A fazer quase 160km/dia gostava muito de ter um (baixar custos), mas face à autonomia actual parece-me que ainda não dá...
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Nissan Leaf e Renaut Zoe... Baterias alugam-se desde 79€ / mês !?!?
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostQue argumento mais rebuscado. A autonomia é o calcanhar de Aquiles dos eléctricos puros não há, para já, um sistema que rivalize com os motores de combustão nesse aspecto de autonomia e re-abastecimento.
1. A autonomia em motores de combustão é muito superior, a "reserva" de alguns carros a gasóleo é igual à autonomia geral de alguns eléctricos.
2. Com um garrafão de combustível em 2 minutos estamos safos, com um eléctrico são horas até ter carga.
Eu resolvia facilmente estas questões com um sistema tipo os das bilha de gás.- Fabricantes sentavam-se e aprovavam um tipo de célula universal.
- Cada carro podia levar 2/4/8 conforme a potência do seu motor.
- Os postos de combustível tinham células carregadas, era só chegar, deixar as células vazias e trocar por carregadas.
Quanto a veículos elétricos e sua baixa autonomia, para mim o ideal continua a ser o hibrido plug-in.
Carros elétricos, com motores a gasolina para servirem de gerador e/ou de motor de impulsão. A autonomia elétrica é de 40-50 Km e carregam na tomada de casa.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostEntão com que carro queres que faça a comparação? Com um C3, com um jazz, com um focus? é que nem sei bem com o que hei-de comparar.
Já agora, quando se fala numa autonomia de 150-200km, convinha também dizer qual é a autonomia a uma velocidade de 90km/h, já nem falo em autoestrada.
Não se esqueçam do aquecimento no inverno e do AC no verão.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostA fazer quase 160km/dia gostava muito de ter um (baixar custos), mas face à autonomia actual parece-me que ainda não dá...
Como carros que sejam capazes de fazer isso não são propriamente económicos, eu estou fora.
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Originalmente Colocado por ppais Ver PostNão estava a dizer com qual carro comparas... estava a dizer que não mistures um aluguer com uma compra: ou compras dos dois lados, ou alugas (renting) dos dois lados. Mas genericamente creio que o Leaf se enquadre num segmento C enquando que o Zoe se enquadra num segmento B. Mas admito que não seja a sim.
Sendo assim, posso comparar com um focus 1.0 que vi agora em campanha por 17.900€. O leaf com baterias custa 31.100€.
Se o ford gastar 10cts por km (estou a pôr um consumo bem acima do homologado) e o leaf gastar 2, fica uma diferença de 8cts por km.
A diferença de preço é de 13.200 € o que dividido por 8cts dá: 1320000/8=165.000km.
Como me parece que quem compra um leaf, raramente fará mais de 15.000kms por ano. a diferença de preço dará para 11 anos. A questão dos impostos e manutenção fica para outra discussão visto já estar a ser generoso na questão dos consumos.
A grande questão é: A bateria aguenta esses 165.000km e os 11anos? Ainda falta passar uns anitos para esta questão ter resposta.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostCurioso, mas devo ser eu que estou a ficar velho, mas ainda sou do tempo em que uma das recomendações em viagens longas era efectuar uma paragem a cada 2 horas.
Em 30 minutos, num carregador rápido carrega-se dos 0 aos 80%..Vários carregadores rápidos foram disponibilizados (no Porto na Caetano Auto, em Coimbra no concessionário da Nissan, em Aveiras existe um na área de serviço, etc..). Tendo em conta que entre estes pontos, dificilmente se esgota a bateria na totalidade, os 30 minutos passam a ser menos que isso.
Sim, o percurso pode ter sido feito por nacional, a velocidades mais baixas...mas que eu saiba, os limites de velocidade ainda são para cumprir...claro que neste país, são todos autênticos pilotos de formula 1 e são todos os maiores e os limites é para "mariquinhas"...Falta mais fiscalização, é o que falta...depois queixam-se de caça à multa...
Depois, só quem nunca andou num eléctrico é que não sabe o quanto mais confortável ele é..não existe a constante vibração de um motor que parece que vamos num tractor, o ruído é muito menor, etc..logo isto tudo torna a viagem muito mais confortável..
Os limites existem apenas na cabeça das pessoas, mais nada...
Quanto ao link, pouco me diz..a autonomia varia em muita coisa..conheço, por exemplo, um caso de um utilizador que já fez 170km com o i-miev..muito superior aos 100km do link que forneces... e isto é só um exemplo.
1. Paragem de 2 em 2 horas, tudo muito bem se for de férias, e uma coisa é eu querer e poder parar, outra é ter que parar meia hora obrigatoriamente.
2. Carros a gasóleo e gasolina que fazem 5 L/100 não faltam por aí.
Se for para entrar em excepções, já fiz 70km no meu 1.6 diesel de 110cv a gastar 4.0l/100
3. Justificar que a já fraca autonomia sacrificada pela velocidade com o cumprir religiosamente os limites e o oposto ser piloto de F1 é só ridículo. Manter uma velocidade de 130kmh (de ponteiro) na AE como a grande maioria das pessoas faz é o mínimo.
Andar depressa não significa desrespeitar os limites, e essa conversa de falta fiscalização é mesmo de quem anda pouco na estrada.
4.Nunca disse que um eléctrico não tivesse vantagens como o conforto, economia etc, serão o futuro claramente. Mas o facto de não admitires que a autonomia é um factor super limitativo mostra falta de bom senso.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostEstás a esgotar a lógica a defender algo que é de facto um defeito inquestionável.
1. Paragem de 2 em 2 horas, tudo muito bem se for de férias, e uma coisa é eu querer e poder parar, outra é ter que parar meia hora obrigatoriamente.
2. Carros a gasóleo e gasolina que fazem 5 L/100 não faltam por aí.
Se for para entrar em excepções, já fiz 70km no meu 1.6 diesel de 110cv a gastar 4.0l/100
3. Justificar que a já fraca autonomia sacrificada pela velocidade com o cumprir religiosamente os limites e o oposto ser piloto de F1 é só ridículo. Manter uma velocidade de 130kmh (de ponteiro) na AE como a grande maioria das pessoas faz é o mínimo.
Andar depressa não significa desrespeitar os limites, e essa conversa de falta fiscalização é mesmo de quem anda pouco na estrada.
4.Nunca disse que um eléctrico não tivesse vantagens como o conforto, economia etc, serão o futuro claramente. Mas o facto de não admitires que a autonomia é um factor super limitativo mostra falta de bom senso.
2. São aos milhares..especialmente no papel..aí todos fazem..na prática, já a coisa é outra..Ou será que os valores de acordo com as normas NDEC só são "irrealizáveis" quando se trata de um carro eléctrico?
3. Portanto a velocidade máxima em AE agora passou a ser a velocidade mínima + um bocadinho? Às vezes começo a achar que os suíços até tem razão..fossem as leis cá aplicadas como lá e de certeza que já piavam mais fininho...Ainda me vou rir bastante quando vier o sistema de pontos na carta..só tenho pena de eles às vezes não estarem em certos sítios que eu passo..senão era cada uma...
4. A autonomia só será limitativa para quem quer...mas eu já vi que aqui são todos muito passeadores..passam os dias inteiros a viajar entre Lisboa e Porto, todos os dias...
Deixa lá...enquanto a gente se vai queixando cada vez que a gasosa sobe 1 cêntimo ou dois, eles vão-se rindo, pois tem toda a electricidade de graça na rede mobi-e.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostEstás a esgotar a lógica a defender algo que é de facto um defeito inquestionável.
1. Paragem de 2 em 2 horas, tudo muito bem se for de férias, e uma coisa é eu querer e poder parar, outra é ter que parar meia hora obrigatoriamente. Gostava de saber como é que carregas o carro em 1/2 hora e, caso o consigas, quais o efeito na duração da bateria.
2. Carros a gasóleo e gasolina que fazem 5 L/100 não faltam por aí. Se forem a acompanhar um leaf até gastam é 3 l/100
Se for para entrar em excepções, já fiz 70km no meu 1.6 diesel de 110cv a gastar 4.0l/100. Se fizeres uma condução "à elétrico" de certeza que consegues melhor.
3. Justificar que a já fraca autonomia sacrificada pela velocidade com o cumprir religiosamente os limites e o oposto ser piloto de F1 é só ridículo. Manter uma velocidade de 130kmh (de ponteiro) na AE como a grande maioria das pessoas faz é o mínimo. Andar a 130 num leaf sem ser numa descida de 10%, dá direito a acabar a autonomia antes da próxima saída da autoestrada.
Andar depressa não significa desrespeitar os limites, e essa conversa de falta fiscalização é mesmo de quem anda pouco na estrada.
4.Nunca disse que um eléctrico não tivesse vantagens como o conforto, economia etc, serão o futuro claramente. Em relação ao futuro, acredito mais nas células de combustivel ou em bio diesel produzido através de organismos genéticamente modificados, mas o futuro é muito imprevisivel, por isso: "prognósticos só no fim do jogo" Mas o facto de não admitires que a autonomia é um factor super limitativo mostra falta de bom senso.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post1. Será? Será assim tão difícil sair um bocado mais cedo para uma pequena paragem?
2. São aos milhares..especialmente no papel..aí todos fazem..na prática, já a coisa é outra..Ou será que os valores de acordo com as normas NDEC só são "irrealizáveis" quando se trata de um carro eléctrico?
3. Portanto a velocidade máxima em AE agora passou a ser a velocidade mínima + um bocadinho? Às vezes começo a achar que os suíços até tem razão..fossem as leis cá aplicadas como lá e de certeza que já piavam mais fininho...Ainda me vou rir bastante quando vier o sistema de pontos na carta..só tenho pena de eles às vezes não estarem em certos sítios que eu passo..senão era cada uma...
4.A autonomia só será limitativa para quem quer...mas eu já vi que aqui são todos muito passeadores..passam os dias inteiros a viajar entre Lisboa e Porto, todos os dias...
Deixa lá...enquanto a gente se vai queixando cada vez que a gasosa sobe 1 cêntimo ou dois, eles vão-se rindo, pois tem toda a electricidade de graça na rede mobi-e.
O CB do Clio III lá de casa assinala 73 km/h de v. média nos últimos 2400 km, com um consumo médio de 4,7 L/100 km.
O trajecto é de 80 km + 80 km para cada lado. Sendo que 75% são em EN, 15 % em AE e 10% de na 2ª circular à hora de ponta...
Não há possibilidade de carregamento durante o dia.
Eu gostava de ter um eléctrico que me substituísse o Clio, mas não me parece ser possível para já.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post1. Será? Será assim tão difícil sair um bocado mais cedo para uma pequena paragem? Define pequena e quais os seus efeitos.
4. A autonomia só será limitativa para quem quer...mas eu já vi que aqui são todos muito passeadores..passam os dias inteiros a viajar entre Lisboa e Porto, todos os dias...
Só que tenham que ir a uma consulta quinzenal, como eu, viajando do interior do país para a capital, 200kms para cada lado, sem haver transportes públicos, já esse brinquedo de pilhas não serve para nada.
Mais uma vez: esse tipo de carros só serve para quem nunca faz viagens razoáveis e, não é preciso passar os dias a viajar de LX para o Porto, basta que o faça uma vez e fica logo a deitar carro elétrico pelos olhos.
Da maneira que escreves, deves ser um ser citadino para quem fazer 500km é ir ao fim do mundo. Posso-te dizer que já fiz muitas vezes mais de 700 km num dia. O meu máximo foi 1500 e, não estou a ver como faria isso num carro em que viajando a 120km/h me fazia parar ao fim de 1/2 hora.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostNão estou a perceber. O que é que alugo no lado do carro a gasolina?
Sendo assim, posso comparar com um focus 1.0 que vi agora em campanha por 17.900€. O leaf com baterias custa 31.100€.
Se o ford gastar 10cts por km (estou a pôr um consumo bem acima do homologado) e o leaf gastar 2, fica uma diferença de 8cts por km.
A diferença de preço é de 13.200 € o que dividido por 8cts dá: 1320000/8=165.000km.
Como me parece que quem compra um leaf, raramente fará mais de 15.000kms por ano. a diferença de preço dará para 11 anos. A questão dos impostos e manutenção fica para outra discussão visto já estar a ser generoso na questão dos consumos.
A grande questão é: A bateria aguenta esses 165.000km e os 11anos? Ainda falta passar uns anitos para esta questão ter resposta.
Quando te dizia para comparares alugueres estava a falar comparares o custo de renting de ambos os carros... aí também comparas coisas iguais.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostOs teus argumentos são assim um bocadinho... descabidos.
O CB do Clio III lá de casa assinala 73 km/h de v. média nos últimos 2400 km, com um consumo médio de 4,7 L/100 km.
O trajecto é de 80 km + 80 km para cada lado. Sendo que 75% são em EN, 15 % em AE e 10% de na 2ª circular à hora de ponta...
Não há possibilidade de carregamento durante o dia.
Eu gostava de ter um eléctrico que me substituísse o Clio, mas não me parece ser possível para já.
Diria que tanto o novo Renault R240, como o Leaf ou o Kia Soul EV serão capazes disso
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostSe calhar até tens..nada como simulares aqui: http://www.jurassictest.ch/GR/ o teu percurso.
Diria que tanto o novo Renault R240, como o Leaf ou o Kia Soul EV serão capazes disso
Resumindo, os eléctricos não ficam apenas vedados a "fitipaldis" e malta que faz LX-Porto todos os dias.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post1. Será? Será assim tão difícil sair um bocado mais cedo para uma pequena paragem?
Exemplo: Todas as semanas faço 2 viagens de 150km, ia passar a acordar 45 min mais cedo para poder ir mais devagar e parar para carregar o carro... faz sentido.
Lá está, é de quem não faz kilometros...
2. São aos milhares..especialmente no papel..aí todos fazem..na prática, já a coisa é outra..Ou será que os valores de acordo com as normas NDEC só são "irrealizáveis" quando se trata de um carro eléctrico?
O meu carro tem 5.3l/100 de média Real em condução absolutamente despreocupada com consumos nos últimos 20.000kms, inclui muita estrada de serra e velocidades de AE sem empatar autocarros.Trabalho com consumos reais de frotas, consumos de ligeiros na casa dos 5Lts em percursos mistos são normais.
3. Portanto a velocidade máxima em AE agora passou a ser a velocidade mínima + um bocadinho? Às vezes começo a achar que os suíços até tem razão..fossem as leis cá aplicadas como lá e de certeza que já piavam mais fininho...Ainda me vou rir bastante quando vier o sistema de pontos na carta..só tenho pena de eles às vezes não estarem em certos sítios que eu passo..senão era cada uma...
Conversa demagógica deste género vale pouco, acredito também que imobilizas a marcha em todos os stops, que nunca passaste um amarelo ou respeitas os 30kmh em zonas de obras... enfim
Já agora, 130 kmh de ponteiro no meu carro são 120 reais no GPS, portanto estou a cumprir a lei.
Em 11 anos de carta nunca fui autuado (incluiu conduzir na Suiça), portanto guarda lá os risos pseudo moralistas.
4. A autonomia só será limitativa para quem quer...mas eu já vi que aqui são todos muito passeadores..passam os dias inteiros a viajar entre Lisboa e Porto, todos os dias...
200km de autonomia é insuficiente para tudo o que fuja de circuitos urbanos, mesmo psicologicamente é pouco, basta falhar alguma coisa para ficarmos a pé.
O carro é para nos facilitar a vida, andar a fazer contas aos kms, para onde vamos, se dá para carregar em certo sítio, não esquecer de o ligar etc, é mais uma preocupação que num carro a combustão não existe. Basta pensar no telemóvel, quantas vezes não fica mesmo sem bateria?!
Deixa lá...enquanto a gente se vai queixando cada vez que a gasosa sobe 1 cêntimo ou dois, eles vão-se rindo, pois tem toda a electricidade de graça na rede mobi-e.
Ao contrário de ti todo contente com a subida dos combustíveis, não me regozijo com a falta de sucesso dos eléctricos, tenho até pena que não sejam mais atractivos para o mercado.
A questão é que para a utilização real de muitas pessoas, e com contas bem feitas pouco ou nada compensa.
Não reconhecer as falhas é meio caminho para o falhanço.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostE tu e os teus percursos são a definição da maioria dos carros que andam na estrada?
há três grandes tipos de utilização para um carro
Tipo I: percursos máximos até 100 kms. Carros que nunca na vida são utilizados para "viajar". Esse é o reino dos carros eléctricos.
Tipo II: carros que fazem pequenos percursos diáriamente e que ocasionalmente também fazem grandes viagens. Este é o tipo dominante e aí, só com muito espirito de sacrificio é que se pode equacionar a utilização de um carro de fraca autonomia.
Tipo III Carros que fazem maioritariamente grandes percursos. Aí os carros como o leaf estão completamente fora.
Dito isto, é no tipo I que representa uma grande % de carros a circular neste país que o leaf está como peixe na água. Agora façam-me um favor, não pretendam impingir essa solução a quem precisa de um carro que lhe sirva por exemplo para ir do Norte ao Algarve, nem que seja só uma vez por ano.
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Carro eléctrico actualmente é o indicado para ser "o segundo carro"...
Sinceramente faço 60km diariamente e não me importava nada de ter um, infelizmente não me é económicamente viavel a aquisição de um...pelo menos um que eu goste porque de todos só ainda gostei o i3 e do golf-e pronto o mercedes classe b eletrico tb é engraçado mas é uma minivan...
estes todos são caros...secalhar daqui a mais uns anos ja vamos todos ter um eletrico como sendo segundo carro.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostTipo II: carros que fazem pequenos percursos diáriamente e que ocasionalmente também fazem grandes viagens. Este é o tipo dominante e aí, só com muito espirito de sacrificio é que se pode equacionar a utilização de um carro de fraca autonomia.
Agora façam-me um favor, não pretendam impingir essa solução a quem precisa de um carro que lhe sirva por exemplo para ir do Norte ao Algarve, nem que seja só uma vez por ano.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostNão digam que sejam mas temos de ver o seguinte:
há três grandes tipos de utilização para um carro
Tipo I: percursos máximos até 100 kms. Carros que nunca na vida são utilizados para "viajar". Esse é o reino dos carros eléctricos.
Tipo II: carros que fazem pequenos percursos diáriamente e que ocasionalmente também fazem grandes viagens. Este é o tipo dominante e aí, só com muito espirito de sacrificio é que se pode equacionar a utilização de um carro de fraca autonomia.
Tipo III Carros que fazem maioritariamente grandes percursos. Aí os carros como o leaf estão completamente fora.
Dito isto, é no tipo I que representa uma grande % de carros a circular neste país que o leaf está como peixe na água. Agora façam-me um favor, não pretendam impingir essa solução a quem precisa de um carro que lhe sirva por exemplo para ir do Norte ao Algarve, nem que seja só uma vez por ano.
Carros de empresas serão um Tipo 4, podem fazer pequenos percursos mas em ritmo constante fazendo bastantes kms.
E duvido muito que o tipo 1 seja assim tantos, a menos que seja 2º carro e aí sim fará todo o sentido.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostO que poupas anualmente em manutenção e gastos de combustível, dá perfeitamente para alugar um carro uma vez por ano para essa viagem.
Acho que pensas que quem compra carros em portugal, não conhece a existência de carros eletricos e só compra carros a gasóleo e gasolina porque é ignorante acerca dessa panaceia que, para ti, é o carro eletrico. A propósito... tens algum?
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostO que poupas anualmente em manutenção e gastos de combustível, dá perfeitamente para alugar um carro uma vez por ano para essa viagem.
Mas por muito racional, imagina o desfecho desta conversa:
- Compensa imenso o eléctrico na cidade
- Ah e tal sim senhor parece me muita bom. Atão e para ir em Agosto ao Algarve e em Dezembro à Serra da Estrela?
- Então, vais ao Rent a car Alugar outro carro
Estamos a adicionar preocupação, necessidade de planeamento e perda de tempo. E isto é muito importante, embora não quantitativo em euros.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostDaquilo que já leste deves ter percebido que não é esse o meu tipo de utilizador, mas, parece que gostas de desconversar quando não tens razão.
Acho que pensas que quem compra carros em portugal, não conhece a existência de carros eletricos e só compra carros a gasóleo e gasolina porque é ignorante acerca dessa panaceia que, para ti, é o carro eletrico. A propósito... tens algum?
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostEssa classificação está correcta apenas para carros particulares.
Carros de empresas serão um Tipo 4, podem fazer pequenos percursos mas em ritmo constante fazendo bastantes kms.
E duvido muito que o tipo 1 seja assim tantos, a menos que seja 2º carro e aí sim fará todo o sentido.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostA mim parece-me é que não percebestes o quote que eu fiz, tendo apenas escolhido os casos do tipo II
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostPela minha definição eu tenho uma utilização tipo II e, posso afirmar, por mais malabarismos que inventes que é totalmente incompatível com a utilização de um carro tipo leaf. Como é a esmagadora maioria de utilizadores desse tipo II.
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Originalmente Colocado por Ruie34 Ver PostEléctrico... Mas estes foram os únicos que apresentavam autonomia suficiente para o meu tipo de utilização.
Enviado do meu Nexus 5 através de TapatalkEditado pela última vez por sem2006; 24 June 2015, 17:46.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostPois, mas o A3 e-tron é plugin e faz cerca de 80km em modo eléctrico. Não estou a ver como daria para ti. Já experimentaste fazer a simulação no link que te enviei?
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O modelo que me deu é simplesmente Audi e-tron.
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