Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ESP - desligável, sim ou não ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    o ESP aqui dava jeito ...

    Comentário


      mas aqui não fez nada

      Comentário


        Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
        mas aqui não fez nada
        Dá ideia que o tipo não apontou a direção para o local certo e isso nem o ESP pode resolver. O ESP ajuda mas não chega para tudo, não é a prova de parvalhões.

        Uma coisa é certa, quando comecei a conduzir em 83 era bem mais complicado controlar um carro. Atualmente os carros são tão fáceis que a minha dificuldade passou a ser perceber como se continuam a despistar, mais ainda quando isso ocorre numa AE. Não sendo por avaria, (furo por exemplo) é preciso ser-se muito aselha.

        Mas também me parece que à medida que a condução se foi tornando mais fácil o número de pessoas que não percebe nada de condução também foi aumentando...

        Comentário


          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          O manual do meu reza assim: "Em condições excepcionais (arranque do veículo atolado, imobilizado na neve, solo sem consistência...) pode ser conveniente neutralizar os sistemas ASR e ESP para deixar patinar as rodas e voltar a encontrar aderência."

          De qualquer forma, após corte de ignição ou assim que a velocidade supere os 50 km/h, ele volta a activar-se automaticamente.
          No "meu" C5 II funciona dessa forma. Pelo que percebo é caracteristica comum a muitos modelos PSA. E de facto só vejo utilidade em desligá-lo nessa situação que indicaste, que é exactamente aquilo que vem no manual.

          Aconteceu-me por 2 vezes, e nem ia depressa, o carro a fugir mas a fugir mesmo, e por sorte não me espetei. Basta apanhar um pouco de areia, óleo, sujidade, pisar uma faixa branca no alcatrão, ou alcatrão em más condições , etc.

          Por mim, ESP sempre ! Sentir o carro a fugir é uma sensação de pânico mesmo. Das vezes que me aconteceu, os carros em questão não tinham ESP. Acabou bem porque consegui controlar o carro mas tive sorte apesar nem ir abaixo de 40 km/h .

          Comentário


            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            Dá ideia que o tipo não apontou a direção para o local certo e isso nem o ESP pode resolver. O ESP ajuda mas não chega para tudo, não é a prova de parvalhões.

            Uma coisa é certa, quando comecei a conduzir em 83 era bem mais complicado controlar um carro. Atualmente os carros são tão fáceis que a minha dificuldade passou a ser perceber como se continuam a despistar, mais ainda quando isso ocorre numa AE. Não sendo por avaria, (furo por exemplo) é preciso ser-se muito aselha.

            Mas também me parece que à medida que a condução se foi tornando mais fácil o número de pessoas que não percebe nada de condução também foi aumentando...
            Realmente os carros antigos comparando com os de hoje, eram bem mais dificeis de controlar.

            Actualmente e mesmo sem ESP, basta ir com ABS, travamos a fundo e quando damos conta já o carro está parado. Antigamente e em especialm em dias de chuva, travava-se a fundo ( que é errado, deve-se apenas travar com força mas aos poucos, simulando o ABS ) e era um vê se te havias até imobilizar o carro em segurança.

            Mas o que dizes é verdade, hoje os carros são tão seguros que muita gente ganha excesso de confiança, sentem que a electrónica supera as leis da física e como são carros insonorizados e estáveis pensam que podem fazer tudo.

            Não fazia mal a muita gente, andar 1 semana com um carro antigo, eleve, sem ABS e muito menos ESP tipo carros utilitários dos anos 80 ou mesmo 90 para aprenderem a ter respeito pela estrada e pelas leis da fisica, por assim dizer.

            Comentário


              sempre tive muito respeito pela estrada molhada e quando chove mais ainda.

              lembro que há muitos anos atrás vinha a cerca de 100 km/h numa AE e sem qualquer motivo aparente vi o carro a fugir.

              por muita sorte não toquei em nenhum dos rails nem me despistei.

              se já respeitava muito, desde esse dia passei a ter medo até de andar depressa á chuva.

              o carro era o masdonte S 350 D e nem o peso lhe valeu de nada.

              foi a única vez que fiz uns piões a sério num carro sem potencia para esse tipo de coisas

              Comentário


                Hoje em dia diria que até é mais fácil haver despistes à chuva !

                Carros mais silenciosos e rápidos com pneus MUITO mais largos, basta estarem perto do fim e apanharem mais água, que não há ESP+ABS+Alonso que nos valham em aquaplaning.

                O segredo é usar a velocidade adequada às condições da estrada e Pneus+suspenção.

                Muita gente(a grande maioria) não faz ideia de que tipo de pneus tem, se são bons à chuva ou não e em que condições estão...

                E estradas traiçoeiras é coisa que também não faltam.
                Aqueles alcatroes mais claros, já se sabe que são menos aderentes!

                Comentário


                  josemanuel,

                  Faz parte da aprendizagem fazer asneiras, dificilmente se aprende a andar de bicicleta sem cair.

                  Eu "virei-me" por duas vezes, ambas nos anos 80 quando me julgava melhor condutor do que realmente era. Uma na cidade universitária, ao volante de um 911 ao tentar impressionar uma miúda (hoje apesar disso casada comigo ) e a outra à saída de uma AE, com chuva e ao volante de um Volvo 164 com pneus dos anos 80 e suspensões dos anos 70.

                  Atualmente o que me surpreende é ver tanta gente com idade para ter juízo e que não sabem conduzir, nem com todas as modernices que os carros de agora têm. Não sabem por exemplo fazer uma coisa tão essencial como seja ajustar a velocidade às condições meteorológicas.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                    mas aqui não fez nada

                    Salvo erro, o ESP precisa de pelo menos 1 roda com aderência.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por mmiigguueell Ver Post
                      Hoje em dia diria que até é mais fácil haver despistes à chuva !

                      Carros mais silenciosos e rápidos com pneus MUITO mais largos, basta estarem perto do fim e apanharem mais água, que não há ESP+ABS+Alonso que nos valham em aquaplaning.

                      O segredo é usar a velocidade adequada às condições da estrada e Pneus+suspenção.

                      Muita gente(a grande maioria) não faz ideia de que tipo de pneus tem, se são bons à chuva ou não e em que condições estão...

                      E estradas traiçoeiras é coisa que também não faltam.
                      Aqueles alcatroes mais claros, já se sabe que são menos aderentes!
                      O que não falta praí são pessoas a comprar pneus usados ou novos mas de qualidade absolutamente rasca , carros com 100 e muitos mil KM com amortecedores de origem, etc , e muitas vezes não se apercebem dos riscos que correm.

                      Numa estrada nacional, a 90 km/h, ao perder-se o controlo e embater-se de frente contra outro carro que venha à mesma velocidade, e já se sabe que a possibilidade de haver vítimas é alta.

                      Todo o cuidado é pouco. Mas mudar a mentalidade de muita gente não é fácil.

                      Comentário


                        basicamente é isso, mas infelizmente nem ás condições de tráfego sabem.


                        [QUOTE=Jbranco;1068755505]josemanuel,

                        Faz parte da aprendizagem fazer asneiras, dificilmente se aprende a andar de bicicleta sem cair.

                        Eu "virei-me" por duas vezes, ambas nos anos 80 quando me julgava melhor condutor do que realmente era. Uma na cidade universitária, ao volante de um 911 ao tentar impressionar uma miúda (hoje apesar disso casada comigo ) e a outra à saída de uma AE, com chuva e ao volante de um Volvo 164 com pneus dos anos 80 e suspensões dos anos 70.

                        Atualmente o que me surpreende é ver tanta gente com idade para ter juízo e que não sabem conduzir, nem com todas as modernices que os carros de agora têm. Não sabem por exemplo fazer uma coisa tão essencial como seja ajustar a velocidade às condições meteorológicas.[/QUOTE]

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                          Não sabem por exemplo fazer uma coisa tão essencial como seja ajustar a velocidade às condições meteorológicas[/B]

                          Isso terá sempre que partir do condutor. O ter um carro melhor, normalmente só amplifica a sensação de segurança... é aquilo que chamo de "confiar na máquina".

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por josemanuel Ver Post
                            mas aqui não fez nada
                            O ESP (nem nenhum outro sistema de segurança) não consegue fazer nada se um carro entra em hidroplanagem.
                            Editado pela última vez por To; 28 October 2015, 20:42.

                            Comentário


                              Nao conheço ng que tenha evitado um acidente por causa da imtervençao do esp, quando é para despistar n existe esp que o valha. Acho que é valorizado de mais, é como os discos de travao atrás.

                              Comentário


                                já inventaram o abs, tcs/asr e esp só falta um sistema anti tolos...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                  Nao conheço ng que tenha evitado um acidente por causa da imtervençao do esp, quando é para despistar n existe esp que o valha. Acho que é valorizado de mais, é como os discos de travao atrás.

                                  A maioria das pessoas nem dá pela intervenção do ESP ... portanto é muito relativa essa afirmação . O ESP salva vidas todos os dias ... muitas dessas pessoas nem sabem bem o que aconteceu.

                                  Comentário


                                    isso é muito complicado de saber.

                                    nem sempre o ESP entra em cena para salvar de uma situação muito complexa, mas se fez o seu serviço era porque o carro estaria a perder estabilidade.

                                    agora se o condutor seria capaz de se salvar sozinho é outra questão.

                                    este por exemplo só se safou porque não vinha muito depressa ( acho que só travou a fundo e nada mais ), mas se tivesse ESP nem teria saído da pista.




                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                    Nao conheço ng que tenha evitado um acidente por causa da imtervençao do esp, quando é para despistar n existe esp que o valha. Acho que é valorizado de mais, é como os discos de travao atrás.

                                    Comentário


                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                        Nao conheço ng que tenha evitado um acidente por causa da imtervençao do esp, quando é para despistar n existe esp que o valha. Acho que é valorizado de mais, é como os discos de travao atrás.
                                        Hã ?

                                        O ESP já safou muita gente de se despistar, basta ver ensaios em pista de obstáculos do mesmo veículo com ESP activo e desactivo, na mesma situação e à mesma velocidade.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                          A maioria das pessoas nem dá pela intervenção do ESP ... portanto é muito relativa essa afirmação . O ESP salva vidas todos os dias ... muitas dessas pessoas nem sabem bem o que aconteceu.
                                          É mesmo isso. E de referir que nos dias de hoje e com carros pesados, se não fosse o ESP , seria bem mais dificil de segurar um carro do que era há uns anos atrás...digo eu..

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            A maioria das pessoas nem dá pela intervenção do ESP ... portanto é muito relativa essa afirmação . O ESP salva vidas todos os dias ... muitas dessas pessoas nem sabem bem o que aconteceu.
                                            Lá está. A maioria das pessoas nem dá conta e depois julgam-se grandes condutores e vão esticando a corda.

                                            Até numa rotunda diariamente se vê artistas a desafiar a física às custas do ESP.

                                            Comentário


                                              Quanto a mim é um equipamento que faz falta. Preferia ter esp a umas jantes 1 polegada acima...

                                              Não faz milagres, mas ajuda e muito


                                              Cump.

                                              Comentário


                                                Testes é uma coisa, vida real é outra, quando tens que ir contra uma arvore ou fazes uma curva rapido de mais não existe nenhum controlo que safe o carro, existem videos de carros a entrar em despiste a muito pouca velocidade, basta ver os fails das grandes máquinas que por aqui passam.

                                                A baixa velocidade acredito que ajude e muito. Já tive vários carros nunca senti o ESP a funcionar em nenhum deles, um até o capotei á entrada de uma curva. Valorizo muito mais uns bons pneus e uma suspensão em condições.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                  Testes é uma coisa, vida real é outra, quando tens que ir contra uma arvore ou fazes uma curva rapido de mais não existe nenhum controlo que safe o carro, existem videos de carros a entrar em despiste a muito pouca velocidade, basta ver os fails das grandes máquinas que por aqui passam.

                                                  A baixa velocidade acredito que ajude e muito. Já tive vários carros nunca senti o ESP a funcionar em nenhum deles, um até o capotei á entrada de uma curva. Valorizo muito mais uns bons pneus e uma suspensão em condições.
                                                  O ESP ajuda muito seja em que situação for. Mas como é óbvio não é invencível ás leis da física.

                                                  O ESP já salvou muitas vidas e evita diariamente acidentes mesmo que pouco graves, o mesmo acontece com o ABS.

                                                  Claro que o principal é ter pneus e amortecedores/molas em bom estado, bem como travões. Mas se um carro tiver isso tudo OK e ter além disso o ESP, fica um carro ainda mais seguro.

                                                  Comentário


                                                    O problema é somente de educação. Ou melhor dizendo, de falta dela.

                                                    Depois, construiu-se em torno dos sistemas de protecção, seja activa ou passiva, a ideia de que estes salvam vidas, o que é errado. Estes apenas minimizam os erros cometidos e em último caso, "apenas" reduzem os riscos de ferimentos graves.

                                                    Mais, criou-se o mito de que estes sistemas são "à prova de erro" e que safam sempre que haja um excesso, o que acaba por determinar quase sempre num excesso de confiança (e aqui voltamos novamente à questão da educação) que as Leis da Física teimam em contrariar quase sempre.


                                                    Um exemplo: o ABS... Todos, ou quase todos, são peremptórios ao afirmar que um carro com ABS trava melhor. Ora, o objectivo do ABS não é o carro travar melhor mas garantir que o carro tenha direcção caso as rodas bloqueiem. Ou seja, serve para garantir que consigamos evitar os objectos sem perda de controle. O que realmente aumenta a capacidade de travagem de um carro é o próprio sistema de travagem, a suspensão e os pneus.

                                                    Comentário


                                                      Jbranco, percebi mal ou estás a chamar "besta" e "azelha" ao condutor daquele Classe E que se despistou e capotou?

                                                      É que não me parece que ele viesse tão depressa quanto isso - gostaria de ver a tua reacção se fosses na AE e o carro de repente começasse assim a rabear, como é que ias reagir! Isto ao teclado são todos uns grandes Schumachers, mas depois a realidade é bem diferente...

                                                      Comentário


                                                        O Duster lá de casa tem controlo de tração e ESP sendo que nenhum deles dá para desligar.

                                                        À conta disso já me aconteceu ficar atascado porque ao acelerar um pouco mais em situações de pouca tração o gajo simplesmente "corta" a potência quando "sente" as rodas patinarem e eu não saio do mesmo sítio!

                                                        Pelo que sei no 4x4 já dá para desligar!

                                                        Em oposição, há um tempo atrás andava a brincar na gravilha e já alguma velocidade o gajo começou a atravessar-se mesmo contra a minha vontade e eu a ver uma ribanceira a ficar próxima e foi aí que o "anjo eletrónico" fez o trabalho melhor que eu e ma safou!

                                                        Gostava que desse para desligar, por exemplo, até aos 30 ou 40 km/h.
                                                        Editado pela última vez por petrus; 30 October 2015, 07:27.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Jbranco, percebi mal ou estás a chamar "besta" e "azelha" ao condutor daquele Classe E que se despistou e capotou?

                                                          É que não me parece que ele viesse tão depressa quanto isso - gostaria de ver a tua reacção se fosses na AE e o carro de repente começasse assim a rabear, como é que ias reagir! Isto ao teclado são todos uns grandes Schumachers, mas depois a realidade é bem diferente...
                                                          A espressão "besta" só encontro no teu post. A expressão "aselha" de facto usei aplicada a ocorrencia de despiste não decorrentes de uma avaria mecânica ou de uma inesperada alteração nas condições de aderência (por exemplo óleo na estrada), no caso daquele Mercedes não sei se foi ou não esse o caso.

                                                          O teu segundo parágrafo é um pedaço descabido por várias razões. Porque conduzo há pouco mais ou menos 35 anos, porque ainda sou do tempo da rede de estradas do Estado Novo, porque fui condutor de pesados e, acima de tudo, porque num post constante deste mesmo tópico descrevo precisamente duas situações em que fiquei virado para o sentido em que vinha...

                                                          Mas, como podes imaginar, ao longo destes quase 35 anos já estive perante muitos outros desafios reais, ao volante dos mais diversos carros ligeiros, pesados e também motos...

                                                          edit: Aliás aos 50 anos o meu jeito para a condução até já entrou é numa fase de decadência! Já não renovei a carta de pesados e mesmo para os ligeiros e motos as minhas qualificações já andam um bocado reduzidas, os reflexos, a visão, já não são os de outrora...

                                                          Mas gostei muito do teu post pelo seu espírito juvenil.
                                                          Editado pela última vez por Jbranco; 30 October 2015, 10:01.

                                                          Comentário


                                                            Não tem a ver com espírito juvenil. E comigo também não precisas de jogar a habitual cartada da experiência e idade, pois com os meus 41 anos e 23 de carta também já estou entre os "cotas" deste fórum.

                                                            De qualquer modo, pareceu-me descabido atribuires aquela situação de forma tão clara a incompetência e/ou imprudência do condutor... Fizeste-me lembrar um bocado a atitude do DêCêIi, com quem me "trombo" muitas vezes neste fórum.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                              De qualquer modo, pareceu-me descabido atribuires aquela situação de forma tão clara a incompetência e/ou imprudência do condutor... Fizeste-me lembrar um bocado a atitude do DêCêIi, com quem me "trombo" muitas vezes neste fórum.
                                                              Tu embirras mas o que é certo é que as máquinas de hoje são muito mais seguras mas o livre arbítrio de quem conduz pouco ou nada mudou. Aliás, nota-se perfeitamente uma certa arrogância no comportamento de condutores com carros ditos mais seguros.

                                                              Não é à toa que se caminha para a automação dos carros (e não só). Não pensem que é só por uma questão de laxismo das novas gerações, trata-se também de eliminar a maior fonte de erros, o ser humano.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X