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    Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
    quanto custaria um X5 3.0d novo? 70k/80k? quanto custou o teu?
    Claro que sim, mas por isso digo que há que ter presente a questão de que um carro usado tem necessariamente as suas implicações.

    Estou satisfeito com as minhas opções, mas acho que comprar novo é tão válido como usado e já agora aproitei para referir que o "perfume" de uma coisa nova a estrear é bem porreiro.

    É que uma coisa é estares na dúvida entre um Twingo novo e um Laguna usado, outra é quando o novo já é um carro a todos os níveis muito competente.

    No fundo estou no papel de advogado do diabo

    Comentário


      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
      Claro que sim, mas por isso digo que há que ter presente a questão de que um carro usado tem necessariamente as suas implicações.

      Estou satisfeito com as minhas opções, mas acho que comprar novo é tão válido como usado e já agora aproitei para referir que o "perfume" de uma coisa nova a estrear é bem porreiro.

      É que uma coisa é estares na dúvida entre um Twingo novo e um Laguna usado, outra é quando o novo já é um carro a todos os níveis muito competente.

      No fundo estou no papel de advogado do diabo
      já não compro novos desde 2007 (matrícula Janeiro 2008), e dificilmente voltarei a comprar com o meu dinheiro. Mesmo trocando o actual carro da minha mulher o que está em cima da mesa é um usado recente

      acho que se se procurar com calma, há negócios muito interessantes em usado, financeiramente quase sempre é vantajoso comprar usado.

      mas gosto do cheirinho a novo e do protocolo de receber um carro a estrear, felizmente vou tendo isso com os carros de serviço

      Comentário


        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
        No meu X5 por exemplo na primeira inspeção os amortecedores creio que traseiros chumbaram, na inspeção do ano a seguir chumbaram os outros ou seja 2 + 2 já foram os 4

        Eu adoro carros novos
        Não notaste nada, foi só na inspecção? Normalmente as minhas costas queixam-se bem antes da inspecção

        Comentário


          Originalmente Colocado por marelo Ver Post
          Não notaste nada, foi só na inspecção? Normalmente as minhas costas queixam-se bem antes da inspecção
          Não se notava grande coisa, na verdade nem antes nem depois !? não sei se tem a ver com a geometria desta suspensão

          De qualquer forma embora ninguém leve isso muito a sério, os amortecedores como os pneus vão tendo desgaste e deviam ser trocados periodicamente.

          Comentário


            É estranho! Deveria notar-se. Quando começam a ficar cansados os amortecedores ficam mais moles e por exemplo em travagens o carro afucinha mais.

            Comentário


              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Não se notava grande coisa, na verdade nem antes nem depois !? não sei se tem a ver com a geometria desta suspensão

              De qualquer forma embora ninguém leve isso muito a sério, os amortecedores como os pneus vão tendo desgaste e deviam ser trocados periodicamente.
              Basta uma ligeira fuga (muitas vezes nem se nota muito em condução) para que chumbe. Mas certamente o inspetor explicou o porquê.

              Seja como for, mesmo sem saber o custo dessa "reparação" não te podes queixar muito. Existem N outros componentes que a ceder dão outro tipo de rombo na carteira, e eventualmente uma viagem à pendura num reboque.

              Por acaso comprei recentemente um carro usado, que só para o alinhar em termos de manutenção torrei mais de 1200e em apenas 1 semana, a questão é que antes de o comprar já estava a contar com essa despesa... mas nada me garante que não dê uma despesa igual dentro de 1 ou 2 semanas novamente...

              Quem não tem este Mind set deve comprar novo ou um usado numa concessão da marca, com direito a uma garantia decente, o que de certa forma era o que estava em cima da mesa por parte do Vrumm no caso do Cayenne.

              Comentário


                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Não se notava grande coisa, na verdade nem antes nem depois !? não sei se tem a ver com a geometria desta suspensão

                De qualquer forma embora ninguém leve isso muito a sério, os amortecedores como os pneus vão tendo desgaste e deviam ser trocados periodicamente.
                Mas os amortecedores acusaram algum defeito nas medições, ou tinham algum problema óbvio como estarem babados?

                Apostaria mais na segunda hipótese, até porque as medições nem sempre são muito fiáveis e dão erros em alguns carros novos (alguns Porsche, por exemplo).

                Comentário


                  Que idade tinha esse carro do rombo de 1.200 euros ? que carro é ?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Mas os amortecedores acusaram algum defeito nas medições, ou tinham algum problema óbvio como estarem babados?

                    Apostaria mais na segunda hipótese, até porque as medições nem sempre são muito fiáveis e dão erros em alguns carros novos (alguns Porsche, por exemplo).
                    Um estava afanado nas medições o que implica comprar os 2

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                      É estranho! Deveria notar-se. Quando começam a ficar cansados os amortecedores ficam mais moles e por exemplo em travagens o carro afucinha mais.
                      Não acho que esse seja um sintoma muito realista.

                      O que deixa o carro baixar a frente mais ou menos é a mola, e não o amortecedor.
                      A função do amortecedor é contrariar os movimentos bruscos da mola, e não evitar que faça mais ou menos curso.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Não acho que esse seja um sintoma muito realista.

                        O que deixa o carro baixar a frente mais ou menos é a mola, e não o amortecedor.
                        A função do amortecedor é contrariar os movimentos bruscos da mola, e não evitar que faça mais ou menos curso.
                        OK.
                        Uma pergunta: As molas costumam durar mais que os amortecedores ou não?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Não se notava grande coisa, na verdade nem antes nem depois !? não sei se tem a ver com a geometria desta suspensão

                          De qualquer forma embora ninguém leve isso muito a sério, os amortecedores como os pneus vão tendo desgaste e deviam ser trocados periodicamente.
                          No entanto, é curioso que mesmo sendo tu um condutor que utiliza os cavalos do carro e presumo que o ponhas a curvar bastante em apoio a velocidades mais elevadas, não notaste nada de especial.

                          Ou seja, pelo menos nesse caso, a máquina terá sido mais "exigente" do que tu.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                            OK.
                            Uma pergunta: As molas costumam durar mais que os amortecedores ou não?
                            Sim, mas não entendo bem onde queres chegar.

                            Comprimir um amortecedor fora do carro é relativamente fácil. Comprimir uma mola fora do carro exige ferramenta especial, e muito cuidado, porque se salta...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Sim, mas não entendo bem onde queres chegar.

                              Comprimir um amortecedor fora do carro é relativamente fácil. Comprimir uma mola fora do carro exige ferramenta especial, e muito cuidado, porque se salta...
                              Onde quero chegar, é que como condutor habitual de uma viatura e atento ao evoluir do comportamento da mesma, noto que o carro baixa já mais um pouco a frente em travagens mais bruscas a baixa velocidade.
                              Mas por coincidência esta tarde levei-a à IPO e os amortecedores apresentaram uma eficácia ainda de 80% na dianteira e 73% na traseira!

                              E se as molas duram mais...não deverá ser das molas!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                Onde quero chegar, é que como condutor habitual de uma viatura e atento ao evoluir do comportamento da mesma, noto que o carro baixa já mais um pouco a frente em travagens mais bruscas a baixa velocidade.
                                Mas por coincidência esta tarde levei-a à IPO e os amortecedores apresentaram uma eficácia ainda de 80% na dianteira e 73% na traseira!

                                E se as molas duram mais...não deverá ser das molas!
                                Normalmente, o condutor habitual de uma viatura é o que mais se vai ajustando ao processo gradual do desgaste do carro, algo que a máquina não faz.

                                Não estou a dizer que o teu carro não esteja objectivamente a baixar mais a frente, mas não mudaste mais nada (pastilhas diferentes entre eixos, por exemplo)?

                                Se pensares no princípio de funcionamento de uma mola, para que ela baixe mais (ou seja, para que se comprima mais) durante uma travagem, talvez ficasses com o carro mais baixo quando está estacionado, porque a mola teria perdido alguma da sua tensão, e não a ia perder na zona de maior carga (em travagem mais forte) deixando a posição normal inalterada.

                                Não me leves a mal a pergunta, mas tu já tiveste molas e amortecedores na mão e comprimiste ambos para perceber o que cada um faz exactamente?

                                Nota que uma suspensão desportiva (mesmo de série quando é opção) mexe praticamente sempre nas duas coisas: amortecedor e mola.


                                Colocado de outra forma, um carro com amortecedores completamente inactivos deixam que a carroçaria baloice por todo o lado.
                                Isso acontece porque as molas estão a trabalhar sozinhas, fazendo com que o seu movimento seja mais descontrolado.

                                O amortecedor (em condições) vai contrariar mais o efeito da mola quando maior for a velocidade de compressão e descompressão dela.
                                Porque a função do amortecedor (como o próprio nome indica) é amortecer os movimentos da mola em si.

                                Uma travagem não é forçosamente uma compressão rápida.
                                Terás mais compressões rápidas se o piso for muito irregular durante a travagem, mas isso faz-se sentir acima de tudo nas menores perdas de aderência.
                                Editado pela última vez por rca33; 23 March 2015, 20:37.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Normalmente, o condutor habitual de uma viatura é o que mais se vai ajustando ao processo gradual do desgaste do carro, algo que a máquina não faz.

                                  Não estou a dizer que o teu carro não esteja objectivamente a baixar mais a frente, mas não mudaste mais nada (pastilhas diferentes entre eixos, por exemplo)?

                                  Se pensares no princípio de funcionamento de uma mola, para que ela baixe mais (ou seja, para que se comprima mais) durante uma travagem, talvez ficasses com o carro mais baixo quando está estacionado, porque a mola teria perdido alguma da sua tensão, e não a ia perder na zona de maior carga (em travagem mais forte) deixando a posição normal inalterada.

                                  Não me leves a mal a pergunta, mas tu já tiveste molas e amortecedores na mão e comprimiste ambos para perceber o que cada um faz exactamente?

                                  Nota que uma suspensão desportiva (mesmo de série quando é opção) mexe praticamente sempre nas duas coisas: amortecedor e mola.
                                  Não mudei pastilhas nenhumas, ainda está tudo de origem.
                                  Meti sim um conjunto de 4 pneus novos à quase 6000 km atrás. Estes são mais confortáveis e têm a carcaça mais mole que os velhos!

                                  Na mão molas nunca tive, amortecedores já tive de um VW Polo que se metiam dentro quase só com a gravidade.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                    Aqui no fórum sempre que se pede uma opinião entre um carro novo e um usado do segmento acima, quase sempre há mais pessoas a sugerir o carro usado melhor.

                                    A verdade é que usados têm sempre os seus riscos e as suas mazelas, embora as pessoas tendam a ignorar isso.

                                    Pensa nisso.
                                    Já para não falar de outras questões como ser difícil arranjar, de facto, carros usados bem estimados e mantidos e com preço adequado...

                                    Outra questão muito pertinente é que a partir de certos valores e segmentos, segmento D e o plafond do Vrumm por exemplo, torna-se mais difícil de justificar a compra do usado porque já há bons carros novos.

                                    Se falarmos de um segmento D usado com 4 anos versus um B novo, por exemplo, aí conversa é outra.

                                    Comentário


                                      não compreendo o que vêm nesses carros mais luxuosos quando as mesmas marcas têm propostas igualmente fiáveis. Quem diz Touareg V8 não diz V6 por exemplo?? Puxa mais árvores em simultâneo? e se for para transportar pessoas, porque não um golf em seguda mão de 2007 ou coisa parecida? o dinheiro está caro!
                                      Se não fosse o facto de se ter um carro maior, não fosse preciso fazer TT e fosse mais para transportar pessoas, um golf variant não funcionava bem?

                                      mas claro, isto sou eu a dizer do meu ponto de vista pouco conservador...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                        Não mudei pastilhas nenhumas, ainda está tudo de origem.
                                        Meti sim um conjunto de 4 pneus novos à quase 6000 km atrás. Estes são mais confortáveis e têm a carcaça mais mole que os velhos!
                                        Ah, isso já começa a fazer mais sentido.
                                        Posso dizer-te que no mesmo carro já senti isso, e falando de pneus 205/50R17 (onde a altura de borracha já não é propriamente imensa)...

                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                        Na mão molas nunca tive, amortecedores já tive de um VW Polo que se metiam dentro quase só com a gravidade.
                                        Não sei se eram novos, mas conseguias porque estarias a fazer um movimento lento.
                                        Se o tentasses mexer de forma brusca, ele ia fazer mesmo muita força!

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                          Já para não falar de outras questões como ser difícil arranjar, de facto, carros usados bem estimados e mantidos e com preço adequado...

                                          Outra questão muito pertinente é que a partir de certos valores e segmentos, segmento D e o plafond do Vrumm por exemplo, torna-se mais difícil de justificar a compra do usado porque já há bons carros novos.

                                          Se falarmos de um segmento D usado com 4 anos versus um B novo, por exemplo, aí conversa é outra.
                                          Concordo contigo nessa análise.

                                          No entanto, um segmento D 2.0 de 150cv novo será bastante diferente de (por exemplo) um SUV com um motor mais musculado, ou um coupé também com características distintas, ou mesmo um segmento F usado.

                                          Eu entendo que o diferencial nos segmentos de entrada será maior, mas no fundo nunca desaparece ao longo da hierarquia.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Eu entendo que o diferencial nos segmentos de entrada será maior, mas no fundo nunca desaparece ao longo da hierarquia.
                                            Sim e não, um dos carros que mais gostei de comprar e ter foi o A3 2,0 tdi Sportback, sendo apenas um segmento C tinha uns interiores que ainda hoje ficam a dever pouco a um bom segmento D e cumpriu sempre muito bem em todos os aspectos, até a familia passar de 4 para 5, principalmente sendo o 5º um bébé.

                                            No fundo era um carro que não comprometia em nenhum contexto. Mesmo como familiar os 380 lts da bagageira e o bom espaço atrás davam boa conta do recado.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                              Não mudei pastilhas nenhumas, ainda está tudo de origem.
                                              Meti sim um conjunto de 4 pneus novos à quase 6000 km atrás. Estes são mais confortáveis e têm a carcaça mais mole que os velhos!

                                              Na mão molas nunca tive, amortecedores já tive de um VW Polo que se metiam dentro quase só com a gravidade.


                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Eu já comprei para mim 6 carros novos e 2 usados (já comprei outros para outras pessoaa) e confesso que gosto imenso da sensação de comprar um carro novinho, na cor que escolhemos, na configuração que quisémos.

                                              E tudo novinho, é muito bom.

                                              Quando se pode comprar um carro novo razoável é sempre de ponderar, um passat de 2 litros ou carro equivalente já é um belo familiar, com um motor à altura. Aliàs como sabemos, claramente acima da média.

                                              Claro que comprar carro Novo é muito bom... mas é para quem pode... Eu não me posso dar a este luxo país perder mais de 50% do valor em 4 anos é um absurdo e se falamos de carros caros em novo, o valor absoluto destes 50% chega a ser pornografico.

                                              Eu por 30/35K estou a equacionar carros que há 3/4/5 anos custaram 2 a 3x mais... Haja quem tenha para eu poder ir "brincando" também.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                                                Não mudei pastilhas nenhumas, ainda está tudo de origem.
                                                Meti sim um conjunto de 4 pneus novos à quase 6000 km atrás. Estes são mais confortáveis e têm a carcaça mais mole que os velhos!

                                                Na mão molas nunca tive, amortecedores já tive de um VW Polo que se metiam dentro quase só com a gravidade.
                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Sim e não, um dos carros que mais gostei de comprar e ter foi o A3 2,0 tdi Sportback, sendo apenas um segmento C tinha uns interiores que ainda hoje ficam a dever pouco a um bom segmento D e cumpriu sempre muito bem em todos os aspectos, até a familia passar de 4 para 5, principalmente sendo o 5º um bébé.

                                                No fundo era um carro que não comprometia em nenhum contexto. Mesmo como familiar os 380 lts da bagageira e o bom espaço atrás davam boa conta do recado.
                                                Foi um amor forte... Eram e são bons interiores mas creio estares a levar isso um pouco mais além...

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                                  Já para não falar de outras questões como ser difícil arranjar, de facto, carros usados bem estimados e mantidos e com preço adequado...

                                                  Outra questão muito pertinente é que a partir de certos valores e segmentos, segmento D e o plafond do Vrumm por exemplo, torna-se mais difícil de justificar a compra do usado porque já há bons carros novos.

                                                  Se falarmos de um segmento D usado com 4 anos versus um B novo, por exemplo, aí conversa é outra.

                                                  Arrisco me a dizer que se tiver uma destas opções iniciais nas minhas mãos e não tiver nenhum grande azar com nenhuma delas, a diferença de desvalorização ao fim de determinado período será similar e com tendência para se agravar com o tempo, ficando pior a Passat que, por ser comprada nova, levará na cabeça como gente grande.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Que idade tinha esse carro do rombo de 1.200 euros ? que carro é ?
                                                    7 anos. É um carro com PVP em novo acima dos 100.000e (não estou interessado em dizer qual é)

                                                    Contudo, foi na sua maioria manutenção preventiva... e existem muitos segmentos D com os mesmíssimos custos de manutenção, até porque partilham a mecânica.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                      7 anos. É um carro com PVP em novo acima dos 100.000e (não estou interessado em dizer qual é)

                                                      Contudo, foi na sua maioria manutenção preventiva... e existem muitos segmentos D com os mesmíssimos custos de manutenção, até porque partilham a mecânica.
                                                      Portanto é um segmento E ou F, logo provavelmente BMW, Audi ou Mercedes e se custava isso provavelmente 6 cilindros .....

                                                      Compraste um S
                                                      Editado pela última vez por v7; 24 March 2015, 07:13.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por JonasPower Ver Post
                                                        não compreendo o que vêm nesses carros mais luxuosos quando as mesmas marcas têm propostas igualmente fiáveis. Quem diz Touareg V8 não diz V6 por exemplo?? Puxa mais árvores em simultâneo? e se for para transportar pessoas, porque não um golf em seguda mão de 2007 ou coisa parecida? o dinheiro está caro!
                                                        Se não fosse o facto de se ter um carro maior, não fosse preciso fazer TT e fosse mais para transportar pessoas, um golf variant não funcionava bem?

                                                        mas claro, isto sou eu a dizer do meu ponto de vista pouco conservador...
                                                        O dinheiro não está caro, até está barato. Já viste as actuais taxas de juro?

                                                        Pela tua lógica, válida sem dúvida, não havia carros acima segmento D. E para quê coupés se os carros de 4 portas são mais práticos? E porquê ir para as Maldivas se areia e mar também há na Caparica. E porquê relógios mecânicos se um relógio dos chineses dá horas igualmente? Na minha opinião a resposta é porque nem tudo na vida tem de ser racional, e todos temos gostos diferentes.

                                                        Comentário


                                                          continuo achar que um Touareg recente V6 TDI seria o ideal

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Concordo contigo nessa análise.

                                                            No entanto, um segmento D 2.0 de 150cv novo será bastante diferente de (por exemplo) um SUV com um motor mais musculado, ou um coupé também com características distintas, ou mesmo um segmento F usado.

                                                            Eu entendo que o diferencial nos segmentos de entrada será maior, mas no fundo nunca desaparece ao longo da hierarquia.
                                                            Claro que sim, concordo com tudo


                                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                            Arrisco me a dizer que se tiver uma destas opções iniciais nas minhas mãos e não tiver nenhum grande azar com nenhuma delas, a diferença de desvalorização ao fim de determinado período será similar e com tendência para se agravar com o tempo, ficando pior a Passat que, por ser comprada nova, levará na cabeça como gente grande.
                                                            Não duvido, mas normalmente quem está disposto a largar €45k (p exemplo) olha só para carros novos. Há exceções (poucas), mas a existirem é normal que andem por aqui ou sejam minimamente conhecedoras e queiram algo específico.

                                                            Quanto a desvalorizações futuras, é sempre um facto de que comprando usado dá para vender de seguida sem perder tanto dinheiro, mas também não é menos verdade que cada vez mais as pessoas que compram carro novo a título particular o vendem passado 10 ou mais anos porque ponto 1 o tempo das vacas gordas já lá vai e ponto 2 com a introdução da moeda única as pessoas começaram a perceber melhor as fortunas que se perde em desvalorização. Na altura do escudo e das inflações a dois dígitos a malta nem se apercebia bem da desvalorização, embora ela existisse na mesma.


                                                            Há aqui outros fatores como, por exemplo, pessoas que conheço que compram novo porque os usados dão muito problemas dizem elas.

                                                            Ora isto já não concordo nada... Primeiro comprando novo, nomeadamente carros e/ou motores acabados de sair, é uma lotaria e mesmo que haja garantia é sempre chato estar a ir à oficina e depois da garantia terminar podemos ficar com um cancro em mãos...

                                                            Segundo isto dá-me de pensar porque revela que estas pessoas nem sequer percebem as maiores vantagens de comprar novo que são escolher algo totalmente a gosto, todo o carro novinho desde suspensão, pintura, jantes, interiores, motor etc.

                                                            Depois é certo que comprar um usado face a um novo é claro que há muito maior probabilidade de haver stresses, coisas por substituir etc., mas isso é mais que colmatado pela poupança inicial. Claro que para mim comprar usado só faz sentido se for bem comprado, o que é bem abaixo dos valores que se vê "99%" das vezes nos sites da praxe.


                                                            Eu nisto estou com o v7, acho que quer usado quer novo são ambos opções perfeitamente válidas, mas depende muito de várias premissas.

                                                            Por exemplo acho completamente idiota gastar quase €40k para um carro fazer 5k km por ano e andar sempre em cidade num raio máximo de 5km de casa... Isto é mandar dinheiro à rua por várias razões, razão 1 para este tipo de utilização um segmento A ou B é o ideal, até pelo estacionamento (carro que anda muito em percursos curtos e zonas de dificil estacionamento), e porque se pode gastar €10-15k por um carro novo que cumpre muito bem a função de citadino, razão 2 a querer algo diferente, para fazer tão poucos kms anuais vale a pena apostar num usado recente com poucos kms, até porque somando 5k km ao ano nunca vai ficar muito rodado. Claro que kms no quadrante não é tudo, e claro que 5k km ao ano esta utilização é igual ou pior que 15k km sempre em estrada, mas o mercado funciona por anos de idade e kms, tão simples quanto isso.

                                                            Por outro lado se for um carro para fazer muitos kms em estrada acho perfeitamente lógico comprar um segmento C ou D novo. Como em tudo, há que avaliar a relação custo-benefício de ambas as opções e optar consoante a futura utilização.

                                                            Comentário


                                                              Para mim os usados é uma questão de tesão.

                                                              Se não fosse teso só comprava novos.

                                                              Comentário

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