Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmaras de filmar no carro, como na Russia...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
    Mas quem filma na via pública significa que vai usar essas filmagens em tribunal? Obviamente que gravar para consumo próprio é mais benéfico que não o fazer, basta imaginar uma situação de que, por ventura, algum carro bata e fuja e no momento da situação nem se consiga tirar a matrícula. Como é que se apanha o artista? Havendo camara, é só ir ver a filmagem e já se tem a matrícula... Ou também vão dizer que o juíz vai perguntar onde ele foi buscar a matrícula e se disser que foi da camara com que filmou o juíz diz que não é válido?

    Que não se pode colocar vídeos online (ou apresentá-los em tribunal) sem o consentimento dos intervenientes, isso já todos sabemos, mas nada nos impede de filmar e posteriormente visualizarmos o vídeo, aliás, quem quiser tapar a cara dos intervenientes e colocar online, porque não?
    Impedir de filmar é difícil, mas podes ser punido por isso...

    Código Penal Português

    CAPÍTULO VIII
    Dos crimes contra outros bens jurídicos pessoais
    Artigo 199.º
    Gravações e fotografias ilícitas
    1 - Quem sem consentimento:
    a) Gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas; ou
    b) Utilizar ou permitir que se utilizem as gravações referidas na alínea anterior, mesmo que licitamente produzidas;
    é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.
    2 - Na mesma pena incorre quem, contra vontade:
    a) Fotografar ou filmar outra pessoa, mesmo em eventos em que tenha legitimamente participado; ou
    b) Utilizar ou permitir que se utilizem fotografias ou filmes referidos na alínea anterior, mesmo que licitamente obtidos.
    3 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 197.º e 198.º

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por lmml Ver Post
      Alguém comprou alguma câmara para colocar no carro?, alguma pode ser recomendada?, o pessoal parece que anda louco, ando a ficar farto... e antes de mais um susto que pode dar para o torto, vou de uma vez por todas comprar uma câmara, para ter melhor defesa. Ontem foi um animal a conduzir um camião, que queria entrar na A8 sem ligar se vinham carros ou não, embirrou que eu tinha de travar "a fundo" para abrir espaço face ao carro que vinha à minha frente, para ele enfiar a merd... do camião.
      vai a CMTV e pede a eles que te instalem uma deles, com feed em directo, assim que houver alguma coisa passam logo no canal para toda gente ver em directo...

      Comentário


        #63
        Só tenho uma pergunta relativamente à isto das caméras então as goo pro que vão montadas nos capacetes de N motards até ao dia de hoje nunca vi nenhum sendo multado ou mesmo parado pela polícia... Agora sendo em um carro as coisas já mudam? O quê que difere afinal?

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por plintin Ver Post
          Só tenho uma pergunta relativamente à isto das caméras então as goo pro que vão montadas nos capacetes de N motards até ao dia de hoje nunca vi nenhum sendo multado ou mesmo parado pela polícia...
          O que acontece é que para as autoridades actuarem é necessário que alguém se queixe.
          Por exemplo: eu vou no meu carro e vejo que vem um motociclista atrás a filmar. Paro num cruzamento e está lá uma patrulha ( da PSP ou GNR) e eu digo que quero queixar-me contra o motociclista por ir a filmar.
          Aí eles actuam, identificam o motociclista e desenrola-se depois o processo crime...

          Isto será difícil acontecer, pelo menos comigo, porque pouco me importo com isso.

          Mas imagina que tens um acidente ou uma discussão no trânsito e o outro condutor vê que tens a câmara a filmar... meio caminho andado para levares com um processo crime e ainda teres de o indemnizar... além de possíveis multas da comissão de protecção de dados...


          Originalmente Colocado por plintin Ver Post
          Agora sendo em um carro as coisas já mudam? O quê que difere afinal?
          Mota, carro, bicicleta, tractor, a pé... não está previsto no código da estrada mas sim no código penal, logo é igual para todos.

          Além de tudo isso, as imagens não servem de nada, pois, por terem sido recolhidas sem autorização são ilegais e, sendo ilegais, não podem ser usadas como prova (excepto casos de crimes muito graves).

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
            e pronto... lá vamos nós voltar ao início...
            Qual é o problema em insistir no assunto?, quem garante que de há alguns meses para cá, não houve mudanças legais que permitam a tal defesa que eu gostava de ter?, por acaso ai por casa existe algum advogado, ou deputado que garanta que está tudo na mesma?

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              vai a CMTV e pede a eles que te instalem uma deles, com feed em directo, assim que houver alguma coisa passam logo no canal para toda gente ver em directo...
              É uma boa ideia, principalmente para transmissão de opiniões que nada ajudam.

              Comentário


                #67
                Go Pro no capacete de um motard INEM (fardado), leva-me a pensar que ilegal não é...

                Comentário


                  #68
                  Alguém tem esta câmara?
                  http://www.gearbest.com/car-dvr/pp_281602.html

                  Apesar de aparecer a indicação que está a gravar, depois vejo o cartão e está vazio... :S

                  Comentário


                    #69
                    Eu vou investir numa brincadeira destas, depois de um anormal qualquer ter mandado uma panada no para choques do meu carro e fugido.

                    Felizmente não amassou nada e bastou perder uma hora a polir para ficar novo, mas é uma falta de civismo terrível.
                    Agora quero uma coisa destas com detecção de movimento, assim sempre tinha a matrícula do anormal para ir "à caça".

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                      Impedir de filmar é difícil, mas podes ser punido por isso...

                      Código Penal Português

                      CAPÍTULO VIII
                      Dos crimes contra outros bens jurídicos pessoais
                      Artigo 199.º
                      Gravações e fotografias ilícitas
                      1 - Quem sem consentimento:
                      a) Gravar palavras proferidas por outra pessoa e não destinadas ao público, mesmo que lhe sejam dirigidas; ou
                      b) Utilizar ou permitir que se utilizem as gravações referidas na alínea anterior, mesmo que licitamente produzidas;
                      é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 240 dias.
                      2 - Na mesma pena incorre quem, contra vontade:
                      a) Fotografar ou filmar outra pessoa, mesmo em eventos em que tenha legitimamente participado; ou
                      b) Utilizar ou permitir que se utilizem fotografias ou filmes referidos na alínea anterior, mesmo que licitamente obtidos.
                      3 - É correspondentemente aplicável o disposto nos artigos 197.º e 198.º

                      Repara bem:

                      "Fotografar ou filmar outra pessoa", ou seja, esse caso refere-se a tu filmares ou fotografares uma pessoa em específico. Ora, obviamente, isso contra a vontade da pessoa não é permitido. No entanto, se estiveres a fotografar ou a filmar a via pública, podes. O que não podes é colocar esse vídeo online sem tapares a cara dos intervenientes do vídeo de forma a estes não serem identificados.

                      Comentário


                        #71
                        Têm visto o youtube ultimamente?

                        Este além de colocar os diplomas legais, tem uma veia de psicólogo e de instrutor de condução...enche o ecrâ com texto:



                        É muito esperto, comentários por vezes ofensivos, estrela Mercedes à frente e a matrícula do carro dele no canto inferior esquerdo...

                        Comentário


                          #72
                          Este outro fala de maus condutores em Portugal, mas resume-se à zona onde reside e labora... o Grande Porto (incluindo as zonas limítrofes):



                          A malta a dar na cabeça do rapaz por querer comprar uma câmara e filmar as asneiras alheias e afinal já há quem publique no youtube...

                          Comentário


                            #73
                            Para os interessados e que gostavam de ter meio de prova, em caso de necessidade. Criei petição pública sobre legalização da utilização de câmaras de filmar nos carros, a usar mediante determinadas regras. <iframe src="http://peticaopublica.com/widgets/pw...pi=PT85225&t=1" frameborder="0" scrolling="no" seamless marginheight="0" marginwidth="0" width="300" height="250" style="border:1px solid #bd3;"></iframe>
                            Editado pela última vez por lmml; 18 May 2017, 10:45.

                            Comentário


                              #74
                              E... pronto..., pelo Ali Express lá mandei vir uma câmara.
                              Daqui a umas semanas começa a "brincadeira" e verei se vale a pena ir na conversa das "reviews" ou não!!!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X