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Não acham que o design dos automóveis pouco evoluiu nos últimos 20 anos?

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    #31
    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
    Isso é um sintoma da doença dos entas

    Eu por exemplo: carros que não foram meus contemporâneos eu acho sempre antiquados. Carros que foram: acho bonitos e até actuais ( o Serie 5 dos anos 90 por exemplo: era menino para comprar um novo se existisse).

    Exemplo: continuo a considerar o Glof IV actual mas tenho a certeza que para um puto de 15 anos deve ser equiparado a um clássico. Um pouco como era para mim o Golf I qd eu tinha 15 anos.


    Portanto em resumo, acho que é uma questão de percepção.
    Originalmente Colocado por Avant Ver Post
    Wise words...
    Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
    Xiça. Isso é muito inteligente.

    Acho que vou desligar a net por hoje... ganhaste.

    (já fiz os meus exemplos pessoais e funciona... )
    Vá, não se sintam velhos. Eu consigo estragar-vos a teoria:












    Aposto que neste a vossa opinião não muda em função de ser uma geração vossa contemporânea ou não.

    (E sim, são todos de gerações diferentes)

    Comentário


      #32
      Na minha opinião têm havido diferenças significativas de design exterior. Já falaram de LEDs e DRLs. Queria também reforçar a muito maior complexidade dos painéis de carroçaria actuais com várias formas novas. O aparecimento em força de designs retro nos últimos 10 anos (mini, fiat 500, ...), a tendência de redução de peso mais recente que tem também implicações de design. A subida drástica no tamanho das jantes. O recurso a alguns pormenores estilísticos que se difundiram como o esconder da pega de abertura de porta traseira (primeiro lançada pelo walter da silva no alfa 147 e a partir daí copiada ou reproduzida em vários...). O recurso a tectos rígidos nos cabrio é também uma solução de design que se difundiu nos últimos 20 anos.

      Enfim, não sou especialista em design mas para um leigo eu acho que consigo ver evoluções significativas (sejam elas boas ou más).

      E estamos só a falar de design exterior. O interior também conta e tem-se revolucionado ainda mais.

      Obviamente que além disso há outras diferenças em termos de conceito de produto em si (cross-overs e afins) que implicam novas tendências de design também

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
        Os Volvos continuam a ter essas luzes de presença, só que nas novas gerações vem embutida na zona lateral da óptica principal (procura fotos nocturnas que confirmas isso). Há mais marcas com esse detalhe incorporado, nomeadamente a BMW em alguns modelos. Esse pormenor está relacionado com a obrigatoriedade destas luzes em alguns países.
        Certo, mas mesmo que o objetivo seja similar o efeito final fica muito longe do que as luzes anteriores conseguiam.

        Comentário


          #34


          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
            O recurso a alguns pormenores estilísticos que se difundiram como o esconder da pega de abertura de porta traseira (primeiro lançada pelo walter da silva no alfa 147 e a partir daí copiada ou reproduzida em vários...).
            Isto não é verdade, o 156 já tinha antes do 147 e já antes disso o Nissan Pathfinder tinha em 1990 (não sei se foi o primeiro) e o Mazda RX7 em 1991
            Ficheiros anexados

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por NothingFace Ver Post
              Isto não é verdade, o 156 já tinha antes do 147 e já antes disso o Nissan Pathfinder tinha em 1990 (não sei se foi o primeiro) e o Mazda RX7 em 1991
              Disse 147 quando estava a pensar em 156. O Pathfinder é que não sabia! O Rx7 é um pouco diferente por ser 2 portas, mas percebo.

              Comentário


                #37
                O que eu noto é a falta de personalidade. Parecem todos iguais, e se nos abstrairmos de grelhas, emblemas, e pormenores com logotipos, poderiam ser de outra marca.

                Ainda ontem vinha um KIA atrás de mim, eu com sérias dúvidas se era um KIA ou um Corolla E12, a KIA é um exemplo em que até em mais do que um carro parece imitar a Toyota, parecem uma versão foleira da japonesa.

                Nisto de agradar a gregos e troianos, salvam-se uns poucos, como o Cactus.

                Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                Na minha opinião têm havido diferenças significativas de design exterior. Já falaram de LEDs e DRLs. Queria também reforçar a muito maior complexidade dos painéis de carroçaria actuais com várias formas novas. O aparecimento em força de designs retro nos últimos 10 anos (mini, fiat 500, ...), a tendência de redução de peso mais recente que tem também implicações de design. A subida drástica no tamanho das jantes. O recurso a alguns pormenores estilísticos que se difundiram como o esconder da pega de abertura de porta traseira (primeiro lançada pelo walter da silva no alfa 147 e a partir daí copiada ou reproduzida em vários...). O recurso a tectos rígidos nos cabrio é também uma solução de design que se difundiu nos últimos 20 anos.

                Enfim, não sou especialista em design mas para um leigo eu acho que consigo ver evoluções significativas (sejam elas boas ou más).

                E estamos só a falar de design exterior. O interior também conta e tem-se revolucionado ainda mais.

                Obviamente que além disso há outras diferenças em termos de conceito de produto em si (cross-overs e afins) que implicam novas tendências de design também
                Lancia Y não foi antes?
                Editado pela última vez por PDCouto; 29 April 2015, 11:23.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                  O que eu noto é a falta de personalidade. Parecem todos iguais, e se nos abstrairmos de grelhas, emblemas, e pormenores com logotipos, poderiam ser de outra marca.
                  Aí concordo. Por exemplo, alguém acharia isto muito estranho?

                  Comentário


                    #39
                    Tal e qual Avant. A uniformização é tanta devido à procura de um não-falhanço comercial que o resultado é isto.

                    Comentário


                      #40
                      Pessoalmente acho o contrário. Acho que tem evoluido bastante nos últimos anos

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                        Lancia Y não foi antes?
                        Foi, mas tal como referi ao Nothingface sobre o RX7, estava a pensar nos casos de carros de 4/5 portas com ar de terem apenas duas... Não conhecia era aquele pathfinder. De qualquer forma é mais um exemplo bom.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                          O que eu noto é a falta de personalidade. Parecem todos iguais, e se nos abstrairmos de grelhas, emblemas, e pormenores com logotipos, poderiam ser de outra marca.

                          Ainda ontem vinha um KIA atrás de mim, eu com sérias dúvidas se era um KIA ou um Corolla E12, a KIA é um exemplo em que até em mais do que um carro parece imitar a Toyota, parecem uma versão foleira da japonesa.

                          Nisto de agradar a gregos e troianos, salvam-se uns poucos, como o Cactus.
                          Ou será mais o contrário? (e incluo a hyundai no mesmo barco)

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                            Tal e qual Avant. A uniformização é tanta devido à procura de um não-falhanço comercial que o resultado é isto.
                            EDIT: asneira

                            Avant é o utilizador, não a versão do modelo...
                            Editado pela última vez por Whisperdancer; 29 April 2015, 15:09.

                            Comentário


                              #44
                              20 não digo mas nos últimos 10 não vejo grande evolução.

                              Comentário


                                #45
                                Penso que dos anos 70 para os 90 houve um enorme avanco nas tecnologias de projecto e de fabrico como o CAD, FEM, robôs e CNCs que permitiram a producão de partes muito mais complexas, daí a grande diferenca.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                  Isso é um sintoma da doença dos entas

                                  Eu por exemplo: carros que não foram meus contemporâneos eu acho sempre antiquados. Carros que foram: acho bonitos e até actuais ( o Serie 5 dos anos 90 por exemplo: era menino para comprar um novo se existisse).

                                  Exemplo: continuo a considerar o Glof IV actual mas tenho a certeza que para um puto de 15 anos deve ser equiparado a um clássico. Um pouco como era para mim o Golf I qd eu tinha 15 anos.


                                  Portanto em resumo, acho que é uma questão de percepção.
                                  Também sinto isto e estou longe dos entas.

                                  Quando era mais novo achava que um carro com 10 anos era um chasso. Agora penso em alguns carros que são bons carros e têm essa idade ou mais.

                                  Comentário


                                    #47
                                    por acaso ou contrario do que dizem ate acho que há evolução no design, um bom exemplo disso mesmo até é um simples 308 (Fase 1) e o 308 (fase 2) como é que no mesmo modelo o Design muda radicalmente para melhor ...







                                    agora o que parece haver é uma universalidade das linhas dos automóveis, de destacar que em alguns o que difere é mesmo a grelha, o carro hoje em dia tem estado a perder "personalidade" (salvo raras excepções).

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                      Aí concordo. Por exemplo, alguém acharia isto muito estranho?
                                      E aqui só falta colocar o logo da KIA




                                      Já não me atrevo a dizer quem copia quem...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                                        Aí concordo. Por exemplo, alguém acharia isto muito estranho?

                                        Esse é mesmo um Hyundai, algures entre o i30 e i40 (nas versões carrinha) ou é mesmo um Mercedes GLA a quem alteraram o logo?
                                        É que pelos farolins parece realente coreano.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                          Esse é mesmo um Hyundai, algures entre o i30 e i40 (nas versões carrinha) ou é mesmo um Mercedes GLA a quem alteraram o logo?
                                          É que pelos farolins parece realente coreano.
                                          É 'uma' Mercedes C pá!

                                          Comentário


                                            #51

                                            Comentário


                                              #52
                                              Eu assim: "conheço esta traseira, mas não sei de onde". Embiquei com o GLA, mas realmente o GLA não tem aqueles farolins.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                Eu assim: "conheço esta traseira, mas não sei de onde". Embiquei com o GLA, mas realmente o GLA não tem aqueles farolins.
                                                São todos tão parecidos que basta mudar o símbolo para confundir.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  A foto do série 7 está original...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                    São todos tão parecidos que basta mudar o símbolo para confundir.
                                                    Eu olhei para o carro e vi um mercedes classe C, nem reparei logo no simbolo. E era mesmo, so podia...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      A mim confundiu e bem. E temos que ver uma coisa. Em teoria a malta que frequenta fóruns automóveis online, em princípio percebe de carros um pouco acima da média da população.
                                                      A imagem pode não enganar muitos/todos aqui, mas na vida real como será?

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                                                        A mim confundiu e bem. E temos que ver uma coisa. Em teoria a malta que frequenta fóruns automóveis online, em princípio percebe de carros um pouco acima da média da população.
                                                        A imagem pode não enganar muitos/todos aqui, mas na vida real como será?
                                                        Na vida real, do que tenho visto apontaria para enganar no mínimo uns 80%

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                          Acho que a evolução é lenta mas vais-se notando, o mais notório é o tamanho, um segmento D de hoje em dia é do tamanho ou maior que um segmento E de há 15 anos, vês um A4 de 2014 e é maior que um A6 de 2000...
                                                          Depois os carros perderam um pouco as proporções, tirando BMW, Mercedes (alguns), Audi, uns Volvos e uns quantos outros os carros hoje em dia são cheios de pormenores mas sem proporções nem formato... A ver se me explico, a maioria dos carros não fazem a quebra do capot para o parabrisas, sendo uma linha completa da frente até ao tejadinho, alguns (como o classe A, Megane) tem a frente mais alta 15cm que linha dos vidros laterais, que na minha opinião fica asqueroso e desvirtua o carro. São excessivamente altos, entre outras coisas que me desagradam no design actual dos carros.
                                                          Um carro quer-se baixo e largo, com pelo menos a frente a destacar-se, mas hoje em dia só se fazem ovos...
                                                          Também tenho esta ideia.

                                                          Por outro lado, há modelos que exageraram na "germanização" das linhas. As pessoas foram-se habituando à percepção de robustez que as linhas de cintura mais altas proporcionam, e que eram comuns nos carros alemães.

                                                          Hoje quase todos enveredaram por esse caminho. Um bom exemplo é o 308. Está de facto muito bom, mas paradoxalmente, com pontos de mais em comum com os germânicos.

                                                          Hoje em dia creio que seria impensável a Peugeot lançar um coupé como o 407 Pininfarina, que é um carro com um elegância soberba.

                                                          Outro exemplo: o Mégane. Mesmo sendo uma "adaptação" da berlina, o Coupé de 2000 parece o que é, um coupé.


                                                          Já o novo, parece um ovo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                            EDIT: asneira

                                                            Avant é o utilizador, não a versão do modelo...
                                                            Isso ainda vem de quando tinha uma A4 Avant em 2001 e por alguma razão estranha achei que era boa ideia registar-me com esse nick...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                                                              (...)
                                                              Outro exemplo: o Mégane. Mesmo sendo uma "adaptação" da berlina, o Coupé de 2000 parece o que é, um coupé.

                                                              Já o novo, parece um ovo.
                                                              Por falar neste carro, deixo aqui uma informação curiosa que só há muito pouco tempo soube, ao ler um livro de carros. O Mégane I em versão coupé (que se chamava "Coach") é que tinha a designação correcta já que, em rigor falando, um coupé não tem vidro lateral traseiro, sendo a designação correcta para quem o tem, precisamente, "coach".

                                                              Comentário

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