Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmaras de filmar no carro, como na Russia...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por lmml Ver Post
    Aqui no trabalho, os colegas juristas estão divididos sobre a legalidade do uso dos vídeos dessas câmaras, em caso de ser meio de prova da culpa e ajudar a resolver um acidente. Todos dizem que se pode filmar sem problemas, mas usar essas imagens como prova, é que a opinião já tem variações...!!!, o ideal, seria obrigar a que os carros tivessem "caixa negra", a exemplo dos aviões. Se a isso juntássemos imagem, seria excelente. Quanto à questão da privacidade, eu passo por cima dessa polémica, nunca quis fazer dessa questão uma guerra e continuo a dizer, que são mais os benefícios, que os contras, quem não deve não teme e naturalmente tem de haver confiança no uso da informação, uso só para os fins de segurança, no caso acidentes. Não quer dizer que em caso de outro "género de crimes", não possa a informação recolhido ajudar a agarrar o criminoso.
    Eu não sou jurista mas foi, como escrevi, logo a dúvida que me surgiu.

    Quem já tentou legalizar câmeras fixas de video-vigilancia sabe o filme que é e a dificuldade em cumprir todos os requisitos... estas na prática são cameras móveis. Não sei não.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por ppais Ver Post
      Eu não sou jurista mas foi, como escrevi, logo a dúvida que me surgiu.

      Quem já tentou legalizar câmeras fixas de video-vigilancia sabe o filme que é e a dificuldade em cumprir todos os requisitos... estas na prática são cameras móveis. Não sei não.
      nem precisamos de ir muito longe basta pensar na google e o streetview em questões de privacidade, logo dai eu ter questionado essa situação em termos de utilização legais, pois sou mandado parar numa operação stop, o senhor do boné pergunta-me a certa da camera e diz-me que não pode ser e levo uma multa e camera apreendida, já alguem pensou nesta hipotese???

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
        nem precisamos de ir muito longe basta pensar na google e o streetview em questões de privacidade, logo dai eu ter questionado essa situação em termos de utilização legais, pois sou mandado parar numa operação stop, o senhor do boné pergunta-me a certa da camera e diz-me que não pode ser e levo uma multa e camera apreendida, já alguem pensou nesta hipotese???
        Então quem um tiver um Evoque ou um Range com câmaras periféricas fica sem carro...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por angel99 Ver Post
          Então quem um tiver um Evoque ou um Range com câmaras periféricas fica sem carro...
          e as cameras gravam??? não, ai é que está a diferença logo são perfeitamente legais...

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
            e as cameras gravam??? não, ai é que está a diferença logo são perfeitamente legais...
            E se tu levares uma camara no carro vais obrigatoriamente a gravar? E quer dizer, agora não podemos gravar nada numa via pública? É que gravar e publicar é diferente de gravar para "consumo próprio". Mas isto sou eu que digo que nada percebo.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por lmml Ver Post
              Aqui no trabalho, os colegas juristas estão divididos sobre a legalidade do uso dos vídeos dessas câmaras, em caso de ser meio de prova da culpa e ajudar a resolver um acidente. Todos dizem que se pode filmar sem problemas, mas usar essas imagens como prova, é que a opinião já tem variações...!!!, o ideal, seria obrigar a que os carros tivessem "caixa negra", a exemplo dos aviões. Se a isso juntássemos imagem, seria excelente. Quanto à questão da privacidade, eu passo por cima dessa polémica, nunca quis fazer dessa questão uma guerra e continuo a dizer, que são mais os benefícios, que os contras, quem não deve não teme e naturalmente tem de haver confiança no uso da informação, uso só para os fins de segurança, no caso acidentes. Não quer dizer que em caso de outro "género de crimes", não possa a informação recolhido ajudar a agarrar o criminoso.
              Para as seguradoras é prova mais que útil e usam logico, se usam fotos porque não haveriam de usar video?

              Em de tribunal, também não vejo a logica em descartar uma prova concreta e que resolve facilmente o caso...

              Originalmente Colocado por cyberweblink Ver Post
              nem precisamos de ir muito longe basta pensar na google e o streetview em questões de privacidade, logo dai eu ter questionado essa situação em termos de utilização legais, pois sou mandado parar numa operação stop, o senhor do boné pergunta-me a certa da camera e diz-me que não pode ser e levo uma multa e camera apreendida, já alguem pensou nesta hipotese???
              Isso não tem qualquer lógica, então e as câmara instaladas nos carros da Polícia? Eles que mostrem a documentação dessas câmara e onde andam os avisos nas viaturas a dizer que estão a filmar? Enfim... Nem sei onde te baseias na lei para dizer que apreendiam a câmara, mas isso é alguma infração? Crime?

              Como disse, quando falamos e casos pequenos em que um video é mais que esclarecedor sobre o que aconteceu, o juiz não está para perder tempo a dispensar provas que resolvam de imediato o caso.

              Quantos de nós já não fizemos filmes ou tiramos fotos na via pública a apanhar carros ou pessoas? Quantos foram multados ou avisados por tal?

              Ninguém quer saber se vocês filmarem a via pública, claro que um video a apanhar um flagrante delito vai ser usado como meio de prova, um indivíduo comum não é os media nem vai passar imagens em horário nobre convenhamos.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                Para as seguradoras é prova mais que útil e usam logico, se usam fotos porque não haveriam de usar video?

                Em de tribunal, também não vejo a logica em descartar uma prova concreta e que resolve facilmente o caso...



                Isso não tem qualquer lógica, então e as câmara instaladas nos carros da Polícia? Eles que mostrem a documentação dessas câmara e onde andam os avisos nas viaturas a dizer que estão a filmar? Enfim... Nem sei onde te baseias na lei para dizer que apreendiam a câmara, mas isso é alguma infração? Crime?

                Como disse, quando falamos e casos pequenos em que um video é mais que esclarecedor sobre o que aconteceu, o juiz não está para perder tempo a dispensar provas que resolvam de imediato o caso.

                Quantos de nós já não fizemos filmes ou tiramos fotos na via pública a apanhar carros ou pessoas? Quantos foram multados ou avisados por tal?

                Ninguém quer saber se vocês filmarem a via pública, claro que um video a apanhar um flagrante delito vai ser usado como meio de prova, um indivíduo comum não é os media nem vai passar imagens em horário nobre convenhamos.
                smashingcars tu não és autoridade, nem eu, logo eles podem fazer o que lhes apetecer, nós não tão simples quanto isto...

                Comentário


                  #38
                  Dashcams são ilegais em Portugal.

                  Comentário


                    #39
                    Video como meio de prova não é fácil de ser usado em tribunal, a não ser que se proveniente da própria autoridade.

                    E tomo como exemplo o caso da minha mãe...

                    A carrinha do trabalho foi assaltada, levaram cartões docs e dinheiro, isto depois de terem andado a stalkar para obter códigos dos cartões...

                    A carrinha foi arrombada de dia em frente a um estabelecimento comercial munido de várias câmaras HD

                    O sujeito foi identificado no vídeo em menos de 20 segundos, bem como foi filmado todo o assalto...

                    O advogado alegou que as câmaras eram para segurança do estabelecimento e não da via pública, e como tal.... Ja sabem o final não é...


                    Prejuízo seguramente mais de 4000e...

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                      E se tu levares uma camara no carro vais obrigatoriamente a gravar? E quer dizer, agora não podemos gravar nada numa via pública? É que gravar e publicar é diferente de gravar para "consumo próprio". Mas isto sou eu que digo que nada percebo.
                      Não podes pura e simplesmente gravar na via pública nem sequer em áreas privadas só porque queres para fins de video-vigilância ou similar... Basta veres que não podes montar uma câmera de video-vigilancia EM TERRENO PRIVADO sem uma autorização da CNPD. Por isso não é assim tão linear como pintas não. Dito isto não sei exactamente como se configura uma dashcam. Estou só a comparar com o caso das cameras de vigilancia fixas admitindo que o fim é similar.


                      Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                      Para as seguradoras é prova mais que útil e usam logico, se usam fotos porque não haveriam de usar video?

                      Em de tribunal, também não vejo a logica em descartar uma prova concreta e que resolve facilmente o caso...
                      Em tribunal os vários direitos têm de ser pesados e neste caso haveriam um conflito com o direito de preservação de imagem. A justificação é essa. Se concordo ou não são outros quinhentos.


                      Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                      Isso não tem qualquer lógica, então e as câmara instaladas nos carros da Polícia? Eles que mostrem a documentação dessas câmara e onde andam os avisos nas viaturas a dizer que estão a filmar? Enfim... Nem sei onde te baseias na lei para dizer que apreendiam a câmara, mas isso é alguma infração? Crime?
                      Agentes de autoridade têm outras autorizações e tenho a certeza que as cameras que utilizam passaram por uma autorização da CNPD... e assim não fosse muito provavelmente seriam inadmissíveis como prova


                      Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                      Quantos de nós já não fizemos filmes ou tiramos fotos na via pública a apanhar carros ou pessoas? Quantos foram multados ou avisados por tal?

                      Ninguém quer saber se vocês filmarem a via pública, claro que um video a apanhar um flagrante delito vai ser usado como meio de prova, um indivíduo comum não é os media nem vai passar imagens em horário nobre convenhamos.
                      Não isso não é assim tão simples. Há muitas fotos, videos e afins que naõ podem servir como meio de prova. E estás a falar de um caso criminal... aqui estamos a falar de acidentes de trânsito que na maioria das vezes não se enquadram em crimes mas sim em processos civis, e logo há muito maior preponderância de outros direitos como o da imagem.




                      Como disse não estou a argumentar se isto está certo ou errado... mas existe.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                        Para as seguradoras é prova mais que útil e usam logico, se usam fotos porque não haveriam de usar video?

                        Em de tribunal, também não vejo a logica em descartar uma prova concreta e que resolve facilmente o caso...



                        Isso não tem qualquer lógica, então e as câmara instaladas nos carros da Polícia? Eles que mostrem a documentação dessas câmara e onde andam os avisos nas viaturas a dizer que estão a filmar? Enfim... Nem sei onde te baseias na lei para dizer que apreendiam a câmara, mas isso é alguma infração? Crime?

                        Como disse, quando falamos e casos pequenos em que um video é mais que esclarecedor sobre o que aconteceu, o juiz não está para perder tempo a dispensar provas que resolvam de imediato o caso.

                        Quantos de nós já não fizemos filmes ou tiramos fotos na via pública a apanhar carros ou pessoas? Quantos foram multados ou avisados por tal?

                        Ninguém quer saber se vocês filmarem a via pública, claro que um video a apanhar um flagrante delito vai ser usado como meio de prova, um indivíduo comum não é os media nem vai passar imagens em horário nobre convenhamos.



                        O nosso sistema judicial não permite. Gravação vídeo ou audio sem conhecimento e autorização do filmado/gravado é automaticamente nula em tribunal e nem é considerada. Caso gritante: Podes ter um homicídio filmado a título privado de um gajo a matar outro. Óbvio que resolvia um caso. Óbvio que facilita o trabalho do tribunal. A verdade é que é prova nula em tribunal. Nem chega a ser visto porque nem é considerado.





                        EUA também tinham aquela regra do não poderes ser condenado duas vezes pelo mesmo exato crime. Fazia alguma lógica? Não...





                        Únicas câmaras cujas filmagens são genericamente aceites são as das forças de segurança, se homologadas ou as das câmaras de vigilância pública mas apenas para crimes graves de ataque com arma ou agressão grave. Exemplo se te baterem no carro no parque estacionamento de um hipermercado, não podes ter acesso às imagens para ver quem foi nem tribunal te autoriza ver. Se fores assassinado a entrar no carro nesse mesmo parque estacionamento, já são utilizadas

                        Comentário


                          #42
                          dtv, a lógica (discutível obviamente) é que nestas situações estão em conflito direitos distintos... por um lado direito à privacidade e à imagem, por outro direito à propriedade privada (no caso de um acidente automóvel com danos). Considera-se que o primeiro é mais importante. Nos casos em que o direito à privacidade entra em conflito com direito à segurança ou à vida (caso do assassinato filmado pela camera do centro comercial) então o segundo tem maior peso.

                          Comentário


                            #43
                            pensem o que quiserem sem autorização devida o uso de camera de filmar ou fotografica seja para que fim for , é ilegal e tem coimas aplicadas se forem apanhados, ainda a pouco andei a ver isso, já existia um topico aqui no forum de 2012 a falar no mesmo e a mesma resposta, exactamente com o mesmo intuito e por se ver os videos dos acidentes na russia...

                            Em Portugal nada é simples temos leis sempre muito burocráticas com pau de dois bicos... e esta situações são uma delas, quem se quiser arriscar e ser apanhado por um agente da autoridade está a vontade... já está tudo mais que explicado aqui no topico o porquê...

                            Comentário


                              #44
                              Já estão em homicídio... Calma.

                              Descendo à terra e falando da realidade de uma dashcam num carro a gravar um acidente de trânsito algo banal digamos.

                              O vídeo irá servir para a seguradora apurar responsabilidades, agora parece-me logico que não irá ser somente o vídeo que irá servir de prova, lógico que vai imperar uma peritagem ao veículo, ao local do acidente podendo até existir mediação da via, relatorio das testemunhas e envolvidos, auto da polícia... Tal como fotos que todas as seguradoras encorajam a tirar na altura do acidente, o vídeo irá servir para o mesmo, mais uma prova, mas não é a única.

                              Portanto, a ir para tribunal, haverá outras provas para justificar a decisão. O vídeo até pode ser admissível mas não como prova única.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                Aqui no trabalho, os colegas juristas estão divididos sobre a legalidade do uso dos vídeos dessas câmaras, em caso de ser meio de prova da culpa e ajudar a resolver um acidente. Todos dizem que se pode filmar sem problemas, mas usar essas imagens como prova, é que a opinião já tem variações...!!!, o ideal, seria obrigar a que os carros tivessem "caixa negra", a exemplo dos aviões. Se a isso juntássemos imagem, seria excelente. Quanto à questão da privacidade, eu passo por cima dessa polémica, nunca quis fazer dessa questão uma guerra e continuo a dizer, que são mais os benefícios, que os contras, quem não deve não teme e naturalmente tem de haver confiança no uso da informação, uso só para os fins de segurança, no caso acidentes. Não quer dizer que em caso de outro "género de crimes", não possa a informação recolhido ajudar a agarrar o criminoso.
                                Podes filmar o que quiseres.
                                Não servem como meio de prova.
                                E se as publicas em público, tipo youtube, um qualquer visado pode meter-te um processo em cima.
                                Não é à toa que mesmo aqui neste fórum (público, ou de acesso público) não se podem publicar as matrículas.

                                Comentário


                                  #46
                                  Esta polémica do legal/ilegal bla bla bla acaba no dia em que os fulanos lá do governo se lembrem que até era boa ideia para meter uns milhões ao bolso.

                                  Arranjam parceria com uma empresa qualquer e toca a obrigar ou no mínimo a aconselhar a instalação desses equipamentos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                    dtv, a lógica (discutível obviamente) é que nestas situações estão em conflito direitos distintos... por um lado direito à privacidade e à imagem, por outro direito à propriedade privada (no caso de um acidente automóvel com danos). Considera-se que o primeiro é mais importante. Nos casos em que o direito à privacidade entra em conflito com direito à segurança ou à vida (caso do assassinato filmado pela camera do centro comercial) então o segundo tem maior peso.

                                    Eu sei. Disseste a justificação para coisas ocorrerem como eu disse. Apenas dei o exemplo de forma "corriqueira" sem a linguagem técnica...

                                    Eu falo por experiência pessoal porque já me bateram no carro no parque de estacionamento com câmara e fiz tudo como devia e no final não há acesso a imagens para ninguém.

                                    Ainda que um psp me tenha sugerido na esquadra que se eu conhecesse algum segurança podia pedir para eles só me dizerem a matrícula do carro sem me mostrarem qualquer imagem e eu fazia queixa com base numa informação de uma testemunha...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                      Ainda que um psp me tenha sugerido na esquadra que se eu conhecesse algum segurança podia pedir para eles só me dizerem a matrícula do carro sem me mostrarem qualquer imagem e eu fazia queixa com base numa informação de uma testemunha...
                                      lol há sempre esquema mas sim é bem pensado

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                        Eu falo por experiência pessoal porque já me bateram no carro no parque de estacionamento com câmara e fiz tudo como devia e no final não há acesso a imagens para ninguém.

                                        Ainda que um psp me tenha sugerido na esquadra que se eu conhecesse algum segurança podia pedir para eles só me dizerem a matrícula do carro sem me mostrarem qualquer imagem e eu fazia queixa com base numa informação de uma testemunha...
                                        Aconteceu-me o mesmo e efetivamente, só por ordem do tribunal é que cediam as imagens...
                                        Nem depois de ter feito queixa numa esquadra e o agente ligar para o espaço comercial me cederam as imagens

                                        Comentário


                                          #50
                                          Lembrem-se sempre que as leis em PT estão feitas para proteger os criminosos. Se se lembrarem disto percebem logo que câmaras como essas são ilegais.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                                            Lembrem-se sempre que as leis em PT estão feitas para proteger os criminosos. Se se lembrarem disto percebem logo que câmaras como essas são ilegais.

                                            A ideia não é bem essa.

                                            Mas sim o nosso direito penal é refém de termos tido um Estado totalitário até 1974 pelo que o nosso direito penal é no sentido de privilegiar acima de tudo o direito do cidadão. Se isso implicar ser difícil condenar os criminosos, pois bem
                                            foi preferido esse direcionamento. Normalmente passa-se de um extremo para outro.

                                            Nós passámos para o extremo de que é melhor um criminoso solto do que um inocente preso. Por isso por vezes é tão difícil condenar alguém.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por dtv Ver Post
                                              Eu sei. Disseste a justificação para coisas ocorrerem como eu disse. Apenas dei o exemplo de forma "corriqueira" sem a linguagem técnica...

                                              Eu falo por experiência pessoal porque já me bateram no carro no parque de estacionamento com câmara e fiz tudo como devia e no final não há acesso a imagens para ninguém.

                                              Ainda que um psp me tenha sugerido na esquadra que se eu conhecesse algum segurança podia pedir para eles só me dizerem a matrícula do carro sem me mostrarem qualquer imagem e eu fazia queixa com base numa informação de uma testemunha...
                                              Aceder a câmaras de vigilância é diferente de se filmar com uma dash cam.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                                                Aceder a câmaras de vigilância é diferente de se filmar com uma dash cam.
                                                A sério? E a privacidade de quem filmas?
                                                Já agora, sabes porque é que quando te mandam uma foto para casa de uma multa de excesso de velocidade a cara das pessoas dentro do carro vai tapada?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                                  A sério? E a privacidade de quem filmas?
                                                  Já agora, sabes porque é que quando te mandam uma foto para casa de uma multa de excesso de velocidade a cara das pessoas dentro do carro vai tapada?
                                                  Estou para perceber o que isso tem haver com o que disse.

                                                  Tens a noção que nem o vigilante que está a monitorizar as câmaras de vigilância pode aceder a elas sem a autorização do responsável de tratamento de imagens certo? Portanto, não se pode por câmaras vigilância controladas por empresas da área no mesmo nivel de uma dashcam.

                                                  A privacidade hoje em dia é algo tão relativo que isto mete alguma piada... Com um telemóvel posso filmar o que quiser e fazer upload directo para o YouTube... Tribunal por um video de youtube? Quando o caso tiver resolvido já o YouTube esta obsoleto.

                                                  Mas descendo novamente à realidade de dashcam usadas em acidente de trânsito, assunto inicial do tópico, como disse, equivalente a fotos tiradas logo depois do acidente, é usado por seguradoras e pode ajudar a resolver o caso, acho que é simples, como a seguradora não se baseia somente numa só prova, caso o acidente vá para tribunal, há sempre outras provas que a seguradora se baseia para ter chegado à decisão. Acho que tudo o resto passa a ser ruído de fundo.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por SmashingCars Ver Post
                                                    Estou para perceber o que isso tem haver com o que disse.

                                                    Tens a noção que nem o vigilante que está a monitorizar as câmaras de vigilância pode aceder a elas sem a autorização do responsável de tratamento de imagens certo? Portanto, não se pode por câmaras vigilância controladas por empresas da área no mesmo nivel de uma dashcam.

                                                    A privacidade hoje em dia é algo tão relativo que isto mete alguma piada... Com um telemóvel posso filmar o que quiser e fazer upload directo para o YouTube... Tribunal por um video de youtube? Quando o caso tiver resolvido já o YouTube esta obsoleto.

                                                    Mas descendo novamente à realidade de dashcam usadas em acidente de trânsito, assunto inicial do tópico, como disse, equivalente a fotos tiradas logo depois do acidente, é usado por seguradoras e pode ajudar a resolver o caso, acho que é simples, como a seguradora não se baseia somente numa só prova, caso o acidente vá para tribunal, há sempre outras provas que a seguradora se baseia para ter chegado à decisão. Acho que tudo o resto passa a ser ruído de fundo.
                                                    É muito fácil, tenta apresentar alguma imagem aonde apareça a identificado qualquer pessoa ou bem sem a devida autorização e depois queixa-te.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      mas ainda andam a descutir o sexo dos anjos com smashingcars??? não vale apena, já se expôs aqui o porquê de não se poder usar cameras nos carros, Prós e contras, existe carradas de info sobre o mesmo pela net acerca deste assunto, se ele entende que tem de ser a maneira dele deixem, quando lhe as chatices forem bater a porta depois pensa duas vezes...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Mas quem filma na via pública significa que vai usar essas filmagens em tribunal? Obviamente que gravar para consumo próprio é mais benéfico que não o fazer, basta imaginar uma situação de que, por ventura, algum carro bata e fuja e no momento da situação nem se consiga tirar a matrícula. Como é que se apanha o artista? Havendo camara, é só ir ver a filmagem e já se tem a matrícula... Ou também vão dizer que o juíz vai perguntar onde ele foi buscar a matrícula e se disser que foi da camara com que filmou o juíz diz que não é válido?

                                                        Que não se pode colocar vídeos online (ou apresentá-los em tribunal) sem o consentimento dos intervenientes, isso já todos sabemos, mas nada nos impede de filmar e posteriormente visualizarmos o vídeo, aliás, quem quiser tapar a cara dos intervenientes e colocar online, porque não?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Alguém comprou alguma câmara para colocar no carro?, alguma pode ser recomendada?, o pessoal parece que anda louco, ando a ficar farto... e antes de mais um susto que pode dar para o torto, vou de uma vez por todas comprar uma câmara, para ter melhor defesa. Ontem foi um animal a conduzir um camião, que queria entrar na A8 sem ligar se vinham carros ou não, embirrou que eu tinha de travar "a fundo" para abrir espaço face ao carro que vinha à minha frente, para ele enfiar a merd... do camião.
                                                          Editado pela última vez por lmml; 06 July 2016, 13:23.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por lmml Ver Post
                                                            ... e antes de mais um susto que pode dar para o torto, vou de uma vez por todas comprar uma câmara, para ter melhor defesa.
                                                            e pronto... lá vamos nós voltar ao início...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Instala antes uma gatling em cima do capô para resolver esses pequenos precalços.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X