Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Manter gasolina, converter GPL ou Diesel?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
    Onde é que com gpl perde potencia ? Ou os tais nm ?
    Na maioria dos casos perde mas de uma forma quase imperceptivel, não será por ai.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
      Na maioria dos casos perde mas de uma forma quase imperceptivel, não será por ai.
      Boas.
      Perde rendimento. Não há dúvida! Mas o que muita gente se esquece, é que os Kits de GPL vêm com um comutador de gás/gasolina.
      Portanto. Se for preciso o rendimento de origem, basta pressionar o comutador para os casos de "extrema" necessidade. Lol
      Faz como quiseres, mas ontem já era tarde.
      Casa dia que passa, é dinheiro mandado fora.
      30 mil kms e está pago.

      Cumps.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por carloscraveira Ver Post
        Boas.
        Perde rendimento. Não há dúvida! Mas o que muita gente se esquece, é que os Kits de GPL vêm com um comutador de gás/gasolina.
        Portanto. Se for preciso o rendimento de origem, basta pressionar o comutador para os casos de "extrema" necessidade. Lol
        Faz como quiseres, mas ontem já era tarde.
        Casa dia que passa, é dinheiro mandado fora.
        30 mil kms e está pago.

        Cumps.
        Podias apresentar contas que sustentem a tua afirmação?

        Comentário


          #34
          Boas.
          Se um dia tiver tempo farei as contas por ti mas o que não falta na Internet é ferramentas para fazer os cálculos por nós.
          Mas garanto que com os valores apresentados pelo "dono" do tópico, 30mil kms e está paga a adaptação.

          Comentário


            #35
            Ora bem, acho que 30 mil km são muito realistas.

            As minhas Contas:

            Gasolina (real)
            Média carro: 6.5 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
            Preço gasolina que abasteço: 1.39€ (jumbo: eu sei, mau combustivel.. será mesmo? tema para outro tópico )
            km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano

            Consumo combustivel: 6.5*3.5*4*12= 1092 lt

            gasto combustível: 1092 * 1.39= 1518€ ano

            Investimento inicial=0



            GPL (estimativa)

            Média carro(+ 30%): 6.5*1.3= 8.45 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
            Preço GPL que irei abastecer: 0.654€ (galp gondomar)
            km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano

            Consumo combustível: 8.45*3.5*4*12= 1419 lt

            gasto combustível: 1419 * 0.654= 928€ ano

            Diferença:1518-928= 590€

            Investimento inicial=1500€

            Recuperação: 1500/590= 2.5 anos ou a partir dos 163 mil km



            Diesel (estimativa)

            Média carro (tendo por base clio DCI): 4.5 (corrigir se errado)
            Preço diesel que irei abastecer: 1.18€ (jumbo: eu sei, mau combustivel.. será mesmo? tema para outro tópico )
            km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano

            Consumo combustivel: 4.5*3.5*4*12= 756

            gasto combustivel: 756 * 1.18= 892€ ano

            Diferença:1518-892= 626€

            Investimento inicial=2000€ ???

            Recuperação: 2000/626= 3.2 anos


            Tao aqui as minhas contas. Conclusão? Pois não sei. Ah e ainda falta a ideia de comprar uma mota 125cc por 1200€ que consome uns 2l/100 e com ela podia ir até a praia a ouvir xutos e pontapes feito rebelde

            Falta aqui agora a durabilidade do carro a gpl e a diesel.. porque ambos vão ter perto dos 170 mil km quando começar a recuperar o investimento.

            Sinceramente, depois das contas tudo me leva para o GPL mas.. nao sei explicar mas o meu feeling não é esse.. talvez por não conhecer o GPL e estar desconfiado que o meu clio não irá durar mais tempo com o GPL instalado

            Comentário


              #36
              Olá nunofrc,

              Fiquei satisfeito por ver um utilizador com o mesmo carro do que o meu, mesmo motor, mesmo ano. O meu é de Abril de 2002
              Mas há uma diferença...o meu já está a GPL

              Posso dizer que foi das melhores decisões que tomei. Instalei o kit em 2007 tinha o carro 47 mil kms. Hoje conta com 152 mil e o kit ficou pago aos 90 mil kms. Problemas ? Apenas no inicio de afinação, o normal.

              Vamos lá às tuas duvidas e dou a minha opinião, porque a decisão caberá a ti.
              "opção 1:mantenho o carro;"
              Claro está, quais são os teus objectivos ? Estás contente com o carro e apenas queres gastar menos em combustível ? Então esta opção não é viável.

              "opção 2: converto para GPL;"
              Muito simples, pretendes ficar mais 50 mil kms com o carro ? Se sim, então já rende, porque o kit fica pago aos 40 mil kms(+/-) para esse carro. Se achas que já não fazes 50 mil kms com o carro, não é boa opção converteres. Se decidires pela conversão, irão fazer os testes de compressão para ver se está OK para colocar GPL.

              "opção 3: vendo e compro um a diesel?"
              Qual o objectivo ? Um carro maior para teres mais espaço ? Um carro mais recente(mas aqui coloca-se na mesma a questão, gasolina ou gasóleo) ?
              Pareceu-me que o teu objectivo era outro, o de poupar no consumo...
              Um carro a gasóleo é mais caro do que um com a mesma potência, a gasolina. Como já tens carro...penso que é menos dispendioso os 1500 euros e dali a 40 mil kms gastares quase metade do que gastas agora em gasolina, do que venderes o Clio que tens e teres de meter uns milhares de euros para comprar um a gasóleo.

              Apesar de ser "fã" do GPL, tentei ser imparcial, embora saiba que é complicado. Enfim, acho que maioritariamente gostamos do que temos, tal como há sempre "fãs" dos carros a gasóleo.

              Comentário


                #37
                Bem, se encontrares um diesel por 2000€ a gastar só 4,5, diz-me que a mim também me calha bem... diz antes que vais dar o teu carro à troca e mais 2000€... portanto o teu investimento no diesel não é só 2000€...

                Quanto ao GPL, é um bicho-papão para a maioria das pessoas que não conhece... já vi que és do Norte e aí em cima tinha ideia que os combustíveis até eram mais baratos... mas, como te digo, nada como ir ao Fórum do AutoGás e pesquisar. Também lá haverá gente a dizer mal do GPL! O meu gasta o que gasta porque não tem tido uma assistência como deve ser, está desafinado. Tu tens mais sorte do que eu porque na zona do Porto há muitos e bons instaladores, com experiência de anos dado que foram pioneiros da coisa... tens a Mastergás, por exemplo, que são top!

                Juro-te que cada vez que vou atestar a carrinha quase choro com a conta e quando vou atestar de GPL é quase como se estivesse a meter gasolina no meu Corsa há 15 anos atrás! Até me sinto mais nova e tudo!

                Comentário


                  #38
                  Permite-me ajustar um pouco as tuas contas:

                  Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                  Ora bem, acho que 30 mil km são muito realistas.

                  As minhas Contas:

                  Gasolina (real)
                  Média carro: 6.5 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
                  Preço gasolina que abasteço: 1.39€ (jumbo: eu sei, mau combustivel.. será mesmo? tema para outro tópico )
                  km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano

                  Consumo combustivel: 6.5*3.5*4*12= 1092 lt

                  gasto combustível: 1092 * 1.39= 1518€ ano

                  Investimento inicial=0



                  GPL (estimativa)

                  Média carro(+ 30%): 6.5*1.3= 8.45 (faz menos mas vamos pelo pior cenário)
                  Preço GPL que irei abastecer: 0.654€ (galp gondomar):Eu sou dos arredores de Lisboa e o preço do GPL por aqui é mais caro do que no norte. Mesmo assim, o preço actual na Galp está a 0,62€, com o desconto de 12 centimos do Continente, fica a 0,50€ ! Portanto, se colocas o preço da gasolina do Jumbo, também terás de ir buscar o preço do GPL com desconto Já agora, o preço do GPL oscila muuuito menos do que a gasolina e o gasóleo.
                  km anuais: 350km/semana; 1400km/mes; 16800km/ano

                  Consumo combustível: 8.45*3.5*4*12= 1419 lt

                  gasto combustível: 1419 * 0.654= 928€ ano
                  Minhas contas: 1419 * 0.52(aumentei 2 centimos) = 737€/ano + 100€ gasolina(quando ligas o carro) = 837€/ano

                  Diferença:1518-928= 590€
                  Minhas contas: 1518-837=681€

                  Investimento inicial=1500€

                  Recuperação: 1500/590= 2.5 anos ou a partir dos 163 mil km
                  Minhas contas: 1500/681=2.2 anos
                  Depois...há outras contas que poderias rezar para não aparecerem, como as manutenções exorbitantes dos diesel vs gasolina...
                  Já agora, as manutenções do GPL é levar um filtro novo a cada 20 mil kms, que custa 20€.
                  Editado pela última vez por GPLduradouro; 16 March 2015, 10:25.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
                    Bem, se encontrares um diesel por 2000€ a gastar só 4,5, diz-me que a mim também me calha bem... diz antes que vais dar o teu carro à troca e mais 2000€... portanto o teu investimento no diesel não é só 2000€...

                    Quanto ao GPL, é um bicho-papão para a maioria das pessoas que não conhece... já vi que és do Norte e aí em cima tinha ideia que os combustíveis até eram mais baratos... mas, como te digo, nada como ir ao Fórum do AutoGás e pesquisar. Também lá haverá gente a dizer mal do GPL! O meu gasta o que gasta porque não tem tido uma assistência como deve ser, está desafinado. Tu tens mais sorte do que eu porque na zona do Porto há muitos e bons instaladores, com experiência de anos dado que foram pioneiros da coisa... tens a Mastergás, por exemplo, que são top!

                    Juro-te que cada vez que vou atestar a carrinha quase choro com a conta e quando vou atestar de GPL é quase como se estivesse a meter gasolina no meu Corsa há 15 anos atrás! Até me sinto mais nova e tudo!

                    Óbvio que iriam ser os 2000€ mais o meu clio

                    Penso que, sem ser muito realista, conseguia vender o meu clio por 2500€ (só tem 120 mil km).. pronto pode ir até aos 2250€. Por isso 2250 + 2000 iria ficar com 4250€ para um diesel. Ora um clio II dci 1.5 de 65 ou 80 CV, comercial com poucos kms acho que conseguia arranjar (é difícil encontrar à venda um eu sei) e ainda trazia troco.. agora de 3 portas como gosto e com poucos kms é que.. já não sei.. mesmo à venda como por esse preço

                    Comentário


                      #40
                      Enquanto fazes contas vai conduzindo de forma económica. Até pode ser que consigas com algunsctruques tirar 0,5 à média.

                      Comentário


                        #41
                        Pois nunofrc... tens de pensar bem quais são as tuas perspectivas para os próximos anos... e se te serve um carro de 2 ou de 5 lugares... e como disseste, para encontrares um carro com poucos kms a diesel e em bom estado por esse preço és capaz de demorar um pouco a encontrar... entretanto já gastaste uma pipa a andar com o teu a gasolina, pois não o vais parar até encontrares o dito diesel...

                        E tens mais outra: no teu já sabes o que tens na mão, que peças levou, como foi conduzido, tudo... um "novo" é sempre uma incógnita... as manutenções do diesel são mais caras... e depois tens a questão dos IUC's que se fores comprar um carro com matrícula após Julho de 2007 já pagas bem mais do que os 30 e poucos euros que pagas do Clio... isso também deves equacionar porque também te inflaciona o gasto anual com o carro.

                        Pensa bem porque em qualquer dos casos terás de ter uma visão a longo prazo... se o GPL dá 140kms ou 160 ou menos, isso acho que nem é o mais importante, até porque, o limite máximo em AE é 120 kms/h! Acima disso corres é o risco de vir a desperdiçar €€€!

                        Comentário


                          #42
                          Se a ideia é manter o carro por mais uns anos, e não há problemas com sítios para abastecer, então é meter GPL nisso.

                          Dói menos na carteira a abastecer e mantens os cinco lugares que podem sempre vir a dar jeito (e se precisares de mais espaço é só rebater os bancos traseiros e pronto).

                          Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
                          Bem, se encontrares um diesel por 2000€ a gastar só 4,5, diz-me que a mim também me calha bem... diz antes que vais dar o teu carro à troca e mais 2000€... portanto o teu investimento no diesel não é só 2000€...
                          Como tu não limitaste ano ou segmento, nesse orçamento tens Citroen AX 1.5D.
                          É uma caixa de fósforos mas consegue mesmo fazer esses consumos.
                          Editado pela última vez por ravager; 16 March 2015, 10:53.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                            Permite-me ajustar um pouco as tuas contas:



                            Depois...há outras contas que poderias rezar para não aparecerem, como as manutenções exorbitantes dos diesel vs gasolina...
                            Já agora, as manutenções do GPL é levar um filtro novo a cada 20 mil kms, que custa 20€.
                            Com GPL a 50 cts, já eu andava a GPL há muito tempo. Acontece que no meu caso só arranjo a 75 cts e, assim, o GPL não me compensa. Mas, cada caso é um caso.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                              Com GPL a 50 cts, já eu andava a GPL há muito tempo. Acontece que no meu caso só arranjo a 75 cts e, assim, o GPL não me compensa. Mas, cada caso é um caso.
                              75!
                              Deves morar numa zona onde só há um posto logo falta concorrência.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                Com GPL a 50 cts, já eu andava a GPL há muito tempo. Acontece que no meu caso só arranjo a 75 cts e, assim, o GPL não me compensa. Mas, cada caso é um caso.
                                Posso saber de que zona é ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Pois... neste momento, 75 cêntimos é caro... não estarás desactualizado nos preços? É que em Lisboa o GPL anda por 0,64€ e no Porto, de onde é o autor do tópico, anda a 0,58€....

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                    Estava no mesmo dilema á uns 2 anos atrás...Sabes...Só me arrependi de nao ter posto a GPL mais cedo!
                                    Mas tu andas muito mais.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Exactamente tenho uma GALP em Gondomar na antiga recta dos picas a 65 cent.. para já..

                                      Agora uma pergunta que ainda não tem grande resposta ou muitas confirmações / opiniões é a seguinte: o motor a GPL é durável? Pelo que percebi o GPL até provoca menos desgaste no motor. Se avançar com a conversão vou mantê-lo durante muitos anos é certo.

                                      Avançando já um pouco, melhores oficinas aqui na zona do porto?


                                      Ravager quero um carro, não uma caixa de fosforos :P para isso ia para um smart, se bem que são incompreensivelmente caros :O

                                      Comentário


                                        #49
                                        Já te tinha comentado antes: tens a Mastergás (em Massarelos) e tens a Cuco (em Esmoriz)... e tens o Fórum do AutoGás onde podes encontrar melhor informação sobre GPL do que aqui

                                        E tens outra vantagem nos preços do GPL em relação aos outros combustíveis: são mais estáveis!

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Catonly Ver Post
                                          Já te tinha comentado antes: tens a Mastergás (em Massarelos) e tens a Cuco (em Esmoriz)... e tens o Fórum do AutoGás onde podes encontrar melhor informação sobre GPL do que aqui

                                          E tens outra vantagem nos preços do GPL em relação aos outros combustíveis: são mais estáveis!
                                          Os preços do gpl são mais estáveis em que sentido? Na variação percentual do preço entre bombas se calhar até é superior, de 55cent para 65cent é uma variação de ~20%, o que é bastante.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                            Os preços do gpl são mais estáveis em que sentido? Na variação percentual do preço entre bombas se calhar até é superior, de 55cent para 65cent é uma variação de ~20%, o que é bastante.
                                            Mas ao longo dos anos a variação tem sido menor.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Tem em conta que depois de começares a andar a Gpl vais ter tendência para andar muito mais, pois quando comecares a atestar o deposito por 20€ ate vais sorrir para a bomba.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                Tem em conta que depois de começares a andar a Gpl vais ter tendência para andar muito mais, pois quando comecares a atestar o deposito por 20€ ate vais sorrir para a bomba.

                                                Mesmo a sério!!! Quando atesto a BM de diesel, choro mas quando atesto o Clio de GPL, adorooooooooooo!!!

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                  Os preços do gpl são mais estáveis em que sentido? Na variação percentual do preço entre bombas se calhar até é superior, de 55cent para 65cent é uma variação de ~20%, o que é bastante.
                                                  A variação é menor comparada com os outros combustíveis porque não sobe de semana para semana, é isso que quero dizer. E para subir demora muito mais tempo do que para descer.
                                                  Agora encontrar GPL a 0,55 ou a 0,65 depende do ponto do país... dificilmente se encontra essas diferenças dentro do mesmo concelho...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Ok. Pelo que vejo é ao vantagens. Vejo apenas um mal . . Ao ir de férias para terriolas como geres vai ser complicado abastecer gpl. Mas sem problema. Só me falta mesmo ter a tal confiança em relação à durabilidade e fiabilidade do GPL. . . Vou ver no autogas

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                                                      Ok. Pelo que vejo é ao vantagens. Vejo apenas um mal . . Ao ir de férias para terriolas como geres vai ser complicado abastecer gpl. Mas sem problema. Só me falta mesmo ter a tal confiança em relação à durabilidade e fiabilidade do GPL. . . Vou ver no autogas
                                                      Ja estive de fim de semana no Gerês, fui inclusive a Orense Espanha e andei sempre a Gpl. Tens bombas de Gpl em Braga e se fores para Espanha também é fácil abastecer.
                                                      Eu tenho todos os postos de Gpl de Portugal e Espanha inseridos no GPS, não tenho tido até a data qualquer problema no abastecimento
                                                      O meu carro tem quase 25000 km e nunca andou a gasolina excetuando claro o aquecimento, e olha que já andei de norte a sul do pais e inclusive Espanha.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Se estás com receio em relação ao GPL, é normal para quem nunca tenha usado. É igual com todos. Depois de instalares, só pensas: Por que é que não meti mais cedo ?

                                                        Em relação aos postos de abastecimento, sim, há muitos. No interior do país há menos. De qualquer maneira, um depósito tórico(como o meu) tem uma autonomia de cerca de 450 kms. Caso se esgote, tens sempre a gasolina, não te esqueças que ficas com um híbrido ;)

                                                        Já fui com o meu até à Suiça e o país onde encontrei mais postos com GPL foi a França e onde o GPL dura mais. Devido ao facto de ter uma mistura mais rica em butano, em vez dos 450 kms, fazia 550 kms.

                                                        Tal como disseste, vai ao "Novos utilizadores" do forum autogas e coloca as tuas dúvidas...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Informa-te, nunofrc!

                                                          Passa na Mastergás ou no Cuco também e fala com os senhores! Faz as perguntas todas mesmo que aches que sejam disparatadas
                                                          Há muitos mitos ainda em relação ao GPL.
                                                          Este dois instaladores que te digo são top e o principio do GPL funcionar bem ou mal tem a ver com a qualidade da instalação e da assistência... o que não foi o caso do meu Clio e, daí, ter uns consumos um bocadinho altos...

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Eu continuo a aconselhar o mesmo e se é para avançar com GPL mais necessário é: revisão geral a esse carro.

                                                            Se vais para GPL bem que podes começar a pensar em velas Iridium, vê bem o estado da bobine a que se tiver a funcionar mal pode aumentar o consumo, termostato, sonda lambda, oleo, filtros (o de gasolina, entupido pode aumentar o consumo), vê bem os pneus a nível de pressão, direção alinhada etc.

                                                            Depois, de tudo revisto, avança para GPL o que quer que seja.

                                                            Eu desaconselho mudar de carro, já conheces esse, GPL parece ser uma boa solução e financeiramente mais racional, nunca sabes o estado do carro "novo" ao contrário desse.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                              Eu continuo a aconselhar o mesmo e se é para avançar com GPL mais necessário é: revisão geral a esse carro.

                                                              Se vais para GPL bem que podes começar a pensar em velas Iridium, vê bem o estado da bobine a que se tiver a funcionar mal pode aumentar o consumo, termostato, sonda lambda, oleo, filtros (o de gasolina, entupido pode aumentar o consumo), vê bem os pneus a nível de pressão, direção alinhada etc.

                                                              Depois, de tudo revisto, avança para GPL o que quer que seja.

                                                              Eu desaconselho mudar de carro, já conheces esse, GPL parece ser uma boa solução e financeiramente mais racional, nunca sabes o estado do carro "novo" ao contrário desse.
                                                              E um teste de compressão ao motor! Bastante mais importante que o nível de pressão aos pneus e a direcção alinhada

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X