Não é isso. Quem se dá ao trabalho de tirar o filtro do habitáculo para fora antes da revisão a ver se é mesmo preciso trocar? Não se pode é dizer que a manutenção de um carro a diesel é sempre mais cara quando nem todos os carros estouram mafs e turbos. Anda aí muito diesel que muda o óleo e filtros de 30 em 30 mil ou até mais. Até parece que todos os diesel estão aí encostados a arder. Lá está. Generalizações que continuam a não justificar, para mim, diferenças de sete mil euros uma vez que é de Prius que estamos a falar. E são sete mil euros porque estou só a pegar no Prius base.
Uma coisa que desconheço é o seguinte. Considerando o preço dos combustíveis, imaginemos que um diesel faz de consumos seis litros aos cem. Para igualar o gasto em euros o Prio deverá fazer à volta dos 4,9. Consegue fazê-lo qualquer que seja o tipo de trajeto considerado?
Editado pela última vez por PowerSlide; 07 June 2015, 01:10.
Não mas da mesma maneira que não tiram o do habitáculo que é relativamente simples na maioria dos carros, não estão para ver outras coisas mais importantes que são substituídas sem ser necessário. Quantos é que pedem para ver o material que foi retirado do carro e substituído?
Mas voltando ao tópico, continuo a ter alguma dificuldade em perceber, mesmo com um diesel desastroso em manutenção, digamos aí uns cinco mil euros e sobrando dois mil para gasóleo, como é que compensa em termos de consumo o Prius e ao fim de quantos quilómetros começa a compensar.
Desde que apareceu o Prius que acho a tecnologia do carro muito interessante. Para quem procura num carro uma ferramenta que faz A a B da forma mais eficiente possível, um híbrido a sério como o Prius parece-me ser a melhor opção. E falo não só de eficiência em termos de custo/km, mas de forma mais alargada, se olharmos para o balanço energético global da viagem em si. Já quanto ao balanço energético da vida total do veículo, do fabrico ao fim de vida, tenho dúvidas - interessaria conhecer dados mais precisos que não sei se a marca disponibiliza.
Dito isto, nunca comprei um Prius essencialmente por ser caro demais para o meu bolso. Acabei por comprar um híbrido "de mentirinha" (digo isto porque não funciona só em modo eléctrico), o Civic IMA. Não fiquei de todo mal servido - acabei por ficar com um familiar que tem consumos ao nível dum pequeno utilitário - mas não é um Prius.
Resumindo, eu comprava um Prius, se fosse mais barato. De caras. Se quisesse um carro para curtir a condução, provavelmente não pensava nele, mas lá está, a mim interessa-me ir de A a B da forma mais eficiente, as emoções tenho-as noutras coisas da vida ou numa pista de karts. Mas nada contra quem quer carros mais "emocionantes" ou coisa que o valha, a menos que as emoções lhes venham de andar a arriscar nas estradas com condução irresponsável (excesso de velocidade, manobras perigosas, etc etc - vocês sabem do que falo, basta conduzir nas estradas portuguesas, onde a falta de civismo impera).
Olhem, até considero comprar um Prius usado. Mas tenho alguns receios quanto à troca de baterias/fiabilidade do carro ao fim de X anos. Pergunto-me (e pergunto a vocês especialistas nestes carros) se seria boa opção comprar um destes:
Desde que apareceu o Prius que acho a tecnologia do carro muito interessante. Para quem procura num carro uma ferramenta que faz A a B da forma mais eficiente possível, um híbrido a sério como o Prius parece-me ser a melhor opção. E falo não só de eficiência em termos de custo/km, mas de forma mais alargada, se olharmos para o balanço energético global da viagem em si. Já quanto ao balanço energético da vida total do veículo, do fabrico ao fim de vida, tenho dúvidas - interessaria conhecer dados mais precisos que não sei se a marca disponibiliza.
Dito isto, nunca comprei um Prius essencialmente por ser caro demais para o meu bolso. Acabei por comprar um híbrido "de mentirinha" (digo isto porque não funciona só em modo eléctrico), o Civic IMA. Não fiquei de todo mal servido - acabei por ficar com um familiar que tem consumos ao nível dum pequeno utilitário - mas não é um Prius.
Resumindo, eu comprava um Prius, se fosse mais barato. De caras. Se quisesse um carro para curtir a condução, provavelmente não pensava nele, mas lá está, a mim interessa-me ir de A a B da forma mais eficiente, as emoções tenho-as noutras coisas da vida ou numa pista de karts. Mas nada contra quem quer carros mais "emocionantes" ou coisa que o valha, a menos que as emoções lhes venham de andar a arriscar nas estradas com condução irresponsável (excesso de velocidade, manobras perigosas, etc etc - vocês sabem do que falo, basta conduzir nas estradas portuguesas, onde a falta de civismo impera).
Olhem, até considero comprar um Prius usado. Mas tenho alguns receios quanto à troca de baterias/fiabilidade do carro ao fim de X anos. Pergunto-me (e pergunto a vocês especialistas nestes carros) se seria boa opção comprar um destes:
Nunca disse isso!
O que eu disse é que não olho para os consumos. Nem me interessa.
Faço medias ocasionalmente, pois é uma maneira de ver se tenho algum problema com o carro.
No meu carro, numa condução muito despachada, faço 5,5l/100km, por isso o carro é sempre económico!
Se os consumos não tivessem importância, tinha um carro com motor a sério, e não um de brincar como tenho.
O teu carro é economico se fizeres autoestrada e se não conduzirem como um maluco, ou seja pé a fundo como dizes que férias que fazer no prius.
Durante uns 4 ou 5anos andava diariamente num 1.9 tai à boleia, conduzi ocasionalmente. A média andou sempre nos 8-8,5 pela forma como era conduzido. Por isso isso de condução muito despachada fazeres 5,5 mesmo não sendo mentira, porque eu sei que se faz, mas é um despachado muito relativo.. andar rápido é certo, mas sem acelerações fortíssimas recuperações fortes etc como dizes que seria necessário no prius.
O teu carro é economico se fizeres autoestrada e se não conduzirem como um maluco, ou seja pé a fundo como dizes que férias que fazer no prius.
Durante uns 4 ou 5anos andava diariamente num 1.9 tai à boleia, conduzi ocasionalmente. A média andou sempre nos 8-8,5 pela forma como era conduzido. Por isso isso de condução muito despachada fazeres 5,5 mesmo não sendo mentira, porque eu sei que se faz, mas é um despachado muito relativo.. andar rápido é certo, mas sem acelerações fortíssimas recuperações fortes etc como dizes que seria necessário no prius.
8,5l/100 km num 1.9 tdi 105 cv só andando sempre no máximo, mesmo assim acho muito difícil!
isso não é condução despachada, é andar sempre a fundo. No prius para andar assim nao fazia menos de 10l, ou até mais como nomteste do top gear, onde bebeu 16l/100km!
para o prius me acompanhar tinha que andar muitas vezes com o motor a gritar! E os consumos nao seriam os apresentados aqui!
8,5l/100 km num 1.9 tdi 105 cv só andando sempre no máximo, mesmo assim acho muito difícil!
isso não é condução despachada, é andar sempre a fundo. No prius para andar assim nao fazia menos de 10l, ou até mais como nomteste do top gear, onde bebeu 16l/100km!
para o prius me acompanhar tinha que andar muitas vezes com o motor a gritar! E os consumos nao seriam os apresentados aqui!
Para chegares perto dos 10, ainda assim abaixo tens wue andar com o pe colado ao tapete em viagens de autoestrada no limite do carro. Não consegues chegar perto 10 condução muito agressiva e pelos 180 na pior das hipoteses andarias pelos 8l e já era um exagero!
Eu não ando propriamente devagar e o pior que consegui foi 7. Não sei como defines condução despachada, mas a 140 facilmente faço 5,0.. Depende do percurso obviamente.
A media que referi foi de um 1.9 tdi 130. Era conduzido de forma agressiva, mas com condução normal era mais baixo mas longe dos 6,0. Tinha 205 55 r16.
Um 1.9 tdi 110 com a medida de pneus do meu hibrido é bem menos despachado em recuperações e até em velocidade de ponta.
Mete o teu 1.9 tdi em pista a acompanhar um m3 e dizme que media fazes, para replicar o teste de um tdi... Ou mete um m3 a fazer os percursos de quem usa o carro no dia a dia como a grande parte dos portugueses e ve a diferença! Nao digo quem faz porto lisboa todas as semanas...
Eu ja disse atras, em alguns perfis de utilização, por exemplo de comerciais o ideal é disel. Fazem muitos km, muitas viagens em autoestrada e mesmo sendo possível medias semelhantes no híbrido o gasóleo é mais barato, mas o híbrido não é o bicho papão de gasolina que pintas.
Editado pela última vez por marrokino; 07 June 2015, 09:05.
Esse tipo de contas era giro de se conseguir fazer com manutenções e outras despesas associadas. Eu por acaso tenho esses registos do meu 1.5DCi, mas do híbrido ainda não tenho base de comparação.
Esse tipo de contas era giro de se conseguir fazer com manutenções e outras despesas associadas. Eu por acaso tenho esses registos do meu 1.5DCi, mas do híbrido ainda não tenho base de comparação.
Eu daqui a 4anos posso começar a comparar, isto porque o meu teve de oferta 5anos ou 75000km de manutenção programada! É +- o que irei fazer em 5 anos se a km se mantiver como nos ultimos anos.
Durante esse período não espero gastar calços nem discos, pois se no meu disel so troquei depois dessa km.
No meu caso sao ambos da mesma marca por isso a compração é fiavel é a verdadeira diferenca de custos hibrido vs disel sem outros fatores.
Isso porque apontam como defeito ao sistema hibrido a manutenção de 15 em 15, quando é uma realidade que não é culpa da tecnologia mas sim da marca.
Como ja tive carros de outras marcas e os mecânicos conhecidos diziam sempre para fazer uma mudança intermédia se pretendesse ter o carro muitos anos... E eles sabiam que ia á marca e eu nem sequer era cliente deles nem iria ser... Mas vale o que vale...
Sem uso de baterias, motores elétricos ou GPL, o meu consumo acumulado em 184 mil kms está em cerca de 9700€. -> 5,27€/100km
Gostava de ver isso na minha utilizaçao! Tambem tenho um disel em que ja fiz medias de 4.0 por deposito. Quando trabalhava noutro local fazia 5.0-5,5 com andamento vivo.
Claro que a manutenção pouco espaçada é por causa da marca, e nao da tecnologia.
Mas isso pouco interessa, pois ele vai na mesma à oficina todos os anos e de 15 em 15000km.
para mim é um factor decisivo numa compra, pois o carro nao pode estar parado.
qualquer dia destes compro um prius! É um carro que tenho curiosidade em possuir ( nao pelo factor consumo, mas pela experiência de ter O híbrido.
Resumindo, eu comprava um Prius, se fosse mais barato. De caras. Se quisesse um carro para curtir a condução, provavelmente não pensava nele, mas lá está, a mim interessa-me ir de A a B da forma mais eficiente, as emoções tenho-as noutras coisas da vida ou numa pista de karts. Mas nada contra quem quer carros mais "emocionantes" ou coisa que o valha, a menos que as emoções lhes venham de andar a arriscar nas estradas com condução irresponsável (excesso de velocidade, manobras perigosas, etc etc - vocês sabem do que falo, basta conduzir nas estradas portuguesas, onde a falta de civismo impera).
Olhem, até considero comprar um Prius usado. Mas tenho alguns receios quanto à troca de baterias/fiabilidade do carro ao fim de X anos. Pergunto-me (e pergunto a vocês especialistas nestes carros) se seria boa opção comprar um destes:
Tendo em conta uso citadino, sim, mas com bastantes viagens em AE (2000km/mês).
Ficam os meus 2€
O Prius é a melhor compra que se pode fazer em segunda mão, pois desvaloriza como os outros carros e tem uma fiabilidade elevadíssima, a que acresce não ter o lote de componentes problemáticos dos carros normais, cujo risco de falha é muito maior em viaturas usadas: turbo, maf, fap, corrente/correia distribuição, alternador, motor de arranque, embraiagem, caixa de velocidades...
Existe por cá um 2G com mais que 300000km..inclusive porque era um que tinha um bug no painel, que chegando aos 299999km deixa de contar e teve de levar um painel novo. Com quantos km já vai agora, não faço ideia.
Não é isso. Quem se dá ao trabalho de tirar o filtro do habitáculo para fora antes da revisão a ver se é mesmo preciso trocar? Não se pode é dizer que a manutenção de um carro a diesel é sempre mais cara quando nem todos os carros estouram mafs e turbos. Anda aí muito diesel que muda o óleo e filtros de 30 em 30 mil ou até mais. Até parece que todos os diesel estão aí encostados a arder. Lá está. Generalizações que continuam a não justificar, para mim, diferenças de sete mil euros uma vez que é de Prius que estamos a falar. E são sete mil euros porque estou só a pegar no Prius base.
Uma coisa que desconheço é o seguinte. Considerando o preço dos combustíveis, imaginemos que um diesel faz de consumos seis litros aos cem. Para igualar o gasto em euros o Prio deverá fazer à volta dos 4,9. Consegue fazê-lo qualquer que seja o tipo de trajeto considerado?
Não estas a perceber.
O Diesel ou ate um Otto convencional terá sempre uma maior manutenção por ter mais peças de desgaste. O Pius não tem:
Alternador
Motor de arranque
Embraiagem
Caixa de velocidade
Turbo
Injector XPTO como os Diesel
É de corrente ao contrário da maioria dos Diesel 1.5-1.6
Filtro de combustível é geralmente mais barato
Discos e pastilhas duram bem mais pela travagem regenerativa
Dai a menor manutenção, te menos pecas e as que tem duram mais ou são mais baratas.
Pra alem da sua enorme fiabilidade já mais que comprovada.
Quanto ao consumo, sim faz essa media sem problemas, e ate consegue fazer menos dependendo do tipo de percurso. Como disse, no meu caso, em comparação a um Diesel da mesma potência o Prius é sempre mais barato.
Existe por cá um 2G com mais que 300000km..inclusive porque era um que tinha um bug no painel, que chegando aos 299999km deixa de contar e teve de levar um painel novo. Com quantos km já vai agora, não faço ideia.
Bug? Não é uma característica desse quadrante? Muitas marcas o fizeram no passado, mas tenho ideia que o normal era "dar a volta" aos 0km.
Quais são as diferenças mais relevantes entre as gerações de Prius? Melhor regeneração? Durabilidade das baterias? Pergunto porque realmente equaciono comprar um em 2a mão, resta saber se compensa investir mais num mais recente...
E a mala, tem um tamanho jeitoso? Dá para levar por ex. duas malas de viagem rígidas (samsonite) com folga?
Bug? Não é uma característica desse quadrante? Muitas marcas o fizeram no passado, mas tenho ideia que o normal era "dar a volta" aos 0km.
Bug, característica..como quiseres chamar...sei que chegados aos 299999 (seja km, seja milhas), simplesmente parava ali, em vez de recomeçar do 0.
Já agora alguns valores do que tenho guardado:
O meu 2G, com quase 2 anos na minha mão (ou da minha mulher, já que ela é que anda mais com ele):
Fez até ao momento 56253km com 3668,32€ de combustível
Pelo meio, foram feitas 4 revisões, entre elas a dos 90000km (que é a mais cara), onde pedi para mudarem o óleo da caixa de transmissão (não faz parte do plano), com um total de: 605,47€
Foram mudados 2 pneus 2 vezes (costumo mudar os pneus 2 a 2), sempre com calibração e alinhamento: 320€
Quais são as diferenças mais relevantes entre as gerações de Prius? Melhor regeneração? Durabilidade das baterias? Pergunto porque realmente equaciono comprar um em 2a mão, resta saber se compensa investir mais num mais recente...
E a mala, tem um tamanho jeitoso? Dá para levar por ex. duas malas de viagem rígidas (samsonite) com folga?
As principais diferenças são essencialmente:
Motor combustão: 1.8 no 3G versus 1.5 no 2G
MG2 (Motor gerador 2, ou motor eléctrico 2): mais potência, mais binário e mais pequeno no 3G
Transmissão: No 3G não existe corrente de transmissão, diminuindo as perdas. Além disso, a relação entre o MG2 e o MG1 foi alterada, de forma a que é possível circular a uma velocidade superior sem que o MCI tenha de actuar como redutor da velocidade do MG1 (110km/h no 3G vs. 71km/h no 2G)
Interiores e equipamento e faróis: no 3G existem versões com faróis de médios LED. O interior também é diferente.
Em termos de malas, são iguais e sim cabem à vontade 2 malas de viagem.
Muito obrigado sem2006, pelo que descreves o 3G compensará dar mais por ele, porque para condução em autoestrada exige menos do motor de combustão, percebi bem?
E só para me situar, de que anos estamos a falar? Quando foi introduzido o 3G?
Muito obrigado sem2006, pelo que descreves o 3G compensará dar mais por ele, porque para condução em autoestrada exige menos do motor de combustão, percebi bem?
E só para me situar, de que anos estamos a falar? Quando foi introduzido o 3G?
Esqueci-me de referir outro ponto: no 3G (tirando a versão base, acho eu), foram introduzidas jantes de 17" versus as de 16" do 2G. Com este aumento da medida (largura do pneu inclusive), os consumos sobem ligeiramente. Mesmo assim, como o 3G tem também o HSI (Hibrid System Indicator), quem conseguir interpretar, é possível fazer ligeiramente menos que no 2G. Não te esqueças é que o IUC é maior.
O 3G apareceu a partir de Setembro de 2009. É fácil distinguir um 3G de um 2G pela consola interior e pelos faróis/linha traseira. O símbolo da Toyota no 3G também tem um fundo azul.
Qual a quilometragem "pública" mais alta que se conhece num Prius em Portugal?
Conheci dois táxis com mais de 350.000km, foram substituídos por Auris Touring HSD. Foram infinitamente mais fiáveis que um Corolla 1,4D4d que eu tenho...
Conheci dois táxis com mais de 350.000km, foram substituídos por Auris Touring HSD. Foram infinitamente mais fiáveis que um Corolla 1,4D4d que eu tenho...
Tiveram alguma intervençao as baterias ou motor CI?
Até agora, nunca conduzi um, mas já entrei em 2 e não achei assim tão mau o interior, até gostei dos bancos. De qualquer das formas, gostava de conduzir, só por ser diferente. Mas não é o tipo de carro que corresponda ao meu perfil, é antagónico ao meu por exemplo (Para quem tiver interesse, está no perfil).
Se pudesse comprar um, não me importava de o ter a fazer companhia ao meu, cada um com o seu propósito, visto que já tenho um pseudo-desportivo.
Editado pela última vez por DeathWish; 07 June 2015, 18:19.
O Diesel ou ate um Otto convencional terá sempre uma maior manutenção por ter mais peças de desgaste. O Pius não tem:
Alternador
Motor de arranque
Embraiagem
Caixa de velocidade
Turbo
Injector XPTO como os Diesel
É de corrente ao contrário da maioria dos Diesel 1.5-1.6
Filtro de combustível é geralmente mais barato
Discos e pastilhas duram bem mais pela travagem regenerativa
Dai a menor manutenção, te menos pecas e as que tem duram mais ou são mais baratas.
Pra alem da sua enorme fiabilidade já mais que comprovada.
Quanto ao consumo, sim faz essa media sem problemas, e ate consegue fazer menos dependendo do tipo de percurso. Como disse, no meu caso, em comparação a um Diesel da mesma potência o Prius é sempre mais barato.
Tudo muito certo mas a maior parte das pessoas quando vai comprar um segmento C, pensa num diesel de baixa cilindrada. E aqui já se torna difícil justificar a diferença de preço. Nas contas que fiz de cabeça tentei favorecer o Prius tanto nos consumos como na manutenção. O valor que atribuí à manutenção do Prius foi zero. A diferença de preço entre a gasolina e o gasóleo acaba por fazer pender a balança para o gasóleo.
Como estamos a falar das vendas reduzidas do modelo em Portugal, penso que está aí a explicação. Não é um mau carro e acho que ninguém tem dito isso mas no nosso mercado é complicado.
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