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Nissan Leaf e Renaut Zoe... Baterias alugam-se desde 79€ / mês !?!?
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostA nova versão do ZOE que foi lançada no inicio do ano? Já o experimentaste?
O Leaf anuncia 200km de autonomia e consigo fazer 150 numa condução calma sem ter de "pastar".
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostA consumirem o quê? Acho que devias ver que é ao contrário..consomem e energia da rede
Volto a dizer-te.
As "boas" refinarias são praticamente autónomas. Queimam derivados do petróleo para ter energia, algumas com turbinas de alta eficiência e no caso da portuguesa mais recente com cogeração.
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Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostVolto a dizer-te.
As "boas" refinarias são praticamente autónomas. Queimam derivados do petróleo para ter energia, algumas com turbinas de alta eficiência e no caso da portuguesa mais recente com cogeração.
3.1.3.3 Energia
O consumo médio anual de energia eléctrica estimado pelo operador, tendo em conta umcenário de utilização 8.760 horas é de cerca de 18.000 MWh, os quais constituemaproximadamente 2,6%, dos 686.000 MWh de energia eléctrica total produzida pela instalação,sendo os restantes 97,4% de produção destinados a venda. Da fracção de energia eléctricavendida, 7,4% são afectos à própria Refinaria de Sines e os restantes à Rede EléctricaNacional.
A estimativa do consumo médio anual de gás natural é de cerca de 489.051 TEP1(5.37x108Nm3/ano) e de energia eléctrica é de aproximadamente 5.172 TEP (17.836 MWh). Desta forma,o consumo anual total de energia é de cerca de 494.224 TEP.
Ver aquiEditado pela última vez por M101; 03 July 2015, 08:57.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostNão , mas acredito que os faça uns 200km com uma condução calma, o que no dia a dia as vezes é dificil de fazer
O Leaf anuncia 200km de autonomia e consigo fazer 150 numa condução calma sem ter de "pastar".
Pergunto isto porque são as condições extremas com que me deparo no dia-a-dia.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostIsso não é assim tão linear...tal como dizes, o seu principal inimigo são as temperaturas elevadas.. Por isso é que os Tesla tem um bom sistema de refrigeração das baterias..
Ou achas que o gajo Noruguês que já fez 100000km em apenas 1 ano com o tesla dele só fez cargas lentas? E olha que ele ainda não nota nenhuma degradação:
De qualquer forma as baterias têm validade, e o tempo, n.º de ciclos, temperatura, intensidade da carga e descarga, são tudo fatores a ter em conta na longevidade e saúde das baterias.
Ok, há um exemplo com 100.000 km sem problemas, isso são peanuts...
+ 5 anos e 250.000km já seria respeitável, a parte "verde" de substituir as baterias assim como o seu custo são muitas vezes ignorados, e esse valor manda logo às urtigas a vantagem da menor manutenção.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostQuantos kms consegues fazer em estrada a uma velocidade de 90 km/h, com 4 pessoas a bordo e com AC ligado, com uma temperatura exterior a rondar os 35-40ºC?
Pergunto isto porque são as condições extremas com que me deparo no dia-a-dia.
Tenho no diario de bordo o percurso de um passeio que fiz no Domingo onde subo a serra da Boa Viagem.
http://forum.autohoje.com/showthread...post1068567415
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Norway June 2015: Renault Zoe takes off to 4th place overall
O Renault ZOE foi o 4º carro mais vendido na Noruega em Junho. O Tesla foi o 2º e o Leaf o 20º.
Realmente na Noruega os carros eléctricos são um grande sucesso.
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Originalmente Colocado por ricomini Ver PostNão consigo dizer ao certo mas uns 130km no mínimo, são as subidas que estragam tudo.
Tenho no diario de bordo o percurso de um passeio que fiz no Domingo onde subo a serra da Boa Viagem.
http://forum.autohoje.com/showthread...post1068567415
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostUma vez que as subidas costumam ser iguais às descidas (embora isso implique sempre perdas) tenho a ideia que o mais penalizador deve ser o AC, uma vez que num dia de calor aqui do interior, com temperaturas a rondar os 40º, o consumo deve ser enorme e dura todo o tempo da viagem.
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Vem na proteste este mês um breve análise aos carros eléctricos presentes no mercado.
Ainda não dissequei, mas o Tesla distancia-se dos demais pela autonomia +400km, dos restantes o máximo que fizeram foi 165km. Manifestamente insuficiente para a utilização de muitas pessoas.
Por curiosidade ainda ontem estive a falar com um dono de um Tesla, já tinha feito quase 300 km, e ainda indicava 150km de autonomia.
É sem dúvida o melhor negócio de todos os eléctricos, o preço é muito mais justificável dada a performance e autonomia.
Bem que podiam fazer um hatchback bonito com a mesma autonomia e 200cv por metade do preço
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Se não me engano, o tesla ainda tem a vantagem de as baterias virem com 10 anos de garantia.
Edit: afinal são 8 anos de garantia com número ilimitado de kms.Editado pela última vez por MasterMindPT; 07 July 2015, 12:11.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostVem na proteste este mês um breve análise aos carros eléctricos presentes no mercado.
Ainda não dissequei, mas o Tesla distancia-se dos demais pela autonomia +400km, dos restantes o máximo que fizeram foi 165km. Manifestamente insuficiente para a utilização de muitas pessoas.
Por curiosidade ainda ontem estive a falar com um dono de um Tesla, já tinha feito quase 300 km, e ainda indicava 150km de autonomia.
É sem dúvida o melhor negócio de todos os eléctricos, o preço é muito mais justificável dada a performance e autonomia.
Bem que podiam fazer um hatchback bonito com a mesma autonomia e 200cv por metade do preço
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostVem na proteste este mês um breve análise aos carros eléctricos presentes no mercado.
Ainda não dissequei, mas o Tesla distancia-se dos demais pela autonomia +400km, dos restantes o máximo que fizeram foi 165km. Manifestamente insuficiente para a utilização de muitas pessoas.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostInfelizmente esse teste peca por ser um autêntico chorrinho de asneiras e conter mesmo mentiras, que é o mais grave
Reparei que na mesma revista no comparativo, carro Vs Mota, aparecem os custos e depois uma tabela de desvantagens da mota: segurança e condições climatéricas. Tudo bem mas esqueceram-se foi de colocar do lado dos carros: Trânsito e Estacionamento, que são só as duas maiores vantagens das motas.
No outro dia estava a pensar, a autonomia de grande parte dos eléctricos era como se eu tivesse um depósito de 12 litros de gasóleo no carro e enche-lo para fazê-lo demorava horas. Simples, a maior parte das pessoas percebe esta limitação.
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Originalmente Colocado por M101 Ver PostUma vez que as subidas costumam ser iguais às descidas (embora isso implique sempre perdas) tenho a ideia que o mais penalizador deve ser o AC, uma vez que num dia de calor aqui do interior, com temperaturas a rondar os 40º, o consumo deve ser enorme e dura todo o tempo da viagem.Originalmente Colocado por ricomini Ver PostNão costumo usar o AC mas se o ligar a autonomia baixo logo uns 6kms.
Para alem de que nestas versões o aquecimento é feito por bomba de calor o que reduz o consumo em 70%Editado pela última vez por ricomini; 08 July 2015, 17:45.
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Originalmente Colocado por Fabulous Ver PostNorway June 2015: Renault Zoe takes off to 4th place overall
O Renault ZOE foi o 4º carro mais vendido na Noruega em Junho. O Tesla foi o 2º e o Leaf o 20º.
Realmente na Noruega os carros eléctricos são um grande sucesso.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostA Deco há muito que é preciso dar o desconto.
Reparei que na mesma revista no comparativo, carro Vs Mota, aparecem os custos e depois uma tabela de desvantagens da mota: segurança e condições climatéricas. Tudo bem mas esqueceram-se foi de colocar do lado dos carros: Trânsito e Estacionamento, que são só as duas maiores vantagens das motas.
No outro dia estava a pensar, a autonomia de grande parte dos eléctricos era como se eu tivesse um depósito de 12 litros de gasóleo no carro e enche-lo para fazê-lo demorava horas. Simples, a maior parte das pessoas percebe esta limitação.
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Originalmente Colocado por tassilgo Ver PostE quantas dessas pessoas que percebe essa limitação é que gastam 12litros de gasóleo num dia? 5%? 10%?
Mas a questão não é essa, já o disse.
É um comprador ter a noção que está a comprar algo com uma limitação, algo que para certas situações simplesmente não serve.
O automóvel é suposto dar-nos mobilidade, andar constantemente a fazer contas de cabeça a autonomia, onde carregar, ir devagar por obrigação não são ideias apelativas.
E depois há o argumento de alugar carros para viagens maiores, fazer pausas etc e tal, tudo muito giro, mas ao comprar um carro compramos a ideia de algo para pegar e ir, ao nosso ritmo e vontade, ponto. E actualmente, e infelizmente, são poucos os eléctricos que cumprem isso devido às fracas autonomias.
É muito giro dizer que dá para a MAIORIA das situações, a questão é que um corriqueiro diesel dá para TODAS as situações.
Era como ter um serviço de internet baratíssimo e que dava para tudo menos para o facebook ou google, era utilizável em 90 % das situações mas haveria compromissos e pouca gente iria aderir.
Os consumidores não são idiotas que gostam de derreter dinheiro em combustível, se os eléctricos tivessem a autonomia e facilidade de carregamento de um CI não se venderia mais nada.
E digo mais, se a maioria das pessoas faz tão pouca quilometragem, mais razão há para os 79€/mes das baterias não compensar.
Os eléctricos no mercado (excepção ao Tesla) são giros para andar em cidade, para quem tem outro carro e para quem se quer gabar de quão pouco gasta nas voltinhas, tudo certo. Agora como veículo principal que oferece o que os convencionais oferecem ainda não são alternativa viável, e o mercado na generalidade reflecte isso.
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É por isso que um híbrido plug-in acaba por ser a melhor solução. Tem é de ser capaz de rodar uns 200 km em modo puramente eléctrico, e fazer o resto com gasolina/gasóleo. Seria muito mais confortável para andar não só em cidade e percursos pequenos, mas também seria óptimo para fazer Porto-Lisboa quando fosse preciso.
As soluções actuais de híbrido plug-in com autonomias de 20 a 30 km em modo puramente eléctrico não trazem grande vantagem em relação ao GPL.
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Originalmente Colocado por jplacebo Ver PostÉ por isso que um híbrido plug-in acaba por ser a melhor solução. Tem é de ser capaz de rodar uns 200 km em modo puramente eléctrico, e fazer o resto com gasolina/gasóleo. Seria muito mais confortável para andar não só em cidade e percursos pequenos, mas também seria óptimo para fazer Porto-Lisboa quando fosse preciso.
As soluções actuais de híbrido plug-in com autonomias de 20 a 30 km em modo puramente eléctrico não trazem grande vantagem em relação ao GPL.
Grande parte das pessoas fica sempre a pensar na autonomia e inventa até situações que na prática nunca se verificam só para por culpas na autonomia...
Diria que muitas famílias tem em média 2 carros, sendo que não existia necessidade nenhuma em serem os 2 à base de combustíveis fósseis.
Fora nas poupanças conseguidas, que não é só combustível, mas manutenção e IUC. O aluguer interessa apenas a empresas que podem deduzir o IVA e que geralmente renovam a frota de 4 em 4 anos.
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Originalmente Colocado por sem2006 Ver PostE onde é que punhas as baterias nesse plug in para fazer 200km?
Até lá fico-me pelos combustíveis fósseis e o GPL, por enquanto, é uma excelente alternativa.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostEu faço-o semanalmente.
Mas a questão não é essa, já o disse.
É um comprador ter a noção que está a comprar algo com uma limitação, algo que para certas situações simplesmente não serve.
O automóvel é suposto dar-nos mobilidade, andar constantemente a fazer contas de cabeça a autonomia, onde carregar, ir devagar por obrigação não são ideias apelativas.
E depois há o argumento de alugar carros para viagens maiores, fazer pausas etc e tal, tudo muito giro, mas ao comprar um carro compramos a ideia de algo para pegar e ir, ao nosso ritmo e vontade, ponto. E actualmente, e infelizmente, são poucos os eléctricos que cumprem isso devido às fracas autonomias.
É muito giro dizer que dá para a MAIORIA das situações, a questão é que um corriqueiro diesel dá para TODAS as situações.
Era como ter um serviço de internet baratíssimo e que dava para tudo menos para o facebook ou google, era utilizável em 90 % das situações mas haveria compromissos e pouca gente iria aderir.
Os consumidores não são idiotas que gostam de derreter dinheiro em combustível, se os eléctricos tivessem a autonomia e facilidade de carregamento de um CI não se venderia mais nada.
E digo mais, se a maioria das pessoas faz tão pouca quilometragem, mais razão há para os 79€/mes das baterias não compensar.
Os eléctricos no mercado (excepção ao Tesla) são giros para andar em cidade, para quem tem outro carro e para quem se quer gabar de quão pouco gasta nas voltinhas, tudo certo. Agora como veículo principal que oferece o que os convencionais oferecem ainda não são alternativa viável, e o mercado na generalidade reflecte isso.
A real razão não me parece ser a autonomia. Quase todos os eléctricos fazem mais de 100km's a andar sem cuidados e sem mais nenhuma carga e a verdade é que isso é mais que suficiente para o dia a dia.
Tu dizes que essa é a razão para não se ter um eléctrico, já eu acho que a razão é pura e simplesmente o preço. Se saíssem a preços de carros "normais" o investimento pagava-se muito rápido mesmo havendo limitações qualquer eléctrico no mercado era uma excelente opção como segundo carro.
O problema é que há os que são caríssimos e há os que são acessíveis mas gastas tanto em aluguer de baterias como gastarias de combustível. Essa para mim é a real limitação dos elétricos, é que por um lado não servem como carro único devido às suas limitações, mas por outro são caros demais para ser segundo carro...Agora uma coisa é certa, como carro para ir para o trabalho um elétrico servia a maior parte da população portuguesa! Mas dar 30/40/50 mil € por um carro para ir para o trabalho está fora de questão, bem como dar 20 mil € mas depois andar a pagar alugueres de baterias.
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