Olá,
Comprei um Volkswagen Golf de 1993 (série 3) por 500 euros num país do Norte da Europa que já pertenceu ao antigo bloco soviético. Como me encontrava a viver nesse país sem autorização de residência, não consegui arranjar forma de meter o carro em meu nome. No entanto, como tinha de vir a Portugal renovar documentos uma vez que o meu passaporte caducava em Outubro de 2014, e também não tinha BI ou cartão de cidadão comigo (o que me impedia de renovar qualquer documento sem vir a Portugal), resolvi trazer o carro para Portugal com uma matrícula provisória (válida por um mês), isto na esperança de que pudesse legalizar o carro em Portugal, tratando de toda a documentação ao mesmo tempo (minha e do carro). O carro portou-se bem na estrada, fez 5.000 km em 4 dias, sempre a andar (só parei 6/7 horas para dormir), ou seja, o carro está óptimo. O problema foi a surpresa que tive ao chegar a Portugal há 2 meses atrás: É que cheguei à conclusão que para legalizar um carro que tem mais de 20 anos eu teria de gastar entre 2.000 a 3.000 euros por causa da sua emissão de CO2, ou seja, um valor equivalente, na pior das hipóteses, a 6 vezes mais do que aquilo que eu paguei pelo carro. Houve ainda uma fase em que surgiu uma proposta de lei em que veículos com mais de 10 anos poderiam vir a usufruir de 80% de desconto no processo de legalização, mas acontece que essa proposta de lei foi chumbada. É por isso que agora me encontro numa encruzilhada: Vender o carro pelo preço que me oferecem por ele (150 euros - não oferecem mais que isso) parece-me estupidez, mas legalizá-lo também não posso. Desta forma, o carro que está tão bom não só é obrigado a ter de permanecer parado, como de acordo com a lei eu ainda sou obrigado a abatê-lo (coisa que não quero). O facto de o carro ter matrícula estrangeira (ainda por cima temporária e já expirada) inviabiliza qualquer possibilidade de eu comprar um novo dando este em troca de modo a poder beneficiar de desconto. Não sei pois o que fazer. Pensei em levar o carro através do reboque para o seu país de origem porque, como tenho lá alojamento, poderia tentar arranjar uma forma de o legalizar (até porque não está fora de questão eu tentar resolver o problema da falta de autorização de residência). Parece-me que legalizá-lo lá sairia de certeza absoluta mais barato do que fazê-lo em Portugal, só que em princípio não vale a pena, visto que me pediram 3.700 euros por esse serviço de reboque. Daí não saber mesmo o que fazer. Alguém tem uma sugestão?
Comprei um Volkswagen Golf de 1993 (série 3) por 500 euros num país do Norte da Europa que já pertenceu ao antigo bloco soviético. Como me encontrava a viver nesse país sem autorização de residência, não consegui arranjar forma de meter o carro em meu nome. No entanto, como tinha de vir a Portugal renovar documentos uma vez que o meu passaporte caducava em Outubro de 2014, e também não tinha BI ou cartão de cidadão comigo (o que me impedia de renovar qualquer documento sem vir a Portugal), resolvi trazer o carro para Portugal com uma matrícula provisória (válida por um mês), isto na esperança de que pudesse legalizar o carro em Portugal, tratando de toda a documentação ao mesmo tempo (minha e do carro). O carro portou-se bem na estrada, fez 5.000 km em 4 dias, sempre a andar (só parei 6/7 horas para dormir), ou seja, o carro está óptimo. O problema foi a surpresa que tive ao chegar a Portugal há 2 meses atrás: É que cheguei à conclusão que para legalizar um carro que tem mais de 20 anos eu teria de gastar entre 2.000 a 3.000 euros por causa da sua emissão de CO2, ou seja, um valor equivalente, na pior das hipóteses, a 6 vezes mais do que aquilo que eu paguei pelo carro. Houve ainda uma fase em que surgiu uma proposta de lei em que veículos com mais de 10 anos poderiam vir a usufruir de 80% de desconto no processo de legalização, mas acontece que essa proposta de lei foi chumbada. É por isso que agora me encontro numa encruzilhada: Vender o carro pelo preço que me oferecem por ele (150 euros - não oferecem mais que isso) parece-me estupidez, mas legalizá-lo também não posso. Desta forma, o carro que está tão bom não só é obrigado a ter de permanecer parado, como de acordo com a lei eu ainda sou obrigado a abatê-lo (coisa que não quero). O facto de o carro ter matrícula estrangeira (ainda por cima temporária e já expirada) inviabiliza qualquer possibilidade de eu comprar um novo dando este em troca de modo a poder beneficiar de desconto. Não sei pois o que fazer. Pensei em levar o carro através do reboque para o seu país de origem porque, como tenho lá alojamento, poderia tentar arranjar uma forma de o legalizar (até porque não está fora de questão eu tentar resolver o problema da falta de autorização de residência). Parece-me que legalizá-lo lá sairia de certeza absoluta mais barato do que fazê-lo em Portugal, só que em princípio não vale a pena, visto que me pediram 3.700 euros por esse serviço de reboque. Daí não saber mesmo o que fazer. Alguém tem uma sugestão?
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