Originalmente Colocado por Speedy
Ver Post
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Consumo alto (?) Ford Focus mk1 1.4 16v
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Originalmente Colocado por Speedy Ver PostEstás a ver o filme ao contrário.
Na altura só a Ford e a VW, salvoerro é que usavam 1.4´s com 75 cavalos. Já as outras marcas todas tinham motores com mais potência e mais eficientes a nível de consumos.
Para se imaginar o fiesta em 96 tinha o 1.25 DOHC ZETEC-s com 82 cvs e o focus com 1.4 DOHC ZETEC-se conseguia apenas 75cvs o que é inconpreensivel !
Tanto a Ford como a VW a nivel de motores a gasolina estavam um pouco adormecidos ...
O focus tinha chassis para motores muito mais possantes , o 1.4 em questoes de andamento deixara a desejar para tao bom chassis
Comentário
-
O motor 1.4 era destinado a países onde a fiscalidade era baseada na cilindrada...
No Reino Unido, país onde o Focus I vendeu uma enormidade o motor que se via mais era o 1.8 16v a gasolina... seguido pelo 1.6. Existiam muitos 2.0 16v também. Nessa altura andei por lá e não me lembro muito de se falar sequer no 1.4...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Speedy Ver PostEstás a ver o filme ao contrário.
Na altura só a Ford e a VW, salvoerro é que usavam 1.4´s com 75 cavalos. Já as outras marcas todas tinham motores com mais potência e mais eficientes a nível de consumos.
Citroen, Peugeot, Mitsubishi, skoda, Fiat , Seat, Nissan, Renault todos tinham potências nas suas versões mais acessíveis entre os 75 e os 80 cv.
Foi mais ou menos nesta altura de 2001 que começaram a entrar em cena os motores de 16 válvulas nas versões 1.3i e 1.4i passando rapidamente para os 90 cv e nalguns casos 95 e mesmo 105 como o "célebre" Rover.
Isto para concluir que as chamadas agora "arrastadeiras" faziam parte do quotidiano como agora fazem parte os diesel de baixa cilindrada.
Como é óbvio cada marca tinha várias motorizações à escolha mas o valor a pagar era bastante alto nomeadamente o imposto de selo dos 1.6i e então um 2.0 de 150 cv era qualquer coisa de sobrenatural...hoje em dia como o pessoal está habituado a ter tudo e a reclamar na mesma o que havia antes não prestava.Editado pela última vez por TerranoII; 07 October 2014, 08:48.
Comentário
-
Speedy
Volto a dizer que nessa altura já haviam muitas marcas com 1.4´s a partir de 90 cvs.
No ano 2000 cá em casa comprámos um Renault Mégane 1.4 16v de 95 cvs. Motor que tinha saído em 1999. Curioso que era dos mais baratos por isso o comprámos.
Tivémos para comprar o Alfa Romeo 146 que tinha o 1.4 de 100 cvs ( no ano 2000, era o mais barato pois no ano de 2001 iria sair o 147).
A Honda já tinha o 1.4 de 90 cvs à seculos.
A Toyota tinha o 1.4 vvti de 97 cvs. Antes do ano 2000 tinham o 1.3 vvti de 75 cvs salvoerro.
Já havia o tão conhecido 1.4 103 cvs da Rover.
Dos que me lembro são estes.
A PSA só em 2004 é que fez o upgrade para 90 cvs. Aliás esse 1.4 da PSA julgo ser o mesmo que saiu com o BX que o meu pai comprou em 1990. 1.4 de 72 cvs, que depois foi melhorado em 3 cvs para o ZX, sendo vendido até todo o sempre, quase.
O resto do grupo VW partilhava obviamente o mesmo motor 1.4.
Continuo a dizer que a Ford a nível destes motores demorou muito tempo a sair daquela zona. Mas são opções. Com isto não estou a dizer que o Focus é mau (aliás o meu pai comprou uma focus para substituir o mégane).
Mas o facto é que já havia coisas bem melhores nos motores em 2003.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Drifter Ver PostA PSA também usava o 1.4 TU3 de 75cv. Mas lembro-me que o Astra com 90cv não fazia muito melhor figura, nem o 1.4 salvo erro de 90cv também da Nissan no Almera. As diferenças não eram assim por aí além.
Comentário
-
Embora tenha um Rover 45 1.4 com os tais 103cv, conheço bem os Astra Sport de 90 cv e não faziam nada má figura. Podiam não ter a mesma velocidade final, mas não se distanciavam tanto no comportamento em curva (a versão Sport! Outros, salvo erro eram Elegance, são para esquecer de tão barcas que eram!), conforto (mesmo nas versões Sport) e os consumos eram igualmente aceitáveis, no mesmo patamar... 9 quando é para andar, 8 quando é para pastelar (ou cumprir os limites, mais os 20 km/h da praxe).
E com isto perdi-me... no que o nosso amigo afinal queria.
Ah! Familiares compactos de 75cv a gastar pouco? Talvez no país das maravilhas... ou no dos milagres!
Menos que 90 cv num carro deste tipo... é mesmo um marasmo, digno de quem nasceu com todo o tempo do mundo para tudo.
Comentário
-
A ford no lançamento do focus "esqueceu-se" das motorizaçoes , tinham um excelente carro que se tornou referencia do segmento mas os motores ficaram parados no tempo e até pior que o referido 1.25 de 82 cvs presente no fiesta de 96 !!
Na altura anterior , ou seja , na gama ESCORT a ford tinha uma panoplia de motores para todos os gostos , desde 1.4 CVH e 75 cvs , 1.6 com 105 cvs , 1.6 turbo com 132 cvs , depois com o 1800 zetec 130 e o 1.6 de 90cvs .
Era necessario que o focus viesse com motorizaçoes bem superiores que as presentes no escort .... mas nao ficaram parados no tempo ..,. Safam se o ST170 e o RS
Comentário
-
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostA ford no lançamento do focus "esqueceu-se" das motorizaçoes , tinham um excelente carro que se tornou referencia do segmento mas os motores ficaram parados no tempo.
O Focus foi lançado em 98.
1.4 16v 75 cv
1.6 16v 100 cv
1.8 16v 115 cv
2.0 16v 130 cv
O que é que existia de tão diferente nessa altura, tirando o já falado 1.4??
Conheço-os a todos e, tirando o 1.4 não envergonham ninguem.
Tenho ali um 1.8 igual (blacktopZetec) num mondeo que gasta 8 litros e chega aos 300 mil km sem sinais de cansaço... e engana muito hdcitdicdt
Comentário
-
Os meus pais têm um focus 1.6 comprado novo em 99. Coisas negativas daquilo: O motor, algo anémico, nada ajudado pela caixa loooooooooooongaaaaa, consumos estupidamente altos para o que anda, em circuito misto a média andava nos 10, agora, a GPL anda pelos 11 e picos. Nas minhas mãos, uma semana que cheguei a andar com ele, passou para os 14. Mais tarde eu cheguei a ter um alfa 33 de 1993, que gastava o mesmo e andava bastante mais.
Coisas boas: Tem um chassis, ainda para o padrão dos dias de hoje, fabuloso, após 15 anos, tem poucos ruidos parasitas. e é bastante confortável.
Relativamente a consumos, penso não haver muito a fazer, muita suavidade no pé direito.
Comentário
-
Originalmente Colocado por darkwings Ver PostOs meus pais têm um focus 1.6 comprado novo em 99. Coisas negativas daquilo: O motor, algo anémico, nada ajudado pela caixa loooooooooooongaaaaa, consumos estupidamente altos para o que anda, em circuito misto a média andava nos 10, agora, a GPL anda pelos 11 e picos. Nas minhas mãos, uma semana que cheguei a andar com ele, passou para os 14. Mais tarde eu cheguei a ter um alfa 33 de 1993, que gastava o mesmo e andava bastante mais.
Coisas boas: Tem um chassis, ainda para o padrão dos dias de hoje, fabuloso, após 15 anos, tem poucos ruidos parasitas. e é bastante confortável.
Relativamente a consumos, penso não haver muito a fazer, muita suavidade no pé direito.
Os consumos, ou a condução é muito descuidada ou o carro tem alguma anomalia, pois no meu para fazer medias de 10 tinha de andar a "brincar" com ele. AInda me lembro de fazer mais de 700 km por deposito.
A GPL nunca andei, e talvez porque fui um gajo muito burro, e nabo e ignorante em ter vendido o carro por causa dos €€€ que me levava em gasolina em ves de o ter convertido, arrependo-me sempre que me lembro do carro.
Comentário
-
Speedy
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostO rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
Eu pelo menos não estou a tentar denegrir ou humilhar os Focus e esses motores. Vocês disseram que na altura, 2003, não havia muito melhor. Eu disse que havia e dei exemplos apenas isso. Não percebo onde é que vocês estão tão indignados, nomeadamente com os meus comentários e com os do miguelspc.
Eu com 19 anos tinha um Opel Corsa B 1.5 TD comercial, 68 cavalos de 1999. Se na altura pudesse escolher, era óbvio que teria um Focus ainda que fosse o 1.4 de 75 cvs, sem dúvida nenhuma. O que não invalida que fosse um motor ultrapassado/datado.
Mas a questão não é essa e vocês querem levar isto para o lado pessoal, vocês são manhosos! Já vão na conversa do andar a pé e não ter carro etc etc...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostO Focus foi lançado em 98.
1.4 16v 75 cv
1.6 16v 100 cv
1.8 16v 115 cv
2.0 16v 130 cv
O que é que existia de tão diferente nessa altura, tirando o já falado 1.4??
Conheço-os a todos e, tirando o 1.4 não envergonham ninguem.
Tenho ali um 1.8 igual (blacktopZetec) num mondeo que gasta 8 litros e chega aos 300 mil km sem sinais de cansaço... e engana muito hdcitdicdt
Eu ando a ver 1.8 blacktop para um posterior swap para o focus mk1.5 1.4 cá de casa , o meu pai comprou-o e disse que chegava muito bem os 75cvs , agora queria algo melhor para suportar melhor as subidas e afins
O que refiro é que os motores sao sao fracos a nivel de performances , a nivel de fiabilidade muitissimo superior aos da VAg da altura ( o focus 1.4 cá de casa conta com 200 mil kms )
Mas em performances simplesmente poderiam fazer muitooooo melhor para ficar a par com o excelente chassis do focus !
Como referi 2 vezes o 1.25 do fiesta é bastante melhor que o 1.4 do focus , o puma teve o 1.7 VCT 125cvs em que o focus nao viu nada disso .
Bastante cilindrada e poucos cavalos , e isto era mais tipico antigamente .... o velhinho xr3i com o 1.6 CVH 8v possuia 105cvs e este zetec 1.6 16v consegue apenas 100cvs ???
Evoluçao muito diminuta . Actualmente temos os ecoboost que já deveriam ter vindo á mais tempo !
E nem refiro a Honda pois esta tinha motores muito mais possantes que os do focus , até o meu 1.5 anda muito mais e bebe bastante menos simplesmente
Comentário
-
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostEu ando a ver 1.8 blacktop para um posterior swap para o focus mk1.5 1.4 cá de casa , o meu pai comprou-o e disse que chegava muito bem os 75cvs , agora queria algo melhor para suportar melhor as subidas e afins
O que refiro é que os motores sao sao fracos a nivel de performances , a nivel de fiabilidade muitissimo superior aos da VAg da altura ( o focus 1.4 cá de casa conta com 200 mil kms )
Mas em performances simplesmente poderiam fazer muitooooo melhor para ficar a par com o excelente chassis do focus !
Como referi 2 vezes o 1.25 do fiesta é bastante melhor que o 1.4 do focus , o puma teve o 1.7 VCT 125cvs em que o focus nao viu nada disso .
Bastante cilindrada e poucos cavalos , e isto era mais tipico antigamente .... o velhinho xr3i com o 1.6 CVH 8v possuia 105cvs e este zetec 1.6 16v consegue apenas 100cvs ???
Evoluçao muito diminuta . Actualmente temos os ecoboost que já deveriam ter vindo á mais tempo !
E nem refiro a Honda pois esta tinha motores muito mais possantes que os do focus , até o meu 1.5 anda muito mais e bebe bastante menos simplesmente
Comentário
-
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostComo referi 2 vezes o 1.25 do fiesta é bastante melhor que o 1.4 do focus , o puma teve o 1.7 VCT 125cvs em que o focus nao viu nada disso .
O 1.7 VCT nao fazia muito sentido no Focus, quando este tinha o 2.0 de 130cv.
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNão perdes uma, Miguel
Mas neste caso, nao deixa de ter razao.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostNão perdes uma, Miguel
Entao fica lá com os 1.4 da vag looooooooooool ou entao para ser mais simpatico com os 1.4 TSI
Drifter , o 1.25 do fiesta era melhor que o 1.4 do focus no focus !
Os 82 cvs e a caixa curtinha fazia melhor figura que o 1.4 presente no focus , nao te esqueças que tenho os o focus em casa e o fiesta do meu sogro que conta com mais de 220 mil kms de 96Editado pela última vez por Miguelspc; 08 October 2014, 15:57.
Comentário
-
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostO rapaz tem 19 anos e tem um Focus 1.4i de 75cv.
Já agora vocês com a idade dele tinham que pérola ?
Comentário
-
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostEntao fica lá com os 1.4 da vag looooooooooool ou entao para ser mais simpatico com os 1.4 TSI
Comentário
-
Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostMau, mas estamos a falar do 1.4 ou dos motores ford vs vag? É que quem lê o que escreveste, não vê lá menção a qualquer motorização, mas vê lá que a fiabilidade é "muitissimo superior" nos ford (daí o meu comentário, onde sempre que podes, lá malhas nos vag)
Comentário
-
Originalmente Colocado por Miguelspc Ver PostEntao fica lá com os 1.4 da vag looooooooooool ou entao para ser mais simpatico com os 1.4 TSI
Drifter , o 1.25 do fiesta era melhor que o 1.4 do focus no focus !
Os 82 cvs e a caixa curtinha fazia melhor figura que o 1.4 presente no focus , nao te esqueças que tenho os o focus em casa e o fiesta do meu sogro que conta com mais de 220 mil kms de 96
Numa pesquisa rapida, o Stilo 1.2 de 80cv é mais rapido 0.2 dos 0-100 e tem mais 2km/h de velocidade maxima em comparaçao ao Focus 1.4. Mesmo que o 1.25 fosse melhor que o 1.2 da Fiat, a diferença de performance, era quase irrelevante, resta saber a agradabilidade como ficava.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário