Anúncio

Collapse
No announcement yet.

" O meu carro é melhor que o teu porque fez 555k kms e nunca mudou nada!!! "

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
    Não, vou dizer que é por ter 10 anos. E que estás com sorte, que no meu antigo 156 tive de trocar tudo isso com menos 50 000kms. (Mas curiosamente, com os mesmos 10 anos.)

    Agora, no meu 166, a suspensão mostrou-se bem mais robusta. Apenas no ano passado senti o carro como estava o 156 na altura. (sendo ambos do mesmo ano) Sim, também já troquei aquilo tudo. (quase tudo, faltam os braços superiores)
    400k kms não fazem mossa nas borrachas dos diversos "sinoblocos"? Nem nas rótulas? Nem nos rolamentos dos amortecedores?

    Eu também continuava a "curvar nas horas", e na IPO passava com distinção, mas notou-se bem a diferença com a muda.

    E olha que nem sequer tinha os habituais toc-toc daquelas suspensões dianteiras.


    400k kms em 3 anos e está bom para muitos mais é conversa que "a mim não me assiste"...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
      O que é que não é de desgaste ali?
      Tudo aquilo que não "mexe", ou seja não está sujeito a deformação.

      Se mudares as molas, amortecedores e conseguires mudar apenas os sinoblocos e borrachas (nem sempre é possível eu sei) deves conseguir repor o carro a 99%. Depois peças rígidas, acredito que não contribuam tanto.

      Isto é a minha visão, e depende muito da geometria da suspensão.

      Eu costumo mudar de 100 em 100 mil os amortecedores, mas sem ser uma ciência exacta, alguns não duraram tanto... e outros duraram mais. Mas concordo que é de longe a área mais descurada dos carros. Muitas vezes por desconhecimento das pessoas.

      Acredito que a maioria dos carros nas nossas estradas tenham problemas de suspensão, até porque no IPO não chumbam a não ser por desequilíbrio... um pouco ridículo.

      Só por exemplo tive um colega que tinha um bom carrito mas que dizia que o queria trocar (160 mil) porque já não lhe oferecia a mesma segurança a curvar. É obvio que o carro precisava de rever suspensão, mas a pessoa não fazia ideia do que tal seria. E no IPO nada...

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        Tudo aquilo que não "mexe", ou seja não está sujeito a deformação.

        Se mudares as molas, amortecedores e conseguires mudar apenas os sinoblocos e borrachas (nem sempre é possível eu sei) deves conseguir repor o carro a 99%. Depois peças rígidas, acredito que não contribuam tanto.

        Isto é a minha visão, e depende muito da geometria da suspensão.

        Eu costumo mudar de 100 em 100 mil os amortecedores, mas sem ser uma ciência exacta, alguns não duraram tanto... e outros duraram mais. Mas concordo que é de longe a área mais descurada dos carros. Muitas vezes por desconhecimento das pessoas.

        Acredito que a maioria dos carros nas nossas estradas tenham problemas de suspensão, até porque no IPO não chumbam a não ser por desequilíbrio... um pouco ridículo.

        Só por exemplo tive um colega que tinha um bom carrito mas que dizia que o queria trocar (160 mil) porque já não lhe oferecia a mesma segurança a curvar. É obvio que o carro precisava de rever suspensão, mas a pessoa não fazia ideia do que tal seria. E no IPO nada...
        Quais são as peças rigidas da suspensão?

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por vitor307 Ver Post
          Sim o Peugeot 307 tem escova traseira.
          O 307 hatch ou break ou SW sim. O 307 CC não.

          Adiante, já tive escovas a durar 5 anos como outras a durar 2. Depende de muitos factores.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
            400k kms não fazem mossa nas borrachas dos diversos "sinoblocos"? Nem nas rótulas? Nem nos rolamentos dos amortecedores?

            Eu também continuava a "curvar nas horas", e na IPO passava com distinção, mas notou-se bem a diferença com a muda.

            E olha que nem sequer tinha os habituais toc-toc daquelas suspensões dianteiras.


            400k kms em 3 anos e está bom para muitos mais é conversa que "a mim não me assiste"...
            Sim, claro que faz mossa. Mas podes ter a certeza que faz tanto ou menos que 200 000km em 10 anos. Até te dou o exemplo do teu carro e do meu, em que o meu com 150 000 km e 10 anos estava pior que o teu com 200 000km e a mesma idade. Um carro com essa kilometragem, provavelmente faz 200 ou 300 km sem usar quase os travões, em que a suspensão pouco atua e sobretudo sem grandes variações térmicas. A pessoa sai de manhã, faz os kms, a noite faz o caminho inverso. Eu, saio de manhã, faço 35km, e a noite outro tanto. Por km, o meu carro tem muito mais desgaste que o dessa pessoa.
            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
            400k kms não fazem mossa nas borrachas dos diversos "sinoblocos"? Nem nas rótulas? Nem nos rolamentos dos amortecedores?

            Eu também continuava a "curvar nas horas", e na IPO passava com distinção, mas notou-se bem a diferença com a muda.

            E olha que nem sequer tinha os habituais toc-toc daquelas suspensões dianteiras.


            400k kms em 3 anos e está bom para muitos mais é conversa que "a mim não me assiste"...

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
              Quais são as peças rigidas da suspensão?
              Um braço de suspensão ou uma barra estabilizadora não sofrem o mesmo tipo de desgaste que uma mola ou amortecedor (gradual, percentual). Em princípio só perdem a sua eficácia se existir mesmo degradação a nível de ligações, desvulcanizações de borrachas, etc...

              Isto é a ideia que eu queria transmitir. Claro que o nível de exigência de cada um é variável.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                Fico siderado quando vejo pessoas orgulhosamente a gritarem aos sete ventos que o carro deles com centas de milhares de kms ainda nem suspensão trocou...


                Será que é assim tão dificil de compreender que "mudar só quando partir" não é de todo o mais inteligente?


                Nem sequer deveria ser motivo de orgulho...



                Uma coisa é aos 400k nunca ter aberto o motor, outra é nunca ter mexido na suspensão...



                Será que sou só eu que penso assim ?!?
                E o melhor ainda é: é só meter gasóleo/gasolina e andar...

                Já agora, qual é o carro que vai em 555.000 km sem trocar nada?

                Comentário


                  #38
                  eu troquei os neus amortecedores o ano passado, com 160000km e foi a pior coisa que fiz!
                  o carro ficou muito mais instavel em todas as situaçoes!
                  bilstein é mesmo uma porcaria!

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    E o melhor ainda é: é só meter gasóleo/gasolina e andar...

                    Já agora, qual é o carro que vai em 555.000 km sem trocar nada?
                    há ai poucos a circular e tu nem sequer sabes, é até as rodas caírem, só trocam quando a peça berra mesmo, enquanto andar, siga pá frente, por isso é que enquanto os nosso IPO's não forem mais rigorosos, vão continuar perigos na estrada...

                    Comentário


                      #40
                      Muitas vezes o fazer 400 mil ou 500 mil e dizer sem trocar nada para mim pode querer dizer apenas levou peças de desgaste, tal como travões filtros e mesmo suspensão também considero desgaste.
                      Coisas como abrir motor, mudar injectores, bomba,turbo ou mesmo embraiagem nunca foi feito.

                      O meu Astra por exemplo tem 403 mil, tem os injectores de origem nunca levaram uma revisão a bomba igualmente excepto uma válvula, o turbo e embraiagem igualmente de origem.
                      A nível de suspensão claro que já levou amortecedores, os triângulos apenas levou uma rotula no lado direito, vai levar agora outra na esquerda e aproveito para ver o estado das coisas mas nestes aspectos portou-se muito bem.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                        Muitas vezes o fazer 400 mil ou 500 mil e dizer sem trocar nada para mim pode querer dizer apenas levou peças de desgaste, tal como travões filtros e mesmo suspensão também considero desgaste.
                        Coisas como abrir motor, mudar injectores, bomba,turbo ou mesmo embraiagem nunca foi feito.
                        ^ ia agora fazer um post exactamente com estas palavras.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          Se fizer 400 mil em 2 ou 3 anos não precisa de mudar nada ... sem ser correias e manutenção normal. Assumindo que para fazer tal quilometragem anda-se exclusivamente em Auto Estrada.
                          Mesmo assim não sei........mesmo em AE os componentes sofrem desgaste. Uma coisa é durarem muito mais nessas condições, outra é 400 mil KM, em especial os amortecedores.

                          De qualquer forma, fazer 400 mil em 2 ou 3 anos são casos isolados uma vez que isso é uns 135 mil KM/ano no mínimo, dando uma média de 350 a 500 km/ dia .

                          No entanto, indo para o normal, tipo 10, 20 , 30 mil km/ano, é uma completa aldrabice quando dizem " 300 mil só óleos e filtros " . A menos que andem com amortecedores com 1 % de eficácia, braços , rótulas, casquilhos e afins a cair de podre, etc etc etc.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                            400k kms em cima e queres que eu acredite que a suspensão está em condições?

                            Até acredito que esteja melhor que alguns com 100k, mas olha, tu lá sabes...
                            Não vale a pena acreditar porque pura e simplesmente não está em condições.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                              Um braço de suspensão ou uma barra estabilizadora não sofrem o mesmo tipo de desgaste que uma mola ou amortecedor (gradual, percentual). Em princípio só perdem a sua eficácia se existir mesmo degradação a nível de ligações, desvulcanizações de borrachas, etc...

                              Isto é a ideia que eu queria transmitir. Claro que o nível de exigência de cada um é variável.
                              Os sinoblocos/rótulas presentes nesses componentes são feitos de materias que não são eternos nem perto disso.

                              Tu chamas-lhe nível de exigência, eu chamo-lhe capacidade de percepção do real estado dos componentes.


                              Eu continuava "a dar bigodes" a carrões muito mais recentes e potentes, aos olhos da maioria, ( e da IPO ) a suspensão ainda estava "para as curvas"...

                              Comentário


                                #45
                                Eu como já trabalhei na distribuição reconheço que as toyotas comerciais duravam mais nesse tipo de manutenção...só trocavam pneus filtros e óleo e gasóleo para dentro...já as fiats ducatos e kangoos já davam mais dores de cabeça com luzinhas acesas de avarias...
                                Mas uma coisa eram iguais...quando tinham acidentes iam para a sucata sejam toyotas ou fiats...era tudo latas partidas..

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                  Eu como já trabalhei na distribuição reconheço que as toyotas comerciais duravam mais nesse tipo de manutenção...só trocavam pneus filtros e óleo e gasóleo para dentro...já as fiats ducatos e kangoos já davam mais dores de cabeça com luzinhas acesas de avarias...
                                  Mas uma coisa eram iguais...quando tinham acidentes iam para a sucata sejam toyotas ou fiats...era tudo latas partidas..
                                  Pois mas as toyotas de caixa aberta e afins são carrinhas projectadas para condições adversas, tipo áfrica e ásia, onde têm de fazer pilhas de KM sem acesso a oficinas, sem acesso a serviço de assistência em viagem, etc, com altas poeiras, muito calor, estradas completamente esburacadas e sem alcatrão, condições muito severas.


                                  Por acaso não sei é se a toyota fabrica da mesma forma os veículos para áfrica e ásia aqueles que fabrica para a europa...será ?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                    (...) nunca levaram uma revisão a bomba igualmente excepto uma válvula, (...)
                                    Para trocarem uma válvula á bomba tiveram que a abrir, como é que não levou revisão a bomba?

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      E o melhor ainda é: é só meter gasóleo/gasolina e andar...

                                      Já agora, qual é o carro que vai em 555.000 km sem trocar nada?
                                      Disse 555k como podia ter dito "quaquilhões".

                                      Ainda me lembrio de ha uns anos atrás por aqui existirem users que se gabavam de em cerca de 200k kms nem lampadas tinha trocado!!

                                      Devia iluminar bem o carro...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por zebandido Ver Post
                                        Eu como já trabalhei na distribuição reconheço que as toyotas comerciais duravam mais nesse tipo de manutenção...só trocavam pneus filtros e óleo e gasóleo para dentro...já as fiats ducatos e kangoos já davam mais dores de cabeça com luzinhas acesas de avarias...
                                        Mas uma coisa eram iguais...quando tinham acidentes iam para a sucata sejam toyotas ou fiats...era tudo latas partidas..
                                        Não me leves a mal mas isso parece-me relato mais coincidente com o passado e não com a actualidade...

                                        Em 2008 lembro-me de falar com um mecânico no IMV em Alfragide e de ele me dizer que por norma JTDs com problemas apareciam nos comercias, após os 400k kms, e que se notavam que não tinham tido "vida fácil"...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                          Para trocarem uma válvula á bomba tiveram que a abrir, como é que não levou revisão a bomba?
                                          Não a válvula é só desapertar dois parafusos tirar e meter outra não se mexe na bomba injectora, no sentido de desapertar,tirar do sitio ou afinar.

                                          Comentário


                                            #51
                                            É aqui a thread dos frustrados que fartam-se de gastar dinheiro a trocar peças de desgaste dos seus limões e ficam frustrados com quem anda descansado da vida? É o que parece...

                                            Comentário


                                              #52
                                              Isto que eu vou contar é a mais pura das realidades... Se bem que a pessoa por vezes tem tendência a exagerar um bocado. Mas vindo de quem vem, não me admiro nada porque é sem sombra de dúvidas a pessoa mais forreta que eu conheço (e conheço pessoas bem forretas, mas este é um extremo), e o carro dele está uma lástima de aspecto.

                                              Há uns tempos andava a falar que tinha de mudar o óleo... Quando vim a perceber, diz que já não mudava o óleo há uns 20 mil (o carro é para mudar de 10 em 10km). Em conversa, percebi que às vezes nem os filtros mudava, inclusive o do óleo.

                                              A bateria, diz que a mudou há dois meses (e tirou uma de outro carro que tinha parado) porque a que tinha lá já tinha uns 10 ou 12 anos.

                                              Mais surpreendentemente ainda foi eu ter referido que tinha mudado a distribuição do meu carro e sai-se com a conversa que também devia mudar a do dele porque não a mudava há uns 10 anos / 150.000km.

                                              Eu fico parvo com isto. Se fosse eu que me desleixasse assim já tinha rebentado o carro todo, mas esta gente tem sorte

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                                                É aqui a thread dos frustrados que fartam-se de gastar dinheiro a trocar peças de desgaste dos seus limões e ficam frustrados com quem anda descansado da vida? É o que parece...
                                                Não é nada disso.......o que se fala é dos relatos de 300 mil KM sem mudar nada, nem sequer casquilos, braços de suspensão, etc etc.

                                                E muitos dos que andam descansados da vida não fazem ideia de quantas peças estão altamente desgastadas mas não notam nada porque estão habituados...quando as peças são trocadas é que se nota a diferença.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                                                  eu troquei os neus amortecedores o ano passado, com 160000km e foi a pior coisa que fiz!
                                                  o carro ficou muito mais instavel em todas as situaçoes!
                                                  bilstein é mesmo uma porcaria!

                                                  Podes desenvolver?

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                    Eu troquei toda a suspensão, amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, aos 200k kms, quando a IPO ainda me dizia que estava a 87% .


                                                    Que diferença gigante após a mudança!!!
                                                    Não questionando nada do que dizes, seria fundamental saber se o que entrou lá foi exactamente o mesmo que saiu (marca/referência, etc).

                                                    É muito frequente substituírem-se amortecedores (por exemplo) e nessa altura optar por uma das diversas opções disponíveis no aftermarket de marcas realmente fabricantes de amortecedores (o que não será o caso de nenhum fabricante automóvel).
                                                    Se for esse o caso (ou seja, se estivermos a comparar marcas e modelos de amortecedores diferentes), as diferenças já existiriam caso os amortecedores originais estivessem também novos.

                                                    Por outras palavras, a comparação é frequentemente feita entre um amortecedor original usado com um amortecedor novo que seria sempre diferente.

                                                    Tu trocaste amortecedores, molas, braços e barra estabilizadora (confesso que não me recordo de ouvir alguém a dizer que tinha trocado isso tudo sem ser em cenários de upgrade), e torna-se muito mais difícil avaliares agora qual desses itens teve mais importância na diferença gigante que sentiste, sendo muito possível que num desses elementos possa estar mais de 80% da diferença sentida.


                                                    A outra questão possível de equacionar é o porquê de teres de substituir braços e barra estabilizadora num carro com 200k kms, ou melhor, o porquê de teres mudado praticamente tudo o que havia para mudar, e que tanto pode ter sido uma opção tua como o resultado do carro ter tido condições de utilização algo agressivas (nota que o utilizador pode não ter como evitar muitas delas nos seus trajectos normais).

                                                    Mas deixo a pergunta:

                                                    - Esses componentes foram todos trocados por peças originais da marca?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                      Não a válvula é só desapertar dois parafusos tirar e meter outra não se mexe na bomba injectora, no sentido de desapertar,tirar do sitio ou afinar.
                                                      Mas que raio de válvula é essa?

                                                      Pergunto genuinamente porque já tive algumas bombas na mão...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Não questionando nada do que dizes, seria fundamental saber se o que entrou lá foi exactamente o mesmo que saiu (marca/referência, etc).

                                                        É muito frequente substituírem-se amortecedores (por exemplo) e nessa altura optar por uma das diversas opções disponíveis no aftermarket de marcas realmente fabricantes de amortecedores (o que não será o caso de nenhum fabricante automóvel).
                                                        Se for esse o caso (ou seja, se estivermos a comparar marcas e modelos de amortecedores diferentes), as diferenças já existiriam caso os amortecedores originais estivessem também novos.

                                                        Por outras palavras, a comparação é frequentemente feita entre um amortecedor original usado com um amortecedor novo que seria sempre diferente.

                                                        Tu trocaste amortecedores, molas, braços e barra estabilizadora (confesso que não me recordo de ouvir alguém a dizer que tinha trocado isso tudo sem ser em cenários de upgrade), e torna-se muito mais difícil avaliares agora qual desses itens teve mais importância na diferença gigante que sentiste, sendo muito possível que num desses elementos possa estar mais de 80% da diferença sentida.


                                                        A outra questão possível de equacionar é o porquê de teres de substituir braços e barra estabilizadora num carro com 200k kms, ou melhor, o porquê de teres mudado praticamente tudo o que havia para mudar, e que tanto pode ter sido uma opção tua como o resultado do carro ter tido condições de utilização algo agressivas (nota que o utilizador pode não ter como evitar muitas delas nos seus trajectos normais).

                                                        Mas deixo a pergunta:

                                                        - Esses componentes foram todos trocados por peças originais da marca?
                                                        Molas provenientes de um 156 com 50k kms, amortecedores Bilstein iguais aos de origem, triangulos e tirantes TRW iguais ( é a TRW que os faz para a ALFA ) aos de origem, e barra estabilizadora comprada na ALFA, só não me lembro da marca dos rolamentos dos amortecedores, mnas foram equivalentes aos de origem.


                                                        Troquei tudo por não acreditar que com 200k kms a suspensão estivésse em condições.

                                                        Não confio nas IPOs, que são a banhada que toda a gente sabe, nem no facto de na altura ainda conseguir envergonhar dinamicamente BMs e afins muito mais recentes, aliás, conheço tipos com mãozinhas e falta de juizo tal que até com R5s acabados conseguem fazer frente á minha comigo ao volante...


                                                        E afinal tinha razão, a diferença foi abismal!!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Se eu dissesse aqui o que é que o meu 1.5TD, com 330000, ainda tem de origem, era chicoteado em praça publica

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                                                            Se eu dissesse aqui o que é que o meu 1.5TD, com 330000, ainda tem de origem, era chicoteado em praça publica
                                                            Se forem coisas que influenciem a segurança, como por exemplo suspensão, travões, luzes, não percebo qual o motivo de orgulho.


                                                            Pensamentos do género "O meu carro tem ziliões de kms e como as peças ainda não se desintegraram ainda está bom para continuar a rolar em segurança" não me parecem os mais correctos e colocam todos os outros que andam na estrada em perigo.


                                                            Mas enfim, isso sou eu que sou parvo e picuinhas...

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              "aiiii, nunca levô nâdaaaa..."

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X