Anúncio

Collapse
No announcement yet.

saudosismo ou verdade ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
    Sei que a minha memória já não é o que era, mas:



    ou



    não me saem da cabeça...

    Mas isto sou eu...
    As jantes parecem tampas de esgotos

    Comentário


      #62
      A grande diferença dos anos 90 para cá é que a diferença entre um mercedes e um KIA é só o status que projectam.

      Ambos cumprem o mesmo a que se propõem na perfeição.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
        Companheiro

        Acho que neste caso, a "qualidade" do óleo de motor é o factor mais importante.

        Tive um veículo com intervalos de manutenção de 5k em 5k. O posterior já era de 10k em 10k. Os seguintes passaram a 15/20k.

        Actualmente, na generalidade dos casos, são de 30k em 30k, mas também há quem diga que estes intervalos são absurdamente grandes tendo em consideração a qualidade dos óleos e a sua possível contaminação.

        Aceito bem toda a evolução em volta da segurança, mas, muita dessa "segurança" veio à custa de mais peso e maiores dimensões.

        Um Lotus Elise de hoje, é um carro apetecível para quem "goste" de carros, mas, não deixa de ser um carro desprovido da maioria das mariquices presentes num Corsa ou Clio.

        Nem sempre, "mais" é melhor. E no mundo automóvel, habitualmente, "mais" é pior.

        Na minha opinião, houve uma evolução "negativa" no que toca ao prazer de condução que se pode retirar de um carro. Na generalidade, passaram a ser meios de transporte altamente evoluídos e desprovidos de qualquer factor que nos transmita sensações reais.

        A direcção de um carro "antigo", dá-me mais feedback sobre o que se passa entre os pneus e o asfalto, que a direcção de um veículo actual (genericamente).

        Como referi acima, caso pud€sse, hoje tinha um Integrale (um EVO IV também me satisfaria parcialmente) como carro do dia-a-dia (para ir para o trabalho + levar as miúdas à escola + ir ao supermercado comprar ovos e leite + ...) e não sentiria que estivesse a descurar a segurança ou fiabilidade.

        Para mim, desde que tenha AC + ABS + FC + VE + Rádio, fico 100% satisfeito. Ligação ao ipod + ecrãs xpto + luzinhas maricas + bancos com regulação eléctrica, são paneleirices de apenas nos estão a desviar do prazer de conduzir, e, a encaminhar para o prazer de ser transportado.

        Eu gosto de conduzir, mas, há quem goste de se transportar.

        Esta é apenas a minha opinião.

        Um abraço

        ny12xx
        Bem, desculpa mas não podíamos estar em maior desacordo. Mas pronto, é assim a vida, nem todos podemos ter a mesma perceção das coisas.

        É claro que recordo com benevolente simpatia a primeira curva que fiz com um Delta Integrale, penso que ainda antes do final da década de 80. Mas, dito isto, tenho também de dizer que pelos padrões atuais esse carro está longe de ser melhor, ou mais eficaz, do que o que atualmente se faz mais ou menos pelo mesmo preço.
        Editado pela última vez por Jbranco; 14 November 2014, 12:12.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
          Isto chega ? ou tenho que ir à arrecadação desencantar o livrinho de instruções do do meu pai ?

          1970 Datsun 1200 specifications, information, data, photos 48675

          Não chega.
          Se não quiseres aprender, fica o post para quem está interessado.

          O livro de instruções trará o mesmo que as chapas no corta fogo:



          São 69 cv medidos pela norma SAE (está explicito) e não DIN.

          Grosso modo, os cavalos SAE são 15% optimistas.
          Eram medidos sem acessórios e periféricos.

          No caso do Datsun 1200 60cv DIN dão 69cv SAE

          Outro exemplo: Alfa 1600 GT Junior, 109cv DIN dão 125 cv SAE.

          A norma SAE entrou em desuso.


          Já agora, hoje quase todos os construtores e países usam DIN, cavalos métricos, os Ingleses continuam a usar os cavalos mecânicos.

          Eu acho que isso devia acabar e TODOS usarem o mais correcto: kW, que é o que vem nos livretes.

          1 cavalo métrico = 0,7355 kW
          1 cavalo mecânico = 0,7457 kW

          Comentário


            #65
            O meu sonho :

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
              volta meia volta, as conversas que tenho com amigos e alguns familiares acabam nos carros.

              a comparação com muitos carros da década de 90 com os atuais terminam quase sempre sem consenso.

              muitos dizem que esta foi a melhor época e que os novos nunca vão durar o mesmo.

              em parte concordo, mas também é um facto que muita coisa melhorou ( segurança, insonorização, potencia e até consumos ).

              eu tenho um carro da década de 90 ( 1993 ) e outros mais recentes, 2002 e 2012~2013 e também acho que esses foram os anos de ouro da industria ( 90 ).

              em termos automóveis estamos melhor hoje ?
              Muito melhor em muita variável, em em toda a linha de segmento comercial, coisa impensável na obsoleta década de 90 ou anterior, em que efectivamente o poder de compra fazia substancial diferença na qualidade do carro.

              Comentário


                #67
                Eu notei grande evolução da década de 80 para 90 sim, sobretudo nos segmentos A/B/C mas não tanto nos topos de gama.

                O grande boom do segmento C ( aquele que acompanho mais) dá-se a partir do Golf4 mas só em 2003 é que percebe que o mercado mudou com o MeganeII, o C3 ea segur o Focus. Foi um salto bem significatibo no segmento C tb acompanhado dos pequenos Diesel rápidos. Depois até agora: bah. Vira o disco e toca o mesmo. Mudaram só os displays que agora são touch e pouco mais.

                Em termos de fiabilidade, já teve vários carros C de marcas generalistas na última década e não tenho qq razão de queixa especial. Antes pelo contrário, acho-os mais fiáveis do que os que o meu pai teve nos anos 80/90.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                  Bem, desculpa mas não podíamos estar em maior desacordo.

                  É claro que recordo com benevolente simpatia a primeira curva que fiz com um Delta Integrale, ... pelos padrões atuais esse carro está longe de ser melhor, ou mais eficaz, do que o que atualmente se faz mais ou menos pelo mesmo preço.
                  Qualquer carro equivalente da actualidade (Impresa + EVO X) faz mais e melhor que o velhote, mas, não me transmitem as mesmas sensações.

                  Gostei de todos os EVO's deste o IV até ao VI, mas depois disso, nem por isso.

                  Até à dois anos, tive a possibilidade de poder andar umas quantas vezes num Integrale EvoII de 93. Acho-o soberbo tanto dinamicamente como a nível de motor.

                  Há melhores? Claro que há!

                  Sendo que nem sempre a razão se sobrepõe à emoção, o Integrale EvoII continua no meu top3.

                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                  O meu sonho
                  Não fosse a tábua de engomar, e também seria uns dos meus preferidos...

                  Comentário


                    #69
                    Pura e simplesmente saudosismo.
                    Contra mim falo que também o sou, mas nos anos 90 os carros eram melhores que nos anos 70 e 80 mas bem piores que os actuais.
                    Piores o que quer dizer, melhores o que quer dizer???? pois, lê-se por aí, ahhh o carro x faz mais que o lancia antigo, mas não dá tanto gozo de conduzir, mas o que é isso do gozo? mas então fazer mais não é ser melhor?
                    Mas voltando ao mundo real... utilitarios...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                      Talvez tenha a haver com o avançar da idade, mas apesar de continuar a gostar de carros, o interesse está a esmorecer, até porque há 10/20 anos grande parte do deslumbramento da tecnologia vinha dos automóveis, actualmente há tanta tecnologia e tão diversificada que os carros deixaram de ser o centro, e por mais tecnologia que tragam, não deixa de ser quase obrigatório.

                      Há 20 anos quando saía um novo carro, era um acontecimento, actualmente já nem conheço muitos, tal a banalização. Por outro lado, apesar de inovações tecnológicas, qual é a emoção de um novo Golf?

                      Os carros são sem dúvida melhores tecnologicamente, mas marcam a diferença?

                      Para mim são muito poucos, o que me leva a ser um pouco saudosista.
                      Jaguar S-Type versus Jaguar XF? (Ford Motor Company vs TATA Motors), a diferença é abismal.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                        Não chega.
                        Se não quiseres aprender, fica o post para quem está interessado.

                        O livro de instruções trará o mesmo que as chapas no corta fogo:



                        São 69 cv medidos pela norma SAE (está explicito) e não DIN.

                        Grosso modo, os cavalos SAE são 15% optimistas.
                        Eram medidos sem acessórios e periféricos.

                        No caso do Datsun 1200 60cv DIN dão 69cv SAE

                        Outro exemplo: Alfa 1600 GT Junior, 109cv DIN dão 125 cv SAE.

                        A norma SAE entrou em desuso.


                        Já agora, hoje quase todos os construtores e países usam DIN, cavalos métricos, os Ingleses continuam a usar os cavalos mecânicos.

                        Eu acho que isso devia acabar e TODOS usarem o mais correcto: kW, que é o que vem nos livretes.

                        1 cavalo métrico = 0,7355 kW
                        1 cavalo mecânico = 0,7457 kW
                        Vinha colocar foto semelhante.

                        Nem podiam ser 69cv.
                        O motor que substituiu o motor do 1200 que mais tarde apareceu nos Micra que eu tive já com bloco em aluminio e outros pormenores avançados só debitava 60cv e quem conhece os dois motores sabe que este último é um nadinha mais fulguroso.

                        Há que dar a mão à palmatória senão só acabamos por passar por casmurros e convencidos, coisa pouco agradável.

                        PS - esses 1200 que falaste do teu tio eram os de cabeças rebaixadas de 86cv SAE?

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                          mas então fazer mais não é ser melhor?
                          Originalmente Colocado por ny12xx Ver Post
                          Nem sempre, "mais" é melhor.
                          Esta é apenas a minha opinião...

                          Comentário


                            #73
                            Muito embora compreenda e respeite a tua opinião, nesse assunto concordemos em discordar.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Muito embora compreenda e respeite a tua opinião, nesse assunto concordemos em discordar.
                              Concordemos então...

                              E esse do teu avatar também me levava às lágrimas...

                              Comentário


                                #75

                                French Blue

                                Comentário


                                  #76

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                    French Blue
                                    O cheirinho a óxido de ferro até atravessa o meu monitor para se entranhar nas minhas narinas... Hummmmmmmmmmmm cá bom

                                    Comentário


                                      #78
                                      Benzina, Oil, V6

                                      Comentário


                                        #79
                                        Os automóveis de hoje foram pensados na economia, conforto e segurança. Apenas nisto.

                                        Na década anterior foram pensados na fiabilidade. Qualquer carro recente foi criado com intuito de a curto prazo dar problemas e fazer o proprietário trocar de viatura, se tiver possibilidades, ou gastar balúrdios nos arranjos.
                                        Falo numa média de 5 anos para começarem os problemas graves..

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                                          Os automóveis de hoje foram pensados na economia, conforto e segurança. Apenas nisto.

                                          Na década anterior foram pensados na fiabilidade. Qualquer carro recente foi criado com intuito de a curto prazo dar problemas e fazer o proprietário trocar de viatura, se tiver possibilidades, ou gastar balúrdios nos arranjos.
                                          Falo numa média de 5 anos para começarem os problemas graves..
                                          Segurança teve o seu boom no início dos anos 90 e estabilisou no final com os Airbags obrigatórios e ESPs.
                                          Não vi grande evolução nos anos 2000 como a que se verificou na década anterior.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                            O motor que substituiu o motor do 1200 que mais tarde apareceu nos Micra que eu tive já com bloco em aluminio e outros pormenores avançados só debitava 60cv e quem conhece os dois motores sabe que este último é um nadinha mais fulguroso.
                                            Mas um motor concebido nos anos 80 já está pensado para oferecer economia e restrições ambientais que um das décadas de 60/70 não foi.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                              Segurança teve o seu boom no início dos anos 90 e estabilisou no final com os Airbags obrigatórios e ESPs.
                                              Não vi grande evolução nos anos 2000 como a que se verificou na década anterior.
                                              A década de 90 viu a generalização de certos equipamentos.

                                              A década 00 foi muito mais importante ao nível da segurança, nomeadamente ao nível das estruturas de absorção de energia, motivado pelo aumento da severidade dos testes-padrão.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Não chega.
                                                Se não quiseres aprender, fica o post para quem está interessado.

                                                O livro de instruções trará o mesmo que as chapas no corta fogo:


                                                São 69 cv medidos pela norma SAE (está explicito) e não DIN.

                                                Grosso modo, os cavalos SAE são 15% optimistas.
                                                Eram medidos sem acessórios e periféricos.

                                                No caso do Datsun 1200 60cv DIN dão 69cv SAE

                                                Outro exemplo: Alfa 1600 GT Junior, 109cv DIN dão 125 cv SAE.

                                                A norma SAE entrou em desuso.


                                                Já agora, hoje quase todos os construtores e países usam DIN, cavalos métricos, os Ingleses continuam a usar os cavalos mecânicos.

                                                Eu acho que isso devia acabar e TODOS usarem o mais correcto: kW, que é o que vem nos livretes.

                                                1 cavalo métrico = 0,7355 kW
                                                1 cavalo mecânico = 0,7457 kW
                                                Sei que existem essas duas normas mas desconheço qual a relação entre elas.

                                                Pegando neste conversor não parece haver essa diferença toda ?

                                                Metric Converter

                                                Aqui também falam em diferença negligenciável ....

                                                How to Convert DIN HP to SAE | eHow

                                                O carro em KW tem 51 como se pode ver aqui, quanto dá em cv DIN ?

                                                http://datsun1200.com/modules/mediaw...le=Performance
                                                Editado pela última vez por v7; 14 November 2014, 16:59.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                  Mas um motor concebido nos anos 80 já está pensado para oferecer economia e restrições ambientais que um das décadas de 60/70 não foi.
                                                  Não é o caso de nenhum dos motores que estamos a falar.
                                                  Deste 1.2 de aluminio então conheço-o como a palma da minha mão e aquilo não teve nenhuma consideração ambiental.

                                                  De mais a mais roubar 9cv era dose mesmo com restrições do género.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                    Não é o caso de nenhum dos motores que estamos a falar.
                                                    Deste 1.2 de aluminio então conheço-o como a palma da minha mão e aquilo não teve nenhuma consideração ambiental.

                                                    De mais a mais roubar 9cv era dose mesmo com restrições do género.
                                                    Esses motores só se venderam cá ? Pela tua conversa, parece que sim.

                                                    E logo num motor Japonês, que são só as marcas mais globais a nível de vendas...

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                      Esses motores só se venderam cá ? Pela tua conversa, parece que sim.

                                                      E logo num motor Japonês, que são só as marcas mais globais a nível de vendas...
                                                      Não estou a perceber onde queres chegar.

                                                      De qualquer forma se sabes de alguma coisa partilha.
                                                      Eu como geek destes motores durante uns anos não tenho nenhuma razão para afirmar que os motores da série MA (ainda me lembro disto) foram pensados para normas ambientais, ainda para mais com 9cv perdidos.

                                                      Aliás, nem é pelos 9cv perdidos pois já todos entenderam que os 9cv existem por diferenças nas normas.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Respondendo directamente ao tópico:

                                                        Nos anos 90 atingiu-se a fiabilidade com a generalização da injecção electrónica.
                                                        Prazer de conduzir (e perigo), isso foi nos 80'.
                                                        Mas como o JBranco postou atrás, hoje os carros são muito melhores. Isso nota-se quando conduzimos um "chasso" dessa altura.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                          Nos anos 90 atingiu-se a fiabilidade com a generalização da injecção electrónica.
                                                          É isso, no final dos 90 já quase todos os otto eram multiponto e no fundo a tecnologia que temos hoje em muitos carros é praticamente a mesma.

                                                          É um sistema muito fiável.

                                                          Mas é necessário algum cuidado com as generalizações: um e46 318i (já nem falo de um 320i) ainda não considero um chaço. Ainda consegue ser mais interessante que muitos carros novos (ainda que de segmentos inferiores).

                                                          Este é apenas um exemplo.
                                                          Editado pela última vez por Vocsa; 14 November 2014, 18:33.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            Tantas!

                                                            Mas principalmente as marcas do grupo BMC ou Leyland se quiseres e do fascinante grupo Rootes.
                                                            Eu estava a referir-me ao período da década de 90 até à actualidade, que é o período aqui discutido.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                                              Aliás, nem é pelos 9cv perdidos pois já todos entenderam que os 9cv existem por diferenças nas normas.
                                                              Depois de investigar o tema fiquei na dúvida, mas olha o que diz aqui, tinha 51 KW

                                                              Tech Wiki - Performance : Datsun 1200 Club

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X