Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroën C5 Aircross (2019)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Boas , tenho um c5 across shine 1.5hdi 130cv eat8 , caixa porreira após adaptar tua condução, suave e no modo sport para manter mais rotações que dá jeito nas ultrapassagens , com 51000km ia conduzindo quando da 2 marcha para 3 começou a dar solavanco de vez em quando , não acendeu nenhuma luz de defeito , alguém com esta caixa já passou por isto ? Pensei que as caixas da aisin fossem fiáveis , duradouras .

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Folken; 17 March 2022, 21:23.

    Comentário


      Comentário


        Boas!

        O meu faz 1 ano dentro de 3 semanas e tenho a revisão marcada para dia 26 de Julho.

        Há 1 mês atrás acendeu a luz do óleo e deu mensagem de erro a dizer que o nível estava baixo. Mas depois deixou de o fazer e presumi que pudesse ter sido algum erro na medição. Ou que o nível estivesse ali no limite mas que estivesse a baixar muito lentamente e aguentasse bem até à revisão.


        Só que agora voltou a dar o sinal. Desta vez até recebi um email que diz:

        "O seu veículo C5 Aircross emitiu um alerta, "Nível de óleo do motor insuficiente" que necessita ser verificado.

        A nossa equipa irá entrar em contacto consigo para agendar uma marcação num dos nossos reparadores autorizados.

        Se preferir, pode realizar a sua marcação online agora mesmo!"

        E na app da Citroen aparece esta mensagem:

        "Verifique o nível do óleo do motor.

        Reabasteça-o ou contacte o seu reparador autorizado da Citroen.

        Pode igualmente contactar o serviço Citroen Assistance ou premir o botão Assistência do seu veículo."

        Agora tenho 3 opções, vejam lá qual me aconselham:

        1 - Não fazer nada e esperar pela revisão dia 26 (até posso andar menos com este carro mas na semana de 18 a 22 vou ter que o usar todos os dias num total de 1000-1500km). Até posso assumir que vou ser contactado, pois é isso que eles dizem, que a equipa deles me irá contactar;

        2 - Ir a uma oficina qualquer (mesmo à Midas, por exemplo) e pedir para meterem um pouco de óleo só para aguentar estas 3 semanas;

        3 - Telefonar para a Citroen Assistance para que me digam se posso esperar estas 3 semanas (2000km) ou se tenho mesmo que colocar mais óleo;


        Pronto, era isto. Logo por casualidade calhou na semana antes ter uma visita de um dos meus chefes (estrangeiro) que vai cá vir para visitarmos empresas do sector em Portugal e dá-me jeito ter o carro a andar em condições. Mas por azar quando marquei a revisão só tinham vaga na semana seguinte a essa. E não queria andar essa semana com o carro a dar estes alertas e ainda arriscar a algum problema no motor.

        -

        Comentário


          Porque não não perderes tempo com oficinas e marcações, ires comprar o óleo e colocares tu?

          Comentário


            E passar por uma oficina Citroën e pedir um atesto de óleo? Na minha opinião, deixar andar até dia 26, é que não é nada boa ideia.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
              Porque não não perderes tempo com oficinas e marcações, ires comprar o óleo e colocares tu?
              Sim, daí perguntar, pois como o carro está na garantia (tem 11 meses) e nunca me aconteceu com os carros que tive antes, estava na dúvida. Mas ainda assim, se for para meter "eu", acho que mais depressa passo ali na Midas. Abriram num centro comercial aqui perto e tenho visto que estão com muito pouco movimento, pois aquilo é discreto e pouca gente ainda sabe da existência.

              Ir comprar e meter eu, deixa-me dúvidas, pois teria que confirmar que tipo/marca devo comprar e depois aquilo se calhar só precisa de meio litro e eu não tenho noção de quanto precisa, sendo que acabaria por comprar garrafa de 2 ou 3 litros provavelmente, que é o que deve haver à venda.


              Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
              E passar por uma oficina Citroën e pedir um atesto de óleo? Na minha opinião, deixar andar até dia 26, é que não é nada boa ideia.
              A última vez que tomei essa decisão, foi apenas há 3 meses, e aconteceu isto: https://forum.motorguia.net/forum-ge...post1071487273

              Com o C4 Cactus da minha mulher, que também ainda está na garantia.

              O empregado que me atendeu a primeira coisa que me transmitiu foi impotência, por ter filas de carros e serviços atrasados, era mesmo impossível ligarem o carro à máquina para diagnóstico.

              Depois, vou lá marcar revisões, tempo de espera sempre entre 1 mês e meio e 3 meses.

              Daí que coloquei em hipótese telefonar para a Citroen Assistance, por forma a que caso eles entendam que devo ir à oficina me o digam directamente e assim eu vá lá por recomendação da marca, quem sabe com agendamento e tudo. Ou até pode ser que me digam que como só faltam 3 semanas posso andar tranquilamente esse tempo...

              -

              Comentário


                Estás a complicar sem necessidade.

                Perguntas no fórum qual o óleo ou especificação do mesmo, vais a qualquer loja e compras uma embalagem de um litro.

                Comentário


                  E estando o carro ainda na garantia se futuramente tiver algum problema a Citroën não pode alegar que foi essa colocação de oleo fora da marca que prejudicou o motor?
                  Pode alegar que não foi acrescentado o óleo correcto.
                  Nenhuma marca se atravessa por colocação de óleo fora da marca, mesmo apresentando o recibo isso não certifica de nada.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                    E estando o carro ainda na garantia se futuramente tiver algum problema a Citroën não pode alegar que foi essa colocação de oleo fora da marca que prejudicou o motor?
                    Pode alegar que não foi acrescentado o óleo correcto.
                    Nenhuma marca se atravessa por colocação de óleo fora da marca, mesmo apresentando o recibo isso não certifica de nada.
                    Há forma da marca saber que foi colocado óleo?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                      Há forma da marca saber que foi colocado óleo?
                      Há. Sendo eles a colocar, são eles os responsáveis, se não forem eles fogem a sete pés.
                      O problema destes automóveis é mesmo o de ficar tudo registado.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                        Sim, daí perguntar, pois como o carro está na garantia (tem 11 meses) e nunca me aconteceu com os carros que tive antes, estava na dúvida. Mas ainda assim, se for para meter "eu", acho que mais depressa passo ali na Midas. Abriram num centro comercial aqui perto e tenho visto que estão com muito pouco movimento, pois aquilo é discreto e pouca gente ainda sabe da existência.

                        Ir comprar e meter eu, deixa-me dúvidas, pois teria que confirmar que tipo/marca devo comprar e depois aquilo se calhar só precisa de meio litro e eu não tenho noção de quanto precisa, sendo que acabaria por comprar garrafa de 2 ou 3 litros provavelmente, que é o que deve haver à venda.




                        A última vez que tomei essa decisão, foi apenas há 3 meses, e aconteceu isto: https://forum.motorguia.net/forum-ge...post1071487273

                        Com o C4 Cactus da minha mulher, que também ainda está na garantia.

                        O empregado que me atendeu a primeira coisa que me transmitiu foi impotência, por ter filas de carros e serviços atrasados, era mesmo impossível ligarem o carro à máquina para diagnóstico.

                        Depois, vou lá marcar revisões, tempo de espera sempre entre 1 mês e meio e 3 meses.

                        Daí que coloquei em hipótese telefonar para a Citroen Assistance, por forma a que caso eles entendam que devo ir à oficina me o digam directamente e assim eu vá lá por recomendação da marca, quem sabe com agendamento e tudo. Ou até pode ser que me digam que como só faltam 3 semanas posso andar tranquilamente esse tempo...

                        -
                        Se for para fazer apenas um atesto de óleo, a oficina não vai exigir marcação. É um serviço que a oficina pode e deve efetuar na hora.
                        Agora se for para fazer um diagnóstico, ai a conversa é outra.
                        Nesse caso é necessário fazer uma marcação.

                        Comentário


                          é só ligar para lá e explicar a situação e que queres que eles metam um bocadinho de óleo. ou até apareceres lá. nada mais simples.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                            Há. Sendo eles a colocar, são eles os responsáveis, se não forem eles fogem a sete pés.
                            O problema destes automóveis é mesmo o de ficar tudo registado.
                            Como é que sabem?

                            Comentário


                              Boas!

                              Obrigado a todos!

                              Clubman1d: caso seja possível eles saberem (que não digo que seja), deverá ser através dos sensores do carro. Da mesma forma que deu sinal de alerta (até recebi email e mensagem na app), depois esse sinal de alerta "desaparece" e pode ser óbvio que houve um reabastecimento ao qual a Citroen é alheia.

                              Ou não.

                              Eu até ia ligar hoje, mas a verdade é que desde o meu post de ontem à tarde o carro deixou de dar a mensagem de erro e já não acende a luz do óleo. O que eu suponho é que esteja ali no limite e estas intermitências entre dar o alerta e não dar deve ser porque a perda de óleo é mínima e estas 3 semanas não sejam problemáticas.

                              Assim, o que vou fazer é esperar para ver. Se não voltar a dar sinal, deixo andar. Se voltar a dar sinal, telefono.

                              Caso eu não faça nada, quanto à questão da garantia, não sei que moral teria a Citroen de imputar responsabilidades ao cliente quando eles próprios contactam o cliente com a seguinte mensagem:

                              "O seu veículo C5 Aircross emitiu um alerta, "Nível de óleo do motor insuficiente" que necessita ser verificado.

                              A nossa equipa irá entrar em contacto consigo para agendar uma marcação num dos nossos reparadores autorizados.

                              Se preferir, pode realizar a sua marcação online agora mesmo!"
                              Ou seja, não estarei a fazer nada em desacordo com o que me é transmitido. Eles é que estão a ir contra o que dizem, pois (pelo menos até aqui) ainda não me contactaram.

                              É verdade que dizem que se preferir posso fazer eu a marcação, mas a abordagem é pela preferência e não pela obrigação.

                              -

                              Comentário


                                Se fosse eu, simplesmente ia à oficina sem marcação. Não acredito que não te ponham óleo no carro. Não arriscava fazer 2000km com o aviso a aparecer, mesmo que intermitente...
                                Por acaso já viste na vareta o nível que tens, quão baixo está?

                                Comentário


                                  Em última análise, se o carro tiver algum problema grave derivado a nível baixo de óleo, a marca pode sempre dizer que não cobre, por não teres seguido as indicações de manutenção.
                                  O responsável pela manutenção é o dono do carro, não estejas à espera que te liguem para marcar seja o que for (mesmo que o façam)

                                  Comentário


                                    Eu não estava à espera que me ligassem, até que me contactam a dizer que me vão ligar.

                                    Sim, tudo bem que o responsável pela manutenção é o dono do carro, daí que como dono do carro, ao meu ver, ser responsável será seguir aquilo que me é transmitido pela marca. A marca detectou um problema no carro e enviou-me uma mensagem com instruções sobre como proceder. A minha responsabilidade é segui-las.

                                    Se voltar a acender a luz, que suponho que sim, pois estará ali no vai não vai e se calhar até depende se o carro está estacionado mais a descer ou a subir, ligo para a assistência da marca e sigo as instruções que me forem transmitidas.

                                    Claro que se quando lá fui há 3 meses tivesse sido atendido de outra forma, já lá tinha ido. Agora uma pessoa vai lá com um carro que está na garantia e que de um momento para o outro o motor perde potência, anda aos solavancos, o motor aquece de tal forma que a ventoinha de arrefecimento se escuta mais ruidosa que nunca e fica a trabalhar meia hora, e mesmo com todas estas queixas, olham para mim com uma expressão de impotência, pois têm muito trabalho e não podem ligar o carro à máquina para fazer diagnóstico...

                                    Edit: sobre se vi na vareta, fiz isso na semana passada mas era de noite e fiquei na dúvida se estava a ver bem. Aparentemente estava molhada de óleo até bem acima da linha, mas tenho que confirmar melhor amanhã de dia para ter a certeza que vi bem.

                                    -
                                    Editado pela última vez por Jack47; 05 July 2022, 22:04.

                                    Comentário


                                      Entretanto vi que o carro hoje está estacionado ali numa zona mais iluminada e fui lá já ver isso.

                                      A vareta, limpinha, é assim:




                                      Depois de mergulhada, saíu assim:




                                      Até fiz duas vezes para confirmar. Penso que sair toda aquela parte vermelha coberta de óleo é sinal que não tem falta. Não? Ou estarei a ver mal?

                                      E é que sai não só a parte vermelha coberta de óleo como aparentemente até a vareta por aí acima vem molhada também...

                                      PS: desculpem a qualidade das fotos, sei que foquei o volante e a calçada da rua, em vez da vareta, mas penso que dá para ver bem que na primeira foto está totalmente limpo e na segunda está totalmente sujo.
                                      -

                                      Comentário


                                        Parece-me que o carro tem óleo acima do máximo. Eu não tenho um C5 mas o manual do C4 diz:

                                        Não ligue o motor se o nível estiver:
                                        – acima da marca A: contacte um concessionário CITROËN ou uma oficina autorizada.
                                        – abaixo da marca B: ateste imediatamente com óleo de motor.

                                        Sendo que A e B são o máximo e o minimo marcado na vareta.

                                        A vareta de óleo não te cheira a gasolina? Podes ter diluição de gasolina no óleo... De qualquer maneira, se fosse a ti, passava numa oficina Citroën e vê o que te dizem. Perdes meia hora mas ficas descansado...

                                        Comentário


                                          Obrigado. Amanhã farei isso.

                                          E olha que se calha a ser óleo em excesso (neste caso, fluido acima do nível) será muito mau que eles neste contexto enviem mensagens aos clientes como "Nível de óleo do motor insuficiente", bem como "Verifique o nível de óleo do motor. Reabasteça-o[...]"

                                          Mas já veremos, não me admirava nada que pudesse ocorrer tal incongruência.

                                          -

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Jack47 Ver Post
                                            Boas!

                                            Obrigado a todos!

                                            Clubman1d: caso seja possível eles saberem (que não digo que seja), deverá ser através dos sensores do carro. Da mesma forma que deu sinal de alerta (até recebi email e mensagem na app), depois esse sinal de alerta "desaparece" e pode ser óbvio que houve um reabastecimento ao qual a Citroen é alheia.

                                            Ou não.
                                            Eu não estou a ver como podem saber algo assim, por isso perguntei.

                                            Visto que tens isso no máximo, é andar até ires à revisão e aí sim, falar sobre o nível acima do máximo e do aviso (erróneo) de falta de óleo.

                                            Agora parem é com a paranóia de não se poder tocar no carro, qualquer dia não se pode abrir o capot porque dá aviso na central.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Clubman1d Ver Post
                                              Eu não estou a ver como podem saber algo assim, por isso perguntei.

                                              Visto que tens isso no máximo, é andar até ires à revisão e aí sim, falar sobre o nível acima do máximo e do aviso (erróneo) de falta de óleo.

                                              Agora parem é com a paranóia de não se poder tocar no carro, qualquer dia não se pode abrir o capot porque dá aviso na central.
                                              Não é paranóia. Atualmente os carros mais recente emitem alertas de forma autónoma para a oficina, muitas vezes sem o cliente se aperceber. Todas essas informações ficam devidamente registadas.
                                              Qualquer intervenção fora da rede da marca, pode comprometer a garantia. É o mundo real!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
                                                Qualquer intervenção fora da rede da marca, pode comprometer a garantia. É o mundo real!
                                                Desde que seja feita de acordo com as normas especificadas pelo fabricante e com material de origem, a garantia mantém-se.
                                                Concordo contigo no sentido de que há mais probabilidades da marca tentar roer a corda mas, legalmente, não perdes a garantia

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Alfetta Ver Post
                                                  Não é paranóia. Atualmente os carros mais recente emitem alertas de forma autónoma para a oficina, muitas vezes sem o cliente se aperceber. Todas essas informações ficam devidamente registadas.
                                                  Qualquer intervenção fora da rede da marca, pode comprometer a garantia. É o mundo real!
                                                  E o que é que fica registado? Que o capot foi aberto e que o tampão do óleo foi aberto?
                                                  E se tal fosse possível, qual era o problema?

                                                  Se calhar no manual até diz para acrescentar óleo se o nível baixar durante os primeiros km.
                                                  É mesmo uma autentica paranóia.

                                                  De futuro só se podem tocar no carro na marca, um pneu furado, marca. Nível baixo de agua de limpa pára-brisas, marca. Escovas, marca. Lavar o carro, marca. Ajustar o banco, marca.

                                                  Comentário




                                                    PS: Já se pode atualizar o título do tópico com a versão 2022 Restyling.

                                                    Comentário










                                                      Comentário


                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X