Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Ibiza Fr a gasolina ou diesel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Limbus4theboys Ver Post
    Epá, tipo, man, tipo, ca cena Também não era pexiso ofender, né?
    ele já não ofende. as "graçolas" dele já caíram na normalidade, já ninguém lhe dá um tostão furado há muito tempo. deixou de ter piada num instante.

    quanto ao FR, quando li o título ainda pensei nalguma versão picante, afinal estava bem enganado. n teu caso iria também para o carro a gasolina. é verdade que não vais ganhar tanto como o diesel na venda dele daqui por uns anos, mas também despendes menos euros na altura de o adquirires. até te dava outra ideia, comprar um de serviço com cerca de 1 ano. já poupas mais alguns milhares. quanto aos gastos de combustível, acredito nuns 7lt a gasolina. eu faço isso num 1.4 de há 2 décadas atrás, 7.5lt no máximo, mas são trajetos curtos também. não ando a esforçar o carro.

    o diesel para mim e se tivesse que adquirir carro novo, não seria uma opção válida. iria sempre optar por um 1.4/1.5/1.6 turbinado a gasolina. para percursos de cidade esse 1.2 serve perfeitamente os teus propósitos. menos manutenção, o FAP não existe, revisões bem mais simples e suavidade na condução. só há como contra o valor mais alto dos combustíveis, mas não há bela sem senão.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por danger Ver Post
      A sra não tem um 2.0 diesel para as voltas grandes pois não?
      Não tem nem precisa.
      Aliás, racionalmente ninguém precisa de um 2.0 diesel para andar dentro da lei e até um pouco fora dela com segurança e celeridade. Mas isso são outros 500.

      O post do dtv está excelente e poupou-me argumentos.

      De qualquer forma admito que para muita gente o factor psicológico da ida à bomba é muito forte.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
        Não tem nem precisa.
        Aliás, racionalmente ninguém precisa de um 2.0 diesel para andar dentro da lei e até um pouco fora dela com segurança e celeridade. Mas isso são outros 500.

        O post do dtv está excelente e poupou-me argumentos.

        De qualquer forma admito que para muita gente o factor psicológico da ida à bomba é muito forte.
        Não é apenas o factor da bomba, que não é psicológico é real. É a desvalorização também. É a facilidade da venda. E para muitos, principalmente senhoras a agradabilidade da condução é nos diesel não nos gasolina.

        Comentário


          #34
          Fazendo 14km por dia para o trabalho dá cerca de 70km de segunda a sexta, o FAP não tem qualquer problema em fazer 70km sem regeneração. E sendo que ao fim de semana faz uma viagem mais longa, é mais que suficiente para a regeneração.

          Comentário


            #35
            de acordo com algumas pessoas nao da para entender a razao de ser do motor a gasolina!!! enfim, assim realmente comeco a perceber as pessoas que fazem "meia duzia de kilometros" e ja acham que precisam de um carro a Diesel . Só nao se admirem com as avarias e depois comecem a reclamar que a culpa é do carro que nao presta.

            Comentário


              #36
              Eu iria para o gasolina, a diferença de preço de cerca de 4 ou 5.000 euros dá-te para muito combustível.
              Não tem FAP e a manutenção também será certamente mais barata.
              Vale menos no momento da revenda, mas também já valeu menos no momento da compra.
              Não tem volante bi-massa e certamente terá uma condução mais suave.


              Eu já tive um Peugeot 206 diesel 2.0HDi 90cv e neste momento tenho um Jazz 1.2 i-dsi 78cv a gasolina.
              As revisões do peugeot eram bem mais caras o que anulou completamene o beneficio da "economia diesel".
              Eu não só te recomendo a versão a gasolina como também sem dúvida o meu próximo carro será a gasolina, talvez até um jazz dos novos.

              No entanto só tu poderás calcular, talvez a partir de 60/70 km diários já acabasse por te compensar o gasóleo, normalmente o patamar para partir para um diesel é a partir de 15.000km anuais (41km/dia) mas tendo em conta que provavelmtente os preços das revisões são mais caras e os km que fazes são em trajectos curtos há que ponderar bem a escolha.

              Em experiência de condução só conheço o 1.6 Tdi mas tanto um como o outro devem ser bons motores para que o ibiza se mexa bem, tanto em ultrapassagens, recuperações de velocidade, etc..

              Boa sorte

              Comentário


                #37
                Pelos kms que irá fazer, gasolina por mim, agora, ponto importante é também quanto tempo é para ficar com o carro? Se a ideia é não trocar de carro nos próximos 10anos até poderá compensar o diesel.

                Comentário


                  #38
                  Cada um diz o que quer,mas não me atirem areia para os olhos. A economia só se vê nos consumos? E o valor de aquisição? Já para não falar de iuc, seguro? Consumos!? Quem fizer uma utilização normal poupa 1l aos 100! Eu tenho a gasolina à 2 meses e estou totalmente satisfeito Não trocaria por nenhum diesel na sua faixa de potência

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por danger Ver Post
                    Não é apenas o factor da bomba, que não é psicológico é real. É a desvalorização também. É a facilidade da venda. E para muitos, principalmente senhoras a agradabilidade da condução é nos diesel não nos gasolina.
                    Sem dúvida que a facilidade de venda é um bom argumento, e se a preferência for pela natureza do diesel, então aí a balança muda de figura.

                    Mas 5000 euros a menos (25-30%) do valor do carroça. Menos à partida,a chão que é de valorizar. Porque a diferença de preço daqui a uns anos não vai ser assim tão grande numa retoma.
                    Se falássemos de outro segmento, então possivelmente as coisas seriam diferentes.

                    O engraçado é que quando vem alguém à procura de um carro acessível, fiável e decente para umas primeiras voltas, a maior parte das pessoas diz: "diesel por esse preço só se for todo rebentados Com milhões de km em cima". Por isso não sei até que ponto será difícil de vender.

                    Volto a perguntar, quão mais simplificada precisa de ser a utilização para se recomendar um gasolina? Já não fazem sentido?
                    Para além do facto de os impostos directos e indirectos sobre diesel tenderem a aumentar.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por danger Ver Post
                      Eu até me custa ler alguns comentários, não vás pensar que estás a falar com pessoas altamente qualificadas para falar de carros. Aqui ninguém percebe nada de carros e com a carteira dos outros toda a gente compra carros a gasolina com muitos cavalos, mas a realidade é que andam todos a diesel.

                      Eu na tua situação, de quem vem de um gasolina e sabe o que custa atestar, alguém que não quer carro para acelerar, alguém que quer poupança, alguém que não liga ao tão falado "prazer de condução", alguém que quer o melhor meio de transporte ao melhor preço, iria para o diesel.
                      Pode custar um par de milhares de € a mais que o gasolina, mas daqui por uns anos se o venderes recuperas o investimento, para além disso, para teres uma ideia, em 15000km tens uma poupança em combustível à volta de 500€ comparativamente ao gasolina, se tiveres o carro por 100000km é só fazeres as contas.
                      O FAP tem várias soluções.
                      Custa a ti e custa a nós todos ler os teus.
                      A história é sempre a mesma, tu é que és o rei da mecânica tudo o resto são plebeus.
                      És também o rei do diesel, compensa sempre, provavelmente com 1 000 000€ compravas o diesel mais caro, não vá mais tarde na venda percisares do dinheiro, e na bomba teres de gastar mais.
                      É exactamente a mentalidade tuga, vou para diesel porque gasta menos e daqui a 10 anos vale mais, depois maior parte ao fim de 5/6 anos trocam...sem pensar em tudo o resto pelo meio.
                      IUC, preço da manutenção, risco de avaria no FAP, e se pensarem bem, os consumos de um 1.6TDI em cidade não andarão tão longe de um TSI, pelo menos não tão longe que valha dar agora mais 4000€ mas isso muitos nunca vão admitir.

                      Quanto à agradabilidade de condução, ou nunca conduziste um destes novos gasolinas turbinados, ou quando conduziste já ias a pensar que não prestava, não aposto numa delas, mas foi uma.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por danger Ver Post
                        Não é apenas o factor da bomba, que não é psicológico é real. É a desvalorização também. É a facilidade da venda. E para muitos, principalmente senhoras a agradabilidade da condução é nos diesel não nos gasolina.
                        So quem não conhece um motor actual a gasolina é que ainda pode pensar que um Diesel é agradável, hoje em dia nem o ponto de embraiagem é válido.

                        Comentário


                          #42
                          Sim sim... Todos contentes nos vossos tdis... Kakakaka
                          Alguem disse que a diferença do 1.2 para o 1.6tdi era de 5000€ é toda a gente comeu...

                          Para a amiga do tópico, que preços te apresentaram para ambas as versões?

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                            So quem não conhece um motor actual a gasolina é que ainda pode pensar que um Diesel é agradável, hoje em dia nem o ponto de embraiagem é válido.
                            Ora nem mais. Eu tenho um 116d ED e um C2 1.1i. Em cidade saio sempre de casa com o C2 e não tem nada a ver com vantagens estacionamento. Carro é muito fácil de conduzir, ponto embraiagem é tão fácil como no diesel e responde muito bem até 50-60 km/h, no fundo o que interessa em cidade.

                            Ando a ver se aparece um 116i para trocar e é fácil olhar prós números e ver porque os atuais motores gasolina turbo têm melhor resposta:

                            116d ED tem 260 Nm constantes entre 1750 rpm e 2500 rpm. O 116i tem menos 40 Nm (220) mas disponíveis mais cedo e durante mais tempo: 1350 rpm-4300 rpm... Razão pela qual tem uma resposta muito mais agradável e desde regimes mais baixos. O motor do 116d ED é muito bom. Mas o do 116i é ainda melhor.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                              Sim sim... Todos contentes nos vossos tdis... Kakakaka
                              Alguem disse que a diferença do 1.2 para o 1.6tdi era de 5000€ é toda a gente comeu...

                              Para a amiga do tópico, que preços te apresentaram para ambas as versões?
                              A diferença de "tabela" entre o 1.2 TSI sem extras e o 1.6 TDI FR sem extras é na ordem dos 4 mil euros. No entanto a versão 30 anos do 1.2 (que não existe pro TDI neste momento) tem perto de 5 mil euros de extras "oferecidos" e um preço ainda inferior ao do 1.2 TSI FR sem extras, ou seja 15800 euros chave na mão. Quer isto dizer que para pôr os mesmos extras num 1.6 TDI atiras o preço para 25-26 mil euros. Mesmo que a SEAT faça 5 mil euros de desconto no TDI, a diferença entre o FR 30 anos TSi e o 1.6 TDi com os mesmos extras continuará a ser superior a 4 mil euros.

                              Se falarmos de preço de tabela, as diferenças seriam de 8-9 mil euros. Quanta gasolina não se paga com isso? Toda a gasolina para uns 10 anos de uso no tipo de utilização pretendido.

                              E se juntarmos a poupança no seguro, poupança nas revisões e IUC.... Ao fim de 10 anos quer o TDI quer o TSI valerão pouquinho... O tempo dos 1.9 TDI de 130cv a valer metade do preço em novo ao fim de 10 anos não vai acontecer com o 1.6 TDI.
                              Editado pela última vez por dtv; 01 March 2015, 14:20.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                A diferença de "tabela" entre o 1.2 TSI sem extras e o 1.6 TDI FR sem extras é na ordem dos 4 mil euros. No entanto a versão 30 anos do 1.2 (que não existe pro TDI neste momento) tem perto de 5 mil euros de extras "oferecidos" e um preço ainda inferior ao do 1.2 TSI FR sem extras, ou seja 15800 euros chave na mão. Quer isto dizer que para pôr os mesmos extras num 1.6 TDI atiras o preço para 25-26 mil euros. Mesmo que a SEAT faça 5 mil euros de desconto no TDI, a diferença entre o FR 30 anos TSi e o 1.6 TDi com os mesmos extras continuará a ser superior a 4 mil euros.

                                Se falarmos de preço de tabela, as diferenças seriam de 8-9 mil euros. Quanta gasolina não se paga com isso? Toda a gasolina para uns 10 anos de uso no tipo de utilização pretendido.

                                E se juntarmos a poupança no seguro, poupança nas revisões e IUC.... Ao fim de 10 anos quer o TDI quer o TSI valerão pouquinho... O tempo dos 1.9 TDI de 130cv a valer metade do preço em novo ao fim de 10 anos não vai acontecer com o 1.6 TDI.
                                Aí estás a exagerar um pouquito...Também não é assim e não te esqueças que sendo o nosso mercado muito forte em diesel, as politicas de descontos são sempre viradas precisamente para os diesel, e como sabes hoje em dia o preço de tabela já nem indicativo é, uma vez que se fazem marcam os carros a preço exorbitantes para se poderem fazer descontos igualmente grandes.

                                Eu continuo na minha, enquanto não soubermos mais detalhadamente para que serve o carro é errado partir logo para uma posição tão vincada como a maior parte dos colegas aqui fez.

                                Não digo que não possa ser vantajoso comprar o carro a gasolina, disse e volto a dizer que como em tudo na vida é preciso fazer contas, mas bem feitas!

                                Se o carro realmente for para fazer 14 km's por dia e apenas aquelas viagens ao fim de semana é uma coisa, mas se a utilização não for só essa pode muito bem compensar a diesel.

                                Como disse já tive um carro a gasolina que transformei a GPL e quando o quis vender sei bem o que me custou, e quanto tiver de perder nele. Perdi "só" 50% do valor em dois anos!!! Sem contar com os 1650€ que paguei pela instalação do GPL! Isto num diesel não tinha acontecido.

                                E essa história de que a revisão é mais barata num carro a gasolina já foi mais que desmistificada, isso aconteceu em tempos, agora já não é assim. Mas isto falando em manutenção preventiva, curativa acredito que ainda seja mais cara num diesel. Ainda assim a título de exemplo no meu ex Bravo T-jet a revisão para trocar óleo e filtros ficou-me por 350€. Ora trabalhando eu com BMW's, vejo que isso pagam os BMW's a diesel nos dias de hoje, e estamos a falar de uma marca premium...

                                Além disso continua-se a insistir na teoria de que a gasolina se faz apenas mais um litro do que a gasóleo, mais uma vez eu digo que depende...Depende da utilização do carro. Façam lá AE a 140km/h num tdi 105 e num tsi 1.2 e vejam as diferenças...Sempre mais de 2 litros, isto aliado ao preço da gasolina...

                                Se verificarmos no Sprintmonitor (que vale o que vale) o consumo médio do TSI é de 6.7litros e o do tdi é de 5.2 litros. Mas se olharmos para os mais e para os menos económicos do Sprintmonitor podemos ver realmente as diferenças, enquanto que nos mais económicos há apenas uma diferença de 0.3 litros de vantagem para o diesel, nos menos económicos a diferença dispara para 3 litros.

                                Como pela minha experiência no Sprintmonitor temos sempre consumos optimistas, costumo por sempre mais meio litro à média que eles apresentam...

                                O meu E60 apresenta média no Sprintmonitor de 7.7 e não conheço nenhum com médias inferiores a 8 litros ++ em circuito misto.
                                Já o meu carro anterior apresenta médias de 8.3 e eu nunca fazia menos de 9l.

                                Peço para que não me interpretem mal, não sou anti gasolina, mas a aquisição de um carro é uma coisa que deve ser bem pensada, e aconselhar um carro a gasolina de animo tão leve como aqui se faz não me parece sensato.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por mrmike Ver Post

                                  Mas 5000 euros a menos (25-30%) do valor do carroça. Menos à partida,a chão que é de valorizar.
                                  desculpa lá ser chato, mas não percebi mesmo esta: a chão? depois de muito pensar acho que querias dizer "acham que é de valorizar"? será que era isso?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                    Aí estás a exagerar um pouquito...Também não é assim e não te esqueças que sendo o nosso mercado muito forte em diesel, as politicas de descontos são sempre viradas precisamente para os diesel, e como sabes hoje em dia o preço de tabela já nem indicativo é, uma vez que se fazem marcam os carros a preço exorbitantes para se poderem fazer descontos igualmente grandes.

                                    Eu continuo na minha, enquanto não soubermos mais detalhadamente para que serve o carro é errado partir logo para uma posição tão vincada como a maior parte dos colegas aqui fez.

                                    Não digo que não possa ser vantajoso comprar o carro a gasolina, disse e volto a dizer que como em tudo na vida é preciso fazer contas, mas bem feitas!

                                    Se o carro realmente for para fazer 14 km's por dia e apenas aquelas viagens ao fim de semana é uma coisa, mas se a utilização não for só essa pode muito bem compensar a diesel.

                                    Como disse já tive um carro a gasolina que transformei a GPL e quando o quis vender sei bem o que me custou, e quanto tiver de perder nele. Perdi "só" 50% do valor em dois anos!!! Sem contar com os 1650€ que paguei pela instalação do GPL! Isto num diesel não tinha acontecido.

                                    E essa história de que a revisão é mais barata num carro a gasolina já foi mais que desmistificada, isso aconteceu em tempos, agora já não é assim. Mas isto falando em manutenção preventiva, curativa acredito que ainda seja mais cara num diesel. Ainda assim a título de exemplo no meu ex Bravo T-jet a revisão para trocar óleo e filtros ficou-me por 350€. Ora trabalhando eu com BMW's, vejo que isso pagam os BMW's a diesel nos dias de hoje, e estamos a falar de uma marca premium...

                                    Além disso continua-se a insistir na teoria de que a gasolina se faz apenas mais um litro do que a gasóleo, mais uma vez eu digo que depende...Depende da utilização do carro. Façam lá AE a 140km/h num tdi 105 e num tsi 1.2 e vejam as diferenças...Sempre mais de 2 litros, isto aliado ao preço da gasolina...

                                    Se verificarmos no Sprintmonitor (que vale o que vale) o consumo médio do TSI é de 6.7litros e o do tdi é de 5.2 litros. Mas se olharmos para os mais e para os menos económicos do Sprintmonitor podemos ver realmente as diferenças, enquanto que nos mais económicos há apenas uma diferença de 0.3 litros de vantagem para o diesel, nos menos económicos a diferença dispara para 3 litros.

                                    Como pela minha experiência no Sprintmonitor temos sempre consumos optimistas, costumo por sempre mais meio litro à média que eles apresentam...

                                    O meu E60 apresenta média no Sprintmonitor de 7.7 e não conheço nenhum com médias inferiores a 8 litros ++ em circuito misto.
                                    Já o meu carro anterior apresenta médias de 8.3 e eu nunca fazia menos de 9l.

                                    Peço para que não me interpretem mal, não sou anti gasolina, mas a aquisição de um carro é uma coisa que deve ser bem pensada, e aconselhar um carro a gasolina de animo tão leve como aqui se faz não me parece sensato.
                                    certo, eu percebo-te. as indicações que dei foi com base no preço promocional atual e com base na utilização referida no início do tópico de 14 kms/dia...

                                    voltando ao configurador seat, ou passou a aparecer versão 30 anos FR para o TDI ou eu não consegui abrir da outra vez.

                                    de qualquer forma, em comparação directa:

                                    1.2 TSI FR 30 anos - 15800 euros;
                                    1.6 TDI FR 30 anos - 23200 euros;

                                    isto para mesmo número de portas e mesma cor do carro. diferença de 7400 euros. acredito que a marca faça desconto no TDI, enquanto no 1.2 o preço já é o do desconto (preço normal do TSI 30 anos é 19 mil e poucos euros). De qualquer das formas, devemos sempre ter uma diferença de 4-5 mil euros.

                                    Sobre a manutenção, eu não falo de manutenção preventiva. para comparar valores não podemos referir um modelo a diesel de uma marca e um modelo gasolina de outra. Posso dar exemplos de modelo gasolina com revisão normal superior a 1000 euros na marca (exemplo SLK 55 AMG mk2) como posso dar exemplo de 150 euros (Renault Mégane II 1.4 16v). as revisões no diesel são sempre mais caras pois nos segmentos B e C (pelo menos) um filtro de gasóleo é mais caro, como é o óleo/litro e o filtro de ar. eu já tive vários modelos segmento B e C a diesel e gasolina e paguei sempre menos 50-100 euros por revisão no gasolina. isto na marca. cá fora as diferenças podem ser menores (oficinas multimarca) ou até inexistentes para quem fizer em casa.

                                    (a BMW não é bom exemplo pois vende atualmente quase só modelos diesel. em termos de oferta de manutenção, acaba por ter preços muito em conta - eu sei porque tenho um - pois o maior volume de assistência e peças é para este tipo de combustível, com reflexo no valor a pagar. nos segmentos B não é bem assim).
                                    Editado pela última vez por dtv; 01 March 2015, 15:45.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      desculpa lá ser chato, mas não percebi mesmo esta: a chão? depois de muito pensar acho que querias dizer "acham que é de valorizar"? será que era isso?
                                      TEns razão

                                      "a menos à partida, acho que é de valorizar"

                                      É o ipad....

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                        Aí estás a exagerar um pouquito...Também não é assim e não te esqueças que sendo o nosso mercado muito forte em diesel, as politicas de descontos são sempre viradas precisamente para os diesel, e como sabes hoje em dia o preço de tabela já nem indicativo é, uma vez que se fazem marcam os carros a preço exorbitantes para se poderem fazer descontos igualmente grandes.

                                        Eu continuo na minha, enquanto não soubermos mais detalhadamente para que serve o carro é errado partir logo para uma posição tão vincada como a maior parte dos colegas aqui fez.

                                        Não digo que não possa ser vantajoso comprar o carro a gasolina, disse e volto a dizer que como em tudo na vida é preciso fazer contas, mas bem feitas!

                                        Se o carro realmente for para fazer 14 km's por dia e apenas aquelas viagens ao fim de semana é uma coisa, mas se a utilização não for só essa pode muito bem compensar a diesel.

                                        Como disse já tive um carro a gasolina que transformei a GPL e quando o quis vender sei bem o que me custou, e quanto tiver de perder nele. Perdi "só" 50% do valor em dois anos!!! Sem contar com os 1650€ que paguei pela instalação do GPL! Isto num diesel não tinha acontecido.

                                        E essa história de que a revisão é mais barata num carro a gasolina já foi mais que desmistificada, isso aconteceu em tempos, agora já não é assim. Mas isto falando em manutenção preventiva, curativa acredito que ainda seja mais cara num diesel. Ainda assim a título de exemplo no meu ex Bravo T-jet a revisão para trocar óleo e filtros ficou-me por 350€. Ora trabalhando eu com BMW's, vejo que isso pagam os BMW's a diesel nos dias de hoje, e estamos a falar de uma marca premium...

                                        Além disso continua-se a insistir na teoria de que a gasolina se faz apenas mais um litro do que a gasóleo, mais uma vez eu digo que depende...Depende da utilização do carro. Façam lá AE a 140km/h num tdi 105 e num tsi 1.2 e vejam as diferenças...Sempre mais de 2 litros, isto aliado ao preço da gasolina...

                                        Se verificarmos no Sprintmonitor (que vale o que vale) o consumo médio do TSI é de 6.7litros e o do tdi é de 5.2 litros. Mas se olharmos para os mais e para os menos económicos do Sprintmonitor podemos ver realmente as Adiferenças, enquanto que nos mais económicos há apenas uma diferença de 0.3 litros de vantagem para o diesel, nos menos económicos a diferença dispara para 3 litros.

                                        Como pela minha experiência no Sprintmonitor temos sempre consumos optimistas, costumo por sempre mais meio litro à média que eles apresentam...

                                        O meu E60 apresenta média no Sprintmonitor de 7.7 e não conheço nenhum com médias inferiores a 8 litros ++ em circuito misto.
                                        Já o meu carro anterior apresenta médias de 8.3 e eu nunca fazia menos de 9l.

                                        Peço para que não me interpretem mal, não sou anti gasolina, mas a aquisição de um carro é uma coisa que deve ser bem pensada, e aconselhar um carro a gasolina de animo tão leve como aqui se faz não me parece sensato.
                                        Devo dizer que te gabo a paciência para escrever assim um post ponderado, explicito e honesto. Contudo, de nada valerá, neste fórum o diesel é como uma persona non grata e a menos que faças 200k km por ano não te aconselham disel e mesmo assim dizem que é melhor a GPL, falo por experiência própria, já desisti à muito de fazer autênticos desenhos como o que fizeste aqui. Gostava só de vincar uma coisa, a manutenção preventiva é igual para ambos os combustíveis.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                          Devo dizer que te gabo a paciência para escrever assim um post ponderado, explicito e honesto. Contudo, de nada valerá, neste fórum o diesel é como uma persona non grata e a menos que faças 200k km por ano não te aconselham disel e mesmo assim dizem que é melhor a GPL, falo por experiência própria, já desisti à muito de fazer autênticos desenhos como o que fizeste aqui. Gostava só de vincar uma coisa, a manutenção preventiva é igual para ambos os combustíveis.
                                          Nem aqui, nem na china.
                                          Cá em casa e em casa dos meus pais tal como em todo o lado, há quem seja adepto do gasóleo e quem goste mais da gasolina.

                                          Temos uma KIA Ceed sw 1.6 CRDi em que o preço das revisões é absurdamente caro a ultima vez foram 500 euros, afinal os 7 anos de garantia são pagos de alguma maneira.
                                          Já os meus carros a gasolina que tive 206 1.6i 2002 e Honda Jazz 1.2i-dsi 2002 andaram sempre á volta dos 150 euros por revisão.
                                          O meu sogro tem um Toyota Auris 1.4 D4D de 2007 e raramente deixa menos de 200 e tal euros na Toyota.
                                          Podia dar outros exemplos de outros carros que já ca passaram, como 2 ibizas 1.4Tdi e uma L200 Strakar mas ia tudo dar ao mesmo.

                                          Além disso há componentes mais caros nas versões diesel devido ao peso extra e outras caracteristicas tipicas de um diesel, falo de amortecedores por exemplo.

                                          Não é nada conclusivo, são apenas as minhas experiências pessoais, mas no meu caso as revisões dos diesel sempre foram mais caras que as dos carros a gasolina.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                            Nem aqui, nem na china.
                                            Cá em casa e em casa dos meus pais tal como em todo o lado, há quem seja adepto do gasóleo e quem goste mais da gasolina.

                                            Temos uma KIA Ceed sw 1.6 CRDi em que o preço das revisões é absurdamente caro a ultima vez foram 500 euros, afinal os 7 anos de garantia são pagos de alguma maneira.
                                            Já os meus carros a gasolina que tive 206 1.6i 2002 e Honda Jazz 1.2i-dsi 2002 andaram sempre á volta dos 150 euros por revisão.
                                            O meu sogro tem um Toyota Auris 1.4 D4D de 2007 e raramente deixa menos de 200 e tal euros na Toyota.
                                            Podia dar outros exemplos de outros carros que já ca passaram, como 2 ibizas 1.4Tdi e uma L200 Strakar mas ia tudo dar ao mesmo.

                                            Além disso há componentes mais caros nas versões diesel devido ao peso extra e outras caracteristicas tipicas de um diesel, falo de amortecedores por exemplo.

                                            Não é nada conclusivo, são apenas as minhas experiências pessoais, mas no meu caso as revisões dos diesel sempre foram mais caras que as dos carros a gasolina.
                                            Amiga, vou tentar fazer um desenho como fez o colega tssilgo.
                                            Não podes fazer as comparações que fizeste de ânimo leve, é que se eu quiser também arranjo exemplos contrários.

                                            Tens de comparar a manutenção preventiva do mesmo modelo motores diesel e gasolina equivalentes e nos mesmos intervalos de manutenção.
                                            Mesmo assim, há motores diesel que usam corrente enquanto os irmãos a gasolina usam Correia, só nessa revisão (90000km) o diesel paga menos uns 300€, mas como estou a fazer um desenho, vou dizer que no geral, as contas devem andar de mão dada para ambos os combustíveis.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                              Devo dizer que te gabo a paciência para escrever assim um post ponderado, explicito e honesto. Contudo, de nada valerá, neste fórum o diesel é como uma persona non grata e a menos que faças 200k km por ano não te aconselham disel e mesmo assim dizem que é melhor a GPL, falo por experiência própria, já desisti à muito de fazer autênticos desenhos como o que fizeste aqui. Gostava só de vincar uma coisa, a manutenção preventiva é igual para ambos os combustíveis.
                                              certo. se falares do ponto de vista exclusivamente económico dos consumos. para mim um carro não é só consumos. como não é para muitos users por cá. se calhar por isso muitos recomendam gasolina e GPL por cá. O pessoal explica. O user decide. Uns insistem mais nuns argumentos, outros menos. Quanto mais informação, melhor.

                                              eu faço atualmente 30 mil kms/ano. óbvio que beneficio da poupança do diesel face a gasolina. mas a resposta não acaba aí. Tal como disse, teria adquirido gasolina se na altura que comprei houvesse igual a gasolina, pois valorizo muito mais a suavidade de resposta, silêncio e maior amplitude de rotações do motor do que a economia. Diesel vence na última mas perde em todas as outras. E ainda ganho prestações ligeiramente melhores. Não vejo mal nenhum nisto, considerando aquilo ao que vou e os custos que vou ter.

                                              Numa utilziação como a descrita, a gasolina é a escolha aparentemente mais óbvia. Claro que é necessário pensar bem e fazer todas as contas, mas se fosse sempre a pensar na retoma futura ou que agora fazemos x kms e daqui a um ano ou dois podemos fazer muitos mais, ninguém comprava carros a gasolina e andávamos todos de smart fortwo diesel para maximizar a contenção de custos.

                                              de notar também que a minha resposta de sugerir gasolina se deve à disparidade enorme de preço entre as versões consideradas. se falássemos de 1.4 TSI vs 1.6 TDI a resposta já não era tão fácil..
                                              Editado pela última vez por dtv; 01 March 2015, 18:03.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                Aí estás a exagerar um pouquito...Também não é assim e não te esqueças que sendo o nosso mercado muito forte em diesel, as politicas de descontos são sempre viradas precisamente para os diesel, e como sabes hoje em dia o preço de tabela já nem indicativo é, uma vez que se fazem marcam os carros a preço exorbitantes para se poderem fazer descontos igualmente grandes.

                                                Eu continuo na minha, enquanto não soubermos mais detalhadamente para que serve o carro é errado partir logo para uma posição tão vincada como a maior parte dos colegas aqui fez.

                                                Não digo que não possa ser vantajoso comprar o carro a gasolina, disse e volto a dizer que como em tudo na vida é preciso fazer contas, mas bem feitas!

                                                Se o carro realmente for para fazer 14 km's por dia e apenas aquelas viagens ao fim de semana é uma coisa, mas se a utilização não for só essa pode muito bem compensar a diesel.

                                                Como disse já tive um carro a gasolina que transformei a GPL e quando o quis vender sei bem o que me custou, e quanto tiver de perder nele. Perdi "só" 50% do valor em dois anos!!! Sem contar com os 1650€ que paguei pela instalação do GPL! Isto num diesel não tinha acontecido.

                                                E essa história de que a revisão é mais barata num carro a gasolina já foi mais que desmistificada, isso aconteceu em tempos, agora já não é assim. Mas isto falando em manutenção preventiva, curativa acredito que ainda seja mais cara num diesel. Ainda assim a título de exemplo no meu ex Bravo T-jet a revisão para trocar óleo e filtros ficou-me por 350€. Ora trabalhando eu com BMW's, vejo que isso pagam os BMW's a diesel nos dias de hoje, e estamos a falar de uma marca premium...

                                                Além disso continua-se a insistir na teoria de que a gasolina se faz apenas mais um litro do que a gasóleo, mais uma vez eu digo que depende...Depende da utilização do carro. Façam lá AE a 140km/h num tdi 105 e num tsi 1.2 e vejam as diferenças...Sempre mais de 2 litros, isto aliado ao preço da gasolina...

                                                Se verificarmos no Sprintmonitor (que vale o que vale) o consumo médio do TSI é de 6.7litros e o do tdi é de 5.2 litros. Mas se olharmos para os mais e para os menos económicos do Sprintmonitor podemos ver realmente as diferenças, enquanto que nos mais económicos há apenas uma diferença de 0.3 litros de vantagem para o diesel, nos menos económicos a diferença dispara para 3 litros.

                                                Como pela minha experiência no Sprintmonitor temos sempre consumos optimistas, costumo por sempre mais meio litro à média que eles apresentam...

                                                O meu E60 apresenta média no Sprintmonitor de 7.7 e não conheço nenhum com médias inferiores a 8 litros ++ em circuito misto.
                                                Já o meu carro anterior apresenta médias de 8.3 e eu nunca fazia menos de 9l.

                                                Peço para que não me interpretem mal, não sou anti gasolina, mas a aquisição de um carro é uma coisa que deve ser bem pensada, e aconselhar um carro a gasolina de animo tão leve como aqui se faz não me parece sensato.
                                                No geral, gostei do teu post apesar de ter uma visao diferente, bem estruturado e explicito, ha aqui pessoas que deviam de aprender algo com o teu post em vez de entrarem com pés juntos como se fossem experts de alguma coisa.


                                                A questao da manunteçao, ja foi mais que falada, e a revisao obrigatoria os custos andam ela por ela, ha diferenças claro, o Diesel pode levar mais oleo, o a gasolina tera de mudar velas, podera haver diferenças de correia vs corrente, mas mudar oleo e filtros anda ela por ela. Mas a manutençao, como alguem querem fazer quer, nao é so isto, e a longo prazo, o Diesel acaba por pesar um pouco mais na factura, quando se entrar no campo dos FAP e agora com o Adblue... na AHO desta semana, veio um artigo sbre o novo 2.0 CDTI de 170cv na Insigna, falam de manter o adblue (carregar) a cada 12.000km, um carro a gasolina nao tendo isto, é menos uma despesa, sao estes exemplos que se fala na manutençao superior no Diesel, e nao a tipica mudança de oleo.

                                                Em termos de consumo, claro que neste momento um motor a gasolina ira gastar mais, claro que a diferença com uma condução mais vigorosa sera sempre superior ao Diesel uns bons litros (costumo dizer que um motor a gasolina a fundo, em termos de consumo... ''o ceu é o limite''). A questao é que a diferença, comparada com veiculos mais antigos, esta mais pequena, se formos a ver, este 1.2 Turbo com 105cv, tem consumos mais perto de um 1.2 atmosferico de 75cv, que um 1.6 atmosferico de 105cv... o que para mim, acho excelente. Este 1.2 é um motor que em cidade faz 7.5-8L, isso fazia eu num Corsa C 1.2.

                                                Agora, sem duvida que contas devem ser sempre feitas, mas se nunca esquecer o gosto e a parte emocional de cada um, que se for Diesel, que seja o Diesel ou gasolina, comprar um carro sem se gostar minimamente dele, nao faz sentido, pelo menos para mim.



                                                Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                Devo dizer que te gabo a paciência para escrever assim um post ponderado, explicito e honesto. Contudo, de nada valerá, neste fórum o diesel é como uma persona non grata e a menos que faças 200k km por ano não te aconselham disel e mesmo assim dizem que é melhor a GPL, falo por experiência própria, já desisti à muito de fazer autênticos desenhos como o que fizeste aqui. Gostava só de vincar uma coisa, a manutenção preventiva é igual para ambos os combustíveis.
                                                Devias de aprender com ele a fazer posts serios e construtivos... nao dizer que aqui ninguem percebe nada de carros e que andam todos a Diesel como se fosses o expert de serviço para estares a avaliar com que o users andam ou sabem.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                  No geral, gostei do teu post apesar de ter uma visao diferente, bem estruturado e explicito, ha aqui pessoas que deviam de aprender algo com o teu post em vez de entrarem com pés juntos como se fossem experts de alguma coisa.


                                                  A questao da manunteçao, ja foi mais que falada, e a revisao obrigatoria os custos andam ela por ela, ha diferenças claro, o Diesel pode levar mais oleo, o a gasolina tera de mudar velas, podera haver diferenças de correia vs corrente, mas mudar oleo e filtros anda ela por ela. Mas a manutençao, como alguem querem fazer quer, nao é so isto, e a longo prazo, o Diesel acaba por pesar um pouco mais na factura, quando se entrar no campo dos FAP e agora com o Adblue... na AHO desta semana, veio um artigo sbre o novo 2.0 CDTI de 170cv na Insigna, falam de manter o adblue (carregar) a cada 12.000km, um carro a gasolina nao tendo isto, é menos uma despesa, sao estes exemplos que se fala na manutençao superior no Diesel, e nao a tipica mudança de oleo.

                                                  Em termos de consumo, claro que neste momento um motor a gasolina ira gastar mais, claro que a diferença com uma condução mais vigorosa sera sempre superior ao Diesel uns bons litros (costumo dizer que um motor a gasolina a fundo, em termos de consumo... ''o ceu é o limite''). A questao é que a diferença, comparada com veiculos mais antigos, esta mais pequena, se formos a ver, este 1.2 Turbo com 105cv, tem consumos mais perto de um 1.2 atmosferico de 75cv, que um 1.6 atmosferico de 105cv... o que para mim, acho excelente. Este 1.2 é um motor que em cidade faz 7.5-8L, isso fazia eu num Corsa C 1.2.

                                                  Agora, sem duvida que contas devem ser sempre feitas, mas se nunca esquecer o gosto e a parte emocional de cada um, que se for Diesel, que seja o Diesel ou gasolina, comprar um carro sem se gostar minimamente dele, nao faz sentido, pelo menos para mim.





                                                  Devias de aprender com ele a fazer posts serios e construtivos... nao dizer que aqui ninguem percebe nada de carros e que andam todos a Diesel como se fosses o expert de serviço para estares a avaliar com que o users andam ou sabem.
                                                  Olha quem fala.

                                                  Eu não percebo nada de carros, como todos os outros.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                    Nem aqui, nem na china.
                                                    Cá em casa e em casa dos meus pais tal como em todo o lado, há quem seja adepto do gasóleo e quem goste mais da gasolina.

                                                    Temos uma KIA Ceed sw 1.6 CRDi em que o preço das revisões é absurdamente caro a ultima vez foram 500 euros, afinal os 7 anos de garantia são pagos de alguma maneira.
                                                    Já os meus carros a gasolina que tive 206 1.6i 2002 e Honda Jazz 1.2i-dsi 2002 andaram sempre á volta dos 150 euros por revisão.
                                                    O meu sogro tem um Toyota Auris 1.4 D4D de 2007 e raramente deixa menos de 200 e tal euros na Toyota.
                                                    Podia dar outros exemplos de outros carros que já ca passaram, como 2 ibizas 1.4Tdi e uma L200 Strakar mas ia tudo dar ao mesmo.

                                                    Além disso há componentes mais caros nas versões diesel devido ao peso extra e outras caracteristicas tipicas de um diesel, falo de amortecedores por exemplo.

                                                    Não é nada conclusivo, são apenas as minhas experiências pessoais, mas no meu caso as revisões dos diesel sempre foram mais caras que as dos carros a gasolina.

                                                    Convém é que compares coisas comparáveis.

                                                    Pelo menos carros dos mesmo ano, ambas na marca e intervenções idênticas. 150€ não foi na Peugeout nem na Honda e digo isto com 99% de certeza. Muito menos foi óleo e filtros todos.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                                      Convém é que compares coisas comparáveis.

                                                      Pelo menos carros dos mesmo ano, ambas na marca e intervenções idênticas. 150€ não foi na Peugeout nem na Honda e digo isto com 99% de certeza. Muito menos foi óleo e filtros todos.
                                                      Como disse no post para quem quis ler não estou a comparar nem pretendi dar conclusões NENHUMAS!
                                                      Disse que nos carros que por mim passaram as revisões foram mais baratas nuns do que noutros.
                                                      É obvio que não vou comprar 2 carros idênticos para comparar os custos de um de outro e vir para um forum na internet medir pilas com os outros.

                                                      Se acreditas ou não é contigo, foram feitas sempre na Motorex Beja, e na Ondévora.

                                                      Como disse e volto a dizer foram as MINHAS experiências, que valem o que valem para quem iniciou o tópico. Já se está aqui numa de medir pilas entre gasolina e diesel em vez de se continuar no real sentido do topico.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                        Como disse no post para quem quis ler não estou a comparar nem pretendi dar conclusões NENHUMAS!
                                                        Disse que nos carros que por mim passaram as revisões foram mais baratas nuns do que noutros.
                                                        É obvio que não vou comprar 2 carros idênticos para comparar os custos de um de outro e vir para um forum na internet medir pilas com os outros.

                                                        Se acreditas ou não é contigo, foram feitas sempre na Motorex Beja, e na Ondévora.

                                                        Como disse e volto a dizer foram as MINHAS experiências, que valem o que valem para quem iniciou o tópico. Já se está aqui numa de medir pilas entre gasolina e diesel em vez de se continuar no real sentido do topico.
                                                        Valem o que vale, para quem quer comprar o mesmo modelo da mesma marca diesel ou gasolina, não valem nada. Para contextualizar no tópico.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                          Valem o que vale, para quem quer comprar o mesmo modelo da mesma marca diesel ou gasolina, não valem nada. Para contextualizar no tópico.
                                                          Já os seus posts de recomendações á força e de mecânico-mor valem ouro, obrigado prof Marcelo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                                            Já os seus posts de recomendações á força e de mecânico-mor valem ouro, obrigado prof Marcelo.
                                                            Dono do tópico, importante o preço das manutenções, qual o mais barato ibiza diesel ou ibiza gasolina?

                                                            Tu- o 206 gasolina paga 150, o kia ceed diesel paga 500.
                                                            É preciso dizer mais alguma coisa.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por danger Ver Post
                                                              Dono do tópico, importante o preço das manutenções, qual o mais barato ibiza diesel ou ibiza gasolina?

                                                              Tu- o 206 gasolina paga 150, o kia ceed diesel paga 500.
                                                              É preciso dizer mais alguma coisa.
                                                              Observando que não vale a pena dirigir opiniões a asnos, leve lá a carroça e seja o rei do tópico que eu não tenho mais nada a dizer

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X