As perdas de tração quando ocorrem são lá atrás o que é da minha preferência. O comportamento em curva é o mais incisivo o que também é da minha preferência.
Lá está, tudo depende do gosto e da função que se pretende ver satisfeita pelo carro a adquirir.
Posso-vos garantir que se tiver que sair com o carro de um dos meus filhos, mais rapidamente fujo com o S1 porque gosto mais de o conduzir, do que com o mais maçador Golf. Pelo contrário se tivesse que viver apenas com um deles a minha opção seria sem a menor hesitação o Golf.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostPara isso prefiro um 4x4 à séria. Nesse caso sim a forma é justificada pela função.
Mas se cada um tem o seu carro esquece lá isso...
eu ia já para um Porsche 911 Carrera 4 (mas lá está o 4wd )
Comentário
-
Já agora que motor conduziste no QQ? Nesse carro, pelo que tenho lido acho que o 1.6 é o motor a comprar sobretudo pelo superior prazer de condução que proporciona e pelos consumos serem equivalentes. Claro que a questão dos euros também conta...
Já agora já viste os volvo? Estão com um preço excelente no V40 que é um excelente carro
Comentário
-
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostAcho esse trambolho horrível.
Tendo em conta a imagem de TT puro e duro que têm os jipes da Toyota parece quase incrível como fazem este tipo de carro.
Até um Urban Cruiser é mais giro
Comentário
-
O problema do Rav4 e de quem acompanha este modelo é que foi o pioneiro dos jipes sem redutoras e mais vocacionado para a cidade.
Contudo nunca perdeu a capacidade TT e bons motores
Olhando para o atual perdeu grande parte da essência que o nome RAV4 trazia consigo e principalmente alinhou pela bitola do crossover perdendo até a transmissão integral, as vendas assim o obrigam. Se isso em modelos como CRVs e coisas do género (não estou a criticar e até gosto bastante deste modelo) que nunca tiveram grandes predicados TT, possa não ter importância num RAV4 a coisa já não se vê assim. Deviam manter aquilo que a Land Rover faz com os seus modelos de ter sempre uma capacidade efetiva em TT, mais ou menos moderado nos seus modelos sendo.
http://blog.toyota.co.uk/history-of-the-toyota-rav4
Comentário
-
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostNunca foi modelo que gostei muito e sempre achei que tinhas umas linhas desequilibradas, então este último com estética Auris com esteróides
Tendo em conta a imagem de TT puro e duro que têm os jipes da Toyota parece quase incrível como fazem este tipo de carro.
Até um Urban Cruiser é mais giro
Comentário
-
Originalmente Colocado por marrokino Ver PostPor acaso o modelo anterior era bem giro. O novo em relação nao acho tanto mas ainda assim para mim é dos mais bonitos. Ainda bem que não temos todos os mesmos gostos.
Contudo este último deve bastante à beleza tendo em conta aquilo que a Toyota tem no seio da sua família SUV / TT.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostNunca foi modelo que gostei muito e sempre achei que tinhas umas linhas desequilibradas, então este último com estética Auris com esteróides
Tendo em conta a imagem de TT puro e duro que têm os jipes da Toyota parece quase incrível como fazem este tipo de carro.
Até um Urban Cruiser é mais giro
Comentário
-
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostEu até achava piada ao Urban Cruiser... até ver os resultados do crash-test. A partir daí nunca mais olhei para o carro com os mesmos olhos ...
O que é que aquele carro oferece, para além do aspecto cúbico a fazer crer que é um 4x4, que o Toyota Verso não tem ?
Comentário
-
O Audi A3 sportback. O Audi tem os interiores que gostei mais. Não falha nada em qualidade e tem um design moderno e minimalista. Adorei. Tem espaço bom para passageiros mas uma mala muito menor que a do Golf variant e também claramente mais pequena que a do Qashqai. Será mesmo assim suficiente? Acho que sim, e o carro tem dimensões compactas o que me agrada. O que não me agradou foi a pouca diferença para o Golf. Ok, tem alguns pormenores de qualidade melhores, mas em termos de condução não se distingue muito. É um pouco mais dinâmico, ou menos confortável… difícil de dizer a partir do test drive. Como justificar a diferença de preço? E se no Golf ainda desculpo o design um pouco mais conservador, neste carro esperava mais dinamismo, parece que é preciso um pack s-line para a coisa ficar composta. Ainda mais €€ portanto, sem o carro se destacar da Golf variant ou do qashqai. Ou então o azar foi ir conduzi-lo no mesmo dia que o série 1… Mas vamos a ver os preços porque parece-me que também haverá aqui abertura negocial.
Comentário
-
Originalmente Colocado por andrecouto01 Ver PostJá agora que motor conduziste no QQ? Nesse carro, pelo que tenho lido acho que o 1.6 é o motor a comprar sobretudo pelo superior prazer de condução que proporciona e pelos consumos serem equivalentes. Claro que a questão dos euros também conta...
Já agora já viste os volvo? Estão com um preço excelente no V40 que é um excelente carro
Comentário
-
Não, da parte dos mercedes é verdade. O 1.5 está a ser montado no A e o 1.6 vai ser montado no classe C.
Eu disse isso porque leio o autohoje semanalmente e lá dizem muitas vezes que o 1.6 para quem puder é o motor a comprar. Já recebi feedback idêntico de um vendedor da Renault mas no QQ nem sei bem qual será a diferença de preço mas devem ser pelo menos uns 1000€.
Comentário
-
Originalmente Colocado por andrecouto01 Ver PostNão, da parte dos mercedes é verdade. O 1.5 está a ser montado no A e o 1.6 vai ser montado no classe C.
Eu disse isso porque leio o autohoje semanalmente e lá dizem muitas vezes que o 1.6 para quem puder é o motor a comprar. Já recebi feedback idêntico de um vendedor da Renault mas no QQ nem sei bem qual será a diferença de preço mas devem ser pelo menos uns 1000€.
Comentário
-
Eu, como sou do contra, nem acho o Qasqhai bem construido bem com uma dinamica ao nivel de uma carrinha.
A qualidade dos QQ é boa à primeira vista, e num test-drive ate escapa, quando se começa a passar os km, as coisas nao sao assim tao lineares, mesmo no novo QQ ruidos parasitas é algo que se deve estar preparado, principalmente para quem faz muita cidade com estradas más. A mae da minha namorada comprou um 1.6 dCi Tekna, jantes de 19 e tal. Ainda nao tem 16.000km e ruidos parasitas quase uma mao cheia, mesmo com reclamaçoes na Nissan. E como no QQ 1, muitos vindos da bagageira. Os plasticos estao melhores, mas a montagem... claro que o interior do novo, esta bem mais apresentavel.
Quanto à dinamica, devido à altura do solo, dificilmente é melhor que uma Golf ou outra carrinha, é um carro que no limite, perde facilmente a frente, e o adorno é consideravel como é normal. Comparado com a concorrencia é dos melhores, mas com uma carrinha, com um centro de gravidade e altura da propria carroçaria menor... normal que seja menos agil e lide pior com as transferencia de massas. Claro que no dia-a-dia, isso é irrelevante, mas para quem gosta de alguma dinamica nos carros.... Suv's nao é bem o ideal.
Originalmente Colocado por asjesus Ver PostEu gosto bastante do Honda CRV com o motor 1.6 diesel. E tem preços bastantes engraçados e aceitáveis.
Este SUV é muito semelhante ao Golf. Não sendo o melhor em alguns campos, é o mais homogéneo em todos os capitulos o que se traduz num companheiro para a vida.
Fica um boa review do bicho:
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário