Anúncio

Collapse
No announcement yet.

PD130 vs PD170

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    gmigas, trocaste o ibiza para qual, se não é indiscrição?
    Ainda não troquei efetivamente porque ainda não tenho o carro. Mas é um 320d E90 de 163cv.

    Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
    Isso os 215/220 foi a descer um bocado e até tinhas se calhar vento de trás, não?

    6a nestes carros na minha ideia nunca compensa em termos de performance.
    Não.

    No circuito de "testes" que bem conheces, faz 220 no fim da descida em 6ª (se for sempre em 6ª).
    Depois da descida, tens uma subida ligeira (onde perdes o balanço todo que ganhas na descida) e depois segue sempre em plano até às portagens, aí nessa recta bem plana é que fez 215 quase 220 em 5ª, mas sim, lembro-me que nessa noite estava uma ventania desgraçada, não me lembro de que quadrante, mas lembro-me disso. Depois meto 6ª e baixa para os 210. Outro teste foi na VDG sentido Montijo - Lisboa, mas aí foi com vento de frente (como está sempre nessa zona) e fez 210 a muito custo, também em 5ª. Em 6ª com vento de frente na Vasco pra Lisboa nem dos 200 passava.

    A 6ª só compensa para "cruisar", é uma espécie de over-drive. Só compensa ter uma caixa assim para quem faça muita AE a +160km/h.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
      Acho que passar de um Ibiza a gasolina para um A4 TDi é sempre ir de burro para cavalo, não percebo qual é o teu receio...
      Lol, queria dizer gasóleo. Não é o receio de carro no geral para carro no geral, obvio, é de motor e prestações para motor e prestações e neste campo é que tudo se torna mais complicado, não é fácil arranjar um motor mais moderno com caracter do PD130 que eu tanto gosto.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
        Isso os 215/220 foi a descer um bocado e até tinhas se calhar vento de trás, não?

        6a nestes carros na minha ideia nunca compensa em termos de performance.
        Concordo, o meu é caixa longa, para consumos é interessante mas para ponta, só mesmo a descer.

        Comentário


          #34
          Se gostas tanto do motor, porque é que não poupas umas massas e compras um A4 B6 1.9 TDI 130cv. No fundo, o carro é semelhante ao B7, mas o B7 tem uma estética mais atual.

          Para mim, é um dos melhores Audi's feitos até hoje. Antes de optar pelo 320d, andei a namorar os A4 PD130, já andei e conduzi A4 TDI 130 e é um carro que aprecio imenso. Robusto, com qualidade, e com tudo o que é preciso no dia de hoje. Claro que os anos já pesam, mas prefiro um A4 TDI 130 a muito carro mais recente, mas sem dúvida nenhuma.

          Tens é de ir a um palheiro e assoprar bem, para encontrar uma boa unidade de A4 TDI 130.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Ugabista Ver Post
            Chemical fire, lê o que o audia3tdi.
            Injectores têm que se trocar os 4 (mesmo que só 2 estejam com débitos deficitários), bem como a régua dos mesmos. O Recall não tem limite temporal.
            Vou averiguar! Obrigado.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Se gostas tanto do motor, porque é que não poupas umas massas e compras um A4 B6 1.9 TDI 130cv. No fundo, o carro é semelhante ao B7, mas o B7 tem uma estética mais atual.

              Para mim, é um dos melhores Audi's feitos até hoje. Antes de optar pelo 320d, andei a namorar os A4 PD130, já andei e conduzi A4 TDI 130 e é um carro que aprecio imenso. Robusto, com qualidade, e com tudo o que é preciso no dia de hoje. Claro que os anos já pesam, mas prefiro um A4 TDI 130 a muito carro mais recente, mas sem dúvida nenhuma.

              Tens é de ir a um palheiro e assoprar bem, para encontrar uma boa unidade de A4 TDI 130.
              Pois, mas é mesmo pela estética e idade. Adoro a linha da B7, curiosamente, mais do que a B8. Tive sempre em conta trocar ou comprar carro o mais recente possível até ao limite do imposto velho e esta carrinha caiu que nem uma "anja"... Vamos lá ver.

              Comentário


                #37
                Conheço muito bem o PD130 pois temos um cá em casa há 15 anos desde novo. O nosso tem poucos quilómetros (200 mil) e sempre foi fiável, o carro nunca andou de reboque por isso...os consumos também são bons, mesmo em AE a velocidades altas o motor consome pouco. O nosso Passat anda muito bem e eu gosto daquela força imensa em baixas rotações. Agora costumo conduzir um carro maior, com um motor maior, mais linear e às vezes sinto falta daquela força "bruta" em rotações baixas. Já em autoestrada é diferente, onde o PD130 é curto e barulhento, o motor que tenho é muito suave e disponível. Mas acredito que o PD170 também seja algo barulhento em AE, porque é apenas 4 cilindros em comparação com o motor que tenho agora que é um 2.5 6 cilindros com 163cv. Por isso experimenta bem e vê com atenção, porque o ser mais linear nem sempre é bom. Depende do uso que dás ao carro.

                Agora um à parte, no verão passado num dia com algum vento de trás com AC ligado consegui levar o Passat a estas velocidades algumas vezes

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                  Ainda não troquei efetivamente porque ainda não tenho o carro. Mas é um 320d E90 de 163cv.


                  Não.

                  No circuito de "testes" que bem conheces, faz 220 no fim da descida em 6ª (se for sempre em 6ª).
                  Depois da descida, tens uma subida ligeira (onde perdes o balanço todo que ganhas na descida) e depois segue sempre em plano até às portagens, aí nessa recta bem plana é que fez 215 quase 220 em 5ª, mas sim, lembro-me que nessa noite estava uma ventania desgraçada, não me lembro de que quadrante, mas lembro-me disso. Depois meto 6ª e baixa para os 210. Outro teste foi na VDG sentido Montijo - Lisboa, mas aí foi com vento de frente (como está sempre nessa zona) e fez 210 a muito custo, também em 5ª. Em 6ª com vento de frente na Vasco pra Lisboa nem dos 200 passava.

                  A 6ª só compensa para "cruisar", é uma espécie de over-drive. Só compensa ter uma caixa assim para quem faça muita AE a +160km/h.
                  Isso acho um exagero.
                  Quando entro numa AE, nunca mais tiro a 6ª. Nem a subir, nem a ultrapassar, nem a passar na via verde. O carro tem sempre força, e não há necessidade de "meter uma abaixo".

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por vttsokalo Ver Post
                    Já chega...

                    Também já mandas?

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                      Audia3tdi, não concordo que o PD130 faça mais ponta que um PD170.
                      como sabes, o 6L nas suas varias versões, tem no mínimo...assim que me lembre de repente, 3 versões de caixa com escalonamentos diferentes.
                      logo comparar carros diferentes com caixas diferentes, conclui-se coisas que em nada aqui serve para argumentar.

                      eu fiz, com os meus 2 A3, uma comparação parva em que o 8P ia à frente a abrir caminho e a esperar que o 8L acompanha-se.....
                      não vale de nada mas quando o 8P esgotou, o 8L saiu de trás e lentamente avançou sempre até acabar a estrada desimpedida. (foi por pouco tempo).

                      andei em 3 pd170 para além do meu: um altea comercial e duas A4.
                      o altea era muito mais lento que o 8L em todos os aspectos.
                      as duas A4 tinham claramente a caixa ainda mais curta que a do meu 8P.


                      de que é que isto vale?!?! de nada.
                      eu nunca compraria esta versão da A4 e preferia sempre ir para uma carrinha serie 3 m47.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                        Também já mandas?
                        Lol, parece que voltei a escola primária.

                        Comentário


                          #42
                          O PDI170 é amorfo em baixas, um motor banal.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                            Isso acho um exagero.
                            Quando entro numa AE, nunca mais tiro a 6ª. Nem a subir, nem a ultrapassar, nem a passar na via verde. O carro tem sempre força, e não há necessidade de "meter uma abaixo".
                            Sim, isso é verdade, eu também nunca tirava a 6ª na AE. Estou é a referir para questões de velocidade de ponta. De resto preferia ter a caixa curta, porque torna-se mais agradável em cidade e o carro fica (ainda) mais nervoso e recupera bem melhor.

                            Aliás, lembro-me de fazer uma viagem curtinha em AE de 50kms a um sábado à tarde de Verão, após um almoço numa cidade vizinha. Estava algum calor (+30º), tinha pressa e na AE em questão, haviam poucos carros a circular. Vim sempre num ritmo animado, tipo entre os 160 e 190, vim nestes ritmos porque o percurso em questão tem lá 2 ou 3 súbidas interessantes (A6 a partir de Estremoz para Évora) e queria ver o desempenho do carro. Apanho a primeira súbida, que é algo longa e inclinada, ia em 6ª a 180 (2950rpm) e pensei "Vou meter 5ª que isto não se vai aguentar", mas deixei tar a 6ª, entro na súbida e calço pata a fundo . Cheguei ao fim da subida ia nos mesmos 180 que tinha entrado, fiquei muito impressionado com a capacidade do carro em enfrentar súbidas sem medo.

                            Comentário


                              #44
                              Já para não falar que deram barraca nos injectores.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                Sim, isso é verdade, eu também nunca tirava a 6ª na AE. Estou é a referir para questões de velocidade de ponta. De resto preferia ter a caixa curta, porque torna-se mais agradável em cidade e o carro fica (ainda) mais nervoso e recupera bem melhor.

                                Aliás, lembro-me de fazer uma viagem curtinha em AE de 50kms a um sábado à tarde de Verão, após um almoço numa cidade vizinha. Estava algum calor (+30º), tinha pressa e na AE em questão, haviam poucos carros a circular. Vim sempre num ritmo animado, tipo entre os 160 e 190, vim nestes ritmos porque o percurso em questão tem lá 2 ou 3 súbidas interessantes (A6 a partir de Estremoz para Évora) e queria ver o desempenho do carro. Apanho a primeira súbida, que é algo longa e inclinada, ia em 6ª a 180 (2950rpm) e pensei "Vou meter 5ª que isto não se vai aguentar", mas deixei tar a 6ª, entro na súbida e calço pata a fundo . Cheguei ao fim da subida ia nos mesmos 180 que tinha entrado, fiquei muito impressionado com a capacidade do carro em enfrentar súbidas sem medo.
                                Já eu penso o contrário.
                                Já tive os dois ao mesmo tempo (PD130, mesmo modelo), um com cx de 5 outro com cx de 6.
                                Preferia o que tinha caixa de 5, pois as relações intermédias eram mais longas e não tinha que trocar tanto de velocidades, pois o motor tinha força para aguentar qualquer relação desde muito baixas rotações (aquilo parecia que tinha um motor eléctrico acoplado). Já o de 6 é ligeiramente diferente.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                                  Já para não falar que deram barraca nos injectores.
                                  A esta altura do campeonato, poucos devem ser os PD170 com os injetores problemáticos ainda no lombo, pois ou foram mudados por terem avariado, ou foram mudados ao abrigo da própria marca.

                                  Aqui em casa, um motor desses fez 200k km com os injetores originais e nunca deram problemas, depois foi à VW e levou uns novos.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                    Já eu penso o contrário.
                                    Já tive os dois ao mesmo tempo (PD130, mesmo modelo), um com cx de 5 outro com cx de 6.
                                    Preferia o que tinha caixa de 5, pois as relações intermédias eram mais longas e não tinha que trocar tanto de velocidades, pois o motor tinha força para aguentar qualquer relação desde muito baixas rotações (aquilo parecia que tinha um motor eléctrico acoplado). Já o de 6 é ligeiramente diferente.
                                    Atenção que no caso dos Ibiza, há 2 cx de 6, uma longa (como a do ex do gmigas) e uma curta, nos FR.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Sim, o primeiro 130 Sport tinha caixa "normal", o FR com faróis traseiros lexus tem curta.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Tecer aqui algumas considerações de forma telegráfica:

                                        - Nunca vi nenhum 1.9 TDI de 130, ter mais velocidade de ponta de um 2.0 TDI de 170, montado carros similares em termos de tamanho e peso,

                                        - Realmente não sabia que a Audi a4 B7 TDI de 170 montava turbo KKK, nem sabia que estes eram problemáticos, pois já tive um carro com o motor 2.0 TDI CR de 170, com turbo KKK, entreguei-o para troca com 170.000 Kms e o turbo era de origem, tendo eu a ideia de que os KKK também tinham qualidade,

                                        - De facto em outras ocasiões no grupo Vag, viaturas equipadas numa primeira fornada com turbos KKK, foram depois numa segunda fornada, já equipados com Garret, a este propósito veja-se o VW Golf IV 1,9 TDI de 150 e o VW Golf VI GTD 2.0 TDI CR de 170,

                                        - Porventura o carro montado com o motor 1.9 TDI de 130 CV, com melhores performances, é o Audi A3, fruto de um maior intercooler, caixa de velocidades e caixa de comando do motor,

                                        - O único motor 2.0 TDI de 170 com que privei, foi montado num Seat Leon FR, do ano de 2006, dos primeiros matrículados para o mercado Português, teve vários problemas, em três anos levou, três injectores (todos pagos), um filtro de partículas, uma cabeça e um turbo. Desconheço a marca deste último,

                                        - Folgo em saber que o motor 2.0 TDI de 170, tem bons índices de fiabilidade, quando montado no Audi A3 8P.

                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por vttsokalo Ver Post
                                          Lol, parece que voltei a escola primária.
                                          Faço-te relembrar algum professor é?

                                          Comento os tópicos que me apetecer, com ironia ou sem ironia, as vezes que me apetecer e se não estás bem muda-te...

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                            Ainda não troquei efetivamente porque ainda não tenho o carro. Mas é um 320d E90 de 163cv.
                                            porreiro. cheguei a andar uns kms com a versão de 177cv, que já tinha S&S e adorei. muito redondo, muito linear. ia a 160 em 4ª e só notei porque o barulho do motor começou a ouvir-se, depois lá lhe meti uma 5ª e 6ª...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                              Faço-te relembrar algum professor é?

                                              Comento os tópicos que me apetecer, com ironia ou sem ironia, as vezes que me apetecer e se não estás bem muda-te...
                                              Com essa postura não me acredito que vás ficar por aqui muito tempo

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Angolano Ver Post
                                                Com essa postura não me acredito que vás ficar por aqui muito tempo

                                                Fazes-me rir...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Chemical fire Ver Post
                                                  Lol, queria dizer gasóleo. Não é o receio de carro no geral para carro no geral, obvio, é de motor e prestações para motor e prestações e neste campo é que tudo se torna mais complicado, não é fácil arranjar um motor mais moderno com caracter do PD130 que eu tanto gosto.
                                                  Mas para isso o melhor é mesmo conduzir o PD170.
                                                  Não te esqueças que a tendência agora é baixar a cilindrada dos motores e o que sentes ao conduzir o teu Ibiza pode ser raro hoje em dia.
                                                  Já pensaste em passar o teu para 5 lugares?
                                                  Mantens a parte boa do motor e ficas com 5 lugares disponíveis na mesma...

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    ainda compensa isso de por mais bancos? pensei que há já largos anos que isso não compensava.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      ainda compensa isso de por mais bancos? pensei que há já largos anos que isso não compensava.

                                                      Então porque? Se o carro está bom, é um modelo que facilmente encontra numa sucata o material necessário para a alteração, gasta pouco na alteração...
                                                      Nos carros novos é que pode não compensar, porque pode ter que pagar a diferença do imposto (acho que é até 3 ou 5 anos), depois de passarem esses anos compensa, desde que o carro esteja bom. Acho que é preferível que comprar um carro que não se sabe como está (no caso do autor deste tópico até sabe +/- porque conhece o dono).

                                                      A maior asneira que eu fiz foi vender o Fiesta 1.8Van de 89 e comprar o Fiesta 1.25 Studio de 96... só por causa de precisar de 5 lugares...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Converter ainda custa umas notas... fora o material.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Converter uma viatura comercial para 5 lugares no actual enquadramento legal, é raríssima a excepção em que compensa.. Vai basicamente gastar tanto quanto vale o carro.. Má opção..

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por jindungo2024 Ver Post
                                                            Converter uma viatura comercial para 5 lugares no actual enquadramento legal, é raríssima a excepção em que compensa.. Vai basicamente gastar tanto quanto vale o carro.. Má opção..

                                                            Em que??
                                                            Documentação?

                                                            EDIT: tenho ideia que é comprar as peças, (estofos e cintos), montar, IPO B e depois fazer a alteração do DUA no IMT....

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MigMondeo Ver Post
                                                              Em que??
                                                              Documentação?

                                                              EDIT: tenho ideia que é comprar as peças, (estofos e cintos), montar, IPO B e depois fazer a alteração do DUA no IMT....
                                                              Tens que pagar o imposto respectivo.. Existe um simulador para esse efeito..
                                                              Está aqui toda a informação necessária..

                                                              http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portug...ssageiros.aspx

                                                              Vais concluir que não compensa.. Já me lembrei de fazer isso exactamente para um negócio de um Ibiza FR TDI.. Acabei por comprar outro carro de 5 lugares.. Neste momento tenho dois TDI PD..

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X