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Manter gasolina, converter GPL ou Diesel?
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Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostNa maioria dos casos perde mas de uma forma quase imperceptivel, não será por ai.
Perde rendimento. Não há dúvida! Mas o que muita gente se esquece, é que os Kits de GPL vêm com um comutador de gás/gasolina.
Portanto. Se for preciso o rendimento de origem, basta pressionar o comutador para os casos de "extrema" necessidade. Lol
Faz como quiseres, mas ontem já era tarde.
Casa dia que passa, é dinheiro mandado fora.
30 mil kms e está pago.
Cumps.
Comentário
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Originalmente Colocado por carloscraveira Ver PostBoas.
Perde rendimento. Não há dúvida! Mas o que muita gente se esquece, é que os Kits de GPL vêm com um comutador de gás/gasolina.
Portanto. Se for preciso o rendimento de origem, basta pressionar o comutador para os casos de "extrema" necessidade. Lol
Faz como quiseres, mas ontem já era tarde.
Casa dia que passa, é dinheiro mandado fora.
30 mil kms e está pago.
Cumps.
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Ora bem, acho que 30 mil km são muito realistas.
As minhas Contas:
Gasolina (real)
Média carro: 6.5 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
Preço gasolina que abasteço: 1.39€ (jumbo: eu sei, mau combustivel.. será mesmo? tema para outro tópico )
km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano
Consumo combustivel: 6.5*3.5*4*12= 1092 lt
gasto combustível: 1092 * 1.39= 1518€ ano
Investimento inicial=0
GPL (estimativa)
Média carro(+ 30%): 6.5*1.3= 8.45 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
Preço GPL que irei abastecer: 0.654€ (galp gondomar)
km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano
Consumo combustível: 8.45*3.5*4*12= 1419 lt
gasto combustível: 1419 * 0.654= 928€ ano
Diferença:1518-928= 590€
Investimento inicial=1500€
Recuperação: 1500/590= 2.5 anos ou a partir dos 163 mil km
Diesel (estimativa)
Média carro (tendo por base clio DCI): 4.5 (corrigir se errado)
Preço diesel que irei abastecer: 1.18€ (jumbo: eu sei, mau combustivel.. será mesmo? tema para outro tópico )
km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano
Consumo combustivel: 4.5*3.5*4*12= 756
gasto combustivel: 756 * 1.18= 892€ ano
Diferença:1518-892= 626€
Investimento inicial=2000€ ???
Recuperação: 2000/626= 3.2 anos
Tao aqui as minhas contas. Conclusão? Pois não sei. Ah e ainda falta a ideia de comprar uma mota 125cc por 1200€ que consome uns 2l/100 e com ela podia ir até a praia a ouvir xutos e pontapes feito rebelde
Falta aqui agora a durabilidade do carro a gpl e a diesel.. porque ambos vão ter perto dos 170 mil km quando começar a recuperar o investimento.
Sinceramente, depois das contas tudo me leva para o GPL mas.. nao sei explicar mas o meu feeling não é esse.. talvez por não conhecer o GPL e estar desconfiado que o meu clio não irá durar mais tempo com o GPL instalado
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Olá nunofrc,
Fiquei satisfeito por ver um utilizador com o mesmo carro do que o meu, mesmo motor, mesmo ano. O meu é de Abril de 2002
Mas há uma diferença...o meu já está a GPL
Posso dizer que foi das melhores decisões que tomei. Instalei o kit em 2007 tinha o carro 47 mil kms. Hoje conta com 152 mil e o kit ficou pago aos 90 mil kms. Problemas ? Apenas no inicio de afinação, o normal.
Vamos lá às tuas duvidas e dou a minha opinião, porque a decisão caberá a ti.
"opção 1:mantenho o carro;"
Claro está, quais são os teus objectivos ? Estás contente com o carro e apenas queres gastar menos em combustível ? Então esta opção não é viável.
"opção 2: converto para GPL;"
Muito simples, pretendes ficar mais 50 mil kms com o carro ? Se sim, então já rende, porque o kit fica pago aos 40 mil kms(+/-) para esse carro. Se achas que já não fazes 50 mil kms com o carro, não é boa opção converteres. Se decidires pela conversão, irão fazer os testes de compressão para ver se está OK para colocar GPL.
"opção 3: vendo e compro um a diesel?"
Qual o objectivo ? Um carro maior para teres mais espaço ? Um carro mais recente(mas aqui coloca-se na mesma a questão, gasolina ou gasóleo) ?
Pareceu-me que o teu objectivo era outro, o de poupar no consumo...
Um carro a gasóleo é mais caro do que um com a mesma potência, a gasolina. Como já tens carro...penso que é menos dispendioso os 1500 euros e dali a 40 mil kms gastares quase metade do que gastas agora em gasolina, do que venderes o Clio que tens e teres de meter uns milhares de euros para comprar um a gasóleo.
Apesar de ser "fã" do GPL, tentei ser imparcial, embora saiba que é complicado. Enfim, acho que maioritariamente gostamos do que temos, tal como há sempre "fãs" dos carros a gasóleo.
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Bem, se encontrares um diesel por 2000€ a gastar só 4,5, diz-me que a mim também me calha bem... diz antes que vais dar o teu carro à troca e mais 2000€... portanto o teu investimento no diesel não é só 2000€...
Quanto ao GPL, é um bicho-papão para a maioria das pessoas que não conhece... já vi que és do Norte e aí em cima tinha ideia que os combustíveis até eram mais baratos... mas, como te digo, nada como ir ao Fórum do AutoGás e pesquisar. Também lá haverá gente a dizer mal do GPL! O meu gasta o que gasta porque não tem tido uma assistência como deve ser, está desafinado. Tu tens mais sorte do que eu porque na zona do Porto há muitos e bons instaladores, com experiência de anos dado que foram pioneiros da coisa... tens a Mastergás, por exemplo, que são top!
Juro-te que cada vez que vou atestar a carrinha quase choro com a conta e quando vou atestar de GPL é quase como se estivesse a meter gasolina no meu Corsa há 15 anos atrás! Até me sinto mais nova e tudo!
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Permite-me ajustar um pouco as tuas contas:
Originalmente Colocado por nunofrc Ver PostOra bem, acho que 30 mil km são muito realistas.
As minhas Contas:
Gasolina (real)
Média carro: 6.5 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
Preço gasolina que abasteço: 1.39€ (jumbo: eu sei, mau combustivel.. será mesmo? tema para outro tópico )
km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano
Consumo combustivel: 6.5*3.5*4*12= 1092 lt
gasto combustível: 1092 * 1.39= 1518€ ano
Investimento inicial=0
GPL (estimativa)
Média carro(+ 30%): 6.5*1.3= 8.45 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
Preço GPL que irei abastecer: 0.654€ (galp gondomar):Eu sou dos arredores de Lisboa e o preço do GPL por aqui é mais caro do que no norte. Mesmo assim, o preço actual na Galp está a 0,62€, com o desconto de 12 centimos do Continente, fica a 0,50€ ! Portanto, se colocas o preço da gasolina do Jumbo, também terás de ir buscar o preço do GPL com desconto Já agora, o preço do GPL oscila muuuito menos do que a gasolina e o gasóleo.
km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano
Consumo combustível: 8.45*3.5*4*12= 1419 lt
gasto combustível: 1419 * 0.654= 928€ ano
Minhas contas: 1419 * 0.52(aumentei 2 centimos) = 737€/ano + 100€ gasolina(quando ligas o carro) = 837€/ano
Diferença:1518-928= 590€
Minhas contas: 1518-837=681€
Investimento inicial=1500€
Recuperação: 1500/590= 2.5 anos ou a partir dos 163 mil km
Minhas contas: 1500/681=2.2 anos
Já agora, as manutenções do GPL é levar um filtro novo a cada 20 mil kms, que custa 20€.Editado pela última vez por GPLduradouro; 16 March 2015, 10:25.
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Originalmente Colocado por Catonly Ver PostBem, se encontrares um diesel por 2000€ a gastar só 4,5, diz-me que a mim também me calha bem... diz antes que vais dar o teu carro à troca e mais 2000€... portanto o teu investimento no diesel não é só 2000€...
Quanto ao GPL, é um bicho-papão para a maioria das pessoas que não conhece... já vi que és do Norte e aí em cima tinha ideia que os combustíveis até eram mais baratos... mas, como te digo, nada como ir ao Fórum do AutoGás e pesquisar. Também lá haverá gente a dizer mal do GPL! O meu gasta o que gasta porque não tem tido uma assistência como deve ser, está desafinado. Tu tens mais sorte do que eu porque na zona do Porto há muitos e bons instaladores, com experiência de anos dado que foram pioneiros da coisa... tens a Mastergás, por exemplo, que são top!
Juro-te que cada vez que vou atestar a carrinha quase choro com a conta e quando vou atestar de GPL é quase como se estivesse a meter gasolina no meu Corsa há 15 anos atrás! Até me sinto mais nova e tudo!
Óbvio que iriam ser os 2000€ mais o meu clio
Penso que, sem ser muito realista, conseguia vender o meu clio por 2500€ (só tem 120 mil km).. pronto pode ir até aos 2250€. Por isso 2250 + 2000 iria ficar com 4250€ para um diesel. Ora um clio II dci 1.5 de 65 ou 80 CV, comercial com poucos kms acho que conseguia arranjar (é difícil encontrar à venda um eu sei) e ainda trazia troco.. agora de 3 portas como gosto e com poucos kms é que.. já não sei.. mesmo à venda como por esse preço
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Pois nunofrc... tens de pensar bem quais são as tuas perspectivas para os próximos anos... e se te serve um carro de 2 ou de 5 lugares... e como disseste, para encontrares um carro com poucos kms a diesel e em bom estado por esse preço és capaz de demorar um pouco a encontrar... entretanto já gastaste uma pipa a andar com o teu a gasolina, pois não o vais parar até encontrares o dito diesel...
E tens mais outra: no teu já sabes o que tens na mão, que peças levou, como foi conduzido, tudo... um "novo" é sempre uma incógnita... as manutenções do diesel são mais caras... e depois tens a questão dos IUC's que se fores comprar um carro com matrícula após Julho de 2007 já pagas bem mais do que os 30 e poucos euros que pagas do Clio... isso também deves equacionar porque também te inflaciona o gasto anual com o carro.
Pensa bem porque em qualquer dos casos terás de ter uma visão a longo prazo... se o GPL dá 140kms ou 160 ou menos, isso acho que nem é o mais importante, até porque, o limite máximo em AE é 120 kms/h! Acima disso corres é o risco de vir a desperdiçar €€€!
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Se a ideia é manter o carro por mais uns anos, e não há problemas com sítios para abastecer, então é meter GPL nisso.
Dói menos na carteira a abastecer e mantens os cinco lugares que podem sempre vir a dar jeito (e se precisares de mais espaço é só rebater os bancos traseiros e pronto).
Originalmente Colocado por Catonly Ver PostBem, se encontrares um diesel por 2000€ a gastar só 4,5, diz-me que a mim também me calha bem... diz antes que vais dar o teu carro à troca e mais 2000€... portanto o teu investimento no diesel não é só 2000€...
É uma caixa de fósforos mas consegue mesmo fazer esses consumos.Editado pela última vez por ravager; 16 March 2015, 10:53.
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Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver PostPermite-me ajustar um pouco as tuas contas:
Depois...há outras contas que poderias rezar para não aparecerem, como as manutenções exorbitantes dos diesel vs gasolina...
Já agora, as manutenções do GPL é levar um filtro novo a cada 20 mil kms, que custa 20€.
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Exactamente tenho uma GALP em Gondomar na antiga recta dos picas a 65 cent.. para já..
Agora uma pergunta que ainda não tem grande resposta ou muitas confirmações / opiniões é a seguinte: o motor a GPL é durável? Pelo que percebi o GPL até provoca menos desgaste no motor. Se avançar com a conversão vou mantê-lo durante muitos anos é certo.
Avançando já um pouco, melhores oficinas aqui na zona do porto?
Ravager quero um carro, não uma caixa de fosforos :P para isso ia para um smart, se bem que são incompreensivelmente caros :O
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Originalmente Colocado por Catonly Ver PostJá te tinha comentado antes: tens a Mastergás (em Massarelos) e tens a Cuco (em Esmoriz)... e tens o Fórum do AutoGás onde podes encontrar melhor informação sobre GPL do que aqui
E tens outra vantagem nos preços do GPL em relação aos outros combustíveis: são mais estáveis!
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Originalmente Colocado por rafsantos Ver PostTem em conta que depois de começares a andar a Gpl vais ter tendência para andar muito mais, pois quando comecares a atestar o deposito por 20€ ate vais sorrir para a bomba.
Mesmo a sério!!! Quando atesto a BM de diesel, choro mas quando atesto o Clio de GPL, adorooooooooooo!!!
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Originalmente Colocado por marelo Ver PostOs preços do gpl são mais estáveis em que sentido? Na variação percentual do preço entre bombas se calhar até é superior, de 55cent para 65cent é uma variação de ~20%, o que é bastante.
Agora encontrar GPL a 0,55 ou a 0,65 depende do ponto do país... dificilmente se encontra essas diferenças dentro do mesmo concelho...
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Originalmente Colocado por nunofrc Ver PostOk. Pelo que vejo é ao vantagens. Vejo apenas um mal . . Ao ir de férias para terriolas como geres vai ser complicado abastecer gpl. Mas sem problema. Só me falta mesmo ter a tal confiança em relação à durabilidade e fiabilidade do GPL. . . Vou ver no autogas
Eu tenho todos os postos de Gpl de Portugal e Espanha inseridos no GPS, não tenho tido até a data qualquer problema no abastecimento
O meu carro tem quase 25000 km e nunca andou a gasolina excetuando claro o aquecimento, e olha que já andei de norte a sul do pais e inclusive Espanha.
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Se estás com receio em relação ao GPL, é normal para quem nunca tenha usado. É igual com todos. Depois de instalares, só pensas: Por que é que não meti mais cedo ?
Em relação aos postos de abastecimento, sim, há muitos. No interior do país há menos. De qualquer maneira, um depósito tórico(como o meu) tem uma autonomia de cerca de 450 kms. Caso se esgote, tens sempre a gasolina, não te esqueças que ficas com um híbrido ;)
Já fui com o meu até à Suiça e o país onde encontrei mais postos com GPL foi a França e onde o GPL dura mais. Devido ao facto de ter uma mistura mais rica em butano, em vez dos 450 kms, fazia 550 kms.
Tal como disseste, vai ao "Novos utilizadores" do forum autogas e coloca as tuas dúvidas...
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Informa-te, nunofrc!
Passa na Mastergás ou no Cuco também e fala com os senhores! Faz as perguntas todas mesmo que aches que sejam disparatadas
Há muitos mitos ainda em relação ao GPL.
Este dois instaladores que te digo são top e o principio do GPL funcionar bem ou mal tem a ver com a qualidade da instalação e da assistência... o que não foi o caso do meu Clio e, daí, ter uns consumos um bocadinho altos...
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Eu continuo a aconselhar o mesmo e se é para avançar com GPL mais necessário é: revisão geral a esse carro.
Se vais para GPL bem que podes começar a pensar em velas Iridium, vê bem o estado da bobine a que se tiver a funcionar mal pode aumentar o consumo, termostato, sonda lambda, oleo, filtros (o de gasolina, entupido pode aumentar o consumo), vê bem os pneus a nível de pressão, direção alinhada etc.
Depois, de tudo revisto, avança para GPL o que quer que seja.
Eu desaconselho mudar de carro, já conheces esse, GPL parece ser uma boa solução e financeiramente mais racional, nunca sabes o estado do carro "novo" ao contrário desse.
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Originalmente Colocado por Drifter Ver PostEu continuo a aconselhar o mesmo e se é para avançar com GPL mais necessário é: revisão geral a esse carro.
Se vais para GPL bem que podes começar a pensar em velas Iridium, vê bem o estado da bobine a que se tiver a funcionar mal pode aumentar o consumo, termostato, sonda lambda, oleo, filtros (o de gasolina, entupido pode aumentar o consumo), vê bem os pneus a nível de pressão, direção alinhada etc.
Depois, de tudo revisto, avança para GPL o que quer que seja.
Eu desaconselho mudar de carro, já conheces esse, GPL parece ser uma boa solução e financeiramente mais racional, nunca sabes o estado do carro "novo" ao contrário desse.
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