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ESP - desligável, sim ou não ?
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o ASD faz de autoblocante, e para além de ajudar nos arranques em pisos menos bons á um grande amigo das rotundas
eu já tive alguns mercedes com ASD mas o melhor foi o 190E 2.5-16 que foi o carro que mais gozo me dava nas curvas.
com apenas 192 cavalos aquilo fazia tudo o que queria.
um verdadeiro brinquedo
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Postpessoalmente não confio muito nesses sistemas de cruise control com
O sistema da Mercedes-Benz, é um auxiliar e não um mecanismo totalmente automático. No autocarro percebes isso bem, dado que o sistema só efectua a travagem em última instância e após sucessivos avisos ao condutor.
E eu confio nisto, tanto quanto no retarder que equipa quase todos os chassis de autocarros e veículos integrais de produção própria, que é capaz de manter velocidades constantes em descida sem qualquer acção do condutor.
Mas lá está, o sistema de travagem de um pesado é qualquer coisa de fenomenal e complexo e cheio de artimanhas para parar quando é realmente necessário.
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Posto abs ser desligável pode salvar em TT por exemplo.
no meu LC 200 tenho lá um botão que deixa desligar os airbags, desde que não exceda os 40 km/h - talvez para evitar que se abram em tt a baixa velocidade ...
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cheguei a ver um G 350 ( 1995 ) com um botão para desligar o ABS, nos range rover da mesma altura o abs só ficava ativo depois de determinada velocidade.
quanto a ter um botão para desligar o Air Bag, só conheço no Toyota, mas é possível que os jipes sejam menos sensíveis a baixa velocidade.
conheces outros que tenham esse botão ?
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostQuase todos os jipes da 2ª metade da década de 90 que possuem airbags têm um programa de acionamento dos airbags em que não funcionam abaixo de determinada velocidade. Como é óbvio nada tem a ver com os sistemas de agora pois o sistema é cego e como tal abaixo de determinada velocidade não funcionam.
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Originalmente Colocado por josemanuel Ver Postcheguei a ver um G 350 ( 1995 ) com um botão para desligar o ABS, nos range rover da mesma altura o abs só ficava ativo depois de determinada velocidade.
quanto a ter um botão para desligar o Air Bag, só conheço no Toyota, mas é possível que os jipes sejam menos sensíveis a baixa velocidade.
conheces outros que tenham esse botão ?
Nos que falei não existe nenhum botão relativamente aos airbags, apenas não se accionam perante pequenos impactos ou pancadas.
Em relação ao ABS só mesmo o Classe G W463 tinha um botão para desligar o mesmo.
No caso dos Land Cruiser HDJ80 sempre que engrenavas as redutoras o ABS também se desligava, sendo que ao ligares bloqueios de diferencial também se desligava o ABS. Dos mais recentes e do que conheço só o FJCruiser permite uma panóplia deste género.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostComo qualquer outro dispositivo de segurança , na minha opinião não deveria ter opção de ser desligado. Tal como o airbag do condutor , o ABS e outros que tal ... Tudo o que for a prova de estupidez humana eu concordo.
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A minha resposta relativamente ao tópico é ESP não desligavel desde que bem calibrado...Tenho um Alfa Romeo com o sistema VDC e que ao contrário de alguns ESP, este não actuada de uma forma tão precoce...deixa uma boa margem de manobra para algumas brincadeiras até actuar...só mesmo mas mesmo no limite é que actua...pessoalmente assim gosto!! Existe a possibilidade de desligar o ASR mas VDC está sempre ativo...Azares acontecem a todos e até aos melhores por isso com a segurança não se brinca, daí ser a favor que ele dispositivo não se desligue!!
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostNão deveria ser desligado? Como é que se conduz a sério com o ESP ligado?
Tudo o que for para ajudar é bem vindo. Eu pelo menos nunca desliguei os ESP's dos meus carros , nem percebo porque lá está o botão. Para fazer drift's ?
Para isso há pistas ... compra-se um bmw velho , solda-se o diferencial e pronto drift machine.Editado pela última vez por SPV; 10 March 2015, 16:54.
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Originalmente Colocado por SPV Ver PostO que é conduzir a serio ?
Tudo o que for para ajudar é bem vindo. Eu pelo menos nunca desliguei os ESP's dos meus carros , nem percebo porque lá está o botão. Para fazer drift's ?
Para isso há pistas ... compra-se um bmw velho , solda-se o diferencial e pronto drift machine.
Quando quero andar mesmo depressa, tenho de desligar o ESP. Não há alternativa.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostMete a maior parte dos que aqui estão num carro sem direcção assistida ou servo-freio e vais ver os resultados...
Mesmo o ABS com EBD já é uma necessidade não desligável. Carros de pista é outra história.
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Ainda não percebi onde este debate vai levar. Uns falam de alhos outros de bugalhos.
"O que mais se vê aí todos dias é Porsches e afins desportivos a fazer burnouts por essas estradas fora" Realmente...
Cruzo-me com tantos desportivos e topos de gama e retenho que até são muito mais civilizados que o condutor comum da "caranguejola". Mas pronto tipicamente AHO... off topic a partir do 2º post
Para cúmulo da conversa juntar a isto prédios com rodas e mais de 20 toneladasEditado pela última vez por TerranoII; 13 March 2015, 14:22.
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Originalmente Colocado por addt Ver PostA minha resposta relativamente ao tópico é ESP não desligavel desde que bem calibrado...Tenho um Alfa Romeo com o sistema VDC e que ao contrário de alguns ESP, este não actuada de uma forma tão precoce...deixa uma boa margem de manobra para algumas brincadeiras até actuar...só mesmo mas mesmo no limite é que actua...pessoalmente assim gosto!! Existe a possibilidade de desligar o ASR mas VDC está sempre ativo...Azares acontecem a todos e até aos melhores por isso com a segurança não se brinca, daí ser a favor que ele dispositivo não se desligue!!
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Originalmente Colocado por addt Ver PostA minha resposta relativamente ao tópico é ESP não desligavel desde que bem calibrado...Tenho um Alfa Romeo com o sistema VDC e que ao contrário de alguns ESP, este não actuada de uma forma tão precoce...deixa uma boa margem de manobra para algumas brincadeiras até actuar...só mesmo mas mesmo no limite é que actua...pessoalmente assim gosto!! Existe a possibilidade de desligar o ASR mas VDC está sempre ativo...Azares acontecem a todos e até aos melhores por isso com a segurança não se brinca, daí ser a favor que ele dispositivo não se desligue!!
Também tenho um Alfa Romeo e se carregar por mais de 2 segundos no botão, onde desliga o ASR, este desliga tudo.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostPara cúmulo da conversa juntar a isto prédios com rodas e mais de 20 toneladas
Partilham a estrada com os teus veículos e podem ser motivo de curiosidade para os demais condutores.
Além do mais, até costumam integrar tecnologias de segurança até antes que os ligeiros e são dos veículos mais seguros e cujos sectores são dos mais fiscalizados e com rédeas mais curtas (precisamente por motivos de segurança).
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Aqui tem um sistema de segurança que pode ajudar em muitas ocasiões, e não deve ser negligênciado, falo só deste entre muitos video:
http://youtu.be/bPn4MhBLbSc
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostQual é o celeuma ?
Partilham a estrada com os teus veículos e podem ser motivo de curiosidade para os demais condutores.
Além do mais, até costumam integrar tecnologias de segurança até antes que os ligeiros e são dos veículos mais seguros e cujos sectores são dos mais fiscalizados e com rédeas mais curtas (precisamente por motivos de segurança).
São fiscalizados como noutros setores e sabes perfeitamente que existem bons e maus exemplos em todo o lado.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostAinda não percebi onde este debate vai levar. Uns falam de alhos outros de bugalhos.
"O que mais se vê aí todos dias é Porsches e afins desportivos a fazer burnouts for essas estradas fora" Realmente...
Cruzo-me com tantos desportivos e topos de gama e retenho que até são muito mais civilizados que o condutor comum da "caranguejola". Mas pronto tipicamente AHO... off topic a partir do 2º post
Para cúmulo da conversa juntar a isto prédios com rodas e mais de 20 toneladas
Sim, sou um assassino, que faz estas coisas na via pública
Editado pela última vez por JGTB; 13 March 2015, 13:48.
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Originalmente Colocado por DeCeIi Ver PostMete a maior parte dos que aqui estão num carro sem direcção assistida ou servo-freio e vais ver os resultados...
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostConduzir a sério é conduzir depressa. Sim, a desrespeitar o código da estrada.
Quando quero andar mesmo depressa, tenho de desligar o ESP. Não há alternativa.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostO facto de muita gente não usar os desportivos de forma "desportiva", não quer dizer que não haja quem o faça. Para mim, seria impensável não se poder desligar o ESP num Porsche.
Sim, sou um assassino, que faz estas coisas na via pública
Contudo facilmente se percebe que a grande esmagadora maioria das pessoas que possuem veículos não têm qualquer pretensão de uso desportivo da sua viatura tirando raras excepções. Mesmo os que têm desportivos não os usam na sua plenitude como bem disseste, como tal o que expressaste é apenas a tua opinião pessoal relativamente a gostares ou não gostares de determinado pormenor numa viatura.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostNão estou a criticar ninguém, esse é o primeiro ponto e as atitudes na estrada são para quem as toma e cada um é responsável por si e pelas consequências daí resultantes. Não sou mais papista que o papa.
Contudo facilmente se percebe que a grande esmagadora maioria das pessoas que possuem veículos não têm qualquer pretensão de uso desportivo da sua viatura tirando raras excepções. Mesmo os que têm desportivos não os usam na sua plenitude como bem disseste, como tal o que expressaste é apenas a tua opinião pessoal relativamente a gostares ou não gostares de determinado pormenor numa viatura.
Por isso é que digo que não acho necessário haver a possibilidade de desligar o ESP num carro banal, mas já acho o contrário quando se trata de automóveis com uma mínima vocação desportiva.
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Originalmente Colocado por JGTB Ver PostSim, mas o problema é que não consegues definir nenhum automóvel para meia-dúzia de compradores. Provavelmente, 90% dos compradores de um Porsche nunca desligou o ESP. Mas, depois, como é que ficam aqueles 10% que querem desligar?
Por isso é que digo que não acho necessário haver a possibilidade de desligar o ESP num carro banal, mas já acho o contrário quando se trata de automóveis com uma mínima vocação desportiva.
Neste caso específico assim como no caso específico dos desportivos concordo que devesse existir possibilidade do condutor escolher o que pretende, contudo compreendo que a grande maioria não saberia lidar com as mais diversas situações que lhe iriam aparecer, o mesmo que acontece num desportivo. Diria que a grande maioria dos comuns mortais não saberá como atuar a uma reação mais intempestiva da viatura. Assim de repente lembro-me do Carrera GT que têm deixado alguns dos seus proprietários pelo caminho. A forma pura tem os seus contras mas também os seus adeptos, contudo no meio estão o grosso dos compradores e é para essa grande maioria que os sistemas existem e os protegem. Como tal tirando raras excepções que atrás comentei não faz qualquer sentido poder desligar ou não o ESP, assim como outros sistemas de segurança dos veículos.
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Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostNão há celeuma nenhum como não existe qualquer ligação a esse tipo de veículos no que se está aqui a falar.
Originalmente Colocado por TerranoII Ver PostSão fiscalizados como noutros setores e sabes perfeitamente que existem bons e maus exemplos em todo o lado.
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostO que é que a direcção assistida tema a haver com o caso? Qual seria o resultado se conduzíssemos sem direcção assistida, para além de mais toques a estacionar? Assim de repente lembro-me já destas vantagens: A população emagrecia e os componentes da direcção durariam mais tempo.
Desprezas por completo os efeitos que a direcção pode ter no comportamento de um carro. Disto isto, ficamos a saber o que (não) sabes sobre o acto de conduzir.
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