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    #91
    Originalmente Colocado por shorteverything Ver Post
    E num carro com caixa automática ? Como se podia fazer ? Não dá para engatar uma 5ª ou 6ª .
    Só mesmo duas coisas, só que ter sangue frio/tempo/pratica para fazê-las é complicado.
    Tapar a entrada de ar para o motor ou 'fechar' o combustível, neste caso a linha de óleo para o turbo.

    'Fechar' o escape também pode ser uma solução, mas com as pressões envolvidas mais a fumarada não parece ser das mais exequíveis.

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      #92
      Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
      Sendo um pato na matéria vou explicar o que os mecânicos me disseram. Se o FAP não completa as regenerações não vai filtrar as impurezas do óleo, com o tempo aumenta o nível do óleo e acaba por o mandar para o motor que o vai consumir até restar zero. Dai a fumarada branca toda, fumo branco é óleo a ser consumido, isso eu sabia mas porquê e como o parar já não.

      Dai que pode acontecer como disseram em qualquer carro a gasóleo mesmo sem FAP, basta ter o nível do óleo acima do normal.
      Uma pergunta inocente: Como é que o nível de óleo aumenta?

      O problema do nível do óleo aumentar é o de ser sugado pelo pickup do breather do bloco, directamente para a admissão e vocês já sabem o que acontece a seguir... Por isso nem precisa de ter turbo para 'desalvorar'.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
        Sendo um pato na matéria vou explicar o que os mecânicos me disseram. Se o FAP não completa as regenerações não vai filtrar as impurezas do óleo, com o tempo aumenta o nível do óleo e acaba por o mandar para o motor que o vai consumir até restar zero. Dai a fumarada branca toda, fumo branco é óleo a ser consumido, isso eu sabia mas porquê e como o parar já não.

        Dai que pode acontecer como disseram em qualquer carro a gasóleo mesmo sem FAP, basta ter o nível do óleo acima do normal.
        Eu acho que estou a escrever português

        Eu repito: como é que um FAP entupido se incendeia e faz um carro desalvorar?

        Eu já conheço a história toda do aumento do nível. Não é isso que eu estou a perguntar. Eu é que não vejo relação de um FAP entupir, incendiar e fazer um carro desalvorar de seguida. Entenda-se no mesmo momento temporal.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
          Uma pergunta inocente: Como é que o nível de óleo aumenta?

          O problema do nível do óleo aumentar é o de ser sugado pelo pickup do breather do bloco, directamente para a admissão e vocês já sabem o que acontece a seguir... Por isso nem precisa de ter turbo para 'desalvorar'.
          Mas isso deve ser raríssimo de acontecer. Seria necessário o motor estar a passar a compressão toda pelos segmentos e ter o nível de óleo bem alto para aumentar a pressão no interior do bloco e fazê-lo subir pelo respirador da cabeça.

          O mais frequente é o turbo partir e haver uma passagem de óleo do turbo para a admissão.

          Também pode dar problemas quando o óleo tende em acumular nos intercoolers. Depois ao fazer-se um arranque numa subida ou numa inclinação que facilite que óleo seja sugado para a admissão pode até empenar ou partir os internos com o motor que vai tentar comprimir o óleo no lugar do gasóleo vaporizado.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
            Eu não perguntei sobre o funcionamento do FAP ou sobre a situação de desalvorar. Isso eu sei. Tu disseste que o FAP entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou.

            Acho que se o FAP está entupido, não incendeia. Simplesmente não consegue regenerar. Mas ainda que possa incendiar, não faz o motor desalvorar. Foi isto que te perguntei. Como é que isto sucede. A tua resposta nada teve a ver com a pergunta. Eu sei que o óleo é contaminado, e etc e tal, mas como é que um FAP entupido se incendeia e faz um carro desalvorar?
            Exacto, o FAP não incendeia, não sei de onde foram tirar estas ideias

            O que acontece é simplesmente que, ao abortar as regenerações, contamina o óleo e o nível aumenta, fazendo o carro desalvorar. Não incendeia fap nenhum, mais depressa gripa o motor

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
              Eu não perguntei sobre o funcionamento do FAP ou sobre a situação de desalvorar. Isso eu sei. Tu disseste que o FAP entupiu ao fazer uma regeneração e incendiou.

              Acho que se o FAP está entupido, não incendeia. Simplesmente não consegue regenerar. Mas ainda que possa incendiar, não faz o motor desalvorar. Foi isto que te perguntei. Como é que isto sucede. A tua resposta nada teve a ver com a pergunta. Eu sei que o óleo é contaminado, e etc e tal, mas como é que um FAP entupido se incendeia e faz um carro desalvorar?
              um fap saturado quando o sistema gera uma regeneração injecta eloys para acelarar e elevar a temperatura acima dos 600º dos residuos acomulados, logo se estiver entupido rebenta como uma panela de pressão, levando ao carro a incendiar-se, o turbo e restante sistema em alta rotação entram em desalvoro por que o sistema deixa de circular e berra tudo, percebeste agora?...

              isto é um conjunto que é uma bomba autentica a peça principal(fap) deixa de conseguir deixar circular os gases por estar saturada, quando a regeneração ocorre nesta situação é o salvo-se como puder...

              há carros que quando o fap já está a dar as ultimas entram em safe mode e estão contantemente a mandar o carro abaixo até irmos a uma oficina, outros como estes corsas é como jogar na lotaria...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                Mas isso deve ser raríssimo de acontecer. Seria necessário o motor estar a passar a compressão toda pelos segmentos e ter o nível de óleo bem alto para aumentar a pressão no interior do bloco e fazê-lo subir pelo respirador da cabeça.

                O mais frequente é o turbo partir e haver uma passagem de óleo do turbo para a admissão.

                Também pode dar problemas quando o óleo tende em acumular nos intercoolers. Depois ao fazer-se um arranque numa subida ou numa inclinação que facilite que óleo seja sugado para a admissão pode até empenar ou partir os internos com o motor que vai tentar comprimir o óleo no lugar do gasóleo vaporizado.
                Sim, muito raro, expliquei por que é algo que pode acontecer em motores diesel sem turbo.

                Eu dos intercoolers só ainda vi e ouvi falar de criação de gelo, consequente descongelação e pumba, agua para dentro das câmaras.

                Comentário


                  #98
                  Ó touro, saíste um troll do caraças!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                    Ó touro, saíste um troll do caraças!
                    Xiuuuuu, olha que esse tipo de linguagem pode ser vista como uma ofensa

                    Btw, tópico interessante, desconhecia por completo este "problema" dos diesel...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                      Ó touro, saíste um troll do caraças!
                      guarda esses comentários para ti, pois vossa excelência anda aqui por andar, e goza com os outros, como jã tinha dito use a pesquiza, e estude as coisas e deixe de ser ignorante para com os outros, pois só lhe fica mal...

                      Comentário


                        Se bem que sou contra a alimentação de trolls, mas de que pesquisa estás a falar?

                        Podes colocar aí os tópicos que falam de FAPs que explodem e fazem os motores 'desalvorar'?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                          um fap saturado quando o sistema gera uma regeneração injecta eloys para acelarar e elevar a temperatura acima dos 600º dos residuos acomulados, logo se estiver entupido rebenta como uma panela de pressão, levando ao carro a incendiar-se, o turbo e restante sistema em alta rotação entram em desalvoro por que o sistema deixa de circular e berra tudo, percebeste agora?...

                          isto é um conjunto que é uma bomba autentica a peça principal(fap) deixa de conseguir deixar circular os gases por estar saturada, quando a regeneração ocorre nesta situação é o salvo-se como puder...

                          há carros que quando o fap já está a dar as ultimas entram em safe mode e estão contantemente a mandar o carro abaixo até irmos a uma oficina, outros como estes corsas é como jogar na lotaria...
                          Epá, não. Deixa estar

                          P.S. O Eolys não tem esse funcionamento que referes. Aliás, muita coisa está toda baralhada no teu post.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Epá, não. Deixa estar

                            P.S. O Eolys não tem esse funcionamento que referes. Aliás, muita coisa está toda baralhada no teu post.
                            não está baralhada, tu só tens de perceber a coisa funciona por acção de calor, mas tambem não é dificil encontrares resposta porque já houve quem te responde-se o que perguntas num topico do ano passado de o porquê o fap incendiar, ainda a pouco dei com o topico...

                            Comentário


                              é uma situação aflitiva e por o ser muitas das vezes a pessoa reage fugindo. o nosso cérebro demora a formatar o que se está a passar. é normal neste tipo de situações. deve ter sido um susto valente. o pior mesmo foram os 3/4 minutos do motor a trabalhar. se fossem 30 segundos depois de tirares a chave (e 30seg não parece, mas dá para fazeres muita coisa).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                Sim, muito raro, expliquei por que é algo que pode acontecer em motores diesel sem turbo.

                                Eu dos intercoolers só ainda vi e ouvi falar de criação de gelo, consequente descongelação e pumba, agua para dentro das câmaras.
                                Óleo nos intercoolers é muito frequente e podem acumular uma boa quantidade na base.

                                Quanto maior a passagem de óleo tiver o turbo mais acumula mas mesmo em motores de boas condições de funcionamento isso acontece. Além do turbo os diesel com as suas compressões elevadas fumegam pelo respiro e esses vapores podem ir condensando-se na base do intercooler. Seja água ou óleo vai dar sempre estrago devido à impossibilidade de comprimir líquidos.

                                Há pessoal que altera o circuito do respiro e arranja um depósito próprio que tem de ser vazado de tempos a tempos.
                                Também há quem opte por fazer um pequeno furo na base do intercooler e enrosca um parafuso para vazar o óleo quando faz a revisão.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                  Óleo nos intercoolers é muito frequente e podem acumular uma boa quantidade na base.

                                  Quanto maior a passagem de óleo tiver o turbo mais acumula mas mesmo em motores de boas condições de funcionamento isso acontece. Além do turbo os diesel com as suas compressões elevadas fumegam pelo respiro e esses vapores podem ir condensando-se na base do intercooler. Seja água ou óleo vai dar sempre estrago devido à impossibilidade de comprimir líquidos.

                                  Há pessoal que altera o circuito do respiro e arranja um depósito próprio que tem de ser vazado de tempos a tempos.
                                  Também há quem opte por fazer um pequeno furo na base do intercooler e enrosca um parafuso para vazar o óleo quando faz a revisão.
                                  Desconhecia a do óleo, fico mais informado, as soluções só conhecia a do parafuso.

                                  Comentário


                                    Pessoal, a probabilidade de o motor ter de ser substituído é enorme. Está dependente da avaliação da Opel, caso tenha de ser substituído o valor do arranjo será algo a rondar os 4k € pelo que me disseram. O valor comercial do carro é +/- 8K €. Não sei se a oficina vai optar por arranjar. Ate que não será do meu agrado qualquer tipo de reparação. Quem me garante a mim que o motor que lá vão colocar esta em perfeitas condições e não é um motor com 200 000 km? Como sei de que carro veio? Se for um motor novo, vindo de fabrica, e se todas as peças danificadas forem substituídas por novas por mim tudo bem.

                                    Preciso de alguns conselhos então, posso exigir um comprovativo de onde veio o motor? Caso o motor seja novo, de fabrica terá algum comprovativo em como o motor é novo com 0 km?
                                    Que cuidados devo ter depois de me entregarem o carro reparado caso entreguem...

                                    Comentário


                                      Este touromelga realmente...

                                      Logico que nenhum FAP explode nem arde por estar entupido, nem isso faz qualquer sentido. O máximo que ja vi, foi nos PSA que a linha aquecia tanto, com falta de protecção termina, derretia o que estava em volta da linha de escape, mas isso foi casos raros sem quase expressão.

                                      Agora FAP explodir? Vamos à logica, o FAP hoje em dia, faz de catalisador, e em 99% dos casos, esta logo à saida dos colectores, a explodir, levava metade do motor atras e nao desalvorava nada, simplmesnete era um motor novo. Ponto 2 é quando o FAP fica saturado, ele nem era em regeneraçao se for algo mais grave, simplesmente falha e aparece o aviso no painel, portanto impossivel de explodir. Ponto 3, explodir um FAP um carro de serie? Epa... muita imaginaçao fertil.

                                      O Eolys, serve basicamente para ser injectado no FAP e fazer de coburente, em vez de gasóleo, serve para fazer-se a regeneração usando temperaturas e pressões mais baixas no FAP.

                                      Um carro a gasolina nao desalvora porque basta nao haver faisca que o motor apaga-se, no Diesel desde que haja oleo, ha compressao, logo com o oleo é mais complicado de ser queimado o motor dispara para a rotaçao maximo e enquanto haver oleo ele nao para, como nao para e continua a circular oleo a alimentar o motor... temos um ciclo viciosa, que ou acaba com admissao tapada, engremar uma mudança alta forçando o volante a parar e por sua vez a cambota e o motor apaga-se, ou quando acabar o oleo, e sem lubrificaçao e com calor alto, funde.

                                      Ja agora, qualquer carro, seja novo ou velho, com caixa manual, se largamos repentinamente a primeira ou ligar-mos com a primeira, ele da sempre um solavanco, nao tem haver com o ser novo ou velho, tem a ver com ter uma caixa manual.

                                      Agora, para o touromelga, evitar tanta coisa errada e desinformaçao, nao é pecado nao saber, mas pelo menos informar-se ja que a maioria das coisa que tem dito ate agora, estao erradas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                        Pessoal, a probabilidade de o motor ter de ser substituído é enorme. Está dependente da avaliação da Opel, caso tenha de ser substituído o valor do arranjo será algo a rondar os 4k € pelo que me disseram. O valor comercial do carro é +/- 8K €. Não sei se a oficina vai optar por arranjar. Ate que não será do meu agrado qualquer tipo de reparação. Quem me garante a mim que o motor que lá vão colocar esta em perfeitas condições e não é um motor com 200 000 km? Como sei de que carro veio? Se for um motor novo, vindo de fabrica, e se todas as peças danificadas forem substituídas por novas por mim tudo bem.

                                        Preciso de alguns conselhos então, posso exigir um comprovativo de onde veio o motor? Caso o motor seja novo, de fabrica terá algum comprovativo em como o motor é novo com 0 km?
                                        Que cuidados devo ter depois de me entregarem o carro reparado caso entreguem...
                                        São obrigados por lei a darem 2 anos de garantia, portanto mesmo que seja usado (que não deverá ser certamente) tens garantia se algo se avariar.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                                          São obrigados por lei a darem 2 anos de garantia, portanto mesmo que seja usado (que não deverá ser certamente) tens garantia se algo se avariar.
                                          Fico mais descansado nesse caso, comecei a pensar. " Não devo ter o carro antes de Outubro " andar e não andar, chega a Janeiro num instante e em Janeiro termina a garantia de 1 ano. Essa dita garantia de 2 anos é a Opel que é obrigada a prestar ou o stand onde comprei o carro? Deverá ser a opel a garantir ao stand que por sua vez me garante a mim. Correcto? O Stand irá pagar a opel a reparação...

                                          Comentário


                                            SmashingCars - o especialista em tudo e mais alguma coisa, desmontou-se agora da 5ª pata do cavalo(pois estava a dar fisioterapia ao dito) e veio cá dar a sua posta de pescada, só cá faltava ele podemos ir todos embora já não é preciso mais ninguem, o gajo é engenheiro, doutor, charlatão, burlão, eu sei lá tem muitas profissões e alega que é as especialidades dele...

                                            portanto eu vou deixar de participar, porque alem dos que anda aqui a troolar(segundo consta) e a gozar, nem aprendem nem deixam aprender, ainda aparece mais uma vez o bobo da corte
                                            SmashingCars, não se esqueçam de lhe dar uma salva de palmadas(desculpem palmas)....


                                            depois como é querem que este forum ande no estado que anda e aja muito BANIMENTOS... É SÓ TANSOS A DERRETER TOPICOS ,TRISTEZA...

                                            ATÉ QUALQUER DIA...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                              SmashingCars - o especialista em tudo e mais alguma coisa, desmontou-se agora da 5ª pata do cavalo(pois estava a dar fisioterapia ao dito) e veio cá dar a sua posta de pescada, só cá faltava ele podemos ir todos embora já não é preciso mais ninguem, o gajo é engenheiro, doutor, charlatão, burlão, eu sei lá tem muitas profissões e alega que é as especialidades dele...

                                              portanto eu vou deixar de participar, porque alem dos que anda aqui a troolar(segundo consta) e a gozar, nem aprendem nem deixam aprender, ainda aparece mais uma vez o bobo da corte
                                              SmashingCars, não se esqueçam de lhe dar uma salva de palmadas(desculpem palmas)....


                                              depois como é querem que este forum ande no estado que anda e aja muito BANIMENTOS... É SÓ TANSOS A DERRETER TOPICOS ,TRISTEZA...

                                              ATÉ QUALQUER DIA...
                                              Epá hoje é o dia internacional da cerveja, tem calma bebe 3 como eu seguidas

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                                                Epá hoje é o dia internacional da cerveja, tem calma bebe 3 como eu seguidas
                                                Ya eheeh e de preferência com uns tremoços a acompanhar

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por jeremiasforalei Ver Post
                                                  Os diesel atuais....
                                                  O próximo tenho a certeza que vai ser a gasolina!
                                                  Também tenho a certeza que o próximo vai ser um otto, vindo de alguém que ja teve um diesel e que deu algumas despesas, não me senti rebaixado por fazer o downgrade para 1.1 99 PSA(106) 5 anos mais velho, simplesmente faz as revisões normais.

                                                  Mas cada um com a sua mania. Em todo o caso, caso faça muitos kms tem a opção GPL.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                                    SmashingCars - o especialista em tudo e mais alguma coisa, desmontou-se agora da 5ª pata do cavalo(pois estava a dar fisioterapia ao dito) e veio cá dar a sua posta de pescada, só cá faltava ele podemos ir todos embora já não é preciso mais ninguem, o gajo é engenheiro, doutor, charlatão, burlão, eu sei lá tem muitas profissões e alega que é as especialidades dele...

                                                    portanto eu vou deixar de participar, porque alem dos que anda aqui a troolar(segundo consta) e a gozar, nem aprendem nem deixam aprender, ainda aparece mais uma vez o bobo da corte
                                                    SmashingCars, não se esqueçam de lhe dar uma salva de palmadas(desculpem palmas)....


                                                    depois como é querem que este forum ande no estado que anda e aja muito BANIMENTOS... É SÓ TANSOS A DERRETER TOPICOS ,TRISTEZA...

                                                    ATÉ QUALQUER DIA...
                                                    Epá, que falta de paciência!!!

                                                    Tens a sogra a passar o fim de semana aí em casa?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Billab0nGz Ver Post
                                                      Fico mais descansado nesse caso, comecei a pensar. " Não devo ter o carro antes de Outubro " andar e não andar, chega a Janeiro num instante e em Janeiro termina a garantia de 1 ano. Essa dita garantia de 2 anos é a Opel que é obrigada a prestar ou o stand onde comprei o carro? Deverá ser a opel a garantir ao stand que por sua vez me garante a mim. Correcto? O Stand irá pagar a opel a reparação...
                                                      A garantia da reparação, é só para a reparação e dada pelo concessionário onde foi feita a intervenção.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por touromelga Ver Post
                                                        SmashingCars - o especialista em tudo e mais alguma coisa, desmontou-se agora da 5ª pata do cavalo(pois estava a dar fisioterapia ao dito) e veio cá dar a sua posta de pescada, só cá faltava ele podemos ir todos embora já não é preciso mais ninguem, o gajo é engenheiro, doutor, charlatão, burlão, eu sei lá tem muitas profissões e alega que é as especialidades dele...

                                                        portanto eu vou deixar de participar, porque alem dos que anda aqui a troolar(segundo consta) e a gozar, nem aprendem nem deixam aprender, ainda aparece mais uma vez o bobo da corte
                                                        SmashingCars, não se esqueçam de lhe dar uma salva de palmadas(desculpem palmas)....


                                                        depois como é querem que este forum ande no estado que anda e aja muito BANIMENTOS... É SÓ TANSOS A DERRETER TOPICOS ,TRISTEZA...

                                                        ATÉ QUALQUER DIA...

                                                        Se não estás bem contigo próprio, lamento, mas isso é um problema teu, já deu para ver que estás a remar contra a maré, só tens dito coisas que não são verdade, já foste chamado a atenção pela (des)informação que tens passado, pondera nessa atitude e podes voltar com um bocado mais de humildade e bom senso. Todos são bem vindos desde que venham por bem, que não me parece, com essa atitude, que seja o teu caso.

                                                        Espero que a moderação ou apague ou meta o post normal, que isso é poluição para o topico sem ponta de necessidade.

                                                        Comentário


                                                          Eh pá, arranjem um "quarto" e decidam isso.

                                                          Deixem o tópico para o tema do tópico.

                                                          Obrigado.

                                                          Comentário


                                                            Não há nada a decidir, o user em questão já por várias vezes passou desinformação, quando confrontado com a informação real, torna-se agressivo e é rude, basta ver a conversa que teve com o user TommyTosser.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                                                              Não há nada a decidir, o user em questão já por várias vezes passou desinformação, quando confrontado com a informação real, torna-se agressivo e é rude, basta ver a conversa que teve com o user TommyTosser.
                                                              NÃO METAS OUTROS AO BARULHO QUANDO TU É QUE CRIAS O PROBLEMA, E DEPOIS EU É QUE SOU AGRESSIVO E FAÇO DESINFORMAÇÃO, BARRÃOZECO QUE ANDA AQUI SÓ PARA PASSAR O TEMPO...

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

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