Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A moda das carrinhas (SW)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
    Então porque é que abriste o tópico. Começaste a espingardar para aqui que devia ser uma conspiração dos stands para impingir carrinhas aos compradores porque são mais caras.
    Nem sequer te passou pela cabeça que são ligeiramente mais caras porque trazem muitas vantagens em termos de funcionalidade sobre sedans e hatchbacks. E quando se tem um certo orçamento e se se pretende ter um carro o mais versátil possível e preparado para o futuro adquiri-se uma SW.

    As SWs não são modas. Já são vendidas há décadas no mercado e têm uma quota de mercado imenso no segmento C.
    Os stands têm mais carrinhas em exposição porque no segmento C são de facto o tipo de modelo mais importante e que responde mais ás necessidades das famílias.

    Se nunca tiveste uma carrinha então nem sabes avaliar as vantagens destas sobre os carros. Eu desde que tenho a carta que só conduzo carrinha e digo-te já que são tão práticas que dificilmente abdicarei de ter uma no futuro. Basta fazer umas road trips com uns amigos para a neve, ou praia e a carregar equipamento de snowboard/ski/surf mais malas ou ter um plano de carga mais amplo que rápidamente percebes porque são mais caras que os hatchback ou sedans.

    Depois há a estética. Para mim, excluindo um outro caso, uma carrinha é sempre mais equilibrada estéticamente no segmento C do que um sedan. Para mim sedans não trazem nada de superior face a um hatchback ou uma SW. E costumam ser mais mal conseguidos estéticamente que ambos.

    No segmento D o caso já é diferente. Em termos estéticos os sedans são bem conseguidos e não existe essa discrepância face ás SW. No entanto, basta olhar para um carrinha Volvo ou Audi para perceber que estéticamente são muito atraentes.
    Já agora, tu que tens carrinha, permite-me colocar uma questão pertinente.

    As carrinhas costumam ter uns 20 e tal cm a mais de comprimento do que os hatchs correspondentes (dos modelos em geral que tenho visto). Essa diferença de comprimento faz-se sentir muito na dinâmica de condução e na facilidade de manobra dentro de parques apertados, especialmente em estacionamento? Isto para quem não tem garagem especialmente presumo que seja um fator a considerar.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por serjrps Ver Post
      Já agora, tu que tens carrinha, permite-me colocar uma questão pertinente.

      As carrinhas costumam ter uns 20 e tal cm a mais de comprimento do que os hatchs correspondentes (dos modelos em geral que tenho visto). Essa diferença de comprimento faz-se sentir muito na dinâmica de condução e na facilidade de manobra dentro de parques apertados, especialmente em estacionamento? Isto para quem não tem garagem especialmente presumo que seja um fator a considerar.
      ter mais 20cm de comprimento isso é irrelevante, facilidade de manobra tudo depende e quem está atras do volante a executar as manobras de estacionamento, nada mais, de resto há estacionamentos e estacionamentos, e ter ou não garagem não é um factor prioridade na escolha, a não ser que tenhas uma garagem onde cabe um mini e queres comprar mercedes sw classe e para lá meter dentro...

      a viatura compra-se com base nas necessidades actuais e futuras dai a SW ser uma opção mais racional em detrenimento de um sedan, é claro que há sempre prós e contras, mas não há milagres nem tudo pode ser perfeito, é isso que teem de perceber...

      Comentário


        #63
        Esta moda dos SW deve de ser um "fetiche" de uma geração (que por acaso até é a minha :P ), vejamos na grande maioria nos anos 70 e 80 raramente se via uma carrinha e quem as tinha normalmente eram os comerciantes ou os "camponeos", mas a criançada nessa altura (rapaziada como eu) via na carrinha algo como "uma espécie de auto caravana de divertimento" pelo amplo espaço, claro que para muitos isso não passou de um sonho (eu incluído), mas a maioria dos nossos pais tinham ou sedans ou numa hipótese mais remota hatchback. Eu sei que a malta da minha idade (muitos já com filhos) vêem aqui a oportunidade de finalmente satisfazer o seu "fetiche" de infância, pois agora mais que nunca existe no mercado muita escolha e para todos os gostos e segmentos. Tudo isto não passa de modas, umas vão outras ficam... Os multifacetados é que estão a dar. mas a meu ver tudo depende do que se quer fazer com o Automóvel.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
          ter mais 20cm de comprimento isso é irrelevante, facilidade de manobra tudo depende e quem está atras do volante a executar as manobras de estacionamento, nada mais, de resto há estacionamentos e estacionamentos, e ter ou não garagem não é um factor prioridade na escolha, a não ser que tenhas uma garagem onde cabe um mini e queres comprar mercedes sw classe e para lá meter dentro...

          a viatura compra-se com base nas necessidades actuais e futuras dai a SW ser uma opção mais racional em detrenimento de um sedan, é claro que há sempre prós e contras, mas não há milagres nem tudo pode ser perfeito, é isso que teem de perceber...
          Eu não falava em relação a um sedan que costuma ser do mesmo tamanho da carrinha, mas sim comparativamente com um hatch. 20 cm pode fazer a diferença entre o carro caber no buraco ou não; entre conseguir curvar bem dentro de uma rampa de parque de estacionamento ou não.

          A minha questão é se isso se nota no dia-a-dia, especialmente para quem não tem garagem e tem que desenrascar um lugar na rua. Quanto maior é o carro mais difícil é arranjar um buraco. Quero saber se na prática isto se nota.

          Comentário


            #65
            Para mim a maior desvantagem das carrinhas são os ruídos parasitas provenientes da chapeleira.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por serjrps Ver Post
              Já agora, tu que tens carrinha, permite-me colocar uma questão pertinente.

              As carrinhas costumam ter uns 20 e tal cm a mais de comprimento do que os hatchs correspondentes (dos modelos em geral que tenho visto). Essa diferença de comprimento faz-se sentir muito na dinâmica de condução e na facilidade de manobra dentro de parques apertados, especialmente em estacionamento? Isto para quem não tem garagem especialmente presumo que seja um fator a considerar.
              Em parques de estacionamento nunca tive problemas a estacionar.
              Estacionamento paralelo também depende do jeitinho, mas de facto ás vezes existem lugares que são mais pequenos que a carrinha onde cabem hatchs mas não a carrinha por exemplo. Nessa altura dá inveja os carros pequenos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por serjrps Ver Post
                Eu não falava em relação a um sedan que costuma ser do mesmo tamanho da carrinha, mas sim comparativamente com um hatch. 20 cm pode fazer a diferença entre o carro caber no buraco ou não; entre conseguir curvar bem dentro de uma rampa de parque de estacionamento ou não.

                A minha questão é se isso se nota no dia-a-dia, especialmente para quem não tem garagem e tem que desenrascar um lugar na rua. Quanto maior é o carro mais difícil é arranjar um buraco. Quero saber se na prática isto se nota.
                no dia a dia naturalmente que não, falo por mim que chego andar com viaturas 4x4 com 7m de comprido, ai sim é mais complicado lugar, agora seja um hachback, sedan ou mesmo sw, não tens problemas alguns a estacionar onde quer que seja... eu percebo o teu problema de arranjar lugar por não ter garagem, mas isso já não teem propriamente haver com o tamanho do carro, mas sim o facto de muita gente estacionar de qualquer maneira, e onde cabe por exemplo 10 carros, só lá ficam 5 mal estacionados, impossibilitando estacionar lá mais alguem, isso já é um mal geral, sobretudo em locais onde o estacionamento nem sequer é delemitado, dai que não é por teres mais um bocado de carro que vais ter problemas em estaciona-lo...

                sei bem que nessas situações toga gente gosta de estacionar o mais perto da porta de casa, mas em locais de grande dencidade populacional, é sempre um problema, sobretuado a determinadas horas, e quando na muitos dos moradores teem mais que uma viatura...

                não podes pensar assim ,precisar de uma carro grande e comprar um pequeno por causa de problemas de estacionamento a porta de casa... é comprar mediante as necessidades, e se for algo para bons anos, a contar com outras eventualidades para mais tarde não ter de ir investir noutra viatura maior quando o orçamento teem de ser canalizado para outro lado, a que pensar sempre no futuro e não só no agora...

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                  Em parques de estacionamento nunca tive problemas a estacionar.
                  Estacionamento paralelo também depende do jeitinho, mas de facto ás vezes existem lugares que são mais pequenos que a carrinha onde cabem hatchs mas não a carrinha por exemplo. Nessa altura dá inveja os carros pequenos.
                  É nessas alturas que se pensa "porque raio não comprei um Smart?" . Mas é só nessas alturas .

                  Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                  no dia a dia naturalmente que não, falo por mim que chego andar com viaturas 4x4 com 7m de comprido, ai sim é mais complicado lugar, agora seja um hachback, sedan ou mesmo sw, não tens problemas alguns a estacionar onde quer que seja... eu percebo o teu problema de arranjar lugar por não ter garagem, mas isso já não teem propriamente haver com o tamanho do carro, mas sim o facto de muita gente estacionar de qualquer maneira, e onde cabe por exemplo 10 carros, só lá ficam 5 mal estacionados, impossibilitando estacionar lá mais alguem, isso já é um mal geral, sobretudo em locais onde o estacionamento nem sequer é delemitado, dai que não é por teres mais um bocado de carro que vais ter problemas em estaciona-lo...

                  sei bem que nessas situações toga gente gosta de estacionar o mais perto da porta de casa, mas em locais de grande dencidade populacional, é sempre um problema, sobretuado a determinadas horas, e quando na muitos dos moradores teem mais que uma viatura...

                  não podes pensar assim ,precisar de uma carro grande e comprar um pequeno por causa de problemas de estacionamento a porta de casa... é comprar mediante as necessidades, e se for algo para bons anos, a contar com outras eventualidades para mais tarde não ter de ir investir noutra viatura maior quando o orçamento teem de ser canalizado para outro lado, a que pensar sempre no futuro e não só no agora...
                  Eu não penso adquirir viatura assim tão cedo, mas sim quando necessitar de pensar nisso mais a sério gostaria de ter já uma ideia concreta do que procurar na altura.

                  De todas as formas é um bocado por aí, há tanta malta mal estacionada (mesmo com as marcações lá) que mete dó por vezes. A mim não me chateia nada ter que andar mais ou menos 50 metros, mas por ex. entre a Mègane e a Laguna lá de casa noto alguma diferença na procura de buracos. Hoje em dia com os sensores e câmaras penso que seja mais fácil, mas isso só com a experiência (que eu não tenho) e daí as minhas questões.

                  A "Maria" anda com um Peugeot 208 e aquilo chega e sobra para as encomendas. Já eu devo ter a mania das grandezas, falta qualquer coisa à generalidade dos segmentos B que vejo e dificilmente compraria um.
                  E a maior parte das carrinhas são feias de meter medo ao susto, mas há umas com aspeto decente até (como já dissera antes, a Mègane ST é bem simpática para carrinha).

                  Mas pronto, das opiniões que tenho visto quem tem carrinha está satisfeito, pese embora aqueles momentos ocasionais onde o carro não cabe por uma mijinha. Vamos lá ver se alguém se arrependeu de comprar uma e se manifesta :p

                  Comentário


                    #69
                    Carrinhas, SW ?
                    Só se for a "carrinha"

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                      No caso, o OCTAVIA nem é um sedan/3 volumes = 4 portas...

                      Mas sim, um 5 portas/hatchback/ 2 volumes e meio... tal como o Renault Laguna...

                      Mas há modelos que tem o 4 portas/berlina e 5 portas/hatchback.... caso do Opel Insignia, Ford Mondeo... etc.

                      Não são hatchback: são liftback.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                        Não são hatchback: são liftback.

                        Sim, totalmente razão.

                        Comentário


                          #72
                          Carrinhas ???

                          Hoje em dia, isso a que chamam carrinhas, não passam de ....sei lá o quê !!!

                          A versatilidade que caracteriza uma carrinha é o seu amplo e util espaco para carga atrás dos bancos traseiros.

                          Hoje em dia, aquelas a que chamam carrinhas, o que menos têm é espaço atrás dos bancos traseiros. tirando uma ou outra excepção, começam logo pelo acesso da porta traseira que diminuiu enormemente as dimensões de acesso, basta comparar uma qualquer "carrinha" atual com uma Opel Astra F por exemplo.

                          Depois o espaço da bagageira aparece ocupado por um enorme número de porcarias (suportes disto, divisórias daquilo, etc...que limitam e muito o espaço.

                          Eu diria que um Xantia (carro), por exemplo é muito mais carrinha e tem muito mais espaço para bagagem que muitas ditas "carrinhas" atuais.

                          Carrinhas hoje em dia, verdadeiras carrinhas hoje em dia, são as berlingo, doblo, partner, kangoo etc de 5 lugares...

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                            Para mim a maior desvantagem das carrinhas são os ruídos parasitas provenientes da chapeleira.
                            Que modelos são esses? Por aqui, nem sequer a antiga Opel Astra de 1998 tem ruídos na chapeleira...

                            Comentário


                              #74
                              Há uma clara vantagem das SW, o espaço vertical. Isso toda a gente sabe, basta olhar.

                              O que considero é que, na altura da compra, há que ponderar se realmente irei usar esse espaço extra. Se for porque..."pode dar jeito" e 1 ou 2 vezes por ano, talvez use...acho que não compensa.

                              Vamos lá ser práticos. Há sedans e SWs. Porque razão há SWs ? Porque tem mais espaço de arrumação. Logo, se eu preciso verdadeiramente dele ou se o aspecto é mais apelativo, justifica-se, caso contrário, não me parece.
                              Em relação aos 800€ a mais e da vantagem que existe na venda, a minha opinião é que: Pessoalmente compro um carro para durar e não para trocar daqui a 6 ou 7 anos. De qualquer das formas, eu compro um carro pelo preço,gosto,espaço,performance,consumo...Não compro um carro porque...quando o vender, depois vale mais. Se me custou mais a comprar, é normal que depois valha mais quando vender. Se se vende melhor do que o sedan, que se venda...mas eu quero um carro que gosto e me satisfaça na prática.

                              Comentário


                                #75
                                Tenho a 1ª carrinha da minha vida desde há 3 meses para cá. Confesso que já me deu jeito a sua capacidade de carga e, noutros casos que não o meu, até aceito a escolha por factores estéticos. Há casos demasiado flagrantes como por exemplo, em minha opinião, o Peugeot 508 ou Renault Laguna/Megane.

                                Comentário


                                  #76
                                  Realmente em 25/30k euros estar preocupado em poupar 800.... que se for um carro para pagar a crédito deve dar mais 15 eurecos por mês...

                                  Cada um compra o que lhe dá na gana. Que mania esta de agora embirrar com carrinhas... Acho mais estranho quem precisa de mais espaço e versatilidade ir para um SUV que graças à maior altura e 4x4 gasta mais e anda menos.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Ruben99 Ver Post
                                    Para mim a maior desvantagem das carrinhas são os ruídos parasitas provenientes da chapeleira.
                                    Olha que a minha experiência diz que neste aspecto, os 3/5p podem ser piores... Tive 2 carrinhas até hoje, justamente pelos aspectos práticos, e nenhuma fez/faz ruidos oriundos da chapeleira.

                                    Eu também não via vantagens reais até ter uma. Actualmente não pretendo ficar sem carrinha em casa, isto enquanto tiver 2 carros...

                                    Mas por cá não têm vida fácil, além de açambarcar com 7 pessoas de quando em vez, ainda leva com muitas tralhas (até andaimes/baldes de areia chego a carregar). Não tenho medo de a usar.


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por astradti Ver Post
                                      Realmente em 25/30k euros estar preocupado em poupar 800.... que se for um carro para pagar a crédito deve dar mais 15 eurecos por mês...

                                      Cada um compra o que lhe dá na gana. Que mania esta de agora embirrar com carrinhas... Acho mais estranho quem precisa de mais espaço e versatilidade ir para um SUV que graças à maior altura e 4x4 gasta mais e anda menos.
                                      Nesse aspecto também não concordo. SUVs consomem mais, andam menos e são mais caros que SWs e sedans e não trazem vantagens de maior.
                                      No entanto também hão-de ter algumas vantagens.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                        Olá,

                                        Em Março encomendei um Skoda Octavia berlina.
                                        Andei durante alguns meses a ver outros carros, fui a stands, sites, foruns, "you name it".

                                        Comecei a reparar mais no que via na rua e facilmente reparei que...há muitas carrinhas ! Porque será, perguntava eu. Será que tantas pessoas precisam de levar caixotes, para justificar uma carrinha ?

                                        Quando comecei a visitar stands, tive a resposta. Porque os stands "empurram-nos" para as carrinhas. São mais caras, ponto final. No caso da Octavia, mais 800 eur.
                                        Exemplo: No stand em Lisboa, havia 5 octavias, quantas delas eram carrinhas ? CINCO ! Sim, todas elas !

                                        Perguntei ao vendedor o porquê de só haver ali carrinhas, ao que a resposta foi: É o que as pessoas querem. É falso. As pessoas querem o que lhes mostram. Se mostra 5 carrinhas, não vão escolher 1 berlina. Não se escolhe algo que não se vê, por catalogo...

                                        E assim continua a moda...
                                        Com as cores é a mesma coisa: temos cinzento, preto e branco. Ah, e cinzento escuro. Que cor vai querer? Nenhum destas? Lamento, tem que esperar 4 ou 5 meses.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                          Nesse aspecto também não concordo. SUVs consomem mais, andam menos e são mais caros que SWs e sedans e não trazem vantagens de maior.
                                          No entanto também hão-de ter algumas vantagens.
                                          - Espaço para os passageiros (jogam com a altura)
                                          - Rodas e altura ao solo superiores para subir os passeios, para umas comprinhas rápidas.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                            Com as cores é a mesma coisa: temos cinzento, preto e branco. Ah, e cinzento escuro. Que cor vai querer? Nenhum destas? Lamento, tem que esperar 4 ou 5 meses.
                                            Ninguém vai fazer stock de carrinhas vermelhas, verdes, azuis claras, etc, sem saber se as vai vender. É uma questão de probabilidades...

                                            Comentário


                                              #82
                                              É normal que o responsável de uma concessão encomende as cores que mais se vendem e com as configurações mais procuradas.
                                              Anormal seria chegares a uma concessão de uma marca e eles terem para entrega um veículo familiar em amarelo ou vermelho e não terem os mais vendáveis em stock.
                                              Mas já esperei mais de 3 meses por uma SW cinzenta.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Vou dar o meu bitaite aqui, relativamente à minha escolha por uma SW:
                                                - espaço da mala - raro o mês em que não vai atulhada até ao tecto (viagem à terrinha, o que implica ir cheio de tralhas dos putos, e no regresso, arranjar espaço para as batatas, cebolas, frutas e garrafões de vinho). Até o meter a bike/triciclo dos putos se torna mais simples.
                                                - barras longitudinais - é só montar as transversais para colocar as da bike ou a mala de tejadilho(sim, mesmo com o grande espaço traseiro, já precisei da mala de tejadilho)
                                                - o modelo da minha SW não tem nenhuma berlina, só carros "curtos"
                                                - preferi a estética

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                  Vou dar o meu bitaite aqui, relativamente à minha escolha por uma SW:
                                                  - espaço da mala - raro o mês em que não vai atulhada até ao tecto (viagem à terrinha, o que implica ir cheio de tralhas dos putos, e no regresso, arranjar espaço para as batatas, cebolas, frutas e garrafões de vinho). Até o meter a bike/triciclo dos putos se torna mais simples.
                                                  - barras longitudinais - é só montar as transversais para colocar as da bike ou a mala de tejadilho(sim, mesmo com o grande espaço traseiro, já precisei da mala de tejadilho)
                                                  - o modelo da minha SW não tem nenhuma berlina, só carros "curtos"
                                                  - preferi a estética
                                                  No teu caso, faz todo o sentido ter uma SW.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por amalgamut Ver Post
                                                    - Espaço para os passageiros (jogam com a altura)
                                                    - Rodas e altura ao solo superiores para subir os passeios, para umas comprinhas rápidas.
                                                    Pois... Francamente parece-me curto em razões racionais.
                                                    A nível estético e emocional muitas vezes compensa.

                                                    Entretanto acho que o GPLduradouro já percebeu que as carrinhas não são uma moda mas preenchem as necessidades de bastantes pessoas.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Rosmano Ver Post
                                                      Entretanto acho que o GPLduradouro já percebeu que as carrinhas não são uma moda mas preenchem as necessidades de bastantes pessoas.
                                                      Colocar palavras na "minha boca", não obrigado.

                                                      Óbvio que há quem utilize a vantagem de ser um SW, o espaço na vertical.
                                                      Continuo a acreditar que a maioria não utiliza frequentemente o espaço extra. Quando eu digo frequentemente, basta 1 vez por mês.
                                                      Já agora, o meu pai foi um caso desses. Teve uma SW durante 16 anos e se muito, utilizou o espaço na vertical em não mais de 5 vezes.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Nunca possuí uma carrinha, mas sou daqueles que acha o design das mesmas mais interessante que as berlinas.
                                                        Quanto ao espaço extra, bem sei que muitos poucas vezes o usufruem, mas lá está, mas quando precisaram, esse espaço extra existia.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          As carrinhas têm mais piada a jogar tetris

                                                          2 bicicletas de criança (roda 14" e 20") e uma de adulto (roda 26")

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                            Colocar palavras na "minha boca", não obrigado.

                                                            Óbvio que há quem utilize a vantagem de ser um SW, o espaço na vertical.
                                                            Continuo a acreditar que a maioria não utiliza frequentemente o espaço extra. Quando eu digo frequentemente, basta 1 vez por mês.
                                                            Já agora, o meu pai foi um caso desses. Teve uma SW durante 16 anos e se muito, utilizou o espaço na vertical em não mais de 5 vezes.
                                                            é a tua opinião, neste momento, já foste confrontado que é uma opinião completamente errada, e que algum dia vais acabar por adquirir uma por necessidade, simplesmente aquisição ou não de uma SW ,tudo vai depender de n factores a considerar perante as necessidades de cada um, não somos todos iguais nem todos temos a mesma utilização das viaturas, logo para ti neste momento um sw pode não fazer sentido, mas um dia mais tarde irá fazer, não adianta ser teimoso...

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por GPLduradouro Ver Post
                                                              Colocar palavras na "minha boca", não obrigado.
                                                              E fazes muito bem... presumir aquilo que os outros pensam ou aquilo que os outros fazem, é um bocado pateta.

                                                              Continuo a acreditar que a maioria não utiliza frequentemente o espaço extra.
                                                              Oooopsss...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X