Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carros Híbridos - Após 10 anos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    No meu tempo, a sigla "TS" era usada única e exclusivamente para a gama Toyota-Sport, tais como o Yaris T-Sport aka YTS, Corolla T-Sport aka CTS ou Celica T-Sport aka Celica TS.

    A cor cinza-mercúrio também começou por ser exclusiva da gama TS, mas depois a Toyota "banalizou-a" ehehehe

    Faça favor de não confundir os membros mais idosos - como eu - e escrever Auris Touring Sports

    Exato, é um Auris Touring Sports !
    Não sabia dessa do Toyota Sports. Mais uma coisa que aprendi hoje.

    Comentário


      #92
      Era bom! Tenho muita curiosidade em ver a evolução dos híbridos na vertente mais desportiva!

      E porque detesto as generalizações vou assumir que o caso que falei foram problemas das primeiras gerações, e daquele modelo em particular. É natural que as coisas tenham mudado para melhor.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
        Era bom! Tenho muita curiosidade em ver a evolução dos híbridos na vertente mais desportiva!

        E porque detesto as generalizações vou assumir que o caso que falei foram problemas das primeiras gerações, e daquele modelo em particular. É natural que as coisas tenham mudado para melhor.
        Uma coisa que não percebi no caso do civic ima, ele funciona perfeitamente sem as baterias do sistema ima, ou seja, por norma pega com o motor eletrico mas em caso do sistema ima estar com defeito ele tem o motor de arranque convencional, como ficou apeado por falta das baterias do sistema ima?
        É que ao contrário dos Toyotas os Hondas funcionam sem o sistema hibrido.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
          Uma coisa que não percebi no caso do civic ima, ele funciona perfeitamente sem as baterias do sistema ima, ou seja, por norma pega com o motor eletrico mas em caso do sistema ima estar com defeito ele tem o motor de arranque convencional, como ficou apeado por falta das baterias do sistema ima?
          É que ao contrário dos Toyotas os Hondas funcionam sem o sistema hibrido.
          Sim, o sistema IMA funciona perfeitamente sem o sistema híbrido a funcionar. Existe para aí alguma confusão.

          Comentário


            #95
            Convém tornar o cenário mais dramático para dar um arranque ao tópico como deve ser

            Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

            Comentário


              #96
              O IMA assiste o motor a gasolina um 1.3, mas penso que também está relacionado com o sistema Start/Stop.
              Então inicialmente quando por algum motivo o condutor ficava dentro do carro desligado mas com o rádio ligado quando rodava a chave para voltar a ligar não ligava! Não sei agora ao certo depois confirmo, mas acho que a bateria convencional não a IMA foi trocada por duas vezes sem melhoria.
              Nos últimos meses o carro tinha as baterias quase sempre gastas, não assistindo o motor a gasolina, ficando o carro com dificuldade em arrancar/acelerar ou mesmo ligar com o sinal das baterias amarelo sempre acesso no tablier. Nos últimos tempos, numa base diária quando o carro parava em somaforos ou sinais de stop desligava por estar em ponto morto já não voltava a ligar simplesmente, tendo de ser encostado para voltar a funcionar.
              Ao ir à oficina da marca foi dito que o problema eram as Baterias que tinham de ser substituídas por aquele preço que referi no primeiro post.
              Não sei se poderia ser resolvido noutro sitio, a verdade é que são poucos as oficinas que sabem dar resposta a problemas com carros Híbridos.

              Comentário


                #97
                Quanto ao Prius e baterias, relembro o tópico que criei:

                http://forum.autohoje.com/boxes/1325...us-foi-se.html

                e onde ressaltei na altura que:

                "Outra das razões que pesou para o lado do Prius, foi que na sua classe, e até em muitos acima da classe dele, tem um espaço interior enorme, especialmente nos bancos traseiros.

                A mala tem uma muito boa acessibilidade, bate qualquer 407 carrinha na boa.... e demais parecidas. Este já transportou muita coisinha.....

                Quanto à bateria, meus caros, que seja o único problema dele. Aceito que seja um consumível, só que com uma longevidade maior.Todos sabemos que as pilhas não duram muito tempo, tal como podem comprovar nos vossos equipamentos portáteis.

                O que pretendia saber era a frequência com que estão a ser substituidas as baterias por cá.

                Quanto ao resto cada um tem as suas preferências e ainda bem que nem todos gostam do Prius senão os mecânicos da Toyota enlouqueciam e também não havia litio para todos. -->> correção: não é litio é NimH"

                Atenção que a garantia das baterias no 2G era de 8 anos (nos 5 ou 6 concessionários que na altura visitámos).

                Mas posso rematar que de facto será muito dificil vender este Prius quando chegar aos 10 anos.

                Apesar de a bateria depois de substituída se notar que de facto levou uma bateria nova, já não desce abaixo de meio, excepto num episódio mais ou menos justificado.

                Portanto quem os tem, terá de os gramar até ao fim.

                De facto a situação desse teu familiar, é uma situação dificil: gastar 3000 e ficar com um carro com 10 anos em cima, ou perder 3000 euros pensando que poderá recuperar 2000 eur se vender o carro às peças. Depende da vontade e disponibilidade financeira de cada um nesse fatidico momento.

                Atenção que o orçamento no ano passado dado pela Toyota para as baterias era de 1700 + IVA. Ficamos contentes que tenha caído !!!!

                Comentário


                  #98
                  O carro liga sempre desde que tenha bateria de 12v, essa de ficar a ouvir musica e esgotar a bateria de 12v faz com que o carro não pegue, tal como um carro normal, mesmo que tenha o sistema ima totalmente carregado a bateria de 12 v tem que ter carga pelo menos para fazer atracar o contactor principal do sistema. Quando para num semaforo e ativa o start-stop não é necessário atracar o contactor porque ele já está atracado, mas havendo problemas com as baterias do sistema ima, o motor fica calado, basta desligar e ligar a ignição e o carro arranca com o motor de arranque convencional, não tem porque ficar apeado, ou seja, ficas mais rapidamente apeado por falta da bateria de 12volts do que com as baterias do sistema ima, até podes desligar o geral do sistema que o carro anda na mesma.
                  Alem disso, até no OLx já se encontram packs à venda. http://olx.pt/anuncio/honda-civic-hy...tml#75413012db

                  Comentário


                    #99
                    Tópico bastante interessante, quer para expor bons exemplos e maus exemplos.
                    Situo-me naquele tipo de pessoas que desconhece muito deste novo mundo dos híbridos mas que por outro lado se interessa bastante por ele. E este interesse é baseado, tal como a maioria das pessoas, pelo facto de fazer percursos semanais de 5+5Km (casa - trabalho). Ao fim-de-semana existe uma maior utilização, como sucede com a maioria dos condutores.

                    Para este tópico trago então algumas questões que para a maioria podem ser banais ou facilmente respondidas mas que ainda me suscitam algumas dúvidas:

                    1- Tendo um híbrido é possível fazer viagens longas (ex: Braga - Algarve) como qualquer outro carro "não híbrido" sem que isso prejudique o carro? (isto porque tenho a ideia que o carro é idealizado para percursos mais curtos, gostava de perceber como se comporta em percursos longos)

                    2- As baterias são carregadas apenas quando ligamos o carregador à eletricidade ou existe algum sistema em que a bateria consegue carregar (ainda que pouco) com o andamento do carro?

                    3- Uma pequena dúvida, tenho pesquisado bastante sobre este tipo de carros e ultimamente o meu interesse tem sido maior em duas marcas. VW Golf GTE e Toyota Auris. Porém o preço de ambos é bastante diferente, sendo a Toyota uma marca já "batida" em híbridos ter um carro bastante mais barato que a VW que penso que é a primeira experiência nesta matéria...a que se deve esta diferença de preço? Maior qualidade da VW relativamente às componentes elétricas do carro ou só pelos acabamentos do carro?
                    Editado pela última vez por I8C; 10 December 2015, 16:42.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por I8C Ver Post
                      Tópico bastante interessante, quer para expor bons exemplos e maus exemplos.
                      Situo-me naquele tipo de pessoas que desconhece muito deste novo mundo dos híbridos mas que por outro lado se interessa bastante por ele. E este interesse é baseado, tal como a maioria das pessoas, pelo facto de fazer percursos semanais de 5+5Km (casa - trabalho). Ao fim-de-semana existe uma maior utilização, como sucede com a maioria dos condutores.

                      Para este tópico trago então algumas questões que para a maioria podem ser banais ou facilmente respondidas mas que ainda me suscitam algumas dúvidas:

                      1- Tendo um híbrido é possível fazer viagens longas (ex: Braga - Algarve) como qualquer outro carro "não híbrido" sem que isso prejudique o carro? (isto porque tenho a ideia que o carro é idealizado para percursos mais curtos, gostava de perceber como se comporta em percursos longos)

                      2- As baterias são carregadas apenas quando ligamos o carregador à eletricidade ou existe algum sistema em que a bateria consegue carregar (ainda que pouco) com o andamento do carro?

                      3- Uma pequena dúvida, tenho pesquisado bastante sobre este tipo de carros e ultimamente o meu interesse tem sido maior em duas marcas. VW Golf GTE e Toyota Auris. Porém o preço de ambos é bastante diferente, sendo a Toyota uma marca já "batida" em híbridos ter um carro bastante mais barato que a VW que penso que é a primeira experiência nesta matéria...a que se deve esta diferença de preço? Maior qualidade da VW relativamente às componentes elétricas do carro ou só pelos acabamentos do carro?
                      Não ha qualquer problema em fazer longas viagens com híbridos, em autoestrada o motor elétrico vai apenas ajudar em alturas de maior esforço do motor.
                      Sobre a bateria não confundir hibrido com plug-in.
                      Penso que o GTE é um plug-in.
                      No caso dos híbridos nunca se liga a tomada, o carro carrega com a condução (MCI + sistema de travagem etc).
                      No caso dos plug-in também, mas essa percentagem acaba por ser minima, pois são carros que tendencialmente recorrem ainda mais ao motor elétrico por isso mesmo tem baterias bastante maiores.

                      O preço do Auris HSD vs Golf GTE reflete isso mesmo... assim como o preço do Prius HSD vs Prius Plug-in.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                        De qualquer maneira o carro foi substituído por um simples Diesel!
                        Era de 2004 e tinha cerca de 175.000, as baterias começaram a dar sinais de desgaste este ano com várias idas à oficina para reparar as baterias.
                        Cumps
                        1º, o preço das baterias algo elevado mesmo para o que tenho lido sobre a Honda.
                        2º, pelo que tenho visto a Honda normalmente até faz alguma "atençãozinha" em situações semelhantes
                        3º, que fossem 2000€ (Que é o valor mais alto que tenho ouvido falar para a Honda). São custos....
                        O tal substituto diesel se for um carro do mesmo preço, quando tiver a mesma idade também irá valer à volta do mesmo, e facilmente poderá ter despesas surpresa do mesmo valor, e a situação e a mesma.....

                        Eu "descartei" um diesel de 30 000€ em novo com 8 anos, porque as despesas no horizonte curto somando as despesas que ja tinha tido no ultimo ano, chegavam ao valor que conseguiria por ele... por isso é relativo...

                        Entre trocar um FAP ou trocar o KIT de baterias (Apos os 10 anos) sinceramente tanto me faz....

                        E ja nem vou falar de bimassas, porque por acaso nunca troquei, nem no meu atual diesel com 120k e 8 anos... É provável que dure ate aos 10 anos, mas depois disso...... ate porque ja nem esta muito famoso....

                        Comentário


                          Diria então que o plug-in se torna mais dispendioso comparativamente com os híbridos ou os consumos são mais poupados dos plug-in? Não percebo muito disto, mas penso que é o caminho daqui a uns anos optar por estes carros. Eu gosto bastante do Golf GTE, mas 40 e tal mil euros e dps não vi ng a ter um deles não tenho esse feedback

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por I8C Ver Post
                            Diria então que o plug-in se torna mais dispendioso comparativamente com os híbridos ou os consumos são mais poupados dos plug-in? Não percebo muito disto, mas penso que é o caminho daqui a uns anos optar por estes carros. Eu gosto bastante do Golf GTE, mas 40 e tal mil euros e dps não vi ng a ter um deles não tenho esse feedback
                            num plug in tens muito mais autonomia no modo eletrico.
                            se os percursos diarios forem pequenos, pode andar sempre no modo eletrico

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                              num plug in tens muito mais autonomia no modo eletrico.
                              se os percursos diarios forem pequenos, pode andar sempre no modo eletrico
                              Algum sitio onde possa ler mais sobre esse assunto?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por I8C Ver Post
                                Algum sitio onde possa ler mais sobre esse assunto?
                                http:/prius-pt.com

                                É ler os DB. Mas atenção que o Golf GTE e o Prius Plug-in são muito diferentes em vários aspectos (tipo de motor, simplicidade da "caixa", etc)

                                Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                  http:/prius-pt.com

                                  É ler os DB. Mas atenção que o Golf GTE e o Prius Plug-in são muito diferentes em vários aspectos (tipo de motor, simplicidade da "caixa", etc)

                                  Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
                                  Eu da Toyota prefiro o modelo Auris. Quanto ao Golf GTE para custar 40mil € tem de ser uma máquina. O Auris deve andar quase na metade desse valor

                                  Comentário


                                    O Auris não é Plug-in. O Prius Plug-in custa a partir dos 33000 e vai até aos 35000

                                    Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                      O Auris não é Plug-in. O Prius Plug-in custa a partir dos 33000 e vai até aos 35000

                                      Enviado do meu Nexus 5 através de Tapatalk
                                      Eu percebi pelo que o user marrokino disse. Inicialmente pensava que era tudo igual (desconhecia a designação plug In).

                                      Comentário


                                        Aqui fica a tabela com a percentagem de falhas em cada um dos modelos:




                                        Como ser pode ver, vou perder o sono quando o meu Prius fizer 10 anos
                                        Ficheiros anexados

                                        Comentário


                                          Conduzi uma vez um IMA e o carro não pareceu mau de todo a nível de performances.

                                          Do que não gostei nada foi daquela caixa de variação continua.

                                          Fiz um arranque até praticamente os 120/140km/h, já não me recordo bem e desde que arranquei até que tirei o pé do acelerador, o ponteiro das rotações não saiu do redline. É uma sensação bastante esquisita.

                                          Eu quero ver é daqui a uns anos quando for preciso trocar as baterias aos eléctricos. Para o Leaf por exemplo fala-se em actualmente em cerca de $5500 com entrega do pack antigo (que não sei se tem de estar a funcionar bem)... Em cima desse valor ainda há que acrescentar o IVA e custos de instalação. E num eléctrico com baterias danificadas, não há motor extra como nos híbridos. Se for necessária a troca... Ou paga-se ou fica a um canto.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                            Eu quero ver é daqui a uns anos quando for preciso trocar as baterias aos eléctricos. Para o Leaf por exemplo fala-se em actualmente em cerca de $5500 com entrega do pack antigo (que não sei se tem de estar a funcionar bem)... Em cima desse valor ainda há que acrescentar o IVA e custos de instalação. E num eléctrico com baterias danificadas, não há motor extra como nos híbridos. Se for necessária a troca... Ou paga-se ou fica a um canto.
                                            Isso não é assim tão linear. Uma bateria não avaria de um dia para o outro, excepto se tiver algum modulo danificado, mas isso aparece logo nos primeiros tempos. E mesmo um módulo "ranhoso" não impede o carro de circular.

                                            Actualmente a Nissan dá uma garantia de 5 anos/100000Km na bateria de 24kWh e 8 anos/160000km na de 30kWh. O que significa esta garantia: essencialmente, além de possíveis módulos com defeito, se ao fim desse tempo/kms perderes 30% da capacidade, tens direito a uma bateria nova de graça.

                                            O programa de trocas, que era 6000€ o ano passado e 5000€ agora, permite aos utilizadores com baterias que fizeram mais que esses 100000km e degradaram mais que o previsto (aconteceu casos na Califórnia, onde as temperaturas mais elevadas tiram vida às baterias) trocarem a bateria por uma nova, entregando a antiga e pagando esse valor.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                              Isso não é assim tão linear. Uma bateria não avaria de um dia para o outro, excepto se tiver algum modulo danificado, mas isso aparece logo nos primeiros tempos. E mesmo um módulo "ranhoso" não impede o carro de circular.
                                              Estava-me a referir especialmente à perda da capacidade. Porque por melhor que sejam, duvido que em 10 ou 15 anos, umas baterias dessas estejam nas devidas condições.

                                              Se calhar o carro até trabalha, mas ao invés de ter uma autonomia de 200km, tem de 20 ou 30km. Já para que não falar que não sei até que ponto o controlo da autonomia continuará a ser fiável. Deveria ser engraçado a dizer que ainda tinha autonomia para x km e muito antes disso, pufff...

                                              Não antevejo um futuro muito brilhante para os carros eléctricos actuais daqui a um tempo... Mas espero estar enganado.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                                Estava-me a referir especialmente à perda da capacidade. Porque por melhor que sejam, duvido que em 10 ou 15 anos, umas baterias dessas estejam nas devidas condições.

                                                Se calhar o carro até trabalha, mas ao invés de ter uma autonomia de 200km, tem de 20 ou 30km. Já para que não falar que não sei até que ponto o controlo da autonomia continuará a ser fiável. Deveria ser engraçado a dizer que ainda tinha autonomia para x km e muito antes disso, pufff...

                                                Não antevejo um futuro muito brilhante para os carros eléctricos actuais daqui a um tempo... Mas espero estar enganado.
                                                Mas a perca de capacidade é linear e mais dependente das temperaturas do que do uso. Por isso é que a Tesla tem uma boa refrigeração do pack. Além disso, tendo em conta o tempo/kms que os fabricantes estão a dar, somado com a poupança que se tem (tanto em combustíveis, como em manutenção) mais a descida de preço das baterias, o impacto depois de uns bons anos de usufruto não é assim tão grande

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                  Obrigado sem2006, pelas dicas e pelos links.

                                                  Estou a começar a perceber esta «admirável mundo novo»....
                                                  Em relação a todo o funcionamento do sistema HSD, tens aqui muito que ler, se quiseres dar-te ao trabalho: http://prius-pt.com/cafe/forums/89.aspx

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por sem2006 Ver Post
                                                    Em relação a todo o funcionamento do sistema HSD, tens aqui muito que ler, se quiseres dar-te ao trabalho: http://prius-pt.com/cafe/forums/89.aspx
                                                    Trabalho? Não! Será por necessidade mas com o prazer de ficar a saber mais.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                      Trabalho? Não! Será por necessidade mas com o prazer de ficar a saber mais.
                                                      Houvesse mais users assim, e percebiam a minha "paixão" por todo o sistema HSD. É que é simplesmente engenhoso e ao mesmo tempo de uma simplicidade extrema. É daquelas coisas que nos deixam a perguntar: porque é que mais ninguém inventou isto mais cedo?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post

                                                        Fiz um arranque até praticamente os 120/140km/h, já não me recordo bem e desde que arranquei até que tirei o pé do acelerador, o ponteiro das rotações não saiu do redline. É uma sensação bastante esquisita.
                                                        É esquisita por não estares habituado. Agora pensa um bocadinho. Se queres acelerar um carro a fundo ate atingir uma certa velocidade, o que é mais natural: a) o motor dar linearmente toda a potência disponível até atingir essa velocidade; b) o motor subir lentamente de rotação, disponibizando cada vez mais potência, atingir o regime/potência máxima, meter mudança, queda de rotação, nova subida lenta de rotação e potência, so on e so on até chegar lá vários "soluços" depois?

                                                        O problema é que as pessoas habituam-se a uma coisa que não faz sentido, e depois estranham a que na verdade o faz.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                          num plug in tens muito mais autonomia no modo eletrico.
                                                          se os percursos diarios forem pequenos, pode andar sempre no modo eletrico
                                                          Não faz sentido falar de autonomia em híbridos, a bateria é apenas um armazém temporário e limitado de energia e não é destinada a andar em modo EV continuamente.

                                                          A maior parte das pessoas faz percursos pendulares diários dentro do alcance de um plug-in.

                                                          Exemplo de um Prius plug-in, para o qual muitas pessoas acham a autonomia de 20 km "poucochinha".



                                                          Best%20EV%201000%20km.jpg-600x450.jpg

                                                          Comentário


                                                            Venho só acrescentar a minha experiência a esta carneirada. Vale o que vale. Espero que ajude a quebrar alguns mitos.
                                                            Em Dezembro de 2011 "arrisquei" e decidi comprar um híbrido para fazer 30/35k kms por ano.
                                                            Tenho Prius de 2007.
                                                            - 210000 kms
                                                            - média de 4,51 L/100 desde que o comprei (mais ou menos com 85k)
                                                            - gasta 6,54€/100kms
                                                            - O pior consumo de deposito inteiro foi 5.61 L/100 (com muita AE a mais de 150...)
                                                            - O melhor foi 3.8L/100
                                                            - gastei 8585€ em gasolina (o valor do combustível já passou o valor comercial do carro)
                                                            - A bateria ainda está dentro da garantia, que é revalidada a cada revisão.
                                                            - Só levou um conjunto de pastilhas (ainda tinha as de origem) à frente e uma bomba de água
                                                            - vai no terceiro conjunto de pneus (2 na minha mão e ainda a 80%)
                                                            - nunca irá levar embraiagem (não existe), e porventura não precisará de mudar distribuição nos próximos tempos (corrente)
                                                            - não usa óleo caríssimo (10w40 normal)
                                                            - as revisões na marca andam pelos 110€ (com excepção que a cada 90000 são 270€ à conta das velas)

                                                            O preconceito de que estes carros andam pouco é mesmo isso, um preconceito. É verdade que a velocidade máxima não passa dos 180, mas em termos de recuperações, ultrapassagens, subidas é melhor do que qualquer turbo diesel de 115 cv da mesma categoria. 10,9s dos 0-100, o mesmo que um BMW 316d do mesmo ano, que por acaso é ligeiramente mais potente e não tem um pack de baterias na mala.

                                                            Comportamento em curva é medíocre e a direcção é pouco precisa, pelo menos nesta geração. Provavelmente é feito para agradar ao mercado norte americano, pois as suspensões são muito macias e viradas para o conforto.

                                                            Em resposta ao criador do tópico - que tenha que dar um dia 1300€ quando o carro só vale 2000€ não me preocupa muito. Tive que dar 1500€ pela reparação do sistema de alimentação de alta pressão do meu carro anterior (diesel) aos 200k. Desconheço a realidade da honda, mas acho que mesmo pelo que dizes, o civic hybrid não representa "os hibridos".

                                                            em termos de valorização/desvalorização - paguei por ele menos que um Golf TDI (outra hipótese considerada) do mesmo ano. Por um carro que tem Bluetooth, comandos de voz, GPS, estacionamento automático, abertura de portas sem chave, câmara de marcha atrás, cruise control... e o Golf... enfim... não é preciso dizer. Quando os dois tiverem 350k kms não me parece que a diferença de valor comercial seja uma coisa abismal e a probabilidade de gastar 1500€ numa reparação é a mesma.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por HenriquesJ Ver Post
                                                              Quanto aos 10 anos de Híbridos estava à espera que as coisas tivessem avançado um bom bocado, o que faz o meu Civic um carro atual, ou seja, por 25.000€ não consigo comprar nada muito melhor, esperava ver plugins por esse preço, afinal de contas já passaram 10 anos, mesmo o novo Prius que vem aí, continua a ter baterias com a mesma capacidade de um Prius 2 gerações atrás.
                                                              Ora bem, tanto avanço tecnológico e as baterias continuam na mesma...pensa lá um pouco. Não será porque não é preciso mais para um híbrido?

                                                              Não confundir híbrido com eléctrico ou com híbrido plug-in! São filosofias diferentes, todas válidas, mas cada uma para o seu tipo de utilização.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X