conversa do "no meu tempo é que era" é conversa de velhos. não era elhor nem pior, era diferente.
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Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Postconversa do "no meu tempo é que era" é conversa de velhos. não era elhor nem pior, era diferente.
Agora esse diferente a que te referes pode ser traduzido em melhor e pior, eu tenho ideia que genericamente as coisas estão melhores, mesmo nas questões de duração e fiabilidade que são as expressas no primeiro post.
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Tem 51 kW = 69 HP, medidos SAE.
Medição SAE para se entender, é sem estar no carro como funciona / se usa; e sem coisas como Alternador, Correias, radiador, até escape.
Mais uma ajudinha:
Cheval-vapeur
La puissance est mesurée à la sortie du vilebrequin de façon à éviter les pertes de puissance dues à la transmission. À l'origine, la SAE avait établi un protocole de mesure sur banc avec un moteur de série débarrassé de ses accessoires, et parfois même de ses échappements. La puissance était mesurée en brake horsepower (bhp), ou puissance au frein. Le frein, était à l'époque un outil permettant de déterminer la puissance du moteur. Le frein était connecté directement en sortie du moteur, le couple et le régime appliqués au frein étaient mesurés pour déterminer la puissance maximale du moteur.
La norme SAE était la J245. Il en résultait donc que les chiffres de puissance annoncés en norme SAE étaient largement supérieurs à ceux exprimés en norme DIN.
Mais en 1972, la SAE a revu sa copie en édictant la norme J1349. Désormais, la puissance est mesurée avec le moteur équipé de ses accessoires et de ses échappements de série, ce qui a diminué l'écart entre ces deux normes.
Par ailleurs, les protocoles de mesure étant différents, il n'existe pas de règle de conversion simple pour passer d'une mesure à l'autre.Editado pela última vez por gtabarth; 14 November 2014, 21:41.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver Postesses 1200 que falaste do teu tio eram os de cabeças rebaixadas de 86cv SAE?
E traziam escape troféu, volante De Moura, instrumentos extra, Jantes, 5 laminas em vez de 3 na traseira, sempre Laranjas com risca preta, etc.
Depois trocou por um Accord 1600 Hatchback destes:
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Acho que não leste o meu link, que diz o que também diz o teu post em 1972 os cavalos SAE foram revistos e o Datsun parece que tem 69 desses, os tais 51 KW
Creio que com os 51 KW não pode haver dúvidas !?
What is SAE?
SAE is the Society of Automotive Engineers. Their standard is used by the auto manufacturers. Prior to about 1972, SAE gross ratings (aka bph - brake horespower) was used. This was the engine without accessories and was was not standardized, so different manufacturers rated it differently. Since 1972 in America the Net SAE rating has been used per standard J1349. This is the engine with all accessories (alternator, air cleaner, etc) as fitted in the car, so it is more realistic. Both SAE net and gross ratings are based on an engine dynamometer (not a rear-wheel dyno). The "brake" is referring to the dyno's putting a retarding force on the engine.
SAE NET HP is more powerful than Gross HP. So be cautious about comparing old advertised HP ratings to modern advertised ratings.
In 2005, the SAE introduced "SAE Certified Power" with SAE J2723. To attain certification the test must follow the SAE standard in question, take place in a ISO9000/9002 certified facility and be witnessed by an SAE approved third party. A few manufacturers such switched to the new ratings immediately, which raised the HP for some engines, but fell for most.
To Recap:
- SAE Gross HP - used by american auto manufacturers prior to 1972, HP at flywheel without engine accessories (unrealistic)
- SAE NET HP - used from 1972, which is actual HP at flywheel as fitted in the car (realistic)
- SAE Certified HP - used by some since 2005 (accurate)
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostMas um motor concebido nos anos 80 já está pensado para oferecer economia e restrições ambientais que um das décadas de 60/70 não foi.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostCreio que a conclusão é que há 2 tipos de cv SAE os "gross" e os "Net", estes últimos são praticamente equivalentes aos cv DIN e são desses que o Datsun tem 69, não é assim ?
Datsun 1200 tem 60cv DIN.
Como postaste inicialmente o Datsun de 1970 declarava 69 HP SAE.
A revisão foi depois, em 1972.
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Não sei se sou apenas eu, mas fico com a ideia que os carros perderam completamente a identidade.
Nos anos 80, 90 e até mesmo no inicio dos 00´s, não havia margem para dúvidas, cada modelo tinha a sua própria imagem. Toda a gente sabia o que era um Citroen AX, um Fiat Uno, um Opel Corsa e por aí fora..
Hoje em dia, existem para aí carros e mais carros que eu para tirar a limpo que marca e modelo são, tenho de ir ver o simbolo e o lettering. É tanto modelo e alguns tão parecidos
Confesso que antigamente era um autêntico fanático pelos automóveis.. Sabia inclusivamente as specs de quase todos de trás para a frente e hoje em dia desliguei-me.. Acompanho apenas algumas coisas.. Mas não me parece que seja apenas isso. Diria que isto acontece com a população em geral ou estarei enganado?
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Faço a pergunta doutro modo:
Ter uma rede moderna de abastecimento em múltiplo combustível disponível a par de oferta mecânica de marca, a preço acessível como uma relativa facilidade fiscal na compra de automóvel novo ou motorizada nova versus a miséria actual reinante no mercado interno.
Não acredito que haja pouca procura e/ou interesse em mercado maduro Europeu, América do Norte, ou outra geografia.
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Originalmente Colocado por Jbranco Ver PostEm geral acho que os carros estão hoje muito melhores do que eram. O que acontece é que a memória tende a dourar o passado.
Dourar em termos nostálgicos talvez,pelas descobertas que fazíamos por sermos mais novos e tudo era motivo de esmifrar para ver como era.
Por outro lado não dourando,ficamos com realidade dos factos e essa é fortemente defendida pelo gozo e maior fiabilidade dos motores.
Hoje em dia ver um rallye é como estar no limbo entre adormecer e estar acordado
Os do passado,faziam-me saltar no sofá com a espectacularidade das imagens que chegavam na tv.
Acho os carros de hoje muito parecidos entre si e isso vai tirando o brilho das marcas.Editado pela última vez por ticantonio; 15 November 2014, 01:39.
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Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostNão sei se sou apenas eu, mas fico com a ideia que os carros perderam completamente a identidade.
Nos anos 80, 90 e até mesmo no inicio dos 00´s, não havia margem para dúvidas, cada modelo tinha a sua própria imagem. Toda a gente sabia o que era um Citroen AX, um Fiat Uno, um Opel Corsa e por aí fora..
Hoje em dia, existem para aí carros e mais carros que eu para tirar a limpo que marca e modelo são, tenho de ir ver o simbolo e o lettering. É tanto modelo e alguns tão parecidos
Confesso que antigamente era um autêntico fanático pelos automóveis.. Sabia inclusivamente as specs de quase todos de trás para a frente e hoje em dia desliguei-me.. Acompanho apenas algumas coisas.. Mas não me parece que seja apenas isso. Diria que isto acontece com a população em geral ou estarei enganado?
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Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostNão sei se sou apenas eu, mas fico com a ideia que os carros perderam completamente a identidade.
Nos anos 80, 90 e até mesmo no inicio dos 00´s, não havia margem para dúvidas, cada modelo tinha a sua própria imagem. Toda a gente sabia o que era um Citroen AX, um Fiat Uno, um Opel Corsa e por aí fora..
Hoje em dia, existem para aí carros e mais carros que eu para tirar a limpo que marca e modelo são, tenho de ir ver o simbolo e o lettering. É tanto modelo e alguns tão parecidos
Confesso que antigamente era um autêntico fanático pelos automóveis.. Sabia inclusivamente as specs de quase todos de trás para a frente e hoje em dia desliguei-me.. Acompanho apenas algumas coisas.. Mas não me parece que seja apenas isso. Diria que isto acontece com a população em geral ou estarei enganado?
Vocês não percebem que quem mudou mais foram vovocês e que com mais 20 ou 30 anos nunca poderiam olhar para os carros da mesma maneira. é natural confundirse aas saudades de se ser um jovem de 20 anos a viver uma fase da vida típica dessa idade com a maior adrenalina dos carros dessa epoca. Os jovens de 20 anos de hoje em dia, daquidaqui por 20 anos estarão s dizer, em 2014 os carros é que eram bons, agora é tudo igual sem sal.
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostSupostamente.
E traziam escape troféu, volante De Moura, instrumentos extra, Jantes, 5 laminas em vez de 3 na traseira, sempre Laranjas com risca preta, etc.
Depois trocou por um Accord 1600 Hatchback destes:
A placa dizia os tais 86cv mas não tinha instrumentos extra nem volante.
No que toca ao escape e suspensão não me recordo nem nunca vi e o carro era azul e notoriamente cor original, daí ter perguntado se estavamos a falar da mesma versão.
PS - nem conhecia esse modelo Accord.
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Originalmente Colocado por v7 Ver PostDepois de investigar o tema fiquei na dúvida, mas olha o que diz aqui, tinha 51 KW
Tech Wiki - Performance : Datsun 1200 Club
O 1200 onde aprendeste a conduzir tinha 60cv na norma que tu e toda a gente conhece, a DIN.
Tinha 69cv na norma SAE.
O facto de ter 51kW que corresponde a 69cv só significa que são 51 kW na norma SAE.
kW é kW e cv é cv dependendo da norma a que se refere.
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Originalmente Colocado por danger Ver PostUm punto continua a ser um punto um corsa um corsa e por aí em diante.
Vocês não percebem que quem mudou mais foram vovocês e que com mais 20 ou 30 anos nunca poderiam olhar para os carros da mesma maneira. é natural confundirse aas saudades de se ser um jovem de 20 anos a viver uma fase da vida típica dessa idade com a maior adrenalina dos carros dessa epoca. Os jovens de 20 anos de hoje em dia, daquidaqui por 20 anos estarão s dizer, em 2014 os carros é que eram bons, agora é tudo igual sem sal.
Na altura, mesmo pessoas mais velhas e menos "ligadas" à área, sabiam distinguir certos automóveis.. Não éramos só nós, putos, que distinguíamos um Renault 5, de um Punto, de um 106, etc.. Mais que não fosse, conheciam a marca. Hoje em dia, admito que por vezes nem isso sei
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Se estão todos com saudosismo dos carros dos anos 90 comprem Dacias. Têm aí carros ao nível do que se fazia nos anos 90.
Haviam modelos interessantes mas hoje em dia tem-se carros mais eficientes, mais seguros, com motorizações mais evoluídas e mais entusiasmantes.
Muitas marcas que nos anos 90 eram lixo lançam hoje em dia modelos lindos e competitivos com os de marcas estabelecidas (ex. Hyunday e KIA).
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostEu conheci um 1200 desses abandonado numa garagem.
A placa dizia os tais 86cv mas não tinha instrumentos extra nem volante.
No que toca ao escape e suspensão não me recordo nem nunca vi e o carro era azul e notoriamente cor original, daí ter perguntado se estavamos a falar da mesma versão.
PS - nem conhecia esse modelo Accord.
O Accord era o MK1 e em carroçaria HB.
Por acaso o do meu Tio era verde metalizado como o da foto.
Atenção ao seguinte: nos anos 70 o Civic era segmento B e o Accord segmento C.
Na viragem para os anos 80, as novas gerações é que subiram de segmento.
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Originalmente Colocado por MadDragon Ver PostNão vale a pena andar às voltas.
O 1200 onde aprendeste a conduzir tinha 60cv na norma que tu e toda a gente conhece, a DIN.
Tinha 69cv na norma SAE.
O facto de ter 51kW que corresponde a 69cv só significa que são 51 kW na norma SAE.
kW é kW e cv é cv dependendo da norma a que se refere.
Alternador? Escape?
Mas para além das "normas", um pouco de experiência e atenção, indicam que a nível de condução de carros com "700 kg", de imediato se distingue o que anda um carro de 60cv ou o que anda um de 70cv.
A diferença é enorme. 85 para 100 cv / tonelada.
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Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostAceito a tua opinião e em parte, acredito que seja uma das causas, mas não só.
Na altura, mesmo pessoas mais velhas e menos "ligadas" à área, sabiam distinguir certos automóveis.. Não éramos só nós, putos, que distinguíamos um Renault 5, de um Punto, de um 106, etc.. Mais que não fosse, conheciam a marca. Hoje em dia, admito que por vezes nem isso sei
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Originalmente Colocado por gtabarth Ver PostOs 1200 Rally eram todos Laranja.
O Accord era o MK1 e em carroçaria HB.
Por acaso o do meu Tio era verde metalizado como o da foto.
Atenção ao seguinte: nos anos 70 o Civic era segmento B e o Accord segmento C.
Na viragem para os anos 80, as novas gerações é que subiram de segmento.
Questiono é a existência de outra versão com o mesmo motor.
E eram 2 ou 4 portas.
Aquele que eu vi era de 4.
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muitos carros até pelo som sabíamos identificar...
Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver PostNão sei se sou apenas eu, mas fico com a ideia que os carros perderam completamente a identidade.
Nos anos 80, 90 e até mesmo no inicio dos 00´s, não havia margem para dúvidas, cada modelo tinha a sua própria imagem. Toda a gente sabia o que era um Citroen AX, um Fiat Uno, um Opel Corsa e por aí fora..
Hoje em dia, existem para aí carros e mais carros que eu para tirar a limpo que marca e modelo são, tenho de ir ver o simbolo e o lettering. É tanto modelo e alguns tão parecidos
Confesso que antigamente era um autêntico fanático pelos automóveis.. Sabia inclusivamente as specs de quase todos de trás para a frente e hoje em dia desliguei-me.. Acompanho apenas algumas coisas.. Mas não me parece que seja apenas isso. Diria que isto acontece com a população em geral ou estarei enganado?
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estamos a falar de coisas diferentes.
não está em causa a estética, porque ai os Dacias também não servem de exemplo
Originalmente Colocado por Rosmano Ver PostSe estão todos com saudosismo dos carros dos anos 90 comprem Dacias. Têm aí carros ao nível do que se fazia nos anos 90.
Haviam modelos interessantes mas hoje em dia tem-se carros mais eficientes, mais seguros, com motorizações mais evoluídas e mais entusiasmantes.
Muitas marcas que nos anos 90 eram lixo lançam hoje em dia modelos lindos e competitivos com os de marcas estabelecidas (ex. Hyunday e KIA).
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o saudosismo está na moda, mas em termos de automóveis nem tem comparação com os actuais, o meu primeiro carro foi um mini e já na altura era muito mau, era desconfortável, gastador pouco andava e não travava, vendi-o em bom estado por 75 contos (350€) e comprei um Renault super5 mil vezes melhor, o Renault agora não vale nada e há dias vi um Mini igual ao que tive e pediam 6000€ por ele, está tudo doido!?.
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