O problema da maioria das pessoas, e penso que aqui isso também se passa, é tentarem estabelecer sempre uma relação entre aditivos e potência, quando na verdade a esmagadora maioria dos aditivos não têm esse objectivo. Os aditivos geralmente utilizados servem sobretudo para aumentar a eficiência dos motores e para fazer alguma remoção de resíduos. O seu efeito no rendimento bruto é pouco só que toda a gente sabe que isso é o que as pessoas gostam de ouvir logo toda a publicidade em redor disto fala sempre em potência e velocidade. Que os aditivos são benéficos para os motores, sobretudo para os motores actuais com sistemas de injecção muito avançados e pressões elevadas, não tenho dúvidas.
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Aumento do consumo com gasóleo simples?
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Originalmente Colocado por spacepilot Ver PostEu tenho alguma dificuldade em meter na cabeça que alguém tenha o "gosto" de pagar mais quando pode pagar menos. Confesso!
Quanto a comparar "aditivos" com as emissões da VW, continuo sem perceber as vossas dúvidas.
Imaginem que tenho 1 litro de combustível.
Encho 2 recipientes com meio litro cada.
Depois dou uma cuspidela para 1 dos recipientes e chamo-lhe aditivado.
Ao outro chamo simples.
Efectivamente são os 2 diferentes, porque um tem cuspo e eu dei-lhe um nome diferente. Ninguém me pode processar por vender um mais caro do que o outro. Além do mais existe alguém que diz que o meu cuspo lhe limpa o motor, dá mais potência, menos fumo, blá blá blá...
Claro que se me perguntarem, eu digo que o gajo que compra o meu cuspo a 20c/litro não bate bem, mas se ele é feliz assim não sou eu que me vou queixar.
Agora se o cuspo não for meu, e eu vir um amigo meu a comprar aquilo todo contente, vou tentar meter-lhe juízo na cabeça.
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Gasolina simples e aditivos é conversa para enganar o consumidor!
Não há milagres. Gasolina mais rica dá mais power
Com gasolina menos rica é necessário pisar mais no acelerador para andar o mesmo.
Feitas as contas: Gasolina barata = menos quilómetros = mais caroEditado pela última vez por rpstavares; 26 January 2016, 19:18.
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Originalmente Colocado por rpstavares Ver PostGasolina simples e aditivos é conversa de treta para enganar o consumidor!
Como sabem a água é um dos componentes da gasolina. A percentagem de água tem uma margem de segurança em que pode ser aumentada sem danificar o motor.
As gasolineiras de supermercado usam mais água e por isso um depósito faz menos quilómetros.
Não há milagres. Mais gasolina = mais power - menos gasolina = pisar mais no acelerador para andar o mesmo.
Feitas as contas: Gasolina barata = menos quilómetros = mais caro
http://farpascurtas.blogspot.pt/2016...os-diesel.html
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Originalmente Colocado por rpstavares Ver PostGasolina simples e aditivos é conversa de treta para enganar o consumidor!
Como sabem a água é um dos componentes da gasolina. A percentagem de água tem uma margem de segurança em que pode ser aumentada sem danificar o motor.
As gasolineiras de supermercado usam mais água e por isso um depósito faz menos quilómetros.
Não há milagres. Mais gasolina = mais power - menos gasolina = pisar mais no acelerador para andar o mesmo.
Feitas as contas: Gasolina barata = menos quilómetros = mais caro
http://farpascurtas.blogspot.pt/2016...os-diesel.html
Então o segredo é esse!!!!
Vou começar a vigiar os gajos para os apanhar em flagrante com a mangueira da água ligada no tanque das bombas....
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Originalmente Colocado por rpstavares Ver PostGasolina simples e aditivos é conversa de treta para enganar o consumidor!
Como sabem a água é um dos componentes da gasolina. A percentagem de água tem uma margem de segurança em que pode ser aumentada sem danificar o motor.
As gasolineiras de supermercado usam mais água e por isso um depósito faz menos quilómetros.
Não há milagres. Mais gasolina = mais power - menos gasolina = pisar mais no acelerador para andar o mesmo.
Feitas as contas: Gasolina barata = menos quilómetros = mais caro
http://farpascurtas.blogspot.pt/2016...os-diesel.html
Sabes quem fornece, por exemplo, as Gasolineiras do Grupo Auchan (vulgo Jumbo)?
Tens noção que acrescentar água ao combustível para além de ilegal, é completamente estapafurdio, pois as bombas têm sistemsa de filtragem? Sabes que se passar de um certo ponto disparam alarmes de aviso sendo que podem mesmo bloquear o uso das bombas para segurança?
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Dúvida
95 aditivada ou 98 do Jumbo? Na tampa do depósito o meu carro fala em 95/98 - Peugeot 207 1.4 vti.
Pela primeira vez abasteci com combustível de um hiper ao fim de 80.000kms. SC98 a 1.30/lt, que é mais ou menos o preço das bombas "conhecidas" aqui perto na 95 aditivada.
Qual colocariam, pelo mesmo preço?
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostDúvida
95 aditivada ou 98 do Jumbo? Na tampa do depósito o meu carro fala em 95/98 - Peugeot 207 1.4 vti.
Pela primeira vez abasteci com combustível de um hiper ao fim de 80.000kms. SC98 a 1.30/lt, que é mais ou menos o preço das bombas "conhecidas" aqui perto na 95 aditivada.
Qual colocariam, pelo mesmo preço?
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostDúvida
95 aditivada ou 98 do Jumbo? Na tampa do depósito o meu carro fala em 95/98 - Peugeot 207 1.4 vti.
Pela primeira vez abasteci com combustível de um hiper ao fim de 80.000kms. SC98 a 1.30/lt, que é mais ou menos o preço das bombas "conhecidas" aqui perto na 95 aditivada.
Qual colocariam, pelo mesmo preço?
Em alternativa podes testar tu e ver se notas alguma diferença. Fazes uns depósitos da 95 e outros de 98 e tiras as tuas próprias conclusões.
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Originalmente Colocado por Ecoflex Ver PostEu respondo-te dando o exemplo do gasosas cá de casa. Como no manual aconselha a 98, é essa que abasteço, quase sempre no Jumbo. Só em alternativa é que aconselha a 95. O que é que diz o manual do teu?
Em alternativa podes testar tu e ver se notas alguma diferença. Fazes uns depósitos da 95 e outros de 98 e tiras as tuas próprias conclusões.
Mesmo antes de abastecer em hipers, colocava um depósito de 98 de vez em quando. Agora, como tenho uma gasolineira do Jumbo com bons preços aqui perto, posso começar a colocar 98 simples pelo mesmo preço da 95 premium.
Estou no primeiro depósito da 98 do Jumbo e sinceramente não estou a notar diferença. Da mesma forma que noto pouca ou nenhuma diferença entre a 95 e a 98 em termos gerais.
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Que não haja qualquer diferença entre o gasóleo simples, o low-cost, o do intermarché, da GAlp e da BP acredito plenamente.
Que há diferenças entre os gasóleos referido acima e os chamados "premium" (Repsol +10 e BP Ultimate), tenho a certeza que há.
Se essa diferença é justificativa para diferença de preços? Se se nota a diferença em todos os motores? Se tem aqueles efeitos todos que afirmam?
Isso cabe à experiência de cada um.
Estar em cada tópico de combustíveis a falar de lavagens cerebrais é absurdo.
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Originalmente Colocado por Homer Ver PostO meu manual e tampa do depósito falam em 95/98, sem dar prioridade a nenhuma delas.
Mesmo antes de abastecer em hipers, colocava um depósito de 98 de vez em quando. Agora, como tenho uma gasolineira do Jumbo com bons preços aqui perto, posso começar a colocar 98 simples pelo mesmo preço da 95 premium.
Estou no primeiro depósito da 98 do Jumbo e sinceramente não estou a notar diferença. Da mesma forma que noto pouca ou nenhuma diferença entre a 95 e a 98 em termos gerais.
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Originalmente Colocado por Jonas69 Ver PostPodes desenvolver mais?
Há duas semanas passei pelo mecânico e tinha um 330 e46, uma c220 e um passat, todos com problemas a nível interno no motor, os 3 causados por combustível low cost. No 220 o motor simplesmente colou. O bm tinha um buraco num pistão, o passat já não me lembro. Como o mecânico não ganha à comissão no gasóleo e visto ser uma casa conceituada, com dezenas de anos e muita mais experiência que os chicos que por aqui andam, acreditei no que me disse.
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Vou falar do que conheço mais a fundo, diesel.
A ver se abro alguma mente.
Quando comecei a conduzir, já lá vão uns anitos, não havia gasóleo simples nem aditivado, era tudo gasóleo. Ou seja, era tudo o que chama hoje de gasóleo simples. E porquê? Alguns dirão porque ainda não tinham inventado o aditivo, porque os motores da altura não necessitavam do aditivo... Bem, a verdade é que só havia gasóleo simples porque não existiam gasolineiras low-cost.
Entretanto o mercado mudou, os combustíveis foram liberalizados e cada um fazia o preço que entendia, o mundo mudou, os USA sofreram um atentado e os combustíveis aumentaram muito de preço, o mercado Português como outros, necessitava de mudanças e naturalmente quando há necessidade alguém fornece.
Nasceram as low-cost, no inicio tinham uma fatia muito pequena do mercado, ainda os combustíveis não eram ao preço de hoje, mas aos poucos foram ganhando terreno. Ainda me lembro de num intermache ter colado nas bombas uma cópia da factura do fornecimento dos combustíveis pela GALP, hoje toda a gente sabe disso, mas na altura a técnica de denegrir estes combustíveis eram dizerem que eram comprados sabe-se lá bem onde e que era pior. Como é óbvio não podia uma Galp e outros vender o mesmo combustível a um preço estupidamente mais caro e nasce então os combustíveis simples com um aditivo que o torna melhor que o simples.
Vários testes foram feitos, em laboratório, no mundo real, e todos eles são consensuais, não existem diferenças dignas de registo.
Eu como não gosto de ser enganado, e tenho sentido critico fiz os meus próprios testes, tirando as mesmas conclusões que quem fez a coisa de forma mais cientifica.
Lembrem-se que não há muitos anos os carros andavam todos com combustíveis simples e ninguém dizia que avariavam por causa do combustível... Não deixem que vos façam uma lavagem cerebral, pensem, experimentem.
Esta semana coloquei diesel no Jumbo a 0.89 cêntimos menos 16 centimos que na Galp.
Mas o curioso e demonstrativo que vos andam a fazer lavagem cerebral é o preço do gasóleo simples (igual ao do jumbo) nas marcas, se se quiserem dar ao trabalho de pensar vão perceber porquê.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostHá duas semanas passei pelo mecânico e tinha um 330 e46, uma c220 e um passat, todos com problemas a nível interno no motor, os 3 causados por combustível low cost.
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Originalmente Colocado por eu Ver PostComo é que determinaram que esses problemas foram provocados pelo combustível low cost?
Para quem tem 20 anos e nunca meteu diesel simples até pode pensar se... Para quem já meteu diesel simples nuns quantos carros nuns quantos milhares de km ao longo de décadas percebe bem que não há causa efeito.
Mais barato sempre.
O importante é a qualidade dos depósitos onde é guardado o combustível e a seriedade de quem vende, o resto é manipulação.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostDas poucas vezes que coloquei gasóleo low cost para desenrascar fiz menos 20% dos kms que faço com o gasóleo que costumo colocar. Vi mais fumo e menos rendimento. Simples
Há duas semanas passei pelo mecânico e tinha um 330 e46, uma c220 e um passat, todos com problemas a nível interno no motor, os 3 causados por combustível low cost. No 220 o motor simplesmente colou. O bm tinha um buraco num pistão, o passat já não me lembro. Como o mecânico não ganha à comissão no gasóleo e visto ser uma casa conceituada, com dezenas de anos e muita mais experiência que os chicos que por aqui andam, acreditei no que me disse.
entao eu com combustivel premium em vez dos 5.5 de média passava a ter 4.6l/100km?
o engraçado é que agora estou a colocar o premium da repsol 10e+ e a diferença de consumos, prestaçoes, funcionamento do motor, etc é práticamente igual.
digo praticamente, pois eu nao tenho sensibilidade suficiente para detetar diferencas de milésimos nas prestaçoes do carro!
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Originalmente Colocado por rcontra Ver Postos meus carros gastam muito menos quando têm pouco combustivel.
aí sim, as diferencas de consumo são enormes.
por isso é que eu andei bastantes anos a colocar aos 15€ de gasolina de cada vez, em vez de atestar o depósito.
Por essa lógica, se fizeres uma dieta também poupas combustível!
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Originalmente Colocado por ppais Ver PostMas que carros tens? Isso pode ser verdade mas apenas em carros bastante leves onde o peso do combustível representa uma fracção razoável do total. É que se pegares num depósito cheio (vamos dizer 50 litros) e comparares com um vazio (vamos dizer 10 litros), estamos a falar de uns 35kg de diferença. Não é assim tanto
Por essa lógica, se fizeres uma dieta também poupas combustível!
É a tal coisa psicológica ... como nos aditivos.
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Originalmente Colocado por hiace1 Ver PostA semelhança dos vw esses mecânicos têm um dispositivo implantado no cérebro que os faz ter apreciações fraudulentas da realidade.
Para quem tem 20 anos e nunca meteu diesel simples até pode pensar se... Para quem já meteu diesel simples nuns quantos carros nuns quantos milhares de km ao longo de décadas percebe bem que não há causa efeito.
Mais barato sempre.
O importante é a qualidade dos depósitos onde é guardado o combustível e a seriedade de quem vende, o resto é manipulação.
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Originalmente Colocado por LuisPedro Ver PostDas poucas vezes que coloquei gasóleo low cost para desenrascar fiz menos 20% dos kms que faço com o gasóleo que costumo colocar. Vi mais fumo e menos rendimento. Simples
Há duas semanas passei pelo mecânico e tinha um 330 e46, uma c220 e um passat, todos com problemas a nível interno no motor, os 3 causados por combustível low cost. No 220 o motor simplesmente colou. O bm tinha um buraco num pistão, o passat já não me lembro. Como o mecânico não ganha à comissão no gasóleo e visto ser uma casa conceituada, com dezenas de anos e muita mais experiência que os chicos que por aqui andam, acreditei no que me disse.
Isso dos motores rebentarem por combustíveis low cost tem muito que se lhe diga.
Quem tem carros usados, ou com muitos kms regra geral coloca diesel "do mais barato", isto porque quem tem carros novos não "arrisca" a colocar low cost, ou a empresa paga o combustível.
Logo, em carros com muitos kms, os problemas surgem, independentemente do combustível. Como nem sempre há uma explicação plausível para os donos, o mecânico pergunta:
- "Põe gasóleo no Hiper certo?
- "sim"
- "pois, tava se mesmo a ver"
E a malta acredita.
Repito - vou em 50.000km (salvo raras excepções onde não notei qualquer diferença)com diesel sempre no PD ou Intermarché.
Problemas derivados disso zero.
Consumos médios entre os 5.2 e 5.5ll/100 sem preocupações com consumos na condução.
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Originalmente Colocado por hiace1 Ver PostAo que ele se refere, julgo eu, é ao facto de quando tem pouco combustível anda mais economicamente pois o combustível está para acabar e quando tem o deposito cheio é sempre chapa a fundo.
É a tal coisa psicológica ... como nos aditivos.
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