Parabéns pela coragem de comprar algo diferente da norma
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Nissan Leaf sim ou não ?
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Originalmente Colocado por NothingFace Ver PostParabéns pela coragem de comprar algo diferente da norma
Isso foi uma das razoes de querer este eletrico, ser algo diferente.
Olhando para os preços que nos foram dados de outros carros que vimos,es pecialmenta da versao 30anos do ibiza fr que é um carro muito bonito e com muito equipamento, acho que mais de 90% das pessoas nao iria para o eletrico mas eu desde que experimentei leaf quase que esqueci os carros a combustaoEditado pela última vez por ricomini; 24 February 2015, 16:54.
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Originalmente Colocado por eu Ver PostAcho que fizeste uma boa opção e não te vais arrepender. Eu tenho visto reviews de donos de Leafs no youtube e quase todos dizem maravilhas do carro.
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostVais meter a wall box em casa para carregar o carro? O novo leaf sai em 2016 certo?
Ele pode ser ligado directamenta numa tomada normal.
Penso que sim mas nessa altura nao sabemos se terei oa 9mil€ pelo o abate e o iva , como tambem nao sei se sem gastar dinheiro o peugeot aguenta ate la
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Parabéns, é o carro mais confortável que conheço, suspensão fabulosa aliada ao silêncio de um carro eléctrico...e quando se carrega no pedal, o carro até encosta o condutor ao banco!
Carrega sim numa tomada normal a 10 A, é esse o cabo que vem com o carro. Se quiseres carregar um pouco mais rápido, a 16 A ou mais, aí é que podes fazer a instalação de uma wallbox em casa.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostSera preciso a wall box?
Ele pode ser ligado directamenta numa tomada normal.
Penso que sim mas nessa altura nao sabemos se terei oa 9mil€ pelo o abate e o iva , como tambem nao sei se sem gastar dinheiro o peugeot aguenta ate la
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Originalmente Colocado por Scutar Ver PostO que é que a wall box dá para fazer alem de ser possivel carregar mais rapido?
Isto para mim acho que so compense se já tivermos potencia contratada suficiente porque a alteraçao trara aumento dos custos mensais .
Disseram.me isto no forum do carro
"
Se vale a pena ou não depende do uso de cada um. Atenção que para carregar em 4 horas é preciso ter 30A disponíveis numa fase. Ou tem 3x30A (20kVA) de potência contratada e uma fase é só para o Leaf ou 45A de potência monofásica (10kVA), sobrando 15A para o resto da casa enquanto está a carregar.
Em Portugal a solução de 45A monofásica é a única que é minimamente aceitável, os 3x30A ficam muito caros por mês no termo tarifário fixo.
Penso que é possível regular o EVSE para menos de 30A, de modo a poder ter mais circuitos na casa ligados com uma potência contratada de 30A. Nesse caso carregaria mais lento que a 30A mas bastante mais rápido que os 10A que o EVSE portátil que vem com o carro."
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Depois como é que se analisa a "qualidade" da bateria para uma eventual substituição?Editado pela última vez por mmiigguueell; 26 February 2015, 11:55.
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Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver PostDepois como é que se analisa a "qualidade" da bateria para uma eventual substituição?
Tenho ainda que aprender muita coisa que depois espero ensinar no diario de bordo :D
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Não estraga nada, carregar a 10A, 16A ou 32A são na mesma carregamentos lentos. Carregamentos rápidos são feitos com corrente DC e potências muito elevadas através da tomada Chademo, em apenas 30 minutos carrega 80%. Estes é que fazem subir bastante a temperatura das baterias e podem ajudar a degradar mais rapidamente, se houver algum abuso.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostIsto permite fazer carregamentos a 16A e 32A , mais rapidos que o normal, já que o normal é termos 10A em casa.
Isto para mim acho que so compense se já tivermos potencia contratada suficiente porque a alteraçao trara aumento dos custos mensais .
Disseram.me isto no forum do carro
"
Se vale a pena ou não depende do uso de cada um. Atenção que para carregar em 4 horas é preciso ter 30A disponíveis numa fase. Ou tem 3x30A (20kVA) de potência contratada e uma fase é só para o Leaf ou 45A de potência monofásica (10kVA), sobrando 15A para o resto da casa enquanto está a carregar.
Em Portugal a solução de 45A monofásica é a única que é minimamente aceitável, os 3x30A ficam muito caros por mês no termo tarifário fixo.
Penso que é possível regular o EVSE para menos de 30A, de modo a poder ter mais circuitos na casa ligados com uma potência contratada de 30A. Nesse caso carregaria mais lento que a 30A mas bastante mais rápido que os 10A que o EVSE portátil que vem com o carro."
Em termos de energia e custos?
Obrigado.
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Originalmente Colocado por RLTsport Ver PostNão estraga nada, carregar a 10A, 16A ou 32A são na mesma carregamentos lentos. Carregamentos rápidos são feitos com corrente DC e potências muito elevadas através da tomada Chademo, em apenas 30 minutos carrega 80%. Estes é que fazem subir bastante a temperatura das baterias e podem ajudar a degradar mais rapidamente, se houver algum abuso.
Gostava de conseguir carregar a 16A, já representava um ganho considerevel de tempo mas se tiver de gastar alguns euros penso que não compense porque esses euros dão para muitos milhares de kms
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Originalmente Colocado por nebuchadnezzar Ver PostConsegues determinar por quanto fica um carregamento completo às baterias do Leaf?
Em termos de energia e custos?
Obrigado.
Mas pelo que tenho lido à volta do 1.5€/100km
Em Bi-horario ainda se consegue poupar umas moedas
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostA potencia que tenho contratada é 10.35KVA
Gostava de conseguir carregar a 16A, já representava um ganho considerevel de tempo mas se tiver de gastar alguns euros penso que não compense porque esses euros dão para muitos milhares de kms
O ganho de tempo no carregamento é significativo, contudo se a intenção é carregar durante a noite, levar mais duas ou tres horas não faz grande diferença...Editado pela última vez por RLTsport; 27 February 2015, 23:26.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostDepois de ter o carro vou investir nisso e tentar contablizar tudo.
Mas pelo que tenho lido à volta do 1.5€/100km
Em Bi-horario ainda se consegue poupar umas moedas
Carregando na mobi.e é de graça...
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Não há preços ao certo, mas visto que a diferença de preço entre o modelo com bateria e o modelo sem (com aluguer) era de mais ou menos 6000€, eu apontava para um valor desse género.
A degradação, se os ciclos forem bem feitos, quase nem se nota. Pelo que se vê as baterias sofrem algum desgaste inicial, mas depois mantém a capacidade durante 3/4 anos. E esse desgaste deve resultar em meia dúzia de kms de autonomia perdidos
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É que eu estava a fazer contas aos custos de utilização para 8 anos em que seriam necessários 20 mil kms por ano e realmente cheguei aos seguintes números:
Opel Corsa 1.3 CDTI (o meu carro)
Cerca de 100kms com 4€. O que dá 800€ por ano e 6400€ ao fim de 8 anos.
Nissan Leaf:
Cerca de 100kms com 1.5€ Portanto, 300€ por ano e 2400€ ao fim de 8 anos.
A diferença de consumos é favorável para o leaf em 4000€. No entanto, ao fim de 8 anos o leaf precisa de uma bateria nova cuja substituição deve ficar por volta dos 7000€ (já com iva e mão de obra não deve ficar muito abaixo disso). Por isso, entre electricidade e baterias o leaf fica por 9400€ ao fim de 8 anos. Enquanto que o corsa são 6400€ mais as respectivas revisões e IUC (o meu paga 20€ por ano). Ou seja, o valor será idêntico se o meu carro tiver uma despesa de cerca de 250€ por mês. Como até acho que é menos, não estou a ver como é que um elétrico como este pode compensar a longo prazo.
Daquilo que vi, a única vantagem (grande) de um carro destes é para quem mora nos grandes centros por duas razões: Estacionamento grátis e reservado e possibilidade de carregamento rápido.Editado pela última vez por GorySantos; 24 August 2016, 23:16.
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